Sei sulla pagina 1di 31

3.

Metrologia

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

89

Desenho Tcnico
1. Metrologia
1.1. 1.2. 1.3. 1.4. Finalidade do Controle Medio Unidade Padro

90
90 90 91 91

2. Mtodo, Instrumento e Operador


2.1. Mtodo 2.2. Instrumentos de Medio 2.3. Operador

91
91 92 92

3. Laboratrio de Metrologia
3.1. 3.2. 3.3. 3.4. Temperatura, Umidade, Vibrao e Espao Iluminao e Limpeza Normas Gerais de Medio Recomendaes

93
93 93 93 93

4. Unidades Dimensionais
4.1. Medidas 4.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades

94
94 94

5. Rgua Graduada - Tipos e Usos - Graduaes da Escala


5.1. Sistema Mtrico 5.2. Sistema Ingls

96
96 96

6. Paqumetro
6.1. Princpio do Nnio

97
97

7. Micrmetro
7.1. Caractersticas Do Micrmetro

98
98

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

90

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

8. Medio Angular
8.1. 8.2. 8.3. 8.4. Unidades de Medio Angular ngulos: Reto, Agudo, Obtuso e Raso ngulos Complementares e Suplementares Soma dos ngulos Internos dos Tringulos

99
99 99 100 100

9. Gonimetro 10. Instrumentos Medidores de Presso


10.1. 10.2. 10.3. 10.4. Classificao dos Sistemas de Medio de Presso e Vcuo Manmetro de tubo U Manmetro McLeod Barmetro

101 103
103 103 104 104

11. Relgio Comparador - Tipos e Caractersticas 12. Tolerncia


12.1. 12.2. 12.3. 12.4. Tolerncia ISO Exemplos de cotas em peas Qualidade de trabalho Interpretao de tolerncias no sistema ABNT/ISSO

106 108
109 110 111 112

13. Controle dos Aparelhos Verificadores


13.1. 13.2. 13.3. 13.4. Controle dos Calibres com Limites Controle de um tampo cilndrico Controle de um calibre plano Controle de um calibre de boca

103
114 114 114 114

14. Tacmetro

115

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

91

1. Metrologia
A metrologia aplica-se a todas as grandezas determinadas e, em particular, s dimenses lineares e angulares das peas mecnicas. Nenhum processo de usinagem permite que se obtenha rigorosamente uma dimenso prefixada. Por essa razo, necessrio conhecer a grandeza do erro tolervel, antes de se escolherem os meios de fabricao e controle convenientes.

1.1. Finalidade do Controle


O controle no tem por fim somente reter ou rejeitar os produtos fabricados fora das normas; destina-se, antes, a orientar a fabricao, evitando erros. Representa, por conseguinte, um fator importante na reduo das despesas gerais e no acrscimo da produtividade. Um controle eficaz deve ser total, isto , deve ser exercido em todos os estgios de transformao da matria, integrando-se nas operaes depois de cada fase de usinagem. Todas as operaes de controle dimensional so realizadas por meio de aparelhos e instrumentos; devem-se, portanto, controlar no somente as peas fabricadas, mas tambm os aparelhos e instrumentos verificadores:
de desgastes, nos verificadores com dimenses fixas; de regulagem, nos verificadores com dimenses variveis;

Isto se aplica tambm s ferramentas, aos acessrios e s mquinas-ferramentas utilizadas na fabricao.

1.2. Medio
O conceito de medir traz, em si, uma idia de comparao. Como s se podem comparar coisas da mesma espcie, cabe apresentar para a medio a seguinte definio, que, como as demais, est sujeita a contestaes:
Medir comparar uma dada grandeza com outra da mesma espcie, tomada como unidade.

Uma contestao que pode ser feita aquela que se refere medio de temperatura, pois, nesse caso, no se comparam grandezas, mas, sim, estados. A expresso medida de temperatura, embora consagrada, parece trazer em si alguma inexatido: alm de no ser grandeza, ela no resiste tambm condio de soma e subtrao, que pode ser considerada implcita na prpria definio de medir. Quando se diz que um determinado comprimento tem dois metros, pode-se afirmar que ele a metade de outro de quatro metros; entretanto, no se pode afirmar que a temperatura de quarenta graus centgrados duas vezes maior que uma de vinte graus, e nem a metade de outra de oitenta. Portanto, para se medir um comprimento, deve-se primeiramente escolher outro que sirva como unidade e verificar quantas vezes a unidade cabe dentro do comprimento por medir. Uma superfcie s pode ser medida com unidade de superfcie; um volume, com unidade volume; uma velocidade, com unidade de velocidade; uma presso, com unidade de presso, etc.

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

92

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

1.3. Unidade
Entende-se por unidade um determinado valor em funo do qual outros valores so enunciados. Usando-se a unidade METRO, pode-se dizer, por exemplo, qual o comprimento de um corredor. A unidade fixada por definio e independe do prevalecimento de condies fsicas como temperatura, grau higroscpico (umidade), presso, etc.

1.4. Padro
O padro a materializao da unidade; influenciada por condies fsicas, podendo-se mesmo dizer que a materializao da unidade, somente sob condies especficas. O metro-padro, por exemplo, tem o comprimento de um metro, somente quando est a uma determinada temperatura, a uma determinada presso e suportado, tambm, de um modo definido. bvio que a mudana de qualquer uma dessas condies alterar o comprimento original.

