Sei sulla pagina 1di 22

Tutorial Entremeios

Como Usar!

ANOS

1. APRESENTAO APRESENTAO
Entremeios Como Usar!
Em junho de 2010, a Secretaria de Educao de So Bernardo do Campo e o Ncleo de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicao Aplicadas Educao "Escola do Futuro/USP" firmaram convnio de 12 meses com o objetivo de promover a integrao das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) nas escolas da rede pblica municipal de So Bernardo do Campo. A integrao das TIC nas escolas visa ressignificar o ambiente escolar dentro do contexto tecnolgico atual, com a escola assumindo caractersticas da cibercultura e o educador atuando tambm como um arquiteto cognitivo, reconhecendo o sujeito da aprendizagem como um nativo digital. O projeto almeja propiciar que cada sujeito do processo de aprendizagem, seja ele orientador, diretor, coordenador, professor e PAPE, configure sua atuao diante da necessidade de integrao das TIC nas escolas, participe de uma comunidade aprendente colaborativa e integre naturalmente as tecnologias em suas prticas educativas. Para tanto, foi desenvolvido um portal que ancora uma rede social e um ambiente de cursos online para promover a integrao das TIC nas escolas da rede municipal de So Bernardo do Campo. Vamos ver agora as principais caractersticas e funcionalidades do ambiente virtual colaborativo do projeto EntreMeios. Bom trabalho!

2. Navegao Navegao
A navegao no portal do EntreMeios, assim como na rede social e no ambiente de cursos simples e intuitiva. O objetivo gerar discusso sobre as TIC, a produo de contedo e a troca de experincia e no deixar o usurio sem saber onde est e o que est fazendo. Para conhecer melhor a interface do ambiente colaborativo virtual, veja as reas de navegao do portal:

Entremeios Como Usar!

Tela inicial do portal entremeios.futuro.usp.br.

Menu Principal

Entremeios Como Usar!

Cursos Online: Acessa a pgina de cursos online. Basta buscar por curso ou por turma. Rede Social: Acessa a rede social do projeto EntreMeios. Faa amigos, compartilhe arquivos, vdeos, fotos. Participe de fruns, blogs e comunidades. Quem Somos: pgina institucional, com apresentao do projeto e cronograma das aes. Fale Conosco: canal de comunicao com a equipe de mediao do projeto EntreMeios. Dvidas sobre o projeto, o portal, etc? Fale Conosco! Busca: busque por palavras-chave ou nome. Se no encontrar o que procura, entre em contato com a nossa equipe.

Primeira Pgina
Agenda: sempre que houver um evento ele ser publicado na agenda do portal.

Entremeios Como Usar!

Notcias: sempre que uma novidade surgir no projeto ela ser publicada na rea de notcias do portal ltimos contedos: mostra as ltimas atualizaes ou publicaes feitas na rede social do projeto EntreMeios. Processo formativo: texto explicativo sobre o processo formativo do projeto EntreMeios.

Comunidades em destaque: conhea as comunidades em destaque no portal. A equipe de mediao do projeto sempre fica de olho e publica na primeira pgina do portal as comunidades que mais se destacam no ambiente.

rea de Cadastro e Login: aqui o usurio pode fazer seu cadastro ou o login para acessar todo o contedo do projeto.

rede Social rede Social

Entremeios Como Usar!

A rede social do projeto EntreMeios traz vrias opes de compartilhamento de ideias, arquivos, vdeos, fotos, textos, etc. Vamos mostrar as principais funcionalidades de cada ferramenta da rede social, mas antes disso, veja a primeira pgina de acesso e o menu de navegao.

Entremeios Como Usar!

Acesse a pgina para a configurao do seu perfil: altere seu nome, senha, idioma, acesse as estatsticas do seu perfil e configure as notificaes (mensagens) enviadas do portal para voc.

Entremeios Como Usar!

Aqui voc encontra a lista de todas as pessoas que so seus amigos na rede: voc pode separar os amigos por categorias e tambm, convidar pessoas para participar da rede social. Recursos: - Caracterizao de Amizades: cria listas de caracterizao de amigos; - Nova Categoria de Amigos: cria novas categorias de amigos; - Amigos: lista de amigos; - Amigos de Amigos: lista de amigos de amigos; - Convidar Amigos: possibilita o envio de mensagem por e-mail para convidar uma pessoas para participar do ambiente online.

No EntreMeios voc pode compartilhar arquivos com as outras pessoas que esto na rede: voc pode criar pastas para separar os arquivos e pode compartilhar PDF, DOC, ZIP, RAR, MP3, etc.

Cada usurio pode criar o seu prprio blog dentro da rede social: escreva suas postagens e comente os blogs dos amigos. Recursos:

Entremeios Como Usar!

- Meu Blog: permite que o usurio visualize seu prprio blog. - Amigos: permite que o usurio visualize os blogs dos amigos. - Comentrios: permite que o usurio veja os comentrios dos blogs. - Escrever Postagem: espao para publicao e edio de um novo post para o blog.

