Sei sulla pagina 1di 35

OHSAS 18001:2007

SRIE DA AVALIAO DA SADE E DA SEGURANA DO TRABALHO

Sistemas de gesto da segurana e da sade do trabalho - Requisitos


ICS 03.100.01; 13.100

REPRODUO INTERDITA SEM AUTORIZAO DA BSI, EXCEPTO NAS CONDIES PREVISTAS NA LEI DE DIREITOS DE AUTOR

OHSAS 18001:2007

OHSAS 18001: 2007

Prembulo Traduo Portuguesa


Esta traduo da Norma OHSAS 18001 tem apenas por objectivo a sua utilizao para formao e no dispensa a consulta do texto original. Em Portugal existem vrios requisitos legais em matria de segurana e sade do trabalho, que se aplicam aos efeitos reais e/ou potenciais das actividades de trabalho. De realar que, a generalidade dos requisitos desta Norma esto cobertos igualmente por requisitos legais nacionais, ex. Poltica de preveno de riscos, identificao de perigos e avaliao de riscos, controlo dos riscos, formao, comunicao, consulta e participao dos trabalhadores, representao dos trabalhadores, manuteno de registos, avaliao da conformidade, entre outros. Consequentemente, essencial que a organizao tenha em considerao os requisitos legais aplicveis no estabelecimento, implementao e manuteno do seu sistema de gesto da SST.

Ao longo da presente Norma so utilizados os seguintes termos: - "deve" ou "devem" quando se pretende dar um cariz de exigncia (traduz "shall"); "dever" ou "devero" quando se pretende aconselhamento/convenincia (traduz "should"); dar um cariz de

- "pode" ou "podem" quando se pretende dar um cariz de capacidade para (traduz "can"); - "poder" ou "podero" quando se pretende dar um cariz de alternativa a (traduz "may").

Traduo
LS2007R1

Correces introduzidas desde a publicao


Alt. n. Data Texto afectado

OHSAS 18001:2007

ndice
Reconhecimento Prembulo iii Introduo v 1 2 3 4 ii

Objectivo e campo de aplicao 1 Publicaes de Referncia 2 Termos e definies 2 Requisitos do sistema de gesto da SST

Anexos Anexo A (informativo) Correspondncia entre as OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004 e ISO 9001:2000 17 Anexo B (informativo) Correspondncia entre a OHSAS 18001, OHSAS 18001, e ILO-OSH:2001 Directrizes relativas aos Sistemas de gesto da segurana e sade do trabalho 19 Bibliografia 23 Lista de figuras Figura 1 - Modelo de sistema de gesto da SST para esta Norma Lista de tabelas Tabela A.1 Correspondncia entre as OHSAS 18001:2007, ISO
vi

14001:2004 e ISO 9001:2000 17 Tabela B.1 - Correspondncia entre as clusulas dos documentos OHSAS e as clusulas das Directrizes ILO-OSH 21

Sumrio das pginas Este documento contm uma pgina de rosto, uma contracapa desta pgina de rosto, as pginas i a viii e as pginas 1 a 23.

OHSAS 18001:2007

Reconhecimento
Esta edio da OHSAS 18001 foi desenvolvida com o apoio das seguintes organizaes cooperantes:
American Industrial Hygiene Association (AIHA) Asociacin Espaola de Normalizacin y Certificacin (AENOR) Association of British Certification Bodies (ABCB) British Standards Institution (BSI) Bureau Veritas Comisin Federal de Electricidad (CFE), (Gerencia de la seguridad industrial) Czech Accreditation Institute (CAI) Det Norske Veritas (DNV) DS Certification A/S EEF the manufacturers organisation ENLAR Compliance Services, Inc. Health and Safety Executive Hong Kong Quality Assurance Agency (HKQAA) Inspecta Certification Institution of Occupational Safety and Health (IOSH) Instituto Argentino de Normalizacin y Certificacin (IRAM) Instituto Colombiano de Normas Tcnicas y Certificacin (ICONTEC) Instituto de Normas Tcnicas de Costa Rica (INTECO) Instituto Mexicano de Normalizacin y Certificacin (IMNC) Instituto Uruguayo de Normas Tcnicas (UNIT) ITS Consultants Japan Industrial Safety and Health Association (JISHA) Japanese Standards Association (JSA) Korea Gas Safety Corporation (ISO Certificate Division) Lloyds Register Quality Assurance (LRQA) Management Systems Certification Limited National Standards Authority of Ireland (NSAI) National University of Singapore (NUS) Nederlands Normalisatie-instituut (NEN) NPKF ELECTON NQA Quality Management Institute (QMI) SABS Commercial (Pty) Ltd. Service de Normalisation Industrielle Marocaine (SNIMA) SGS United Kingdom Ltd SIRIM QAS International SPRING Singapore Standards Institution of Israel (SII) Standards New Zealand (SNZ) Sucofindo International Certification Services (SICS) Swedish Industry Association (Sinf) TV Rheinland Cert GmbH TV Rheinland Group Standards Association of Zimbabwe (SAZ) Tambm gostariamos de reconhecer a inestimvel contribuio de todas as organizaes que reveram os documentos de trabalho da OHSAS 18001 e que submeteram comentrios. Estas aces ajudaram-nos muito a melhorar a norma e tal muito apreciado.

ii

OHSAS 18001:2007

Prembulo
Esta Norma da Srie de Avaliao da Sade e da Segurana do Trabalho (OHSAS) e a OHSAS 18002, Guidelines for the implementation of OHSAS 18001, foram desenvolvidas para responder urgente necessidade sentida pelos interessados, na existncia de uma norma de Sistemas de Gesto da Sade e da Segurana do Trabalho reconhecvel e em relao qual, os seus sistemas de gesto se possam avaliar e certificar. A OHSAS 18001 foi desenvolvida para ser compatvel com as normas de gesto ISO 9001:2000 (Qualidade) e ISO 14001:2004 (Ambiente), a fim facilitar a integrao dos sistemas de gesto da sade e segurana do trabalho, com os sistemas de gesto ambiental e com os sistemas de gesto da qualidade, caso as organizaes o pretendam fazer. Esta Norma OHSAS ser revista ou corrigida quando tal for considerado apropriado. As revises sero feitas quando forem publicadas as novas edies da ISO 9001 ou da ISO 14001, para garantir a continuidade da compatibilidade. Esta Norma OHSAS ser retirada no caso da publicao do seu contedo numa, ou como, uma norma internacional. Esta Norma OHSAS foi elaborada de acordo com as regras estabelecidas na ISO/IEC Directives, Part 2. Esta segunda edio cancela e substitui a primeira edio (OHSAS 18001:1999) que foi tecnicamente revista. As principais alteraes relativamente edio anterior so as seguintes: A importncia da Sade tem agora um maior destaque. A OHSAS 18001 agora refere-se a si prpria como uma norma, no como uma especificao ou documento, como na edio anterior. Tal reflecte a crescente adopo da OHSAS 18001 como base para as normas nacionais de sistemas de gesto da segurana e sade do trabalho. O diagrama do modelo Planear-Fazer-Verificar-Agir apenas apresentado na Introduo, na sua totalidade, e no tambm como diagrama no inicio de cada um dos grupos de clausulas. As publicaes de referncia na Clusula 2 foram limitadas a documentos puramente internacionais. Foram adicionadas novas definies e foram revistas definies j existentes. Melhoria significativa no alinhamento com a ISO 14001:2004 ao longo da norma e melhoria da compatibilidade com a ISO 9001:2000. O termo risco tolervel foi substitudo pelo termo risco aceitvel (veja-se 3.1). O termo acidente est agora includo no termo incidente (veja-se 3.9). A definio do termo perigo j no refere a dano propriedade ou dano ao ambiente do local de trabalho (veja-se 3.6). Agora considera-se que este dano no est directamente relacionado com o sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, que o propsito desta Norma OHSAS, e est includo no campo da gesto dos recursos. No entanto, o risco deste dano que tenha um efeito na segurana e sade do trabalho dever ser identificado atravs do processo de avaliao de riscos e ser controlado atravs da aplicao das medidas de controlo apropriadas.

iii

OHSAS 18001:2007
As sub-clusulas 4.3.3 e 4.3.4 foram reunidas, em linha com a ISO 14001:2004. Foi introduzido um novo requisito para considerar a hierarquia das medidas de controlo como parte do planeamento da SST (veja-se 4.3.1). A gesto das alteraes est agora mais explcita (veja-se 4.3.1 e 4.4.6). Foi introduzida uma nova clusula Avaliao da conformidade (veja-se 4.5.2). Foram introduzidos novos requisitos para participao e consulta (veja-se 4.4.3.2). Foram introduzidos novos requisitos para investigao de acidentes (veja-se 4.5.3.1).

