Sei sulla pagina 1di 15

RESUMO D'OS LUSADAS

Canto I
Cames indica o assunto que se prope versar: os feitos gloriosos dos Portugueses. Invoca as ninfas do Tejo, dedica o seu poema a el-rei D. Sebastio e d incio narrativa com a frota j no oceano ndico, em obedincia ao preceito clssico de iniciar a narrao apenas quando a viagem j ia sensivelmente a meio (narrao em media res). Entretanto, realiza -se o Conslio dos Deuses no qual Baco se manifesta contra os Portugueses que so defendidos por Vnus e Marte. A frota ancora em Moambique. Libertos das maquinaes de Baco, da traio do rei e da escaramua da praia, os Portugueses prosseguem viagem, passam a costa de Quloa e fundeiam ao largo de Mombaa.

Canto II
O rei de Mombaa convida a Armada Portuguesa a entrar no seu porto com o intento de a destruir. A frota salva por Vnus e pelas divindades martimas, indo aquela queixar-se a Jpiter da falta de proteco dispensada pelo Olimpo aos Portugueses. Jpiter manda Mercrio terra para preparar a recepo em Melinde e para inspirar ao Gama o caminh o que deve seguir. A Armada chega a Melinde onde bem acolhida pelo rei que visita as naus e pede ao Gama que lhe conte a Histria de Portugal.

Canto III
Vasco da Gama comea a contar a Histria de Portugal, aps uma invocao do Poeta a Calope. Fica em D. Fernando (fim da primeira dinastia).

Canto IV
Vasco da Gama continua a narrao da Histria de Portugal at sada das naus do Restelo (1497).

Canto V
Vasco da Gama termina a narrativa da Histria de Portugal depois de ter referido, na sua viagem, vrios episdios martimos.

Canto VI
Oferecidas as festas pelo rei de Melinde, os Portugueses continuam a viagem para a ndia que avistam depois de terem suportado e vencido, com a ajuda de Vnus, a tempestade decretada pelos deuses marinhos instigados por Baco.

Canto VII

Os Portugueses chegam a Calecut onde so recebidos com alegria. O Governador (Catual) acompanha Vasco da Gama ao palcio do rei que, depois de ouvir um discurso, manda instal-lo e aos seus no prprio palcio. O Catual vai visitar a nau e ouve de Paulo da Gama o incio da explicao das figuras pintadas nas bandeiras.

Canto VIII
Todo o Canto se passa na ndia. Vasco da Gama aguarda a resposta do Samorim aos tratados propostos em nome do Rei de Portugal e Paulo da Gama, a bordo, explica ao C atual as figuras representadas nas bandeiras. Baco tenta, uma vez mais, armar ciladas e, dessa forma, destruir a Armada Portuguesa levando os maometanos a subornarem o Catual. Este teme o seu rei e acaba por dar liberdade a Vasco da Gama. Vasco da Gama sal a-se v oferecendo ouro e riquezas ao Catual e Cames aproveita a ocasio para tecer consideraes sobre o ouro que corrompe tudo e todos.

Canto IX
Depois de narrar algumas peripcias acontecidas na ndia, Cames descreve a Ilha dos Amores que Vnus prepara para os Portugueses para descanso e prmio dos seus trabalhos e sofrimentos. Aps o desembarque, os Portugueses so recebidos pelas Ninfas com quem casam.

Canto X
Ttis e as restantes Ninfas oferecem um banquete aos Portugueses durante o qual so contadas as suas faanhas futuras. Depois do banquete, Ttis conduz Vasco da Gama a um monte onde descreve o orbe terrestre, principalmente as regies onde os Portugueses mais se notabilizaro, aps o que se despede e prediz um regresso feliz Ptria. Cames, depo is de referir o embarque dos Portugueses e a chegada a Portugal, queixa -se da decadncia em que vive a sua Ptria. Termina o poema exortando D. Sebastio prtica de feitos sublimes no Norte de frica.