2. Mtodo, Instrumento e Operador


Um dos mais significativos ndices de progresso, em todos os ramos da atividade humana, a perfeio dos processos metrolgicos que neles se empregam. Principalmente no domnio da tcnica, a Metrologia de importncia transcendental. O sucessivo aumento de produo e a melhoria de qualidade requerem um ininterrupto desenvolvimento e aperfeioamento na tcnica de medio; quanto maiores so as necessidades de aparatos, ferramentas de medio e elementos capazes. Na tomada de quaisquer medidas, devem ser considerados trs elementos fundamentais: o mtodo, o instrumento e o operador.

2.1. Mtodo
a) Medio Direta Consiste em avaliar a grandeza por medir, por comparao direta com instrumentos, aparelhos e mquinas de medir. Esse mtodo , por exemplo, empregado na confeco de peas-prottipos, isto , peas originais utilizadas como referncia, ou, ainda, quando o nmero de peas por executar for relativamente pequeno. b) Medio Indireta por Comparao Medir por comparao determinar a grandeza de uma pea com relao outra, de padro ou dimenso aproximada; da a expresso: medio indireta. Os aparelhos utilizados so chamados indicadores ou comparadores/amplificadores, os quais, para facilitarem a leitura, amplificam as diferenas constatadas, por meio de processos mecnicos ou fsicos (amplificao mecnica, tica, pneumtica, etc.).

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

93

2.2. Instrumentos de Medio


A exatido relativa das medidas depende, evidentemente, da qualidade dos instrumentos de medio empregados. Assim, a tomada de um comprimento com um metro defeituoso dar resultado duvidoso, sujeito a contestaes. Portanto, para a tomada de uma medida, indispensvel que o instrumento esteja aferido e que a sua aproximao permita avaliar a grandeza em causa, com a preciso exigida.

2.3. Operador
O operador , talvez, dos trs o elemento mais importante. ele a parte inteligente na apreciao das medidas. De sua habilidade depende, em grande parte, a preciso conseguida. Um bom operador, servindo-se de instrumentos relativamente dbeis, consegue melhores resultados do que um operador inbil com excelentes instrumentos. Deve, pois, o operador, conhecer perfeitamente os instrumentos que utiliza ter iniciativa para adaptar s circunstncias o mtodo mais aconselhvel e possuir conhecimentos suficientes para interpretar os resultados encontrados.

3. Laboratrio de Metrologia
Nos casos de medio de peas muito precisas, torna-se necessrio uma climatizao do local; esse local deve satisfazer s seguintes exigncias:
1. 2. 3. 4. 5. Temperatura constante; Grau higromtrico correto; Ausncia de vibraes e oscilaes; Espao suficiente; Boa iluminao e limpeza.

3.1. Temperatura, Umidade, Vibrao e Espao


A Conferncia Internacional do Ex-Comit I.S.A. fixou em 20 C a temperatura de aferio dos instrumentos destinados a verificar as dimenses ou formas. Em conseqncia, o laboratrio dever ser mantido dentro dessa temperatura, sendo tolervel variao de mais ou menos 1 C; para isso, faz-se necessria a instalao de reguladores automticos. A umidade relativa do ar no dever ultrapassar 55%; aconselhvel instalar um higrostato (aparelho regulador de umidade); na falta deste, usa-se o CLORETO DE CLCIO INDUSTRIAL, cuja propriedade qumica retira cerca de 15% da umidade relativa do ar. Para se protegerem as mquinas e aparelhos contra vibrao do prdio, forra-se a mesa com tapete de borracha, com espessura de 15 a 20 mm, e sobre este se coloca chapa de ao, de 6 mm. No laboratrio, o espao deve ser suficiente para acomodar em armrios todos os instrumentos e, ainda, proporcionar bem-estar a todos que nele trabalham.

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

94

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

3.2. Iluminao e Limpeza


A iluminao deve ser uniforme, constante e disposta de maneira que evite ofuscamento. Nenhum dispositivo de preciso deve estar exposto ao p, para que no haja desgastes e para que as partes ticas no fiquem prejudicadas por constantes limpezas. O local de trabalho dever ser o mais limpo e organizado possvel, evitando-se que as peas fiquem umas sobre as outras.

3.3. Normas Gerais de Medio


Medio uma operao simples, porm s poder ser bem efetuada por aqueles que se preparam para tal fim. O aprendizado de medio dever ser acompanhado por um treinamento, quando o aluno ser orientado segundo as normas gerais de medio. Normas gerais de medio:
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Tranqilidade. Limpeza. Cuidado. Pacincia. Senso de responsabilidade. Sensibilidade. Finalidade da posio medida. Instrumento adequado. Domnio sobre o instrumento.

3.4. Recomendaes
Os instrumentos de medio so utilizados para determinar grandezas. A grandeza pode ser determinada por comparao e por leitura em escala ou rgua graduada. dever de todos os profissionais zelar pelo bom estado dos instrumentos de medio, mantendo-se assim por maior tempo sua real preciso. Evite:
1) 2) 3) 4) Choques, queda, arranhes, oxidao e sujeira; Misturar instrumentos; Cargas excessivas no uso, medir provocando atrito entre a pea e o instrumento; Medir peas cuja temperatura, quer pela usinagem quer por exposio a uma fonte de calor, esteja fora da temperatura de referncia; 5) Medir peas sem importncia com instrumentos caros.
Cuidados: 1) USE proteo de madeira, borracha ou feltro, para apoiar os instrumentos. 2) DEIXE a pea adquirir a temperatura ambiente, antes de toc-la com o instrumento de medio.

