Sei sulla pagina 1di 15

TEXTO PARA AS QUESTES 1 A 5 A abobrinha da alcachofra A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (Anvisa) proibiu todo e qualquer tipo de publicidade

a respeito dos tratamentos estticos base de polifenis de alcachofra. A medida faz parte de um processo mais amplo que visa a investigar a segurana e os efeitos colaterais da substncia. Com a proximidade do vero, anncios sobre os "milagres" proporcionados pelas injees de polifenis de alcachofra comearam a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televiso e na Internet. Oito sesses de picadas, ao custo mdio de 150 reais cada uma, seriam capazes de afinar a silhueta e deixar o abdmen definido. Em So Paulo, na clnica de Adriana Vilarinho, uma das dermatologistas prediletas dos famosos, a procura pelas injees de polifenis de alcachofra aumentou 20% nos ltimos trs meses. As agulhadas de alcachofra surgiram como substitutas naturais das injees de fosfatidilcolina, o princpio ativo do Lipostabil, que teve seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como ocorreu com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio demonstrou que os polifenis de alcachofra tm o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo. Tampouco foram testados os riscos que essas injees podem oferecer a curto, mdio ou longo prazo. "Suspeitamos que haja alguma outra substncia nessas injees, e no apenas o derivado da alcachofra. Pode ser at o prprio Lipostabil", diz Valria Guimares, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Os defensores das injees de alcachofra se baseiam num trabalho do bioqumico Kuppusamy Ur, da Universidade Nacional de Cingapura. Ele mostrou em ratos de laboratrio que alguns compostos da alcachofra seriam capazes de estimular o metabolismo da gordura e impedir o seu acmulo no organismo. Apenas em ratos de laboratrio, enfatize-se. "Esse tipo de pesquisa deveria servir apenas como ponto de partida para trabalhos mais amplos sobre o produto", diz a dermatologista Taciana Dini, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. As propriedades da alcachofra, a inflorescncia que d um excelente prato, foram descritas pela primeira vez por mdicos rabes medievais. Rica em fibras e cinarina, substncia que estimula a produo dos sucos gstricos, ela pode ser til no combate e tratamento de algumas doenas, como o colesterol alto (...) Para a esttica, o nico benefcio comprovado da alcachofra est na baixa quantidade de calorias - apenas 29 a cada 100 gramas. Ou seja, se voc quiser perder medidas base de alcachofra, melhor (e mais seguro) com-la do que injet-la no organismo. (Revista Veja, 1 de dezembro de 2004)

1. Leia atentamente as seguintes afirmaes: I A proibio da Anvisa tem, como exclusiva motivao, o fato de que no foi comprovada efetivamente a eficincia dos polifenis para eliminar depsitos de tecido adiposo em seres humanos. II J na Idade Mdia mdicos rabes descreveram as propriedades da alcachofra para fins estticos. III De acordo com o texto, as injees de polifenis, apesar de muito procuradas, podem apresentar riscos sade. Est(o) correta(s):
a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) I e III

2. Levando-se em conta o ttulo do texto, assinale a alternativa correta.


a) As palavras alcachofra e abobrinha esto empregadas no sentido denotativo. b) As palavras alcachofra e abobrinha esto empregadas no sentido conotativo. c) A palavra alcachofra est empregada no sentido denotativo, enquanto abobrinha, no sentido conotativo. d) A palavra alcachofra est empregada no sentido conotativo, enquanto abobrinha, no sentido denotativo.

3. Assinale a nica alternativa em que o produtor do discurso no expressa incerteza perante os fatos que enuncia.
a) Ele mostrou em ratos de laboratrio que alguns compostos da alcachofra seriam capazes de estimular o metabolismo da gordura e impedir o seu acmulo no organismo. b) Assim como ocorreu com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio demonstrou que os polifenis de alcachofra tm o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo. c) Oito sesses de picadas, ao custo mdio de 150 reais cada uma, seriam capazes de afinar a silhueta e deixar o abdmen definido. d) "Esse tipo de pesquisa deveria servir apenas como ponto de partida para trabalhos mais amplos sobre o produto" 3

www.pciconcursos.com.br

4. Em qual das alternativas abaixo, o uso do conectivo mantm a relao de causa e conseqncia, estabelecida entre idias do fragmento Com a proximidade do vero, anncios sobre os "milagres" proporcionados pelas injees de polifenis de alcachofra comearam a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televiso e na Internet.?
a) Conforme o vero se aproximava, anncios sobre os "milagres" proporcionados pelas injees de polifenis de alcachofra comearam a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televiso e na Internet. b) Desde que o vero se aproximava, os anncios sobre os "milagres" proporcionados pelas injees de polifenis de alcachofra comearam a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televiso e na Internet. c) Quando o vero se aproximava, anncios sobre os "milagres" proporcionados pelas injees de polifenis de alcachofra comearam a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televiso e na Internet. d) Visto que o vero se aproximava, anncios sobre os "milagres" proporcionados pelas injees de polifenis de alcachofra comearam a proliferar em outdoors, revistas, jornais, programas de televiso e na Internet.

