Sei sulla pagina 1di 9

Introduo

Compostagem
A compostagem um processo de decomposio aerbia controlada e de estabilizao da matria orgnica em condies que permitem o desenvolvimento de temperaturas termoflicas, resultantes de uma produo calorfica de origem biolgica, com obteno de um produto final estvel, sanitizado, rico em compostos hmicos e cuja utilizao no solo, no oferece riscos ao meio ambiente. A eficincia do processo de compostagem est diretamente relacionada a fatores que proporcionam condies timas para que os microrganismos aerbios possam se multiplicar e atuar na transformao da matria orgnica. O conjunto de fatores condicionantes para o bom desenvolvimento de um sistema biologicamente complexo como a compostagem deve ser balizado por uma srie de parmetros, sendo que cada tipo de material a ser compostado exige uma combinao tima de umidade, aerao, relao C/N, pH, granulometria e altura de leira. A presente reviso objetiva identificar e analisar os principais fatores que, direta ou indiretamente, afetam a atividade microbiolgica durante a compostagem.

Classificao da Matria Prima


1. Classificao segundo a natureza qumica Resduos orgnicos ricos em Carbono ricos em Azoto Resduos minerais (adjuvantes de compostagem) resduos bsicos (calcrios, cinzas,) sais residuais (carbonato de clcio, sulfatos, fosfatos,) 2. Classificao segundo o estado fsico Resduos slidos ( RSU, madeira, palha, lamas desidratadas,) Resduos em suspenso (lamas de tratamento de efluentes,) Resduos lquidos (efluentes agro-alimentares, lamas frescas lquidas,) 3. Classificao segundo a origem Resduos provenientes de atividade domstica Resduos provenientes do setor da distribuio e servios Resduos do setor primrio resduos agrcolas resduos de indstrias extrativos Resduos provenientes do tratamento de efluentes lquidos e gasosos.

Fases
O processo de compostagem pode ser dividido em duas fases, denominadas degradao ativa e maturao ou cura, embora alguns autores dividam esse mesmo processo em trs fases distintas, conhecidas como decomposio, semimaturao e maturao ou humificao, onde a fase de semimaturao estaria envolvendo o final da fase de degradao ativa e grande parte da fase de maturao, quando comparada s divises em apenas duas fases.

Imagem 1

Fatores que interferem


Os principais fatores que governam o processo de compostagem so: a) Microrganismos: A converso da matria orgnica bruta ao estado de matria humificada um processo microbiolgico operado por bactrias, fungos e actinomicetes. Durante a compostagem h uma sucesso de predominncias entre as espcies envolvidas. b) Umidade: A presena de gua fundamental para o bom desenvolvimento do processo. Entretanto, a escassez ou o excesso de gua pode desacelerar a compostagem. c) Aerao: A compostagem conduzida em ambiente aerbio, alm de mais rpida, no produz odores putrefatos nem proliferao de moscas. d) Temperatura: O metabolismo exotrmico dos microrganismos, durante a fermentao aerbia, produz um rpido aquecimento da massa. Cada grupo especializado e desenvolve-se numa faixa de temperatura tima. Promover condies para o estabelecimento da temperatura tima para os microrganismos fundamental. e) Relao Carbono / Nitrognio (C/N): Os microrganismos absorvem os elementos carbono e nitrognio numa proporo ideal. O carbono a fonte de energia para que o nitrognio seja assimilado na estrutura. f) Preparo prvio da matria-prima: A granulometria muito importante uma vez que interfere diretamente na aerao da massa original. Partculas maiores promovem melhor aerao, mas o tamanho excessivo apresenta menor exposio decomposio e o processo ser mais demorado. g) Dimenses e formas das pilhas: Quanto ao comprimento, este pode variar em funo da quantidade de materiais, do tamanho do ptio e do mtodo de aerao. J a altura da pilha

depende da largura da base. Pilhas muito altas submetem as camadas inferiores aos efeitos da compactao. Pilhas baixas perdem calor mais facilmente ou nem se aquecem o suficiente para destruir os patognicos. O ideal que as pilhas apresentem seo triangular, com inclinao em torno de 40 a 60 graus, com largura entre 2,5 e 3,5 metros e altura entre 1,5 e 1,8 metros

