Sei sulla pagina 1di 4

Teoria

Ondas de tenso (V) e corrente (I) em fase. A carga possui caracterstica resistiva (se senoidal perfeita, FP=1). ngulo de fase =0.

Em circuitos de corrente alternada (CA) puramente resistivos, as ondas de tenso e de corrente eltrica esto em fase, ou seja, mudando a sua polaridade no mesmo instante em cada ciclo. Quando cargas reativas esto presentes, tais como capacitores ou condensadores e indutores, o armazenamento de energia nessas cargas resulta em uma diferena de fase entre as ondas de tenso e corrente. Uma vez que essa energia armazenada retorna para a fonte e no produz trabalho til, um circuito com baixo fator de potncia ter correntes eltricas maiores para realizar o mesmo trabalho d que um o circuito com alto fator de potncia. O fluxo de potncia em circuitos de corrente alternada tem trs componentes: potncia ativa (P), medida em watts (W); potncia aparente (S ou N), medida em volt-ampres (VA); e potncia reativa (Q), medida em var,(var), grafado sempre em letras minsculas. A potncia ativa a capacidade do circuito de produzir trabalho em um determinado perodo de tempo. Devido aos elementos reativos da carga, a potncia aparente, que o produto da tenso pela corrente do circuito, ser igual ou maior do que a potncia ativ a. A potncia reativa a medida da energia armazenada que devolvida para a fonte durante cada ciclo de corrente alternada. a energia que utilizada para produzir o s campos eltrico e magntico necessrios para o funcionamento de certos tipos de cargas como, por exemplo, retificadores industriais e motores eltricos. O fator de potncia pode ser expresso como:

No caso de formas de onda perfeitamente senoidais, P, Q e S podem ser representados por vetores que formam um tringulo retngulo, tambm conhecido como tringulo de potncias, sendo que:

Tringulo retngulo que representa a relao entre as potncias aparente (S), ativa (P) e reativa (Q).

Se o ngulo de fase entre as de ondas de corrente e tenso, ento o fator de potncia igual a , e:

Por definio, o fator de potncia um nmero adimensional entre 0 e 1. Quando o fator de potncia igual a zero (0), o fluxo de energia inteiramente reativo, e a energia armazenada devolvida totalmente fonte em cada ciclo. Quando o fator de potnc ia 1, toda a energia fornecida pela fonte consumida pela carga. Normalmente o fator de potncia assinalado como atrasado ou adiantado para identificar o sinal do ngulo de fase entre as ondas de corrente e tenso eltricas. O fator de potncia determinado pelo tipo de carga ligada ao sistema eltrico, que pode ser:
y y y

Resistiva Indutiva Capacitiva

Onda de corrente (I) atrasada em relao onda de tenso (V). A carga possui caracterstica indutiva. FP<1 (atrasado).

Onda de corrente (I) adiantada em relao onda de tenso (V). A carga possui caracterstica capacitiva. FP<1 (adiantado).