5. Alterando-se as formas verbais do trecho As agulhadas de alcachofra surgiram como substitutas naturais das injees de fosfatidilcolina, o princpio ativo do Lipostabil, que teve seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como ocorreu com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio demonstrou que os polifenis de alcachofra tm o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo. de modo a indicarem processos futuros, a partir de referenciais passados, obter-se-:
a) As agulhadas de alcachofra surgiam como substitutas naturais das injees de fosfatidilcolina, o princpio ativo do Lipostabil, que tinha seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como ocorria com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio demonstrava que os polifenis de alcachofra tinham o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo. b) As agulhadas de alcachofra surgiram como substitutas naturais das injees de fosfatidilcolina, o princpio ativo do Lipostabil, que tivera seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como ocorrera com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio demonstrara que os polifenis de alcachofra tiveram o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo. c) As agulhadas de alcachofra haviam surgido como substitutas naturais das injees de fosfatidilcolina, o princpio ativo do Lipostabil, que havia tido seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como havia ocorrido com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio havia demonstrado que os polifenis de alcachofra haviam tido o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo. d) As agulhadas de alcachofra surgiriam como substitutas naturais das injees de fosfatidilcolina, o princpio ativo do Lipostabil, que teria seu uso proibido em janeiro de 2003, pela Anvisa. Assim como ocorreria com o Lipostabil, nenhum estudo cientfico srio demonstraria que os polifenis de alcachofra teriam o poder de eliminar o depsito de tecido adiposo.

TEXTO PARA AS QUESTES 6 A 9 Violncia estudantil A universidade , por excelncia, o espao do dissenso e da crtica. O conhecimento s se firma medida que passa pelo crivo do julgamento "inter pares", que nem sempre amistoso. O que diferencia, ento, a universidade de uma praa de guerra o respeito, por parte de seus integrantes, s regras bsicas da civilidade, as quais comeam pela renncia violncia. Infelizmente, esse princpio fundamental do convvio democrtico no vem sendo respeitado por um ou mais grupos de alunos das universidades estaduais paulistas. H cerca de um ms, uma chusma de baderneiros irrompeu em reunio da Congregao do Instituto de Fsica da USP (Universidade de So Paulo), estabelecendo o funesto precedente. Depois, foi a vez de a reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que fica em So Paulo, ser invadida por turba de estudantes. Essa desditosa seqncia de ocupaes culminou com a tomada da reitoria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), ao em que os desordeiros obrigaram o prprio reitor a abandonar seu gabinete por um acesso secundrio. Estudantes podem e devem contestar tudo o que lhes parea contestvel. Podem ainda promover e participar de manifestaes, greves e passeatas. No aceitvel, porm que possam intimidar, recorrendo fora ou ameaa de us-la, e tomar patrimnio pblico, colocando sob risco documentos de importncia para a universidade. A greve nas universidades paulistas, que constitui o pano de fundo das aes estudantis, encontra-se num impasse. Ao mesmo tempo em que vrias das reivindicaes de professores e funcionrios so justas, pouco razovel que se aumente o repasse dos cofres estaduais para o ensino superior pblico. Seria desejvel que as importantes questes levantadas pela paralisao paulista sejam levadas ao frum mais amplo dos debates sobre a reforma universitria. Sem violncia, espera-se. (Fonte: Folha de S. Paulo) 4

www.pciconcursos.com.br

6. Leia atentamente as afirmaes abaixo.


I Segundo o emissor do texto, o conflito e a discordncia fazem parte do universo universitrio, e, em qualquer circunstncia, devem existir, pois somente assim h progresso do conhecimento. II Em Ao mesmo tempo em que vrias das reivindicaes de professores e funcionrios so justas, pouco razovel que se aumente o repasse dos cofres estaduais para o ensino superior pblico., estabelece-se uma relao semntica de concesso entre as idias que se articulam no perodo. III Em vista de aquilo que reivindicam, os estudantes, segundo o emissor do texto, tm, de certa maneira, razo em tomarem as atitudes que tomaram. Est(o) correta(s): a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) I e II

7. Ao longo do texto, a autora se refere aos responsveis pelas manifestaes descritas, nas universidades pblicas paulistas, de diferentes maneiras. Em qual das alternativas abaixo a palavra ou expresso possui uma referncia, no contexto, que no abrange somente esses indivduos?
a) integrantes b) um ou mais grupos de alunos c) uma chusma de baderneiros d) turba de estudantes

8. Em qual das alternativas abaixo a palavra se apresenta a mesma classificao que a verificada no perodo Ao
mesmo tempo em que vrias das reivindicaes de professores e funcionrios so justas, pouco razovel que se aumente o repasse dos cofres estaduais para o ensino superior pblico.? a) Defini-se a neurite como uma inflamao nos nervos. b) Nos pases subdesenvolvidos ainda se morre de diarria. c) O palestrante deixou-se ficar a vontade. d) O sucesso ocorrer se o pblico quiser.

9. Em qual das alternativas abaixo a palavra que apresenta a mesma classificao que a verificada no perodo O que diferencia, ento, a universidade de uma praa de guerra o respeito, por parte de seus integrantes, s regras bsicas da civilidade, as quais comeam pela renncia violncia.?
a) O conhecimento s se firma medida que passa pelo crivo (...) b) No aceitvel, porm que possam intimidar (...) c) (...) ao em que os desordeiros obrigaram o prprio reitor (...) d) Seria desejvel que as importantes questes levantadas (...)