Sistemas
Sendo um processo biolgico, as transformaes ocorrem de acordo com os princpios j mencionados. No entanto, os mtodos variam de sistemas particularmente artesanais, at sistemas complexos, onde os fatores interferentes so monitorados e controlados com relativa preciso. Os sistemas de compostagem, segundo Fernandes (2000), agrupam-se em trs categorias: a) Sistemas de leiras revolvidas : A mistura de resduos disposta em leiras, sendo a aerao fornecida pelo revolvimento dos materiais e pela conveco do ar na massa do composto. b) Sistema de leiras estticas aeradas : A mistura colocada sobre tubulao perfurada que injeta ou aspira o ar na massa do composto. Neste caso no h revolvimento mecnico das leiras. c) Sistemas fechados ou reatores biolgicos : Os materiais so colocados dentro de sistemas fechados, que permitem o controle de todos os parmetros do processo de compostagem. Kiehl (1985) classificou os sistemas de compostagem tambm quanto ao tempo. Neste caso os processos so lentos ou acelerados. Consideram-se lentos, aqueles os quais a matria prima disposta em montes nos ptios de compostagem aps sofrer separao de materiais no decomponveis, como o caso dos resduos domiciliares, recebendo revolvimentos peridicos para arejar e ativar a fermentao. Os processos acelerados so os que proporcionam tratamento especial matria-prima, melhorando as condies para fermentao, principalmente o arejamento e o aquecimento. A compostagem em ptio, com injeo de ar nas pilhas de composto ou exausto de seus gases, um exemplo de processo acelerado.

Processo
Os acares, os amidos e as protenas solveis so decompostos em primeiro lugar, seguindo-se de algumas hemiceluloses e demais protenas. Celulose, certas hemiceluloses, leos, gorduras, resinas e outros constituintes das plantas so decompostos mais demoradamente. As ligninas, certas graxas e taninos so os materiais considerados mais resistentes decomposio. Enquanto houver decomposio aerbia, o carbono ser liberado como gs carbnico, entretanto, se o processo tornar-se anaerbio, eliminar-se-o, alm do CO2, metano, lcool e cidos orgnicos. As protenas, por decomposio, so primeiramente hidrolisadas por enzimas proteolticas produzidas pelos microrganismos, gerando polipeptdios, aminocidos e outros derivados nitrogenados; o nitrognio orgnico convertido forma amoniacal. Ao final do processo obtm-se o hmus, ou seja, uma substncia escura, uniforme, amorfa, rica em partculas coloidais, proporcionando a este material, propriedades fsicas, qumicas e fsicoqumicas diferentes da matria-prima original. O tempo mdio para que a pilha original se decomponha at a bioestabilizao de 30 a 60 dias. Para a completa humificao, sero necessrios mais 30 a 60 dias. Desta forma, para completar-se o processo na pilha, sero necessrios aproximadamente 90 dias.

Adubao
As plantas necessitam de diversos nutrientes para crescerem sadias e nem sempre o solo onde ela est plantada dispe de todos eles, graas a isso foram inventados os fertilizantes que so compostos contendo os nutrientes necessrios para uma determinada cultura. de extrema importncia para quem vai cuidar de uma planta, mesmo que em vaso, jardim ou jardineira, conhecer os principais tipos de adubos para poder saber qual o ideal para seu cultivo, plantas com falta ou excesso de nutrientes no solo ficam fragilizadas e com aparncia aqum do desejado. A fertilizao pode ser feita de diferentes formas visando diferentes fins, por exemplo, pode se aplicar o adubo direto ao solo, tendo assim uma absoro lenta, misturado a gua de rega, para mais fcil aplicao no solo de alguns elementos que vierem a faltar, ou pulverizado nas folhas da planta, o que causa uma absoro muito rpida, ideal para a poca de florao/frutificao.

Fontes de Adubo
Os adubos podem ser obtidos a partir de diferentes fontes, sendo classificados como orgnicos inorgnicos ou minerais e os chamados adubos verdes. Adubos orgnicos: so aqueles obtidos coma de composio de restos de plantas especialmente. 2. Adubos inorgnicos: originalmente obtidos a partir de elementos minerais disponveis no ambiente. 3. Adubos verdes: obtidos especialmente a partir de leguminosas, cultivadas no ambiente antes do cultivo definitivo. As leguminosas formam associaes com fungos, constituindo as chamadas micorrizas, que fixam o nitrognio disponvel e o transferem para a planta atravs da interface formada com as razes.
1.

Classificao
A adubao pode ser classificada:

quanto ao tipo de fertilizante:

-Mineral Simples. Ex: Uria -Mineral misto Ex: n( nitrognio) p(fsforo) k(potassio) -Orgnico Simples. Ex: Esterco de Aves -Orgnico Mineral. Ex: Esterco de Aves + N P K -Orgnico Composto -Mineral Complexo

Quanto via de aplicao:

- Linha: colocado no centro, porm se a planta tiver a raiz pequena no consegue absorver o adubo, sendo assim no retira parte dos nutrientes.

