Sei sulla pagina 1di 62

Thiago Boffo Yasmin Barddal Srgio Paulo Botter Jssica Chuck Rosngela Fogaa Raphaella de Loureno Storto Eduardo

Jambiski

LIXO URBANO

Monografia apresentada disciplina Metodologia e Tcnica de Pesquisa, ministrada pela Prof. Dbora

Maring 2010 Thiago Boffo Yasmin Barddal Srgio Paulo Botter Jssica Chuck Rosngela Fogaa Raphaella de Loureno Storto Eduardo Jambiski

LIXO URBANO

Monografia apresentada disciplina Metodologia e Tcnicas de Pesquisas, ministrada pela professora Dbora

Aprovada em:

______________________________________ Prof. Dbora Faculdade Maring _____________________________________ Prof............................................. Faculdade Maring ____________________________________ Prof............................................ Faculdade Maring

Maring 2010 DEDICATRIA

Professora Dbora por orientar-nos e conduzir nossos saberes para a concluso deste trabalho.

AGREDECIMENTOS

A Deus, Pois sem Ele, nada seria possvel, e nos permite a vida, e nos d discernimento e sabedoria para a conduo de nosso arbtrio. Ao Mestre professora Dbora que, pacientemente, esta contribuindo para a formao de um novo saber. A famlia s nossas famlias que nos incentivam sempre, colaborando com todas as foras para o nosso xito. Aos Sbios H dois tipos de sabedoria: a inferior e a superior. A sabedoria inferior dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior dada pelo quanto tem de conscincia do que no sabe. A sabedoria superior tolera, a inferior julga; A sabedoria superior perdoa, a inferior condena.

RESUMO

O meio ambiente vem sofrendo transformaes impostas pelo homem, desde quando este se tornou sedentrio e iniciou o cultivo de plantas e criao de animais para a sua sobrevivncia. Com o crescimento das populaes intensificou-se a explorao dos recursos naturais, no existindo a preocupao em preservar o meio ambiente. Quando a natureza deu ao homem evidentes sinais que estava sentindo a agresso a ela imposta, iniciarem-se, a poucas dcadas, manifestaes em prol da conscientizao das naes sobre a preservao e utilizao racional dos recursos naturais disponveis. Criam-se, ento, fruns mundiais para estudos de medidas de regulamentao e padronizao no trato do meio ambiente. O Brasil ganha legislao especfica. No entanto, persiste, ainda, uma das agresses ao meio ambiente e tambm ao prprio homem, o problema milenar da produo do Lixo Urbano. Com o desenvolvimento industrial e as novas tecnologias, aliados ao rpido crescimento das aglomeraes urbanas, colimadas com a deficiente infra-estrutura das cidades, os resduos slidos, que agora j no podem ser depositados nas ruas ou mesmo em aterros a cu aberto, tornaram-se um grande e urgente problema a ser equalizao. Este trabalho tem como objeto demonstrar que os resduos slidos carecem de maior ateno da sociedade e dos rgos gestores, bem como evidenciar a evoluo da legislao pertinente, e as possveis solues na gerao e destinao desses materiais. Palavras chave: Meio ambiente, direito ambiental e lixo urbano.

ABSTRACT

The environment has been undergoing changes wrought by man, since when it became sedentary and began planting crops and raising animals for their survival. With population growth instensificou the exploitation of natural resources, and there's concern to preserve the environment. When nature gave man to man were obvious signs that her sense of aggression imposed-started, a few decades ago, demonstrations in support of awareness of the nations on the preservation and rational use of natural resources. Are created, then global forums to study and standardize the regulatory measures in dealing with the environment. Brazil wins specific legislation. However, there remains still one of the attacks on the environment and also to the man himself, the age-old problem of the production of Urban Garbage. With industrial development and new technologies, combined with rapid growth of urban agglomerations, collimated with the poor infrastructure of cities, solid waste, which now can no longer be deposited in the streets or even in landfill sites, became a large and urgent problem to be equalizing. This work aims to demonstrate that solid waste need greater attention from society and the governing bodies, as well as showing the evolution of legislation, and possible solutions in the generation and disposal of these materials. Key words: environment, environmental law and urban waste

SUMRIO

INTRODUO

Este trabalho apresentar as conceituaes dadas ao termo meio ambiente, e as legislaes que regulamentam a sua integrao com homem. A evoluo do homem e a influncia que exerce, desde os primrdios da humanidade, na transformao do meio ambiente. Tornando-se esta matria um assunto de interesse global, fez-se necessrio criar regulamentos e leis para a proteo ambiental, e este trabalho trar o histrico do direito ambiental no Brasil e as leis que na sua histria regeram a relao com o meio ambiente. Conceituar o direito ambiental dentro da poltica nacional de meio ambiente. No captulo 3, foco principal do trabalho, conceituar lixo urbano, com a exposio das suas formas de apresentao e origens, causas da gerao do lixo urbano, trazendo sua destinao e as alternativas possveis para a equalizao dos problemas que atualmente o lixo urbano causa ao homem e ao meio ambiente. A metodologia utilizada para a produo deste trabalho foi a pesquisa bibliogrfica.

1 MEIO AMBIENTE

1.1 Conceito de Meio Ambiente (Thiago Boffo)

O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e no-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma regio dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes: Completo conjunto de unidades ecolgicas que funcionam como um sistema natural sem uma massiva interveno humana, incluindo toda a vegetao, animais, microorganismos, solo, rochas, atmosfera e fenmenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Recursos e fenmenos fsicos universais que no possuem um limite claro, como ar, gua, e clima, assim como energia, radiao, descarga eltrica, e magnetismo, que no se originam de atividades humanas. O ambiente natural se contrasta com o ambiente construdo, que compreende as reas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem. Matheus Braga afirma:
Meio ambiente o conjunto de interaes fsicas, qumicas e biolgicas que permitem e abriga vidas de varias formas, como plantas, pssaros e outros tipos de animais, inclusive o ser humano. Quando pensamos em meio ambiente logo vem a nossa cabea uma imagem de florestas, grama e arvores, no est errada, mas na verdade meio ambiente no apenas isso, essa imagem de floresta e apenas um exemplo de meio ambiente.Tudo que tenha um clima bom e condies para se viver pode ser considerado parte do meio ambiente, lgico que isso uma viso um pouco mais profundo do assunto, mas a mais correta1.

De acordo com a resoluo CONAMA 306:2002, Meio Ambiente o conjunto de condies, leis, influencia e interaes de ordem fsica, qumica, biolgica, social, cultural e urbanstica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Encontra-se na ISO 14001:2004 a seguinte definio sobre meio ambiente: circunvizinhana em que uma organizao opera, incluindo-se ar, gua, solo, recursos naturais, flora fauna, seres humanos e suas inter-relaes.

BRAGA, Matheus. O Meio ambiente. Disponvel em: <http://www.blogers.com.br/conceito-de-meioambiente/>. Acesso em: 24 Set. 2010.

10

Uma organizao responsvel pelo meio ambiente que a cerca, devendo, portanto, respeit-lo, agir como no poluente e cumprir as legislaes e normas pertinentes (ISO 14001). No Brasil muitas questes relacionadas ao meio ambiente so tratadas pelo STF ( Supremo Tribunal Federal ), em vista que as matrias que regem o assunto ainda carecem de um perfeito entendimento nacional. Um tema recorrente no Supremo Tribunal Federal e que ainda voltar pauta da Corte para grandes debates, como os julgamentos das aes que questionam as normas que probem a importao de pneus usados ou que tratam da proteo das cavernas brasileiras. Em decises recentes, o STF se pronunciou sobre a demarcao de terras indgenas, com regras para a explorao dos meios naturais, e sobre o uso de amianto na construo civil. Alguns casos que aguardam a deciso do STF e alguns que j foram julgados. Aguarda julgamento pelo STF a Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI 4218) ajuizada contra o Decreto 6.640/2008, que trata da proteo das cavernas brasileiras. Em 27 de maro deste ano, o ministro Eros Grau determinou o julgamento da ao em definitivo e diretamente pelo Plenrio da Corte. A ao foi proposta pela Procuradoria Geral da Repblica sob a alegao de que os critrios de utilizao de cavernas somente podem ser fixados por lei, e no por meio de decreto, conforme o pargrafo 3 do inciso III da Constituio Federal. Outro dispositivo constitucional violado seria o inciso IV do artigo 84, que veda a edio autnoma de decretos. Um exemplo das dificuldades na definio de conceitos e aplicaes legais sobre o meio ambiente o Cdigo Florestal. Aguarda deciso final do STF a ao que trata do Cdigo Florestal. Em 1 de setembro de 2005, o Plenrio decidiu manter a eficcia dos dispositivos do Cdigo Florestal questionados na Ao Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3540, proposta pela Procuradoria Geral da Repblica. A ao contesta o artigo 1 da Medida Provisria n 2.166/01 na parte em que alterou o artigo 4, caput e pargrafos 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 do Cdigo Florestal (Lei 4.771/65). Esses dispositivos prevem a alterao ou supresso de vegetao de rea de preservao permanente por meio de autorizao dos rgos ambientais do Poder Executivo. Em 19 de maro deste ano, o Plenrio concluiu o julgamento sobre a demarcao da reserva indgena Raposa Serra do Sol, em Roraima. No julgamento da Petio 3388, o Tribunal decidiu que a terra indgena deve ter demarcao contnua e que os produtores de arroz que l se encontravam deveriam deixar a regio.

11

Os ministros ainda impuseram 19 condies para firmar a ocupao da terra pelos ndios de forma a manter a soberania nacional. Entre elas, a atuao das Foras Armadas da Polcia Federal na rea indgena independentemente de consulta a comunidades indgenas envolvidas e FUNAI. J em 22 de abril deste ano, o ministro Ricardo Lewandowski indeferiu o pedido de liminar na Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 109. Na ao, a Confederao Nacional dos Trabalhadores na Indstria (CNTI) contesta lei municipal de So Paulo que probe o uso do amianto na construo civil. O ministro Lewandowski fundamentou sua deciso no julgamento do Plenrio na Ao Direita de Inconstitucionalidade (ADI 3937), no qual a Corte decidiu que, por uma questo de sade, a lei que probe o amianto estava de acordo com a Constituio Federal. Esse julgamento ocorreu em 4 de junho de 2008. O Supremo manteve por 7 votos a 3 a vigncia da Lei paulista 12.684/07, que proibiu o uso de qualquer produto que utilize o amianto no estado. Atualmente tramitam no STF 376 processos que tratam especificamente de matria ambiental, cujos assuntos mais comuns so: concesso ou revogao de licena ambiental, crimes contra o meio ambiente e o patrimnio gentico, danos flora e fauna brasileiras, unidades de conservao da natureza, poluio, aplicao de multas ambientais, entre outros. Alm disso, existem outras 164 aes que envolvem questes indgenas que, em geral, so afetadas tangencialmente pela questo meio ambiental, como o uso dos recursos naturais localizados em reservas ou reas de preservao destinadas aos ndios. Concluo mediante o estudo feito sobre o conceito do Meio ambiente e tudo o que nos rodeia sendo vivo ou no o que faz parte do nosso dia-a-dia cada dia vem sendo estudado mais o meio ambiente tanto no mbito Jurdico. evidente que isso decorre do fato de que a cada dia, tambm, os problemas ambientais so maiores. Portanto, o meio ambiente necessariamente faz parte de nossas vidas e que tambm fazemos parte. O meio ambiente esta em vrios problemas, assim podemos citar algum deles : falta de esgoto sanitrio, da falta de gua, da energia eltrica, do ar poludo, da qualidade dos alimentos, da disposio dos vrios tipos de lixo e etc. Ento o Meio Ambiente e a nossa vida e onde vivemos e tudo que nos rodeia.

12

1.2 O Homem Transformando o Meio Ambiente

(Yasmin Barddal)

Habitando sobre a Terra h poucos milhares de anos, um instante apenas da histria do planeta, o homem , todavia, o animal que mais profundamente vem transformando o ambiente que o rodeia. Tudo ter comeado h cerca de 9000 anos, quando ergueu as primeiras construes. Da at ao momento presente, mudou o mundo. Comeou a praticar a agricultura, seleccionando espcies e combatendo outras; desenvolveu mtodos para modificar as plantas segundo as suas convenincias; domesticou animais e transformou-os, por necessidade ou prazer. Introduziu novos animais e plantas em stios em que no existiam, provocando profundas transformaes nos ecossistemas. Provocou o desaparecimento de espcies em vastas regies e favoreceu o surgimento de outras. Criou habitats artificiais (como as monoculturas e as cidades) onde se instalaram e a que se adaptaram uma enorme diversidade de animais. Espalhou inseticidas por toda a Terra, com isso alterando os ecossistemas. Produziu inmeros detritos, desde os lixos urbanos, aos gases fabris que foi despejando na Natureza, julgando que o mundo to grande que, de alguma maneira, todos os venenos gerados pela sua actividade desaparecero. Capturou espcies animais precisas em tal quantidade que desequilibrou as populaes, quebrando ciclos naturais. Est a destruir as florestas tropicais. Mas se o poder do homem para mudar a face da Terra hoje imenso, amanh ser, por certo, ainda maior. O prprio homem se encarrega de quebrar o ciclo natural da sobrevivncia. E em nome do conforto, do bem estar - e mais, do poder - o homem est transformado o seu meio ambiente, trazendo a poluio e provocando tragdias ecolgicas. Isso porque no est sabendo explorar adequadamente os recursos renovveis e no-renovveis da natureza. At meados do sculo 19, a actividade do homem no concorria de forma to acentuada para provocar mudanas drsticas que pudessem alterar a biosfera. A partir de revoluo industrial, entretanto, e das grandes guerras mundiais, que essas transformaes comearam a ser sentidas com intensidade. nessa poca que a Inglaterra comea a conhecer os problemas de poluio do ar e da gua. A medida que o homem foi adaptando o meio ambiente s suas exigncias progressistas, criando vacinas, meios de transportes, novas habitaes, aparelhos sofisticados, novas formas de energia, explorando desordenadamente os recursos naturais, foi causando impactos e poluindo o ambiente.