10. Na frase O motivo ______ no conversamos ______ semanas est no fato de que ele ______ nosso acordo, segundo o qual eu definiria ______ ficaria estabelecida a sede da empresa., as palavras que preenchem corretamente as lacunas so, respectivamente:
a) porque, a, destratou e aonde b) por que, a, destratou e onde c) porque, h, destratou e onde d) por que, h, distratou e onde

www.pciconcursos.com.br

11. da competncia privativa do mdico veterinrio o exerccio das seguintes atividades e funes:
I planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criao dos animais domsticos, em todos os seus ramos e aspectos. II exercer a superviso tcnica das exposies oficiais de animais domsticos e a que eles concorrem, bem como das estaes experimentais destinadas sua criao. III o planejamento e a execuo da defesa sanitria animal. IV as percias, os exames e as pesquisas reveladoras de fraudes ou operao dolosa nos animais inscritos nas competies desportivas ou nas exposies pecurias. V o ensino, a direo, o controle e a orientao dos servios de inseminao artificial. Esto corretas as afirmaes: a) I, III e IV. b) I, IV e V. c) III, IV e V. d) II, III e IV.

12. O Conselho Federal de Medicina Veterinria, compor-se- de:


a) um presidente, um vice-presidente, um secretrio-geral, um tesoureiro e mais seis conselheiros, eleitos em reunio dos Delegados dos Conselhos Regionais por escrutnio secreto e maioria absoluta de votos, realizando-se tantos escrutnios quantos necessrios obteno desse quorum. b) um presidente, um vice-presidente, um secretrio-geral, um tesoureiro e mais seis conselheiros, eleitos por escrutnio secreto e maioria absoluta de votos, em assemblia geral dos mdicos veterinrios que estejam em pleno gozo de seus direitos. c) um presidente, um vice-presidente, um secretrio-geral, um tesoureiro e mais trs conselheiros, eleitos por escrutnio secreto e maioria absoluta de votos, em assemblia geral dos mdicos veterinrios que estejam em pleno gozo de seus direitos. d) um presidente, um vice-presidente, um secretrio-geral, um tesoureiro e mais trs conselheiros, eleitos em reunio dos Delegados dos Conselhos Regionais por escrutnio secreto e maioria absoluta de votos, realizando-se tantos escrutnios quantos necessrios obteno desse quorum.

13. A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional de Medicina Veterinria, inclusive a prestao de constas perante o rgo federal competente, cabe:
a) ao Secretrio-Geral. b) ao Tesoureiro. c) ao Vice Presidente. d) ao Presidente.

14. A renda dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinria ser constituda, entre outras, de:
a) 20% (vinte por cento) da totalidade do imposto sindical pago pelos mdicos veterinrios. b) (trs quartos) das anuidades de renovao de inscrio. c) 1/3 (hum tero) das multas aplicadas. d) (hum quarto) da renda proveniente da expedio de carteiras profissionais.

15. A prescrio do processo disciplinar, regulado pelo Cdigo de Processo tico Profissional para os Conselhos de Medicina Veterinria, ocorre em:
a) 02 anos da data em que poderia ser instaurado. b) 03 anos da data em que poderia ser instaurado. c) 05 anos da data em que poderia ser instaurado. d) 04 anos da data em que poderia ser instaurado. 6

www.pciconcursos.com.br

16. O Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinria coordenar os trabalhos das Comisses Especiais e Grupos de Trabalho de que trata a Resoluo n 487, de 18 de abril de 1986, sendo em relao a estes de sua competncia:
I aprovar o calendrio de reunies e o plano de trabalho. II eleger substituto para os membros que, por qualquer motivo, no puder continuar a integr-lo ou que faltar a 5 (cinco) reunies consecutivas ou no. III distribuir os assuntos para apreciao e fixar prazos para a concluso dos trabalhos. IV relatar, em reunio dos Delegados dos Conselhos Regionais, o desempenho dos Trabalhos. V proceder ao levantamento e estudo prvio dos assuntos que demandem apreciao. Esto corretas as afirmaes: a) I, III e V b) I, II e III c) II, IV e V d) II, III e IV

17. De acordo com a Resoluo n 672, de 16 de setembro de 2000, que fixa as normas de fiscalizao de procedimentos administrativos, lavrado o Auto de Infrao, ser gerado imediatamente o correspondente Auto de Multa. O Recurso contra o Auto de Multa poder ser apresentado:
a) no prazo de 15 dias contados da sua emisso. b) at a data de seu vencimento. c) no prazo de 10 dias contados da sua emisso. d) at a data da inscrio do dbito na dvida ativa.

18. A Resoluo n 680, de 15 de dezembro de 2000, dispe sobre as normas reguladoras para inscrio, registro, cancelamento e movimentao de pessoas fsica e jurdica, nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinria. De acordo com esta Resoluo, assinale a alternativa incorreta.
a) O Mdico Veterinrio ou Zootecnista Estrangeiro, devidamente inscrito, no poder votar e ser votado para mandato nas eleies dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinria. b) vedado ao Mdico Veterinrio Militar participar de eleies nos Conselhos em que estiver inscrito quer como candidato, quer como eleitor, salvo se tiver exercendo atividade profissional fora da rea militar e estiver devidamente em dia com suas obrigaes perante o respectivo Conselho. c) O profissional mdico veterinrio ou Zootecnista aposentado que tenha deferida a suspenso de sua inscrio, adquire ou mantm o direito de permanecer com sua cdula de identidade profissional e de ser isento do pagamento de anuidades. d) Quando mandado servir em rea situada na jurisdio de outro Conselho Regional, o Mdico Veterinrio Militar fica dispensado de requerer sua transferncia ou inscrio secundria ao Conselho Regional de destino.

