Sei sulla pagina 1di 30

1.

CONCEITOS FSICOS E QUMICOS DA FORMAO DOS RAIOS-X


O Aparelho de RX Catodo/Anodo Cmara de vcuo A voltagem eltrica A formao de imagem radiolgica

A Densidade da Matria O nmero de tomos por unidade de volume,bem como a massa de cada tomo de matria, podem-nos definir a sua densidade (unidade de medida: Kg/m3):

densidade = massa volume

A relao entre a densidade de um material e a de outro tomada como referncia, denominada de densidade relativa. Vejamos alguns valores de densidade relativa de diversos materiais que constituem o corpo humano, tomando-se como referncia gua. Material Ar Pulmo cheio de ar Gordura gua Sangue, soro, fgado, partes moles, urina, Cartilagem Osso Densidade relativa 0,0013 (meio de contraste negativo) 0,2 0,92 1,0 1,01 a 1,06 1,09 1,9

Junto aos dados da densidade relativa, indicaremos a seguir o nmero de ordem efetivo, que se obtm dos diferentes nmeros de ordem dos elementos constitutivos do corpo humano combinados quimicamente.

Material Ar Pulmo cheio de ar Gordura Sangue, soro, fgado, partes moles, urina Cartilagem Osso

Nmero de ordem efetivo aprox. 7,6 aprox. 7,7 aprox. 6,0 aprox. 7,1 a 7,5 aprox. 13,0 aprox.14,0

O DESCOBRIMENTO DOS RAIOS ROENTGEM Os raios Roentgem, ou raios X, foram descobertos pelo professor Dr. Wilhelm Corand Roentgen, em 8 de novembro de 1895, em Wuerzburg (nascido em 27 de maro de 1815 em Lennep; falecido em Munich, em 10 de fevereiro de 1923, e enterrado em Giessen). O descobrimento dos raios roentgen baseou-se em experincias com ampolas de Hittorf e Crookes (luminiscncia de platino-cianureto de brio), seguido de uma pesquisa sistemtica. Em Remsscheid-Lennep se encontra hoje o Museu de Roentgem. Trs foram s publicaes de Roentgen dos raios X 1. um comunicado em 28 de dezembro de 1895 (aparecimento nos primeiros dias de janeiro de 1896); 2. um comunicado em 9 de maro de 1896; 3. um comunicado em 10 de maio de 1897. O primeiro trabalho apresentado por Roentgen oficialmente foi Um novo tipo de radiao, logo aps a terceira reunio anual da Sociedade de Fsicos em Medicina, em Wuerzburg. Em 1901, Roentgem recebe o primeiro Prmio Nobel de Fsica. Os componentes de tubo de raios X 1. Uma fonte de eltrons. 2. Uma energia de acelerao dos eltrons. 3. Uma trajetria livre para os eltrons (vcuo). 4. Um dispositivo focalizador do feixe de eltrons. 5. Um corpo de frenagem (anodo).
2

Com relao 1 A fonte de eltrons o filamento (catodo) do tubo de raios X. O aquecimento do filamento feito por um transformador especial de filamento. Com relao a 2 A energia que fornece acelerao aos eltrons dependente da tenso aplicada ao tubo de raios X (nos casos convencionais, 30 a 100 kV; em tcnica de raios duros, 100 a 150 kV; em procedimentos especiais, at 200 kV). Com relao 3 A trajetria livre para os eltrons, na qual estes podem ser acelerados, como sendo o espao praticamente sem ar (aproximadamente 10-5 a 10-6 mm de Hg), entre o catodo e o anodo (termo antigo; anticatono) no tubo de raios X. Com relao 4 O dispositivo acumulador de eltrons um coletor eletrnico (cilindro de Wehnelt) que faz com que os eltrons no se dispersem, indo todos incidir sobre o foco trmico. Os eltrons refletidos da rea focal (radiao extra-focal) iro produzir raios X ao se chocarem com outras partes do tubo ou na ampola de vidro. As influencias negativas dessas radiaes so eliminadas, em certo tipo de tubos de raios X de anodo fixo, por uma cabea captadora de eltrons. Com relao ao 5 O corpo (anodo) que freia os eltrons constitudo: a) Em tubos de anodo fixo, de uma placa de metal tungstnio fundido em cobre; b) Em tubos de anodo giratrio (PANTIX), de um prato de tungstnio (nos tubos BIANGULIX RAPID, de uma liga de tungstnio e rnio) sobre um eixo de molibdrnio. No final desse eixo encontra-se um rotor (induzido) de um motor que acionado por um estado localizado dentro da cpula do tubo de raios X. O numero de rotao do anodo aproximadamente de 3400 rpm nos tubos PANTIX, e de 10000 rpm nos tubos BIANGULIX RAPID, quando alimentados em 60 Hz. O ponto de impacto dos eltrons sobre a placa de tungstnio se denomina mancha focal ou foco (nos tubos de anodo giratrio). Os tpicos 1,3,4 e 5 podem ser encontrados no tubo de raios X constando de : a) Uma ampola de vidro praticamente sem ar (tubo a vcuo); b) Um catodo incandescente com dispositivo acumular de eltrons; c) Um anodo (anticatodo) de cobre com uma placa fundida de tungstnio (em tubos de anodo fixo), ou com um prato de tungstnio ou liga de tungstnio-rnio (em tubos de anodo giratrios). O catodo e o anodo esto posicionados em um acerta distancia, soldados no corpo de vidro em posio axial oposta. O tpico 2 w atendido por uma fonte de alta-tenso (transformador), que eleva a tenso de rede (por exemplo 220 V), para at 30 a 125 k (em casos excepcionais at 200kV), como so utilizadas em radiodiagnstico. 1. Um equipamento de radiodiagnstico se compe de dois elementos principais: 2. A parte geradora, que compreende o tubo de raios X e sua cpula de proteo, a fonte de alta-tenso com seu comando, os elementos de controle, comutao e regulagem, sua conexo e cabos de alta-tenso.

3. O aparelho de radiodiagnstico, que o posto de trabalho para execuo dos exames; sua construo determinada pelo tipo de exame a executar. O processo de gerao dos raios X 1. O filamento, (catodo) do tubo de raios X aquecido (at aproximadamente 2000 C), gerando assim eltrons (nuvem de eltrons ou carga espacial). 2. Ao se conectar a alta-tenso, os eltrons so atrados em forma de feixe e acelerados acentualmente em direo ao anodo, com velocidades muitas elevadas (16500 km/s a 100 kmV), sobre o ponto focal (foco), se o anodo estiver positivo ( + ) e o catodo negativo ( - ). 3. No ponto focal os eltrons so desacelerados e sua alta energia de movimentos convertida em: a) Calor, b) Raios O rendimento na gerao de raios X muito pequeno. Dependendo da alta-tenso aplicada ao tubo de raios X (kV), poder se dar uma transformao de apenas 1% da energia em raios X. o restante convertido em calor (nas perdas de calor o anodo fica incandescente). Do volume de raios produzidos (1%), apenas 10% podem ser aproveitados (radiao til). Em funo da elevada formao de calor, o material de que feito o ponto focal deve possuir altas temperaturas de evaporao e fuso. O metal tungstnio (nmero de ordem: 74) se apresenta bastante adequado para esse fim, pois possui um ponto defuso de aproximadamente 3400C. Por causa de seu alto nmero de ordem, torna-se altamente produtor de raios. Nota: Quanto maior for o nmero de ordem do material que constitui o ponto focal, tanto maior ser a quantidade de radiao produzida (dentro do grau de rendimento mencionado). A alta produo de calor exige um resfriamento eficiente do anodo, para evitar a evaporao ou danificao (o metal se torna spero) do material do ponto focal. Esse resfriamento feito: Em tubos de anodo fixo, por irradiao e conduo; Em tubos de anodo giratrio, por irradiao (produo de raios infravermelhos). O calor absorvido pelo leo no interior da cpsula, ocorrendo, por isso, um aquecimento excessivo em radioscopias prolongadas ou em radiografias seriadas (sries rpidas, cinerradiografias, engiografias), podendo atingir aproximadamente 90C. Aconselha-se, s vezes, utilizar um sistema de ventilao, na cpsula, para acelerar a troca de calor. Devem ser sempre observadas as instrues de uso, principalmente em geradores unitanque (RADIOESPERA*, NADADOR 1 E 2, MONODOR*, PLEODOR*, NANOPHOS), quando troca entre a carga do tubo e os tempos de pausa recomendados. Nos modernos geradores de radiodiagnstico, todos os dados de carga para os tubos de raios X (kV, mAs ou mA, e tempo de exposio) so pr-calibrados na fbrica ou ajustados, pelos tcnicos, no local (conforme as condies da rede local).
4

4. Os raios X se dispersam do ponto focal, em linha reta, para todas as direes. Para o exame radiolgico, so de interessa s os raios teis, isto , aqueles que saem da janela do tubo de raios X envolto pela cpula blindada com chumbo. Os raios teis perfazem apenas 1/10 de todas as radiaes produzidas, conforme j visto. Apesar da forte blindagem da cpula de raios X absorvendo toda radiao no til, deve-se evitar a permanncia prolongada perto da cpula ou ao seu redor (mxima dose permissvel: 100 mR/h a 1 m de distncia) A natureza e as propriedades dos raios X 1. O que so raios X? O professor Roentgem qualificou os raios X como oscilaes etras (longitudinais). O professor Dr. Laure e seus companheiros W. Friedrich e P. Knipping, conseguiram demonstrar, atravs do aparecimento de esforos de flexo nos cristais, que os raios X possuem caractersticas semelhantes s ondas de raio, irradiaes de calor, luz e ultravioleta, ou seja, as propriedades das ondas eletromagnticas (transversais) de pequeno comprimento de onda (menos que 1/10000000cm = 108 cm). 2. As propriedades dos raios X a) Atravessam o corpo tanto maior quanto for tenso no tubo (kV). b) Ao atravessarem o corpo, so por ele absorvidos. Esta absoro tanto maior quanto mais espesso ou denso for o corpo, e quanto mais elevado o nmero de ordenado elemento que compe na Tabela peridica dos elementos c) Em todos os corpos que atravessam, produzem radiaes secundrias. Compem-nas a radiao difusa, a radiao prpria ou de eltrons. Na rea do radiodiagnstico s tem significao prtica a radiao difusa. O enfraquecimento de um feixe de radiao, ao passar por um determinado corpo, determinado por: Absoro (energia dos rios que permanecem no corpo), Difuso (desvio provocado pela estrutura atmica do objeto sobre parte do feixe de radiao), portanto, enfraquecimento = absoro + difuso. A porcentagem radiao difusa tanto maior quanto: maior o volume do corpo atravessado, menor a densidade da matria irradiada, mais duro radiao utilizada, isto , quanto maior a alta-tenso (kV) aplicada ao tubo.