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

95

4. Unidades Dimensionais
As unidades de medidas dimensionais representam valores de referncia, que permitem:
Expressar as dimenses de objetos (realizao de leituras de desenhos mecnicos); Confeccionar e, em seguida, controlar as dimenses desses objetos (utilizao de aparelhos e instrumentos de medida). Exemplo: a altura da torre Eiffel de 300 metros; a espessura de uma folha de papel para cigarros de 30 micrmetros. A torre Eiffel e a folha de papel so objetos. A altura e a espessura so grandezas. 300 metros e 30 micrmetros so unidades.

4.1. Medidas
Uma grandeza fsica uma propriedade de um corpo, ou particularidade de um fenmeno, suscetvel de ser medida. A medio de uma grandeza pode ser efetuada por comparao direta com um padro ou com um aparelho de medida (medio direta), ou ser calculada, atravs de uma expresso conhecida, custa das medies de outras grandezas (medio indireta). Contudo mesmo este ltimo caso engloba medidas diretas, pelo que importante ter alguns conhecimentos bsicos sobre este tipo de medies. A medio de uma grandeza ento a comparao dessa grandeza com outra da mesma espcie, um padro, a que chamamos unidade por conveno.

4.2. Grandezas Fundamentais e Sistemas de Unidades


Grandezas fundamentais Grandezas derivadas Unidades fundamentais Unidades derivadas

Aos quatro conceitos introduzidos anteriormente esto associadas s unidades fundamentais de comprimento (m), tempo (s) e massa (kg), que podem ser definidas arbitrariamente, e a unidade derivada de fora (N). Chamada Newton (N), definida como a fora que imprime uma acelerao de 1m/s2 massa de 1 kg. SISTEMA INTERNACIONAL DE UNIDADES (SI DE UNIDADES) O objetivo de um Sistema de Unidades escolher um nmero mnimo de grandezas (grandezas fundamentais) custa das quais se podem exprimir todas as outras grandezas (grandezas derivadas) e definir as suas unidades. As unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI de unidades) formam um sistema absoluto de unidades, o que significa que as trs unidades bsicas escolhidas so independentes do local onde as medies so efetuadas. O metro, o quilograma e o segundo podem ser utilizados em qualquer parte da Terra; podem mesmo ser utilizados noutro planeta. Tero sempre o mesmo significado. Os mltiplos e submltiplos das unidades do SI podem ser obtidos atravs do uso de prefixos (Tabela 1), evitando-se assim escrever nmeros muito grandes ou muito pequenos (ex.: 424,2 km em

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

96

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

vez de 424.200 m). Pode obter-se o mesmo resultado usando a notao cientfica: 424,2 km = 424,2 103 m. Os mltiplos da unidade de tempo so o minuto (min), a hora (h), etc... Como 1 min = 60 s e 1 h = 60 min = 3 600 s, esses mltiplos no so to facilmente convertidos. Tabela 1 - Prefixos SI
Fator de multiplicao 1.000.000.000.000 = 1.000.000.000 = 1.000.000 = 1.000 = 100 = 10 = 0,1 = 0,01 = 0,001 = 0,000 001 = 0,000 000 001 = 0,000 000 000 001 = 0,000 000 000 000 001 = 0,000 000 000 000 000 001 = 1012 109 106 103 102 101 10-1 10-2 10-3 10-6 10-9 10-12 10-15 10-18 Prefixo ter goga mega quilo hecto deca deci centi mili micro nano pico femto atto Smbolo T G M k h da d c m n p f a

UNIDADES DE REA E DE VOLUME (UNIDADES DERIVADAS) A unidade de rea o metro quadrado (m2), que representa a rea de um quadrado de 1 m de lado; a unidade de volume o metro cbico (m3), igual ao volume de um cubo de 1 m de lado. A fim de evitar valores numricos excessivamente pequenos ou elevados, no clculo de reas e de volumes utilizam-se sistemas de unidades secundrias, obtidas, respectivamente, quadrando ou elevando ao cubo o milmetro e tambm os dois submltiplos intermedirios do metro a saber, o decmetro (dm) e o centmetro (cm).
rea: 1 mm2 = (1 mm)2 = (103 m)2 = 106 m2 Volume 1 dm3 = (1 dm)3 = (101 m)3 = 103 m3

Note-se a seguinte regra: quando uma unidade derivada obtida dividindo uma unidade base por outra, um prefixo pode ser utilizado no numerador da unidade derivada, porm nunca no seu denominador. Por exemplo, a constante k de uma mola que se distende 20 mm sob a carga de 100 N ser expressa como: k = 100 N/ 20 mm = 100 N/ 0.020 m = 5 000 N/m ou k = 5 kN/m mas nunca como k = 5 N/mm

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

97

5. Rgua Graduada - Tipos e Usos - Graduaes da Escala


O mais elementar instrumento de medio utilizado nas oficinas a rgua graduada (escala). usada para medidas lineares, quando no h exigncia de grande preciso. Para que seja completa e tenha carter universal, dever ter graduaes do sistema mtrico e do sistema ingls (Figura 34).

5.1. Sistema Mtrico


Graduao em milmetros (mm). 1 mm =

5.2. Sistema Ingls


Graduao em polegadas (). 1 = jarda

A escala ou rgua graduada construda de ao, tendo sua graduao inicial situada na extremidade esquerda. fabricada em diversos comprimentos: 6 (152,4 mm), 12 (304,8 mm). A rgua graduada apresenta-se em vrios tipos, e seu uso torna-se freqente nas oficinas.