19. As prestaes de contas do Conselho Federal e Regionais sero apreciadas pela assessoria contbil e comisso de tomada de contas do Conselho Federal de Medicina Veterinria e sero encaminhadas:
a) ao Tesoureiro do Conselho Federal de Medicina Veterinria para exame e julgamento, aps a realizao de auditoria em cada Regional. b) ao Presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinria para exame e julgamento, aps a realizao de auditoria em cada Regional. c) ao secretrio-geral do Conselho Federal de Medicina Veterinria para exame e julgamento, aps a realizao de auditoria em cada Regional. d) ao Plenrio do Conselho Federal de Medicina Veterinria para exame e julgamento, aps a realizao de auditoria em cada Regional.

www.pciconcursos.com.br

20. A Resoluo n 749, de 17 de outubro de 2003, normatiza o Processo Eleitoral nos Conselhos Regionais de Medicina Veterinria. O Plenrio do Conselho Federal de Medicina Veterinria, como rgo do processo eleitoral, tem, entre outras, as seguintes competncias:
I designar a Comisso Eleitoral Regional, seu coordenador e coordenador adjunto, a localizao e os membros das mesas receptoras e escrutinadoras, comunicando aos Conselhos Regionais de Medicina Veterinria, imediatamente a edio. II fixar, publicar e comunicar aos profissionais da jurisdio, a data da realizao da eleio, quando no comunicada pelo Regional ao Conselho Federal de Medicina Veterinria at 150 (cento e cinqenta) dias antes do trmino do mandato da gesto. III designar, quando entender necessrio, delegado observador sendo que, na hiptese de concorrer apenas uma chapa dispensada a presena do observador. IV responder s consultas feitas pelas Comisses Eleitorais Regionais. V receber, apreciar e decidir sobre os requerimentos de registro de candidaturas dos membros da diretoria, conselheiros efetivos e suplentes, podendo, inclusive, rejeitar de ofcio quando ficar demonstrada a falta de condio de elegibilidade e/ou incidir inelegibilidade na forma prevista na Resoluo 749, de 17/10/2003. Esto corretas apenas as afirmaes: a) I, II e III. b) I e V. c) II e IV. d) II, IV e V.

21. Assinale a alternativa incorreta.


a) Ato administrativo vinculado aquele onde a lei no deixa opes, estabelecendo que, diante de determinados requisitos, a Administrao deve agir de tal ou qual forma. b) Ato administrativo discricionrio aquele onde a Administrao adota uma ou outra soluo, segundo critrios de oportunidade, convenincia, justia, equidade, prprios da autoridade, porque no definidos pela legislao. c) Um dos atributos do ato administrativo a presuno de legitimidade e veracidade. d) A auto executoriedade no atributo do ato administrativo.

22. A motivao dos atos administrativos :


a) dispensvel nos atos discricionrios. b) sempre obrigatria. c) dispensvel nos atos vinculados. d) obrigatria nos atos discricionrios.

23. So requisitos ou condies de validade dos atos administrativos:


a) legalidade, territorialidade, temporalidade e forma. b) sujeitos, objeto, forma, tempo e local. c) meno lei que autoriza a sua prtica. d) competncia, finalidade, forma, motivo e objeto.

24. Considera-se modalidade de licitao indicada para contratos de vulto mdio que admite a participao de interessados previamente cadastrados, ou que apresente os documentos exigidos para a inscrio at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas:
a) leilo. b) tomada de preos. c) convite. d) concorrncia. 8

www.pciconcursos.com.br

25. O servidor pblico estvel:


a) pode ser demitido em decorrncia de avaliao insuficiente. b) s pode ser demitido por decreto do Chefe do Poder Executivo. c) poder perder o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. d) s pode ser afastado por efeito de deciso judicial.

26. Se dois teros de uma torta pesam 0,3 kg ento uma torta inteira pesar:
a) 350 g b) 450 g c) 500 g d) 600 g

27. Um pedao de pizza custa R$ 1,20 e cada pizza pode ser dividida em oito pedaos iguais. Se cinco pessoas se juntarem para comprar quatro pizzas, quanto cada uma delas gastar se todas iro ter o mesmo gasto?
a) R$ 7,68 b) R$ 8,20 c) R$ 9,60 d) R$ 9,80

28. Em uma refeio uma equipe de cozinheiros tomou 2 litros de caf sem acar e 3 litros de caf com acar. Se
a quantidade de acar utilizado para fazer o caf adoado foi igual a 50 g por litro ento podemos dizer que o gasto total de acar por litro de caf consumido foi igual a: a) 15 g b) 18 g c) 20 g d) 30 g

29. Um quinto de uma sopa corresponde a legumes enquanto que dois teros da mesma sopa correspondem a gua e temperos. Se o volume total da sopa igual a 6 litros ento podemos dizer que h nessa sopa outros ingredientes que correspondem a:
a) 0,6 litros b) 0,7 litros c) 0,8 litros d) 1,0 litro