A radiao difusa provoca reduo no contraste das imagens radiolgicas e exige a criao de proteo adequada. d) Fazem florescer certos sais metlicos. crans fluoroscpicos: sulfato de zinco-cdmio (por exemplo, crans Helia).
5

Na moderna tcnica da radioscopia, o intensificador de imagem substitua os crans convencionais (vantagem entre outras: nenhuma adaptao ao escuro, melhor reconhecimento da imagem com pequena quantidade de dose). e)Enegrecem emulses fotogrficas (emulso de bromo e prata), isto , a radiao X provoca, de forma latente, uma modificao dos gros de bromo e prata, primeira vista no perceptvel pelo olho humano, mas somente aps um processo qumico (revelao: reduo de bromo e da prata) na cmara de revelao. Deve-se evitar o uso do nome cmara escura, utilizando a denominao correta cmera de revelao. f)Propagam-se em linha reta (do ponto focal) para todas as direes. Essa propriedade, tambm chamada projeto central, est sujeita a determinadas leis e fatos de importncia na tcnica radiogrfica: a lei do quadrado da distncia (a energia de radiao, medida a uma distancia igual ao dobro da distancia da fonte, um quarto do valor original; medida a trs vezes essa distncia, igual a um nove avos; a quatro vezes, um dezesseis avos; e assim pro diante), o dimensionamento correto e a definio da imagem, direo da projeo dos raios (com feixes oblquo h distoro do objeto na reproduo). g) Transformam gases em condutores eltricos (ionizao). Aplicao prtica na medio radiogrfica de doses: os dosmetros convencionais ou de diagnsticos (para medio do produto rea x doses, em radioscopia ou radiografias), como, por exemplo, o dosmetro tipo PTW DIAMENTOR D; o exposimetro automtico Siemens IONTOMAT. h) Exercem um feito biolgico Aplicao prtica: radioterapia. Desse efeito observa-se a necessidade de adoo de medidas de proteo radiolgica e normas de comportamento especficas A PRODUO DA IMAGEM RADIOLGICA 1. A radioscopia Ao iniciar a radiao X sobre o cran radioscpio, este se ilumina tanto mais quanto mais o valor da corrente aplicada ao tubo, contanto que a tenso (kV) seja a mesma. Na variao da tenso (kV) aplicada ao tubo para dado valor decorrente, um aumento de tenso influi na razo diretamente proporcional sobre um aumento de luminosidade. Se entre o tubo de raios X e a tela for colocado um corpo humano, este absorve parte da radiao X, em funo de sua espessura varivel, de sua densidade e de seu nmero de ordem. Os raios X, assim enfraquecidos, produzem, no cran radioscpico, diferentes intensidades luminosas conforme o grau de absoro desses raios, criando uma imagem do corpo atravs de um relevo de sombras radiolgicas. Os ares mais escuros no cran radioscpicos so denominados radio-opacas e as mais claras radiotransparentes. 2. A radiografia a)Ao iniciar a radiao X sobre uma emulso fotogrfica, esta de tal maneira sensibilizada que, aps um processo de revelao, mostra-se enegrecida, tanto mais intensamente quanto maior a concorrente aplicada ao tubo e quanto maior o tempo de exposio. Como estas duas
6

variveis atuam de igual forma sobre o enegrecimento da emulso fotogrfica, so classificadas segundo os seus miliampres/segundo (mAs). condio bsica que a tenso (kV) no tubo permanea constante. O valor de mAs o produto entre a corrente do tubo (mAs) e o tempo de exposio (s), por esta razo, tambm o chamam de produto mAs. Pode-se assim calcular facilmente, a partir de um valor de mAs conhecido, o tempo de exposio com certa corrente do tubo, ou, calcular um acorrente do tubo, conhecido o tempo de exposio: intensidade de corrente aplicada ao tubo (mA) x tempo de exposio = mAs. valor de mAs = tempo de exposio corrente do tubo valor de mAs = corrente do tubo tempo de exposio lembre-se sempre do triangulo mAs: mAs mA x s

(cobre-se com dedo o valor desejado, e l-se a relao entre os valores restantes). Ao variar a tenso no tubo de raios X (kV), com valor de mAs constante, produz-se um enegrecimento da emulso fotogrfica, de tal forma que, produz-se um enegrecimento da emulso fotogrfica, de tal forma que, ao aumentar a tenso, aumenta-se o enegrecimento e vice-versa. A variao do enegrecimento da emulso fotogrfica, devido tenso aplicada, muito grande. No caso de filmes com cran reforador, esse grau de variao corresponde quinta potncia da tenso. b)Ao se colocar um corpo entre o tubo de raios X e a emulso fotogrfica, ele absorve parte da radiao X, em funo de sua espessura, de sua densidade e de seu nmero de ordem. Os raios enfraquecidos produzem menor enegrecimento da pelcula, assim, a sombra provocada pelo corpo demonstra ao obtido na imagem do cran radioscopia. As partes escuras de uma radiao so denominadas radiotrasparncias (recebem maior quantidade de raios), e as mais claras radioopaciodades. Complemento:
O Catodo

o plo negativo do tubo de raios-X. Dividindo-se em duas partes: Filamento e capa focalizadora (cilindro de welmelt). Filamento Tem forma de espiral, construdo em tungstnio e medindo cerca de 2mm de dimetro, e 1 ou 2 cm de comprimento. Atravs dele so emitidos os eltrons, quando uma corrente de aproximadamente 6 ampres atravessa o filamento. Este fenmeno se chama emisso terminica. A ionizao nos tomos de tungstnio ocorre devida ao calor gerado e os eltrons so emitidos. O tungstnio utilizado porque permite maior emisses termoinicas que outros metais (temperatura de 3.380 C). Normalmente os
7

filamentos de tungstnio so acrescidos de 1 a 2% de trio, que aumenta eficientemente a emisso termoinica e prolonga a vida til do tubo. Capa Focalizadora Sabe-se que os eltrons so carregados negativamente havendo uma repulso entre eles. Ao serem acelerados na direo do anodo, ocorre uma perda, devido a disperso dos mesmos. Para evitar esse efeito, o filamento do catodo envolvido por uma capa carregada negativamente, mantendo os eltrons unidos em volta do filamento e concentrando os eltrons emitidos em uma rea menor do anodo. A eficincia da capa focalizadora determinada por seu tamanho, sua carga, forma e posio do filamento dentro da capa focalizadora. Anodo o lado positivo do tubo de raios-X. Existe dois tipos de anodo: anodo fixo e anodo rotatrio. O anodo recebe os eltrons emitidos pelo catodo. Alm de ser um bom condutor eltrico, o anodo tambm um bom condutor trmico. Quando os eltrons se chocam contra o anodo, mais de 95% de suas energias cinticas so transformadas em calor. Este calor deve ser conduzido para fora rapidamente, para no derreter o anodo. O material mais usado no anodo tungstnio em base de cobre por ser adequado na dissipao do calor.

Anodo fixo encontrado normalmente em tubos onde no utilizada corrente alta, como aparelhos de raiosX dentrios, unidades portteis, unidades de radioterapia convencional e etc.. Anodo rotatrio A maioria dos tubos de raios-X utiliza este, devido a sua capacidade de resistir a uma maior intensidade de corrente em tempo mais curto, e com isso, produzir feixes mais intensos.

Alvo a rea do anodo que recebe o impacto dos eltrons. No anodo fixo, o alvo feito de uma liga de tungstnio includa em um anodo de cobre. No anodo rotatrio o alvo um disco giratrio. Este disco tem uma resistncia grande alta temperatura. A escolha do tungstnio deve-se :
Alto

nmero atmico, acarretando grande eficincia na produo de raios-X.

Condutividade trmica quase igual a do cobre, resultando em uma rpida dissipao do calor produzido. Ponto de fuso (3.380 C), superior temperatura de bombardeamento de eltrons (2.000 C).

Aquecimento do anodo O anodo rotatrio permite uma corrente mais alta pois os eltrons encontram uma maior rea de impacto. Com isso o calor resultante no fica concentrado apenas em um ponto como no anodo fixo. Fazendo a comparao de ambos, num tubo com foco de 1mm, temos: no anodo fixo a rea de impacto (alvo) de aproximadamente 1mm x 4mm = 4mm. No anodo rotatrio de dimetro de 7 cm, o raio de impacto de aproximadamente 3 cm (30 mm). Sua rea alvo total aproximadamente 2 x p x 30mm x 4mm = 754mm. Portanto, o anodo rotatrio permite o uso de rea uma centena de vezes maior que um anodo fixo, com mesmo tamanho de foco.

