Sei sulla pagina 1di 14

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

PROJETO DE REORIENTAO CURRICULAR PARA O ESTADO DO RIO DE JANEIRO ENSINOS MDIO E FUNDAMENTAL (2o SEGMENTO)

BIOLOGIA PARA O ENSINO MDIO


Elci Oliveira Sampaio de Souza Elizabeth Silveira e Silva Simone Souza Dottori

INTRODUO: POR QUE ENSINAR BIOLOGIA ? Governo testa terapia de clulas tronco
Se experincia nacional for bem sucedida, tratamento ser adotado no SUS
Imprensa local, 25/09/2004

Droga que desliga gene bloqueia cncer


Experincia oferece esperana de novos tratamentos
Imprensa local, 12/10/2004

Mundo perde a cada 13 minutos uma espcie


Estudo do Fundo Mundial para natureza diz que a populao mundial gasta mais recursos do que o planeta oferece
Imprensa local, 23/10/2004

Notcias como essas so veiculadas diariamente nos meios de comunicao, e dessa forma que o ensino de Biologia deve buscar dar significado ao conhecimento cientfico criando instrumentos no aluno para que, diante de situaes reais, seja capaz de se posicionar, ou, pelo menos elaborar argumentos fundamentados a favor e contra os fatos apresentados. Trata-se, portanto, de organizar o conhecimento de uma forma contextualizada, a partir de situaes de aprendizagem que partam de situaes de vivncia e referncias do aluno, e que lhe permita adquirir um instrumental para agir em diferentes situaes do cotidiano, ampliando a compreenso sobre a realidade. Desta forma, a reoganizao curricular que proposta neste documento apresenta para as trs sries do ensino mdio um programa dividido em seis temas, que, de forma compacta, contempla os conceitos essenciais e imprescindveis desenvolvidos de forma vinculada ao mundo real em que vivemos e que atende preparao dos alunos que aspiram o ingresso na Universidade.

BIOLOGIA pg. 1

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

1a srie: Tema 1 A vida e sua organizao Tema 2 - A interao entre os seres vivos 2a srie: Tema 3 A diversidade da vida Tema 4 A diversidade dos processos vitais 3a srie: Tema 5 A gentica e a manipulao gnica Tema 6 - A origem dos seres vivos Os temas a serem desenvolvidos encontram-se bastante detalhados, visando facilitar o caminhar do professor, e esto sempre associados a situaes concretas, problematizadas de tal forma que o conhecimento contribua efetivamente tanto para o exerccio consciente e responsvel da cidadania e para o desempenho de atividades profissionais, quanto para o prosseguimento dos estudos no mbito do 3o grau. Ao final de cada tema so apresentados aprimoramentos que, sempre que possvel, devero ser trabalhados pelo professor visando ampliar os conhecimentos e incentivar a busca de novas informaes sobre cada assunto tratado. Para que seja possvel atingir com sucesso os objetivos propostos faz-se necessrio que o professor se empenhe em criar condies para que o aluno desenvolva uma autonomia no pensar e no agir, que saiba dosar o volume de informaes que devem ser transmitidas, ao invs de sobrecarreg-lo com idias inertes, e que use uma terminologia adequada, pois a rigorosamente especfica e tcnica para o especialista, e insistir nela no Ensino Mdio favorecer a tendncia para confundir o nome com o conhecimento. O ensino de Biologia, se bem orientado pelo professor, criar no aluno atitudes de inestimvel utilidade na vida comum, atitudes que o levem a enfrentar os problemas com maiores possibilidades de sucesso, tornando-o mais livre, mais consciente e mais feliz.