Acesse a lista das comunidades do EntreMeios e crie a sua prpria comunidade: nas comunidades voc pode abrir pginas com nveis de hierarquia (criando subpginas), pode abrir fruns para discutir assuntos diversos com seus amigos e pode tambm disponibilizar arquivos. Cada comunidade pode ter tambm um blog, possibilitando que os contedos e discusses sejam gerados em diversos formatos. Veja o mapa da Comunidade FunLearning como uma sugesto de organizar o contedo de uma comunidade. Voc pode participar de quantas comunidades quiser e pode tambm convidar seus amigos para participar da sua comunidade. Resumindo, uma comunidade no EntreMeios possui praticamente todos os recursos e ferramentas da rede social, aproveite! Recursos:

Entremeios Como Usar!

Exemplo de organizao da Comunidade Fun Learning

10

Customize e edite a aparncia da pgina de seu perfil. Recursos: - Cores: aqui o usurio pode alterar as cores da pgina do seu perfil, como a cor do fundo, do topo da pgina, da barra do topo, da caixa do perfil, dos ttulos, das fontes, dos widgets e dos links. possvel tambm restaurar a cor padro, clicando em apenas um boto. - Fundo: possibilita a alterao ou insero de uma imagem de fundo na pgina do perfil. O usurio pode escolher uma imagem disponvel na lista de sugestes ou ento, fazer upload de uma nova imagem. possvel ajustar a posio da imagem e se ela ficar fixa ou mvel quando a pgina for rolada para baixo. Aqui tambm pode ser restaurado o fundo padro, clicando em apenas um boto.

Entremeios Como Usar!

Permite que voc adicione qualquer contedo ou pgina da rede social em sua lista de favoritos. Em todas as pginas da Rede Social existe o boto adicionar. Este recurso possibilita que o usurio adicione o contedo em sua pgina de favoritos. Recursos: - Adicionar: adiciona um contedo lista de favoritos. - Caixa de Entrada: lista de favoritos. - Favoritos dos Amigos: lista de favoritos de amigos.
- Todos: todos os favoritos listados. - Favoritos Compartilhados: favoritos de outros usurios compartilhados com todos os usurios.

11

Possibilita que voc crie um lbum de fotos pessoais. Recursos: - Criar novo lbum: cria novo lbum de fotos. - Meu lbum: visualiza o seu lbum. - lbum dos Amigos: visualiza lbum de seus amigos. - Imagens mais Recentes: v ltimas imagens publicadas pelos usurios. - Mais Visualizadas: mostra as imagens mais vistas pelos usurios. - Todos os lbuns: v todos os lbuns criados pelos usurios.

Entremeios Como Usar!

Sistema de miniblog, parecido com Twitter. Voc publica mensagens curtas e todos os usurios online podem ver e responder. Recursos: - Postagens no Miniblog: mostra todas as mensagens publicadas na ferramenta por aquele determinado usurio. - Todas as Postagens: mostra todas as mensagens publicadas na ferramenta por todos os usurios.

12

Seo que permite a criao e visualizao de pginas temticas no ambiente. Recursos: - Nova pgina: permite a criao de uma nova pgina. - Todas as pginas: mostra todas as pginas criadas.

Entremeios Como Usar!

Apresenta a lista de todos os usurios cadastrados na rede social. A visualizao pode ser por mais recente, popular e ativo. permitida a busca por usurio atravs de tags e nomes.

Agrupa todos os vdeos publicados na rede social. Recursos: - Meus Vdeos: mostra os vdeos do usurio. - Vdeos de Amigos: apresenta os vdeos dos amigos do usurio. - Todos os Vdeos: visualiza todos os vdeos da rede social. - Enviar Vdeo: ferramenta para upload de vdeo para o ambiente.

13

COMO EDITAR TEXTO, INSERIR LINK, COMO EDITAR TEXTO, INSERIR LINK, IMAGENS E VDEO. IMAGENS E VDEO.
Por todo o ambiente da rede social EntreMeios possvel publicar textos, imagens e links. Voc pode, por exemplo, inserir um texto em seu blog que contenha imagens e vdeos, veja o exemplo a seguir:

Entremeios Como Usar!

14

Este o editor de texto do EntreMeios. Voc deve inserir todo o contedo na tela em branco, mas para isso, pode usar ferramentas que se encontram no topo da caixa de texto. Veja os mais comuns:

Entremeios Como Usar!

Ver o cdigo fonte (html) do contedo que est editando. Colar texto que no tenha sido formatado em outro programa ou que precisa entrar sem formatao. Ao clicar neste smbolo, uma janela vai abrir, basta colar o texto e clicar em OK.

Editor de texto. Escolha a fonte, o tamanho o alinhamento, etc.

15

LINK
O boto da esquerda usado para inserir link, o da direita, para remover. Para inserir um link no texto, selecione o texto desejado e clique no boto Uma janela abrir:

Entremeios Como Usar!

Imagem Imagem
Este cone usado para inserir uma imagem dentro do campo de texto. Ao clicar no cone uma janela ir aparecer: Em URL cole o link desejado. Na Aba DESTINO, selecione a opo BLANK para que o link abra em outra pgina. Para confirmar, clique em OK.

