Sei sulla pagina 1di 34

Severino Ribeiro da Silva

Educao Patrimonial em Bom Jardim:

Severino Ribeiro da Silva

Educao Patrimonial em Bom Jardim:

1 edio

Recife Editora do Autor 2009

Incentivo

Apoio Cultural

Autor Severino Ribeiro Consultoria Cientfica Instituto Ouricuri Ana Nascimento Suely Luna Professores Colaboradores Analice de Paulo Mourim Edgar Severino dos Santos Lgia Souza dos Santos Manoel Souto de Arruda Maria Berenice Pessoa Roberto Carlos Oliveira da Silva M Zlia A. Salvador de Paula Alunos Colaboradores Cludia Ferreira da Silva Incio Jos Silva de Moura Lenilson Arajo de Oliveira Leliane Gomes da Silva Ilustrao Edlamar Almeida Soares Reviso de Texto Bernardo Tinoco Clarisse Fraga Ana Nascimento Suely Luna

Projeto Cultural Coordenao/Produo Executiva Clarisse Fraga Administrao Clcia Ferreira de Souza Santos M de Ftima Plcida da Cruz Fotografias Thais Gualter Severino Ribeiro Ana Nascimento Suely Luna Projeto Grfico Mariana Pitanga Assessoria de Imprensa Luis Marcelo Bezerra Dantas de Oliveira Impresso e Apoio Cultural Grfica Santa Marta Incentivo Funcultura

S484e

Silva, Severino Ribeiro da. Educao patrimonial em Bom Jardim: preservao da histria de um povo / Severino Ribeiro da Silva. Recife: Editora do Autor, 2009. 36p. : il. ISBN 978-85-909838-0-4 1. Educao Patrimonial. 2. Patrimnio arqueolgico Bom Jardim 3. Educao Patrimonial Pernambuco. 4. Educao em quadrinhos. I. Ttulo. CDU 374 CDD 370

APRESENTAO
No se pode valorizar o que no se conhece1. A histria que conhecemos de Bom Jardim remonta h 252 anos. Os documentos escritos, como os da igreja catlica, contam que em 1757 foi instalado o Curato de Santana do Bom Jardim. Uma capela foi construda. Depois, esta passou a ser a igreja matriz de Santana. Nos arredores foram erguidas casas de taipa, que se transformaram em casas de alvenaria, sobrados e, hoje, o conjunto dessas edificaes compe a cidade. Mas sua histria no se resume a apenas duas centenas de anos, pois existem comprovaes de que pessoas aqui viveram h centenas e at h milhares de anos. Podemos contar essas histrias atravs dos locais onde viveram os povos indgenas e dos vestgios arqueolgicos como os vasilhames de cermicas, os objetos lticos (furadores, raspadores, pontas de flechas, machados) e ossos humanos. preciso conhecer para preservar o futuro do passado.2 preciso valorizar para no destruir. Nesta histria em quadrinhos, vamos reviver um pouco desse passado atravs de dados histricos, conceituaes arqueolgicas, imagens de vestgios arqueolgicos, lugares e abrigos sob rochas de granito com pinturas rupestres que serviam como moradias ou cemitrios desses povos. A histria aqui descrita, com o cenrio e o dilogo entre os personagens dos quadrinhos real. Foi elaborada a partir de um trabalho que vem sendo desenvolvido por professores de Histria de escolas pblicas de Bom Jardim, especialmente da Escola Justulino Ferreira, em conjunto com a equipe do Museu de Umari para sensibilizar os alunos e a comunidade local sobre a preservao do Patrimnio Arqueolgico, que se encontra ameaado de extino, devido extrao do granito, ocupao urbana desordenada, s pichaes, s queimadas para a renovao da vegetao e ao plantio agrcola. Esta Cartilha o incio de uma longa caminhada com diversas aes e medidas que devero ser desenvolvidas para a preservao da histria de um povo.