pg. 2 BIOLOGIA

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

ESTRUTURA CURRICULAR PARA A 1A SRIE DO ENSINO MDIO


Tema 1 A vida e sua organizao A finalidade deste tema a caracterizao dos sistemas vivos. Os alunos devero perceber que os seres vivos apresentam semelhanas na sua constituio e funcionamento mas, simultaneamente, esto expostos a mecanismos que determinam uma imensa diversidade da vida. Identificar a organizao celular como caracterstica fundamental de todas as formas vivas, utilizando a observao de fotos e/ou material biolgico ao microscpio ptico. Identificar a clula como sistema que troca substncias com o meio, obtm energia e se reproduz. Conhecer os diferentes nveis de organizao da vida, da clula biosfera, identificando-os atravs de ilustraes. Reconhecer a fotossntese e a respirao como processos de transformao de energia fundamentais vida. Reconhecer a importncia da nutrio, auttrofa e hetertrofa, como fonte de matria-prima e energia para o crescimento e o funcionamento dos organismos. Diferenciar a reproduo assexuada e sexuada. Identificar a reproduo sexuada como fonte de variabilidade gentica, contrapondo-a ocorrncia de clones naturais, como a produo de plantas por mudas e o nascimento de gmeos univitelnicos. Reconhecer o DNA como substncia que constitui o material hereditrio de todos os seres vivos. Reconhecer a ocorrncia de mutao como fonte de diversidade gentica, relacionando-a ao surgimento de caractersticas diferentes dentro de uma mesma populao; Relacionar mutao, reproduo sexuada e seleo natural para explicar a evoluo dos seres vivos.
Aprimoramentos:

Diferenciar o transporte passivo e ativo, atravs de experimentos simples. Reconhecer a fermentao como processo primitivo de obteno de energia e suas aplicaes no cotidiano. Identificar os principais tipos de substncias encontradas nos organismos vivos (gua, sais minerais, carboidratos, protenas, lipdios) reconhecendo as suas principais funes.

BIOLOGIA pg. 3

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Tema 2 A interao entre os seres vivos Os seres vivos e o meio interagem entre si, formando um sistema nico e dinmico, cujo equilbrio est constantemente ameaado. O objetivo deste tema proporcionar a compreenso de que as intervenes ocorridas neste sistema podem gerar modificaes nas interaes existentes, ocasionando danos por vezes irreparveis e cujas conseqncias ameaam a vida no planeta. Assim, fundamental proporcionar ao aluno informaes que permitam seu posicionamento crtico e sua participao perante as questes de ordem ambiental. Caracterizar um ecossistema, identificando a dependncia existente entre os componentes biticos e abiticos de um ambiente conhecido (jardim, parque, praia). Realizar pesquisa sobre diferentes ecossistemas (jardim, parque, praia) identificando a influncia da luz, gua e temperatura nos organismos. Identificar as relaes alimentares existentes entre os organismos de um ecossistema, interpretando e/ou construindo esquemas representativos de cadeias ou teias alimentares. Reconhecer as relaes alimentares como formas de transferncia de matria e energia dentro do ecossistema. Reconhecer que a transferncia de energia ocorre de maneira unidirecional, isto , h uma perda de energia a cada transferncia de nvel trfico. Reconhecer que a alimentao vegetariana permite a disponibilidade de alimento para maior nmero de pessoas. Construir esquemas que mostram o deslocamento de determinados materiais (gua, carbono, hidrognio e nitrognio) entre o mundo orgnico e inorgnico, evidenciando seu carter cclico. Representar graficamente as transferncias de matria e energia nos ecossistemas. Identificar o papel dos decompositores na reciclagem da matria, usando como modelo o estudo de um biodigestor. Identificar as relaes existentes entre os seres vivos de um ecossistema, reconhecendo que tais tipos de interaes resultam da adoo de um critrio artificial criado pela cincia. Reconhecer que a ao humana pode desequilibrar o ritmo de trocas de materiais com o ambiente, gerando alteraes (efeito estufa, destruio da camada de oznio, diminuio da taxa de oxignio, eutroficao) que ameaam a integridade dos ecossistemas. Identificar as fontes promotoras dessas alteraes, propor e avaliar medidas que minimizem seus efeitos, distinguindo as de responsabilidade individual e as de responsabilidade coletiva e do poder pblico. Atravs da leitura de textos publicados em jornais e revistas reconhecer a importncia da preservao da biodiversidade e sua relao com a biopirataria e direitos de propriedade sobre o patrimnio gentico.
Aprimoramentos:

Caracterizar os biomas brasileiros, relacionando suas condies abiticas com as espcies neles existentes; Distinguir, centre os fatores determinantes dos tamanhos das populaes, os que promovem o crescimento daqueles que promovem a reduo das mesmas. Comparar curvas de crescimento de populao de pases industrializados com a de pases em desenvolvimento, identificando a relao entre a taxa de natalidade e a de mortalidade em ambos os casos. Reconhecer que as populaes humanas apresentam uma grande complexidade de fatores que interferem no seu crescimento.