A capacidade de carga aumentada com o nmero de rotaes do anodo. Normalmente a capacidade de rotao de 3.400 rotaes por minuto. Existe anodo de tubos de maior capacidade que giram a 10.000 rpm. Voltagem do tubo Mudando o potencial de acelerao do tubo, mudamos tambm o espectro do feixe. O aumento do kV implica no aumento do nmero de ftons de maior energia. Este aumento altera mais a imagem radiogrfica do que a remoo dos ftons de baixa energia. Suprimento de alta voltagem Em todos os aparelhos de raios-X, a voltagem aumentada por um transformador de linha 110 220 volts para o kV desejado. A forma de onda a mesma da linha de suprimento, mas muito
9

aumentada em amplitude. O potencial eltrico produzido por uma corrente alternada (AC), variando de 0 mximo 0 mximo 0. Existem vrios tipos de circuitos utilizados na amplificao da voltagem, entre estes temos: Retificao de meia onda, retificao de onda completa, retificao trifsica e multi-pulsos. No tipo mais simples de circuito, o tubo de raios-X conectado aos terminais do secundrio do transformador. Neste caso, o tubo o retificador, uma vez que a corrente s pode fluir quando o alvo for positivo em relao ao filamento (negativo), isto , durante o poro positiva do ciclo de AC. Durante o ciclo negativo no existem eltrons livres do alvo (que est agora carregado negativamente). Entretanto, em circunstncias ocasionais de superaquecimento do anodo, poderiam ocorrer eltrons livres, que iriam do anodo ao catodo durante o ciclo negativo , danificando o tubo. Para resolver este problema, foram desenvolvidos circuitos de retificao que elimina os ciclos negativos. Um tipo eficiente de retificao inverte a polaridade do ciclo negativo possibilitando a produo de raios-X durante todo o ciclo. A utilizao deste mtodo, aplicado em um circuito trifsico possibilita a produo de eltrons quase monoenergtico, dentro de uma pequena variao de kV. A tecnologia mais moderna com o uso de geradores multi-pulsos, possibilita uma fcil obteno de um potencial de acelerao virtualmente constante. A forma de retificao modifica o espectro dos eltrons produzidos, e, portanto, modifica o espectro de raios-X produzidos, a taxa de aquecimento do anodo e o rendimento do tubo (taxa de produo de raios-X).

2. PROTEO DO OPERADOR DE RAIOS X


Normas de proteo Medidas de proteo Proteo e o projeto arquitetnico. A proteo contra radiaes em instalaes mdicoradiolgicas
10

Os raios X, como tambm as radiaes provenientes de elementos radioativos, pertencem famlia das radiaes ionizantes, sendo por isso necessrio que sejam seguidas rigorosamente s regulamentaes legalizadas no pas, ou, na ausncia destas, outras normas reconhecidas, como, por exemplo, as prescries alems para proteo contra radiaes. A Lei Atmica Lei elaborada pelo setor de normas bsicas da Euratom, publicada em 28/12/59, que aborda a utilizao pacfica da energia do ncleo do tomo e a proteo contra seus perigos, posteriormente modificada em 23/06/1970. Regulamentaes legalizadas Destacam-se: 1. Regulamentao sobre a proteo contra os danos causados por elementos radioativos (primeira regulamentao de proteo radiao, na sua ltima verso de 15/10/1965). 2. Regulamentao sobre a proteo contra os danos causados por radiaes ionizantes em escolas (segunda regulamentao de proteo radiao). Estas regulamentaes tm como objetivo utilizao de elementos radioativos no ensino, armazenagem, manuseio e eliminao de elementos radioativos, bem como o uso de aparelhos radiolgicos em escolas. Nota. Est em fase de preparo ema nova regulamentao sobre a proteo contra os danos de radiao ionizantes, que vir em breve substituir a primeira e segunda regulamentaes de proteo contra radiaes. 3. Regulamentao sobre a proteo contra os danos de radiao Roentgen (raios X) de 1/3/73, com validade a partir de 1/09/73 (regulamentao radiolgica = Reg. Rad.). A norma DIN O nome DIN simboliza o trabalho conjunto de comisses de normas alems. O smbolo da agremiao DIN, que era a abreviao antiga de Deustche-Industrie-Normen (Normas Industriais Alems), o DIN passou a significar Das Ist Norm (Isto Normal). Ambos os significados so ultrapassados. Hoje, o nome DIN o smbolo do trabalho conjunto das comisses de normas alems (da folha DIN de 31/4/51). As normas DIN mais significativas para a radiologia se baseiam nas recomendaes da Comisso Internacional de Proteo Radiolgica (ICRP) e das correspondentes normas Euratom, a saber: DIN 6809 (outubro 1963) radiao roentgen e gama na medicina e biologia, regras para a dosimetria;DIN 6811 (janeiro de 1972) instalaes mdico-radiolgicas at 300 KV; regras de proteo radiolgicas para sua fabricao;
11

DIN 6812 (janeiro de 1972) instalaes mdico-radiolgicas at 300 KV; regras de proteo radiaes para sua construo; DIN 6813 (maro de 1962) vestimentas de proteo radiolgica, com portas e paredes de proteo; regras para sua fabricao; DIN 6814 (diversas folhas) conceitos e denominaes na tcnica radiogrfico. DIN 6815 (janeiro de 1962) regras para controle de proteo radiolgica em aparelhos mdicos de raios X at 300 KV; DIN 6816 (maro de 1964) dosimetria de filmes sob o princpio de filtragem analtica para a proteo radiolgica; DIN 6819 (junho de 1968) exposio radiao de pacientes no diagnstico radiolgico, resultante do produto dose x rea. Nota. Uma vez que as normas DIN devem sempre se adaptar ao avano da cincia e da tcnica, so necessrias atualizaes de tempos em tempos. As medidas de proteo contra radiaes Baseiam-se na Lei Atmica j aprovada, e em regulamentaes posteriores, abrangendo o setor de proteo contra radiaes ionizantes do pessoal atuante em radiologia (profissionais expostos radiao), como tambm relativo a toda populao e aos animais. Nesse casa, consideram-se no s os efeitos somticos (em relao ao indivduo), mas tambm os genticos (herana biolgica). A importncia das Regras Radiolgicas de Proteo pode ser reconhecidas no fato de que, da populao exposta fontes de radiaes artificiais, a maioria so os pacientes que usam o radiodiagnstico. Por isso, nas Regulamentaes Radiolgicas (Reg. Rad.) se determina que s as pessoas que possuem conhecimentos sobre a tcnica de radiodiagnstico e radioscopia, principalmente na proteo contra radiao, podem ser expostas radiao ou utiliz-la em outras pessoas ou animais. No pargrafo 20 da Reg. Rad., sob o ttulo de Para o uso de pessoas autorizadas, vem determinado:S permitida a utilizao de raios X sobre pessoas vivas por pessoas no exerccio de sua profisso, quando: 1. As pessoas so autorizadas ao exerccio da prtica mdica ou odontolgica;

2. As pessoas, no compreendidas no item 1, tiverem conhecimentos de proteo radiolgica, comprovado atravs de um exame pelas autoridades competentes;
12

3. As pessoas pertencerem s profisses de assistente mdico-tcnico de radiologia, assistente mdico-tcnico; 4. Trata-se de outros auxiliares (por exemplo, de radiologia) que so controlados permanentemente pelas pessoas indicadas no item 1, e que possuem os respectivos conhecimentos em proteo radiolgica. Conceitos e terminologia na proteo contra radiaes Nas Regulamentaes Legalizadas nas normas DIN e outras publicaes em proteo radiolgica, so encontrados conceitos e termos em grande nmero, dos quais os mais importantes so relacionados a seguir. A dose inica Baseia-se na ao de radiao ionizante em um volume de ar. A Unidade de Dose Ionizante 1 roetgen = 1R, porm, conforme a Regulamentao de Procedimento (de 26/6/1969) da lei sobre Unidades de Medidas (de 2/7/1969) vlida, por enquanto at 31 de dezembro de 1977, da Unidade SI legalizada para Dose Ionizante : Coulomb por quilograma = C/kg. Convertendo: (!R = 2,58 . 10-4 C/kg) A dose energtica Energia gerada em um material ao ser irradiado o quociente da energia transferida (joule) e da massa (kg) da matria irradiada. A unidade legalizada da dose energtica o joule por quilograma (J/Kg). Outra unidade em uso o RAD (de radiation absorved dose), cujo smbolo literal rd, e em vigor at 31/12/77. Entre as duas unidades existe a equivalncia: 1 rd = 0,01 J/Kg. A dose energtica pode ser calculada por intermdio da dose inica sob determinadas condies bsicas. A capacidade de dose energtica a dose energtica por unidade de tempo: Joule quilograma x segundo Convertendo, temos 1 rad = 1 RAD/S = 0,01 j/Kg.s segundo A dose equivalente S utilizada em proteo radiolgica (por exemplo, em planejamento de proteo radiolgica) e s considera as diversas aes biolgicas de cada tipo de radiao. A atualizada para doses equivalentes o rem (de radiation aquivalent man ), com smbolo literal rem. Origina-se da dose energtica multiplicada por um fator de valorizao (peso) (q):
13

J Kg.s

Doses equivalentes = doses energticas x q (em rem) (em rd)

No mbito do radiodiagnstico, o valor do fator q para tecidos moles aproximadamente 1. Por essa razo, as doses inicas energticas e equivalentes podem ser praticamente igualadas:1R 1 rad 1 rem Do mesmo modo como as unidades R e rad, a unidade rem legalmente vlida at 31/12/77. Entretanto, as definies definitivas e outros conceitos em radiologia esto ainda sendo discutidos . Provavelmente haver tambm um adiantamento do prazo estabelecido. A capacidade de dose equivalente o rem por unidade de tempo: 1 rem = 1 rem/s 1 segundo A dose local a dose energtica medida em um certo local (em rd) ou dose equivalente (em rem) para tecidos moles; porm, na maioria dos casos, a dose inica (em R), tambm usualmente mencionada nos planejamentos de proteo radiolgica. A capacidade de dose local a capacidade de dose energtica (em rd/s) medida me um certo local, ou a capacidade de dose equivalente (em rem/s) para tecidos moles, ou a capacidade de dose inica (em R/s). A dose pessoal a dose energtica (em rd) para tecidos moles, medida em parte externa do corpo que seja representativa para a exposio de radiao em uma pessoa que est sendo controlada quanto proteo radiolgica, ou a dose inica (em R) livre no ar. A dose pessoal no deve ser confundida com a dose corporal. A dose corporal a dose equivalente definida em relao a um volume crtico do corpo, ou em relao a um volume crtico do corpo, ou em relao pele, sobre uma rea crtica. Entende-se por volume crtico o volume de um rgo, tecido ou parte do corpo, que, com uma distribuio de dose uniforme no corpo, o determinante para o clculo da dose corporal. Ela no pode ser medida, mas apenas calculada pela dose pessoal sob determinantes condies. Se numa determinada parte crtica do corpo feita referncia dose corporal, podem ser utilizadas, por exemplo, denominaes tais como dose de corpo inteiro, dose medular e dose de glndulas tirides.