13

Impacto Ambiental a alterao no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade. Estas alteraes precisam ser quantificadas, pois apresentam variaes relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas. importante saber que avaliar as conseqncias de algumas aes, par que possa haver a preveno da qualidade de determinado ambiente que poder sofrer a execuo de certos projetos ou aes, ou logo aps a implementao dos mesmos. As aes humanas sobre o meio ambiente. Pode ser positivo ou negativo, dependendo da qualidade da interveno desenvolvida. A cincia e a tecnologia podem, se utilizadas corretamente, contribuir enormemente para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e no negativo. De acordo com o tipo de alterao, pode ser ecolgica, social e/ou econmica. Impacto ambiental deve ser entendido como um desequilbrio provocado por um choque, resultante da ao do homem sobre o meio ambiente. No entanto, pode ser resultados de acidentes naturais: a exploso de vulco pode provocar poluio atmosfrica. Mas devemos dar cada vez mais ateno aos impactos causados pela ao do homem. Quando dizemos que o homem causa desequilbrios, obviamente estamos falando do sistema produtivo construdo pela humanidade ao longo de sua historia. Estamos falando do particularmente do capitalismo, mas tambm do quase finado socialismo. Um impacto ocorrido em escala local pode ter tambm conseqncias em escala global. Por exemplo, a devastao de florestas tropicais por queimadas para a introduo de pastagens pode provocar desequilbrios nesses ecossistemas naturais. Mas a emisso de gs carbnico como resultado da combusto das rvores vai colaborar para o aumento da concentrao desse gs na atmosfera, agravando o efeito estufa. Assim, os impactos localizados, ao se somarem, acabam tendo um efeito tambm em escala global. A industrializao, acompanhada da urbanizao, causou grandes impactos ambientais nas cidades em que se processou com maior intensidade. Convm ressaltar, no entanto, que eles tambm foram e so verificados em meios ambientes afastados das cidades, em decorrncia da construo de grandes empreendimentos de engenharia, como usinas hidreltricas, termoeltricas e termonucleares, da explorao mineral, da construo de ferrovias e rodovias, sempre motivadas pela prpria industrializao (sem considerar os impactos causados pela agricultura, pecuria, silvicultura, caa e pesca). . As mudanas no meio ambiente so diretas no cenrio local, premeditadas no sentido da implantao, mas imprevistas a respeito das alteraes nos fluxos de energia e no meio ambiente. Se a urbanizao diretamente cria ambientes que so avaliados como positivos a sade e ao bem-estar das pessoas, ao mesmo tempo gera efeitos que podem

14

promover a desestabilizao do ecossistema. Muitos impactos indiretos encontram-se associados a urbanizao normalmente imprevistos e no planejados, ocasionando conseqncias positivas ou negativas, tanto a curto como a longo prazo. O impacto direto e imediato no meio ambiente consiste na mudana paisagstica, substituindo o cenrio expressivo da cobertura vegetal pelo do casario e ruas, com a aglutinao de um contingente populacional. Ao lado do aspecto visual externo, implanta-se tambm uma rede de comunicaes e novos fluxos para o abastecimento das necessidades. Interligam-se transformaes outras ligadas com a agricultura e o comrcio regionais. Nesse sentido a analise do impacto ocasionado pela urbanizao no meio ambiente insere-se no contexto da organizao espacial e deve ser acompanhada na escala histrica, e avaliada em termos das mudanas no mbito regional. Poluio qualquer degradao das condies ambientais, do habitat de uma coletividade humana. uma perda, mesmo que relativa, da qualidade de vida em decorrncia de mudanas ambientais. So chamados de poluentes os agentes que provocam a poluio, como um rudo excessivo, um gs nocivo na atmosfera, detritos que sujam rios ou praias ou ainda um cartaz publicitrio que degrada o aspecto visual de uma paisagem. O problema da poluio, portanto, diz respeito qualidade de vida das aglomeraes humanas. A degradao do meio ambiente do homem provoca uma deteriorao dessa qualidade, pois as condies ambientais so imprescindveis para a vida, tanto no sentido biolgico como no social. Foi a partir da Revoluo Industrial que a poluio passou a constituir um problema para a humanidade. lgico que j existiam indcios de poluio, mas o grau aumentou muito com a industrializao e urbanizao, e a sua escala deixou de ser local para se tornar planetria. Isso no apenas porque a indstria a principal responsvel pelo lanamento de poluentes no meio ambiente, mas tambm porque a Revoluo Industrial representou a consolidao e a mundializao do capitalismo, sistema scio-econmico dominante hoje no espao mundial. E o capitalismo, que tem na indstria a sua atividade econmica de vanguarda, acarreta urbanizao, com grandes concentraes humanas em algumas cidades. A prpria aglomerao urbana j por si s uma fonte de poluio, pois implica numerosos problemas ambientais, como o acmulo de lixo, o enorme volume de esgotos, os congestionamentos de trfego, etc. Alm disso, o capitalismo se expandiu e unificou o mundo, criando uma viso internacional do trabalho. A partir da Revoluo Industrial, com o desenvolvimento do capitalismo, a natureza vai pouco a pouco deixando de existir para dar lugar a um meio ambiente

15

transformado, produzido pela sociedade moderna. O homem deixa de viver em harmonia com a natureza e passa a domin-la, dando origem ao que se chama de segunda natureza: a natureza modificada pelo homem, como o meio urbano com seus rios canalizados, solos cobertos por asfalto, vegetao nativa completamente devastada, assim como a fauna original da rea, etc., que muito diferente da primeira natureza, a paisagem natural sem interveno humana. Desde os tempos mais remotos, o homem costuma lanar seus detritos nos cursos de gua. At a Revoluo Industrial, porm esse procedimento no causava problemas, j que os rios, lagos e oceanos tm considervel poder de autolimpeza, de purificao. Com a industrializao, a situao comeou a sofrer profundas alteraes. A industrializao acompanhada da urbanizao causou grandes impactos ambientais nas cidades em que se processou com maior intensidade. Convm ressaltar, no entanto, que eles tambm foram e so verificados em meios ambientes afastados das cidades, em decorrncia da construo de grandes empreendimentos de engenharia, da explorao mineral, da construo de ferrovias e rodovias, sempre motivadas pela prpria industrializao. O volume de detritos despejados nas guas tornou-se cada vez maior, superando a capacidade de purificao dos rios e oceanos, que limitada. Alm disso, passou a ser despejada na gua grande quantidade de elementos que no so biodegradveis, ou seja, que no so decompostos pela natureza. Tais elementos como os plsticos, a maioria dos detergentes e os pesticidas, vo se acumulando nos rios, lagos e oceanos, diminuindo a capacidade de reteno de oxignio das guas e, conseqentemente, prejudicando a vida aqutica. Como j dito, a natureza vem sendo transformada pelo homem que destri e contribui na maioria das vezes com a extino de espcies animais e vegetais existentes no planeta, tambm colabora atravs de prticas inconseqentes para a poluio do ar, do solo e principalmente da gua. Nossa sade est integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense, que com ele est sendo destruda principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqentemente, o futuro deste planeta. H milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, atravs de agresses como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsvel pela degradao da natureza e do meio ambiente. Apesar de o homem ser parte integrante da natureza, ele a destri. Por qu? Esta uma pergunta que dever ser respondida antes que as prximas geraes venham sofrer

16

conseqncias dramticas causadas pelas aes mal planejadas do homem. Existem muitos exemplos de poluio e degradao da natureza e garanto-lhes que por detrs de todos, o homem est presente. A preocupao com o meio ambiente deve fazer parte da vida de cada cidado, e dos governantes. Todos devem tornar as cidades em que vivemos um lugar prazeroso e saudvel. O tratamento de esgoto, a fiscalizao das indstrias, a criao de parques e praas com muito verde, a fiscalizao das reas de preservao ambiental so algumas das atribuies que os governantes e cidados tm por obrigao zelar. Devemos contribuir para diminuir a poluio fazendo a nossa parte: separando o lixo para ser reciclado, no sujando as ruas e lugares pblicos, no jogando lixo nas encostas e rios, economizando gua e luz, evitando usar garrafas pet, etc. Para cada problema existe uma soluo possvel, o ideal evitar que os problemas aconteam. melhor agirmos com precauo em todas as nossas aes. Assim o cu ficar mais azul e as cidades sero lugares agradveis de morar. Devemos nos conscientizar de que fazemos parte da natureza assim, quando a desrespeitamos estamos nos desrespeitando tambm.

17

2 DIREITO AMBIENTAL

2.1 Histrico do Direito Ambiental

(Srgio Paulo Botter)

O surgimento de uma preocupao ambiental no mundo est intimamente ligada ao crescimento populacional, isto devido circunstncia lgica de que os recursos naturais deveriam, em tese, igualmente aumentar, porm o que ocorreu foi exatamente o contrrio. Para Oliveira Jnior, 2006, antigamente o esprito exploratrio era desenfreado e sem critrios, o que motivou os cientistas a comearam a estudar a questo2. Thomas Robert Malthus, influenciado pelas teses de Adam Smith e David Hume, no final do sculo XVIII, afirmou a tendncia do crescimento da populao ser em progresso geomtrica enquanto os alimentos somente aumentam em progresso aritmtica. Chegar o dia em que a populao ser maior que os meios de subsistncia,[...]. Esta posio assustou deveras o mundo pelo elevado pessimismo quanto ao futuro da espcie humana, principalmente o ocidental, e despertou mais ainda a necessidade premente do estabelecimento de regras para o controle do uso dos recursos ambientais, sob pena de no futuro condenarmos nossos descendentes.3

2.1.1 Direito ambiental no Brasil

(Srgio Paulo Botter)

No Brasil, em matria de proteo ambiental, (FREITAS, 2002), temos como primeiros normativos as Ordenaes do Reino (Afonsinas, Manoelinas e Filipinas)4 que

MALTHUS, Thomas Robert. Ensaio sobre os Princpios da Populao. Apud OLIVEIRA JNIOR, Zedequias de. Disponvel em: <http://www.ufrr.br/component/option,com_docman/Itemid,0/task... - 55k>. Acesso em: 15 Set 2010 3 Ibid 4 Afonsinas, Livro V, Ttulo LVIV, proibio do corte deliberado de rvores frutferas; Manoelinas, Livro V, Ttulo LXXXIV, vedao da caa de perdizes, lebres e coelhos com redes, fios, ou outros meios e instrumentos capazes de causar dor e sofrimento na morte desses animais e Filipinas, Livro LXXV, Ttulo LXXXVIII, pargrafo stimo, protegia as guas punindo com multa quem jogasse material que as sujasse ou viesse a matar os peixes.

18

pontualmente exigiram velamento da natureza e, inclusive, com aplicao de sanes para as hipteses que entendiam graves para a Coroa. Seguindo, com um pouco mais de amplitude histrico-constitucional, a Constituio Federal imperial outorgada, de 25.03.1824, sequer tratou da matria, e somente no ano de 1830 que fez constar no Cdigo Penal, os Art. 178 e 257 que puniam o corte ilegal de rvores.5 DA SILVA, 2004, consta que a Constituio Federal Republicana promulgada, em 24.02.1891, previu a competncia da Unio para legislar sobre minas e terras, sendo que sob sua vigncia foi aprovada e entrou em vigor o Cdigo Civil de 1916,6 que em diversos dispositivos relacionados a direitos de vizinhana7 protegiam o meio ambiente, s que de forma indireta e reflexa, atrelando-o ao interesse privado, representando ntida limitao a sua defesa pois o interesse ambiental somente seria de fato tutelado quando surgisse para o particular prejuzo ou risco de ameaa ao seu pretenso direito. Esta representou para o ordenamento jurdico ambiental brasileiro um avano significativo. O primeiro Cdigo Florestal8 coibiu maus tratos a animais.9 J a Constituio Federal promulgada, em 16.07.1934, por seu turno ampliou o leque legislativo anterior para disciplinar as riquezas do subsolo, metalurgia, gua, energia hidreltrica, florestas, caa e pesca e sua explorao. A Constituio Federal outorgada, em 10.11.1937, praticamente repetiu a anterior, o mesmo se diga com respeito a promulgada, em 18.09.1946. [...] o Cdigo Penal de 1940, que tipificou condutas que indiretamente englobam o meio ambiente. Sob os auspcios da CF/46 entrou em vigor o vigente Cdigo Florestal brasileiro, Lei n 4.771, de 18.09.1965, e Lei da Ao Popular-Lei n 4.717/65, que enfocava proteo aos interesses artstico, esttico, histrico ou turstico10, Lei de Proteo a Fauna, Lei 5.197/67, que no seu Art. 34 trazia a inafianabilidade dos crimes nela previstos e o Cdigo de Pesca, Decreto-Lei n 221/67.11

FREITAS, Wladimir Passos de. A Constituio Federal e a efetividade das normas ambientais. 2. ed. rev. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 19. 6 Lei n 3.071, de 01.01.1916 7 Art. 572 e 578, respectivamente direito de construir e construo de estrebarias, currais, pocilgas e estrumeiras, dentre outras que causem incmodo 8 Decreto-Lei n 23.793, de 23.01.1934 e o Decreto-Lei n 24.645, de 10.07.1934 9 DA SILVA, Jos Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. rev. e atual. Editora Malheiros: So Paulo, 2004. p. 41-42. 10 O meio-ambiente, como termo jurdico, somente veio a ser inserido como obrigao a partir da CF/88, Art. 5, inciso LXXIII 11 DA SILVA, Jos Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. rev. e atual. Editora Malheiros: So Paulo, 2004. p. 42

19

Em 24.01.1967, fora outorgada a Constituio Federal, substancialmente alterada com a emenda constitucional n 01, de 17.10.1969. [...] propiciou, em 31.08.1981, a publicao da Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente, que teve como pressuposto a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente. realizada em Estocolmo, Sucia, de 5 a 16 de junho de 1972, da qual o Brasil veio a contribuir de certo modo negativamente por que pretendia implantar o desenvolvimento a todo custo, no entanto restou vencido e acatou a deliberao da maioria. O primeiro diploma normativo do Brasil que tratou de proteo ambiental foi o Decreto-Lei n 1.413, de 14.08.1975, que abordava a preveno sobre ocorrncia de poluio de indstrias. Nesta lei de poltica nacional h definio de meio ambiente como sendo o conjunto de condies, leis, influncias e interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas (art. 3, inciso I, da Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente) e o de poluio que a degradao ambiental genrica, exigindo como instrumento da poltica nacional o licenciamento ambiental para os empreendimentos ou atividades considerados efetiva ou potencialmente poluidores e os que possam causar degradao ambiental (Art. 9, inciso IV c/c Art. 10) e como um dos princpios a recuperao do meio ambiente degradado(Art. 2, inciso VIII).12 Como fonte imediata do direito ambiental e de integrao, a Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente previu desde princpios norteadores das polticas pblicas, objetivos e instrumentos capazes de implement-la, como tambm criou o SISNAMA13, do qual so integrantes os rgos ambientais da Unio (IBAMA), dos Estados e dos Municpios, e consignou de relevante a exigncia de licena ambiental para eventual liberao de financiamento pblico (Art. 12).14 Pela primeira vez surgiu um mecanismo formal de tutela jurisdicional do meio ambiente, incumbindo tanto o Ministrio Pblico Estadual quanto o Federal o poderdever de adotar providncias no sentido do resguardo deste superior interesse, inclusive, possibilitando a promoo da ao penal, nos casos das infraes penais ambientais (crimes ou delitos ou ilcitos penais e contravenes penais) quanto a propositura da ao civil pblica.
12

DA SILVA, Jos Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. rev. e atual. Editora Malheiros: So Paulo, 2004. p. 41. 13 Sistema Nacional do Meio Ambiente 14 LEME MACHADO, Paulo Affonso. Direito ambiental brasileiro. 9. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Malheiros, 2001. p. 304.

20

Este regramento trouxe para o direito brasileiro


a responsabilidade objetiva ou sem culpa em consonncia com a teoria da responsabilidade objetiva, instituto jurdico este por demais salutar e, em tese, eficiente para o pronto resguardo, isto porque implica no dever do rgo acusatrio demonstrar a prtica do ato, o seu autor e, como conseqncia, o nexo de causalidade, e defesa que incumbe o direito de provar o contrrio, ou seja, inverte-se o nus da prova em prol do meio ambiente (Art. 14, 1), isto em matria civil, pois na penal a responsabilidade de ordem subjetiva. O doutrinador Srgio Ferraz, pioneiramente aduziu que em termos de dano ecolgico, no se pode pensar em outra colocao que no seja a do risco integral.15

O professor Leme Machado, 2004, exara com singular preciso o seguinte: quem danificar o ambiente tem o dever jurdico de repar-lo. Presente, pois, o binmio dano/reparao. No se pergunta a razo da degradao para que haja o dever de reparar16. Foi com Constituio Federal promulgada de 1988 que quebrou paradigmas e estabeleceu regras e princpios de proteo para o meio ambiente, recepcionando inmeras normas editadas antes de sua entrada em vigor. que ocorreu no dia 05.10.1988, no Dirio Oficial da Unio n 5 A, como o Cdigo Florestal, a Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente, a Lei da Ao Civil Pblica, Lei do Patrimnio Histrico, dentre outros. Elevou o meio ambiente como norma-princpio fundamental, configurando-o como clusula ptrea e desta forma no pode ser abolido por emenda constituio.17 O Art. 22518 assegurou o interesse das futuras geraes, e no s a presente deve ser observada . Estabeleceu, no geral, o meio ambiente como objeto comum de anlise, regulao e tutela para todos os entes federados. Somando estes fatores fundamentais com a imprescindibilidade de Estudo Prvio de Impacto Ambiental-EPIA e controle da poluio das atividades ou empreendimentos que direta ou indiretamente comportem em risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, seguindo as premissas do licenciamento ambiental e aplicao do princpio da publicidade, percebe-se o condo visionrio e acautelatrio da Carta Magna.19

15

DA SILVA, Jos Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. rev. e atual. Editora Malheiros: So Paulo, 2004. p. 41.-42 16 MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 9. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Malheiros, 2001. p. 304. 17 LANFREDI, Geraldo Ferreira. Poltica ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 71 e 199 18 Art. 225, da CF 19 VARELLA, Marcelos Dias; PLATIAU, Ana Flvia Barros. Princpio da precauo. Editora Del Rey: Belo Horizonte, 2004. p. 375.