Esta publicao no pretende conter todas as clusulas necessrias para a celebrao de um contrato. Os seus utilizadores so responsveis pela sua correcta aplicao. A conformidade com esta Norma da Srie de Avaliao da Sade e da Segurana do Trabalho (OHSAS) no confere imunidade em relao s obrigaes legais.

iv

OHSAS 18001:2007

Introduo
As organizaes, de todos os tipos, esto cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho de SST slido, atravs do controlo dos seus riscos para a SST, tendo em considerao a sua poltica e objectivos de SST. Estas preocupaes surgem no contexto do aparecimento de legislao cada vez mais restritiva, do desenvolvimento de polticas econmicas e de outras medidas que fomentam cada vez mais boas prticas de SST, e de um crescimento generalizado das preocupaes de partes interessadas sobre questes de SST. Muitas organizaes levaram a cabo avaliaes ou auditorias de SST, para avaliar o seu desempenho em matria de SST. No entanto, estas avaliaes e auditorias podero no ser, por si s, suficientes para dar a uma organizao a garantia de que o seu desempenho no s cumpre, como continuar a cumprir, os requisitos legais e os da sua poltica. Para que sejam eficazes, necessrio que tais procedimentos sejam realizados no contexto de um sistema de gesto estruturado e integrado na organizao. As Normas OHSAS referentes gesto da SST destinam-se a proporcionar s organizaes os elementos de um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho eficaz, que possam ser integrados com outros requisitos de gesto, a fim de ajudar essas organizaes a atingir os objectivos de SST e econmicos. Estas Normas, tal como outras Normas Internacionais, no pretendem criar barreiras no tarifrias ao comrcio nem ampliar ou alterar as obrigaes legais de uma organizao. A presente Norma OHSAS especifica os requisitos para um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho que permita organizao desenvolver e implementar uma poltica e objectivos, tendo em considerao requisitos legais e informao sobre riscos para a SST. Foi redigida de forma a ser aplicvel a organizaes de todos os tipos e dimenses e a adaptar-se a diversas condies geogrficas, culturais e sociais. A Figura 1 representa a base da abordagem a seguir. O sucesso do sistema depende do compromisso de todos os nveis e funes da organizao, e especialmente da Gesto de topo. Um sistema deste tipo permite a uma organizao desenvolver uma poltica de SST, estabelecer objectivos e processos para atingir os compromissos da poltica, actuar conforme necessrio para melhorar o seu desempenho e demonstrar a conformidade do sistema com os requisitos desta Norma OHSAS. O objectivo global desta Norma OHSAS apoiar e suportar boas prticas de SST, em equilbrio com as necessidades scioeconmicas. Deve salientar-se que muitos dos requisitos podem ser considerados simultaneamente ou reavaliados em qualquer altura. A segunda edio desta Norma OHSAS est focalizada na clarificao da primeira edio, e teve em considerao as disposies da ISO 9001, OSO 14001, ILO-OSH e outras normas ou publicaes de sistemas de gesto da SST, com o objectivo de reforar a compatibilidade entre estas normas, para benefcio dos seus utilizadores.

OHSAS 18001:2007
Existe uma distino importante entre esta Norma OHSAS, que descreve os requisitos para um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho e que pode ser utilizada para uma certificao/registo e/ou para auto-declarao do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho de uma organizao, e um guia de aplicao no certificvel, concebido para auxiliar essa organizao a estabelecer, a implementar ou a melhorar um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho. A gesto da segurana e sade do trabalho abrange uma vasta gama de questes, incluindo questes com implicaes estratgicas e de competitividade. A demonstrao da implementao bem sucedida desta Norma OHSAS pode ser utilizada por uma organizao para assegurar s partes interessadas que tem implementado um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho adequado. As organizaes que requeiram uma orientao mais genrica numa rea mais alargada dos sistemas de gesto da SST so remetidas para a leitura da OHSAS 18002. Qualquer referncia a outras Normas Internacionais realizada a ttulo meramente informativo.
Figura 1 Modelo de sistema de gesto da SST para esta Norma

NOTA Esta Norma OHSAS baseada na metodologia conhecida por Planear-Executar-VerificarActuar (PDCA). Esta metodologia pode ser simplificadamente descrita como: Planear: estabelecer os objectivos e os processos necessrios para atingir resultados, de acordo com a poltica de SST da organizao; Executar: implementar os processos; Verificar: monitorizar e medir os processos face poltica de SST, objectivos, requisitos legais e outros requisitos, e relatar os resultados; Actuar: empreender aces para melhorar continuamente o desempenho da SST.

Muitas organizaes gerem as suas operaes atravs da aplicao de um sistema de processos e respectivas interaces, o que pode ser designado como a abordagem por processos. A ISO 9001 promove a utilizao deste tipo de abordagem. Como o PDCA pode ser aplicado a todos os processos, as duas metodologias so consideradas compatveis.

vi

OHSAS 18001:2007
A presente Norma OHSAS contm apenas os requisitos que podem ser objectivamente auditados, todavia no estabelece requisitos absolutos de desempenho de SST para alm dos compromissos, estabelecidos na poltica de SST, de cumprimento dos requisitos legais aplicveis e de outros requisitos que a organizao subscreva, de preveno de leses, ferimentos e danos para a sade e de melhoria contnua. Assim, duas organizaes com operaes semelhantes, mas com desempenhos de SST diferentes, podem ambas cumprir os requisitos desta Norma Internacional. A presente Norma OHSAS no inclui requisitos especficos para outros sistemas de gesto, como os da qualidade, ambiente, segurana fsica ou gesto financeira, embora os seus elementos possam ser alinhados ou integrados com os de outros sistemas de gesto. possvel a uma organizao adaptar o(s) seu (s) sistema(s) de gesto existente(s) com vista a estabelecer um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho que cumpra os requisitos desta Norma OHSAS. Salienta-se, no entanto, que a aplicao de diversos elementos do sistema de gesto poder diferir segundo os objectivos e as diversas partes interessadas. O nvel de detalhe e a complexidade do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, a extenso da documentao e os recursos que lhe so atribudos, dependem de um conjunto de factores, tais como o mbito do sistema, a dimenso da organizao, a natureza das suas actividades, produtos e servios e a cultura organizacional. Este poder ser o caso, em particular, das pequenas e mdias empresas.

