Sei sulla pagina 1di 8

Educar Instituto Educacional

Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina

Artrpodes
Muitas vezes, no percebemos a presena daqueles animais com corpos de formas estranhas e cores variadas, que vivem ao nosso redor, voam sobre nossas cabeas ou aqueles que se locomovem prximo dos nossos ps. A maioria desses seres formada por animais artrpodes. Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho -de-cobra, camaro, escorpio, abelha, entre inmeros outros. O grupo dos artrpodes to bem adaptado aos diferentes ambientes que, atualmente, representa mais de 70% das espcies animais conhecidas.

Caractersticas gerais dos artrpodes


A principal caracterstica que diferencia os astrpodes dos demais invertebrados so as patas articuladas. Foi essa caracterstica que deu o nome ao grupo, pois a expresso patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulao", e podos, "patas". As patas articuladas permitem que o animal possa realizar vrios movimentos diferentes, muitos deles bem definidos e elaborados. Alm de uma locomoo muito eficiente, as patas articuladas apresentam outras vantagens para o animal, pois auxiliam na sua defesa e na captura de alimento. No dia -a-dia, fcil observar nas formigas, por exemplo, a atividade que essas patas permitem. Alm das patas articuladas, outra caracterstica importante dos artrpodes a presena de um reforo externo: o exoesqueleto. Ele resistente, impermevel e constitudo de sais de quitina, que um tipo de "acar". O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos Inseto saindo do seu exoesqueleto antigo. perigos externos e tambm evita que eles percam gua. uma importante adaptao ao ambiente terrestre.

3 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Educar Instituto Educacional


Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina Embora oferea proteo, o exoesqueleto limita o tamanho do animal, pois no acompanha o crescimento do corpo. Quando esse exoesqueleto fica pequeno, ocorre a muda. Nesse fenmeno, o exoesqueleto antigo se desprende do corpo do animal e trocado pelo novo, que j est formado. At se tornarem adultos, os artrpodes podem fazer essa troca vrias vezes. Por isso, podemos encontrar exoesqueletos de artrpodes soltos em rvores.

Os diversos grupos de artrpodes


Os artrpodes so subdivididos em classes de acordo com alguns critrios, como a diviso do corpo e o nmero de apndices apresentados (por exemplo: nmero de patas, antenas etc.). Entre as classes de artrpodes, podemos citar: quilpodes, diplpodes e insetos. A seguir, vamos conhecer melhor cada uma delas. crustceos, aracndeos,

Crustceos
A maioria dos crustceos marinha, ou seja, vive nos mares e oceanos. Algumas espcies, porm, tm seu hbitat na gua doce, e outras, ainda, so terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Podemos citar como exemplos de crustceos mais conhecidos: Camaro, lagosta, siri, caranguejo e craca. O tamanho desses animais varia bastante de uma espcie para outra. O corpo dos crustceos, dividido em cefalotrax, parte do corpo formada por cabea e trax fundidos, e abdome. Esses nmero animais varivel possuem de um patas

(geralmente cinco pares) e dois pares de antenas. O exoesqueleto de muitos crustceos apresenta carbonato de clcio, uma substncia que forma a carapaa dura dos siris e caranguejos.

4 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Educar Instituto Educacional


Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina

Aracndeos
A classe dos aracndeos inclui aranhas, escorpies e carrapatos. Algumas espcies peonhentas de aranhas e escorpies podem causar a morte, principalmente de crianas pequenas. O nmero de acidentes envolvendo o veneno desses animais grande no Brasil.

O corpo dos aracndeos dividido em cefalotrax e abdome. Esses animais tm quatro pares de patas e no possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que so apndices sensoriais, e tambm um par de quelceras, apndices em forma de pina.

5 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Educar Instituto Educacional


Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina A maioria dos aracndeos carnvora. Alguns desses animais so parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose causada por um aracndeo, um caro. A aranha apresenta no abdome as suas glndulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas rvores e nos cantos onde esses animais vivem.