21

Alm de prever a responsabilizao administrativa, penal e civil (obrigao de reparar os danos causados) que foram constitucionalizadas,[...], emergiu pioneiramente no Brasil, com a penalizao da pessoa fsica, coletiva ou jurdica20, pela prtica de crime ambiental, o que fora, inicialmente refutado por doutrinadores renomados de direito penal como o ex-Ministro do Superior Tribunal de Justia Luiz Vicente Cernicchiaro, mesmo porque teve inspirao, at certo ponto recente, na Conferncia das Naes Unidas para o Meio Ambiente realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, mais conhecida como ECO/92.21 Com amparo na CF/88 entrou em vigor a Lei n 9.605, de 12.02.1998. Conhecida como Lei dos Crimes Ambientais ou Lei da Vida, traz em seu bojo figuras tpicas criminais e a correlao da imposio da sano administrativa (Art. 70) que se viu implantada somente em 1999, com a regulamentao dada pelo Decreto Federal n 3.179/99. Esta lei no condensa todas as infraes penais ambientais[...]. A grande maioria dos crimes ambientais de menor potencial ofensivo22, principalmente aplicando-se analogicamente o posicionamento da Lei n 10.259/0123 que ampliou o leque para os preceitos secundrios das normas penais incriminadores que prevem em seus dispositivos sano mxima at dois anos. 24 Afirma-se que
um dos fatores que elevam tal norma legislativa ao rol das principais do Brasil a previso textual da imprescindibilidade de reparao do meio ambiente degradado para a aplicao dos benefcios descriminalizantes, como a transao penal e a suspenso condicional do processo, no que exigiu a reparao do dano ambiental com expressa demonstrao de sua implementao para a decretao da extino da punibilidade.25

Com isso descrevem-se os principais instrumentos formais de proteo ambiental no Brasil, no querendo dizer que os outros deixam de ser importantes. imperioso, entretanto, acrescer a este rol as resolues aprovadas em colegiado multidisciplinar do CONAMA26, rgo de cpula deliberativo e consultivo do SISNAMA27,

20
21

Segunda inovao, pois a primeira consta do art. 173, 5, da CF COSTA NETO, Nicolao Dino de Castro; BELLO FILHO, Ney de Barros; COSTA, Flvio Dino de Castro e. Crimes e infraes administrativas ambientais. Distrito Federal: Braslia Jurdica, 2000. p. 47-57 22 Art. 61 da Lei n 9.099/95 Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais 23 instituiu os Juizados Especiais perante o rgo do Poder Judicirio no mbito da Justia Federal 24 COSTA NETO, Nicolao Dino de Castro; BELLO FILHO, Ney de Barros; COSTA, Flvio Dino de Castro e. Crimes e infraes administrativas ambientais. Distrito Federal: Braslia Jurdica, 2000. p. 47-57 25 Ibid 26 Conselho Nacional do Meio Ambiente 27 Sistema Nacional do Meio Ambiente

22

que constitucionalmente vem normatizando28, e vem exercendo importante papel na tutela do meio ambiente. Existem, ainda, outros atos normativos federais, estaduais e do Distrito Federal, e Municipais, resolues dos conselhos ambientais, etc.,29 O surgimento do Direito Ambiental rompe [...] com o chamado antropocentrismo tradicional para dar importncia e preponderncia para o ecocentrismo, isto sem esquecer do fator humano30, considerando-o, [...] como elemento deste meio a ser resguardado, e buscando o reconhecimento do Ser Humano como parte integrante da Natureza..31 A implementao do direito ambiental, carece da adoo de poltica pblica ambiental conscientizadora, preventiva e, se for o caso, sancionatria, e que envolva os diversos setores educacionais, pblicos ou privados, meios de comunicao, assim como entidades no governamentais interessadas legitimamente na questo, para que possa surtir os efeitos desejados pela norma.32 Afinal, o meio ambiente um bem de uso comum do povo33 e ningum se escusa de cumprir a lei, alegando que no a conhece34. No Brasil existem normas jurdicas para tudo, o meio ambiente no diferente e at vem amplamente disciplinado, mas carece concretamente de sua aplicao nos moldes preconizados com este interesse fundamental por todos.

2.2 Conceito de Direito Ambiental

(Rosangela)

O Direito Ambiental a rea do conhecimento jurdico que estuda as interaes do homem com a natureza e os mecanismos legais para proteo do meio ambiente. uma cincia holstica que estabelece relaes intrnsecas e transdisciplinares entre campos
28

Amparado no Art. 8 e s. da Lei n 6.938/81-Lei de Poltica Nacional do Meio Ambiente (recepcionada pelo Art. 24, incisos VI e VIII, 1 da CF. 29 MILAR, Edis. Direito do ambiente: doutrina-prtica-jurisprudncia. So Paulo: Editora dos Tribunais, 2000. p. 93. 30 ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 6. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. p. 25, 31 Ibid 32 LANFREDI, Geraldo Ferreira. Poltica ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 71 e 199. 33 Art. 225, caput, da CF 34 Art. 3 do Decreto-Lei n 4.657/42-Lei de Introduo ao Cdigo Civil e que se aplica ao direito em geral

23

diversos, como antropologia, biologia, cincias sociais, engenharia, geologia e os princpios fundamentais do direito internacional, dentre outros. No Brasil, o emergente Direito Ambiental estabelece novas diretrizes de conduta, fundamentadas na Poltica Nacional do Meio Ambiente (lei 6.938, de 31/8/81). Esse cdigo estabelece definies claras para o meio ambiente, qualifica as aes dos agentes modificadores e prov mecanismos para assegurar a proteo ambiental. O objeto do Direito Ambiental passou por uma profunda transformao no decorrer da evoluo do movimento ambientalista at o estgio atual. medida que o carter multidisciplinar foi sedimentando-se como caracterstica indissocivel deste ramo do Direito, os valores tidos como base de toda a doutrina ambiental foi se alterando em um processo evolutivo tpico de uma doutrina ainda em formao. O presente analisa a forma como o objeto do Direito Ambiental transcendeu o paradigma antropocntrico para desenvolver ares biocntricos. No que a legislao brasileira comporte maiores digresses em tal sentido, apenas revela-se que o paradigma da natureza servil est sendo relativizado e que de forma efetiva pode-se comprovar que o meio ambiente natural j protegido por seus prprios valores e no apenas por viabilizar a via da espcie humana. O desenvolvimento tecnolgico da humanidade associado exploso demogrfica, originaram uma preocupao secundria para a manuteno da vida: a necessidade de proteo e garantia s condies mnimas para que o homem possa sobreviver. Essa preocupao, inicialmente totalmente especista e egosta, estimulou pesquisas e influenciou a populao mundial, dando origem proteo ao meio ambiente e sadia qualidade de vida. Dessa necessidade de se proteger o meio em que se vive, mesmo que dos prprios seres humanos, que se desenvolveu toda a cincia do Direito Ambiental, tornando as interaes entre homem e natureza, em uma viso simplista, merecedoras de ateno por si, e no apenas preocupaes secundrias de origens mercadolgicas. dessa forma que o Direito Ambiental nasceu e foi se estruturando concomitantemente com o crescimento do movimento ambientalista, at ser absolutamente sedimentado no ordenamento jurdico nacional com a Constituio Federal de 1988. O artigo 225 da constituio de 1988 diz que Todos tm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. A lei 6.938, regulamentada pelo decreto n 99.274, de 6 de junho de 1990, institui tambm o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), constitudo por rgos e

24

entidades da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos municpios e pelas fundaes institudas pelo poder pblico, responsveis pela proteo e melhoria da qualidade ambiental, conforme a seguinte estrutura: A legislao ambiental brasileira uma das mais avanadas do mundo. A prpria Constituio Federal dedica um captulo ao meio ambiente, com abordagem moderna e inovadora do direito de propriedade, e as constituies estaduais e legislaes municipais incorporaram o tema ambiental, ampliando o foco regional do tratamento dado pela Constituio Federal. A lei que estabelece a Poltica Nacional do Meio Ambiente foi concebida em 1981 (lei 6.938, de 31 de agosto de 1981). A principal qualidade dessa legislao foi reconhecer que a proteo jurdica ao meio ambiente demanda aes descentralizadas, em que Estados e municpios se tornam executores de medidas e providncias solidamente embasadas no postulado de que o meio ambiente representa "um patrimnio a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo. Existem 17 leis que regem o direito ambiental dentre elas: 1 - Lei da Ao Civil Pblica - nmero 7.347 de 24/07/1985 2 - Lei dos Agrotxicos - nmero 7.802 de 10/07/1989 3 - Lei da rea de Proteo Ambiental - nmero 6.902 de 27/04/1981 4 - Lei das Atividades Nucleares - nmero 6.453 de 17/10/1977 5 - Lei de Crimes Ambientais - nmero 9.605 de 12/02/1998 6 Lei da Engenharia Gentica nmero 8.974 de 05/01/1995. 7 Lei da Explorao Mineral numero 7.805 de 18/07/1989. 8 Lei da Fauna Silvestre nmero 5.197 de 03/01/1967. 9 Lei das Florestas nmero 4.771 de 15/09/1965. 10 Lei do Gerenciamento Costeiro nmero 7.661 de 16/05/1988. 11 Lei da criao do IBAMA nmero 7.735 de 22/02/1989. 12 Lei do Parcelamento do Solo Urbano nmero 6.766 de 19/12/1979. 13 Lei Patrimnio Cultural - decreto-lei nmero 25 de 30/11/1937. 14 Lei da Poltica Agrcola - nmero 8.171 de 17/01/1991. 15 Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente n 6.938 de 17/01/1981. 16 Lei de Recursos Hdricos nmero 9.433 de 08/01/1997. 17 Lei do Zoneamento Industrial nas reas Crticas de Poluio nmero 6.803 de 02/07/1980.

25

Segundo Celso Fioriolli, direito o Direito Ambiental protege a natureza para benefcio do homem ou se protege a natureza em funo dela por si s35. Para o autor, o direito ambiental um ordenamento jurdico capaz de proteger toda forma de vida, pois, em ltima instncia, toda vida influencia na sobrevivncia do planeta e, conseqentemente, na sobrevivncia humana36. O meio ambiente bem de uso comum do povo (CF, art. 225, caput), como interesse ou direito difuso, afigura-se em direito transindividual, tendo um objeto indivisvel, titularidade indeterminada e interligada por circunstncias de fato (FIORILLO, 2000, p. 6).37 J para Miguel Reale o Direito Ambiental consiste em
A civilizao tem isto de terrvel: o poder indiscriminado do homem abafando os valores da Natureza. Se antes recorramos a esta para dar uma base estvel ao Direito (e, no fundo, essa a razo do Direito Natural), assistimos, hoje, a uma trgica inverso, sendo o homem obrigado a recorrer ao Direito para salvar a natureza que morre.38

2.3 Direito Ambiental Influenciando a produo de resduos

(Jssica)

O tema lixo, abordado, um problema que precisa ganhar espao na sociedade , pois o mundo em que vivemos, baseado na produo e no consumo, sendo assim, o descarte algo inevitvel. funo do direito, de acordo com os meios legais, buscar solues e punies cabveis na relao indevida com o lixo. O Lixo algo que sempre existiu no nosso meio, pois do ser humano o hbito de descartar o que no lhe parece necessrio. Desde os primrdios essa prtica existe. Porm foi a Partir da revoluo industrial que isso se intensificou, dado ao capitalismo que emergia. Ano aps ano o consumo excessivo, e o nmero de resduos descartados tem aumentado. O lixo um dos grandes problemas socioambientais de nossos tempos. Dizemos socioambientais porque afetam no somente as questes ambientais como se pensava antes, mas tambm sociais. Temos como exemplos, as grandes catstrofes que tem
35

FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 8.ed. So Paulo: Saraiva, 2007. p.6 36 ibid 37 FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 8.ed. So Paulo: Saraiva, 2007. p.6 38 REALE, Miguel. Memrias. So Paulo: Saraiva, 1.987, v. 1, p. 297

26

acontecido nos ltimos tempos, terremotos, enchentes, chuvas torrenciais.. Todos esses fatores intervm diretamente na sociedade e na qualidade de vida. Para que aconteam mudanas na prtica da populao, muito importante, que o Direito imponha as normas e sanes que cabem no que se refere a Lixo urbano. De acordo com Mandarino (2000) no considera Resduo Slido e Lixo como sendo a mesma coisa. Para ela, o Lixo algum objeto intil, enquanto o Resduo Slido pressupe nova utilizao quer como matria-prima para produo de outros bens de consumo quer como composto orgnico para o solo, entre outros. J, Pinto (2004) diferentemente de Mandarino trata Resduo Slido e Lixo como sinnimos. O resduo slido pode ser definido como materiais heterogneos, (inertes, minerais e orgnicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteo sade pblica e economia de recursos naturais, j o lixo todo o tipo de material desnecessrio, no aproveitvel ou indesejado, originado no processo de produo e consumo de produtos teis. Conforme Mota citado por Carvalho:
Quando o lixo despejado em depsitos a cu aberto, a poluio do solo pode resultar em: aspecto esttico desagradvel; maus odores, resultantes da decomposio de detritos; proliferao de insetos e roedores, transmissores de doenas; possibilidade de acesso de pessoas, podendo ocasionar doenas por contato direto; poluio da gua subterrnea ou superficial, atravs da infiltrao de lquidos e carregamento de impurezas p escoamento superficial; possibilidade de queima dos resduos, com incmodos populao e causando a poluio do ar; desvalorizao de reas prximas ao depsito dos resduos slidos (1999, p. 23).

A deposio de resduos slidos a cu aberto causa no s a poluio visual, como tambm a poluio do solo e a poluio da gua via escoamento ou infiltrao promovendo a disseminao de chorume no meio ambiente. evidente, portanto, que o destino final dado aos resduos slidos de interesse socioambiental, pois quando recebem tratamento inadequado causam problemas sade pblica, uma vez que afetam as populaes que entram em contato, direto ou no, com aqueles materiais. Percebe-se assim, que a deposio de resduos slidos torna-se ainda mais sria e problemtica quando a deposio feita em guas ou carregada de alguma forma para estas, j que as guas tm um poder de disseminao ainda maior, o que possibilita que a contaminao seja proporcional.

