Sei sulla pagina 1di 20

Sistemas Tutores Inteligentes

SISTEMA TUTOR INTELIGENTE PARA AUXILIAR O APRENDIZADO DA PROGRAMAO JETER CAMPOS

Sistemas Tutores Inteligentes

Introduo . Histria dos Sistemas Tutores Inteligentes . O que um Sistema Tutor Inteligente ?

Arquitetura dos Sistemas Tutores Inteligentes. A pesquisa, o desenvolvimento e o futuro dos STI .
Concluso .

Introduo

Para entender o que um Sistema Tutor Inteligente Para Auxiliar o aprendizado da Programao o qual uma das linhas de pesquisas do LCA bem como o objetivo dessa apresentao, temos que primeiramente entender o que um Sistema Tutor Inteligente . Com esse intuito ser explanado primeiramente o histrico e criao dos STI,s sua definio e caractersticas principais e posteriormente abordaremos o Sistema Tutor Inteligente Para Auxiliar o aprendizado da Programao .

Histria dos Sistemas Tutores Inteligentes


Linha do Tempo ... do CAI ao STI
Programas Lineares 1950 Programas
Ramificados 1960

Programas Gerativos 1967-1971

STI 1980-1990

Instruo Assistida por Computador (CAI)

Sistemas Tutores Inteligentes (STI)

O nascimento dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI) Em 1982, Sleeman e Brown revisaram o estado da arte nos sistemas CAI e criaram o termo de Sistemas Tutores Inteligentes (Intelligent Tutoring Systems).

O que um Sistema Tutor Inteligente ?

Os STI so programas de computador com propsitos educacionais e que incorporam tcnicas de Inteligncia Artificial. Oferecem vantagens sobre os CAIs (Instruo Assistida por computador), pois podem simular o processo do pensamento humano para auxiliar na resoluo de problemas ou em tomadas de decises [FOW91].

O que um Sistema Tutor Inteligente ?


Os sistemas tutores inteligentes so uma composio de diversas disciplinas como psicologia, cincia cognitiva e inteligncia artificial. O objetivo principal destes sistemas a modelagem e representao do conhecimento especialista humano para auxiliar o estudante atravs de um processo interativo. Os STIs derivam dos programas CAI ( Computer Assisted Instruction) e oferecem vantagens sobre estes, porque podem simular o processo do pensamento humano, dentro de um determinado domnio, para auxiliar em estratgias nas solues de problemas ou nas tomadas de decises

O que um Sistema Tutor Inteligente ?

Principais Caractersticas dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI)


D-se o adjetivo de Inteligente para contrast-lo com os sistemas tradicionais de instrues assistidas por computador (CAI), sendo uma diferena marcante o uso de tcnicas de Inteligncia Artificial nos STI. Uma razo para atribuir inteligncia a estes sistemas,est na sua capacidade de resolver os problemas que apresenta aos alunos, e explicar como os fez. Ao contrrio dos sistemas CAI tradicionais, os STI permitem um maior grau de individualizao na instruo; em particular, um STI relaciona a instruo com o entendimento das metas e crenas do aluno.

Principais Caractersticas dos Sistemas Tutores Inteligentes (STI)


Num sistema CAI no inteligente, a ordem e o plano de interao esto pr-definidos; enquanto que num STI se usam tcnicas de IA tais como o planejamento, a otimizao e buscas, deixando que o sistema decida inteligentemente a ordem de apresentao do contedo ao aluno. Recentemente, se tem ampliado o uso de interfaces mais sofisticadas, que reforam a disponibilidade e facilidade de uso dos Sistemas Tutores Inteligentes. Duas tendncias importantes neste sentido so a utilizao da multimdia e a WWW.

Arquitetura Clssica dos Sistemas Tutores Inteligentes

Modelo do Aluno
Permanece o centro da pesquisa dos STI. Representa o conhecimento e as habilidades cognitivas do aluno num dado momento. Est constitudo por dados estticos e dinmicos. So usadas variadas tcnicas para construir o modelo do aluno.

Modelo do Tutor

Contem as Estratgias e as tticas de ensino.

Estratgia:Conhecimen to de como ensinar.

Modelo do Domnio
Modelo especialistas do tutor: material instrucional, gerao de exemplos, diagnsticos e simulao. Conhecimento que se deseja ensinar. Modelos: redes semnticas, frames, scripts, regras de produo, POO, entre outras. Escolha de mtodo de forma adequada . MD um banco de dados organizado em conhecimentos declarativos e procedurais num domnio especifico [MCT01].

Modelo da Interface

Uma boa interface vital para o sucesso do STI. Apresenta o material instrucional. Monitora o progresso do aluno atravs de suas respostas. rea de forte pesquisa.

A pesquisa, o desenvolvimento e o futuro dos STI .

Alguns projetos de (STI ).


Nome do Projeto
Mr. Collins http://www.eee.bham.ac.u k/bull/papers/AIED95.htm

Instituio Depart. Of Artific. Intel. University of Edinburg, U.K U.S. Air Force

Objetivo Ensino da lingua Portuguesa


Treinamento de tcnicos em manuteno de Avies Ensino de ecologia para alunos do ensino fundamental

Sherlock http://www.pitt.edu/~al/ whsher.htm MCOE http://www.inf.pucrs.br /~girafa/mcoe/mcoe.html

PUC-Rio Grande do Sul

Sistema Tutor Inteligente Para Auxiliar o aprendizado da Programao.

Objetivos .
Desenvolvimento de um sistema tutor Inteligente utilizando temas, Cenrios, objetos regionais para interagir com o aluno de uma forma natural dinmica e intuitiva possibilitando com isso o aprendizado do contedo ensinado.

Sistema Tutor Inteligente Para Auxiliar o aprendizado da Programao.

Caractersticas .
Sistema WEB Dinmico . Utilizao de recursos multimdia. nfase em temas regionais. Utilizao de tcnicas e Metodologias pedaggicas. Uso de Inteligncia Artificial . Interface com caractersticas voltadas a jogos srios.

O futuro dos STI


Domnios de ferramentas cognitivas especficas. Educao a Distncia . Aprendizagem colaborativa . Os STI verdadeiramente inteligentes .

Concluso
Antes da era da informao, a abordagem instrutivista prevalecente era suficiente. Alguns STI ainda no romperam completamente com antigos modelos de ensino/aprendizagem. Pesquisas devem ser conduzidas envolvendo pelo menos trs reas de conhecimento: Inteligncia Artificial, Psicologia Cognitiva e a Educao.

FIM.

OBRIGADO !!!

Potrebbero piacerti anche