14

A proteo contra radiaes do ponto de vista tcnico Essa proteo comea pela construo e pela proteo das instalaes radiolgicas. H alguns anos, antes de existirem as regras de proteo radiolgica pela Reg. Rad. (de 1/3/73), a industria alem de aparelhos de raios X obedeceu rigorosamente s normas DIN, cujo contedo est de acordo com as recomendaes da cincia e da tcnica. Assim, na construo de instalaes radiolgica at 300 kV, a norma DIN 6811 (valida a partir de 1972) obrigatria. A proteo radiolgica em instalaes deste tipo visa, em primeira linha, proteo contra as radiaes direta, difusa proveniente do paciente, passante pela cpula do tubo de raios X e outras, do examinador e do pessoal auxiliar que trabalha, perto do paciente e do emissor de raios X, uso de vestimentas especiais de proteo contra as radiaes. Conforme a norma DIM 6811, devem-se calcular os dispositivos de proteo contra radiao de tal maneira, a permitir que profissionais expostos radiao, no uso adequado da instalao radiolgica, no fiquem expostos a um valor de dose corporal superior aos mencionados na seguinte tabela: Regio do corpo exposta Antebrao com mos Calcanhares e ps Cabea Trax com pescoo, brao e pernas Dose corporal por ano (dose anual) 60 rem = 0,6 J/kg 15 rem = 0,15 J/kg 5 rem = 0,05 J/kg Dose corporal mdia calculada da dose anual por ms por semana 5 rem = 1,2 rem = 0,05 J/kg 0,012 J/kg 1,2 rem = 0,3 rem = 0,012 J/kg 0,003 J/kg 0,1 rem = 0,004 J/kg 0,001 J/kg

Fora das zonas de proteo, tanto o mdico quanto os assistentes devem prestar ateno principalmente quanto s radiaes secundrias (difusas), provenientes do paciente, bem como s outras radiaes, como as que passam pela cpula do tubo de raios X, e, em casos especiais, radiao terciria procedente da radiao secundria. Aqui fica evidenciado que, ao terminar o exame radioscpico ou radiogrfico, muitas pessoas no-informadas acreditam que os raios permanecem flutuando pela sala de raios X aps muito tempo. Na verdade, toda e qualquer radiao secundria, terciria ou passagem, cessa no momento em que se desliga a radiao primria. Destaque-se o fato de que a distribuio de radiao difusa, em aparelhos com tubo de raios X sobre a mesa, diferente daquela em que o aparelho com tubo est sob a mesa. Em aparelhos com tubo sob a mesa (com emissor de raios X por baixo do tampo sobre a qual fica o paciente), a radiao difusa diverge para baixo, num ngulo de 45ao feixe principal, sendo as radiaes praticamente absorvidas pelos dispositivos laterais de proteo contra a radiao (entre outras, a carcaa da mesa e do carro porta-tubo). Ateno especial dada na Reg. Rad. ao emissor de raios X ( = tubo de raios X + cpula de proteo; em um aparelho unitanque: tubo de raios X + transformador de alta-tenso), para o qual deve ser pedida uma aprovao especial de institutos tcnicos de ensaios de ramo (na Alemanha o PTB = Physikalsh-technische Bundesnstlt). Aps prova concluda, esses institutos informam s autoridades o seu resultado. No relatrio de ensaio constam todos os dados importantes de proteo do emissor em questo. Um emissor de raios X, com a janela de sada do feixe de radiao com vedao com chumbo, no deve ultrapassar uma dose local de 100 milirroetgen por hora = 100 mR/h, a 1 metro de distncia
15

do ponto focal, perante a carga mxima indicada no tubo. O ponto focal deve ser marcado e facilmente localizado sobre a cpula. Tambm os acessrios utilizados (filtros, diafragmas e cones localizadores) de vem corresponder a normas em vigor. 1. O sistema prprio de filtragem deve ter no mnimo os seguintes valore: a) com tenses nominais de at 70 kV, 1,5 mm de alumnio, b) com tenses mnimas acima de 70 kV, 2,0 mm de alumnio. Em aparelhos radiolgicos com tenses nominais superiores a 70 kV devem existir suportes para filtros adicionais, para se conseguir: c) com tenses nominais at 125 kV, uma filtragem total de at 4 mm, d) com tenses nominais superiores a 125 kV, uma filtragem total de at 5 mm. Neste caso, so ,ais vantajosos os matrias de filtros com nmero de ordem superior ao alumnio (por exemplo, o cobre). O valor equivalente do alumnio no filtro adicional deve ser reconhecvel. Condies especiais so vlidas para os emissores de raios X para tcnicas de raios mole (na grama de 25 a 35 kV), e outros, com finalidade da pr-determinao de doenas das articulaes, representao de corpos estranhos de pequeno nmero atmico e em mamografias, por exemplo, o emissor de raios X Bi 125/30/50 Mar com uma filtragem total de 0,5 mm de alumnio (o tubo possui cerca de 0,4 mm de alumnio com filtragem prpria). Com esse valor de filtro, s permitido fazer radiografias de raios moles. Em radiografias normais, devem-se conseguir os valores de filtragem total,mencionados nos itens a) a c) com o uso de filtro adicional. 2. Diafragmas de radiaes primrias ou cones para limitao do feixe de raios s devem ser utilizados co emissores de raios X para os quais sejam previstos o seu uso (conforme licena do tipo de construo). O mdico e seu pessoal assistente, que utilizam raios X, do a melhor garantias para uma proteo radiolgica tcnica ideal, na utilizao de uma instalao radiolgica construda convenientemente conforme as normas. No s a ms de exames deve ser considerada importante na proteo radiolgica, mas tambm o gerador de raios X com seu comando, que possui reguladores e indicadores que permitem uma escolha correta e um controle dos dados radiolgicos, garantindo a sua reproduo a qualquer instante. No s a forma de construo das instalaes radiolgicas (conforme as normas e regulamentos de proteo radiolgica) importante para a dose de radiao recebida pelo mdico, pelo seu pessoal assistente e pelo paciente, mas, sim, tambm a forma e o modo de usar o equipamento. Assim devem ser elaboradas medidas prticas adicionais de organizao para atender as exigncias de proteo radiolgica.
16

Os meios adicionais de proteo contra radiaes tambm pertencem proteo radiolgica tcnica. Incluem-se, entre outros, os aventais de proteo, em diversas formas, para o mdico e seu pessoal assistente (chama-se especialmente a ateno para aventais de proteo de menos peso para cirurgies e assistentes, porem com proteo maior regio do esterno e das gnadas, para o uso por baixo das vestimentas cirrgicas); as luvas de proteo de borracha plumbfera (tipos leves ou pesados); o protetor para as pernas e os canos de proteo para os braos. Paredes de proteo, fixas ou mveis, e a cortina de proteo de borracha plumbfera so consideradas como meios de proteo radiolgicos nas construes. A proteo contra radiaes nas construes civis No planejamento de um setor radiolgico, devem ser consideradas, entre outras, a Regulamentao Radiolgica ( 15 a 17) e a norma DIN 6812. Alm do projeto com as devidas consideraes de ordem funcional e do plano de instalao e obras, deve-se desenvolver, como fator de grande importncia, um projeto de proteo radiolgica que ser apresentado para a devida aprovao e, posteriormente, entregue ao usurio das instalaes no momento da entrada em funcionamento. 1. reas de controle, que so todas as salas fechadas, prprias para a instalao radiolgicas (salas de raios X). devero possuir um sinalizador que, durante o tempo de uso do equipamento, permanece ligado, tendo os seguintes dizeres: ATENO, RAIOS X ENTRADA PROIBIDA tambm durante a fase de preparo da radiografia, a placa de advertncia dever estar ligada. Conforme pargrafo 17 da regulamentao radiogrfica, na rea de controle, no se podem localizar cabinas, reas de trabalho ou de passagens. Isso no vlido para as reas de trabalho destinadas exclusivamente para comando da instalao radiolgica e que, por motivos de ordem funcional, no podem ser colocadas na rea de controle. Exemplo de tais reas so salas de raios X onde a radiografia tem que ser disparada dentro da prpria sala, no existindo nenhuma blindagem de proteo adicional ou mvel. Ento, deve-se, pelo menos, manter um a distncia de 2,5m do emissor de raios X e do paciente. Em instalaes moeis, onde a radiografia feita esporadicamente, ou em aparelhos de raios X dentrios, deve existir a possibilidade de disparar a radiografia de uma distancia de, no mnimo, 1,5 m do emissor de raios X e do paciente. O uso de eventuais plumbiros traz proteo adicional, sendo obrigatrio o seu uso quando as distancias mnimas no puderem ser respeitadas como freqentemente ocorre em radiografias no leito do paciente. 2. reas de observao so todas as reas vizinhas s salas de raios X, bem como salas para enfermeiras, mdicas, pacientes, e escritrios. Nestas reas, a mxima dose local permitida de 0,5 R por ano (40 mR por ms).