27

A crescente produo do lixo est intimamente ligada ao consumismo exacerbado que se instalou na sociedade de um modo geral, sendo um problema no s local, mas planetrio. A densidade populacional, o poder aquisitivo e o modelo de vida norteamericano contribuem para que objetos sejam rapidamente substitudos por outros com melhores marcas, com mais potncias, com maior velocidade ou porque esto na moda. O xodo rural com a conseqente concentrao populacional nos centros urbanos tambm so fatores importantes no desenvolvimento de tal problema. O homem sempre teve o instinto de consumir e, portanto, de gerar material a ser descartado, aps a Revoluo Industrial com a proliferao da sociedade consumista, a produo de lixo tambm aumentou significativamente, gerando preocupaes.. O lixo vem se tornando um srio problema socioambiental. Logo, se faz necessrio identificar as causas deste problema, que para ns est no modo como vimos produzindo nossa existncia na sociedade capitalista, baseada na produo e no consumo e, portanto, no descarte. Nessa corrida pelo consumo, o indivduo precisa cada vez mais de poder aquisitivo, que na sociedade capitalista, trata-se do dinheiro. Significa ento dizer que os problemas socioambientais causados pelo lixo so decorrentes do consumismo. Entende-se por consumismo a compra exagerada, sem necessidade e/ou utilidade mediata e o conseqente descarte de outro objeto que j no atende mais aos padres de modernidade. J no que se refere a questo de proteo ambiental, sobretudo no que diz respeito gesto dos resduos slidos algumas consideraes acerca da legislao vigente precisam ser feitas, uma vez que a situao produzida pelo lixo faz com que necessitemos procurar nos arcabouos legais solues a estes problemas. De acordo com Mandarino (2000) a legislao necessita de sistematizao com vistas superao de suas falhas que comprometem seu cumprimento, uma vez que carece de explicitao e critrios para a matria dos resduos slidos domsticos em especial, embora seja prdigo em comandos genricos. J Alessandra Fernandes Nascimento Pereira (2004) diz que a quantidade expressiva de leis ambientais que historicamente restam com pouca efetividade, assim como reafirma a necessidade de uma Poltica Nacional de Resduos Slidos, a qual se encontra hoje sob a forma de um Projeto de Lei, o PL n 203 de 1991. H um significativo passo para a observncia de padres sanitrios mnimos em todo o Pas. Entretanto, pela Constituio Federal de 1988 no se prev possa a Unio ou

28

os Estados intervir nos Municpios que deixarem de agir adequadamente do ponto de vista sanitrio na coleta, tratamento e destinao dos resduos slidos. matria ser cogitada no futuro, pois a negligncia de um municpio pode acarretar graves prejuzos ecolgicos. O Municpio tem peculiar interesse na organizao dos servios de limpeza pblica e coleta, transporte e depsito dos resduos slidos. Seu interesse predomina sobre os da Unio e dos Estados na matria. Contudo, dada a necessidade de experincia tcnica mais avanada para certos tipos de tratamento dos resduos e o investimento de largas somas para implantar usinas de tratamento, decorre que a Unio e os Estados, alm de estabelecerem normas, precisam intervir, auxiliando financeiramente. Os aterros sanitrios podem e devem ser feitos exclusivamente custa dos municpios. Contudo, quando haja viabilidade para o comrcio (e o volume de lixo comporte) a usina para composto merece a inverso de capital estadual e federal na sua montagem. Em Municpios de grande porte, em havendo necessidade de usinas para incinerao, da mesma forma de se esperar a canalizao de recursos Federais e Estaduais para sua instalao. Essa poltica de amparo financeiro da Unio e dos Estados para a resoluo dos problemas dos resduos slidos encontrada nos Estados Unidos e no Japo. Nesses Pases dispe-se que o governo nacional far planos de desenvolvimento tcnico para tratamento dos resduos e esforar-se- para dar a necessria assistncia tcnica e financeira s municipalidades e aos governos provinciais para o adequado cumprimento de seus deveres. O auxlio financeiro, legalmente possvel, e aqui preconizado no sob forma de financiamento ou de emprstimo, o que pressupe pagamento posterior pelo Municpio, ainda que parcelado. Para que houvesse financiamento, seria necessrio o aumento excessivo das taxas de remoo do lixo e de limpeza pblica. Quanto punio dos atos poluidores por lanamento e destinao inadequada dos resduos slidos temos as punies administrativa, penal e cvel. Quanto punio administrativa vale dizer que apenas campanhas educativas no so suficientes, preciso revestir tais normas de coercibilidade. As infraes previstas pelas legislaes estaduais e federais no inibem as Prefeituras Municipais de tambm legislarem sobre a matria, desde que no invadam as normas j estatudas, dispondo em contrrio. As posturas municipais, portanto, podero ampliar as situaes infracionais, cominando penalidades adequadas a elas. De acordo com o sistema administrativo brasileiro, o particular (prejudicado ou no) no tem meios legais de exigir ou de reivindicar que a Administrao Pblica imponha a penalidade prevista, mesmo ocorrendo a infrao. O direito de representao no

29

passa de comunicao. Dada a limitao dos crimes de prevaricao e de condescendia criminosa, o primeiro exigindo a satisfao de interesse ou sentimento pessoal e o segundo ser o funcionrio motivado por indulgncia na sua omisso, vemos que a apenao do ilcito administrativo cai no campo discricionrio da Administrao Pblica. Como se v, a figura legal contm uma norma penal em branco. S a pena est previamente estatuda. O comportamento do infrator depender da adequao de sua conduta s prescries legais ou regulamentares federais, estaduais e municipais. Conscientizadas do problema e das necessidades de novas medidas legais, as estruturas administrativas e judiciais ho de trabalhar sintonizadas. Os Tribunais tm sido constantemente solicitados em rever as aes administrativas que dizem respeito aos interesses fundamentais da pessoa humana, quanto vida, sade e liberdade. Esses em confronto com os interesses econmicos em risco. Uma resposta eficaz ao desafio da poluio no depender somente de um quadro jurdico fixo, mas do entendimento franco e contnuo entre administradores e juristas com o fim de realizarem conjuntamente os programas de interesse comum de preservao e melhoria da qualidade de vida. O acelerado processo de urbanizao no Brasil nas ltimas dcadas, seguido da falta de planejamento na ocupao dos espaos urbanos e no uso inadequado dos recursos naturais, contribui para que as cidades brasileiras apresentem os mais diversos problemas, inclusive no que se refere coleta de resduos slidos, j que o lixo um dos grandes responsveis por tais problemas. As questes ambientais dizem respeito s diferentes maneiras pelas quais a sociedade, atravs dos tempos, se relaciona com o meio fsico-natural. Atravs da interao com a natureza e com outros homens ela produz valores, atitudes, bens materiais, modos de perceber o mundo e com isto constri seu patrimnio cultural. O homem e o meio ambiente esto inevitavelmente interligados, sendo uma das preocupaes centrais a qualidade do meio ambiente, que se reflete na sua qualidade de vida. A tentativa de atender a demanda do consumo faz com que o homem transforme cada vez mais a matria-prima em produtos acabados gerando maiores quantidades de resduos e contaminando cada vez mais seus recursos. 3 LIXO URBANO

Este captulo apresentar o conceito de lixo urbano, ou resduo slido, bem como suas categorias e periculosidades atinentes a estas categorias de resduos, presentes nos

30

meio urbanos, alm de suas causas, destinao e possveis alternativas para equalizao de problemas decorrentes do acumulo do lixo urbano.

3.1 Conceito do Lixo Urbano

(Srgio Paulo Botter)

O conceito legal de lixo, ou resduo slido, est regulamentado pela Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, no Ttulo I, do Captulo II, Art. 3, no seu inciso XVI, com a seguinte redao: resduos slidos: material, substncia, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinao final se procede, se prope proceder ou se est obrigado a proceder, nos estados slido ou semisslido, bem como gases contidos em recipientes e lquidos cujas particularidades tornem invivel o seu lanamento na rede pblica de esgotos ou em corpos dgua, ou exijam para isso solues tcnica ou economicamente inviveis em face da melhor tecnologia disponvel. Para conceituar lixo urbano necessrio observar que atividade humana esta sempre em evoluo e em transformao, e nesse processo o homem se utiliza dos materiais e alimentos disponveis na natureza, produzindo e consumindo, e da interao resulta as sobras no aproveitadas e no consumidas que se transformam nos indesejveis resduos slidos ou lixo, conforme definio do IPT/CEMPRE,39 resduos slidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais slidos considerados sem utilidade, suprfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados40, e ainda acrescenta:
O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma inveno humana, pois em processos naturais no h lixo. As substncias produzidas pelos seres vivos e que so inteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxignio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossntese, assim como os restos de organismos mortos so, em condies naturais, reciclados pelos decompositores.[...].Embora o termo lixo se aplique aos resduos slidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam
39

IPT/CEMPRE IPT a sigla do Instituto Tecnolgico do Estado de So Paulo. CEMPRE- Compromisso Empresarial de Reciclagem, uma associao empresarial dedicada promoo da reciclagem e gesto integrada do lixo, que tem como integrantes grandes empresas, como a Alcoa, AmBev, HP, Intel, Klabin, Nestl, entre outras. 40 LIXO municipal: manual de gerenciamento integrado.Instituto de pesquisas tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). So Paulo: IPT/CEMPRE. 1995. 278 p. apud Geologia Ambiental. Mdulo 12. Disposio de resduos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos>. Acesso em: 07 Jun. 2010.

31

adequadamente tratados. Certos resduos, no entanto, no podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar e do lixo nuclear.41

O lixo que comumente est presente no cotidiano do ser humano, o lixo urbano, ou resduo slido urbano, pode ser dividido em algumas categorias, que no formam consenso entre os elaboradores dessas categorias, e aqui procuramos apresentar algumas dessas categorias:
Os resduos slidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, so resultantes da atividade domstica e comercial das povoaes. A sua composio varia de populao para populao, dependendo da situao scio-econmica e das condies e hbitos de vida de cada um. Esses resduos podem ser classificados das seguintes maneiras:Matria orgnica: Restos de comida, da sua preparao e limpeza. Papel e papelo: Jornais, revistas, caixas e embalagens. Plsticos: Garrafas, garrafes, frascos, embalagens, boies, etc. Vidro: Garrafas, frascos, copos, etc. Metais: Latas Outros: Roupas, leos de cozinha e leos de motor, resduos informticos[]42

Para o IPT/CEMPRE, os resduos slidos urbanos podem ser classificados quanta natureza fsica, composio qumica, aos riscos que podem causar ao meio ambiente e, ainda, quanto sua origem, apresentando cada uma dessas classificaes suas subdivises43, conforme classificao descrita no Anexo 01. Os resduos slidos, quanto origem, podem, ainda, serem agrupados por blocos, ou seja, classificados por grupos de geradores por suas similaridades de origem e destino: resduo urbano; resduo de construo ou demolio; resduo industrial; resduo hospitalar; resduo nuclear, sendo os dois primeiros de menor periculosidade, definidos como Resduo slido urbano: [...] o resduo domstico assim como o resduo produzido em instalaes pblicas (parques, por exemplo), em instalaes comerciais, bem como restos de construes e demolies44, e resduos de construo e demolio: ou RCD, so resduos provenientes de obras civis - construo, reconstruo, ampliao, alterao, conservao e

41

LIXO municipal: manual de gerenciamento integrado.Instituto de pesquisas tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). So Paulo: IPT/CEMPRE. 1995. 278 p. apud Geologia Ambiental. Mdulo 12. Disposio de resduos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos>. Acesso em: 07 Jun. 2010. 42 RESDUOS slidos: categoria. Disponvel em: < http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos_urbanos>. Acesso em: 07 Jul.2010 43 LIXO municipal: manual de gerenciamento integrado.Instituto de pesquisas tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). So Paulo: IPT/CEMPRE. 1995. 278 p. apud Geologia Ambiental. Mdulo 12. Disposio de resduos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos>. Acesso em: 07 Jun. 2010. 44 RESDUOS slidos: categoria. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos_urbanos>. Acesso em: 07 Jul.2010.

32

demolio ou derrocada de edificaes, assim como o solo e lama de escavaes45. J os demais implicam em maior rigor na coleta e manuseio, conforme descreve-se:
Resduo industrial: gerado pela indstria, e pode ser altamente prejudicial ao meio ambiente e sade humana. Resduo hospitalar: a classificao dada aos resduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc. Por conter agentes causadores de doenas, este tipo de lixo separado do restante dos resduos produzidos dentro de um hospital (restos de comida, etc), e geralmente incinerado.[...]. Resduo nuclear: composto por produtos altamente radioativos, como restos de combustvel nuclear, produtos hospitalares que tiveram contato com radioatividade (aventais, papis, etc), [...].Devido ao fato de que tais materiais continuam a emitir radioatividade por muito tempo, eles precisam ser totalmente confinados e isolados do resto do mundo.46

Alguns tipos de resduos podem obter reaproveitamento dos materiais que os compem, e se no reprocessados possuem grande poder de poluio. Existem algumas derivaes com grande capacidade de reciclagem, mas se foram lanados simplesmente no meio ambiente demandam perodos muitos longos para se decomporem. Temos, ainda, aqueles que, se no rejeitados adequadamente so nocivos de forma imediata, ao homem e ao meio ambiente, como vamos ver:
O chamado lixo orgnico tem origem animal ou vegetal. Nessa categoria inclui-se grande parte do lixo domstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, etc. Quando acumulado ou disposto inadequadamente, o lixo orgnico pode tornar-se altamente poluente do solo, das guas e do ar. Ademais, a disposio inadequada desses resduos cria um ambiente propcio ao desenvolvimento de organismos patognicos.47

Temos, ainda, aqueles que podem ser reaproveitados, como o lixo orgnico pode, entretanto, ser objeto de compostagem para a fabricao de adubos ou utilizado para a produo de combustveis como biogs, que rico em metano. Resduos de plsticos, metais e ligas, vidro, material de construo etc48, mas outros so nocivos de forma imediata, ao

45

Ibid Ibib. 47 LIXO municipal: manual de gerenciamento integrado.Instituto de pesquisas tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). So Paulo: IPT/CEMPRE. 1995. 278 p. apud Geologia Ambiental. Mdulo 12. Disposio de resduos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos>. Acesso em: 07 Jun. 2010. 48 LIXO municipal: manual de gerenciamento integrado.Instituto de pesquisas tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). So Paulo: IPT/CEMPRE. 1995. 278 p. apud Geologia Ambiental. Mdulo 12. Disposio de resduos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos>. Acesso em: 07 Jun. 2010.
46

33

homem e ao meio ambiente, se no passarem por um processo de tratamento, como vamos ver:
[...]quando lanados diretamente no ambiente, sem tratamento prvio, demoram muito tempo para se decompor. O plstico, por exemplo, constitudo por uma complexa estrutura de molculas fortemente ligadas entre si, o que torna difcil a sua degradao e posterior biodigesto por agentes decompositores (primariamente bactrias). Para solucionar este problema, diversos produtos industrializados so biodegradveis. Lixo txico: Lixo nuclear e hospitalar entram nesta categoria. Esses resduos precisam receber tratamento especial, antes da disposio final, de modo a evitar danos ambientais e sade das pessoas. O lixo nuclear deve ser isolado, enquanto lixo hospitalar deve ser incinerado.49

A tabela de tempo de decomposio de materiais poderoso instrumento de sensibilizao que, invariavelmente, faz as pessoas pensarem nas suas responsabilidades individuais com relao ao lixo. H, porm, uma enorme variao de informaes sobre o assunto. Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposio dever variar de acordo com as condies de solo ou ambiente em que os materiais foram descartados. De qualquer forma os dados so incontestes no que se refere ao fato de que o lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira, conforme demonstrado na tabela anexa.50 O lixo urbano e os problemas decorrentes no so exclusividade de um povo ou de uma nao, est presente em todas as regies, passando a questo ser de interesse global
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questo de interesse global. E os problemas so os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado tm trazido graves problemas a todas as naes. Produzidos em todos os estgios das atividades humanas, os resduos, em termos tanto de composio como de volume, variam em funo das prticas de consumo e dos mtodos de produo utilizados. As principais preocupaes esto voltadas para as repercusses que podem ter sobre a sade humana e sobre o meio ambiente (solo, gua, ar e paisagens).51

Os problemas gerados pelos resduos slidos urbanos nas cidades, est preocupando sobremaneira as autoridades municipais, que convivem com a [...]realidade do pas, que possui em torno de 80 municpios brasileiros que realizam coleta seletiva, e em contrapartida 40% das cidades brasileiras no recebem nenhum servio de coleta de lixo52, no entanto essa preocupao exarada no se materializa e
49 50

Ibid GONALVES, Plita. Tempo de decomposio. Disponvel em: <http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view>. Acesso em: 05 Ago. 2010. 51 CARVALHO, Geila Santos. Lixo: conseqncias, desafios e solues. Disponvel em: <http://www.cenedcursos.com.br/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes.html>. Acesso em: 31 maio 2010. 52 SCAGLION, Ricardo Cavichioli. Lixo Urbano e suas conseqncias. Disponvel em: <http://www.ongorigem.org.br/blog/lixo-urbano-e-suas-consequencias-4/>. Acesso em: 01 Ago. 2010.