Sobre Bom jardim


Bom Jardim um dos 185 municpios do Estado de Pernambuco, situado a 114,8 km do Recife, no Agreste pernambucano, faixa de transio entre uma zona mida situada a leste (a Mata) e outra seca, localizada a oeste (o Serto). De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), o municpio ocupa uma rea de 223 km, com uma populao de 39.023 habitantes, distribudos em Bom Jardim (distrito/sede), com 14.243 habitantes e em mais quatro distritos: Bizarra, 10.344 habitantes; Tamboat, 3.725 habitantes; Encruzilhada, 4.501 e Umari, com 6.210 habitantes.

Bom dia, alunos!

Bom dia, Diretora Berenice!

Vocs foram escolhidos pelos professores de Histria que formam a equipe do Museu de Umari para hoje comearem a participar do Projeto de Educao Patrimonial em Bom Jardim, que inclui visitas aos Stios Arqueolgicos de nosso municpio. Logo depois, esse projeto ir atender outros alunos de nossa escola.

que legal! Oba!! Vai ser massa!

Esta a equipe de professores que vai passar informaes e visitar com vocs os nossos stios arqueolgicos. Estes so Edgar, Roberto, Lgia, Manoel, Analice e Zlia.

Na Escola Justulino Ferreira, o professor Manoel ministra a primeira aula do projeto de Educao Patrimonial.

A Educao Patrimonial um processo educacional que utiliza o patrimnio cultural como forma de conhecimento, apropriao e valorizao da herana cultural. Ela pode ser desenvolvida para estimular a preservao dos diversos tipos de patrimnios, inclusive o arqueolgico. Por falar nisso, algum sabe o que Patrimnio Cultural?

Eu conheo uma comunidade chamada Patrimnio no municpio vizinho ao nosso, Machados.

Professor, eu acho que Patrimnio Cultural tudo que herdamos dos nossos pais.

Certo Leliane, mas no apenas o que herdamos dos nossos pais, mas de toda a sociedade. O patrimnio cultural constitui a riqueza e a herana de um povo. Ele composto pelos bens que um grupo social produziu ou adquiriu e elegeu como testemunho de sua cultura. Esses bens devem permanecer e, para isso, precisam ser legados de uma gerao a outra.

E Arqueologia? Algum sabe o que ?

Muito bem, Lenilson! Agora, algum sabe o que so Vestgios Arqueolgicos?

A Arqueologia estuda o passado atravs dos vestgios materiais deixados pelos nossos antepassados.

Vestgios arqueolgicos so pedaos de objetos ou marcas de alguma atividade deixadas pelo homem durante a sua histria, como vasilhames de cermicas, fogueiras, raspadores, que a gente pode ver em alguns museus.

Muito bem, Claudia! A Arqueologia estuda os vestgios materiais ou cultura material, que podem ser objetos inteiros ou fragmentados e feitos de diversos materiais, como barro, pedra, ossos.

Cludia, voc sabe me dizer como se chama o local onde encontramos os vestgios arqueolgicos?

Sei sim! So chamados stios arqueolgicos.

Ah professor, eu j vi na televiso um filme com dinossauros!

Certo, Incio! Bom, pelo jeito, vocs esto entendendo direitinho de arqueologia! E no se preocupem, porque vocs vo conhecer alguns vestgios e stios arqueolgicos de Bom Jardim.

Turma importante que vocs saibam que o Patrimnio Arqueolgico um recurso cultural frgil e no-renovvel. Destru-los tem o mesmo efeito de apagar de nossa memria uma parte de nossa histria de vida e perder algumas experincias que formaram a nossa identidade cultural. Esses testemunhos constituem a herana que nossos ancestrais nos deixaram, os remanescentes materiais de suas realizaes e de seus sonhos.3

No dia seguinte, a Professora Zlia continua as atividades de Educao Patrimonial.

Onde viveram nossos antepassados.

Bom dia, alunos! Hoje quero ver o que vocs aprenderam na aula passada! Quem pode me responder em que local so encontrados os vestgios arqueolgicos?

Exatamente! so nesses stios arqueolgicos que encontramos os vestgios materiais da presena dos nossos antepassados. Esses vestgios nos do valiosas informaes sobre sua cultura.