Se uma carga puramente resistiva conectada ao sistema, a corrente e a tenso mudaro de polaridade em fase, nesse caso o fator de potncia ser unitrio (1), e a energia eltrica flui numa mesma direo atravs do sistema em cada ciclo. Cargas indutivas tais como motores e transformadores (equipamentos com bobinas) produzem potncia reativa com a onda de corrente atrasada em relao tenso. Cargas capacitivas tais como bancos de capacitores ou cabos eltricos enterrados produzem potncia reativa com corrente adiantada em relao tenso. Ambos os tipos de carga absorvero energia durante parte do ciclo de corrente alternada, apenas para devolver essa energia novamente para a fonte durante o resto do ciclo. Por exemplo, para se obter 1 kW de potncia ativa quando o fator de potncia unitrio (igual a 1), 1 kVA de potncia aparente ser necessariamente transferida (1 kVA = 1 kW 1). Sob baixos valores de fator de potncia, ser necessria a transferncia de uma maior quantidade de potncia aparente para se obter a mesma potncia ativa. Para se obter 1 kW de potncia ativa com fator de potncia 0,2 ser necessrio transferir 5 kVA de potncia aparente (1 kW = 5 kVA 0,2). Frequentemente possvel corrigir o fator de potncia para um valor prximo ao unitrio. Essa prtica conhecida como correo do fator de potncia e conseguida mediante o acoplamento de bancos de indutores ou capacitores, com uma potncia reativa Q contrrio ao da carga, tentando ao mximo anular essa componente. Por exemplo, o efeito indutivo de motores pode ser anulado com a conexo em paralelo de um capacitor (ou banco) junto ao equipamento. As perdas de energia aumentam com o aumento da corrente eltrica transmitida. Quando a carga tem fator de potncia menor do que 1, mais corrente requerida para suprir a mesma quantidade de potncia til. As concession rias de energia estabelecem que os consumidores, especialmente os que possuem cargas maiores, mantenham os fatores de potncia de suas instalaes eltricas dentro de um limite mnimo,hoje 0,92 estuda-se aumentar para 0,96 caso contrrio sero penalizados com cobranas adicionais. Engenheiros freqentemente analisam o fator de potncia de uma carga como um dos indicadores que afetam a eficincia da transmisso e gerao de energia eltrica.

[edit r] C mp nentes n -sen idais


Em ci cuit que t m apenas tenso e corrente alternadas, o efeito do fator de pot ncia cresce somente com a diferena de fase entre ambas. Isso conhecido como "fator de pot ncia de deslocamento". Este conceito pode ser generali ado para fatores de pot ncia reais onde a pot ncia aparente inclui componentes de distoro harmnica. Isso possui uma import ncia prtica em sistemas de pot ncia que contm cargas no-lineares tais como retificadores, algumas formas de iluminao eltrica, fornos a arco, equipamentos de solda, fontes chaveadas, entre outros. Um exemplo particularmente importante so os milhes de computadores pessoais que possuem fontes chaveadas com pot ncia variando entre 150 W a 500 W. Historicamente, essas fontes de baixo custo incorporam um retificador simples de onda completa que conduzem apenas quando a tenso instant nea excede a tenso no capacitor de entrada. Isso produz altos picos de corrente de entrada, que, por sua vez, produzem distores no fator de pot ncia e problemas de carregamento, tanto dos condutores fase como neutro das instalaes e dos sistemas eltricos. Um multmetro tpico far leituras incorretas de correntes que possuam componentes harmnicas. Ser necessrio um multmetro que mea o valor t u RMS para se medir o valor real das correntes e tenses (e a pot ncia aparente por consequncia). Para medir a potncia ativa ou reativa ser necessrio escolher adequadamente o wattmetro, para que faa medies de correntes no-senoidais.

No Brasil, a Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL estabelece que o fator de potncia nas unidades consumidoras deve ser superior a 0,92 capacitivo durante 6 horas da madrugada e 0,92 indutivo durante as outras 18 horas do dia. Esse limite determinado pelo Artigo n 95 da Resoluo ANEEL n414 de 09 de setembro de 2010, e quem descumpre est sujeito a uma espcie de multa que leva em conta o fator de potncia medido e a energia consumida ao longo de um ms. A mesma resoluo estabelece que a exigncia de medio do fator de potncia pelas concessionrias obrigat ria para unidades consumidoras de alta tenso (supridas com mais de 1000 V) e facultativa para unidades consumidoras de baixa tenso (abaixo de 1000 V, como residncias em geral). A cobrana em baixa tenso, na prtica, raramente ocorre, pois o fator de potncia deste tipo de unidade consumidora geralmente est acima de 0,92. No compensa, pois demanda a instalao de medidores de energia reativa. No Brasil, ainda no existe legislao para regulamentar os limites das distores harmnicas nas instalaes eltricas.

[editar] Legisla

Potrebbero piacerti anche