30. Duas pessoas fazem um bolo em 10 minutos. Quantos bolos poderiam ser feitos por 8 pessoas em uma hora?
a) 48 b) 36 c) 30 d) 24

www.pciconcursos.com.br

31. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo e assinale a que estiver correta:


a) Todos os computadores necessitam de um sistema operacional para que possam funcionar. Os microcomputadores PC somente admitem como sistema operacional as diversas verses do Windows. b) Os sistemas operacionais ficam gravados nos HDs dos computadores aps terem sido instalados, e so carregados para a memria ROM quando o computador ligado. c) Os monitores de vdeo so dispositivos de sada de dados e podem ter diferentes resolues de tela. No Windows XP, a resoluo da tela pode ser ajustada na aba Configuraes do dilogo Propriedades de vdeo. d) Os MODEMs so dispositivos que permitem aos computadores trocarem dados atravs de uma rede local. Os MODEMs so configurados atravs do Painel de controle do Windows.

32.

Na figura abaixo vemos os programas MS-Word 2003 e MS-Excel 2003 sendo executados no ambiente Windows XP. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

A tabela apresentada na planilha do MS-Excel pode ser copiada para o documento do MS-Word. Para isso basta selecion-la, pressionar Ctrl+C e em seguida col-la no documento do MS-Word. (II) Para se atribuir cores s clulas da planilha do MS-Excel, deve-se utilizar Formatar->Clulas e no dilogo que se abre, escolher a cor desejada na aba Padres. (III) Uma forma de se publicar a planilha do MS-Excel na internet gravando-a em formato HTML. Uma forma de se fazer isso escolhendo a opo Pgina da web no campo Salvar como tipo do dilogo Salvar como. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente I falsa. b) Somente II falsa. c) Somente III falsa. d) Nenhuma falsa.

(I)

33. Ainda com relao figura anterior, leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:
(I) Supondo que o grfico que aparece no documento do MS-Word 2003 originalmente uma imagem gravada em formato JPG, o mesmo foi adicionado ao texto atravs de Inserir->Imagem->Do arquivo, e um duplo clique sobe o mesmo abre o dilogo Formatar Imagem. (II) A legenda que aparece abaixo do grfico no documento pode ser utilizada para a criao de ndices analticos de ilustraes desde tenha sido criada atravs de Inserir->Referncia->Legenda. Para se criar o ndice analtico de ilustraes devemos utilizar Ferramentas->Indices presente na barra de ferramentas Desenhar do MS-Word 2003 equivale ao comando Inserir(III) O boto >Caixa de texto. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente I verdadeira. b) Somente II verdadeira. c) Somente III verdadeira. d) Todas so verdadeiras. 10

www.pciconcursos.com.br

34. Considere cuidadosamente as afirmaes abaixo sobre o MS-Acces e assinale a alternativa correta:
a) Os banco de dados criados pelo MS-Acces recebem a extenso .dbf (data base file) por padro. b) As chaves primrias das tabelas de um banco de dados podem ser formadas por no mximo 4 campos. c) Os relacionamentos entre as tabelas de um banco de dados do Ms-Access podem ser criados, modificados ou excludos atravs de Ferramentas->Relacionamentos. A existncia de chaves secundrias pr-requisito obrigatrio para que duas tabelas sejam relacionadas. d) Uma consulta no MS-Acces pode apresentar dados que so calculados a partir de um ou mais campos das tabelas envolvidas.

Na figura abaixo vemos o Internet Explorer 6.0 navegando por uma pgina de web-mail, no ambiente Windows XP. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

35.

Ao clicar no boto do Internet Explorer 6.0, o painel de histrico de pginas visitadas ser aberto, e o usurio poder consultar e/ou ir para qualquer pgina mantida no histrico. (II) Para enviar um ou mais arquivos junto com a mensagem que ser editada no web-mail, o usurio dever clicar no boto da pgina em exibio. (III) SPAMs so mensagens de e-mail indesejadas, enviadas muitas vezes para centenas de destinatrios, geralmente contendo propaganda e em muitos casos vrus e programas espies. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente I e II so verdadeiras. b) Somente I e III so verdadeiras. c) Somente II e III so verdadeiras. d) Todas esto corretas.

(I)

36. Em um sistema Linux, os diretrios, arquivos e dispositivos do sistema esto organizados de forma hierrquica, semelhante a uma rvore, que se inicia no diretrio / (raiz). As principais distribuies Linux existentes utilizam a especificao FSSTND (Linux Filesystem Standard) para padronizar o contedo desta rvore de diretrios. Leia com ateno as alternativas abaixo, e selecione a correta:
a) O diretrio /HOME, onde se encontram os diretrios de trabalho dos usurios do sistema, deve obrigatoriamente estar localizado em uma partio prpria, separada da partio do diretrio /. b) No diretrio /MNT esto localizados os arquivos que representam todos os dispositivos duportados pelo Linux, tais como discos, portas paralelas, portas seriais, etc. Este diretrio deve estar na mesma partio que o diretrio /. c) O diretrio /ROOT, acessado somente pelo superusurio, um link para o diretrio /. d) O diretrio /SBIN contm os binrios essenciais para a inicializao do sistema em adio aos binrios presentes no diretrio /BIN, alm de outros programas essenciais para a administrao do sistema Linux, tal como o shutdown.