Em arqueologia, entendemos a cultura como o modo de viver de um povo. Assim, atravs dos vestgios buscamos conhecer os comportamentos, as crenas, os conhecimentos, os costumes, as tcnicas de um grupo social.

Professora, existem outros tipos de Stios em Bom Jardim?

Fsseis so restos de seres vivos ou vestgios de vida de organismos que existiram durante a histria da vida na Terra4.

Existem sim, Lenilson. Temos os Stios Histricos, como os sobrados dos engenhos, os casarios, os prdios da estao ferroviria e as igrejas; os Stios Pr-Histricos, como os stios com pinturas rupestres e os Stios Paleontolgicos, com fsseis de preguia-gigante.

Eu j conheo os Stios com pinturas rupestres do Vale do Catimbau, em Buque (PE) e j vi um filme sobre as pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piau.

Sim, Incio, alm desses, temos conhecimento de outros em municpios do nosso Estado, como: A fazenda Tape em Surubim; o Engenho Bom Destino em Machados; as Pinturas da Pedra Tapada em Passira; as pinturas rupestres e os prdios da antiga ferrovia em Brejo da Madre de Deus e as pinturas rupestres da Serra do Par em Santa Cruz do Capibaribe.

surubim

Santa cruz do capibaribe Machados

Brejo da Madre de Deus Passira

Algum sabe o nome de um stio arqueolgico em Bom Jardim?

Pedra do Navio

As Cavernas da Pedra do Caboclo!

As Pinturas da Pedra da Moa

Professora! Um senhor que mora em Tamboat disse que Laroche encontrou uma botija* de ouro na Pedra do Caboclo, ficou rico e nunca mais apareceu, isso verdade?

* Botija - No Nordeste, o termo botija atribudo a uma vasilha cheia de moedas e metais em ouro. Por isso existem os caadores de botijas, sendo estes destruidores dos stios arqueolgicos e das urnas funerrias.

No, no verdade. Os povos que viviam na regio de Bom Jardim, antes da chegada dos europeus, no usavam materiais feitos de metais como o ouro. O que encontramos so urnas funerrias feitas de barro e outros objetos junto com os restos mortais desses povos.

Oh Professora, quem foi Laroche?

Armand Franois Gaston Laroche nasceu na Frana e foi professor do Ginsio Pernambucano. Suas pesquisas em Bom Jardim, de 1968 at 1980, resultaram em colees de material cermico (mais de vinte urnas funerrias), diversos objetos lticos (machados, furadores, raspadores) e ossos humanos (crnios, maxilar, dentes, vrtebras).

Em Bom Jardim, existem muitos stios arqueolgicos. Alguns j foram destrudos, outros esto sendo depredados ou ameaados de desaparecerem.

Em Umari, numa rea prxima da Pedra do Mocozeiro, havia um abrigo sob rocha com pinturas rupestres que foi totalmente destrudo com a extrao do granito para paraleleppedos.

Stios como a Pedra do Caboclo e outros em Umari, encontram-se ameaados de destruio devido construo de casas dentro dos stios.

Pedra do Mocozeiro conjunto rochoso de granito localizado ao sul da rea urbana de Umari Bom Jardim.

10

Professora, no se pode mais extrair o granito? Ele serve para calar as ruas!

O granito pode ser extrado, desde que no destrua ou coloque em risco o Patrimnio Natural ou Arqueolgico. preciso fazer uma demarcao das reas que podem ser extrados os paraleleppedos para que a extrao no ocorra desordenadamente.

Pessoal, vou deixar uma atividade para vocs realizarem e trazerem na prxima aula:

Faa uma pesquisa sobre os problemas de depredaes e ameaas aos Stios Arqueolgicos ou Histricos em Bom Jardim;

Apresente uma proposta de soluo para cada problema.