vii

BS OHSAS 18001:2007

Esta pgina foi intencionalmente deixada em branco

OHSAS 18001:2007

Sistemas de Gesto da Sade e da Segurana do Trabalho Requisitos


1 Objectivo e campo de aplicao

Esta Norma da Srie de Avaliao da Segurana e Sade no Trabalho (OHSAS) especifica os requisitos relativos a um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, para permitir que uma organizao controle os seus riscos para a SST e melhore o seu desempenho da SST. No especifica os critrios de desempenho especficos da SST, nem fornece especificaes detalhadas para a concepo de um sistema de gesto. A presente Norma OHSAS aplicvel a qualquer organizao que pretenda: a) estabelecer um sistema de gesto da SST destinado a eliminar ou minimizar o risco para os trabalhadores e outras partes interessadas que possam ser expostas a riscos para a SST associados s suas actividades; b) estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho; c) assegurar-se da conformidade com a sua poltica de SST;

d) demonstrar conformidade com esta Norma OHSAS: efectuando uma auto-avaliao e auto-declarao, ou procurando obter a confirmao da sua conformidade por entidades com interesse na organizao, tais como clientes, ou 3) procurando obter a confirmao da sua auto-declarao por uma parte externa organizao, ou 4) procurando obter a certificao/registo do seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho por uma organizao externa. Todos os requisitos desta Norma OHSAS tm como objectivo serem incorporados em qualquer sistema de gesto da segurana e sade do trabalho. O grau de aplicao depender de diversos factores, tais como a poltica de SST da organizao, a natureza das suas actividades e riscos e a complexidade das suas operaes. Esta Norma OHSAS destina-se preferencialmente Sade e Segurana do Trabalho e no seu intento destinar-se a outras reas da segurana e sade, tais como os programas de bem-estar/promoo da sade, a segurana de produtos, os danos para a propriedade ou os impactes ambientais. 1) 2)

OHSAS 18001:2007

Publicaes de Referncia

Na bibliografia esto listadas outras publicaes que fornecem informao ou orientao. aconselhvel que sejam consultadas as edies mais recentes de tais publicaes. Especificamente, referem-se as seguintes: OHSAS 18002, Occupational Health and safety Management Systems Guidelines for the implementation of OHSAS 18001. International Labour organization: 2001, Guidelines on Occupational Health and safety Management Systems (OSH-MS).

3
3.1

Termos e definies
risco aceitvel

Para as finalidades deste documento aplicam-se os seguintes termos e definies.

risco que foi reduzido a um nvel que possa ser tolerado pela organizao, tomando em ateno as suas obrigaes legais e a sua prpria poltica de SST (3.16)

3.2

processo sistemtico, independente e documentado para obter evidncias de auditoria e respectiva avaliao objectiva, com vista a determinar em que medida os critrios da auditoria so satisfeitos. [ISO 9000:2005, 3.9.1]

auditoria

NOTA 1: Independente no significa necessariamente externo organizao. Em muitos casos, especialmente em pequenas organizaes, a independncia pode ser demonstrada pela no responsabilidade pela actividade auditada. NOTA 2: Para mais orientao acerca de evidncias de auditoria e critrios da auditoria, veja-se a ISO 19011.

3.3

melhoria contnua

processo recorrente de aperfeioamento do sistema de gesto da SST (3.13), por forma a atingir melhorias no desempenho global da SST (3.15), de acordo com a poltica de SST (3.16) da organizao (3.17).
NOTA: No necessrio que este processo se aplique simultaneamente em todas as reas de actividade. NOTA 2 Adaptado da ISO 14001:2004 3.2

3.4

aco para eliminar a causa de uma no-conformidade (3.11) detectada ou de outra situao indesejvel.
NOTA 1: Pode existir mais do que uma causa para a no-conformidade. NOTA 2: As aces correctivas tm lugar para evitar recorrncias enquanto que as aces preventivas (3.18) tm como objectivo prevenir ocorrncias.

aco correctiva

3.5

informao e respectivo meio de suporte.

documento

NOTA: O meio de suporte pode ser papel, magntico, electrnico ou disco ptico de computador, fotografia ou amostra de referncia, ou uma das suas combinaes. [ISO 14001:2004, 3.4]

3.6

Fonte, situao ou acto com um potencial para o dano em termos de leses, ferimentos ou danos para a sade (3.8), ou uma combinao destes.

perigo

OHSAS 18001:2007

3.7

processo de reconhecer a existncia de um perigo (3.6) e de definir as suas caractersticas.

identificao do perigo

3.8

condio fsica ou mental identificvel e adversa resultante de ou consequncia da realizao do trabalho e/ou situao relacionada com o trabalho.

dano para a sade

3.9

acontecimento(s) relacionado(s) com o trabalho que, no obstante a severidade, origina(m) ou poderia(m) ter originado dano para a sade (3.8). NOTA 1 NOTA 2
Um acidente um incidente que deu origem a leses, ferimentos, danos para a sade ou fatalidade. Um incidente em que no ocorram leses, ferimentos, danos para a sade ou fatalidade (morte) tambm se pode designar como um "quase acidente" ou ocorrncia perigosa. Termos em ingls: near-miss, near-hit, close call ou dangerous ocorrence.

incidente

NOTA 3 Uma situao de emergncia (veja-se 4.4.7) um caso particular de incidente.

3.10

indivduo ou grupo, dentro ou fora do local de trabalho (3.23), interessado ou afectado pelo desempenho da SST (3.15) de uma organizao (3.17)

parte interessada

3.11

no satisfao de um requisito [ISO 9000:2005, 3.6.2; ISO 14001, 3.15]


NOTA Uma no conformidade pode ser um desvio de: Procedimentos de trabalho relevantes, prticas, procedimentos, requisitos legais, etc. Requisitos do sistema de gesto da SST (3.13).

no conformidade

3.12

condies e factores que afectam, ou podem afectar, a segurana e sade dos empregados e de outros trabalhadores (incluindo os trabalhadores temporrios e pessoal subcontratado), dos visitantes e de qualquer outra pessoa que se encontre no local de trabalho (3.23)
NOTA As organizaes podem ser sujeitas ao cumprimento de requisitos legais relativos segurana e sade de pessoas nas imediaes do local de trabalho ou que estejam expostas s actividades realizadas no local de trabalho.

sade e segurana do trabalho (SST)

3.13

parte do sistema de gesto de uma organizao (3.17) utilizada para desenvolver e implementar a poltica de SST (3.16) e gerir os seus riscos para a SST (3.21)
NOTA 1 Um sistema de gesto um conjunto de requisitos inter-relacionados, utilizados para estabelecer uma poltica e objectivos e para atingir tais objectivos. NOTA 2 Um sistema de gesto inclui a estrutura organizacional, as actividades de planeamento (incluindo, por exemplo, avaliao dos riscos e o estabelecimento de objectivos), as responsabilidades, as prticas, os procedimentos (3.19), os processos e os recursos. NOTA 3 Adaptado da ISO 14001:2004, 3.8.

sistema de gesto da SST

OHSAS 18001:2007

3.14

finalidade de SST geral em termos de desempenho da SST (3.15), que uma organizao (3.17) se prope atingir
NOTA 1 Os objectivos devem ser quantificados sempre que praticvel. NOTA 2 A clausula 4.3.3 requer que os objectivos de SST sejam consistentes com a poltica de SST (3.16).

objectivo de SST

3.15

NOTA 1 A medio do desempenho da SST inclui a medio da eficcia das medidas de controlo da organizao. NOTA 2 No contexto do sistema de gesto da SST (3.13), os resultados podem tambm ser medidos relativamente poltica de SST (3.16) da organizao (3.17), objectivos de SST (3.14) e outros requisitos de desempenho da SST.

resultados mensurveis da gesto dos riscos para a SST (3.21) de uma organizao (3.17)

desempenho da SST

3.16

conjunto de intenes e de orientaes gerais de uma organizao (3.17), relacionadas com o seu desempenho da SST (3.15), como formalmente expressas pela gesto de topo
NOTA 1 A poltica de SST fornece um enquadramento para actuao e para o estabelecimento de objectivos de SST (3.14). NOTA 3 Adaptado da ISO 14001:2004, 3.11.