ANLISE DE EXCERTOS D'OS LUSADAS


O Portugus no realista, diz-se, porque nunca se assumiu nem assumiu as verdadeiras dimenses do seu espao nacional. Vive uma fico permanente. Ou camos na mania das grandezas ou ento fazemos uma autocrtica to feroz que nos diminumos extremamente. O Portugus tem o complexo da insularidade. No tem noo das suas fronteiras. Durante muito tempo tivemos pouco contacto com o exterior e esse isolamento leva impossibilidade de conhecer as outras naes e como tal, de conhecer a nossa. H assim tendncia para mitificar quer o exterior quer o interior. O estrangeiro, o desconhecido, mitifica-se, e as relaes com ele no so normais e isso explicaria a oscilao pendular. Por um lado, uma imagem pessimista, um sentimento de inferioridade e uma autocrtica flageladora da nossa prpria histria. O que explica a oscilao pendular precisamente o sentimento de inferioridade.

O que medeia a nossa relao com o real a paixo. No conseguimos racionalmente encarar a nossa realidade e o nosso presente. O saudosismo e o messianismo explicam esta nossa relao. Saudade - a dor da ausncia e o comprazimento da presena pela memria (implica que se esteja onde no se est). doce-amargo, pouco propcio aco. Somos passivos, falamos muito mas nunca agimos. Vivemos obcecados pela nossa prpria histria, andamos sempre procura da nossa identidade. Estamos perdidos e s nos reencontramos procurando a idade do ouro das nossas razes. H da nossa parte uma falta de empenho em relao s coisas, da resultando uma profunda c ontradio na forma de ser portugus.

Estrutura d'Os Lusadas


Os heris geram a prpria realidade, so demiurgos. As epopeias de imitao surgem num momento em que j existe o estado-nao. Assim os heris so j agentes de um poder poltico que representam, j no geram a realidade. Os mitos so simples referncias literrias aproveitveis para a intriga. H um realismo substancial nas epopeias primitivas enquanto que nas outras substitudo pela fantasia gratuita. N' Os Lusadas h trs planos narrativos: o dos deuses, a Viagem do Gama e o passado histrico em relao viagem do Gama. A funo do plano mitolgico a de dar unidade ao poema (funo estrutural). Os heris no so verdadeiros heris, a aco deles sempre condicionada por aquilo que os deuses decidiram partida. As primeiras estncias d' Os Lusadas so muito reveladoras:

I-1
"As armas Taprobana" - os feitos hericos e aqueles que os praticaram, so s aqueles que o merecem, o que nos leva j para um dos indcios em relao ao tipo de heri que ele quer cantar. O heri colectivo no interessa em si como conjunto de pessoas mas tem um esprito que corresponde aos feitos de algumas pessoas elevadas acima do heri colectivo. Estabelece logo a relao entre a terra e o mar. H uma relao entre ambos como entre os heris dos dois lados. Os feitos dos portugueses so prometaicos, eles entraram numa dimenso divina que at ento estava vedada aos homens. Eles conseguiram elevar -se acima da condio humana. A primeira estrofe fala da ndia, eles no s se expandiram como em terras longquas edifcaram outro reino e o sublimaram. Cristianizaram-no. Aquilo que liga tudo e que a grande justificao ideolgica d' Os Lusadas o feito das Cruzadas, so eleitos por Deus e agentes de Deus na terra, o que justifica a sua superioridade e lhes d unidade histria.

I-2
Outro tipo de heri e as memrias daqueles reis que modificaram a histria. A poesia, a produo literria, para alm da espada, tambm podem imortalizar um indivduo. Esta

uma ideia renascentista. Se no for ele, se no for pelo seu talento, os feitos dos portugueses no sero cantados nem conhecidos.

I-3
Eneias e Ulisses - confronta a epopeia portuguesa com a epopeia clssica. Portugal, tal como Roma, comeou a partir do nada e formou um imprio. Ele vai fazer com que a fama do ilustre peito lusitano seja superior dos antigos, ele canta principalmente o "peito ilustre lusitano". Vai cantar uma coisa que subjectiva e que ele prprio vai definir. Neptuno (mar) e Marte (guerra) - a viagem, a expanso martima, os portugueses vo suplantar os deuses. Marte est ligado tambm terra e afirma que os portugueses se tornaro grandes na terra e no mar. A palavra valor implica j uma conotao em relao quilo que se vai contar. Heri - modelo de perfeio que o homem comum no se sente capaz de atingir. H um sentimento de inacabamento que nos leva a criar um ser com o qual gostaramos de nos identificar. O homem no capaz de ultrapassar as suas limitaes, da que procure criar mitos e heris. Os heris no so deuses, a eternidade, a humanidade dos heris, coarta -os. O percurso do heri sempre uma mensagem didctica, ele assume -se como modelo dos outros que esto bloqueados. Os heris atravessam o mar, unem -se s deusas e tm acesso ao futuro, tornaram-se deuses em duas dimenses, vem o funcionamento do cosmos. Isto pode referir-se a duas coisas: aos feitos e ao canto pico, e ao valor que o poeta atribui a si prprio, o autor deste valor vai acabar com os valores antigos.