34

[...] Infelizmente, a administrao de nossa cidade h dcadas vem protelando o solucionamento definitivo do despejo irregular do lixo composto de materiais de toda natureza a cu aberto, sem haver licena ambiental para tal atividade, muito menos adequar-se a legislao ambiental pertinente e se enquadrar no modelo de aterro controlado. Afinal, para tanto deveria apresentar um planejamento detalhado da rea, com licitao, empresa gestora responsvel pelo tratamento destes resduos, relatrio de impacto ambiental, alm dos investimentos necessrios no local,[...], evitando quaisquer agresses ambientais, sejam elas do solo, do ar, das guas subterrneas e guas de superfcie.53

Conclu-se que o lixo urbano, ou resduo slido, produto da atividade humana, e apresenta-se como um dos grandes problemas urbanos a serem equalizados, uma vez que o seu crescente volume est expondo o homem e o meio ambiente a danos de conseqncias muito danosas.

3.2 Causas do Lixo Urbano

(Raphaella Loureno Storto)

O lixo uma grande diversidade de resduos slidos de diferentes procedncias, dentre eles, o resduo slido urbano gerado em nossas residncias. O lixo faz parte da histria do homem, j que sua produo inevitvel . Na Idade Mdia acumulava-se pelas ruas e imediaes das cidades, provocando srias epidemias e causando a morte de milhes de pessoas. A partir da Revoluo Industrial iniciou-se o processo de urbanizao, provocando um xodo do homem do campo para as cidades. Observou-se assim um vertiginoso crescimento populacional,[...]. A partir de ento, os impactos ambientais passaram a ter um grau de magnitude alto, devido aos mais diversos tipos de poluio, dentre eles a poluio gerada pelo lixo O fato que o lixo passou a ser encarado como um problema, o qual deveria ser combatido e escondido da populao. A soluo para o lixo naquele momento no foi encarada como algo complexo, pois bastava simplesmente afast-lo, descartando-o em reas mais distantes dos centros urbanos, denominados lixes . Nos dias atuais, com a maioria das pessoas vivendo nas cidades e com o avano mundial da indstria provocando mudanas nos hbitos de consumo da populao,
53

SCAGLION, Ricardo Cavichioli. Lixo Urbano e suas conseqncias. Disponvel <http://www.ongorigem.org.br/blog/lixo-urbano-e-suas-consequencias-4/>. Acesso em: 01 Ago. 2010

em:

35

vem-se gerando um lixo diferente em quantidade e diversidade. At mesmo nas zonas rurais encontram-se frascos e sacos plsticos acumulando-se devido a formas inadequadas de eliminao. Em um passado no muito distante a produo de resduos era de algumas dezenas de quilos por habitante/ano[...]. A produo elevada de lixo norte-americana deve-se ao alto grau de industrializao e aos bens de consumo descartveis produzidos e amplamente utilizados pela maioria da populao. No caso do Brasil, a gerao do lixo ainda , em sua maioria, de procedncia orgnica; contudo, nos ltimos anos vem se incorporando o modo de consumo de pases ricos, o que tem levado a uma intensificao do uso de produtos descartveis [...]. O lixo representa, hoje, uma grande ameaa vida no Planeta por duas razes fundamentais: a sua quantidade e seus perigos txicos. Em toda parte do mundo, a mdia incentiva as pessoas a adquirirem vrios produtos e a substiturem os mais antigos por outros, mais modernos, provocando a insensatez do uso indiscriminado dos recursos naturais. Este fato tem levado ao grande volume de lixo produzido no mundo, cujo aumento foi trs vezes maior que o populacional, nos ltimos 30 anos. A taxa de gerao de resduos slidos urbanos est relacionada aos hbitos de consumo de cada cultura, onde se nota uma correlao estreita entre a produo de lixo e o poder econmico de uma dada populao. Do material descartado no Brasil, 76% abandonado a cu aberto em locais imprprios, permitindo a proliferao de vetores capazes de transmitir vrias doenas. A matria orgnica disposta de forma desordenada entra em processo de putrefao,[...]. Um outro problema a contaminao dos recursos hdricos devido migrao de chorume. Os resduos slidos domsticos, comerciais, industriais e das operaes agrcolas, apresentam cada vez mais papis, plsticos, vidros, um sem nmero de tipos de embalagens. Todo este material cria crescentes problemas de coleta, despejo e tratamento. Seus depsitos constituem-se muitas vezes em foco de crescimento de mosquitos e roedores. Podem at reduzir o valor dos terrenos sobre os quais se acumulam. Todo esse material contribui enormemente para a deteriorao do ambiente humano. Os resduos gerados por aglomeraes urbanas e, tambm, por processos produtivos constituem um grande problema,[...]; deve ser fruto tambm do empenho de cada cidado, que tem o poder de recusar produtos potencialmente impactantes, participar de organizaes no-governamentais ou simplesmente segregar resduos dentro de casa, facilitando assim os processos de reciclagem. O conhecimento da questo do lixo a nica maneira de se iniciar um ciclo de decises e atitudes que possam resultar em uma efetiva melhoria de qualidade ambiental e de vida.

36

O manejo inadequado de resduos slidos de qualquer origem gera desperdcios,[...]. A situao evidencia a urgncia em se adotar um sistema de conscientizao educacional adequado para o manejo dos resduos, definindo uma poltica para a gesto e o gerenciamento, a qual assegure a melhoria continuada do nvel de qualidade de vida, promovendo aes prticas recomendadas para a sade pblica e protegendo o meio ambiente. Por outro lado, o descarte inadequado de resduos slidos nos centro urbanos, [...]. Essa situao ainda pior ao se considerar que a gua potvel vai se tornar, em breve, um fator de grande competitividade entre as naes [...]. A compreenso da problemtica do lixo e a busca de sua resoluo pressupem mais do que a adoo de tecnologias. Uma ao na origem do problema exige reflexo no sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simblico, seu papel e sua contextualizao cultural, [...], relaes histricas estabelecidas pela sociedade com os seus rejeitos. As mudanas ainda so lentas na diminuio do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante s indstrias mais antigas, [...], sendo, portanto, necessrios altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluio para controlar a emisso de poluentes, o lanamento de efluentes e o depsito irregular de resduos perigosos. O armazenamento ou tratamento do lixo tem seu destino mais comum o aterro sanitrio. Grande parte do material que descartado e deve ser armazenado em depsitos no perigoso, correspondendo simplesmente a lixo domstico ou resduo. O principal mtodo para armazenar o lixo slido municipal a sua colocao em um aterro sanitrio (em alguns casos denominados depsito de lixo ou lixo), o qual consiste em uma grande escavao no solo (ou mesmo uma parte descoberta ao nvel do solo) que em geral coberta com solo e/ou argila, uma vez que esteja preenchida. Por exemplo, no Reino Unido, entre 85 e 90% do lixo domstico e comercial depositado em aterros, cerca de 6% incinerado e a mesma frao reciclada ou reutilizada; dados similares aplicam-se a muitas municipalidades da Amrica do Norte. Os aterros predominam porque seus custos diretos so substancialmente menores que a disposio por outros meios. No passado, os aterros eram buracos no solo que tinham sido criados durante as atividades de extrao mineral [...], sobretudo, nos aterros que usaram fossas de

37

areia, dado que a gua pode percolar facilmente atravs desta. Esses aterros no foram projetados, controlados ou supervisionados e acumularam muitos tipos de resduos, incluindo alguns perigosos. Os aterros municipais modernos so muito melhor projetados e gerenciados, freqentemente no aceitam resduos perigosos e seus locais so selecionados para minimizar o impacto ambiental. Alm do depsito em aterros, uma outra maneira de se tratar os resduos atravs da incinerao - oxidao de materiais por combusto controlada at produtos simples mineralizados, como dixido de carbono e gua. A principal vantagem da incinerao do lixo slido municipal a reduo substancial do volume de material que deve ser aterrado. No caso de substncias txicas ou perigosas, um objetivo ainda mais importante a eliminao do perigo txico associado ao material. O principal problema ambiental da incinerao a poluio do ar, tanto por gases quanto por partculas. Os controles das emisses dos incinerados de lixo slido municipal podem controlar grande parte, mas no todas as substncias txicas lanadas no ar pelo processo de combusto. Portanto, necessrio supervisionar periodicamente os filtros dos incineradores e fazer uso de lavadores de gs para minimizar os gases e o p gerado atravs da combusto. A compostagem o processo natural de decomposio biolgica de materiais orgnicos de origem animal ou vegetal, pela ao de microrganismos. Consiste num processo biolgico de decomposio controlada da frao orgnica biodegradvel contida nos resduos, de modo que resulte em um produto estvel, similar ao hmus (matria orgnica homognea). Este produto final, o composto, preparado com restos animais e/ou vegetais, domiciliares, separados ou combinados, pode ser considerado um material condicionador de solos. Alm disso, o composto orgnico tem outros benefcios, tais como a melhoria das caractersticas fsicas estruturais do solo com conseqente aumento da capacidade de reteno de gua e ar do solo,[...], que contribui para a estabilidade do pH e melhora o aproveitamento de fertilizantes minerais; ativao substancial da vida microbiana e estabelecimento de colnias de minhocas, besouros e outros animais que revolvem e adubam o solo; [...]; alm de auxiliar o desenvolvimento do sistema radicular e a recuperao de reas degradadas. Denomina-se reciclagem a separao de materiais do lixo domiciliar, tais como papis, plsticos, vidros e metais, com a finalidade de traz-los de volta indstria, para serem beneficiados. Esses materiais so novamente transformados em produtos comercializveis no mercado de consumo.

38

Para se proceder reciclagem de resduos, a coleta seletiva deve ser extremamente cuidadosa, pois, sem esta etapa, todo o material reciclvel fica sujo e contaminado, tornando seu beneficiamento mais complicado e mais caro. Alm disso, a separao tem que ser feita nos depsitos, atravs de processos manuais ou eletromecnicos, o que exige a presena de catadores. Nas ltimas dcadas,[...] desenvolvidos para reduzir a quantidade de material descartado como lixo aps um nico uso. O objetivo a conservao das fontes naturais, incluindo a energia, utilizada para produo dos materiais, e a reduo do volume de material que deve ser disposto em aterros ou por meio de incinerao. [...], reutilizar os materiais uma vez formulados, reciclar materiais mediante processos de re-fabricao e recuperar o contedo energtico dos materiais caso no possam ser reutilizados ou reciclados. Estes princpios podem ser, e so aplicados a todos os tipos de resduos, inclusive os perigosos. A reciclagem propicia vantagens, como a preservao de recursos naturais, economia de energia, economia de transporte, gerao de empregos e renda e, principalmente, a conscientizao da populao para as questes ambientais. Embora o lixo seja considerado uma grande ameaa vida, verifica-se que possvel minimizar seus impactos, ao se adotar medidas preventivas, abandonando prticas de consumo exagerado ou ento, conscientizando a populao, seja em relao ao destino ou s formas de reciclagem do lixo gerado.[...], visando gerenciar de modo mais adequado a grande quantidade e diversidade de resduos que so produzidos diariamente. Estas prticas no s reduziro o volume de resduos produzidos diariamente, mas tambm permitiro o exerccio de reuso, culminando num melhor gerenciamento dos resduos. [...], a fim de proteger o ar, o solo e a gua, trazendo como conseqncia melhores condies de sade humana, qualidade de vida e sade ambiental. 3.3 Evoluo na Produo do Lixo Urbano (Sergio Paulo Botter)

Este captulo demonstrar que o lixo urbano no uma prerrogativa da contemporaneidade, mas uma molstia da infra-estrutura urbana que acompanha o homem em sua trajetria pelos tempos, agravando-se com o crescimento populacional desordenado e a mudana nos padres de consumo.

39

3.3.1 A origem do lixo

(Sergio Paulo Botter)

O lixo sempre acompanhou a histria do homem. Na Idade Mdia acumulava-se pelas ruas e imediaes das cidades, provocando srias epidemias e causando a morte de milhes de pessoas54. A partir da Revoluo Industrial iniciou-se o processo de urbanizao, provocando um xodo do homem do campo para as cidades. Observou-se assim um vertiginoso crescimento populacional, favorecido tambm pelo avano da medicina e conseqente aumento da expectativa de vida. A partir de ento, os impactos ambientais passaram a ter um grau de magnitude alto, devido aos mais diversos tipos de poluio, dentre eles a poluio gerada pelo lixo. O fato que o lixo passou a ser encarado como um problema, o qual deveria ser combatido e escondido da populao.55 Continua como um dos grandes desafios que se impem s sociedades contemporneas a soluo da questo do lixo produzido a partir da formao de centros urbanos. Observa-se um aumento expressivo na gerao dos resduos slidos e uma mudana significativa nas caractersticas desse lixo. O modelo de desenvolvimento adotado pelos povos e aos padres de consumo destas cidades pode-se atribuir tais mudanas. O crescimento populacional desordenado e o inchamento cidades de maneira descontrolada, contribuem para uma produo de grandes quantidades de resduo slidos, e para reduo de reas disponveis para deposio correta desses resduos. Na anlise de Rodrigues & Cavinatto (1997), at meados do sculo XVIII, o lixo era produzido em pequena quantidade e se constitua basicamente de sobras de alimentos. Com o advento da revoluo industrial, a industrializao dos produtos aliada ao aumento do contingente populacional das cidades, o desenvolvimento tecnolgico e a mudana dos padres de consumo, tornaram-se fatores determinantes no aumento e diversificao da produo de lixo descartado.56 Ainda afirmam os autores que o aumento e a diversificao do lixo descartado nos centros urbanos, se intensificam, ainda mais, com o surgimento dos conceitos de obsolescncia e descartabilidade.

