Sei sulla pagina 1di 6

FICHAMENTO

Disciplina: Didatica Professora: Luzia Costa Pesquisador: Kayque Pedro 1.A aula do dia 10/02/11 comeou com a professora Luzia Costa se apresentando e falando da Disciplina e como iria ser o plano de aula com a ementa. Esclarecidos alguns pontos, que so importantes para a fluidez dos assuntos da matria de Didticas. Como vai ser o processo de avaliao utilizando o fichamento e leituras de textos com produo de perguntas e respostas, entrevistas e filmes, com a explicao de sua metodologia. Comunicando que iriamos participar de uma palestra no auditrio com apresentaes de vrios grupos e pessoas do cenrio cultural do DF. Incluindo o boi do seu Teodoro pessoa emblemtica da cultura do Distrito Federal passando de gerao para gerao a arte de brincante. 2.A aula do dia 17/02/11 Assistimos um Filme O sorriso de Monalisa elaborando um memorial descritivo onde seja ressaltado o desempenho de professores que foram marcantes para o meu processo de formao.professor de arte.

3.A aula do dia 24/02/11 comeou com a professora

4.A aula do dia 03/03/11 comeou com a professora

5.A aula do dia 10/03/11 comeou com a professora

6.A aula do dia 17/03/11 comeou com a professora

Entrevistas com o professor de Matemtica Carlos Antnio da escola pblica do DF. 1)- O que didtica? R)-Uma tcnica de passar conhecimento. 2)- O que representa a didtica pra voc? R)-Um processo de passar, transmitir, assimilar os conhecimentos adquiridos para algum. 3)- Se estudou didtica ? R)-Sim, e teve conhecimento de tericos da didtica e colocando todo seu conhecimento na prtica formando uma tcnica prpria de didtica. 7.A aula do dia 24/03/11 comeou com a professora Luzia colocando no quadro a unidade 2- A escola e seus diferentes ambientes de aprendizagem. Funo social da escola. Texto para estudo e elaborao de resposta do texto Uma escola para novos tempos do livro organizao e gesto da escola pblica teoria e prtica. Questes para debate: 1)-Caracterizar o novo paradigma econmico? R-A caracterizao do novo paradigma econmico trata-se de novas formas de funcionamento e reestruturao do capitalismo no quadro da globalizao, com o modelo econmico que segue a lgica da subordinao da sociedade s leis do mercados que visa a lucratividade, produtividade e competitividade. 2)-Escolha um dos objetivos indicados por Lbano e apresente pontos que a arte pode Explorar? R)-Formar para a cidadania crtica, isto , formar um cidado-trabalhador capaz de interferir Criticamente na realidade para transform-la e no apenas formar para integrar o mercado de trabalho. Formar cidado capaz de questionar a arte sua situao na sociedade, como ela esta sendo exposta e produzida pra ele e pra que servir esta arte no cenrio de trabalho.

8.A aula do dia 31/03/11 comeou com o debate do texto Uma escola para novos tempos do II capitulo do livro Libaneo, Jos Carlos. Organizao e gesto da escola pblica: teoria e prtica-So Paulo. Cortez. Foi perguntado sobre a entrevistas com o professor e a resposta dada. Depois fizemos a leitura do texto do captulo I do livro Planejamento Dialgico: Como construir o projeto politico-pedaggico da escola.3ed.,So Paulo:Cortez,2002. Que fala do planejamento e pensamento de alguns tericos como Vasconcellos,Fonseca,Azanha,Libneo e Fusari na construo do plano e planejamento de tudo que esta relacionado com educao. 9.A aula do dia 07/04/11 comeou com a professora Luzia Costa escrevendo no quadro o cronograma da aula. Planejar Processo de tomada de decises O que? Para que? Como? Deciso Escola entre alternativas Elaborar Plano Momento Poltico Planejamento (Processo) Plano (Documento, Registro) Programa Projeto Plano de Ensino Plano de Aula Projeto Poltico Pedaggico Planejamento Meio e fins Recurso e objetos So Prioridades Documento Registro

Plano

Objetovos Vai ajudar a fazer Avaliao Contedo - Vai ajudar na aplicao Metodologia Relao Professor e Aluno 1)Planejamento Educacional define a Poltica Educacional do Pas.(PNE) 2)Plano Curricular define os Objetivos Educacionais no nvel da Escola.(DCN) e (PCN). 3)Plano de Ensino atuao dos Educadores, ao dos professores em sala de aula. Caracteristica do Plano de Ensino Flexibilidade Clareza Adequao ao nvel. Marcou a entrega do Ensaio do Livro do Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia. Projeto Poltico Pedaggico: 1)Finalidade 2)Estrutura organizacional, Administrativo, Pedaggico 3)Curriculo

4)Tempo escolar 5)Relaes de trabalho 6)Processos de deciso 7)Avaliao. Indentificao : 1- Plano de Ensino 2- Disciplina 3- Ano 4- Nmero de Aula 5- Professor Justificativa da Disciplina : Objetivo Especfico Objetivo Geral Contedo Desenvolvimento Metodolgico Avaliao Bibliografia. 10.A aula do dia 14/04/11 Comeou com a professora fazendo a leitura do texto, parando e explicando cada paragrafo. Explicou sobre o Objetivo- Necessidades, resultado da aprendizagem(novo comportamento), produto final. Objetivo quanto a natureza, situao de aprendizagem(descrever) Habilidades e atitudes. Cognitivo, Afetivo, Psicomotor Os professores tem que trabalhar o CHA. CHA= Competncia, Habilidade e Atitude. Tipos de resuldados 1 Domnio Cognitivo Indicadores = Objetivo requer: Memorizao termos e conceitos, Aplique Regras. Estabelecer distines entre itens. Analisar dados, resumos, informao,emiti julgamento. Resolver problemas = O objetivo requer: Execute uma atividade fsica Utilize sua musculao, Pratique habilidade de coordenao Motora e Visual. Combine movimentos e aces articulaes com os orgos dos sentidos. = O objetivo requer: Mude de atitudes, valores preferncias Reflita sobre valores pessoas. Explore novas pespectivas entre um contato com emoes, Medos, Sentimentos.

2 Psicomotor

3 Afetivo

Redao do objetivo deve levar em conta.

1Aes ou desempenho esperado- verbo = observvel e mensurvel 2Condies (variveis do ambiente) 3Critrios (parmetros) No segundo tempo,aps o intervalo, fizemos Atividade que foi realizado em sala de aula com leitura de um texto e elaborando tipos de objetivos. Objetivos cognitivo = R- Entender como funciona seu corpo e compreendendo os seus limites conceitualizando.O aluno compoe sons com o prprio corpo. Objetivo Psicomotor = R- Estimular os estudantes a movimentar-se produzindo som. Ex.Bater palmas, estalar os dedos todos sons que o corpo possa produzir. Objetivo Afetivo = R- Promover uma dinmica onde os estudantes possa abraar o colega,apertar as mos sem preconceitos estimular o contato pessoal. O aluno ao abraar e aperta as mos reflita sobre valores pessoais. Identificar, observar possveis juizo de valor.

11.A aula do dia 28/04/11 Comeou com a professora passando um video de um programa do SENAC So Paulo Tele Conferncia.com o titulo Curriculo por Comferncia. Aps tivemos que fazer 5cinco pergunta do texto A organizao relevente dos conteudos do curriculo. As perguntas foram:?

Potrebbero piacerti anche