pg. 4 BIOLOGIA

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

ESTRUTURA CURRICULAR PARA A 2a SRIE DO ENSINO MDIO


Tema 3 A diversidade da vida No tema proposto pretende-se que o estudante possa compreender a diversificao das espcies como resultado de um processo evolutivo, identificando os diversos graus de complexidade dos seres vivos. de fundamental importncia observar que a interveno humana tem reduzido essa diversidade, ameaando a sobrevivncia da prpria vida do planeta. Identificar, atravs de esquemas e fotos, as principais diferenas entre a clula procariota e eucariota. Identificar, atravs de esquemas e fotos e/ou observao de material vivo, as principais diferenas entre as clulas animais e vegetais. Identificar os processos de obteno de energia pelos seres vivos ( fotossntese e respirao celular) como processos oriundos de transformao da energia solar. Reconhecer as principais caractersticas dos representantes de cada um dos cinco Reinos, identificando especificidades relacionadas s condies ambientais. Pesquisar a importncia das bactrias e fungos na indstria de produo de alimentos e farmacutica. Interpretar grficos e tabelas sobre a incidncia de doenas causadas por bactrias, protozorios e fungos, associando-as as condies de saneamento bsico e identificando as formas de preveno; Comparar a estrutura viral e a estrutura celular, estabelecendo a sua relao de dependncia, identificando as principais doenas produzidas por vrus Realizar um levantamento de dados sobre a incidncia do vrus HIV na populao do nosso estado relacionando-o com as formas de contgio e de preveno.
Aprimoramentos:

Reconhecer a importncia da classificao biolgica para a organizao e compreenso da enorme diversidade dos seres vivos, percebendo que uma tentativa de estabelecer o grau de parentesco entre os seres vivos e que no passa de uma idia que, como toda idia tem suas limitaes. Realizar pesquisa sobre as mudanas de critrios de classificao dos seres vivos ocorridas atravs dos tempos. Analisar, atravs de grficos e tabelas, a influncia dos fatores que interferem no processo de fotossntese.

BIOLOGIA pg. 5

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Tema 4: A diversidade dos processos vitais O desenvolvimento do tema sugerido dever permitir ao aluno a compreenso das funes vitais bsicas, realizadas por diferentes estruturas, rgos e sistemas, comparando as adaptaes que permitem a vida nos diversos meios. Ao abordar as funes vitais bsicas importante dar destaque ao corpo humano, focalizando as relaes que se estabelecem entre diferentes aparelhos e sistemas e entre o corpo e o ambiente, conferindo integridade ao corpo humano, preservando o equilbrio dinmico que caracteriza o estado de sade. de grande importncia frisar que cada pessoa nica e deve-se, portanto, estimular o desenvolvimento de atitudes de respeito ao prprio corpo e ao do outro. Identificar os processos de obteno e transformao de matria-prima para a construo do corpo e energia para a realizao de suas atividades (nutrio digesto respirao). Identificar os principais problemas relacionados nutrio analisando dados sobre a desnutrio e a obesidade. Identificar os principais problemas relacionados ao sistema digestrio como: vmito, priso de ventre e diarria. Relacionar os efeitos do fumo e da poluio do ar na sade do sistema respiratrio utilizando dados publicados em jornais e revistas. Identificar o processo da circulao sangnea como responsvel pela distribuio de substncias para todas as partes do corpo, bem como, pelo recolhimento de resduos que se formam no metabolismo celular. Relacionar o sangue com a defesa do corpo atravs da leitura de um hemograma. Identificar a importncia dos processos artificiais de defesa do organismo soro e vacina. Coletar dados entre os moradores da regio para identificar os efeitos do sedentarismo e da nutrio na sade do corao. Reconhecer a excreo como o processo que retira do sangue: resduos produzidos pelas clulas e substncias estranhas ao corpo. Reconhecer, atravs de modelos, as estruturas relacionadas ao processo da reproduo humana e as modificaes cclicas do sistema reprodutor feminino. Relacionar os avanos cientficos com a gravidez assistida e gravidez mltipla Discutir a gravidez na adolescncia e as formas de contracepo e de preveno das principais doenas transmitidas sexualmente. Reconhecer que os hormnios so substncias lanadas no sangue e que influenciam na atividade de vrios rgos, sendo responsveis pela auto-regulao do organismo. Reconhecer os mecanismos de ao da insulina e da reposio hormonal no corpo humano. Identificar que a integrao entre os diversos rgos do nosso corpo e a percepo do mundo exterior dependem da coordenao realizada pelo sistema nervoso. Realizar um levantamento de informaes para identificar os efeitos das drogas psicotrpicas e do lcool no organismo humano.
Aprimoramentos:

Associar a ao do sistema imune aos processos de rejeio que podem ocorrer nos transplantes de rgos. Identificar os mecanismos utilizados pelos animais para suprir seu organismo de oxignio e de remover o dixido de carbono. Identificar os mecanismos utilizados pelo nosso organismo na conteno das hemorragias.

pg. 6 BIOLOGIA

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

ESTRUTURA CURRICULAR PARA A 3a SRIE DO ENSINO MDIO


Tema 5 : A gentica e a manipulao gnica Neste tema abordamos a natureza qumica do material hereditrio, o modo de ao desse material e os mecanismos bsicos de sua transmisso ao longo das geraes. O conhecimento da estrutura molecular da vida e dos mecanismos de perpetuao permite aos alunos um posicionamento criterioso relativo ao conjunto das construes e intervenes humanas que tem ocorrido na atualidade como as tecnologias de clonagem, engenharia gentica e outras ligadas manipulao do DNA. Identificar os cromossomos como as estruturas responsveis pelo material hereditrio das clulas, atravs de fotos e representaes esquemticas, bem como, relacionar a funo do ncleo no controle das caractersticas com o processo de clonagem de clulas. Descrever o mecanismo bsico de duplicao do DNA atravs da construo e manipulao de modelos. Identificar o gene como um trecho da molcula de DNA que se expressa atravs da produo de protenas e que estas so responsveis por todas as caractersticas genticas dos seres vivos. Analisar esquemas que relacionem a molcula de DNA aos diferentes tipos de molculas de RNA e o mecanismo da sntese de protenas. Reconhecer a diviso celular por mitose como o processo de reproduo celular que no altera a bagagem gentica da clula ocorrendo durante o crescimento do indivduo e na renovao celular do corpo. Reconhecer a diviso celular por meiose como o processo responsvel pela produo de gametas com o nmero cromossomial reduzido metade, para que este nmero se restabelea no zigoto. Relacionar o processo meitico com a variabilidade gentica das espcies que apresentam reproduo sexuada. Identificar algumas caractersticas de animais e plantas distinguindo as hereditrias das adquiridas. Reconhecer que durante o desenvolvimento do indivduo, o potencial gentico (gentipo) recebido dos pais no o nico fator atuante pois o meio ambiente tambm exerce influncia na formao das caractersticas (fentipo). Analisar, a partir de resultados de cruzamentos, os princpios bsicos que regem a transmisso de caractersticas hereditrias condicionadas por um par de alelos (1a lei de Mendel). Analisar alguns aspectos da gentica humana que causam distrbios metablicos como a fenilcetonria e reconhecer a importncia do teste do pezinho , obrigatrio por lei e realizado gratuitamente nos servios pblicos de sade nos primeiros dias aps o nascimento. Analisar a transmisso hereditria dos grupos sangneos do sistema A, B, O e do fator Rh e suas incompatibilidades nas transfuses de sangue e na comunicao materno-fetal.

BIOLOGIA pg. 7

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Relacionar a diferena entre os dois sexos com os cromossomos sexuais e compreender que em todos os mamferos o sexo determinado no momento da fecundao pelo tipo de cromossomo sexual ( X ou Y ) presente no espermatozide . Identificar, a partir da leitura de textos de divulgao cientfica ou entrevistas com profissionais da rea, a participao da engenharia gentica na produo de plantas e animais transgnicos, de hormnios, vacinas e medicamentos, bem como na deteco precoce de doenas genticas e testes de DNA para os casos de determinao de paternidade e investigao criminal. Proceder anlise desses fazeres humanos identificando aspectos ticos, morais, polticos e econmicos envolvidos na produo cientfica e tecnolgica, bem como na sua utilizao. Avaliar a importncia do Projeto Genoma Humano, listando seus objetivos.
Aprimoramentos:

Reconhecer que o nmero, o tamanho e a forma dos cromossomos so constantes para os indivduos de uma espcie e qualquer alterao nos cromossomos considerada uma mutao ou aberrao cromossmica, geralmente afetando o funcionamento celular e causando doenas. Relatar, a partir de uma leitura de referncia, as hipteses antigas sobre o processo de formao de novos indivduos at a descoberta dos gametas em 1675 pelo holands von Leeuwenhoeck. Reconhecer que divises mitticas descontroladas podem resultar em processos patolgicos conhecidos como cnceres. Relacionar o processo de quimioterapia, que consiste em atacar as clulas cancerosas que esto em constantes divises, com seus efeitos colaterais em clulas com elevada taxa de multiplicao como os glbulos vermelhos (anemia) e as clulas do bulbo capilar (queda de cabelos) Analisar textos hereditariedade. histricos para identificar concepes pr-mendelianas sobre a

Identificar que a cor de pele na espcie humana deve-se no apenas maior ou menor exposio ao sol mas tambm herana quantitativa. Reconhecer outras caractersticas humanas que apresentem grande variedade de fentipos, sendo condicionada por herana quantitativa. Resolver questes simples que envolvam a interao de dois pares de genes que determinam maior ou menor produo de melanina. Identificar, a partir de estudos de textos didticos cientficos, as principais tecnologias utilizadas pela engenharia gentica para transferir o DNA de um organismo para outro utilizando enzimas de restrio, vetores e clonagem molecular.

pg. 8 BIOLOGIA

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Tema 6 : Origem e evoluo dos seres vivos Neste tema so abordadas as escolas de pensamento que abrigaram diferentes idias sobre o surgimento da vida na Terra. importante relacion-las ao momento histrico em que foram elaboradas, reconhecendo os limites de cada uma delas na explicao do fenmeno. A teoria sinttica de evoluo utilizada para explicar como as espcies se transformam ao longo do tempo e por que a sobrevivncia de cada tipo de ser vivo est relacionada as adaptaes que ele apresenta no ambiente em que vive. Este tema dos mais instigantes, pois permite que atravs de leituras e debates em aula os alunos se posicionem confrontando diferentes explicaes sobre o assunto, de natureza cientfica, de ordem religiosa, de consenso popular, entre outras. Reconhecer que at meados do sculo XIX muitos cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente atravs da matria bruta. Avaliar a importncia das experincias dos cientistas F. Redi e L. Pasteur e analisar os argumentos utilizados por eles na construo da idia da biognese. Reconhecer que, nas condies da Terra primitiva, as associaes entre molculas formavam substncias cada vez mais complexas, que resultaram na formao de sistemas qumicos nos mares primitivos e possivelmente originaram os primeiros seres vivos. Comparar as idias evolucionistas dos cientistas J. B. Lamarck e C. Darwin, identificando as semelhanas e diferenas. Explicar o processo de evoluo dos seres vivos, considerando os mecanismos de mutao, recombinao gnica e seleo natural. Identificar que a observao da anatomia e fisiologia de um ser vivo revela adaptaes que garantem sua sobrevivncia em determinado ambiente. Reconhecer que o ser humano vem, deliberadamente, selecionando as variedades de animais e plantas com as caractersticas genticas que lhe interessam, fazendo reproduzir as de sua preferncia. Apontar benefcios e prejuzos da transformao do ambiente e da adaptao das espcies animais e vegetais aos interesses da espcie humana. Reconhecer luz do conhecimento cientfico que, apesar das semelhanas, o ser humano no descende de espcies semelhantes s espcies dos macacos atuais, mas ele e outros antropides de hoje descendem do mesmo ancestral. Distinguir atravs de fotos, esquemas ou vdeos as principais diferenas entre o ser humano e os demais primatas, como a capacidade de se apoiar e se locomover sobre os membros posteriores por perodos prolongados e o polegar em oposio aos outros dedos, entre vrias outras, reconhecendo as vantagens que essas diferenas proporcionaram adaptao do homem ao ambiente. Construir a rvore filogentica dos homindeos, baseando-se em dados recentes sobre os ancestrais do ser humano. Reconhecer o papel desempenhado pelo desenvolvimento da inteligncia, da linguagem e da aprendizagem na evoluo do ser humano.