11

www.pciconcursos.com.br

37. Essencialmente, o Netware Directory Services (NDS) :


a) Um servio de diretrio em uma rede TCP/IP, para ambiente Linux, com a descrio de todas as mquinas e seus respectivos contedos. b) Um banco de dados hierrquico que contm informaes sobre todos os recursos disponveis na rvore de diretrios. c) Um banco de dados relacional para ambiente Novell Netware contendo as informaes sobre os usurios de uma rede. d) Um servio de administrao remota de redes NT, Linux e Novell Netware.

38. Existem no mercado diversas linguagens de programao, tais com Visual Basic, Delphi, C, C++ e Java, entre outras. Em comum, estas linguagens apresentam estruturas de controle do fluxo de execuo das instrues. Leia atentamente as afirmaes abaixo:
(I) Todas as estruturas de lao de repetio so baseadas em contadores numricos, isto , inicializam um contador com um valor inicial, executam um conjunto de instrues, e ao final incrementam ou decrementam o contador. Quando o contador ultrapassa um valor limite, o lao terminado. (II) Uma estrutura do tipo se <cond> faa <instr> caso contrrio <instr> verifica a validade de uma condio e executa um conjunto de instrues somente se a condio for verdadeira, se for falsa nunca executar instruo alguma. (III) Uma estrutura do tipo enquanto <cond> faa <instr> verifica a validade de uma condio no incio do lao de repetio. O conjunto de instrues pode no ser executado em momento algum, caso a condio resulte em falso j em seu primeiro teste. (IV) Uma estrutura do tipo faa <instr> at <cond> garante que as instrues sejam executadas ao menos uma vez, pois a validao da condio de repetio do lao s verificada aps as instrues a serem repetidas terem sido executadas. (V) Os mtodos de programao estruturada no admitem o uso de desvios incondicionais, do tipo v para <rtulo>, mesmo quando este tipo de comando exista na linguagem.

Destas afirmaes, podemos dizer que esto corretas: a) Somente (I), (III) e (IV). b) Somente (II) e (V). c) Somente (III), (IV) e (V). d) Todas.

39. Sobre alguns comandos Linux, assinale abaixo a alternativa correta:


a) repquota -a exibe o sumrio do sistema de cotas em disco para os usurios do sistema. b) ps aux | grep kde lista todos os processos que esto sendo executados na interface grfica KDE. c) adsl-start um script que pode ser executado por qualquer usurio que queira configurar uma conexo ADSL internet. d) ifconfig eth1 up verifica se a interface de rede est ativa.

12

www.pciconcursos.com.br

40. FTP um acrnimo para File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferncia de Arquivos. O protocolo FTP permite a transferncias de arquivos binrios e arquivos texto com alta eficincia atravs de uma rede. muito interessante para empresas que desejam compartilhar arquivos com os usurios na rede, ou servidores web que desejam disponibilizar reas para usurios fazerem transferncia de arquivos. No ambiente Linux, o proftpd um dos servidores FTP mais utilizados. Suponha o seguinte arquivo de configurao do proftpd localizado em /etc/proftpd.conf:
ServerName "FTP da minha organizao" ServerType standalone DefaultServer on ScoreboardPath /var/run DeferWelcome on ServerAdmin suporte@minhaorganizacao SyslogFacility AUTH Port 21 Umask 022 MaxInstances 30 User nobody Group nobody <Directory /*> AllowOverwrite on </Directory> <Anonymous /var/ftp/default> User ftp Group ftp DirFakeUser on DirFakeGroup on RequireValidShell off UserAlias anonymous ftp MaxClients 10 "Mximo de clientes." MaxClientsPerHost 2 "Muitas conexes." DisplayLogin welcome.msg DisplayFirstChdir .message AccessGrantMsg "Acesso aceito p/ %u." <Limit WRITE> DenyAll </Limit> </Anonymous>

Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo e seleciona a incorreta: a) Port ... 21 configura a porta pelas quais as conexes FTP ser. b) Umask ... 022 garante direitos de gravao de novos diretrios e arquivos por parte dos clientes. c) MaxInstances ... 30 limita o nmero de instncias abertas no servidor a 30. d) ScoreboardPath ... /var/run configura o diretrio onde os arquivos necessrios para que o Proftpd funcione corretamente (em tempo de execuo do servidor) so mantidos.

41.

Com relao aos componentes bsicos de hardware de um microcomputador PC disponvel no mercado, falso afirmar que:

a) Clock um cristal piezoeltrico (ou um circuito integrado) para a gerao dos sinais de sincronismo e determinao da velocidade de processamento. O cristal fornece um pulso de alta preciso cuja frequncia depende do processador em uso. b) Memria CMOS - uma memria com circuitos integrados de baixssimo consumo de energia, onde ficam armazenadas as informaes do sistema (setup) e so modificados pelos programas da BIOS acessados no momento do BOOT. Estes dados so necessrios somente na montagem/manuteno do microcomputador refletindo sua configurao (tipo de winchester, nmeros e tipo de drives, data e hora, configuraes, etc) permanecendo armazenados na CMOS e mantidos atravs da bateria interna. c) Cache L2 - um conjunto de chips de acesso rpido instalados na placa me, ou seja, externo ao processador. O cache reduz sensivelmente a velocidade de acesso mdio a memria principal armazenando as mais requisitadas instrues e dados. d) MODEM O Modem (MOdulador/DEModulador) um dispositivo que converte sinal digital para sinal analgico na transmisso e converte sinal analgico para sinal digital na recepo, permitindo a comunicao de dados entre equipamentos por intermdio do cabeamento de rede e Hubs.