Pessoal, amanh vocs tero aula prtica nos stios arqueolgicos com alguns professores. e cada um com sua No se esqueam de se prepararem garrafa de gua e protetor corretamente. Lembrem-se de vir solar. O ponto de partida ser de tnis, bon, roupa a Escola Dr. Moacy Breno. confortvel

11

No dia seguinte, em frente Escola Dr. Moacy Breno Oba! Vamos conhecer vrios stios arqueolgicos!

Bom dia alunos, sejam bem vindos! Hoje vocs vo visitar alguns stios arqueolgicos e pr-histricos de Bom Jardim.

Para conduzi-los nessa aula-passeio esto aqui as professoras Analice e Lgia e o professor Edgar.

Professor Roberto, qualquer pessoa pode visitar um Stio Arqueolgico?

Sim, Cludia, desde que saiba como se comportar e que o local esteja preparado para receber visitao. Assim como a escola se prepara para receber vocs,

importante que um stio arqueolgico seja preparado para receber os visitantes, com estrutura adequada e pessoas habilitadas a cuidar e evitar depredaes.

, tem muita gente que t indo aos Stios Arqueolgicos para fazer coisas que no deve, como pichar e depredar os granitos e as pinturas.

Bom pessoal, a Toyota j chegou, mas, antes de vocs partirem, vamos ouvir algumas explicaes da Prof. Analice. Pois . E como dizia o Padre Rohr, cada stio arqueolgico uma pgina da Pr-Histria. Destruir um stio arqueolgico como arrancar para sempre a pgina de um livro que no vai ser mais escrito.

12

Bom, dia gente! Levarei vocs a alguns stios arqueolgicos de Bom Jardim. Mas antes, vamos passar algumas orientaes sobre preservao e vocs podero fazer as perguntas que acharem necessrias.

Os stios arqueolgicos devem ser preservados ao mximo. No se deve pisotear, jogar lixo, restos de comidas, cinzas de cigarros, nem pichar. No devemos deixar marca nenhuma nos stios, porque isso pode acelerar a sua destruio e eles desaparecerem para sempre.

Oh professora, qualquer pessoa pode fazer escavaes arqueolgicas?

As escavaes s podem ser feitas por Arquelogos autorizados pelo Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IPHAN). Portanto, se algum encontrar um fssil ou vestgio arqueolgico, no deve mexer neles.

Ento, o que devemos fazer, professora?

Escavao arqueolgica um processo de investi gao centrado em um nico stio arqueolgico. Retiramse os depsitos de origem antrpica**, recuperando os restos materiais e obtendo toda a informao possvel sobre o grupo humano que ocupou o local.
Devemos, imediatamente, marcar o local e avisar a um profissional do Museu de Umari para que ele procure um Arquelogo e informe ao IPHAN.

** Antrpica - Coisas referentes ao homem ou vida humana.

13

Vamos lanchar aqui antes de visitarmos os stios arqueolgicos de Bom Jardim, para darmos logo o bom exemplo. Vamos partir para a visitao aos stios e ao chegarmos l, devemos andar em grupo. Qualquer dvida poder ser tirada e como j dissemos: no podemos mexer em nada. Identificando qualquer objeto diferente, nos avisem.

Observem a paisagem. Bom Jardim um municpio localizado no Agreste pernambucano. H 10 mil anos atrs, o clima e a vegetao eram muito diferentes; No fim do perodo das glaciaes. Existiam grandes florestas e grandes animais como preguias-gigantes, mastodontes e tigres-dente-de-sabre.

14

Algum j viu ou encontrou um fssil ou vestgio arqueolgico?

No vi, mas l no povoado de Lagoa de Casa, aqui em Bom Jardim, encontraram um esqueleto de um animal gigante.

Em Joo Alfredo, na localidade do Serrote, bem prximo a Umari, encontraram ossos gigantes numa cacimba.

Cacimbas - cavidades naturais nos afloramentos de rocha grantica que acumulam gua durante os perodos chuvosos5.

Esses so apenas alguns exemplos da existncia de fsseis na regio. Se algum souber de mais algum vestgio, deve entrar em contato com um arquelogo ou com o IPHAN, para que ningum mexa de forma errada e no seja destrudo.