Figura 34 - Rgua CARACTERSTICAS DA BOA RGUA GRADUADA


Ser, de preferncia, de ao inoxidvel. Ter graduao uniforme. Apresentar traos bem finos, profundos e salientados em preto.

CONSERVAO
Evitar quedas e contato com ferramentas de trabalho. Evitar flexion-la ou torc-la, para que no se empene ou quebre. Limpe-o aps o uso, para remover o suor e a sujeira. Aplique-lhe ligeira camada de leo fino, antes de guard-la.

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

98

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

6. Paqumetro
Utilizado para a medio de peas, quando a quantidade no justifica um instrumental especfico e a preciso requerida no desce a menos de 0,02mm, = .

Figura 35 -

Paqumetro

um instrumento finamente acabado, com as superfcies planas e polidas. O cursor ajustado rgua, de modo que permita a sua livre movimentao com um mnimo de folga. Geralmente construdo de ao inoxidvel, e suas graduaes referem-se a 20 C. A escala graduada em milmetro e polegadas, podendo a polegada ser fracionria ou milesimal. O cursor provido de uma escala, chamada nnio ou vernier, que se desloca em frente s escalas da rgua e indica o valor da dimenso tomada.

6.1. Princpio do Nnio


A escala do cursor, chamada Nnio (designao dada pelos portugueses em homenagem a Pedro Nunes, a quem atribuda sua inveno) ou Vernier (denominao dada pelos franceses em homenagem a Pierre Vernier, que eles afirmam ser o inventor), consiste na diviso do valor N de uma escala graduada fixa por N.1 (n de divises) de uma escala graduada mvel (Figura 36).

Figura 36 -

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

99

7. Micrmetro
A preciso de medio que se obtm com o paqumetro, s vezes, no suficiente. Para medies mais rigorosas, utiliza-se o micrmetro, que assegura uma exatido de 0,01 mm. O micrmetro um instrumento de dimenso varivel que permite medir, por leitura direta, as dimenses reais com uma aproximao de at 0,001 mm (Figura 37).

Figura 37 O princpio utilizado o do sistema parafuso e porca. Assim, se, numa porca fixa, um parafuso d um giro de uma volta, haver um avano de uma distncia igual ao seu passo.

7.1. Caractersticas Do Micrmetro


Arco - construdo de ao especial e tratado termicamente, a fim de eliminar as tenses, e munido de protetor antitrmico, para evitar a dilatao pelo calor das mos. Parafuso Micromtrico - E construdo de ao de alto teor de liga, temperado a uma dureza de 63 RC. Rosca retificada, garantindo alta preciso no passo. Contatores - Apresentam-se rigorosamente planos e paralelos, e em alguns instrumentos so de metal duro, de alta resistncia ao desgaste. Fixador ou Trava - Permite a fixao de medidas. Luva Externa - Onde gravada a escala, de acordo com a capacidade de medio do instrumento. Tambor - Com seu movimento rotativo e atravs de sua escala, permite a complementao das medidas. Porca de Ajuste - Quando necessrio, permite o ajuste do parafuso micromtrico. Catraca - Assegura uma presso de medio constante. Tipos e Usos - Para diferentes usos no controle de peas, encontram-se vrios tipos de micrmetros, tanto para medies em milmetros como em polegadas, variando tambm sua capacidade de medio.

O IMICRO e um instrumento de alta preciso: os seus 3 contatores permitem um alojamento perfeito do instrumento no furo por medir, encontrando-se facilmente a posio correta de medio.
WTC PETRLEO & GS MDULO 2 METROLOGIA

100

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

RECOMENDAES
Evitar choques, quedas, arranhes e sujeira. No medir peas fora da temperatura ambiente. No medir peas em movimento. No forar o micrmetro.

CONSERVAO
Depois do uso, limpar cuidadosamente o instrumento Guardar o micrmetro em estojo prprio. O micrmetro deve ser guardado destravado e com os contatores ligeiramente afastados.

8. Medio Angular
8.1. Unidades de Medio Angular
A tcnica da medio no visa somente a descobrir o valor de trajetos, de distncias, ou de dimetros, mas se ocupa tambm da medio dos ngulos. SISTEMA SEXAGESIMAL Sabe-se que o sistema que divide o crculo em 360 graus, e o grau em minutos e segundos, chamado sistema sexagesimal. este o sistema freqentemente utilizado em mecnica. A unidade do ngulo o grau. 0 grau se divide em 60 minutos, e o minuto se divide em 60 segundos. Os smbolos usados so: grau (), minuto (') e segundo ("). Exemplo: 5431'12". l-se: 54 graus, 31 minutos e 12 segundos. SISTEMA CENTESIMAL No sistema centesimal, o crculo e dividido em 400 grados, enquanto que o grado e dividido em 100 novos minutos e o minuto em 100 novos segundos. Os smbolos usados so: grados (g), novos minutos (c), novos segundos (cc). Exemplo: 27,4583g = 27g 45c 83cc l-se: 27 grados, 45 novos minutos, e 83 novos segundos.

8.2. ngulos: Reto, Agudo, Obtuso e Raso


NGULO RETO: A unidade legal o ngulo formado por duas retas que se cortam perpendicularmente, formando ngulos adjacentes iguais (Figura 38). Esse valor, chamado ngulo reto (90), subdividido de acordo com os sistemas existentes. NGULO AGUDO: aquele cuja abertura menor do que a do ngulo reto (Figura 39). NGULO OBTUSO: aquele cuja abertura maior do que a do ngulo reto (Figura 40). NGULO RASO: aquele cuja abertura mede 180 (Figura 41).