13

www.pciconcursos.com.br

42. Os endereos IP so utilizados para identificar hosts tanto na internet quanto em redes locais. Estes endereos so formados por 4 octetos binrios, que em notao decimal so representados por um conjunto de 4 nmeros entre 0 e 255. Um microcomputador PC est em uma rede com o endereo 172.16.0.248, com mscara de subrede 255.255.0.0. Selecione nas alternativas abaixo a que contm a classe correta da rede, seu endereo de broadcast e o nmero mximo de hosts da rede na qual est o microcomputador acima:
a) B, 172.16.255.255 e 65536. b) C, 172.16.0.255 e 65536. c) A, 172.255.255.255 e 16777216. d) B, 172.16.0.255 e 254.

43. O Oracle um dos principais softwares do tipo SGBD do mercado e amplamente utilizado. Leia atentamente as afirmaes abaixo sobre este software:
(I) Trata-se de um banco de dados hierrquico, no relacional. (II) adequado apenas para disponibilizar dados em um rede local de computadores, no dispondo de recursos para disponibilizar dados atravs da internet, portanto, no adequado para aplicaes via web. (III) Utiliza a linguagem SQL para criar, alterar, excluir, consultar e fazer toas as demais operaes de manuteno das tabelas e informaes em seus bancos de dados. (IV) No admite os recursos de Stored Procedures. Destas afirmaes, podemos dizer que so verdadeiras: a) Somente uma delas. b) Somente duas delas. c) Somente trs delas. d) Todas elas.

44. Na figura acima vemos uma consulta de um banco de dados MS-Access 2000, aberta no modo Estrutura de Consultas. Analise as alternativas abaixo e selecione a que for correta:
a) A chave primria da tabela Pedidos o campo CdigoDoCliente, atravs do qual se faz o relacionamento com a tabela Clientes. b) O relacionamento existente entre as tabelas do tipo 1 para 1. c) O campo DataDoPedido da tabela Pedidos ser exibido na consulta. d) A consulta ser classificada pelo campo CdigoDoCliente.

14

www.pciconcursos.com.br

45. Ainda com relao consulta apresentada anterior, o comando SQL a ela equivalente :
a) SELECT DISTINCTROW CdigoDoCliente, NomeDaEmpresa, Cidade, Pas FROM Clientes ORDER BY Clientes.CdigoDoCliente; b) SELECT DISTINCTROW CdigoDoCliente, NomeDaEmpresa, Cidade, Pas FROM Clientes RIGHT JOIN Pedidos ON Clientes.CdigoDoCliente = Pedidos.CdigoDoCliente ORDER BY Clientes.CdigoDoCliente; c) SELECT DISTINCTROW CdigoDoCliente, NomeDaEmpresa, Cidade, Pas FROM Clientes RIGHT JOIN Pedidos ON Clientes.CdigoDoCliente = Pedidos.CdigoDoCliente WHERE (((Pedidos.DataDoPedido) Between #1/1/1997# And #12/31/1997#)) ORDER BY Clientes.CdigoDoCliente; d) SELECT DISTINCTROW CdigoDoCliente, NomeDaEmpresa, Cidade, Pas FROM Clientes RIGHT JOIN Pedidos ON Clientes.CdigoDoCliente = Pedidos.CdigoDoCliente WHERE (((Pedidos.DataDoPedido) Between #1/1/1997# And #12/31/1997#));

46. O sistema operacional Windows NT Server amplamente utilizado em servidores de redes locais e mesmo em
servidores de internet. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo sobre a verso 4.0 deste sistema operacional: (I) Fornece suporte ao sistema se arquivos HPFS, nativo do sistema operacional OS/2 da IBM, alm do FAT e NTFS. Os sistemas HPFS e NTFS so compatveis com o sistema FAT pois aceita e usam nomes de arquivos no padro 8.3. (II) Pode-se utilizar o cone Disk Administratos (administrador de discos) do Painel de Controle para gerenciar os acionadores de discos de cada servio Windows NT da rede. (III) Pode-se utilizar o cone Services do Painel de Controle para iniciar, pausar, continuar e parar os servios disponveis para cada servidor. Tambm pode-se definir quais os servios iniciados automaticamente quando os servidores so ligados. (IV) Uma rede Windows NT admite apenas cliente que estejam rodando o Windows NT WorkStation, Wondows 9x, Windows 2000 e XP, no admitindo clientes LanMananger, DOS, Windows 3.1, Windows for Workgroups e OS/2. (V) Apesar do Windows NT contar com recursos de contas de usurios, com permisses para acesso a arquivos e programas, o Windows NT no permite que sejam definidos grupos de usurios. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente (I), (III) e (IV) so verdadeiras. b) Somente (I), (II) e (III) so verdadeiras. c) Somente (II), (III) e (V) so verdadeiras. d) Somente (II), (IV) e (V) so verdadeiras.

47.

Em uma rede TCP/IP tpica, os servios/protocolos que permitem a um usurio se conectar a um servidor com os respectivos objetivos de recuperar uma mensagem de e-mail, enviar uma mensagem de e-mail e recuperar uma pgina da web so, na ordem: a) USENET, POP3 e HTTP. b) FTP, GOPHER e SMTP . c) HTTPS, TELNET e POP3. d) POP3, SMTP e HTTP.