15

VISITA A PEDRA DO NAVIO

Agora, todos se organizem, que j chegamos Pedra do Navio.

A Pedra do Navio um Stio Arqueolgico?

Sim! A Pedra do Navio um bloco de granito com formato que nos faz lembrar um navio. No momento da construo da rodovia PE 88, foram removidos vestgios arqueolgicos em cermica e ossos. Por isso, Laroche classificou como sendo um stio arqueolgico.

A Pedra do Navio foi transformada num belo parque, com rea de lazer para crianas, mini-campo de futebol, sanitrio pblico e uma casa do guarda. Mesmo com todo cuidado, existem pichaes no bloco de granito feitas pelos visitantes. Por isso, precisamos educar a comunidade para valorizar esse patrimnio e ser nossa parceira na tarefa da preservao.

Pedra do Navio, no detalhe as pixaes feitas no local.

16

Olhem, as pichaes na Pedra e o lixo no cho!

O lixo pode e deve ser jogado no lixeiro. Mas, e as pichaes?

As pichaes s devem ser removidas por profissionais especializados e autorizados pelo IPHAN e mais ningum.

Os stios com pinturas rupestres, como a Pedra da Moa em Joo Alfredo e Pedra Furada em Venturosa, aqui em Pernambuco, esto sendo pichados pelos visitantes. Por isso, precisamos ter muito cuidado com as visitaes pblicas e tursticas.

Existem leis que protegem o Patrimnio. As prefeituras e os governos devem preservar para no serem punidos at com a perda do mandato. As pessoas que promoverem mutilao, depredao ou pichao podero ser punidas.

Os stios arqueolgicos s devem ser visitados com a garantia de que no sero depredados. A divulgao da existncia de um stio, sem a devida estruturao, poder significar sua depredao.

17

VISITA PEDRA DO CABOCLO

Chegamos na Pedra do Caboclo!

Quem descobriu que a Pedra do Caboclo um stio arqueolgico? No sabemos quem descobriu, mas temos conhecimento das pesquisas e escavaes feitas por Laroche a partir de 1968. Nesses estudos o local foi descrito Vejam que como um stio com abrigos sob interessante, nesse local onde rocha, usado como cemitrio. estamos sentados, os povos pr-histricos viviam, faziam rituais ou usavam como moradia no perodo de 8.400 at 100 anos antes do presente!

Porm, a falta de estrutura adequada, a visitao desordenada e a ocupao imobiliria so apenas alguns dos fatores que esto contribuindo para a destruio e ameaando a existncia deste stio.

Por que se algum mexer no stio arqueolgico poder destruir as informaes?

Porque no s o objeto que conta a histria do passado, mas como ele foi encontrado e o que h por perto dele tambm. Esse posicionamento d informaes importantes para o arquelogo entender e descrever a histria desse passado.

18

Observando o Monte Angico... Pessoal, observaremos o Monte Angico daqui da Rodovia, pois no temos acesso a essa rea.

L em cima, dentro daquela mata, existem trs abrigos sob rocha, onde foram encontradas diversas urnas funerrias.

Como descobriram estes stios arqueolgicos?

Este stio foi encontrado quando o padre beneditino Hidelbrando, de Bom Jardim, recebeu uma urna funerria deste local. Em seguida, a equipe de Laroche fez uma prospeco e localizou os stios. As dataes indicaram a presena de at 4.630 anos antes do presente.

xe! Urna funerria!

Urnas Funerrias: Vasilhas de barro que alguns povos pr-histricos usavam para enterrar seus mortos.6

19

Professora, o que uma prospeco?

Prospeco o primeiro estudo feito num lugar, para ver se este possui sinais de stios arqueolgicos. Por exemplo: se h fragmentos de cermica, artefatos lticos, pinturas rupestres. Esses sinais demonstram que o local pode ter sido ocupado pelos povos pr-histricos que os portugueses chamaram de ndios.

Ahh! E que grupos indgenas viveram em Bom Jardim?