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

101

Figura 38 - ngulo reto

Figura 39 - ngulo agudo

Figura 40 - ngulo obtuso

Figura 41 - ngulo reto

9. ngulos Complementares e Suplementares


NGULOS COMPLEMENTARES: so aqueles cuja coma igual a um ngulo reto (Figura 42). NGULOS SUPLEMENTARES: so aqueles cuja soma igual a um ngulo raso (Figura 43).

Figura 42 - ngulo complementar

Figura 43 - ngulo suplementar

Observao: Para somarmos ou subtrairmos graus, devemos colocar as unidade iguais sob as outras. Exemplo: 90 - 25 12' = A primeira operao por fazer e converter 90 em graus e minutos. Sabendo que 1 = 60, teremos: 90 = 89 60' 89 60' 25 12' = 64 48'

9.1. Soma dos ngulos Internos dos Tringulos


Sabendo que a soma dos ngulos internos de todo e qualquer tringulo igual a 180 (figuras 44 e 45), podemos resolver alguns problemas de medio angular, conforme mostra o exemplo abaixo.

Figura 44 - Tringulo retngulo escaleno

Figura 45 - Tringulo octngulo equiltero

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

102

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

10. Gonimetro
O gonimetro um Instrumento que serve para medir ou verificar ngulos. Na figura 46, temos um gonimetro de preciso. O disco graduado e o esquadro formam uma s pea, apresentando quatro graduaes de 0 a 90. O articulador gira com o disco do vernier, e, em sua extremidade, h um ressalto adaptvel rgua.

Figura 46 TIPOS E USOS Para usos comuns, em casos de medidas angulares que no exigem extremo rigor, o instrumento indicado o gonimetro simples (transferidor de grau). DIVISO ANGULAR Em todo tipo de gonimetro, o ngulo reto (90) apresenta 90 divises. Da conclumos que cada diviso equivale a 1 (um grau). LEITURA DO GONIMETRO Lem-se os graus inteiros na graduao do disco com o trao zero do nnio. O sentido da leitura tanto pode ser da direita para a esquerda, como da esquerda para a direita.

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

103

UTILIZAO DO NNIO Nos gonimetros de preciso, o vernier (nnio) apresenta 12 divises direita, e esquerda do zero do nnio (figura 47). Se o sentido da leitura for direita, usa-se o nnio da direita; se for esquerda, usa-se o nnio da esquerda.

Figura 47 - Disco graduado - Nnio

Clculo de Aproximao a = aproximao e = menor valor do disco graduado = 1 n = nmero de divises do nnio = 12 divises. Cada diviso do nnio menor 5' do que duas divises do disco graduado. Se fizermos coincidir o primeiro trao do nnio, a leitura ser 0 5 (figura 48a); o segundo trao, a leitura ser 0 10 (figura 48b); o nono trao, a leitura ser 0 45 (figura 48c).

Figura 48 Conhecendo-se o disco graduado e o nnio do gonimetro, podese fazer a leitura de qualquer medida

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

104

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

11. Instrumentos Medidores de Presso


11.1. Classificao dos Sistemas de Medio de Presso e Vcuo
Faz-se necessrio em uma indstria como a nossa e em muitas outras, a medio e o controle de presso. De modo que temos 3 grupos de instrumentos com os quais podemos medir essa presso:
Tubo em U Mc Leod Barmetro Cuba Campnulas invertidas Bourdon, espiral e hlice Fole Diafragma

Coluna

1. Mecnicos
Elsticas

2. Eltrico 3. Por ionizao

Strain Gage Resistncia Equilbrio de foras Capacitao Ctodo aquecido

11.2. Manmetro de tubo U


Considerado pelo seu funcionamento simples bem como sua construo, temos nesse medidor de presso uma eficincia considervel, embora possamos dizer que um instrumento medidor dos mais baratos. CONSTRUO E FUNCIONAMENTO Consiste em um tubo de vidro de dimetro interno nunca inferior a 5 mm dobrado em forma de U, contendo geralmente H2O ou Hg (gua ou Mercrio). As presses so aplicadas em ambos os tubos e produzem uma diferena entre as alturas das colunas, indicando assim o diferencial de presso. Pode ser usada para medir presso relativa, vcuo ou presso absoluta, desde que se deixe um dos lados para a presso atmosfrica ou evacuado.

Figura 49 METROLOGIA MDULO 2 WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

105

11.3. Manmetro McLeod


usado para medir baixas presses absolutas, isto alto vcuo. O mercrio fora o gs para capilar de medio, aps o manmetro ter sido girado de 90 C. O nvel de mercrio no capilar lido numa escala que indica diretamente a presso absoluta do gs.

Figura 50 -

11.4. Barmetro
Este um tipo especial de manmetro para medirmos presso absoluta, mais propriamente projetado para medir presso atmosfrica. O medidor constitudo de um tubo de vidro fechado em uma extremidade e cheio de Hg (Mercrio). Emborca-se o tubo em uma cuba com mercrio. A presso atmosfrica ser dada pela altura da coluna de mercrio medida a partir do nvel de mercrio na cuba.

Figura 51 -

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

106

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

MANMETRO DE CISTERNA Nestes manmetros um ramo do tubo U substitudo por uma cuba larga conforme figura abaixo. Estando a cuba e o ramo com mercrio, a diferena entre as presses P 1 e P2, acha-se indicada em uma escala colocada junto ao ramo. Devido a que o nvel inicial e final no so iguais, o erro desprezvel quando o dimetro da cuba for muito superior ao dimetro do tubo lateral. Se no for assim altura indicada deve ser multiplicada por um fator de correo que relacione as reas da cuba e do tubo. Para maior preciso na medio de presses baixas utilizam-se manmetros de tubos inclinados; assim, uma pequena diferena no nvel de mercrio da cuba apresenta uma grande mudana na posio do mercrio no tubo inclinado.