54

BRANCO, Samuel Murgel. Poluio: A morte de nossos rios. So Paulo: ASCETESB, 1983, 2 ed., 1983. p. 166 55 ibib 56 RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo. De onde vm? Para onde vai? So Paulo: Moderma, 1997

40

Descartabilidade conferido aos produtos de menor durabilidade e maior necessidade de reposio em curto prazo, cuja funo suprir necessidades imediatas do indivduo, com rapidez, conforto e praticidade. So fabricados, em sua maioria, com materiais como o alumnio, plstico, papel, vidro, isopor e materiais que no se degradam ou tem essa propriedade no longo prazo. Como exemplos temos: copos plsticos, canetas, embalagens de bebidas, de alimentos, de cosmticos, de produtos de limpeza, entre outros. J o conceito de obsolescncia, o de produtos obsoletos, surge com o avano da tecnologia, e aplicado a objetos, tais como computadores, TV, vdeos, etc., que mesmo sem estarem deteriorados so substitudos por modelos e verses mais modernas e atualizadas. Sendo um processo crescente em todo o mundo, mas, em alguns pases desenvolvidos(Japo, EUA, Europa), ocorre com muito maior velocidade, aumentando sobremaneira o volume de lixo descartado nos grandes centros urbanos.57 Estas observaes tambm esto presentes na viso de STOREL (2010), onde constata que a evoluo das formas de aglomeraes humanas, o xodo das populaes para os centros urbanos e a macia presena da indstria nas cidades desenvolveu de maneira acelerada um problema j existente, mas que no se apresentava to nocivo ao homem 58. Observando esta evoluo STOREL ainda nos traz:
[...] Analisando a questo num contexto histrico fcil perceber que o crescimento vertiginoso do contingente de populao urbana, como conseqncia da industrializao, traz consigo alguns problemas graves, extremamente srios, agressivos ao meio ambiente e prpria qualidade de vida da populao. Entre eles, se destacam: a destinao do lixo e dos esgotos que tm sua gravidade aumentada proporcionalmente densidade populacional.59

Dando clareza e preciso aos seus acentos o autor demonstra com propriedade como a evoluo da organizao social afeta diretamente a produo de lixo no meio urbano:
S para citar um exemplo: numa quadra que contenha s construes trreas em suas quatro faces, perfazendo um total de quarenta moradias, com mdia de quatro pessoas morando em cada uma, teramos uma populao de 160 pessoas; se nessa mesma quadra, existissem cinco edifcios de 20 andares
57

RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo. De onde vm? Para onde vai? So Paulo: Moderma, 1997, p. 31 58 STOREL, Antonio Oswaldo Storel. Fim dos lixes. A tribuna, Piracicaba, 20 Jul. 2010. Folha artigos. Disponvel em: <http://www.tribunatp.com.br/modules/publisher/item.php?itemid=1438>. Acesso em: 29 Ago. 2010 59 STOREL, Antonio Oswaldo Storel. Fim dos lixes. A tribuna, Piracicaba, 20 Jul. 2010. Folha artigos. Disponvel em: <http://www.tribunatp.com.br/modules/publisher/item.php?itemid=1438>. Acesso em: 29 Ago. 2010

41

com quatro apartamentos por andar, ns teramos uma populao de 1.600 pessoas s nos edifcios, elevando em dez vezes a quantidade de lixo e esgoto a serem retirados[...].60

Confirma Rodrigues & Cavinatto (1997) a associao direta da produo de lixo urbano com o de desenvolvimento de determinada uma regio, desvendando os resduos que compe o lixo urbano, em qualquer tempo e em qualquer lugar, o modo de vida e a situao econmica de uma sociedade61. O desenvolvimento das naes impulsionam seus habitantes ao consumismo e a uma crescente utilizao de recursos naturais, renovveis ou no. 62Os maiores produtores de lixo so aqueles que mais consomem63. Para BIDONE, em um passado no muito distante a produo de resduos era de algumas dezenas de quilos por habitante/ano; no entanto, hoje, pases altamente industrializados como os Estados Unidos produzem mais de 700 kg/hab/ano.64 No Brasil, o problema do lixo tem sido pouco relevado e por isso pouco conhecido e de pouca importncia para os administradores pblicos, para os segmentos empresariais e, conseqentemente para a sociedade como um todo. Resduos slidos so um dos principais impactos negativos responsveis pela contaminao de grande parte do solo, do ar e particularmente dos recursos hdricos existentes no pas. [...] ocorre com freqncia aterros clandestinos ou aterros sem infra-estrutura. Destas formas imprprias de destinar os resduos slidos, de acordo com Tchobanoglous, originam-se os gazes nocivos mais comuns nas concentraes de lixo: metano, dixido de carbono, nitrognio, oxignio, sulfurosos, dissulfurosos, mercaptanos, amonaco, hidrognio, monxido de carbono e outros.65

60
61

ibid RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo. De onde vm? Para onde vai? So Paulo: Moderma, 1997, p. 3 62 HELENE, Maria Elisa Marcondes; HELENE, Andr Frazo. Eu consumo, tu consomes: A origem da sociedade de consumo. In KUPSTAS, Mrcia. Ecologia em debate: Livro do professor. So Paulo: Moderna, 1997. 63 19% do lixo do mundo so produzidos nos EUA. Um jovem americano nascido em 1973 esta destinado a descartar durante toda sua vida (expectativa nos EUA de 76 anos): 10 mil garrafas retornveis; 2,3 automveis; 17,5 mil latas; 27 mil tampinhas de garrafas e 126 toneladas de lixo. Ele produz todo esse lixo consumindo: 98,4 milhes de litros dgua; 52 mil quilos de ferro e ao; 250 mil litros de petrleo; 6 mil quilos de papel; 80 mil litros de gasolina; 50 mil quilos de comida; 4,6 quilos de fertilizantes.(HELENE & HELENE, 1997). 64 BIDONE, Francisco Antnio. Introduo. In: BIDONE, Francisco Antnio (Org.). Metodologias e tcnicas de minimizao, reciclagem e reutilizao de resduos slidos urbanos. Rio de Janeiro: PROSAB, 1999. 65 TCHOBANOGLOUS, George. Produtos perigosos tpicos empregados em residncias.In: HAMADA, Jorge. Resduos slidos: concentrao e caracterizao. Disponvel em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd48/aula01.pdf>. Acesso em: 20 Set 2010.

42

Para Fellemberg os lixes constituem uma das formas mais primitivas para destinao final do lixo66. Esta formas inadequada e primitiva remonta histria antiga, se desdobrando num tema atual e ainda carente de equalizao:
Desde o surgimento dos primeiros ncleos urbanos relatados na histria da Grcia Antiga, algumas reas prximas s cidades so destinadas recepo do lixo nelas produzidas e muitas cidades em todo o Brasil ainda do o mesmo destino para o seu lixo. Os inconvenientes e os riscos dos lixes no so poucos67. Imensas reas, a cu aberto, recebem diariamente toneladas de lixo de toda espcie, sem qualquer tratamento ou seleo prvia, tornando-se com isto verdadeiros focos de problemas de toda ordem.68

Conclu-se que o problema do lixo faz parte da sociedade civil e das esferas governamentais desde que os homens se organizaram em aglomeraes urbanas. E como a densidade populacional se intensifica, adotando novos e abusivos padres de consumo, cresce na mesma proporo a dificuldade dos governos em equacionar as questes que permeiam os resduos urbanos.

3.4 Destino do Lixo Urbano

(Raphaella Loureno Storto)

O destino do lixo (deve ser) diferente, de acordo com cada tipo de resduo que o constitui. Entretanto, o destino mais comum que se d para qualquer resduo no Brasil so os chamados Lixes. Em aproximadamente 70% das cidades brasileiras os resduos ainda so jogados neste destino final. 13% dos municpios destinam seus resduos a aterros sanitrios e 17% em aterros controlados. Menos de 10% dos municpios brasileiros realizam coleta seletiva e reciclagem. Os lixes so um espao aberto, localizado geralmente na periferia das cidades onde o lixo fica apodrecendo, ou ento queimado. No devem ser confundidos com aterros sanitrios, pois consiste em um mtodo que no leva em considerao critrios

66

FELLEMBERG, Gunter. Introduo aos problemas de poluio ambiental. ed.Usp. So Paulo: EPU Springer, 1980. p. 221-222 67 Famlias de baixa renda, que vivem da catao do lixo, passam a conviver com animais transmissores de doenas e com o ambiente infectado dos lixes. Em condies inadequadas, os lixes podem permitir a contaminao de riachos, rios e lagos 68 FELLEMBERG, Gunter. Introduo aos problemas de poluio ambiental. ed.Usp. So Paulo: EPU Springer, 1980. p. 221-222

43

sanitrios ou ecolgicos, provocando a contaminao das guas subterrneas e do solo e a poluio do ar com gases txicos. muito comum tambm o despejo do lixo em crregos ou em terrenos baldios pela populao de periferias que no recebem ateno quanto coleta ou educao municipal. 20% da populao brasileira ainda no contam com servios regulares de coleta. Outrossim, uma parcela significativa da populao educada e que recebe servios de coleta joga lixo em locais inadequados como, principalmente, nas vias pblicas (lamentvel!). O lixo comum e entulhos devem ir para aterros sanitrios quando no h mais a possibilidade de reciclagem ou reutilizao . Os aterros sanitrios so basicamente locais onde os resduos so confinados no solo, livre do contato com o ar e cobertos com uma camada de terra. O terreno impermeabilizado para permitir que os lquidos e os gases resultantes da decomposio que estes resduos sofrem embaixo da terra (principalmente por bactrias) sejam drenados e tratados, para evitar a contaminao do ambiente. Ainda h falta de aterros sanitrios no Brasil. Por outro lado, a maioria dos existentes no foi construda de acordo com os padres tcnicos, comprometendo o solo e os recursos hdricos. Tambm existem os aterros controlados que so basicamente um sistema intermedirio de destinao de resduos entre os lixes e os aterros sanitrios, pois h um controle de entrada de pessoas e cobertura diria do lixo. Porm, os impactos que causam esto mais para o lado negativo dos lixes do que dos aterros sanitrios, pois a contaminao do solo e dos corpos hdricos no controlada.

3.4.1 Esquema de um aterro sanitrio (Raphaella Loureno Storto)

O lixo sptico ou hospitalar deve ir para valas spticas ou ser incinerado (a incinerao diferente da queima, pois feita em mquinas especiais e no simplesmente pelo fogo). Entretanto, em muitas cidades, o lixo hospitalar depositado em aterros sanitrios ou mesmo lixes. Isto quando a coleta irregular ou inexistente. Alm disso, muitos resduos infectantes vo para aterros sanitrios atravs da coleta domiciliar, j que muitas pessoas so tratadas de enfermidades nas suas prprias residncias. Cabe a voc mudar isso, caso voc ou mesmo algum conhecido o faa. O ideal encaminhar o lixo sptico a farmcias e clnicas do setor.

44

O lixo txico deve ir para aterros especiais ou centros de triagem especficos para que os resduos possam ser reciclados ou reutilizados. Em Curitiba a coleta do lixo txico segue um sistema especial de coleta. Em algumas cidades, o lixo orgnico encaminhado para usinas de compostagem. Estas usinas consistem basicamente em locais onde estes resduos so misturados com terra e esterco, misturados constantemente e submetidos ao de fungos e bactrias, para serem transformados em adubo orgnico, tambm chamado de hmus, material muito rico em nutrientes. Existe uma diferena entre destino final e tratamento de resduos. O tratamento prvio ao destino final, sendo que para cada tipo de resduo existe um tratamento e um destino final especfico. No caso dos resduos comuns, geralmente no h tratamento antes de seu destino final e os resduos vo das fontes geradoras at os aterros sanitrios. A triagem e a reciclagem so tipos de tratamento para alguns tipos de resduos, bem como a compostagem, a pirlise, a incinerao etc. A triagem um tratamento necessrio para a reciclagem e a reciclagem um tratamento necessrio para a fabricao de produtos feitos com matria prima reciclada. Ambos os processos geram rejeitos ento a outra parte dos resduos encaminhada para aterros sanitrios. A incinerao um tipo de tratamento para, por exemplo, lixo hospitalar, que depois vira cinza e esta vai para os aterros sanitrios. O lixo hospitalar tambm pode passar por tratamentos como microondas e autoclavagem e depois serem encaminhados a aterros sanitrios ou valas spticas (dependendo do teor de contaminao dos resduos resultantes). Resduos txicos passam por tratamento prvio, como blendagem e encapsulamento, e so encaminhados para o seu destino final que so os aterros especiais. Esta breve explicao mostra como complicado lidar com lixo e, portanto, como importante o seu papel no cuidado com o lixo. Contribuir com o Princpio dos Trs Erres (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) uma maneira ao seu alcance para minimizar diversos problemas ambientais, melhorando a sua prpria qualidade de vida e garantindo um futuro ideal para seus filhos sobreviverem. Hoje em dia produzimos lixo domiciliar, comercial, de varrio e feiras livres, servios de sade e hospitalares, portos e aeroportos, terminais ferrovirios e rodovirios, industriais, agrcolas e entulhos.

45

O lixo domiciliar vem das residncias, constitudo por restos de alimentos (tais como, cascas de frutas, verduras etc.), produtos deteriorados, jornais e revistas, garrafas, embalagens em geral, papel higinico, fraldas descartveis e uma grande diversidade de outros itens. Contm, ainda, alguns resduos que podem ser txicos. Hoje cada brasileiro produz em mdia quinhentos gramas de lixo por dia, e dependendo do lugar que mora e seu poder aquisitivo, pode chegar a mais de um quilo. Sua composio mdia de vinte e cinco por cento de papel, quatro por cento de metal, trs por cento de vidro, trs por cento de plstico e sessenta e cinco por cento de matria orgnica O comercial originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de servios, tais como, supermercados, estabelecimentos bancrios, lojas, bares, restaurantes, etc.. O lixo destes estabelecimentos e servios tem um forte componente de papel, plsticos, embalagens diversas, e resduos de asseio dos funcionrios, tais como, papis toalha, papel higinico etc... O lixo pblico so aqueles originados dos servios: de limpeza pblica urbana, incluindo todos os resduos de varrio das vias pblicas, limpeza de praias, de galerias, de crregos e de terrenos, restos de podas de rvores etc.; de limpeza de reas de feiras livres, constitudos por restos vegetais diversos, embalagens etc... O lixo de servios de sade e hospitalar, se constitui dos resduos spticos, ou seja, que contm ou potencialmente podem conter germes patognicos. So produzidos em servios de sade, tais como: hospitais, clnicas, laboratrios, farmcias, clnicas veterinrias, postos de sade etc.. So agulhas, seringas, gazes, bandagens, algodes, rgos e tecidos removidos, meios de culturas e animais usados em testes, sangue coagulado, luvas descartveis, remdios com prazos de validade vencidos, instrumentos de resina sinttica, filmes fotogrficos de raios X etc.. Resduos asspticos destes locais, constitudos por papis, restos da preparao de alimentos, resduos de limpezas gerais (ps, cinzas etc.), e outros materiais que no entram em contato direto com pacientes ou com os resduos spticos anteriormente descritos, so considerados como domiciliares. O lixo municipal vem dos portos, aeroportos, terminais rodovirios e ferrovirios constituem os resduos spticos, trazidos aos portos, terminais rodovirios e aeroportos. Basicamente, originam-se de material de higiene, asseio pessoal e restos de alimentao que podem veicular doenas provenientes de outras cidades, estados e pases. Tambm neste caso, os resduos asspticos destes locais so considerados como domiciliares. O lixo industrial originado nas atividades dos diversos ramos da indstria, tais como, metalrgica, qumica, petroqumica, papeleira, alimentcia, etc.. O lixo industrial

46

bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, resduos alcalinos ou cidos, plsticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escrias, vidros, cermicas, etc.. Nesta categoria, inclui-se a grande maioria do lixo considerado txico. O lixo agrcola so resduos slidos das atividades agrcolas e da pecuria, como embalagens de adubos, defensivos agrcolas, rao, restos de colheita, etc.. Em vrias regies do mundo, estes resduos j constituem uma preocupao crescente, destacando-se as enormes quantidades de esterco animal geradas nas fazendas de pecuria intensiva. Tambm as embalagens de agroqumicos diversos, em geral altamente txicos, tm sido alvo de legislao especfica, definindo os cuidados na sua destinao final e, por vezes, coresponsabilizando a prpria indstria fabricante destes produtos. O entulho so resduos da construo civil: demolies e restos de obras, solos de escavaes, etc... Ele geralmente um material inerte, passvel de reaproveitamento. Todo esse lixo gerado tem um destino, ou seja: 76% do lixo coletado no pas fica a cu aberto, ou seja, 182400 toneladas que coletado por dia. O restante vai para aterros (controlados, 13%; ou sanitrios, 10%), usinas de compostagem (0,9%), incineradores (0,1%) e uma insignificante parte recuperada em centrais de reciclagem. Estima-se que o Brasil perca, por ano, R$ 4,6 bilhes (clculo de 1996) no mnimo, ao no reaproveitar o lixo que produz. 40% dos municpios no recebem nenhum servio de coleta de lixo. 40 mil toneladas de lixo ficam sem coleta diariamente. A coleta seletiva praticada em pouco mais de 80 municpios brasileiros, basicamente nas regies Sul e Sudeste do pas. O motivo disso que reciclar quinze vezes mais caro que jogar lixo em aterros. Para se ter uma idia, cada cinqenta quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma rvore seja cortada. Cada cinqenta quilos de alumnio usado e reciclado, evita que sejam extrados do solo cerca de cinco mil quilos de minrio, a bauxita. Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Agora imagine s os aterros sanitrios: quanto material que est l, ocupando espao, e poderia ter sido reciclado! Quantas latinhas voc j jogou fora? Quantas rvores voc poderia ter ajudado a preservar? Uma das alternativas dos destinos do lixo o aterro sanitrio que um processo utilizado para a disposio de resduos slidos no solo, particularmente, lixo domiciliar, 88% que, fundamentado em "critrios de engenharia e normas operacionais

47

especficas, permite a confinao segura em termos de controle de poluio ambiental, proteo sade pblica" ; ou, "forma de disposio final de resduos slidos urbanos no solo, atravs de confinamento em camadas cobertas com material inerte, geralmente, solo, de acordo com normas operacionais especficas, e de modo a evitar danos ou riscos sade pblica e segurana, minimizando os impactos ambientais" . Entretanto, hoje, os Aterros Sanitrios recebem aproximadamente 16.000 toneladas por dia de lixo domiciliar, praticamente bruto, que contribui para que sua vida til se esgote de maneira muito rpida. Infelizmente, a cidade de So Paulo, devido expanso urbana e as exigncias ambientais, est com falta de rea para novos aterros. Atualmente, os que esto em funcionamento, considerando as expanses j previstas, tm vida til estimada em, no mximo, mais trs anos e meio, se for mantida a mesma tonelagem diria de lixo recebida hoje. Outra forma o aterro controlado que uma tcnica de disposio de resduos slidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos sade pblica e a sua segurana, minimizando os impactos ambientais. Este mtodo utiliza princpios de engenharia para confinar os resduos slidos, cobrindo-os com uma camada de material inerte na concluso de cada jornada de trabalho. Esta forma de disposio produz, em geral, poluio localizada, pois similarmente ao aterro sanitrio, a extenso da rea de disposio minimizada. Porm, geralmente no dispe de impermeabilizao de base (comprometendo a qualidade das guas subterrneas), nem sistemas de tratamento de chorume ou de disperso dos gases gerados. Este mtodo prefervel ao lixo, mas, devido aos problemas ambientais que causa e aos seus custos de operao, a qualidade inferior ao aterro sanitrio. Outra forma do destino do lixo o lixo ele um local onde h uma inadequada disposio final de resduos slidos, que se caracteriza pela simples descarga sobre o solo sem medidas de proteo ao meio ambiente ou sade pblica. o mesmo que descarga de resduos a cu aberto. Os resduos assim lanados acarretam problemas sade pblica, como proliferao de vetores de doenas (moscas, mosquitos, baratas, ratos etc.), gerao de maus odores e, principalmente, a poluio do solo e das guas superficiais e subterrneas atravs do chorume (lquido de cor preta, mau cheiroso e de elevado potencial poluidor produzido pela decomposio da matria orgnica contida no lixo), comprometendo os recursos hdricos.