Os vestgios encontrados no Monte Angico indicam a presena de vrios povos que ocuparam esses abrigos em diversos perodos.

Os documentos escritos nos anos de 1700 afirmam que os padres Oratorianos fizeram um aldeamento dos povosxucuru que viviam nesta regio do Agreste e que deram origem atual cidade de Limoeiro.

Interessante !!!

Que legal !

20

Professora, o que acontece com os vestgios arqueolgicos depois das escavaes?

Depois das escavaes os fsseis e os vestgios vo para um laboratrio, onde so classificados, alguns so limpos e at restaurados.

Onde se encontram os vestgios das escavaes feitas nos stios de Bom Jardim por Laroche?

A maioria dos vestgios das escavaes de Laroche, como urnas funerrias, furadores, raspadores, pontas de flechas e ossos humanos, est espalhada por diversos museus e laboratrios do Recife e em Natal/RN.

Mas professora, porque esses vestgios no ficaram em Bom Jardim?

A Prefeitura de Bom Jardim deu um grande apoio s escavaes da equipe de Laroche, mas no se interessou, naquele momento, em criar estruturas para ficar com a guarda desses bens.

21

Estamos chegando em Paquevira*. Aqui prximos temos o rio Orob e uma bela cachoeira. Bem prximo dela, encontramos a Gruta do Nunes. As escavaes e vestgios comprovam a presena de povos que habitaram a Gruta desde 1295 at 95 anos antes do presente.

* Paquevira o nome dado a uma serra, cachoeira e abrigo sob rocha. No meio do curso do rio Orob encontra-se uma cachoeira. Na margem esquerda, h uma serra. Nas encostas h um abrigo sob rocha.

Eu no conheo o rio Orob.

mesmo, a cachoeira linda!

Olhem a Serra de Paquevira!

Quero conhecer a Gruta do Nunes.

Olhem, ali est a Gruta do Nunes, no p da serra de Paquevira!

22

Visita ao stio arqueolgico da Ch do Caboclo

Chegamos na Ch do Caboclo. Os stios arqueolgicos pesquisados nesta regio so a cu aberto, ou seja, no so nem de grutas e nem de abrigos sob rocha.

Agora vocs no podem ver evidncias dos stios, pois as escavaes foram feitas em 1975.

Foi encontrado um stio prximo Escola Ceclia Gercina. As escavaes tiveram apoio da Prefeitura e do proprietrio do terreno, Sr. D Pereira.

O resultado revelou vestgios cermicos (fragmentos) e lticos (raspadores, furadores, cortadores, talhadores) e as dataes indicaram a presena humana de 11.000 at 75 anos antes do presente.

Vamos visitar agora os Stios Arqueolgicos de Umari.

23

Existem vrios stios com pinturas rupestres, no professora?

sim Cludia. Nesta regio, j foram identificados vrios stios com abrigos sob rochas e lindas pinturas rupestres. Estes stios esto sendo pesquisados por arquelogos da UFPE, mas no foram ainda preparados para visitao.

Vamos visitar s para fins de estudo, mas devemos lembrar que a divulgao de um stio arqueolgico sem uma preparao adequada pode acelerar a sua destruio, bem como da histria dos povos pr-histricos que viveram nele.

Chegamos na Pedra da Moa. Olhem que interessante os assentos naturais nas rochas dos abrigos!

Pedra da Moa

Que belo Monumento!

Essas pinturas so mensagens de histrias do passado. Que pena terem destrudo outros stios com pinturas.

24

mesmo. Olhando as pinturas podemos perguntar e analisar tantas coisas.

Eu fico pensando...quem ser que pintou? Por que queria registrar isso?

Ser que estamos num local onde aconteceram rituais de nascimento, casamento ou de morte?

No sei, mas com certeza, um lugar que devemos preservar.

T vendo que vocs esto se encantando com a arqueologia, no ? Ter curiosidade e fazer essas perguntas o primeiro passo para ser um bom pesquisador!

Pinturas rupestres na Pedra da Moa

25

O que pode ser feito para preservar este patrimnio?