I-4
Ele segue tambm o modelo clssico e arranja Ninfas no Tejo - as Tgides. As Ninfas so de gua doce e esto sempre associadas ao amor e ao parto dos heris. Pede ajuda para um estilo digno do que vai contar. O Pentecostes uma rplica Torre de Babel. O Sol e a luz esto ligados ao conhecimento enquanto que as trevas esto ligadas ignorncia.

I-5
Pede um som de batalha, que incite os homens a avanar, a combater, faa corar de exaltao. Quer um canto igual gente famosa, que ajuda muito Marte pelo s esprito eu guerreiro, provando o seu valor na guerra. Pretende que o seu canto seja universal. Aspira universalidade.

I-6
D. Sebastio a segurana, o garante da antiga liberdade lusitana e tem mais do que uma misso a cumprir. Ligao dos Portugueses em terra e no mar. O "novo temor" pode ter outro sentido ou mais do que um sentido: novo porque ele jovem, porque assume oreino pela primeira vez, porque j outros atemorizaram os mouros. "Maravilha fatal da nossa idade" - ele um prodgio destinado (fatal = de destino) para dar parte grande do mundo a Deus, conquistar as almas para Deus.

I-7

A dinastia portuguesa a eleita, a preferida de Cristo. O rei personifica a ptria, o paradigma da ptria. O povo de que ele rei, tambm amado por Deus. As quinas do brazo representam as cinco chagas de Cristo.

I-8
Centro do mundo, luz, o sol banha todo o imprio, os portugueses so os senhores do conhecimento. Os inimigos so tambm os hindus, para alm dos mouros e dos turcos.

I-9
Sede bondoso, magnnimo mas no fraco. Mostra que os seus versos so bem metrificados, ele ver um novo exemplo de amor. Amor Ptria, exemplo de patriotismo. A ptria exprime-se em feitos valerosos. O amor aos feitos vai ser divulgado atravs dos versos, atravs deles ele vai mostrar o seu patriotismo - ideia renascentista.

I - 10
O que o leva a cantar a ptria o patriotismo, o amor ptria.

I - 11
O que ele ope s faanhas da imaginao so as faanhas verdadeiras, o rei a personificao da ptria, dos feitos que por sua vez caracterizam a ptria ideal. Os feitos dos portugueses excedem todos.

I - 12
Nuno lvares Pereira - fez grande servio ao rei e ao reino - 1383-85 - Aljubarrota. Todas as epopeias tm uma batalha que importante, os Portugueses tambm. Os heris realizam -se na terra e no mar, no entanto as duas realizaes so diferentes.

I - 13
Contrape D. Afonso Henriques e D. Joo I a Carlos Magno e a Csar. D. Afonso III (Algarve), D. Afonso IV (Salado) e D. Afonso V (frica).

I - 14
Aqueles que fizeram a vossa bandeira sempre vencedora. Fizeram -se to subidos por armas. Os fortes que se imortalizaram, para se ser heri preciso ser-se forte. Por serem fortes so temidos e destemidos. Revelaram sempre amor ao rei e ptria, simultaneamente. Eles fazem e fazem-se, os heris ao fazerem fazem-se a si prprios. Eles fizeram-se a si prprios e em consequncia fizeram-se muito subidos: 1. Alcanaram a superioridade.

2.

Alcanaram a consagrao, combatendo atravs das armas conseguiram chegar celebridade. O meio pode variar mas a atitude para o sucesso tem de ser a mesma.

I - 15
Diz a D. Sebastio para assumir o poder e ser mais conhecido e poderoso atravs de um canto que o Poeta lhe far. Todo o mundo sinta o seu poder atravs da conquista de frica e do Oriente.

I - 16
Todos se curvam aos ps deles e D. Sebastio tornar-se- rei dos mares.

I - 17
A casa dos Deuses pode ser o Olimpo ou o Cu. "c famosas" - na terra. Dois tempos: Cronos/Saturno - tempo humano, finito, efmero, sujeito morte. Atemporalidade - dimenso em que no h tempo nem morte. O que faz os heris a alma. D. Joo III (Paz, Cultura) e Carlos V (Guerra). possvel a eternidade mesmo sem combater, pela paz. A Memria ligada imortalidade.