Figura 52 - Manmetro tipo coluna reta Vertical e tipo tubo inclinado TESTES EM MANMETROS Para efetuarmos testes em Manmetros temos a balana de peso esttico ou ainda conhecido como Aferidor de Manmetro, o qual damos abaixo seu desenho. O funcionamento simples: instalamos no testador o manmetro a ser aferido, enroscando-o na sua conexo. Em seguida colocamos os pesos estticos que so calculados de acordo com a faixa do manmetro a ser aferido. Feito isto, acionamos a manivela que ir comprimir o leo para dentro do Bourdon do manmetro e tambm na parte inferior do pisto onde esto colocados os pesos estticos. Quando o peso se movimentar para cima isto quer dizer que atingimos a presso calculada. Logo, basta apenas verificarmos a indicao do manmetro aferido, e se a indicao est correta ou no. Ainda podemos adaptar atravs de uma conexo um manmetro padro para que esta aferio seja efetuada com o menor erro possvel.

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

107

12. Relgio Comparador - Tipos e Caractersticas


um instrumento de preciso de grande sensibilidade. utilizado tanto na verificao de medidas, superfcies planas, concentricidade e paralelismo, como para leituras diretas. Por sua elevada preciso e versatilidade, o relgio pode ser usado medindo ou comparando diversas formas de peas (Figura 53 (a e b)).

Figura 53 PRINCPIO A ponta apalpadora fica em contato com a pea. A diferena de medida da pea provoca um deslocamento retilneo da ponta, transmitido por um sistema de amplificao ao ponteiro do relgio. A posio do ponteiro no mostrador indica a leitura da medida. A preciso do instrumento baseiase no sistema de amplificao, geralmente usado por meio de engrenagens, alavancas ou sistema misto. SISTEMA DE ENGRENAGEM - Consiste em um mecanismo formado por uma cremalheira e um conjunto de engrenagens, que alcana uma preciso de 0,01 mm. SISTEMA DE ALAVANCA - Consiste no movimento da mesma, provocado pela subida da ponta apalpadora. Este sistema, embora tenha um campo de medio restrito, alcana uma preciso de at 0,001 mm. AMPLIFICAO MISTA - Resulta da combinao alavanca e engrenagem, que permite o aumento da sensibilidade a 0,001 mm, sem reduzir a capacidade de medio. Os relgios de 0,01mm de preciso so os mais utilizados. Sua capacidade de medio e geralmente de 10 mm. CONTROLE DO RELGIO - Antes de medirmos uma pea com o relgio, devemos estar certos de que este se encontra aferido. Para verificarmos possveis erros, fazemos, com o auxlio de um suporte de relgio, a medio de blocos-padro de medidas diferentes e observamos se as medidas registradas no relgio correspondem s dos blocos.

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

108

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

RECOMENDAES
1) 2) 3) 4) 5) Ao utilizar o relgio, desa suavemente o apalpador sobre a pea. Ao retirar a pea, levante ligeiramente o apalpador. O relgio dever estar perpendicular superfcie da pea, para que no se cometam erros de medidas. Evite choques, arranhes e sujeiras. Mantenha o relgio guardado em estojo prprio.

LEITURA DO RELGIO Os valores so indicados por intermdio de 2 ponteiros de tamanhos diferentes. O ponteiro grande, colocado no centro do mostrador, que est dividido em 100 partes, indica valores de 1 em 1 centsimo, completando 1 mm por volta. O ponteiro pequeno, deslocado do centro, indica os valores de 1 em 1 milmetro, sendo que uma volta completa igual capacidade total do instrumento: 10 mm. Os mostradores dos relgios so giratrios. Esse movimento permite a colocao em zero, a uma posio inicial qualquer. Dois ndices regulveis, presos na caixa do mostrador, permitem situar facilmente a tolerncia entre duas referncias. Uma mola mantm a ponta apalpadora em contato permanente com a pea, a uma presso de 50 a 100g.

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

109

13. Tolerncia
Tolerncia o valor da variao permitida na dimenso de uma pea. Em termos prticos, a diferena tolerada entre as dimenses mxima e mnima de uma dimenso nominal. A tolerncia aplicada na execuo de peas em srie e possibilita a intercambiabilidade delas.

Figura 54 Conceitos na aplicao de medidas com tolerncia


Medida nominal: a medida representada no desenho. Medida com tolerncia: a medida com afastamento para mais ou para menos da medida nominal. Medida efetiva: a medida real da pea fabricada. Dimenso mxima: a medida mxima permitida. Dimenso mnima: a medida mnima permitida. Afastamento superior: a diferena entre a dimenso mxima permitida e a medida nominal. Afastamento inferior: a diferena entre a dimenso mnima permitida e a medida nominal. Campo de tolerncia: a diferena entre a medida mxima e a medida mnima permitida.

30,024 30,2 29,9 30,2 - 30 = 0,2 29,9 - 30 = -0,1 30,2 - 29,9 = 0,3

Indicaes de tolerncia

Afastamentos, indicados junto das cotas nominais

Afastamentos gerais, indicados abaixo do desenho

Figura 55 -

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

110

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

As tolerncias podem ser representadas por afastamentos ou pela norma ISO adotada pela ABNT.