Primeiro preciso fazer um mapeamento de todos os conjuntos rochosos no municpio e realizar uma prospeco arqueolgica nessas reas para identificar os locais de stios arqueolgicos.

Depois disso, deve-se elaborar um Plano de Preservao das reas identificadas, definindo os stios que podem ser visitados e os que sero utilizados apenas para pesquisas cientficas. Entretanto, antes dos stios serem liberados para visitao, deve-se estabelecer um projeto de visitao com a segurana de que no sero danificados nem destrudos.

Alm dessas aes que devem ser desenvolvidas pela Prefeitura e pelos rgos de pesquisa e preservao, os professores, alunos e moradores tambm podem colaborar com a preservao.

O Patrimnio Cultural, especialmente os bens arqueolgicos, no interessa a apenas um grupo de pessoas. uma herana coletiva importante para a histria e a identidade de um povo

26

Ns professores que formamos o Museu de Umari buscamos preservar os nossos stios arqueolgicos atravs do desenvolvimento de projetos de pesquisa e de educao patrimonial com a comunidade de Bom Jardim.

Os moradores tambm podem colaborar se informando mais sobre seu patrimnio cultural, valorizando, conversando com amigos, parentes e at mesmo formando grupos para organizar aes educativas e de lazer que estimulem a preservao.

Os professores e alunos das Escolas Justulino e Dr. Moacy j comearam a desenvolver aes de preservao dos stios arqueolgicos com pinturas rupestres,

A sua escola, seus professores e os alunos tambm podem ajudar!

mas precisamos da colaborao de todos para impedir a destruio do nosso patrimnio.

Professores, chamem um arquelogo e faam palestras na sua escola!

Alunos, formem grupos de proteo dos stios e vestgios que esto sendo destrudos.

Protejam o seu Patrimnio!

27

Stios Arqueolgicos de Bom Jardim e arredores


Em 1975, Laroche listou 12 stios arqueolgicos no territrio de Bom Jardim e um em Orob:

1 Pedra do Caboclo (Cidade de Bom Jardim); 2 Pedra do Navio (Estrada de Rodagem/BJ.PE 88); 3 Lagoa de Casa - (Estrada de Rodagem/BJ.PE 88); 4 Caverna do Angico n 1 (Fazenda Campinas); 5 Caverna do Angico n 2 (Fazenda Campinas); 6 Stio das Grutas n 3 (Fazenda Campinas); 7 Stio do Cercado (Paquevira); 8 Fonte do Macaco (Paquevira); 9 Cmara de Incinerao (Orob Paquevira); 10 Ch de Caboclo (ao sul de Paquevira); 11 Caverna do Nunes (Paquevira); 12 Stio do Quati (Cidade de Bom Jardim); 13 Stio do Cmara (Vizinhana de Ch do Caboclo).

28

Orientaes para a Preservao de um Stio Arqueolgico:

1. No cave, no mexa na terra, no toque nas pinturas rupestres. A preservao do stio depende do comportamento de todos; 2. Nunca se afaste do grupo e no suba nos abrigos. Devemos evitar ao mximo acidentes pessoais e no patrimnio arqueolgico; 3. No devemos deixar marca nenhuma nos stios, como pichaes e lixos. Alm de danificar, acelera a destruio dos stios arqueolgicos. 4. Impedir as queimadas prximas aos stios. Alm de destruir a natureza, podem danificar os stios arqueolgicos; 5. Evitar a retirada da vegetao que cobre o stio arqueolgico. O solo desprotegido fica mais exposto s guas das chuvas e aos ventos, o que pode danificar o stio; 6. Usar o stio para andar de moto ou estacionar carro, como tambm promover piquenique pode provocar sua destruio; 7. Qualquer interveno humana ou obra construtiva como estrada, casas, prdios em stios arqueolgicos ou histricos devem ser autorizadas pela Prefeitura e pelo IPHAN. Caso contrrio, as obras podem ser embargadas e as pessoas receberem sanes criminais (Lei 3.924 de julho de 1961).