48

Acrescenta-se a esta situao, o total descontrole quanto aos tipos de resduos recebidos nesses locais, verificando-se, at mesmo, a disposio de dejetos originados dos servios de sade e das indstrias. Comumente, os lixes so associados a fatos altamente indesejveis, como a criao de porcos e a existncia de catadores (que, muitas vezes, residem no prprio local). Uma das alternativas criada para a quantidade de lixo orgnico (todo o resto de plantas e animais, folhagens, restos de alimentos, palhas, cascas de frutas, ovos, verduras, etc) produzido a compostagem, um processo pelo qual determinados tipos de materiais podem ser decompostos e misturados para transformarem-se em adubo. Na compostagem a decomposio da matria orgnica feita pela ao dos decompositores e precisa de condies fsicas e qumicas adequadas para levar formao de um produto de boa qualidade. Outra forma de reciclagem do lixo orgnico a sua utilizao como fonte de energia e adubo, atravs de biodigestores, isto , equipamentos que alm da decomposio realizada na compostagem, realizam tambm o aproveitamento do metano, gs que libertado na bioestalizao do lixo orgnico. Outra opo para diminuir o lixo o incinerador, projetado por Alfred Fryer, em 1874, na Inglaterra. um processo em que o lixo queimado, reduzindo o peso e o volume, porm esse meio pode trazer prejuzo para a natureza e para a economia, pois tem alto custo. Um exemplo se a combusto incompleta pode aparecer monxido de carbono e partculas que acabam sendo lanadas na atmosfera como fuligem ou negro fumo. Muitas substncias so altamente txicas, poluindo rios, trazendo mau cheiro e a poluio visual. O melhor caminho para o lixo a compostagem e a reciclagem, pois o lixo j utilizado pode ser reutilizado diversas vezes, como o caso do papel, papelo, metais, vidros, plsticos, borracha e materiais orgnicos.

3.5 Possveis Solues Para o Impacto do Lixo Urbano no Meio ambiente (Eduardo Jambiski)

Possveis solues para o lixo urbano: 1 Diminuir a gerao de lixo;

49

2 Aumentar a coleta seletiva, atravs de pontos de entrega voluntria, campanhas de conscientizao, coleta porta a porta; 3 Incentivos fiscais para empresas que comercializarem produtos com menos embalagens, e/ou embalagens 100% reciclveis; 4 Pontos de entrega voluntrios para coleta do lixo eletrnico, lixo txico e lixo perigoso; As solues tem que ser desenvolvidas e aplicadas de acordo com o porte do municpio, buscando otimizao do gerenciamento.
Gerenciar resduos no se limita a tratar e dispor o lixo gerado. O enfrentamento do problema comea na concepo dos produtos que sero descartados mais tarde e na reviso da cultura da fartura e do desperdcio. Enfrentar o problema exige a responsabilizao dos diferentes atores, desde a indstria produtora de bens, at o consumidor final. Revista Bio 1012/2009

Todos temos um papel nesta histria, os consumidores, os produtores, o governo. E cabe a cada um de ns fazer nossa parte na construo de um mundo mais limpo! Afinal, o lixo urbano acarreta em uma srie de problemas ambientais: - entupimento de bueiros, que geram enchentes e alagamentos; - contaminao do solo e lenol fretico devido a disposio final inadequada; - transmisso de doenas e proliferao de vetores; - desperdcio de recursos naturais, em: http://www.problemasambientais.com.br/residuossolidos/solucoes-para-o-lixo-urbano/ A Secretaria Estadual das Cidades realizou, neste sbado,16, em Picos, o segundo seminrio para apresentao da Proposta de Regionalizao referente ao Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos, que visa encontrar solues adequadas para resolver os problemas relacionados ao lixo urbano. Para o vice-governador Wilson Martins, que representou o governador no evento, o destino certo dos resduos slidos to importante quanto tratar da sade do povo. Quero parabenizar o governador Wellington Dias por essa iniciativa que permitiu ao secretrio das Cidades comandar esse plano de resduos slidos, com a participao dos municpios, objetivando cuidar do lixo, preservando o meio ambiente e a sade da populao, afirma o vice-governador.

50

O evento, que aconteceu no prdio da Associao Comercial, reuniu representantes dos 71 municpios que compem os territrios de desenvolvimento do Vale do Guariba, Vale do Canind e Vale do Sambito. Segundo o secretrio Estadual das Cidades, Flvio Nogueira, j existem recursos assegurados pelo Ministrio do Meio Ambiente, na ordem de R$ 13 milhes, para enfrentar o problema do lixo urbano nos 33 municpios da regio de Parnaba, que compem os territrios Plancie Litornea e Cocais. O secretrio de Fazenda, Antnio Neto, comentou que pela importncia do plano, ir se esforar para assegurar recursos para investir no tratamento dos resduos slidos de outros municpios do Estado. O meu papel, como secretrio da Fazenda, ajudar a alavancar recursos, inclusive, em outras reas, tanto do Tesouro Estadual, como direto do governo federal ou do Oramento da Unio, para atender esse tipo de poltica, essencial para melhorar a qualidade de vida da populao, garante Antnio Neto. Tambm participaram do seminrio, a deputada estadual Llian Martins, o secretrio Estadual da Sade, Assis Carvalho, o promotor Flvio Abreu, o deputado federal Jlio Csar Lima e o vice-prefeito de Picos, Raimundo Neiva Eullio, alm de outros gestores dos 71 municpios da regio. Ainda vo acontecer mais seminrios para discutir esse plano, sendo os seguintes locais: na Cmara dos Vereadores de So Raimundo Nonato (23 de maio), no Colgio Agrcola de Bom Jesus (06 de junho) e no auditrio da Assemblia Legislativa do Piau, em Teresina (19 de junho). Secretaria das Cidades vai elaborar plano de gesto integrada depois de concludo o estudo da regionalizao dos recursos slidos, a Secretaria das Cidades vai elaborar o Plano de Gesto Integrada de Resduos Slidos nos municpios piauienses integrantes da bacia hidrogrfica do Rio Parnaba. Os recursos disponibilizados para esse plano iro melhorar significativamente a poltica de saneamento desses municpios. Informaes preliminares do conta de que as melhorias nas reas de destinaes finais se restringem a algumas cidades de porte mdio e a capital que, dentre as medidas mais importantes, destacam-se aes corretivas que visam a transformao de seus lixes em aterros controlados. Estamos propondo a criao de consrcios integrados por vrios municpios que visem contribuir para a melhoria dos resduos slidos nos municpios piauienses, enfatiza Flvio Nogueira. O objetivo principal do plano de resduos slidos o desenvolvimento do saneamento no Estado, visando a universalizao e integralidade dos servios de manejo de

51

resduos slidos, o alcance de padres de prestao de servios mais homogneos em todo Estado, a proteo do meio ambiente e da sade pblica, a incluso social dos catadores e a gerao de trabalho e renda, garantindo sustentabilidade tcnica, econmica, social e ambiental dos servios prestados. Soluo ideal para o lixo urbano. Prezados(as) Amigos(as) do Grupo Agroflorestal. Sob a autorizao da Ecosustentvel, ong da qual fao parte como scia contribuinte (www.ecosustentavel.org.br), divulgo abaixo um resumo do projeto das usinas de processamento de 100% do lixo; trata-se de um projeto novo e nico, que produz adubo orgnico livre de metais pesados, a partir do lixo orgnico do municpio, sem produzir chorume nem emisses de metano. Foi elaborado pelo Eng Qumico Celso Lus Giamp que, desde 1976, um dos maiores especialistas em reciclagem e saneamento bsico do Brasil, scio fundador da Associao Brasileira de Resduos Slidos e Limpeza Urbana. Se algum da rede tiver interesse em "batalhar" pela abertura de usinas 100% em municpios, entre em contato com a Ecosustentvel; eles esto abrindo representaes.Abraos a todos(as).Cida Stockler.Eng Ambiental MG. Projeto: Segue abaixo uma cpia da proposta que enviamos Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba, que poder servir de exemplo para outros municpios.Trata-se da soluo ideal e definitiva para todo o problema do lixo. Esta mesma proposta j foi enviada vrias vezes a vrios rgos do governo do estado do PR, desde novembro do ano passado, sem que ningum ainda tenha dado nenhuma resposta nem nos atendido para conversar a respeito, infelizmente, apesar do projeto j ter sido aprovado por 31 municpios, inclusive pela CSN (Cia Siderrgica Nacional) em Volta Redonda-RJ e a 1 usina j estar em construo. Aqui no PR, temos esperana de que possamos solucionar definitivamente o problema do lixo de Curitiba se a Secretaria Municipal do Meio Ambiente tomar as devidas providncias junto ao Consrcio Intermunicipal para Gesto dos RSU de Curitiba, agora que o Aterro da Caximba no agenta mais. Isto acontece com muitos municpios no Brasil: eles tm um problema grave; no tm mais onde colocar o lixo; ns temos como construir usinas que transformam todo o lixo em matrias primas para empresas e em adubo orgnico sem contaminao de metais pesados, que pode e deve ser utilizado na agricultura. Nossa usina no gera gases, chorume, nem provoca acumulao, etc. Tudo o que processado na usina vendido (aterro sanitrio e lixo so coisas obsoletas); e "ELES" no querem a soluo ideal; ns no conseguimos entender o porque. Ainda por cima, abrimos parceria e sociedade nas usinas para ELES, pois as usinas so muito lucrativas. A soluo existe e est a. Precisa s da vontade e da inteligncia dos polticos para aplic-la. "Parece" que no h interesse em

52

solucionar o problema do lixo por parte dos polticos e administradores. Ns temos o ideal de mudar o mundo, a tecnologia e a boa vontade, mas os polticos no se mobilizam se no houver benefcios pessoais. Que diferena!!! Nosso trabalho voluntrio.Abraos. Luiz Augusto.Ecosustentvel. USINA DE PROCESSAMENTO DE 100% DOS RSU: O lixo um problema crtico para a maioria dos municpios do Brasil. Apresentamos aqui a soluo ideal e definitiva para todos os problemas do lixo: Usina de Processamento 100%. Podemos construir uma usina em apenas 4 meses em qualquer municpio e todos os problemas do lixo acabam, ou seja, acabam os lixes e aterros sanitrios. Os RSU processados atravs de nossa usina transformam-se em matria prima para diversas empresas e em excelente adubo orgnico, sem metais pesados, analisado e certificado. Tudo aproveitado. A menor usina para 50 toneladas de lixo por dia (equivalente a uma populao de 80.000 habitantes) e a maior para 300 ton/dia (500.000 habitantes). Gostaramos de construir usinas em locais estratgicos, que possam processar o lixo de vrios municpios, distritos e vilas vizinhos ao mesmo tempo, aproveitando o mximo possvel o investimento e abrangendo o mximo de populao possvel. A usina no interfere no sistema de coleta, a no ser no fato de que o lixo dever ser entregue na usina separado em orgnico (mido) e reciclvel (seco). Fluxo do processo de 1- O municpio doa o lixo empresa credenciada "Clnica de Engenharia" por 20 anos, renovveis por mais 20 2- O municpio repassa em regime de comodato 1 terreno de no mnimo 3Ha (o ideal 10Ha), em local estratgico, para a construo da usina 3- O municpio ajuda na obteno do financiamento para a construo da usina ou paga empresa R$35,00 por tonelada de lixo a ser depositada, enquanto a usina estiver sendo construda. 4- A empresa repassar ao municpio 50% dos crditos de carbono obtidos pela usina 5- A empresa repassar ao municpio 2% do faturamento da usina, a partir do 31 ms de funcionamento da usina. 6- Aterro Sanitrio Existente no Municpio: descontinuado e sofrer um plano de recuperao total, a ser realizado pela empresa "Clnica de Engenharia" da seguinte forma:69 1-Regularizar a forma do recebimento do lixo;
69

Tanto a catao como a coleta nas ruas e no aterro so trabalhos insalubres e indignos da condio humana, por isso, a nossa proposta acabar com tudo isso e dar trabalho digno na unidade de processamento e na coleta seletiva.

53

2-Regularizar a compactao do lixo (no basta passar a mquina por cima); 3-Acertar a sua cobertura regularmente todo dia; 4-Colocar a tubulao de captao dos gases; 5-Direcionar os gases para queima; 6-Regularizar a coleta do chorume (o melhor possvel, pois no tem mais jeito para neutralizar o solo); 7-Recuperar o chorume, eliminando-o. 8- Preparar para a realizao do PRAD aps a sua eliminao. Para a coleta do lixo: a)-Acabar com os "carrinheiros" (catadores de lixo) e definir uma coleta seletiva profissional. b)-Cadastrar os catadores de lixo para verificar o seu aproveitamento. c)-Direcionar a coleta seletiva para a Unidade de Processamento de Resduos Slidos a ser implantada. 7- No necessrio fazer licitao porque as prefeituras no gastaro nada: para reciclar o lixo nas usinas no h despesa nenhuma para o municpio. Ele vai doar o lixo usina, entregando-o separado em orgnico e reciclvel, atravs da coleta seletiva. As usinas so "fabricas" - empresas lucrativas que no dependero de nenhum dinheiro dos municpios. 8- Aps a liberao do financiamento e dos terrenos para a construo, usinas comeam a funcionar em 4 meses. ESTE EXEMPLO DE CURITIBA PODE SER ADAPTADO AO SEU MUNICPIO Pr-anlise do lixo da Regio Metropolitana de Curitiba - Consrcio de 16 Municpios: Populao aproximada: 2.950.000 habitantes Resduos Depositados per capita: 0,7 Kg/habitante por dia Estimativa Total de Resduos Depositados: 2065 ton/dia Usinas de Reciclagem de 100% dos RSU - mdia 200 ton/dia de RSU por usina: 10 usinas estrategicamente localizadas (minimizar transporte). Coleta: usinas no interferem na coleta muitos catadores sero contratados pelas usinas (incluso social dos catadores) - lixo dever ser entregue nas usinas separado em Orgnico (mido) e Reciclvel (seco)- coleta seletiva bem mais fcil - Empresa dar treinamento a toda populao. Previso de gerao de emprego: no mnimo 3000 funcionrios contratados (sem incluir mode-obra indireta das microempresas que se instalaro nas proximidades da usina) - preferncia de contratao para catadores de lixo.