Quilpodes
Quilpode uma palavra de origem grega que significa "aquela que tem mil patas" (quilo significa "mil", e podos "patas"). Esse grupo representado pela lacraia e pela centopia. O corpo dos quilpodes formado por uma cabea e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Esses animais tm um par de antenas longas na cabea. Esses seres terrestres vivem na sombra, em regies quentes e em locais bastante midos. So ovparos, carnvoros e predadores. Eles possuem veneno, que inoculo no inimigo ou na presa.
6 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Educar Instituto Educacional


Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina

O venno das lacraias no costuma ser mortal para o ser humano mas causam muita dor.

Diplpodes
Um representante desse grupo o piolho-de-cobra, conhecido tambm como embu ou gongolo. O corpo dos diplpodes possui uma cabea com uma par de antenas curtas e tem tambm vrios segmentos. Em cada segmento do seu corpo, h dois pares de pernas, da o nome diplpodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (di significa "duplo", e podos, "patas"). Os diplpodes gostam de lugares escuros e terra mida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de rvores apodrecidos. Assim como os quilpodes, eles procuram sombra e umidade. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreo que afugenta os inimigos. Os diplpodes so ovparos, isto , pes ovos.

Insetos
Os principais representantes dessa classe so os artrpodes que encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros. A classe dos artrpodes com maior variedade e nmero de espcies a dos insetos. Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a nica classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupao de todos os ambientes do planeta exceto as guas ocenicas mais profundas.

7 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Educar Instituto Educacional


Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina Na cabea h um par de antenas e um par de olhos, alm do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona -se ao tipo de alimentao do inseto e utilizado pelos cientistas como um dos principais critrios de classificao .

As to doloridas picadas de abelhas no so feitas pelo aparelho bucal, mas sim pelo ferro localizado na ext remidade do abdome, ligado a uma glndula que produz veneno.

Digesto
Vrios artrpodes so carnvoros, mas h tambm os herbvoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas. O sistema digestrio dos artrpodes completo, e os resduos alimentares, isto , as fezes, so eliminados pelos nus.

Circulao
A circulao dos artrpodes aberta, isto , o "sangue" no circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaos do corpo do animal. Esse "sangue" incolor ou ligeiramente azulado e no transporta gases, apenas os nutrientes.
8 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Educar Instituto Educacional


Trabalho Complementar da disciplina de Biologia Professora Marina

Respirao
Nas diversas classes de artrpodes, o tipo de respirao varia. Muitos insetos, retirando artrpodes como diplpodes oxignio so os e do terrestres,

quilpodes, e respiram ambiente por estruturas denominadas traquias. A traquia est ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espirculos da traquia. Os artrpodes aquticos, como os crustceos, podem ter respirao branquial. As brnquias so estruturas que retiram oxignio dissolvido na gua para a respirao animal. Esto presentes em grande parte dos invertebrados aquticos e nos peixes. Os microcrustceos (crustceos muito pequenos) fazem respirao cutnea, isto , respiram pela pele.

Reproduo
Na maioria dos artrpodes, o sexo so separados e a fecundao interna, isto , o macho lana os gametas masculinos dentro do corpo da fmea. O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes j nascem semelhantes aos pais, como o caso de muitos aracndeos, e portanto esses animais no passam por metamorfose. No desenvolvimento indireto, como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.

9 Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira Numero: 12 3 ano do Ensino Mdio

Trabalho Compleme ar da disciplina de Biologia

A me mo fo e i l l t l f . , t l

l t , f l , i

l t . lt l t , t f i

l i if f it t t t A l t t ,

: t t i f i i t , l f f i , t i f l t : , t t i l t , , t t ti l ti , l ti l t , , t i i .E t f f t lt . ti l i . j , i , t , i t i . l ti t ,t t i i l. t l t . l t ti l ,t . t i l , f i t i fil i .S , i it t . i t 8 i fi i t il

i f i ti l il. t

Aluno: Felipe Bernardes de Oliveira

Numero: 12

Educar

titut Educaci

al
Professora Marina

t , f t

f l .

l t , l ,

10 3 ano do Ensino Mdio

Potrebbero piacerti anche