Por afastamento

Pela norma ISO

Figura 56 -

13.1. Tolerncia ISO (International Organization for Standardization )


O sistema de tolerncia ISO adotado pela ABNT, conhecido como sistema internacional de tolerncia, adotado conforme a norma NBR 6158 consiste numa srie de princpios, regras e tabelas que permitem a escolha racional de tolerncias na produo de peas. A tolerncia ISO representada normalmente por uma letra e um numeral colocados direita da cota. A letra indica a posio do campo de tolerncia e o numeral, a qualidade de trabalho.

MEDIDA ADOTADA - A variao de medidas determinada em funo das medidas nominais de eixos e furos do tipo de ajuste desejado. O ajuste a condio ideal para a fixao ou o funcionamento entre peas usinadas dentro de um limite. A unidade de medida para a tolerncia o micrmetro (m = 0,001 mm). CAMPO DE TOLERNCIA - o conjunto de valores compreendidos entre os afastamentos superior e inferior. Corresponde, tambm, ao intervalo que vai da dimenso mxima dimenso mnima. O sistema de tolerncia ISO prev 28 campos. Os campos so representados por letras do alfabeto latino, sendo:
maisculas para furos - A, B, C, CD, D, E, EF, F, FG, G, H, J, JS, K, M, N, P, R, S, T, U, V, X, Y, Z, ZA, ZB, ZC minsculas para eixos - a, b, c, cd, d, e, ef, f, fg, g, h, j, js, k, m, n, p, r, s, t, u, v, x, y, z, za, zb, zc.

As letras indicam as posies dos campos de tolerncia em relao "linha zero". Obtm-se os ajustes mveis ou forados, trocando-se as letras dos furos e dos eixos.

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

111

Figura 57 -

13.2. Exemplos de cotas em peas


Maneira correta de se cotarem as peas de acordo com o tipo de ajuste desejado.
1 exemplo (Figura 58 (a, b e c))

Figura 58 - a) fmea; b) macho; c) ajuste rotativo. DIMENSES DAS PEAS: De acordo com a tabela, a dimenso da pea ser de: Figura 58a (fmea 50 H7) o dimetro real est ente 50,025 mm e 50,000 mm. Pode est ente 49,975 mm e 49,950 mm.

Figura 58b (macho 50 f7) Para o eixo: Disso resulta um ajuste rotativo (Figura 58c).

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

112

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

2 exemplo (Figura 59 (a, b e c))

Figura 59 - a) fmea; b) macho; c) ajuste forado.

A dimenso da Figura 59a (fmea 60 H7) ser: Para a pea da Figura 59b (macho 60 p6) ser de: O resultado um ajuste forado duro (Figura 59c).

. .

Nos desenhos de conjuntos, as peas aparecem montadas. A indicao da tolerncia poder ser dada como mostra a Figura 60.

Figura 60 -

13.3. Qualidade de trabalho


o grau de tolerncia e acabamento das peas. A qualidade de trabalho varia com a funo que as peas desempenham nos conjuntos ou mquinas e o tipo de trabalho que a mquina realiza. O sistema ISO estabelece, por essa razo, 16 qualidades de trabalho, capazes de ser adaptadas a quaisquer tipo de produo mecnica. Essas qualidades so designadas por IT-1 a IT-16 (I de ISO; T de tolerncia).
Qualidade de Trabalho
IT01 IT0 IT1 IT2 IT3 IT4 IT5 IT6 IT7 IT8 IT9 IT10 IT11 IT12 IT13 IT14 IT15 IT16

Eixos Furos

mecnica extra-precisa

mecnica corrente

mecnica grosseira

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

113

Aplicao das diversas qualidades


Qualidade 1a5 6 7 8 9 10 a 11 12 a 16 Tipo de Mecnica Extra-precisa Muito precisa De preciso Mdia preciso Comum Ordinria Grosseira Indicaes Calibradores, particularmente. Eixos de mquinasferramentas, como fresadoras, retificadoras e outras. Furos que se ajustam com eixos de qualidade 6. Eixos que se ajustam em qualidade 7. Construo de certos rgos de mquinas industriais, que se podem montar com folgas considerveis. Construo de estruturas metlicas britadores e outros. Construo de peas isoladas, fundio e forjamento.

13.4. Interpretao de tolerncias no sistema ABNT/ISO


Quando a tolerncia vem indicada no sistema ABNT/ISO, os valores dos afastamentos no so expressos diretamente. Por isso, necessrio consultar tabelas (Anexos 1 e 2) apropriadas para identific-los. Para acompanhar as explicaes, voc deve consultar as tabelas apresentadas no final desta aula. Partes dessas tabelas esto reproduzidas no decorrer da instruo, para que voc possa compreender melhor o que estamos apresentando. Observe o prximo desenho tcnico, com indicao das tolerncias:

Figura 61 O dimetro interno do furo representado neste desenho 40 H7. A dimenso nominal do dimetro do furo 40 mm. A tolerncia vem representada por H7; a letra maiscula H representa tolerncia de furo padro; o nmero 7 indica a qualidade de trabalho, que no caso corresponde a uma mecnica de preciso. A tabela que corresponde a este ajuste tem o ttulo de: Ajustes recomendados - sistema furobase H7. Veja, a seguir, a reproduo do cabealho da tabela.