poltica de SST

3.17

companhia, sociedade, firma, empresa, autoridade ou instituio, ou parte ou combinao destas, de responsabilidade limitada ou com outro estatuto, pblica ou privada, que tenha a sua prpria estrutura funcional e administrativa

organizao

NOTA Para as organizaes com mais de uma unidade operacional, cada uma destas unidades pode ser definida como uma organizao. [ISO 14001, 3.16]

3.18

aco para eliminar a causa de uma potencial no-conformidade (3.11) ou de outra potencial situao indesejvel.
NOTA 1: Pode existir mais do que uma causa para uma potencial no-conformidade. NOTA 2: As aces preventivas tm lugar para prevenir ocorrncias, enquanto que as aces correctivas (3.4) tm como objectivo evitar recorrncias. [ISO 9000:2005, 3.6.4]

aco preventiva

3.19

modo especificado de realizar uma actividade ou um processo


NOTA Os procedimentos podem ou no estar documentados.

procedimento

[ISO 9000:2005, 3.4.5]

3.20

documento (3.5) que expressa resultados obtidos ou fornece evidncia das actividades realizadas. [ISO 14001:2004, 3.20]

registo

3.21

combinao da probabilidade da ocorrncia de um acontecimento perigoso ou exposio(es) e da severidade das leses, ferimentos ou danos para a sade (3.8), que pode ser causada pelo acontecimento ou pela(s) exposio(es).

risco

OHSAS 18001:2007

3.22

processo de avaliao do(s) risco(s) (3.21), resultante(s) de um perigo(s), tendo em considerao a adequao de quaisquer controlos j existentes e de deciso sobre se o risco ou no aceitvel.

avaliao do risco

3.23

todo e qualquer local fsico no qual so realizadas actividades relacionadas com o trabalho sob o controlo da organizao NOTA Quando considerarmos o que constitui um local de trabalho, a organizao (3.17) dever ter em conta os efeitos na SST das pessoas que esto, por exemplo, viajando ou passando (ex. conduzindo, voando, em embarcaes ou comboios), trabalhando na propriedade de um cliente ou trabalhando em casa.

local de trabalho

OHSAS 18001:2007

4. Requisitos do sistema de gesto da SST


4.1 Requisitos gerais
A organizao deve estabelecer, documentar, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gesto da segurana e sade do trabalho de acordo com os requisitos da presente Norma, e determinar como ir cumprir tais requisitos. A organizao deve definir e documentar o mbito do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho.

4.2

Poltica de SST

A Gesto de topo deve definir e autorizar a poltica de SST da organizao e garantir que, no mbito definido para o seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, esta poltica a) b) c) adequada natureza e escala dos riscos para a SST da organizao, inclui um compromisso para preveno de leses, ferimentos e danos para a sade e de melhoria contnua da gesto e da performance da SST, inclui um compromisso de, no mnimo, cumprimento dos requisitos legais aplicveis e de outros requisitos que a organizao subscreva relativos aos seus perigos para a SST, proporciona o enquadramento para estabelecer e rever os objectivos de SST, est documentada, implementada e mantida, comunicada a todas as pessoas que trabalham sob o controlo da organizao com a inteno de que estes fiquem conscientes das suas obrigaes individuais em matria de SST; est disponvel para as partes interessadas; e periodicamente analisada para garantir que se mantm relevante e adequada organizao.

d) e) f)

g) h)

4.3 4.3.1

Planeamento Identificao de perigos, avaliao de riscos e determinao de medidas de controlo

A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para a identificao em contnuo de perigos, avaliao de riscos, e a implementao das necessrias medidas de controlo. O (s) procedimento(s) para identificao de perigos e avaliao de riscos deve(m) ter em considerao: a) b) c) actividades de rotina e no rotina; actividades de todas as pessoas que tenham acesso aos locais de trabalho (incluindo subcontratados e visitantes); comportamento humano, capacidades e outros factores humanos;

OHSAS 18001:2007

d)

e)

perigos identificados originados fora dos locais de trabalho e capazes de afectar a segurana e a sade de pessoas sob controlo da organizao no local de trabalho; perigos criados na vizinhana do local de trabalho por actividades relacionadas com o trabalho sob o controlo da organizao;
NOTA 1 Pode ser mais apropriado para estes perigos, serem avaliados como aspecto ambiental.

f) g) h) i)

j)

infra-estruturas, equipamentos e materiais nos locais de trabalho, quer sejam fornecidos pela organizao quer por terceiros; alteraes ou alteraes propostas na organizao, nas suas actividades ou materiais; modificaes do sistema de gesto da SST, incluindo alteraes temporrias e os seus impactos nas operaes, processos e actividades; quaisquer obrigaes legais aplicveis relacionadas com a avaliao de riscos e com a implementao das medidas de controlo necessrias (ver tambm a NOTA ao 3.12); a concepo das reas de trabalho, processos, instalaes, mquinas e equipamentos, procedimentos operacionais e organizao do trabalho, incluindo a sua adaptao s capacidades humanas.

A metodologia da organizao para a identificao de perigos e avaliao de riscos deve: a) b) ser definida com respeito ao seu mbito, natureza e calendarizao de modo a garantir que seja proactiva e no apenas reactiva; e providenciar para a identificao, hierarquizao e documentao dos riscos e aplicao das medidas de controlo, como apropriado.

Para gesto das alteraes, a organizao deve identificar os perigos para a SST e os riscos para a SST associados s alteraes na organizao, o sistema de gesto da SST ou nas suas actividades, antes de introduzir essas alteraes. A organizao deve assegurar que os resultados destas avaliaes so considerados quando determinar as medidas de controlo dos riscos. Quando determinar as medidas de controlo, ou considerar alteraes a controlos existentes, dever considerar a reduo de riscos de acordo com a seguinte hierarquia: a) b) c) d) e) eliminao; substituio; controlos de engenharia; sinalizao/advertncia e/ou controlos administrativos; equipamento de proteco individual.

A organizao deve documentar e manter actualizados os resultados da identificao de perigos, avaliao de riscos e determinao das medidas de controlo. A organizao deve assegurar que os riscos para a SST e as medidas de controlo determinadas so tidos em considerao no estabelecimento, implementao e manuteno do seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho.

OHSAS 18001:2007

NOTA Para uma orientao adicional na identificao dos perigos, avaliao de riscos e determinao de medidas de controlo, veja-se OHSAS 18002.

4.3.2 Requisitos legais e outros requisitos


A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para identificar e ter acesso aos requisitos legais aplicveis e a outros requisitos de SST que lhe sejam aplicveis. A organizao deve assegurar que estes requisitos legais aplicveis e outros requisitos que a organizao subscreva so tomados em considerao no estabelecimento, implementao e manuteno do seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho. A organizao deve manter esta informao actualizada. A organizao deve comunicar a informao relevante sobre requisitos legais e outros requisitos, s pessoas que trabalhem sob o controlo da organizao, e a outras partes interessadas relevantes.

4.3.3 Objectivos e programa(s)


A organizao deve estabelecer, implementar e manter objectivos de SST documentados, a todos os nveis e funes relevantes dentro da organizao. Os objectivos devem ser mensurveis, sempre que possvel, e consistentes com a poltica de SST, incluindo os compromissos relativos preveno de leses, ferimentos e danos para a sade, ao cumprimento dos requisitos legais aplicveis e outros requisitos que a organizao subscreva, e melhoria contnua. Ao estabelecer e rever os seus objectivos e metas, a organizao deve ter em conta os requisitos legais e outros requisitos que a organizao subscreva, e os seus riscos para a SST. Deve tambm considerar as suas opes tecnolgicas e os seus requisitos financeiros, operacionais e de negcio, bem como os pontos de vista das partes interessadas relevantes. Para atingir os seus objectivos, a organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais programas. Este(s) programa(s) deve(m) incluir, no mnimo: a) b) a designao das responsabilidades para atingir os objectivos, aos nveis e funes relevantes da organizao; e os meios e os prazos de realizao.