29

INSTITUIES QUE ATUAM NA PRESERVAO CULTURAL:

IPHAN - Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional. 5 Superintendncia Regional - Rua Benfica, 1150, Madalena (Museu da Abolio), Recife PE. CEP: 50.720-001 Fone: (81) 3228-3011/3228-2248/3228-3836 e-mail: 5sr@iphan.gov.br. Site: www.iphan.gov.br FUNDARPE - Fundao do Patrimnio Histrico e Artstico de Pernambuco Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista, Recife PE. CEP: 50.050-000. Fone: (81) 3184.3000 - Site: www.fundarpe.pe.gov.br Museu de Artes, Som, Imagens e Memria de Umari MASIMU ou Museu de Umari Organizao No-Governamental que visa promover e desenvolver valores culturais da comunidade local, atravs de palestras e cursos de Educao Patrimonial junto comunidade escolar. formado por um grupo de professores, estudantes e artistas da Escola Estadual Justulino Ferreira. Rua da Alegria, s/n, Umari Bom Jardim/PE CEP: 55.730-000. Fone (081) 3629.3030.

30

Referncias

BARBALHO, Nelson. Cronologia Pernambucana. v.10. De 1801 a 1810. CEHM/FIAM: Recife, 1982. BRZILLON, Michel. Dicionrio de Pr-Histria. Lexis Edies 70: Lisboa, 1969. LAROCHE, Armand F.G. O stio arqueolgico da Pedra do Caboclo. Relato de uma pesquisa na zona do agreste pernambucano. Governo de Pernambuco, Secretaria de Educao e Cultura, Gymnsio Pernambucano: Recife, l970. _____________. Contribuies para a arqueologia pernambucana: Os Stios Arqueolgicos do Monte Angico, Bom Jardim. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educao e Cultura, Gymnsio Pernambucano: Recife/PE, 1977.[1] _____________. Arqueologia Pernambucana C 14: Dataes das fases culturais pr-histricas de Bom Jardim - PE, 1974 A 1976. Realizado pelo Centre Scientifique de Mnico. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educao e Cultura, Gymnsio Pernambucano, J.L.Rapaire, Centre Scientifique de Mnico, Recife/PE, l977.[2]. ___________. Contribuies para a Pr-Histria Pernambucana. Relatos descritivos dos achados arqueolgicos em Bom Jardim. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Educao e Cultura, Ginsio Pernambucano, Recife/PE, l975 PERRIER, Ricardo. Seca revela ossada de animais prhistricos em Bom Jardim. In: Jornal do Commercio, Regional. 28/03/1999. Legislaes e cartas patrimoniais disponveis no site do IPHAN.

31

NOTAS

1. PESSIS, Ane-Marie e MARTN, Gabriela. rea arqueolgica do Serid, RN, PB: Problemas de Conservao do Patrimnio Cultural. FUMDHAMENTOS II, 2002, p. 187-208. 2. LAROCHE, Armand.F.G., LAROCHE, Adjelma Soares e Silva. Um stio epipaleoltico, microltico do Nordeste Brasileiro? Ch do Caboclo Bom Jardim Pernambuco. Massangana: Recife/PE, l980. 3. HERBERTS, Ana Lcia; COMERLATO, Fabiana. Patrimnio Arqueolgico: para conhecer e conservar. Eletrosul/Scientia Ambiental: Florianpolis, 2003. 4. TIZUCA, Michelle Mayumi. Fssis!: uma breve histria da terra. Habillis: Erechim/RS, 2007. 5. FERREIRA, Aurlio B. de Holanda. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro, 1977. 6. SOUZA, Alfredo Mendona de. Dicionrio de Arqueologia. ADESA: Rio de Janeiro, 1997.

32

Severino Ribeiro da SIlva, natural de Bom Jardim, PErnambuco. Mestrando em arqueologia na ufpe. Professor de Histria das Escolas pblicas: Santos Dumont (governo de pernambuco) e karla patrcia (prefeitura do recife).

Incentivo

Apoio Cultural

33

Potrebbero piacerti anche