Lana: colocado diretamente na planta usada em reas pequenas. Covas

Tipos de Adubao

Adubao Orgnica

Embora existam vrias fontes de adubo orgnico, como a vinhaa, adubo verde ou resduos de indstrias que trabalham com animais e plantas, o que mais utilizado em hortas caseiras e plantas ornamentais o esterco, graas a sua facilidade de obteno e o fato de apresentar bons resultados. Os adubos orgnicos apresentam efeitos lentos pelo fato que existem vrias reaes neles que demoram a ser realizadas pelos micro-organismos presentes, o que fazem deles ideais para plantas nas quais voc no queira ter que se preocupar frequentemente. Mesmo em casos onde se pretende utilizar adubos qumicos aconselhvel a utilizao de uma quantidade mnima de adubo orgnico pois ele alm de garantir um melhor ecossistema a micro-organismos naturais que coexistem com a planta, o fato de serem de absoro lenta faz com que a planta tenha uma quantidade mnima de nutrientes constante.

Adubao Mineral ou Sinttica

Geralmente se apresentam em forma de pedrinhas, p ou liquido, dependendo da forma de aplicao, tm funo de fornecer de imediato terra ou planta algum nutriente ou caracterstica que ela no tenha. Costumam ser de absoro rpida logo perdem o efeito em pouco tempo, por isso a importncia de sempre administrar um pouco de adubo orgnico ao solo tambm. Em geral as embalagens possuem trs nmeros (como 1212-16) que informam respectivamente as concentraes de nitrognio, fsforo e potssio (abreviado como NPK graas a seus smbolos na tabela peridica). Os adubos no neutros vm tambm com informaes sobre sua alcalinidade ou acidez (valor do pH), que deve ser observado pois cada planta tem sua faixa de acidez tima para se desenvolver.

Processo

Adubao no solo: Quando for plantar uma nova muda aconselhvel que voc revolva bastante a terra em volta do lugar onde ela crescer com o intuito de torn-la mais solta e facilitar o crescimento das razes e absoro de nutrientes, depois disso deve-se remover parte da terra, mistur-la ao adubo e devolv-la ao lugar.Aconselha-se para a maioria das culturas cerca de 1/3 de adubo orgnico dissolvido na terra, alm de mais um pouco de adubo qumico para suprir alguma deficincia.Se for realizar uma adubao superficial direta no solo depois do plantio, no coloque o adubo encostado ao caule, coloque ele a uma certa distncia da planta de tal maneira que conforme ocorrer as regas ele seja levado lentamente para a raiz.

Adubao por rega: Alguns adubos podem ser aplicados no solo atravs da sua dissoluo na gua utilizada durante a rega, praticamente basta dissolver a quantidade aconselhada pelo manual do produto e regar a terra com a soluo.Esse tipo de adubo menos duradouro que o misturado ao solo, mas bem til para suprir alguma falta que ocorrer por algum motivo.

Adubao foliar: a forma mais cara de adubao uma vez que ela tem ao muito rpida e nada duradoura, graas a isso utilizada de forma auxiliar apenas em culturas onde o foco produzir boas frutas ou flores vividas. Sua absoro ocorre de forma quase imediata pelas folhas da planta, mas apenas caso a acidez da soluo for correta para o tipo de planta, por isso deve-se utilizar o borrifamento de fertilizantes apenas com produtos apropriados espcie que est sendo criada e na concentrao adequada.

Concluso

8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

Compostagem. Disponivel em <http://www.pluridoc.com/Site/FrontOffice/default.aspx? module=Files/FileDescription&ID=4375&state=FD > Acesso em: 2 abr.2011. Matria prima da compostagem. Disponvel em http://pt.scribd.com/doc/51472579/4/%C2%B7-Materia-prima-de-umprocesso-de-compostagem. Acesso em : 2 abr.2011. Fases da compostagem. Disponvel em <http://www.rrr.cirp.usp.br/compostagem.html Acesso em: 2 abr.2011. Imagem 1 .Disponvel em http://domescobar.blogspot.com/2008_12_01_archive.html Acesso em: 2 abr.2011. Fatores que interferem na compostagem. Disponivel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Compostagem . Acesso em : 2 abr.2011. Adubao. Disponivel em http://www.cuidar.com.br/plantas/jardinagem/adubos-e-fertilizantes.htm. Acesso em : 2 abr.2011. Fontes de adubo. Disponivel em http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/9725/adubacao. Acesso em: 2 abr.2011. Classificao do adubo.Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Aduba %C3%A7%C3%A3o Acesso em : 2 abr.2011.

10

Potrebbero piacerti anche