17

3. Salas de permanncia temporria, tais como corredores, quartos de espera, cabines e toiletes; nesse caso a mxima dose local permitida de 1,5 R por ano (120 mR por ms). 4. reas adjacentes para moradia ou permanecia duradoura podem possuir um a mxima dose local permissvel de 0,15 r por ano (12 mR por ms). 5. reas de trnsito, fora do servio, onde h irradiao (por exemplo, ruas, terrenos), portanto reas no controladas pelos usurios das instalaes radiolgicas devem atender condio de mxima dose local permissvel (conforme item 4) de 0,15 R por ano (12 m R por ms). Para a medio da proteo radiolgica em obras, devem-se observar todos os dados tcnicos e de trabalho das instalaes radiolgicas, que so: A carga de trabalho, que fornece a extenso do uso de uma instalao radiolgica (em mA x minuto, por semana), com tenso nominal correspondente: O fator de direo, que considera a direo do feixe de radiao til sobre a camada de proteo a ser calculada; O fator de permanncia, relacionado com o tempo ode permanecia de pessoas nas diferentes reas de proteo. Uma vez que o calculo de camadas de proteo para radiaes diretas ou dispersas tarefa de especialistas em planejamento, no faremos aqui mais indicaes adicionais a respeito. Apenas para dar uma idia, relacionamos a seguir uma tabela que indica qual valor de equivalncia de chumbo que os diferentes materiais possuem, validos para uma tenso nominal de 150 kV, e que so utilizadas para construo de um departamento radiolgico. Espessura em mm, para alcance da mesma ateno dos raios X, a 150 kV.: espessura de chumbo em mm Densidade (g/cm3) 11,7
0,5 1 2 3 4 6 8 10 12

concreto pesado 3,2


7,3 15 33 51 67 100 130 165 195

concreto

tijolo compacto 1,8


84 150 260 340 420 570

tijolo perfurado 1,4


115 200 350 490 600

concreto esponjoso 0,63


200 340 600

2,2
60 105 180 250 300 410 530 630

Esses dados de equivalncia foram obtidos pelo Instituto para Proteo contra Radiaes da Sociedade de Pesquisas de Radiaes e Meio-Ambiente, Neuherbg, Muenchen, constante do projeto de norma DIN 6812 de fevereiro de 1974. 18

Se existir previso de uso de paredes moveis de proteo, de cortinas de proteo (de borracha plumbferas flexvel) ou outros meios de proteo contra radiaes (conforme norma DIN 6813), estes devero ser includos no projeto de proteo contra radiaes. A mxima dose equivalente para profissionais expostos a radiao no deve ser superior a 5 rem por ano ( = 50 mj/Kg por ano), corresponde a dose local na rea de controle. Desse dado, pode-se calcular a dose pessoal por idade (conforme Reg. Rad. 32, item 2): A dose equivalente pessoal, recebida at uma certa idade, deve ser no mximo 5 rem ( = 50 mJ/Kg), multiplicada pela diferena de idade entre 18 anos e a idade real, com o que fica definida a mxima dose permissvel por idade. Exemplo: uma pessoa que trabalha em um departamento radiolgico, com 25 anos, no pode ter recebido uma dose equivalente superior a: (25 18) x 5 rem = 35 rem. Em intervalos de tempo curtos, porm seguidos, a dose equivalente recebida pode ser superior permissvel, nunca podendo exceder, no valor total, dose mxima anual. A dose equivalente, distribuda uniformemente em um intervalo de tempo de 13 semanas consecutivas, pode alcanar os seguintes valores mximos: para mos, braos, ps e calcanhares, 15 rem ( = 150 mJ/Kg), no podendo ser o valor anual superior a 60 rem ( = 600 mJ/Kg); Para o corpo inteiro, 3 rem ( = 30 mJ/Kg), sendo o valor anual admissvel no superior a 5 em ( = 50 mJ/Kg). Em profissionais do sexo feminino expostos radiao, cuja capacidade de procriao pode manifestar a qualquer instante, a dose equivalente recebida, no intervalo de 13 semanas consecutivas, no pode ultrapassar a 1,5 rem (15 mJ/Kg) (Reg. Rad. 32 item 5). Mulheres grvidas ou que amamentam no podem trabalhar na rea de controle. Se um profissional exposto radiao receber involuntariamente, uma nica vez na vida, uma dose equivalente de mais de 15 rem ( = 150 mJ/Kg) at 60 rem (600 mJ/Kg), esse excesso no precisa ser levado em conta. Por outro lado, pareceres mdicos constatam que o ser humano pode ficar por diversas vezes exposto a tais radiaes, sem que sade seja necessariamente prejudicada (Reg. Rad. 33 item 2). Mxima dose permissvel para pessoas normalmente expostas a radiao: Em pessoas que, em funo de seu trabalho, permanecem esporadicamente na rea de controle, sem que se ocupem com o uso do raio X, admite-se uma dose equivalente, distribuda durante 1 ano, de no mximo 1,5 rem ( = 15 mJ/Kg). Em pessoas que permanecem na rea de controle para fins de instruo, a mxima dose equivalente admissvel, distribuda durante 1 ano, de, at completar 18 anos de vida, 0,5 rem ( = 5 mJ/Kg), e aps 18 anos de idade, 1,5 rem ( = mJ/Kg).

19

Controle de proteo dos profissionais contra radiao Conforme a Reg. Rad. 40, todas as pessoas que permanecem dentro da rea de controle devem menor sua dose de radiao. Isto no valido para pacientes que ficam sob esses efeitos devido a exames que realizam. Esta medio deve ser efetuada sobre o tronco, na altura do trax. Ao se usarem vestimentas de proteo contra radiao,a medio deve ser feita por baixo das mesmas. As medidas no corpo devem ser feitas por dois processos distintos e independentes. 1. Medida para determinao da base a qualquer momento. Para isto se utiliza um dosmetro de bolso (caneta dosmetra) e seu dispositivo carregador. A gama de medio usual vai de 0 a 200 mR. O dosmetro de bolso deve ser carregado diariamente aps o trmino do trabalho dirio, controlando-se e a dose indicada em formulrio apropriado. 2. Medidas com dosmetros controladas por autoridades governamentais. Em diversos pases, inclusive na Alemanha, h um permanente controle e contato entre os Institutos de Medida e Radiaes e as instituies onde se emprega a tcnica do raios X. Esses controles so feitos mensalmente,e seus resultados guardados durante 30 anos. A anlise dosimtrica das radiaes, a que dada pessoa est exposta, feita sobre filmes apropriados e fornecido pelo instituto, e julgado segundo a norma DIN 6816. A plaqueta do filme constituda de uma carcaa de plstico duro, e contm trs pares de filtros de cobre e um par de filtros de chumbo. A janela redonda na carcaa vale como filtragem 0 (zero). Entre os jogos de filtros, encontramse dois filmes (em embalagem nica) com diferentes sensibilidades, para se alcanar uma gama de medio mais ampla. Os filtros metlicos servem para determinao, no s da dose de radiao recebida com um pequeno enegrecimento do filme, mas tambm da dureza desta radiao. Para os radiologistas, existem, alm das plaquetas de filmes, os assim chamados anis de proteo radiolgica, dois por pessoas, que so previstos para determinao de doses recebidas pelas mos, por exemplo, em apalpamentos durante exames no estmago. Nota. Das definies da dose equivalente, dose do corpo, ou dose pessoal, deduz-se que dose pessoal determinada pelo Instituto de Medidas de Radiao no equivalente dose do corpo do usurio. Por esse motivo, a dose pessoal no deve ser expressa em rem, mas sim, em R, ou ainda em mR. O limite de determinao dos filmes dosimtricos est na faixa de 40 mR. A proteo contra radiaes em instituies mdicas a seguinte condio bsica a ser atendida no local de trabalho de instalaes radiolgicas, conforme a Reg. Rad 3: quem utiliza uma instalao radiolgica se sujeita aprovao prvia das atividades competentes. A produo concedida quando:

20

1. radiolgica;

No fatos que ponham em dvida a confiabilidade do responsvel pela proteo

2. Os chefes ou responsveis pelo servio e uso das instalaes radiolgicas tiverem competncia e conhecimentos necessrios de proteo radiolgica, e que os mesmos existem em nmero suficientes para uma utilizao segura das instalaes radiolgicas; 3. For assegurado que, no servio em questo, as pessoas em atividade com as instalaes radiolgicas tenham os conhecimentos necessrios sobre o possvel perigo das radiaes e das medidas de proteo correspondentes; 4. For assegurado que, no servio em questo, existiam instalaes e tenham sido tomadas medidas para uma proteo adequada, conforme o estado da cincia e da tcnica, contra os danos da radiao pessoal ou pblico geral, que afetam a vida, a sade e todos os bens matrias. Essa regra tambm so vlidas quando a instalao radiolgica ou seu uso forem substancialmente modificados, sempre que as modificaes puderem influenciar sobre a proteo radiolgica. Como o uso de instalaes radiolgicas considera, como condies bsicas, a existncia de pessoas responsveis que possuam os conhecimentos necessrios de proteo radiolgica, de competncia plenamente comprovada, seja pelo mtodo de aprovao prvia, ou seja, por notificaes, estas condies tm grande importncia dentro do Regulamento de Proteo Radiao e da Regulamentao Radiolgica. No setor de radiologia de um hospital, normalmente responsvel pela proteo radiolgica o mdico chefe do servio. Pode ser, entretanto nomeado responsvel um fsico hospitalar, um assistente mdico-tcnico, um ou uma assistente em radiologia, se forem comprovados seus conhecimentos na rea de proteo radiolgica. Nas escolas, permitido ao professor ser o responsvel pela proteo radiolgica. Os responsveis pela proteo radiolgica tm como obrigao cuidar da proteo contra danos da radiao sobre a vida, a sade, e os bens matrias, com medidas apropriadas, entre as quais se destacam salas apropriadas, dispositivos de proteo, aparelhos e dispositivos de proteo para pessoas, bem como atravs de normas apropriadas no uso cotidiano e no preparo de pessoas apropriadas, que, ao utilizarem a instalao radiolgica, assegurem 1. Manter os regulamentos de proteo,

2. Manter no mnimo possvel a carga de dose de radiao das pessoas ou do pblico em geral. O responsvel pela proteo radiolgica tem com tarefa bsica, entre outras, organizar uma medio das doses pessoal e local, anotando os resultados; realizar, no mnimo a cada meio ano, cursos sobre proteo radiolgica para todas as pessoas ocupadas dentro da rea de controle, e proceder a exames anuais por mdico especializado em proteo radiolgica.esse exame dever ser feito imediatamente aps uma sobre-exposio radiao. Por outro lado, todas as pessoas que trabalham na rea de controle ficam obrigadas a tolerar a medio da dose pessoal, como tambm o exame por mdico especializado e a participar dos cursos, a cada meio ano, sobre proteo radiolgica.