I - 18
A adjectivao ao canto um novo atrevimento. O rei v os nautas e estes sabem que esto a ser vistos por ele e isso vai fazer com que eles enfrentem tudo com mais valentia e rigor. Comea a narrativa.

I - 19
As naus navegam com ventos favorveis, os ventos no so entendidos como hoje, mas animados e conduzidos por divindades.

I - 20
Ligao entre a viagem do Gama e os deuses. Os deuses governam. Mercrio: o mensage iro dos deuses. Olimpo: luminoso, cristalino, via lctea. Divindades ctnico/telricas: na sua histria descem ao mundo dos mortos, podem propiciar a imortalidade. Bacanais: chegar a um estado de xtase que propiciasse um encontro com as divindades, a libertao do corpo. Os Portugueses so simples marionetas nas mos dos deuses que, esses sim, conduzem a aco.

Baco, Indo, Ganges, Adamastor

Quando se metamorfoseia em homem, Baco f-lo em sacerdote, mas sempre um velho experiente exactamente da mesma forma que o o Velho do Restelo. O Indo e o Ganges so tambm velhos experientes. H uma insistncia na velhice dos senhores do mundo, como o Adamastor. A experincia deles contudo no chega, os jovens - os nautas - vo substitui-los ao criarem uma nova ordem. Uma coisa que velha simbolicamente representada por uma velhice num sentido negativo ligado incapacidade de integrar novos caminhos A velhice . conduz impotncia, liga-se paralizao, cristalizao, impossibilidade de olhar para o futuro e de encontrar novos caminhos. Os Portugueses querem destronar o Adamastor. Por outro lado quando o Adamastor diz que se vai vingar dos Portug ueses, ele f-lo lanando contra eles os ventos e o mar, ele tambm o comandante da prpria Natureza. O governo de Saturno uma lgica de velhice, ele impe a este mundo a sua prpria natureza mas vencido e castigado por Jpiter porque desejava imenso era extremamente ambicioso, de , domnio e poder, comia os prprios filhos com receio que eles viessem a ter tanto poder como ele, ele este tempo - Cronos - tambm a prpria figura da ambio, do desejo de domnio material do mundo. Esta Babel (Idade do Ferro) dominada pela cobia e o seu senhor este Saturno impotente. Saturno aprisiona todos os que se situam no seu domnio. Ao venc-los os Portugueses so a juventude que vai instaurar a Nova Ordem, a Idade de Ouro e isto porque a raa dos heris divina ou semi-divina e quando eles conquistarem o mundo vo precisamente fazer com que de novo o mundo seja governado pelo amor pelo conhecimento, pelo bem, Sio vai vencer Babel. O Adamastor como impuro que no pode amar no verdadeiro sentido do amor e quando o tenta o amor transforma-se em clausura do eu, torna-se priso. Os Tits quando se apaixonam por uma mulher e tentam conquist -la so desvirilizados por ela, submetidos a ela. O Adamastor tenta conquistar a mulher pelas armas, comportamento prprio da sua brutalidade no sublimada, no espiritualizada, no intelectualizada, ele s sabe servir-se das armas. Ele pede ajuda a Dris mas fica numa situao de desespero sem saber o que fazer. um amor que em vez de o guiar o leva ao caos sem ele saber o que h-de fazer ou para onde h-de ir. O amor dele dos sentidos, h uma insistncia muito grande no desejo. Quando os nautas vencem o monstro, vencem -se a si prpiros, os seus medos e as suas supersties, os seus prprios fantasmas. Depois disso clarifica-se o caminho para a luz. O mar comparado com o da Ilha dos Amores - doce e calmo - nocturno, terrvel e inquietante. Vencer a noite vencer a nossa prpria noite, enfrentar e integrarmo -nos harmoniosamente na Natureza.

A Batalha de Aljubarrota
Diviso em partes
y
Introduo (est. 28 e 29) - descrio do toque da trombeta castelhana e os seus efeitos nas pessoas e na natureza;

Desenvolvimento (est. 30-42) - descreve-se a batalha - o incio (est. 30), o movimento e o rudo do combate (est. 31), a traio de alguns portugueses, nomeadamente a dos irmos de D. Nuno (est. 32 e 33) e a batalha com especial incidncia nas figuras de D. Nuno (est. 34 e 35) e de D. Joo I (est. 36 e 37) que conduzem derrota castelhana;

Concluso (est. 43-45) - desnimo e fuga dos Castelhanos e a vitria dos Portugueses.