BIOLOGIA pg. 9

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Identificar que a evoluo cultural resultante da capacidade que o homem possui de transmitir os comportamentos aprendidos e que a evoluo biolgica decorre de alteraes na freqncia dos genes.
Aprimoramentos:

Avaliar que os cientistas Oparin e Haldane, para elaborarem suas hipteses sobre a origem da vida, recorreram a diferentes campos do conhecimento como a Geologia, a Fsica e a Astronomia. Analisar a hiptese heterotrfica, identificando a provvel evoluo das vias metablicas nos seres vivos. Construir explicaes sobre o que poderia determinar a formao de novas espcies, numa populao em certas condies de isolamento geogrfico e reprodutivo. Avaliar que na espcie humana no faz sentido falar em raas, uma vez que no houve entre os indivduos atuais isolamento geogrfico por tempo suficiente para formar raas ou subespcies. Identificar que a idia de raa pura , alm de absurda indesejvel pois resultaria em indivduos geneticamente muito parecidos o que ameaaria sua sobrevivncia pela pequena variabilidade gentica entre eles.

pg. 10 BIOLOGIA

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

SUGESTES METODOLGICAS
O aprendizado significativo dinmico e coletivo e requer parcerias entre o professor e os alunos e dos alunos entre si. Atividades de pesquisa bibliogrfica, seminrios, experimentos e estudos do meio, entre outras estratgias pedaggicas, podem tornar altamente dinmico e motivador um curso de Biologia. Para cada tema, sugerimos algumas atividades que, somadas quelas que o professor j realiza, podem motivar os estudantes e ajud-los a adquirir os conhecimentos e as habilidades desejadas. Tema 1: A vida e sua organizao Construir o modelo da molcula de DNA utilizando diversos tipos de material: papel, isopor, bala de jujuba, massa de modelar, arame, etc. Verificar o processo de osmose atravs de experimentos, como por exemplo, aquela que utiliza a membrana interna do ovo: Material para cada grupo de alunos um copo, um ovo cru, gua e acar; Procedimento 1- Retirar o contedo do ovo atravs de um pequeno orifcio na sua parte mais estreita; 2- Retirar parte da casca preservando a membrana interna; 3- Colocar gua bem aucarada at a metade do ovo; 4- Colocar o ovo no copo com gua de modo que ele fique equilibrado na superfcie. Concluso Aps uma hora, aproximadamente, o ovo afunda devido entrada de gua atravs da membrana porque o meio interno hipertnico em relao ao meio externo. Obs: conveniente que os alunos provem a gua do copo para constatar a ausncia do acar.

Tema 2: A interao entre os seres vivos Pesquisar em jornais, revistas, internet, etc as medidas propostas por governos e sociedade civil para a preservao ou recuperao dos ecossistemas brasileiros, promovendo um debate com as informaes obtidas. Identificar o destino do lixo domiciliar na comunidade e, posteriormente, propor uma campanha de conscientizao para a coleta seletiva do lixo. Pesquisar em jornais e revistas exemplos reais de habitats atualmente ameaados, indicando suas caractersticas principais, localizao e fatores de ameaa. Realizar um painel traando um breve histrico do avano da poluio (no sculo XX ou desde a Revoluo Industrial). Pode-se destacar, dentro dessa atividade, a histria dos inseticidas, dentre os quais o DDT, que talvez seja uma das mais documentadas. Pesquisar a histria da Revoluo Verde na agricultura, apontando benefcios e desvantagens. Fazer um pequeno levantamento dos parques e reservas do Brasil, descrevendo as espcies que protegem e os problemas que essas reas hoje enfrentam. Confeccionar um jornal ecolgico: os alunos podem pesquisar o tema em jornais, revistas, livros, filmes, etc e criarem matrias informativas para os colegas.
BIOLOGIA pg. 11