21

As pessoas responsveis pela proteo radiolgica no devem ser impedidas do cumprimento do seu dever o mesmo prejudicados no exerccio de suas funes.

3 Proteo dos usurios de Raios X


Otimizao das radiaes Normas de proteo (escudos protetores) Outros itens importantes

O projeto de um Departamento de Radiologia depende em grande parte de quantidade e natureza do trabalho que nele se vai fazer, assim como do tamanho do Instituio a que vai servir. Nem sempre ser possvel traar e seguir um plano ideal para o departamento de Radiologia, devido necessidade de ateno ao mesmo tempo s exigncias dos outros departamentos do Hospital, que interferem na disposio das peas e na construo. Cada instalao tem seu problemas. Impraticvel seria pois, quere abranger aqui todas as combinaes possveis, Ser til, porm, delinearmos os pontos fundamentais que se devem ter presentes ao esprito ao traar os projetos de um departamento dessa natureza. Em primeiro lugar, as funes do departamento de Radiologia, devem dividir-se em Diagnstico e Tratamento. Estes dois ramos da radiologia so essencialmente diferentes tanto em carter como em administrao e devem ser instalados parte sempre que possvel. Num consultrio particular, porem, ou numa pequena Casa de Sade, tero de ficar mais ou menos unidos. A Radiologia Diagnstica compreende numerosos tipos de exame roentgenolgico. Nos consultrios particulares ou nas pequenas Casas de Sade pode tornar-se necessrio fazer todos os exames,tanto roentgenogrficos como fluoroscpico, na mesma sala, o se podero manter salas diferentes para cada fim. De qualquer forma, porm, ambas as salas devem estar situadas bem prximas da cmara escura, afim de facilitar a passagem direta dos filmes em uma e outra direo. Quando todos os exames tiverem de ser feitos numa sala, deve-se recorrer aos aparelhos modernos de diagnstico, que consistem numa combinao de mesa inclinvel para roentgenografia e fluoroscopia com diafragma Potter Bucky e tubo montado em trilhos. Haver, porm, muitos trabalho se puder dispor de duas salas contguas, uma para roentgenografia, outra para o fluoroscopia. A cmara escura dever ter o acesso fcil tanto para quem vem da sala de roentgenografia como da de fluoroscopia. Um mesmo transformador pode servir a ambos os aparelhos. Os modernos aparelhos prova de choque so providos de um transformador solidamente ligado ao conjunto, o que dispensa, pois, o compartimento do transformador. A sala de fluoroscopia deve estar em condies de servir tambm como sala acessria de roentgenografia, afim de evitar excessiva demora em casa de acmulo de servio roentgenogrfico. Ambas estas salas comunicam-se com a que serve de escritrio enfermeira e de sala de exame dos filmes, onde os filmes so arquivados e onde se datilografam os relatrios. Esta sala serve tambm para exames, armrio de instrumentos, esterilizador, etc. Vai-se s salas de radiologia atravs de pequeno corredor lateral. A sala de fluoroscopia e a sala de roentgenografia tem, anexos, vestirios, ambos comunicando-se com o corredor e com a sala de exames; um desses vestirios dotado de todos os aparelhos de toilette. O transformador, que serve a sala de fluoroscopia, est instalado numa cabine acima do vestirio.
22

A sala principal de radiografia dotada de todo o aparelhamento para as vrias modalidades de trabalho, e servida por um potente transformador de 135 Kv,e de capacidade de 500 Ma. Qualquer dos vestirios pode ser utilizado para se prepararem os pacientes antes de virem ter a esta sala. A sala de radioterapia profunda imediatamente adjacente sala do transformador, e o mesmo controle serve tanto para o aparelho de roentgenografia como para o de roentgenterapia. A radioterapia superficial feita na sala de radiografia. Para um departamento de Radiologia de Hospital, instalado no mesmo edifcio em que se acham os demais departamentos, uma disposio que d bons resultados a de colocar o departamento de Radiologia, assim como o laboratrio de Anlise Clinicas e de Anatomia Patolgica, cada um de um dos lados da seo de Cirurgia, ou ento em alas adjacentes, no fim do mesmo edifcio. O fcil acesso da seo de Cirurgia a ambos estes departamentos de grande vantagem. Quando o Hospital for constitudo de um grupo de pavilhes e o departamento de Radiologia tiver de ocupar um pavilho separado, da mxima importncia que ocupe localizao central, de fcil acesso para que vem de qualquer dos outros pavilhes. Disposio desta natureza, e que tem fielmente atendido aos nossos propsitos durante anos. Se o departamento de Radiologia for destinado a atender tambm pacientes externos, alm dos doentes do Hospital, deve ser localizado de modo a apresentar fcil entrada da rua ou do corredor, com sada externa. De modo geral, os pavilhes dos hospitais comunicam-se entre se por meio de corredores no pavilho trreo e no 1 andar. Em tais condies, o transporte de pacientes para o departamento de radiologia torna-se bastante simplificado. O pavimento trreo do departamento ter uma entrada, da rua, para os pacientes externos, e uma entrada ao nvel do segundo pavimento para os pacientes do hospital, em ligao com um corredor de comunicao. O pavimento trreo ser dedicado especialmente radioterapia, enquanto que o 1 andar ser dedicado aos diagnsticos e aos consultrios dos radiologistas. O terceiro pavimento pode ser destinado a conter as salas de mquinas, os transformadores dos aparelhos localizados nos pavimentos de baixo, assim como servir para almoxarifado do material e conter ainda salas para radiologia experimental, etc. Como exemplo de um departamento de Radiologia de um grande Hospital, de mais de 100 leitos, passaremos a descrever ligeiramente os traos principais do novo departamento de Radiologia do St. Louis City Hospital. Esse departamento atende no s a todos os pavilhes do Hospital, como ainda a grande nmero de pacientes externos e de casos de cncer. Est localizado no centro, diretamente ligado, pelo caminho mais curto, atravs de corredores ou de passagens subterrneas, com todos os demais pavilhes. Uma grande porcentagem dos pacientes do Hospital so casos transportveis. Os pacientes so levados dos vrios pavilhes, atravs das passagens subterrneas e de elevadores, at o departamento de Radiologia. O departamento ocupa todo o 2pavimento de um edifcio novo de 13 pavimentos. No pavimento trreo, logo abaixo, a entrada das ambulncias e a sala de admisso do Hospital. Os casos de urgncia, e todos os casos de fratura, so encaminhados diretamente da sala de admisso para a sala de exames, e o resultado do exame transmitido imediatamente sala de admisso por meio de um sistema de comunicao tipo pneumtico. Se o caso de fratura que necessita de reduo, o paciente levado ao andar de cima, sala de fraturas, onde a reduo feita sob controle fluoroscpico em dois planos. Todos os casos de fratura so tratados nesta seo, a qual dotada de aparelhos portteis de raios X.
23