O(s) programa(s) de gesto da SST deve(m) ser analisados(s) em intervalos regulares e planeados e ajustados como necessrio para assegurar que os objectivos so atingidos.

OHSAS 18001:2007

4.4 Implementao e operao


4.4.1 Recursos, autoridade atribuies, responsabilidade, obrigaes e

A responsabilidade final da segurana e sade do trabalho e do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho reside na gesto de topo. A gesto de topo deve demonstrar o seu comprometimento para: a) assegurar a disponibilidade dos recursos essenciais para o estabelecimento implementao e melhoria do sistema de gesto da SST;

NOTA 1 Recursos incluem recursos humanos, e competncias especializadas, infra-estrutura organizacional, tecnologia e recursos financeiros.

b)

definir atribuies, atribuir responsabilidades e obrigaes e delegar autoridade, de modo a facilitar a efectiva gesto da SST; as atribuies, responsabilidades, obrigaes e autoridade devem ser documentadas e comunicadas.

A organizao deve nomear um ou mais membros da gesto de topo com responsabilidade especfica para a SST que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter funes e autoridade definidas para: a) b) assegurar que o sistema de gesto da SST estabelecido, implementado e mantido em conformidade com os requisitos desta Norma; assegurar que os relatrios acerca do desempenho do sistema de gesto da SST so apresentados gesto de topo para anlise e utilizados como base para a melhoria do sistema de gesto da SST

NOTA 2 O representante da gesto de topo (por exemplo, numa grande organizao, um membro do Conselho de Administrao ou um membro da Direco Executiva) pode delegar alguns dos seus deveres a representantes da gesto subordinados, mas mantm as suas obrigaes.

A identidade do representante da gesto de topo deve estar disponvel a todas as pessoas que trabalham sob o controlo da organizao. Todos os elementos com responsabilidades de gesto devem demonstrar o seu compromisso para com a melhoria contnua do desempenho da SST. A organizao deve assegurar que as pessoas nos locais de trabalho assumem as responsabilidades para com os aspectos de SST sobre os quais possuem controlo, incluindo a adeso aos requisitos aplicveis de SST da organizao.

4.4.2 Competncia, formao e sensibilizao


A organizao deve assegurar que qualquer pessoa que esteja sob seu controlo e que execute tarefas que possam causar impacte(s) na SST, competente com base numa adequada escolaridade, formao ou experincia, e deve manter os registos associados.

OHSAS 18001:2007

A organizao deve identificar as necessidades de formao associadas aos seus riscos para a SST e ao seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho. A organizao deve providenciar formao ou desenvolver outras aces para responder a estas necessidades, avaliar a eficcia da formao ou outras aces tomadas, e deve manter os registos associados. A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para as pessoas que trabalham sob o controlo da organizao, estarem sensibilizadas para: a) as consequncias actuais ou potenciais para a SST das actividades do seu trabalho e os benefcios para a SST decorrentes da melhoria do seu desempenho individual; as suas atribuies e responsabilidades para atingir a conformidade com a poltica, procedimentos e requisitos do sistema de gesto da SST, incluindo os requisitos de preveno e de resposta a situaes de emergncia (veja-se 4.4.7); as consequncias potenciais de desvios aos procedimentos especificados.

b)

c)

Os procedimentos de formao devem tomar em ateno diferentes nveis de: a) b) responsabilidade, capacidade, conhecimentos de lnguas e literacia; e risco.

4.4.3 Comunicao, participao e consulta


4.4.3.1 Comunicao No que se refere aos seus riscos para a SST e ao seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, a organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para: a) b) c) comunicao interna entre os vrios nveis e funes da organizao; comunicao com subcontratados e outros visitantes do local de trabalho; receber, documentar e responder a comunicaes relevantes de partes interessadas externas.

4.4.3.2 Participao e consulta A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para: a) a participao dos trabalhadores atravs do(a): envolvimento apropriado na identificao de perigos, avaliao de riscos e determinao das medidas de controlo; envolvimento apropriado na investigao de incidentes; envolvimento no desenvolvimento e anlise das polticas de objectivos de SST; consulta quando ocorram alteraes que possam afectar a sua SST; representao em matria de SST.

10

OHSAS 18001:2007

Os trabalhadores devem ser informados sobre os mecanismos de participao, incluindo quem (so) o (os) seu(s) representante(s) em matrias de SST. b) consulta dos subcontratados quando existam alteraes que possam afectar a sua SST.

A organizao deve assegurar que, quando apropriado, as partes interessadas relevantes externas so consultadas acerca das matrias pertinentes de SST.

4.4.4 Documentao
A documentao do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho deve incluir: a) b) c) a poltica de SST e os objectivos; uma descrio do mbito do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho; uma descrio dos principais elementos do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho e suas interaces, e referncias a documentos relacionados; documentos, incluindo registos, requeridos por esta Norma; e documentos, incluindo registos, definidos como necessrios pela organizao para assegurar o planeamento, a operao e o controlo eficazes dos processos relacionados com os seus riscos para a SST.

d) e)

NOTA importante que essa documentao seja proporcional ao respectivo nvel de complexidade, perigos e riscos e mantida no mnimo requerido para garantir a eficcia e eficincia.

4.4.5 Controlo dos documentos


Os documentos requeridos pelo sistema de gesto da segurana e sade do trabalho e pela presente Norma devem ser controlados. Os registos so um tipo especfico de documentos e devem ser controlados de acordo com os requisitos constantes em 4.5.4. A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para: a) b) c) d) e) f) aprovar os documentos quanto sua adequao antes da respectiva emisso; rever e actualizar, conforme necessrio, e reaprovar os documentos; assegurar que so identificadas as alteraes e o estado actual da reviso dos documentos; assegurar que as verses relevantes dos documentos aplicveis esto disponveis nos locais de utilizao; assegurar que os documentos permanecem legveis e facilmente identificveis; assegurar que os documentos de origem externa definidos pela organizao como necessrios ao planeamento e operao do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho so identificados e a sua distribuio controlada; e prevenir a utilizao involuntria de documentos obsoletos, e identific-los devidamente caso estes sejam retidos por qualquer motivo.

g)

11

OHSAS 18001:2007

4.4.6 Controlo operacional


A organizao deve identificar as operaes e actividades que esto associadas aos perigos identificados e em que seja necessrio aplicar medidas de controlo para gerir os riscos para a SST. Tal dever incluir a gesto das alteraes (veja-se 4.3.1). No que se refere a estas operaes e actividades, a organizao deve implementar e manter: a) controlos operacionais, como aplicvel organizao e s suas actividades; a organizao deve integrar estes controlos operacionais no seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho; controlos relacionados com os bens, equipamentos e servios adquiridos; controlos relacionados com subcontratados e outros visitantes no local de trabalho; procedimentos documentados que abranjam situaes nas quais a sua inexistncia possa conduzir a desvios da poltica e dos objectivos de SST; critrios operacionais estipulados, onde a sua ausncia possa conduzir a desvios da poltica e dos objectivos de SST

b) c) d) e)

4.4.7 Preparao e resposta a emergncias


A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos: a) b) para identificar o potencial para situaes de emergncia; para responder a estas situaes de emergncia.

A organizao deve responder s situaes de emergncia actuais e prevenir ou mitigar as consequncias associadas, adversas para a SST. Ao planear a sua resposta a emergncias a organizao deve ter em considerao as necessidades das partes interessadas relevantes, ex. servios de emergncia e vizinhos. A organizao deve tambm testar periodicamente os seus procedimentos para resposta a situaes de emergncia, sempre que praticvel e envolver as partes interessadas relevantes conforme apropriado. A organizao deve analisar periodicamente e, quando necessrio, rever os seus procedimentos de preparao e resposta a emergncias, em particular aps a realizao peridica dos testes e aps a ocorrncia de situaes de emergncia (veja-se 4.5.3).