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Tema 3: A diversidade da vida Coordenar com os alunos uma pesquisa sobre: a) comportamento relacionado AIDs b) nvel de conhecimento da sndrome pela populao O trabalho pode ser feito entre os alunos da escola bem como entre os moradores da regio. Dependendo dos resultados obtidos, outras atividades podem ser planejadas pelos organizadores, como uma campanha educativa com palestras, elaborao de cartazes, painis, folhetos explanativos, etc. Realizar experimento: A ascenso de bolinha de massa fazendo po Aps preparao da massa utilizando fermento biolgico, separar uma poro de massa em forma de uma bola pequena e mergulhar num recipiente com gua, aguardando que ela suba para a superfcie. Discutir com os alunos a razo da alterao de densidade ocorrida na bola. Tema 4 A diversidade dos processos vitais Confeccionar um jornal de sade: os alunos podem pesquisar o tema em jornais, revistas, livros, filmes, etc e criarem matrias informativas para os colegas. Pesquisar em revistas, livros, internet, a histria da vacina, destacando aspectos como: a descoberta da vacina (contra a varola), a revolta da vacina ocorrida no Rio de Janeiro e a importncia do Instituto Osvaldo Cruz na pesquisa e fabricao de vacinas. O trabalho pode se desenvolver de maneira integrada com Histria e ser apresentado em forma de painel ou seminrio.

Tema 5: A gentica e a manipulao gnica Recortar e organizar em grupos, por ordem decrescente de tamanho, todos os cromossomos de uma clula somtica humana, a partir de um esquema ampliado do ncleo de uma clula onde apaream os cromossomos individualizados. Propor aos estudantes que observem algumas caractersticas em seus familiares e em famlias conhecidas e que construam heredogramas para cada uma das caractersticas observadas, procurando determinar seu padro de herana. As caractersticas a serem pesquisadas devem ser de herana monognica como por exemplo: a capacidade de enrolar a lngua na forma da letra U (caracterstica dominante); lobo solto das orelhas (caracterstica dominante); tipo de cabelo: crespo, liso ou ondulado (ausncia de dominncia); etc. Entre os assuntos mais explorados atualmente pelos meios de comunicao, esto temas biolgicos polmicos como: a obrigatoriedade de realizar teste de DNA, o patenteamento de genomas, a produo e utilizao de organismos transgnicos, a clonagem teraputica, o aborto teraputico, etc. Isso possibilita encontrar extenso material para utilizar em pesquisas, elaborao de murais, debates, entrevistas e seminrios.

pg. 12 BIOLOGIA

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

Tema 6: A origem e evoluo dos seres vivos Pesquisar sobre a fascinante questo da origem do universo. Os estudantes podem buscar explicaes religiosas de diferentes culturas para a origem do universo, da Terra e da vida como a crist, a chinesa, a tupiguarani, etc. O trabalho pode se desenvolver de maneira integrada com Histria e ser apresentado oralmente em forma de painel. Um interessante debate pode ser realizado sobre o assunto: Teria existido vida em Marte? Os estudantes podem formar dois grandes grupos que pesquisariam argumentos favorveis e contrrios questo proposta em livros, jornais, internet, etc. Pesquisa de opinio: Para muitos cientistas, est acontecendo atualmente uma extino em massa de seres vivos, muitas espcies esto desaparecendo em um ritmo de cem a mil vezes mais rpido que o da extino natural. Sobre esse assunto os alunos podem produzir roteiros para entrevistar especialistas e membros da comunidade perguntando: O mundo perde a cada 13 minutos uma espcie. Na sua opinio, o que est provocando essa extino atual? As respostas obtidas so organizadas e apresentadas de forma clara e objetiva para os demais alunos.

BIOLOGIA pg. 13

CINCIAS DA NATUREZA E MATEMTICA

SITES SUGERIDOS PARA O PROFESSOR:


www.cederj.edu.br/extensao www.bibvirt.futuro.usp.br www.usp.br www.cederj.rj.gov.br/cecierj www.fbpn.org.br www.aids.gov.br www.uspbr/cecae/recicla http://www.inca.gov.br http://www.datasus.gov.br http://www.ciencia.org.br

pg. 14 BIOLOGIA

Potrebbero piacerti anche