Levantamento oral das figuras de estilo que contribuem para a descrio da batalha
y y y y y y y
Hiprbole: est. 30, 31, 32, 35, 37, 38. Personificao: est. 28. Visualizao: est. 31. Uso do Presente histrico: "voam, treme, soam, espedaam-se, atroam, recrecem, apouca". Sonoridades de razes onomatopaicas: consoantes oclusivas (p, t, c, b, d, g), aliteraes (s) e alternncia de ritmos (binrio e ternrio). Adjectivao expressiva: "Horrendo, fero, ingente e temeroso terrbil duro espesso estridentes". Gradao decrescente (est. 42) : "Com mortes, gritos, sangue e cutiladas". Cames descreve com riqueza de pormenores a batalha que garantiu a independncia de Portugal. O 1. sinal de guerra "Deu sinal a trombeta Castelhana", dado pelo inimigo descrito como "Horrendo, fero, ingente e temeroso" e a figura de estilo usada a Adjectivao. O efeito produzido por esse sinal transmitido atravs da personificao "Ouviu-o o Monte Artabro, e Guadiana/Atrs tornou as ondas de medroso./Ouviu o Douro e a terra Transtagana;/Correu ao mar o Tejo duvidoso". O medo manifesto nos que vo combater "Quantos rostos ali se vem sem cor,/Que ao corao acode o sangue amigo!/Que, nos perigos grandes, o temor/ maior muitas vezes que o perigo". A batalha inicia-se e o heri destaca-se logo "Logo o grande Pereira, em quem se encerra/Todo o valor primeiro se assinala". O fragor da batalha -nos transmitido atravs de sensaes auditivas "estridentes soam atroam" e visuais "espesso ar voam treme". Houve portugueses que trairam a Ptria e lutam por Castela "Eis ali seus irmos contra ele vo". Nuno lvares Pereira destaca-se como aquele que mais luta e que est em todo o lado, a figura de estilo utilizada para descrever a aco do heri a Hiprbole "Est ali Nuno, qual pelos outeiros/De Ceita est o fortissmo leo" e "Tal est o cavaleiro, que a verdura/Tinge co sangue alheio", ele tambm quem instiga os companheiros para que no se deixem vencer e continuem a lutar como se pode ver na estncia 38. O seu intento foi conseguido e os portugueses continuaram a lutar "Porque eis os seus acesos novamente". O ritmo da batalha vai crescendo e atinge o seu clmax "Aqui a fera batalha se encruece" para logo depois se dar a debandada dos castelhanos, patente nas estncias 42 e 43. Todos vo descansar excepto o heri, que quer ser lembrado pelas suas vitrias e parte em busca de novas glrias "Mas Nuno, que no quer por outras vias/Entre as gentes deixar de si memria/Seno por armas sempre soberanas,/Pera as terras se passa transtaganas".

Caracterizao do heri
Atitudes e comportamento reveladores de equilbrio, virtude, lealdade, justia, coragem, mrito prprio, ideal cavalheiresco.

Ins de Castro
Alteraes resultantes da poetizao

y y y y y

A morte de Ins apresentada como o "assassinato" de uma inocente, um crime hediondo. No h referncias expulso do pas e tenso das relaes com D. Afonso IV. Ins apresentada, sobretudo, como vtima do amor e no das razes de Estado. Os cavaleiros arrancam das suas espadas e trespassam -lhe o peito. Dir-se-ia que o corao, como grande culpado, o primeiro a sentir o castigo. Pretende Cames, tambm vtima do amor, dar a Ins uma "morte nobre", isto , espada e de frente para os algozes.

Cames segue de perto a tradio oral e popular, que j havia inspirado as "Trovas Morte de Ins de Castro", de Garcia de Resende e cuja grandeza potica, tipicamente portuguesa, saber aproveitar. A estrutura marcadamente dramtica - podemos mesmo considerar que as principais caractersticas da tragdia clssica esto presentes neste episdio:

o desenvolvimento de uma aco funesta que culmina com a morte da protagonista, apresentada pelo poeta como vitima inocente;

a observao da chamada "lei das trs unidades": aco (morte de Ins), tempo (durao aproximada de um dia) e espao (Coimbra); a inspirao dos sentimentos de terror e piedade, sobretudo atravs de contrastes: a alegria e o sossego (120-121) / a sbita desgraa (124-125); a simplicidade frgil e desprotegida de Ins inocente/a brutalidade dos "horrificos algozes"; a splica / o castigo s mos dos "algozes; a humanizao das feras e da natureza / a desumanidade dos homens; a dor da condenada Ins que implora perdo, rodeada dos filhos perante D. Afonso IV; ,

a interveno da Fatalidade, do Destino: "Naquele engano de alma ledo e cego/Que a Fortuna no deixa durar muito" (120, 3-4) e "Mas o pertinaz povo e seu destino/(Que desta sorte o quis) Ihe no perdoam" (130, 3-4);

a presena do coro, que se faz sentir nas emotivas consideraes do poeta que acompanham o desenvolvimento da aco: estrofe 119; ltimos quatro versos da estrofe 123; e desde os dois ltimos versos da estrofe 130 at ao fim do episdio;

y y y o  

a existncia da peripcia (sbita mudana de situao), em vrios momentos da aco; a catstrofe, constituda pela morte da protagonista; a existncia de trs grandes partes lgicas: Introduo (estrofes 118-119): Definio do momento e das condies em que se deu a morte de Ins (estrofe 118); Identificao poetizada da causa dessa morte: "Tu, s tu, puro Amor () deste causa molesta morte sua" (estrofe 119).

Desenvolvimento (estrofes 120-132): felicidade despreocupada de Ins, em Coimbra, dominada pelo amor correspondido e pelas saudad do seu "Prncipe" (estrofes 120 a 122, es verso 4):

    

As causas da morte (estrofe 122, 2. parte e estrofe 123): as "namoradas estranhezas"; "o murmurar do povo"; "a fantasia do filho que casar-se no queria". Ins perante o Rei, trazida pelos "horrficos algozes", assume uma atitude suplicante e prepara-se para implorar o perdo do Rei e av de seus filhos (estrofes 124 -125);

Discurso de Ins: splicas e argumentos para demover o Rei da sua determinao (estrofes 126-129). Este discurso, marcadamente retrico, sobrecarregado com referncias mitolgicas e culturais, esquece a situao psicolgica desesperada da personagem e parece destinar-se apenas a manter o "estilo grandloco" do poema;

Ins lana mo de argumentos que entende mais convincentes para demov o Rei do er projecto de assassinar:

a compaixo das "brutas feras" e das "aves agrestes" pelas crianas em contraste com a crueldade dos homens; a sua situao de me; a sua inocncia; a orfandade dos seus filhos; a condio de cavaleiro do prprio rei D. Afonso IV que, sabendo dar morte, deve tambm, saber "dar vida, com clemncia";

   

 

o exlio como alternativa morte. Hesitao do Rei em contraste com a insistncia do povo e o destino trgico que persegue Ins (estrofe 130, versos 1-4);

Desfecho trgico: imolao da vtima inocente, praticada pelos algozes, que o poeta logo condena (" peitos carniceiros./Feros vos amostrais e cavaleiros?") e compara com o cruel assassnio de Policena (estrofe 130, 2. parte a estrofe 132);

Concluso: reprovao do poeta (estrofes 133 e 134), sublinhada pelo pranto comovente das "filhas do Mondego" e pela animizao da Natureza, que chora a morte de Ins, sua antiga confidente (estrofe 135). A dramatizao, logo na abertura (estrofe 118), tanto do acontecimento como da personagem, de forma a empresta-lhes uma grandeza trgica, capaz de catalizar emoes e atrair a simpatia do leitor, feita atravs do emprego de numerosos recursos estilsticos.

Recursos estilsticos usados

Adjectivao:

y y y y y y y y y

"o caso triste e dino de memria" (118, 5) "a msera e mesquinha"; "puro Amor, com fora crua" (119, 1) "molesta morte sua" (119, 3) "spero e tirano" (119, 7) "ledo e cego" (120, 3) "O velho pai sisudo" (192, 6) "Contra a fraca dama delicada" (123, 8) "os horrficos algozes" (124, 1) "Mas o povo, com falsas e ferozes razes, morte crua o persuade. Ela, com tristes e piedosas vozes" (194, 3-5) "Um dos duros ministros rigorosos" (125, 4) "Pe-me em perptuo e msero desterro" (128) "Mas ela, os olhos, com que o ar serena, (Bem como paciente e mansa ovelha) Na msera me postos, que endoidece, Ao duro sacrifcio se oferece" (131, 5 -8)

y y y

y y

"Os brutos matadores" (132, 1) "Se encarniavam, frvidos e irosos"; "cndida e bela" (134, 2). Hiprbole:

y y y

"Que do sepulcro os homens desenterra" (118, 6) "De teus fermosos olhos nunca enxuito" (120, 6) "E, por memria etema, em fonte pura As lgrimas choradas transformaram" (135, 3-4) Tempos Verbais:

Oscilam desde o pretrito perfeito da Introduo (estrofes 118-119), ao pretrito imperfeito do Desenvolvimento (maior presentificao de uma aco passada, no seu decorrer) e ao presente histrico (maior visualizao do crime cometido) - estrofe 134. Na estrofe 135 retoma-se o pretrito perfeito inicial e, com isso, a considerao da aco como j passada. Apstrofe:

Nos versos 1 e 5 da estrofe 119 ("puro Amor", "fero Amor"), na estrofe 120, verso 1 ("linda Ins"), na estrofe 122, verso 3 ("puro Amor"), na estrofe 127 (" tu"), na estrofe 130, verso 7 (" peitos camiceiros"), na estrofe 133, verso 1 (" Sol") e verso 5 (" cncavos vales"), contribui para acentuar o dramatismo e a vibrao trgico -lrica do episdio, quando

em associao com os modos imperativo ou conjuntivo (presente) (" a estas criancinhas tem respeito"; "Mova-te"; "Sabe"; "Pe-me"; "Vede") para sugerir apelo ou splica da personagem. Comparaes:

As estrofes 131, 132 e 134 so tambm muito expressivas e caracterizam dois momentos importantes da aco e da personagem: a primeira refere-se situao de Ins perante a morte e a segunda descreve-nos a protagonista j depois de morta. Nas estrofes 131-132, compara-se com efeito, a execuo de Ins pelos algozes com o assassinato de Policena, filha de Pramo, ltimo rei de Tria, pelo "duro Pirro", filho de Aquiles. Trata-se de dois crimes hediondos com vrios pontos de contacto;

Finalmente, na estrofe 134, deparamos com a belssima comparao da "plida donzela" j morta com uma "bonina que cortada/ Antes do tempo foi, cndida e bela" pelas "mos lascivas" de uma "menina". Antiteses:

Contribuem para realar o carcter absurdo de alguns comportamentos e, sobretudo, do sacrifcio de Ins: "De noite, em doces sonhos que mentiam, De dia em pensamentos que voavam" (121, 5 -6) "A morte sabes dar com fogo e ferro. Sabe tambm dar vida, com clemncia" (128, 2 -3) "Contra ha dama peitos carniceiros, Feros vos amostrais e cavaleiros? (130, 7 -8) De facto, a estrutura do episdio assenta num contraste fundamental entre a felicidade amorosa de Ins (as "memrias de alegria") e a precipitao trgica dos acontecimento s:

o o o y

o o o o o o o o o o o o

"A se lograr da paz com tanta glria" (118) "Estavas, linda Ins, posta em sossego" (120) "Eram tudo memrias de alegria" (120) " engano de alma ledo e cego" (120) "doces sonhos que mentiam" (121) "Rei benino" (130) "contra ha dama" (130) "o caso triste e dino de memria" (118) "Tal est morta a plida donzela" (134) "Tirar Ins ao mundo determina" (123) "horrficos algozes" (124) "pertinaz povo" (130)

"Feros vos amostrais e cavaleiros?" (130) Metfora:

"No colo de alabastro, que sustinha As obras com que Amor matou de amores Aquele que depois a fez Rainha, As espadas banhando e as brancas flores, Que ela dos olhos seus regadas tinha, Se encarniavam, frvidos e irosos, No luturo castigo no cuidosos" (132, 2-8)

" pensamentos que voavam" (191, 6) Eufemismo:

"Tirar Ins ao mundo determina" (123, 1) Sindoque:

" peitos carniceiros" (130, 7) Paradoxo:

" a donzela, Fraca e sem fora, s por ter sujeito O corao a quem soube venc-la" (127, 2-4)

A Tempestade
Estado de esprito dos navegadores ao longo do texto - aflio, medo, coragem. Surgimento da tempestade e sua descrio. Da tranquilidade passa-se tempestade (est. 70-71). Descrio:

grande variedade de adjectivos, por vezes no superlativo absoluto sinttico: "cruel fortssima altssimos gritos vos furibundo noite negra e feia furiosas guas Relampagos fulminantes vento bravo as frias indinadas!"

sugesto de rpido movimento ascendente e descendente das ondas: "Agora sobre as nuvens os subiam/As ondas de Neptuno furibundo;/Agora a ver par ece que deciam/As ntimas entranhas do Profundo."

y y

visualismo: "A noite negra e feia se alumia/C'os raios em que o Plo todo ardia!" hiprboles: "Noto, Austro, Breas, quilo queriam/Arruinar a mquina do Mundo;/A noite negra e feia se alumia/C'os raios em que o Plo todo ardia!" (est. 76); "Fugindo tempestade e ventos duros,/Que nem no fundo os deixa estar seguros." (est. 77)

descrio hiperbolizante da fria e das consequncias da tempestade: "Nunca to vivos raios fabricou Os dous que em gente as pedras converteram" (est. 78), "Quantos montes, ento, que derribaram Tanto os mares, que em cima as revolvessem." (est. 79), "Assi dizendo, os ventos, que lutavam Consigo os elementos terem guerra." (est.84)

reaco dos navegadores - tentar, por todos os meios salvar as naus e atingirem o objectivo proposto: a ndia.

em que consiste a splica do capito e o que lhe sucede posteriormente - Vasco da Gama suplica a proteco divina alegando: a omnipotncia divina j vrias vezes posta prova; o facto de a viagem ser um servio prestado ao prprio Deus; o facto de ser prefervel uma morte herica e conhecida em frica, a combater a f crist a um naufrgio ali, sem memrias. Usa uma linguagem apelativa, ftica, carregada de adjectivos.

y y

desfecho dos acontecimentos: os portugueses conseguem salvar -se. existncia ou no de um heri e suas razes: sim, Vasco da Gama, que arrosta com a fria dos elementos e pede a proteco divina quando tudo parece perdido. estatuto do narrador: no participante.

A Ilha dos Amores


Caracterizao da Ilha
Gradao ascendente (crescente) - primeiro a viso geral da ilha, depois o reino mineral (os outeiros, as fontes, pedras), o reino vegetal (verdura, arvoredo, rvores de fruto), reino animal (animais voadores: passarinho, rouxinol; aquticos: cisne; terrestres; veado, lebre, gazela; e finalmente o plano humano (os Argonautas) e o plano divino (as deusas). Adjectivao expressiva, por vezes dupla: fresca e bela Curva e quieta fermosos outeiros graciosa alegre e deleitosa Claras() e lmpidas alvas A sonorosa linfa fugitiva ameno claras bela gentil odorferos e belos lindo fermosos virgneas amados e queridos etreo purpreas rubicunda jucunda roxos verdes piramidais bela e fina Hiprboles:

y y

"Trs fermosos outeiros se mostravam, Erguidos com soberba graciosa." "Vinham as claras guas ajuntar-se, Onde uma mesa fazem, que se estende To bela quanto pode imaginar-se." Comparao hiperblica: "A laranjeira tem no fruito lindo A cor que tinha Dafne nos cabelos". Sensaes visuais (54-55):

o que se v ao longe: trs outeiros, fontes, verdura, um vale, um lago, arvoredo; e depois tudo o que se v na ilha: "As cereijas, purpreas na pintura Abre a rom, mostrando a rubicunda/Cor c'uns cachos roxos e outros verdes". Sensaes olfactivas ( medida que se aproximam da ilha) (56-62):

"pomos odorferos", a laranjeira, a cidreira, os limes, lamos, loureiros, murta pinheiros e ciprestes, etc. Sensaes gustativas (58):

"sabores: cereijas amoras O pomo". Sensaes tcteis: "A tapearia bela e fina Com que se cobre o rstico terreno". Sensaes auditivas (63-65): " o nveo cisne canta Responde-lhe do ramo filomela" "Algumas doces ctaras tocavam, Algumas, harpas e sonoras frautas". Prmio pela descoberta, prmio aos heris.

y y

Potrebbero piacerti anche