54

Estimativa de Crdito de Carbono-MDL (Considerando 17 Euros/ton): R$12,8 milhes por ano - pode ser negociado o repasse aos municpios em troca de garantia para obteno de financiamentos para a empresa. Reciclagem: Lixo orgnico, Lixo reciclvel Possvel incluso de usinas paralelas para: Reciclagem de Lixo Hospitalar, Reciclagem de leo de Cozinha Usado, Aproveitamento de Entulhos da Construo Civil - projetos separados e independentes das usinas de Reciclagem 100%. Contrapartida dos Municpios: concesso dos RSU por 20 anos, renovveis por mais 20 se o contrato for cumprido - doao em regime de comodato de 10 terrenos com infra-estrutura, de 50 mil m cada , em lugares estratgicos onde sero construdas as usinas de Reciclagem 100%. Ajuda empresa na obteno de financiamentos para a implantao da usina (aval, garantias, etc) O projeto ser executado pela empresa Clnica de Engenharia. Aps os acertos dos detalhes e a liberao dos recursos necessrios, as usinas podero funcionar entre 3 e 5 meses. As usinas so muito rentveis, no precisam que o municpio pague todo ms o processamento do lixo, como feito nos pretensos, obsoletos e ultrapassados "aterros sanitrios". Gostaramos de instalar usinas de Reciclagem 100% em todos os municpios estratgicos. Uma usina de Reciclagem 100% custa bem menos do que um aterro sanitrio e gera emprego, renda e incluso social, alm de todos os benefcios ambientais e de sade.Atenciosamente, Eng Luiz Augusto Sorrenti. Ecosustentvel. O lixo alm de ser um problema ambiental no Brasil tambm pode ser considerado um problema econmico (gastos para remoo de 240 toneladas dirias). Um simples ato de jogar um papel na rua acarreta a contratao de milhares de garis, produo de milhes de quilos de lixo e riscos a sade humana.

Algumas cidades esto adotando fornos de incinerao de lixo, permitindo reduzir o volume desse material (porm h a poluio do ar que essa queima do material gera. Outra forma de tratar o lixo criar aterros sanitrios, que

55

diminuem o contato urbano com o lixo. Nos aterros o lixo lanado no solo e compactado atravs de tratores (pode gerar problemas de contaminao do solo e lenis freticos). O lixo urbano parece ser um problema sem soluo. Todas as formas de tratamento atuais geram algum outro problema. Os aterros apesar das vantagens de desvantagens apresentadas so caros. A melhor forma de auxiliar com o lixo a diminuio do mesmo. Apesar das inmeras tecnologias diferentes desenvolvidas para processar o lixo, a melhor sada (mais econmica) parece estar ligada a mudana de comportamento das pessoas. Alternativas para auxiliar o problema do lixo: a) Menor produo de lixo por pessoa; b) Reciclar, doar e ter outras finalidades para embalagens, roupas, etc Boas idias (sacola reciclvel, que j est sendo adotada em vrias cidades do Brasil como meio de reduzir a utilizao de sacos plsticos); c) Aterros sanitrios, que seguem procedimentos de segurana, possuindo sistemas de drenagem e tratamento de resduos.

CONSIDERAES FINAIS

Entre os muitos desafios que a sociedade moderna se defronta, um que se apresenta para equacionamento na atualidade a questo do lixo, gerado nos centros urbanos. O modelo de desenvolvimento vigente, cumulado com a evoluo dos padres de produo e consumo das cidades, proporcionam um aumento significativo na gerao dos resduos slidos, acompanhado, tambm, por uma alterao relevante nas caractersticas desses resduos.

56

O centro da questo tambm encontra o crescimento populacional desordenado, uma urbanizao impetuosa, que arrasta volumes crescentes de industrializao, culminando em grande produo de resduos slidos. Nessa esteira, espera soluo o destino dos resduos slidos, uma vez que as formas apresentadas na atualidade no esto atendendo a legislao que rege a matria, muito embora ela, a lei, ainda seja recente e carente de formas aplicao.

REFERNCIAS

AES DO HOMEM NA NATUREZA. Disponvel em: http://www.colegioweb. com.br/ aquecimento/acoes-do-homem-e-o-meio-ambiente1.html (Yasmin) ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito ambiental. 6. ed. rev., ampl. e atual. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2002. (Srgio)

57

BIDONE, Francisco Antnio. Introduo. In: BIDONE, Francisco Antnio (org). Metodologias e tcnicas de minimizao, reciclagem e reutilizao de resduos slidos urbanos. Rio de Janeiro: PROSAB, 1999.(Srgio) BOFF, Leonardo. 2003. (Rosangela) tica e eco-espiritualidade. Campinas-SP: Verus Editora,

BRAGA, Matheus. O Meio ambiente. Disponvel em: <http://www.blogers.com.br/conceitode-meio-ambiente/>. Acesso em: 24 Set. 2010. (Thiago) BRANCO, Samuel Murgel. Poluio: A morte de nossos rios. So Paulo: ASCETESB, 1983, 2 ed., 1983. 166 p. (Srgio) CARVALHO, Geila Santos. Lixo: conseqncias, desafios e solues. Disponvel em: <http://www.cenedcursos.com.br/lixo-consequencias-desafios-e-solucoes.html>. Acesso em: 31 maio 2010. (Srgio) CARVALHO, Jaqueline Brio de. Os Resduos Slidos no Balnerio Cassino: Avaliao e Proposta de um Sistema de Manejo. Rio Grande: FURG, 1999 (Jssica) COSTA NETO, Nicolao Dino de Castro; BELLO FILHO, Ney de Barros; COSTA, Flvio Dino de Castro e. Crimes e infraes administrativas ambientais. Distrito Federal: Braslia Jurdica, 2000. (Srgio) DA SILVA, Jos Afonso. Curso de direito constitucional positivo. 23. ed. rev. e atual. Editora Malheiros: So Paulo, 2004. (Srgio) DESTINO do lixo urbano. Disponvel em:<http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meioambiente-reciclagem/destino-do-lixo.php>. Acesso em: 16 ago. 2010. (Raphaella) FELLEMBERG, Gunter. Introduo aos problemas de poluio ambiental. ed.Usp. So Paulo: EPU Springer, 1980. (Srgio) FIORILLO, Celso Antnio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 8.ed. So Paulo: Saraiva, 2007. (Rosangela) FREITAS, Wladimir Passos de. A Constituio Federal e a efetividade das normas ambientais. 2. ed. rev. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. (Srgio) GONALVES, Plita. Tempo de decomposio. Disponvel em: <http://www.lixo.com.br/index.php?Itemid=252&id=146&option=com_content&task=view>. Acesso em: 05 Ago. 2010 (Srgio) HELENE, Maria Elisa Marcondes; HELENE, Andr Frazo. Eu consumo, tu consomes: a origem da sociedade de consumo. In: KUPSTAS, Mrcia. Ecologia em debate: Livro do professor. So Paulo: Moderna, 1997. (Srgio) Impacto Ambiental: ao do homem sobre o meio ambiente. Disponvel em :http://www .farmacia.med.br/biologia/artigos/5382/impacto-ambiental-acao-do-homem-sobre-o-meioambiente (Yasmin)

58

LANFREDI, Geraldo Ferreira. Poltica ambiental: busca de efetividade de seus instrumentos. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. (Srgio) LEAL, Georla Cristina Souza de Gois. FARIAS, Maria Sallydelandia Sobral de. ARAUJO, Aline de Farias. O processo de industrializao e seus impactos no meio ambiente urbano. Disponvel em: http://revista.uepb.edu.br/ index.php/qualitas/ article/ view/ 128/101. (Yasmin) LIXO municipal: manual de gerenciamento integrado.Instituto de pesquisas tecnolgicas do Estado de So Paulo (IPT). So Paulo: IPT/CEMPRE. 1995. 278 p. apud Geologia Ambiental. Mdulo 12. Disposio de resduos. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos>. Acesso em: 07 Jun. 2010 (Srgio) Luciana Azevedo. Disponvel em: http://www.cabecadecuia.com/noticias/47088/solucoespara-o-lixo-urbano-e-discutido-por-prefeitos-e-governo.html. (Eduardo) MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito ambiental brasileiro. 9. ed. rev., atual. e ampl. So Paulo: Malheiros, 2001. (Srgio) MALTHUS, Thomas Robert. Ensaio sobre os Princpios da Populao. Apud OLIVEIRA JNIOR, Zedequias de. Disponvel em: <http://www.ufrr.br/component/option,com_docman/Itemid,0/task... - 55k>. Acesso em: 15 Set. 2010. (Srgio) MANDARINO, Adriana Sobral Barbosa. Gesto de Resduos Slidos Domiciliares Legislao e Prticas no Distrito Federal. Dissertao de Mestrado em Desenvolvimento Sustentvel. Braslia: Universidade de Braslia, 2000 (Jssica) MEIO Ambiente. Disponvel em: <http://ambientedomeio.com/2007/07/29/conceito-de-meioambiente/ >; < http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente>. Acesso em 17 Set. 2010 <http://www.blogers.com.br/conceito-de-meio-ambiente/>; <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=109265>. Acesso em 24 Set. 2010. (Thiago) MENEZES, M.G.; BARBOSA, R.M.; JFILI, Z.M.S.; MENEZES, A.P.A.B.. Lixo, Cidadania e Ensino: Entrelaando Caminhos. Qumica Nova na Escola. So Paulo: Sociedade Brasileira de Qumica. no 22. novembro de 2005. p. 38-41 (Raphaella) MIGUEL, Joo. Interferncia do homem nos ecossistemas. Disponvel http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_ /interferecossist. htm. (Yasmin) em:

MILAR, Edis. Direito do ambiente: doutrina-prtica-jurisprudncia. So Paulo: Editora dos Tribunais, 2000. (Srgio) MOURA, Danieli Veleda. O direito frente aos problemas socioambientais ocasionados pelo lixo na sociedade de consumo. Disponvel em:

59

http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php? n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7342. Acesso em: 19 Set. 2010.

(Jssica)

PEREIRA, Alessandra Fernandes Nascimento. Lei Pr-Ativa para Resduos Slidos: Da Fundamentao Proposta. Dissertao de Mestrado em Geografia. Uberlndia: Universidade Federal de Uberlndia-MG, 2004. (Jssica) REALE, Miguel. Memrias. So Paulo: Saraiva, 1.987, v. 1, 297 p. (Rosangela)

RESDUOS slidos: categoria. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Res %C3%ADduos_s%C3%B3lidos_urbanos>. Acesso em: 07 Jul. 2010. (Srgio) Revista Jus Vigilantibus, 05/07/2009. Disponvel em: http://jusvi.com/artigos/40832. PINTO, Ana Clia Toscano Vieira. Resduos Slidos e Meio Ambiente: A Sistematizao do Lixo no Direito Brasileiro. Dissertao de Mestrado em Direito. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2004 (Jssica) Reinventamos a Vida Inteligente: Disponvel em: http://www.sunnet.com.br/home/Noticias/Solucao-ideal-para-o-lixo-urbano.html (Eduardo) RODRIGUES, Francisco Luiz; CAVINATTO, Vilma Maria. Lixo. De onde vm? Para onde vai? So Paulo: Moderna, 1997. (Srgio) SANTOS, Esmeraldo Macedo; RAMOS, Rubens Eugnio Barreto; PINHEIRO, Jos Ivam. Resduos slidos urbanos: uma abordagem terica da relevncia, caracterizao e impactos na cidade de Natal (RN). Disponvel em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2002_TR104_1274.pdf>. Acesso em: 05 Ago. 2010. (Srgio) SCAGLION, Ricardo Cavichioli. Lixo Urbano e suas conseqncias. Disponvel em: <http://www.ongorigem.org.br/blog/lixo-urbano-e-suas-consequencias-4/>. Acesso em: 01 Ago. 2010. (Srgio) SOUZA, J.A.. Tratamento de resduos slidos. Informe agropecurio. Belo Horizonte: EPAMIG. v. 26. n. 224. 2005. p. 21-23. (Raphaella) STOREL, Antonio Oswaldo Storel. Fim dos lixes. A tribuna. Piracicaba, 20 Jul. 2010. Folha artigos. Disponvel em: <http://www.tribunatp.com.br/modules/publisher/item.php?itemid=1438>. Acesso em: 29 Ago. 2010. (Srgio) TABELA 1. Classificao dos resduos slidos. Disponvel em: <http://www.araucaria.pr.gov.br/04_arquivos/01_geral/smma/2_classificacao_residuos_solido s.pdf>. Acesso em: 05 Ago. 2010. (Srgio) TCHOBANOGLOUS, George. Produtos perigosos tpicos empregados em residncias.In: HAMADA, Jorge. Resduos slidos: concentrao e caracterizao. Disponvel em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsacd/cd48/aula01.pdf>. Acesso em: 20 Set 2010. (Srgio)

60

VARELLA, Marcelos Dias; PLATIAU, Ana Flvia Barros. Princpio da precauo. Editora Del Rey: Belo Horizonte, 2004. (Srgio)

. . .

ANEXO 01

(Srgio Paulo Botter)

CLASSIFICAO DOS RESIDUOS SLIDOS

QUANTO NATUREZA FSICA

Secos Molhados

61

QUANTO COMPOSIO QUMICA Orgnica Matria Inorgnica QUANTO AOS RISCOS POTENCIAIS AO MEIO AMBIENTE Perigosos

Matria

Resduos Classe I Resduos Classe II No perigosos: Resduos classe II A No Inertes Resduos classe II B Inertes

QUANTO ORIGEM e Pblico

Domstico, Comercial Servios de Sade Resduos Especiais Pilhas e Baterias Lmpadas Fluorescentes leos Lubrificantes Pneus Embalagens de Agrotxicos Radioativos Construo Civil / Entulho Industrial Portos, Aeroportos e Terminais Rodovirios e Ferrovirios Agrcola

Fonte: IPT/CEMPRE, 2000

ANEXO 02 (Srgio Paulo Botter)

Tabela de tempo necessrio(aproximado) para decomposio de alguns resduos produzidos a partir de produtos utilizados ou consumidos rotineiramente pela sociedade

62

FONTE:

Campanha Ziraldo

Comlurb website

SMA So Sebastio

DMLU POA

UNICEF website

Material Casca de banana ou laranja 2 anos 2 a 12 meses De 3 meses a vrios anos 1 a 5 anos 6 meses a 1 ano 5 anos 10 a 20 anos 10 a 20 anos 5 anos 13 anos 5 anos 5 anos 5 anos 14 anos 600 anos Mais de 3 anos 30 a 40 anos Mais anos Mais anos Tempo indeterminado 80 a 100 anos 1 milho de Indefinido Indefinido 100 anos 6 meses Mais anos Mais de 10 mil anos de 1000 200 a 500 anos Indeterminado 200 a 500 anos 4 mil anos de 100 At 50 anos At 50 anos de 100 Mais anos 10 anos de 100 450 anos 100 anos 450 anos 30 anos De 3 meses a vrios anos 1 a 2 anos

Papel Papel plastificado pano Ponta de cigarro Meias de l Chiclete Madeira pintada Fralda descartvel Nylon Sacos plsticos Plstico Metal Couro Borracha Alumnio Vidro Garrafas plsticas Longa vida Palito de fsforo

3 a 6 meses

2 a 4 semanas

3 meses

anos

Copyright 2008 www.lixo.com.b

Potrebbero piacerti anche