Figura 62 A primeira coluna - Dimenso nominal - mm - apresenta os grupos de dimenses de 0 at 500 mm. No exemplo, o dimetro do furo 40 mm. Esta medida situa-se no grupo de dimenso nominal entre 30 e 40. Logo, os valores de afastamentos que nos interessam encontram-se na 9 linha da tabela, reproduzida abaixo:

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

114

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

Figura 63 Na segunda coluna - Furo - vem indicada a tolerncia, varivel para cada grupo de dimenses, do furo base: H7. Volte a examinar a 9 linha da tabela, onde se encontra a dimenso de 40 mm; na direo da coluna do furo aparecem os afastamentos do furo: 0 (afastamento inferior) e +25 (afastamento superior).
Note que nas tabelas que trazem afastamentos de furos o afastamento inferior, em geral, vem indicado acima do afastamento superior. Isso se explica porque, na usinagem de um furo, parte-se sempre da dimenso mnima para chegar a uma dimenso efetiva, dentro dos limites de tolerncia especificados.

Lembre-se de que, nesta tabela, as medidas esto expressas em m crons. Uma vez que 1mm = 0,001 mm, ento 25 mm = 0,025 mm. Portanto, a dimenso mxima do furo : 40 mm + 0,025 mm = 40,025 mm, e a dimenso mnima 40 mm, porque o afastamento inferior sempre 0 no sistema furobase. Agora, s falta identificar os valores dos afastamentos para o eixo g6. Observe novamente a 9 linha da tabela anterior, na direo do eixo g6. Nesse ponto so indicados os afastamentos do eixo: : O superior 9 mm = - 0,009 mm; o inferior - 25 mm = - 0,025 mm.

14. Controle dos Aparelhos Verificadores


Os calibres com limites e os outros verificadores comuns so controlados, durante a utilizao ou depois do uso, por meio de aparelhos de laboratrio, observando-se as seguintes recomendaes:
Preciso dos aparelhos da ordem de 1 , com amplitude mnima de 1.000 - aferio dos aparelhos com um verificador-padro, na dimenso exata, ou com uma pea-tipo de igual forma geomtrica, a fim de que as deformaes elsticas locais sejam idnticas na pea e no padro e no interfiram na medio; Equilbrio de temperatura, to perfeita quanto possvel e realizada a 20 C; Igualdade de presso de contato durante a aferio e as dimenses, para manter constantes as deformaes elsticas globais; Alinhamento correto entre os contatos do aparelho do elemento a controlar; Verificao das medies pelo clculo da mdia de diversas leituras, isto depois da aferio final que garante que a regulagem inicial foi conservada.

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

115

14.1. Controle dos Calibres com Limites


As tolerncias de aferio de calibres com limites com dimenses fixas so estabelecidas com um rigor razovel, que garante boa utilizao de durao. A tolerncia do lado no passa acha-se situada a distncia igual de cada lado limite terica. A tolerncia do lado passa pelo contrrio, fica sempre dentro do limite da pea a verificar. Assim o desgaste, progressivo do calibre aproxima ligeiramente antes que o mesmo se torne possvel. Como o calibre passa no deve forar a diferena real das dimenses, nesta ajustagem, representa a diferena que corresponde ao limite de desgaste.

14.2. Controle de um tampo cilndrico


necessrio medir o dimetro em diversos pontos do comprimento e controlar a ovalizao num suporte em V. O tampo acha-se colocado numa mesa articulada, ou entre pontas e medido entre contatos planos ou esfricos. Deve-se procurar o ponto de rebroussement (ou de retrocesso) antes de se ler a dimenso, esse ponto corresponde posio correta de alinhamento conseguida durante um pequeno balanceamento entre os apalpadores do aparelho medidor. neste ponto que deve ser feita a leitura.

14.3. Controle de um calibre plano


O calibre pode ser montado entre pontas ou colocado deitado numa mesa. Deve-se efetuar as mesmas operaes indicadas para um tampo: medio do lado no passa, que deve permanecer sem desgaste; em seguida procede-se as medies mltiplas ao longo do lado passa, a fim de assegurarnos da justeza da medio.

14.4. Controle de um calibre de boca


A medio deve ser realizada com o calibre deitado na mesa giratria e leva as mesmas operaes acima descritas, no caso de empregar-se um aparelho de medio de dimenso varivel e com preciso de 1. Cada lado pode tambm ser controlado com discos de referncia com as dimenses da tolerncia dos calibres. O calibre deve passar sob a ao de seu prprio peso, quando leve, e sob uma carga reduzida e prevista, quando pesado. Para os dimetros pequenos e mdios, o disco deve poder ser erguido pelo calibre que o aperta. O empilhamento de blocos-padres pode substituir os discos, mas isso reduz a sensibilidade devido s grandes superfcies de contato. Esse inconveniente eliminado pelo uso de um eixo-padro complementar que deve deslizar sem folga entre os blocos e o calibre (a srie P.M. compreende 21 eixos-padres de 2.5+10 at 2.5-10, com progresso de 1 ). A sensibilidade manual com eixo padro leve de 1 .

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

116

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

15. Tacmetro
Instrumento usado para medir velocidades, especialmente as de rotao de um motor ou de um eixo. (paqumetro) conta voltas.

Seo de um Tacmetro de fora centrfuga

Aplicao de um Tacmetro para a determinao de uma velocidade Perifrica

Tacmetro Digital de Contato

Tacmetro Digital sem Contato

Tacmetro Digital com e sem Contato

Tacmetro de Painel

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

117

Anexo 1:

WTC PETRLEO & GS

MDULO 2

METROLOGIA

118

Curso de Formao de Inspetor de Equipamentos

Anexo 2:

METROLOGIA

MDULO 2

WTC PETRLEO & GS

Potrebbero piacerti anche