Se o caso de urgncia requer interveno cirrgica, o paciente conduzido seo de Cirurgia, logo acima. Todas as salas de operao so dotadas de uma cmara escura anexa, para permitir pronta revelao dos filmes tomados no decorrer da interveno. A sala de brocoscopia, na seo de cirurgia, dotado de fluoroscopio biplano tipo Chamberlain, com os tubos por traz e por baixo, o que permite ao broncoscopista fcil acesso ao paciente em qualquer posio. Um pequeno elevador automtico leva os filhos para a cmera escura, no departamento de Radiologia. Os doentes de ambulatrio vm ter ao departamento por meio de um corredor, no 2 pavimento, ligado diretamente ao pavilho adjacente, onde est a Clinica. Os pacientes externos, que vm fazer radioterapia, assim como os casos de cncer, entram por uma entrada diretamente da rua para o pavimento trreo, justamente embaixo da seo de radioterapia. Os membros do corpo medico do hospital tm acesso sala de exame de filmes pelos corredores que ligam todos os pavilhes ao departamento de Radiologia. Perto h uma sala de aula para fins de ensino. A disposio do departamento em forma de U, sendo na frente a poro principal do prdio, com uma ala de cada lado. Uma das alas comunica-se, por meio de um corredor, com todos os outros pavilhes do hospital. A outra ala contm a seo de radioterapia, em comunicao com a rua mediante escala e elevador. A sala de exames de filmes, as salas de redao dos relatrios e os escritrios de administrao ocupam uma das alas; a seo de radioterapia ocupa a outra; e a parte central do prdio contem todas as salas de radioterapia e de radioscopia. As salas de fluoroscopia so agrupadas em pares com porta de comunicao, de modo que, ao terminar o radiologista o exame fluoroscpico de um paciente em uma das salas, possa passar logo para a outra e comear imediatamente o exame do paciente esses casos que ali j estava sua espera, Em todos esses casos, se desejar exame roentgenogrfico, ser este feito pelo auxiliar tcnico, logo que o radiologista termine a fluoroscopia, e ficando o paciente na mesma posio em que se achava. Tal disposio torna o exame fluoroscpico bem mais rpido. Pode convir que, destas duas salas conjugadas, uma se destine especialmente fluoroscopia e secundariamente a fico limitado ao utilizado na radiografia gastro - intestinal. A outra se destinara ento especialmente radiografia, e secundariamente fluoroscopia, e ser dotada de todo o material radiogrfico necessrio. Em qualquer hiptese, porem, o material de fluoroscopia ser o mesmo em ambas as salas. As salas radiogrficas duplas, so localizadas de cada lado da cmara escura. Comunicam-se por meio de portas de ambos os lados com salas em que se examinam os filmes ainda midos. Os chassis contendo os filmes so passados cmara escura, vindos da sala de radiografia de um ou de outro lado atravs de compartimentos com duas aberturas. Os filmes so conservados separados durante a revelao, e so enviados para fora da cmara escura at a sala de exames midos depois de completa a revelao e conservados em tanques de gua que se estendem ao longo da parede da frente. Quebraluzes impedem a entrada de luz na cmera. Nessa sala de exame dos filmes midos podem estes ser examinados pelos auxiliares tcnicos das duas salas de radiografia ou pelos mdicos que quiseram ver imediatamente as radiografias tiradas de seus pacientes. Sinais luminosos indicam a passagem de para a cmara escura, dos chassis enviados pelos tcnicos, e da mesma forma a passagem ulterior dos filmes revelados para a sala de exames. Uma tira de celulide presa no chassis traz o nome do paciente; essa tira trans ferida para o filme, de modo que quando este passa para o tanque de lavagem, a identificao torna-se fcil.
24

Na sala de radiografia costuma permanecer um radiologista assistente, examinando as requisies de radiografias antes de serem os pacientes atendidos e indicando as chapas que devem ser tiradas, as posies, etc. E tambm examinara as radiografias depois de reveladas, para ver se por ventura haver necessidade de mais chapas. Nos casos mais simples, tais como fraturas, corpos estanhos, etc, esse assistente pode redigir os relatrios imediatamente, por meio de um ditafone. Haver um acamara escura central que atendera a todas as salas de radiografia, um sistema de comunicao tipo interfone entre a cmera escura e a sala de exame dos filmes midos permitir a troca de consultas com o tcnico que est fazendo revelaes. As salas de espera para os pacientes so situadas ao lado do corredor principal, com fcil acesso sala principal de radiografia. Sinais luminosos indicam a entrada dos pacientes. As salas de citoscopia so tambm dispostas em pares, havendo entre elas instalaes de esterilizao (para a enfermeira) e para lavagem das mos (para o urologista). Tal disposio permite que, enquanto um paciente vem sendo examinado, o outro esteja sendo preparado. Poupa-se assim o tempo do urologista. A sala de filmes midos logo depois do corredor permite pronto exame dos urogramas. H salas especiais destinadas ao exame radiogrfico do crnio, dos seios sseos e da mastide, encefalografia e ventriculografia, radiografia rpida do trax, tomografia, radiografia dentria, etc. Radiao Quando voc sente calor dos raios solares est experimentando o que os cientistas denominam radiao. O sol emite calor ou radiao trmica emite tambm raios de luz, ou radiao visvel. Tudo o que voc v atinge nossos olhos atravs de raios de luz. O calor e a luz so dois dos muitos tipos de radiao que afetam nossas vidas. A radiao chega at ns sob a forma de ondas eletromagnticas, estas ondas incluem os raios calorficos, a luz, as emisses de rdio e televiso, os raios X, e outros tipos de radiao. As diversas ondas eletromagnticas diferem umas das outras apenas em sua freqncia. As ondas eletromagnticas agem tambm como partculas de matria. Os cientistas denominam estas partculas de ftons. A radiao tem uma natureza dupla, de onda e partcula. Algumas partculas emitidas por tomos ao se desintegrarem no so ftons, mas estas partculas recebem tambm a denominao de radiao. Embora necessria vida sobre a terra, a radiao tambm pode destruir a vida. Mesmo as quantidades relativamente pequenas de radiao ultravioleta que penetram na atmosfera podem causar ardncias na pele, e, em alguns casos mais graves, queimaduras. Normalmente, uma pessoa no entra em contato com radiaes mais perigosas que os raios ultravioleta, proveniente do sol ou de uma lmpada solar de vapor de mercrio. Entretanto, muitas pessoas expem-se radiao dos raios X e de outros raios de alta energia produzidos pela desintegrao de tomos. Os tomos radioativos espalham partculas e radiaes perigosas. A proteo do paciente contra radiaes Os raios X s podem ser utilizados sobre um ser vivo, no exerccio da cura, em tratamento dentrio ou em outros casos previstos e permitidos por lei.
25

A utilizao dos raio X deve acompanhar o desenvolvimento dos conhecimentos da cincia e da tcnica, para manter a carga da dose do paciente no mnimo valor possvel. Por esse motivo, s se deve proceder uma radioscopia quando uma radiografia possivelmente no vier a fornecer a informao necessria, como, por exemplo, em alguns estudos de funo, ou quando o fator tempo de importncia (recomendao da Comisso Internacional de Proteo contra radiaes = ICRP). Para a diminuio da dose de radiao, de grande ajuda o gravador de vdeo magntico que permite, sem uma carga de dose adicional, visualizar as imagens gravadas, repetidamente. Conforme Reg. Rad. 23, deve-se dar especial ateno proteo das glndulas de reproduo e do feto, onde os exames radiogrficos devem ser feitos de tal forma a no incidir uma radiao direta sobre os mesmos. O uso de proteo para as gnadas indispensvel, desde que no influencie na interpretao e no laudo mdico. Em pessoas de sexo feminino, em idade de procriao, s so permitidos exames radiolgicos da regio da bacia, quando no existir evidncia de gravidez. Em estado de gravidez, deve-se evitar qualquer exame radiolgico, excetuados os casos de prescrio mdica. Nesse caso, devem-se explorar todas as possibilidades para minimizar a carga de dose no paciente. No exame radiolgico da cabea e das extremidades, deve-se colocar sobre o paciente um dispositivo de proteo de pelo menos 0,4 mm de equivalncia de chumbo. Isto tambm vlido para exames dentrios e do maxilar. Em especial, nos exames de recm-nascidos, deve-se diafragmar bem o feixe de radiao til exclusivamente sobre a rea a ser examinada. As glndulas de procriao devem ser protegidas dos raios X. Para isto, existem, entre outros, calas de borracha plumbfera, aventais de proteo de gnadas em diferentes tamanhos. Na elaborao de radiografias, deve-se atentar para os pontos a seguir. 1. Exames radiolgicos s devem ser efetuados sob prescrio mdica.

2. O campo a radiografar deve ser preferncia pequeno. Em nenhum caso o formato do filme define o tamanho do campo abrangido. imprescindvel o uso de diafragmas primrios de radiao, com visor luminoso, mesmo em geradores de raios X pequenos. Em caso de se utilizarem tubos localizadores, devem ser extensveis at a superfcie do paciente. Em radiografias dentais, deve-se verificar a existncia no tubo localizador de um diafragma de chumbo, com fenda, para que o campo irradiado (campo de pele) no tenha um dimetro superior a 6 mm. 3. O volume do corpo a ser irradiado deve ser diminudo, principalmente na regio do estmago, por meio de compressores. Para isso existem as faixas ou arcos compressores. 4. Endurecimento dos raios por filtros, em radiografias e radioscopias, para eliminar os raios moles, com poder de penetrao, que no colaboram para o enegrecimento do filme, e somente sobrecarregam desnecessariamente o paciente com dose de radiao. Conforme norma DIN 6822, deve-se ter uma filtragem total com valor equivalente de endurecimento de pelo menos 2 mm de alumnio. 5. No se utilizarem pequenas distncias entre foco e paciente. A lei do quadrado da distncia diz que a intensidade dos raios X aumenta na razo quadrtica da reduo da distncia.

26

Em radiografias, no devem ser escolhidas distncias foco-filme muito pequenas(e assim distncia foco-pele), pois, nesse caso, a sobrecarga de radiao na pele, junto ao tubo de raios X, sensivelmente maior do que com distncias foco-filme usuais de 70 cm ou maiores. Radiografias de contato (entre outras, da articulao do maxilar) devem, sempre que possvel, ser evitadas. Sob nenhuma hiptese devem as mesmas ser repetidas. 6. Exposio correta e revelao de alta qualidade no so apenas exigncias para se conseguir uma boa qualidade da imagem, mas tambm uma condio bsica para reduzir a carga de radiao no paciente. Atravs de superexposio e de revelao curta, no resultam apenas radiografias nobres de contraste, mas tambm uma carga de radiao desnecessria sobre o paciente e no uso do tubo de raios X. grande ainda o nmero de revelaes que so feitas por processos antigos, apesar de j se encontrarem institutos que, revelando menos de 100 radiografias por dia, optar pela aquisio de uma moderna mquina de revelao. No processo antigo, deve-se ter cuidado especial para que os valores de exposio estejam corretos, a fim de que o filme apresente qualidade adequada. Uma medida bastante recomendada a medio, em cada caso, do dimetro do paciente na direo do feixe de radiao central. A estimativa do dimetro do corpo simplesmente pelo olhar leva, na maioria das vezes, a uma exposio errada, necessitando por isso uma revelao anormal, do que resulta uma m qualidade da imagem. Comumente necessrio uma repetio da radiografia, o que resulta em desnecessrio aumento de carga da dose de radiao sobre o paciente, alm dos gastos adicionais. Os valores de exposio so escolhidos corretamente quando o filme revelado a temperatura determinada (geralmente a 20 C), e a um tempo indicado pelo fabricante do filme ou do revelador. Recomenda-se padronizar o processo de revelao do filme. a) A escolha do material radiogrfico deveria basear-se sempre naquele que vier a trazer menor carga ao paciente, relegando a plano secundrio o aspecto econmico. Isto significa ser dada preferncia utilizao de filmes altamente sensveis. Os filmes sem o uso de ecrans reforadores (exceo, filmes dentais) no devem mais ser utilizados. Em seu lugar, utilizam-se filmes com ecrans reforadores de alto detalhe, por exemplo, os ecrans RUBIN SUPER. Em nenhum caso, utilizar filmes com ecrans em embalagens opacas (por exemplo, chassi plstico com fecho-clair) como se fosse um filme para uso sem ecrans, pois a dose necessria nesse caso muito alta. b) Estoque de chassis e ecrans de fabricao recente. No interesse de conseguir condies de reproduo constantes, necessrio eliminar todos os fatores que alterem, de modo incontrolvel, o filme, alterando os resultados radiolgicos. Por isso, recomendam-se utilizar chassis do mesmo tipo, nos quais vm indicado, com clareza, o tipo de ecrans reforadores colados em seu interior. Os ecrans reforadores do mesmo tipo devem ter o mesmo fator de reforo; cabe observar, por exemplo, que os ecrans reforadores universais de diferentes fabricantes, nem sempre so necessariamente iguais. Recomendam-se assim utilizar ecrans reforadores do mesmo fabricante e possivelmente com mesma Dara de fabricao.
27