Clique em CARREGAR no topo da janela, selecione o arquivo da imagem no seu computador, clicando em SELECIONAR ARQUIVO e clique em enviar para o servidor. Espere a mensagem e clique em OK.

16

Vdeo Vdeo
Para inserir um vdeo do YouTube, por exemplo, v at a pgina do vdeo no YouTube e clique no boto abaixo do vdeo Copie o cdigo que vai aparecer na tela:

Entremeios Como Usar!

V at o editor de texto do EntreMeios e clique no boto Cole o cdigo do YouTube e clique novamente do boto Fonte para visualizar o vdeo dentro da caixa de texto. Aps terminar a edio do seu texto, clique no boto Salvar. Bom trabalho!

17

Para acessar o ambiente de cursos online do EntreMeios, clique no menu que fica no topo da pgina em CURSOS.

Cursos Online 1. Cursos Online

Entremeios Como Usar!

Do lado esquerdo da tela voc encontra o menu principal, com links para os formulrios de avaliaes e o calendrio de cursos.

18

Entremeios Como Usar!

Na parte central da tela voc pode acessar os cursos e as turmas disponveis. No final da pgina h um espao para divulgao de novidades sobre os cursos online que esto ou estaro acontecendo no ambiente e voc pode optar por receber estas informaes por email. Ao clicar em um curso, voc registra informaes como usurio. So informaes pessoais, como nome e e-mail e at a configurao do perfil do usurio dentro do ambiente, como listas de interesses e fotografia.

19

Dicas Dicas
Na rede social EntreMeios voc possui inmeras formas e ferramentas de publicao. Confira agora a diferena entre algumas delas: - Comunidade: o conceito principal em uma comunidade reunir pessoas com os mesmos interesses, semelhanas ou pontos de vista em comum. No caso do EntreMeios a proposta reunir pessoas que possam contribuir para a compreenso e discusso de um assunto determinado e de interesse em comum. Na rede social EntreMeios existem comunidades para discutir a integrao das TIC s prticas pedaggicas ou assuntos relacionados ao ambiente virtual e o projeto em si. Procure criar comunidades que, de certa maneira, incentivem a colaborao dos demais usurios e a discusso de assuntos relacionados s TIC e s prticas pedaggicas na rede municipal de So Bernardo do Campo. Use ferramentas como o frum para buscar a participao dos membros das comunidades, convide amigos e procure deixar os contedos minimamente organizados para que a navegao seja tranquila e intuitiva. Todas as comunidades do EntreMeios possuem como ferramentas os blogs, fruns, pginas, arquivos e favoritos. Veja agora a diferena entre cada uma dessas ferramentas.

Entremeios Como Usar!

20

- Blog: com a definio de dirio eletrnico os blogs funcionam um pouco diferente no EntreMeios. Geralmente so utilizados para publicao de notcias referentes aos temas abordados, insero de vdeos e imagens, com um clima mais descontrado, como curiosidades, por exemplo. - Frum: conhecido espao para discusso de temas especficos, pode ser usado tambm para enquetes e as famosas dvidas tcnicas, onde uma pessoa pergunta sobre um tema e todos do suas verses dos fatos. No EntreMeios mais usado para apresentar questes importantes sobre a integrao das TIC. - Pginas: as pginas ajudam na organizao dos contedos, possibilitando os usurios a organizarem os temas em pginas e subpgina ancoradas em nveis hierrquicos. Por exemplo, cria-se uma pgina sobre uso dos computadores em sala de aula. Todo o contedo referente a este tema pode ser ancorado em subpginas a esta primeira pgina criada. Quando um novo tema surge, basta criar uma nova pgina e inserir os outros contedos com o mesmo tema em pginas inferiores. possvel tambm criar subpginas de uma subpgina. - Arquivos: no EntreMeios possvel socializar com os amigos e membros das comunidades arquivos em diversos formatos, como planilhas, textos, udio, PDF, etc. possvel organizar os arquivos por pastas, mas a criao da pasta deve ser feita antes do upload do arquivo. possvel tambm inserir um pequeno texto de apresentao do arquivo, a fim de poder explicar para que est sendo disponibilizando determinado contedo.

Entremeios Como Usar!

21

- Favoritos: os favoritos possibilitam a divulgao e compartilhamento de links externos ao EntreMeios. Se voc achar um site, um blog ou qualquer material referente ao tema da sua comunidade voc pode compartilh-lo com os membros da comunidade ou no caso de publicao de um favorito em seu perfil, voc pode dividi-lo com seus amigos da rede social.

Entremeios Como Usar!

Importante: todas essas ferramentas esto tambm disponveis nos perfis de cada usurio, ou seja, caso no tenha uma comunidade criada no EntreMeios voc pode usar essas ferramentas em seu perfil pessoal. As tcnicas de insero de textos, vdeos, imagens e links funcionam igualmente em todo o ambiente e em todas as ferramentas de publicao.

Para mais informaes acesse a Comunidades EntreMeios - como usar.

22

Potrebbero piacerti anche