4.5 Verificao
4.5.1 Medio e monitorizao do desempenho
A organizao deve estabelecer e manter procedimentos para monitorizar e medir, periodicamente o desempenho em SST. Estes procedimentos devem providenciar: a) as medidas qualitativas e quantitativas, apropriadas s necessidades da organizao;

12

OHSAS 18001:2007

b) c) d) e)

f)

a monitorizao da extenso em que so atingidos os objectivos de SST da organizao; monitorizao da eficcia dos controlos (para a sade e tambm para a segurana); as medies proactivas do desempenho que monitorizem a conformidade com o programa de gesto de SST, medidas de controlo e critrios operacionais; as medies reactivas do desempenho para a monitorizao de danos para a sade, incidentes (incluindo acidentes, quase acidentes, etc.) e outras evidncias histricas do deficiente desempenho da SST; o registo dos dados e dos resultados da monitorizao e da medio que sejam suficientes para permitirem a subsequente anlise das aces preventivas e correctivas

Se for requerido equipamento de monitorizao para medir e monitorizar o desempenho, a organizao deve estabelecer e manter procedimentos para a calibrao e a manuteno desse equipamento, conforme apropriado. Devem ser conservados os registos das actividades de calibrao e de manuteno bem como os respectivos resultados.

4.5.2 Avaliao da conformidade


4.5.2.1 Em coerncia com o seu compromisso de cumprimento [veja-se 4.2c], a organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para avaliar, periodicamente, a conformidade com os requisitos legais aplicveis (veja-se 4.3.2). A organizao deve manter registos dos resultados das avaliaes peridicas. NOTA A frequncia da avaliao peridica pode variar em funo de diferentes requisitos legais. 4.5.2.2 A organizao deve avaliar o cumprimento dos outros requisitos que subscreva (veja-se 4.3.2). A organizao poder optar por combinar esta avaliao com a avaliao de conformidade legal referida em 4.5.2.1 ou estabelecer um ou mais procedimentos separados. A organizao deve manter registos dos resultados das avaliaes peridicas. NOTA A frequncia da avaliao peridica pode variar em funo de diferentes requisitos organizao subscreva.

que a

4.5.3 Investigao de incidentes, correctivas e aces preventivas


4.5.3.1 Investigao de incidentes

no

conformidades,

aces

A organizao deve estabelecer e manter um ou mais procedimentos para registo, investigao e anlise de incidentes, de forma a: a) b) c) d) e) determinar as deficincias subjacentes na SST e outros factores que podem ser causa ou contribuir para a ocorrncia de incidentes; identificar a necessidade de aces correctivas; identificar a necessidade de aces preventivas; identificar oportunidades para melhoria contnua; comunicar os resultados destas investigaes.

13

OHSAS 18001:2007

As investigaes devem ser realizadas dentro de um prazo razovel. Qualquer necessidade identificada para aco correctiva ou oportunidade para aco preventiva deve ser tratada atravs de acordo entre as partes interessadas relevantes do 4.5.3.2. Os resultados das investigaes de incidentes devem ser documentados e mantidos.

4.5.3.2 No conformidades, aces correctivas e aces preventivas


A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para tratar as no conformidades reais e potenciais e para implementar as aces correctivas e as aces preventivas. Este(s) procedimento(s) deve(m) definir requisitos para: a) b) c) d) e) a identificao e correco da(s) no conformidade(s) e a implementao de aces para minimizar as suas consequncias para a SST; a investigao da(s) no conformidade(s), a determinao da(s) sua(s) causa(s) e a implementao das aces necessrias para evitar a sua recorrncia; a avaliao da necessidade de aces para prevenir no conformidade(s) e a implementao das aces apropriadas, destinadas a evitar a sua ocorrncia; o registo e comunicao dos resultados de aces correctivas e de aces preventivas implementadas; e a reviso da eficcia de aces correctivas e de aces preventivas implementadas.

Quando as aces correctivas e preventivas identificam novos perigos ou alteraes nos existentes ou a necessidade de novos/alterao de controlos existentes, o procedimento deve exigir que as aces propostas devam ser tomadas atravs do processo de avaliao de riscos antes da sua implementao. Todas as aces, correctivas ou preventivas, destinadas a eliminar as causas de no conformidades reais e potenciais devem ser as apropriadas dimenso dos problemas e proporcionais aos riscos para a SST encontrados. A organizao deve assegurar que so efectuadas todas as alteraes necessrias na documentao do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, decorrentes das aces correctivas e preventivas.

4.5.4 Controlo dos registos


A organizao deve estabelecer e manter registos, na medida em que sejam necessrios para demonstrar a conformidade com os requisitos do seu sistema de gesto da segurana e sade do trabalho e desta Norma, e para demonstrar os resultados obtidos.

14

OHSAS 18001:2007

A organizao deve estabelecer, implementar e manter um ou mais procedimentos para a identificao, o armazenamento, a proteco, a recuperao, a reteno e a eliminao dos registos. Os registos devem ser e manter-se legveis, identificveis e rastreveis.

4.5.5

Auditoria interna

A organizao deve assegurar que as auditorias internas ao sistema de gesto da segurana e sade do trabalho so realizadas em intervalos planeados para: a) determinar se o sistema de gesto da segurana e sade do trabalho 1) est em conformidade com as disposies planeadas para a gesto da SST, incluindo os requisitos desta Norma; e 2) foi adequadamente implementado e mantido; 3) efectivo no atingimento da poltica e objectivos da organizao; fornecer gesto informaes sobre os resultados das auditorias.

b)

O(s) programa(s) de auditorias deve(m) ser planeado(s), estabelecido(s), implementado(s) e mantido(s) pela organizao, tendo em conta o resultado da avaliao de riscos das actividades da organizao e os resultados de auditorias anteriores. Devem ser estabelecidos, implementados e mantidos um ou mais procedimentos de auditoria de forma a considerar: a) as responsabilidades, competncias e os requisitos para o planeamento e realizao das auditorias, para relatar os resultados e para manter os registos associados; a determinao dos critrios, do mbito, da frequncia e dos mtodos de auditoria.

b)

A seleco dos auditores e a realizao das auditorias deve assegurar a objectividade e a imparcialidade do processo de auditoria.

4.6

Reviso pela Gesto

A Gesto de topo deve rever o sistema de gesto da segurana e sade do trabalho da organizao em intervalos planeados, para assegurar a sua contnua adequao, suficincia e eficcia. Estas revises devem incluir a avaliao de oportunidades de melhoria e a necessidade de alteraes ao sistema de gesto da segurana e sade do trabalho, incluindo a poltica de SST e os objectivos de SST. Devem ser mantidos registos das revises pela Gesto. As entradas para as revises pela Gesto devem incluir: a) b) c) d) os resultados das auditorias internas e avaliaes de conformidade com os requisitos legais e com outros requisitos que a organizao subscreva; os resultados da participao e consulta (veja-se 4.4.3); as comunicaes de partes interessadas externas, incluindo reclamaes; o desempenho da SST da organizao;

15

OHSAS 18001:2007

e) f) g) h) i)

o grau de cumprimento dos objectivos; o estado das investigaes de incidentes, das aces correctivas e preventivas; as aces de seguimento resultantes de anteriores revises pela gesto; alteraes de circunstncias, incluindo desenvolvimentos nos requisitos legais e outros requisitos relacionados com a SST; e recomendaes para melhoria.

As sadas das revises pela gesto devem ser coerentes (consistentes) com o compromisso de melhoria contnua da organizao e devem incluir quaisquer decises e aces relativas a possveis alteraes em: a) b) c) d) desempenho (performance) da SST; poltica e dos objectivos de SST; recursos; e outros elementos do sistema de gesto da segurana e sade do trabalho.

As sadas relevantes decorrentes da reviso pela gesto devem estar disponveis para comunicao e consulta (veja-se 4.4.3).

16

OHSAS 18001:2007

Anexo A (informativo)

Tabela A.1

Correspondncia entre as OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004 e ISO 9001:2000


ISO 14001: 2004 Introduo ISO 9001:2000 0 Introduo 0.1 Generalidades 0.2 Abordagem por processos 0.3 Relacionamento com a ISO 9004 0.4 Compatibilidade com outros sistemas de gesto 1 Campo de aplicao 1.1 Generalidades 1.2 Aplicao 2 Referncia normativa 3 Termos e definies 4 Sistema de gesto da qualidade (apenas o ttulo) 4.1 5.5 5.5.1 5.1 5.3 8.5.1 5.4 5.2 7.2.1 7.2.2 4.3.2 Requisitos legais e outros requisitos Objectivos, metas e programa(s) 5.2 7.2.1 5.4.1 5.4.2 8.5.1 7 5.1 5.5.1 5.5.2 6.1 6.3 6.2.1 6.2.2 Requisitos gerais Responsabilidade, autoridade e comunicao Responsabilidade e autoridade Comprometimento da gesto Poltica da qualidade Melhoria contnua Planeamento (apenas o ttulo) Focalizao no cliente Determinao dos requisitos relacionados com o produto Reviso dos requisitos relacionados com o produto Focalizao no cliente Determinao dos requisitos relacionados com o produto Objectivos da qualidade Planeamento do sistema de gesto da qualidade Melhoria contnua Realizao do produto (apenas o ttulo) Comprometimento da gesto Responsabilidade e autoridade Representante da gesto Proviso de recursos Infraestrutura (Recursos humanos) Generalidades Competncia, consciencializao e formao Comunicao interna Comunicao com o cliente (Requisitos da documentao) Generalidades Controlo dos documentos

Correspondncia entre as OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004 e ISO 9001:2000

OHSAS 18001:2007 Introduo

Objectivo e campo de aplicao

Objectivo e campo de aplicao

2 3 4 4.1

Referncias normativas Termos e definies Requisitos do sistema de gesto da SST (apenas o ttulo) Requisitos gerais

2 3 4 4.1

Referncias normativas Termos e definies Requisitos do sistema de gesto ambiental (apenas o ttulo) Requisitos gerais

4.2

Poltica da SST

4.2

Poltica ambiental

4.3 4.3.1

Planeamento (apenas o ttulo) Identificao de perigos, avaliao de riscos e determinao de medidas de controlo Requisitos legais e outros requisitos Objectivos e programa(s)

4.3 4.3.1

Planeamento (apenas o ttulo) Aspectos ambientais

4.3.2

4.3.3

4.3.3

4.4 4.4.1

Implementao e operao (apenas o ttulo) Recursos, atribuies, responsabilidades, obrigaes e autoridade

4.4 4.4.1

Implementao e operao (apenas o ttulo) Recursos, atribuies, responsabilidades e autoridade

4.4.2

Competncia, formao e sensibilizao

4.4.2

Competncia, formao e sensibilizao

4.4.3 4.4.4 4.4.5

Comunicao, participao e consulta Documentao Controlo dos documentos

4.4.3 4.4.4 4.4.5

Comunicao Documentao Controlo dos documentos

5.5.3 7.2.3 4.2.1 4.2.3

17

OHSAS 18001:2007
Tabela A.1
Correspondncia entre as OHSAS 18001:2007, ISO 14001:2004 e ISO 9001:2000 (continuao)
ISO 14001: 2004 4.4.6 Controlo operacional ISO 9001:2000 7.1 Planeamento da realizao do produto 7.2.1 Determinao dos requisitos relacionados com o produto 7.2.2 Reviso dos requisitos relacionados com o produto 7.3.1 Planeamento da concepo e desenvolvimento 7.3.2 Entradas para concepo e desenvolvimento 7.3.3 Sadas da concepo e do desenvolvimento 7.3.4 Reviso da concepo e do desenvolvimento 7.3.5 Verificao da concepo e do desenvolvimento 7.3.6 Validao da concepo e do desenvolvimento 7.3.7 Controlo de alteraes na concepo e no desenvolvimento 7.4.1 Processo de compra 7.4.2 Informao de compra 7.4.3 Verificao do produto comprado 7.5.1 Controlo da produo e do fornecimento do servio 7.5.2 Validao dos processos de produo e de fornecimento do servio 7.5.5 Preservao do produto 8.3 Controlo do produto no conforme 8 Medio, anlise e melhoria (apenas o ttulo) 7.6 Controlo dos dispositivos de monitorizao e medio 8.1 (Medio, anlise e melhoria) Generalidades 8.2.3 Monitorizao e medio dos processos 8.2.4 Monitorizao e medio do produto 8.4 Anlise de dados 8.2.3 Monitorizao e medio dos processos 8.2.4 Monitorizao e medio do produto

OHSAS 18001:2007 4.4.6 Controlo operacional

4.4.7 4.5 4.5.1

Preparao e resposta a emergncias Verificao (apenas o ttulo) Monitorizao e medio do desempenho

4.4.7 4.5 4.5.1

Preparao e resposta a emergncias Verificao (apenas o ttulo) Monitorizao e medio

4.5.2

Avaliao da conformidade

4.5.2

Avaliao da conformidade

4.5.3

4.5.3.1 4.5.3.2

Investigao de incidentes, no conformidades, aces correctivas e aces preventivas (apenas o titulo) Investigao de incidentes No conformidades, aces correctivas e aces preventivas

4.5.3

No conformidades, aces correctivas e aces preventivas

8.3 8.4 8.5.2 8.5.3 4.2.4 8.2.2 5.1 5.6 5.6.1 5.6.2 5.6.3 8.5.1

4.5.4 4.5.5 4.6

Controlo dos registos Auditoria interna Reviso pela Gesto

4.5.4 4.5.5 4.6

Controlo dos registos Auditoria interna Reviso pela Gesto

Controlo do produto no conforme Anlise de dados Aces correctivas Aces preventivas Controlo dos registos Auditoria interna Comprometimento da gesto Reviso pela gesto (apenas o ttulo) Generalidades Entrada para a reviso Sada da reviso Melhoria contnua

18

OHSAS 18001:2007

Anexo B (informativo)

Correspondncia entre a OHSAS 18001, OHSAS 18001, e ILO-OSH:2001 Directrizes para sistemas de gesto da segurana e sade do trabalho B.1 Introduo

Este anexo identifica as diferenas-chave entre as Directrizes ILOOSH da Organizao Internacional do Trabalho e os documentos OHSAS e fornece uma avaliao comparativa das diferenas entre ambos os requisitos. Dever ser considerado que no foram identificadas diferenas significativas. Consequentemente, as organizaes que implementaram um sistema de gesto da SST que est em conformidade com a OHSAS 18001 podero estar seguras que o seu sistema de gesto da SST tambm ser compatvel com as recomendaes das Directrizes ILO-OSH. A tabela de correspondncia entre as clusulas individuais dos documentos OHSAS e as Directrizes ILO-OSH dada em B.4.

B.2 Viso geral

Os dois principais objectivos das Directrizes so: a) assistir os pases no estabelecimento de um Framework nacional para os sistemas de gesto da segurana e sade do trabalho, e b) fornecer linhas de orientao s organizaes individuais relativamente integrao dos elementos da SST na sua poltica global e disposies de gesto. A OHSAS 18001 especifica requisitos para sistemas de gesto da SST, para permitir s organizaes controlar os riscos e melhorar ao seu desempenho de SST. A OHSAS 18002 fornece linhas de orientao para a implementao da OHSAS 18001. Os documentos OHSAS so por estas razes comparveis com a seco 3 das Directrizes ILO-OSH:2001 O sistema de gesto da segurana e sade do trabalho na organizao.

B.3 Anlise detalhada da Seco 3 das Directrizes ILO-OSH comparativamente aos documentos OHSAS B.3.1 Objectivo e campo de aplicao
O foco das Directrizes ILO-OSH nos trabalhadores. O foco das Normas OHSAS mais alargado, pois para com as pessoas sob o controlo da organizao e outras partes interessadas.

B.3.2 Modelos do sistema de gesto da SST

Os modelos que representam os elementos chave do sistema de gesto da SST so directamente equivalentes entre Directrizes ILO-OSH e os documentos OHSAS.

19

OHSAS 18001:2007 B.3.3 ILO-OSH Seco 3.2, Participao dos trabalhadores

Nas Directrizes ILO-OSH, subseco 3.2.4 recomenda-se que: O empregador dever assegurar, conforme seja exigido, o estabelecimento e o funcionamento eficiente de uma comisso de SST e o reconhecimento dos representantes dos trabalhadores em matria de SST, de acordo com a legislao e a prtica nacional. A OHSAS 18001, 4.4.3, requer que a organizao estabelea um procedimento para comunicao, participao e consulta, e para envolvimento de um maior conjunto de partes interessadas (devido ao mais alargado campo de aplicao do documento).

B.3.4 ILO-OSH Seco 3.3, Responsabilidade e obrigao

A Directriz ILO-OSH, subseco 3.3.1 (h) recomenda o estabelecimento de programas de preveno e promoo da sade. No existe requisito na Norma OHSAS para tal.

B.3.5 ILO-OSH Seco 3.4, Competncia e formao

A recomendao das Directrizes ILO-OSH, subseco 3.4.4: A formao deveria ser prestada gratuitamente a todos os participantes e, sempre que possvel, decorrer durante as horas de trabalho, no um requisito dos documentos OHSAS.

B.3.6 ILO-OSH Seco 3.10.4, Aquisies

As Directrizes ILO-OSH enfatizam que os requisitos de segurana e sade de uma organizao devero ser incorporados nas especificaes de compra e de leasing. As Normas OHSAS remetem as aquisies para os seus requisitos de avaliao de riscos, identificao de requisitos legais e o estabelecimento de medidas de controlo operacional.

B.3.7 ILO-OSH Seco 3.10.5, Contratao

As Directrizes ILO-OSH definem os passos (as etapas) a serem empreendidos para assegurar que os requisitos de SST da organizao so aplicados a subcontratados (fornece tambm um resumo das aces necessrias para assegurar a sua aplicao). Isto est implcito na OHSAS.

B.3.8 ILO-OSH Seco 3.12, Investigao das leses, enfermidades, doenas e incidentes relacionados com o trabalho e seus efeitos sobre a segurana e sade

As Directrizes ILO-OSH no requerem que as aces correctivas ou preventivas sejam revistas atravs do processo de avaliao de risco antes da sua implementao, tal como est na OHSAS 18001, 4.5.3.2.

B.3.9 ILO-OSH Seco 3.13, Auditoria

As Directrizes ILO-OSH recomendam processos de consulta na seleco dos auditores. Em contraste, os documentos OHSAS requerem que os auditores sejam imparciais e objectivos.

B.3.10 ILO-OSH Seco 3.16, Melhoria contnua

Esta uma sub-clusula separada nas Directrizes ILO-OSH. Detalha as disposies que devero ser tidas em considerao para alcanar a melhoria contnua. Disposies similares so detalhadas ao longo dos documentos OHSAS, razo pela qual no possui uma clusula correspondente.

20

OHSAS 18001:2007 B.4 Correspondncia entre a OHSAS 18001, OHSAS 18001, e as Directrizes ILO-OSH

Tabela B.1

Correspondncia entre as clusulas dos documentos OHSAS e as clusulas das Directrizes ILO-OSH
Clausula 3.0 ILO-OSH Guidelines Introduo O sistema de gesto da segurana e sade no trabalho na organizao A Organizao Internacional do Trabalho Objectivos Bibliografia Glossrio O sistema de gesto da segurana e sade no trabalho na organizao Poltica de segurana e sade no trabalho Melhoria contnua Planeamento e implementao Levantamento inicial Planeamento, desenvolvimento e implementao do sistema Preveno dos perigos Medidas de preveno e controlo Gesto das alteraes Contratao (Levantamento inicial) (Medidas de preveno e controlo) Planeamento, desenvolvimento e implementao do sistema Objectivos de segurana e sade do trabalho Melhoria contnua Responsabilidade e obrigao de prestar contas Planeamento, desenvolvimento e implementao do sistema Melhoria contnua Competncia e formao

Clausula

OHSAS 18001:2007 Introduo

1 2 3 4 4.1 4.2 4.3 4.3.1

Prembulo Objectivo e campo de aplicao Referncias normativas Termos e definies Requisitos do sistema de gesto da SST (apenas o ttulo) Requisitos gerais Poltica da SST Planeamento (apenas o ttulo) Identificao de perigos, avaliao de riscos e determinao de medidas de controlo

1.0 3.0 3.1 3.16 3.7 3.8 3.10 3.10.1 3.10.2 3.10.5 3.7.2 3.10.1.2 3.8 3.9 3.16 3.3 3.8 3.16 3.4

4.3.2 4.3.3

Requisitos legais e outros requisitos Objectivos e programa(s)

4.4 4.4.1

Implementao e operao (apenas o ttulo) Recursos, atribuies, responsabilidades, obrigaes e autoridade

4.4.2

Competncia, formao e sensibilizao

21

OHSAS 18001:2007

Tabela B.1

Correspondncia entre as clusulas dos documentos OHSAS e as clusulas das Directrizes ILO-OSH (continuao)
3.2 3.6 3.5 3.5 3.10.2 3.10.4 3.10.5 3.10.3 3.11 3.12 3.16 3.15 3.5 3.13 3.14 3.16 Participao dos trabalhadores Comunicao Documentao do sistema de gesto da segurana e sade no trabalho Documentao do sistema de gesto da segurana e sade no trabalho Gesto das alteraes Aquisies Contratao Preveno, preparao e resposta a emergncias Avaliao (apenas o ttulo) Monitorizao e medio do desempenho Investigao das leses, enfermidades, doenas e incidentes relacionados com o trabalho e seus efeitos sobre a segurana e sade Melhoria contnua Aco correctiva e preventiva Documentao do sistema de gesto da segurana e sade no trabalho Auditoria Reviso pela gesto Melhoria contnua

4.4.3 4.4.4 4.4.5 4.4.6

Comunicao, participao e consulta Documentao Controlo dos documentos Controlo operacional

4.4.7 4.5 4.5.1 4.5.2 4.5.3 4.5.3.1

Preparao e resposta a emergncias Verificao (apenas o ttulo) Monitorizao e medio do desempenho Avaliao da conformidade Investigao de incidentes, no conformidades, aces correctivas e aces preventivas (apenas o titulo) Investigao de incidentes

4.5.3.2 4.5.4 4.5.5 4.6

No conformidades, aces correctivas e aces preventivas Controlo dos registos Auditoria interna Reviso pela Gesto

22

OHSAS 18001:2007

Bibliografia
[1] ISO 9000:2005, Quality management systems Fundamentals and vocabulary [2] ISO 9001:2000, Quality management systems Requirements [3] ISO 14001:2004, Environmental management systems Requirements with guidance for use [4] ISO 19011:2002, Guidelines for quality and/or environmental management systems auditing

23

Potrebbero piacerti anche