c) E particularmente importante ter-se uma qualidade constante do revelador radiogrfico, para se obter uma boa qualidade de imagens, e assim manter mnima a carga de radiao sobre os pacientes. Para tal, mantm-se o revelador corretamente ativo atravs de uso constante de regenerador, temperatura aproximada a 20 em ambiente com ar condicionado ou uso de termostato nos lquidos. 7. O posicionamento correto do paciente evita radiografias erradas e inteis e uma desnecessria sobrecarga de radiao sobre o paciente na repetio da radiografia. 8. As gnadas devem ser protegidas da radiao til e das radiaes secundrias, atravs de um protetor de ovrios, e respectivamente de testculos, por meio da cobertura da regio da bacia por borracha plumbfera, pela utilizao de aventais de proteo de borracha plumbfera , e principalmente, no caso de crianas, pela utilizao de calas de borracha plumbfera. Em radiografias do trax, onde o paciente permanece em p. Deve-se colocar frente deste (visto do tubo de raios X), uma placa de proteo contra radiaes, ajustvel na altura, atravs da qual se obtm uma expressiva diminuio da carga sobre as gnadas. Quando mais perto o campo de radiao estiver das gnadas, tanto mais cuidadoso devera ser o trabalho de diafragmao do feixe da radiao central, para minimizar, ao Maximo possvel, a influncia da radiao central, para minimizar, ao mximo possvel, a influencia da radiao secundaria proveniente do corpo irradiado. Em radiografias dos dedos, mos e braos, consegue-se evitar uma sobrecarga desnecessria de radiao sobre as gnadas, fazendo-se com que o paciente permanea sentado, com o ventre deslocado em relao ao campo de radiao, ou seja, com o brao inclinado para o lado. Em radiografias dentais, principalmente ao se fazer um levantamento da arcada dentria com 10 a 14 radiografias, deve-se colocar no paciente um avental de proteo plumbfera, o que, justamente em crianas, devido procura distncia das gnadas de suma importncia. 9. A carga de radiao deve ser a menor possvel (Reg. Rad. 22), de acordo com o mencionado sobre proteo radiolgica do paciente. Naturalmente, necessrio obter-se, pela chapa, a informao desejada; caso contrrio, haveria necessidade de uma nova carga de radiao. Para a reduo da carga de radiao no paciente, importante escolher corretamente a tcnica radiogrfica. A quantidade de dose necessria para um enegrecimento S = 1, para diversas tcnicas radiogrficas, pode ser retirada da tabela anexa ao presente captulo(segundo J. Meiler e H. Aichinger). Nota. O enegrecimento S = 1 de um filme radiolgico, ou outro tipo preto e branco, debilita a intensidade de uma luz incidente em um fator de 1/10. Radiografias indiretas com Sircam 70 e 100 0,05 Filme com uso de cran reforador de alto ganho 0,2 Filme com uso de cran reforador tipo universal 0,5 Filme com uso de cran reforador de elevado contraste 1 Filme sem uso de cran 8 Xerorradiografia 30 Filme sem uso de cran para mamografia 100 a 0,1 mR a 0,3 mR a 0,7 mR a 1,4 mR a 10 mR a 60 mR a 250 mR

Como pode ser visto dos valores mencionados, a demanda de dose, para os diversos sistemas de radiografias difere consideravelmente entre si de um fator de 1000 ou mais, entre extremos, ao se comparar, por exemplo, uma radiografia indireta com uma mamografia em filme sem cran.
28

Se bem que uma radioscopia feita corretamente dependa da capacidade do mdico que a faz, mencionamos aqui os valores da capacidade de doses (R/min) medidos a diferentes tenses e correntes do tubo de raios X, a fim de se verificar que, mesmo trabalhando com um sistema de TV e um intensificador de imagem, a carga de radiao sobre o paciente na radioscopia ainda maior. Por essa razo, a exigncia mencionada no incio para se evitar a radioscopia, quando esta for substituvel por uma radiografia. Cuidados especiais so necessrios para os exames radiolgicos de recm-nascidos e de menores em geral, quando se devem considerar a idade, o peso e a superfcie do corpo exposta radiao, para definir os dados tcnicos da radiografia. O feixe de radiao til deve ser diafragmado corretamente at o tamanho da regio do corpo a examinar. No exame radiolgico da regio torxica, mesmo em abreugrafias, no se deve expor a regio da bacia do feixe de radiao til. As gnadas devem ser protegidas dos raios X atravs de blindagem. At hoje, vrias publicaes na rea fazem referncia sobre a carga limite de radiao aplicvel no paciente, num diagnstico radiolgico com radioscopias e radiografias, como sendo o valor de da dose de formao de eritema na pele = 100 R por campo irradiado. Uma comisso de especialistas governamentais, entretanto, verificou que mesmo com 100 R de dose na superfcie da pele, j se nota, sob certas condies, uma ao biolgica da radiao. Por isso, atualmente, no mais indicado um valor limite, exceo feita aos dois primeiros meses de gravidez, onde o feto no pode receber mais que 1 rem (Reg. Rad. 27, item 3), cabendo assim ao mdico que procede ao exame radiolgico, ponderar entre a necessidade de diagnstico e o risco da radiao sobre o paciente. 10. O paciente deve ser sempre perguntado, antes do exame radiolgico, quanto a anteriores exposies de radiao ionizante, principalmente sobre a regio do corpo a ser examinada. As declaraes devem ser anotadas (Reg. Rad. 29) em formulrios apropriados. Tratando-se de pessoas do sexo feminino, deve-se tambm perguntar sobre um eventual estado de gravidez. Confirmada a gravidez, deve-se deixar de fazer o exame radiolgico (Reg. Rad. 27), caso no exista uma determinao mdica expressa. Nesse caso, devem-se explorar todas as possibilidades para diminuio da carga de radiao sobre o paciente. Em relao a isto, chamamos ateno para o uso dos novos ecrans reforadores, que necessitam apenas da metade da dose dos demais ecrans de alto ganho utilizados. 11. Para o exame radiolgico devem ser colhidas as informaes constantes do Reg. Rad. 29 item 2: Das anotaes sobre o exame radiolgico, devem constar a hora, o tipo de exame, a regio examinada e os dados dos quais se pode retirar o valor da carga de radiao, destacando a quantidade, os valores ajustados e os tempos de radioscopia. Na anotao, diferenciam-se entre os dados normalizados e os dados variveis. Os dados normalizados so definidos por escrito para cada posto de trabalho, e devem ser controlados de tempo em tempo. Esses dados se compem das seguintes indicaes: A instalao radiolgica (os tipos de gerado de raios X, do emissor de raios X e do aparelho de exames), a filtragem total, a grade antidifusora, os dados radiogrficos (relativos a cada rgo
29

em questo), as distncias foco-filme, foco-objeto e objeto-filme, e os dados do processamento do filme. Se nesse posto de trabalho forem utilizados apenas um tipo de cran reforados e um determinado tipo de filme, podem esses tambm constar como dados normalizados. Os dados variveis, que so e devem ser em cada caso anotados, so: O nome e o prenome do cliente, a data de nascimento ou o nmero de identificao, o seguro-sade, o mdico responsvel ou o setor remetente: a hora do exame, o tipo de exame, a regio examinada, o nmero de radiografias, os dados radiogrficos inclusive o tempo da radioscopia e o tamanho do campo de radiao. Os dados radiogrficos so: indicao sobre a tenso do tubo (kV), a carga eltrica (mAs), ou, em substituio, a sensibilidade de exposmetro automtico e/ou do intensificador de imagem. Em caso de radiografias imperfeitas, devem as mesmas constar adicionalmente como dados variveis, no precisando, entretanto, ser arquivadas. 12. So obrigatrios, segundo a Reg. Rad. 29, item 4 e 5. o arquivamento das radiografias ou de outros documentos de imagem radiolgica, a anotao sobre uma utilizao anterior de radiao ionizante, e ainda, a anotao dos dados normalizados e dos dados variveis durante o exame radiolgico.

BIBLIOGRAFIA
-INTRODUO A TCNICA RADIOGRAFICA HOXTER -TCNICA RDIOLGICA L. R. SANTE -ENCICLOPEDIA BARSA -ENCICLOPEDIA DELTA

30

Potrebbero piacerti anche