48. Uma Intranet utiliza-se dos mesmos protocolos e servios possveis que a Internet, com a diferena de ser implementada em uma rede local, que por sua vez, pode ou no ter alguma conexo com a internet. Leia atentamente as afirmaes abaixo:
(I) O protocolo HTTPS viabiliza um canal seguro para troca de dados entre o cliente e o servidor, via chaves de criptografia. (II) O DNS (Domain Name System) um esquema de gerenciamento de nomes, hierrquico e distribudo. O DNS define a sintaxe dos nomes usados na Internet e/ou Intranet, regras para delegao de autoridade na definio de nomes, um banco de dados distribudo que associa nomes a atributos (entre eles o endereo IP) e um algoritmo distribudo para mapear nomes em endereos. (III) O telnet um servio para acessar outros computadores na rede. Os usurios podem usar o telnet para acessar uma conta que tenham em outro computador da rede. O telnet tambm utilizado para acessar servios especiais na rede. so servios que s esto disponveis atravs de telnet. 15

www.pciconcursos.com.br

Destas afirmaes, podemos dizer que esto corretas: a) Somente (I). b) Somente (II). c) Somente (III). d) Todas.

49. Na figura abaixo vemos o dilogo Opes da Internet, do MS-Windows Explorer 6. Leia cuidadosamente as afirmaes abaixo:

Toda vez que uma pgina baixada da internet, uma cpia da mesma, incluindo imagens e outros objetos, armazenada em uma pasta de arquivos temporrios da internet. O limite de espao em Mbytes usado por esta pasta configurado atravs do boto Configuraes na aba Contedo. (II) O Internet Explorer pode trabalhar em conjunto com programas de e-mail, editores de HTML, entre outros. Supondo que o usurio deseje utilizar o programa Eudora como seu cliente de e-mails, ele deve selecionar a aba Programas e selecionar o programa na caixa de listagem Email. (III) Atravs da aba Conexes possvel se adicionar, remover e alterar os parmetros de acesso internet. (IV) Com o Internet Explorer possvel se realizar download de arquivos da internet. Caso se deseje desativar esta opo, o usurio deve clicar no cone Intranet local, e abrir o dilogo Configuraes de segurana clicando no boto Nvel personalizado. Neste dilogo deve procurar a opo Download de arquivo e clicar em Desativar. Destas afirmaes, podemos dizer que: a) Somente uma delas verdadeira. b) Somente duas delas so verdadeiras. c) Somente trs delas so verdadeiras. d) Todas so verdadeiras.

(I)

16

www.pciconcursos.com.br

Patches Provided for Windows NT 4 Despite End of Support. January 11, 2005 by Scott Bekker Operating in the gray area between support and non-support, Microsoft chose to freely distribute the one new security bulletin that affected Windows NT Server 4.0 on Tuesday, 11 days after official support of the operating system expired. For one of the two critical bulletins, MS05-002, Microsoft chose to provide a patch for free to all customers on Windows NT Server 4.0. Officially, support for Windows NT Server 4.0 ended on Dec. 31, 2004. Even that support deadline is a gray area, however. Microsoft is offering custom support contracts for up to two years for customers who are committed to migrating to a later version of Windows. The contracts cost a reported $200,000 a year. As part of the contracts, Microsoft pledged to provide Windows NT 4.0 patches for all security flaws rated critical or important. Microsoft officials also say they will provide those patches for free to all customers for that subset of critical flaws that are extremely severe. In this case, however, Microsoft's security team was just caught between the extended support phase in December and the new custom support phase. "The majority of the steps that are required to address this vulnerability were completed before [the support deadline]. Therefore, we have decided to release a security update for this operating system version as part of this security bulletin," according to Microsoft's bulletin documentation. "We do not anticipate doing this for future vulnerabilities that may affect this operating system version, but we reserve the right to produce updates and to make these updates available when necessary," the bulletin stated. Microsoft reiterated that it should be a priority for customers to migrate from Windows NT Server 4.0 to supported operating systems as quickly as possible. Bulletin MS05-002 fixed two flaws, one critical and one important. Both are patched for Windows NT Server 4.0. Microsoft also tested Windows NT 4.0 against the flaws patched in the other bulletins released on Tuesday. Neither affected the aging operating system. However, most customers running Windows NT Server 4.0 will be affected by the critical flaw in bulletin MS05-001. That flaw affects Internet Explorer 6.0 Service Pack 1, and customers who wanted support for Windows NT 4.0 were required to use that version of Microsoft's browser. A separate patch is available to protect IE 6 SP1 against the vulnerability.

50. Baseado no texto acima, assinale a alternativa correta:


a) Apesar de apelos, a Microsoft encerrou o suporte e fornecimento de pacotes de correes para o Windows NT 4.0 em 31/12/2004. b) A Microsoft est oferecendo contratos de suporte por mais dois anos para clientes que se comprometeram a migrar para uma verso mais recente do Windows. c) A Microsoft reiterou que a migrao do Windows NT Server 4.0 para um sistema operacional com suporte no deve ser prioridade para os clientes neste momento. d) No boletim MS05-002 foram fixadas duas metas, uma critica e outra importante.

17

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche