Sei sulla pagina 1di 18

1 FACULDADE ESTACIO DE S DE SANTA CATARINA

LEANDRO DE SOUZA CUNHA

BEHAVIORISMO E PERSONALIDADE

SO JOS 2011

LEANDRO DE SOUZA CUNHA

BEHAVIORISMO E PERSONALIDADE E ESTODO DE CASO COM O FILME EU MESMO E IRENE

Trabalho apresentado disciplina de Psicologia da Personalidade, da Faculdade Estcio de S.

SO JOS 2011

3 SUMRIO

SUMRIO............................................................................................................................................3 1.0 INTRODUO..............................................................................................................................4 2.0 HISTRIA DO BEHAVIORISMO...............................................................................................5 3.0 BEHAVIORISMO CLASSICO OU METODOLGICO.............................................................6 4.0 BEHAVIORISMO RADICAL.......................................................................................................6 5.0 COMPORTAMENTOS OPERANTES E RESPONDENTES.....................................................7 6.0 REFORAMENTO OPERANTE.................................................................................................8 6.2 Punio......................................................................................................................................... 10 6.3 Controle de estmulos...................................................................................................................11 6.4 Discriminao...............................................................................................................................11 6.5 Generalizao............................................................................................................................... 12 7.0 BEHAVIORISMO E A PERSONALIDADE..............................................................................13 8.0 ESTUDO DE CASO: .................................................................................................................. 14 9.0 CONCLUSO..............................................................................................................................17 10.0 BIBLIOGRAFIA........................................................................................................................18

4 1.0 INTRODUO Etimologicamente, Personalidade deriva do latim - persona - que significava mscara, ou seja, aquilo que queremos parecer aos outros, era com essa mscara que os atores de teatro romano antigo representavam seus papis com a finalidade de que sua voz ou a da personagem fosse reconhecida. Personalidade um termo que apresenta muitas variaes de significado. Em geral representa uma noo de unidade integrativa do ser humano, pressupondo uma idia de totalidade. O enfoque central desse trabalho ser discutir e esclarecer o significado de personalidade na viso de um behaviorista.

5 2.0 HISTRIA DO BEHAVIORISMO O termo ingls behavior significa comportamento. Tambm utilizamos outros nomes para compreend-la, como comportamentalismo, teoria comportamental ou anlise experimental do comportamento. O Behaviorismo foi um movimento de grande impacto no campo da Psicologia moderna, influenciando nos setores do estudo do comportamento humano, nas teorias da aprendizagem e personalidade at s formas de psicoterapias. Surgiu em oposio ao mentalismo, John B. Watson afirmava que se explica a expresso oposio ao mentalismo, realizando experimentos e tirando concluses atravs da observao do comportamento (Luizasimas.uol.com.br/behaviorismo, 04/2011). Watson criou o termo Behaviorismo em um artigo em 1913, chamado: "Psicologia como os behavioristas a vem". Ele no estava propondo uma nova cincia, mas defendendo a idia de que a Psicologia deveria ser redefinida como uma cincia que estuda o comportamento (administradores.com.br/produo-academica, 04/2011). Watson acreditava que o comportamento era o objeto da psicologia, e que dava a esta cincia a consistncia que os psiclogos da poca buscavam. Um objeto observvel, mensurvel, que podia ser reproduzido em diferentes condies e em diferentes sujeitos. Essas caractersticas eram importantes para que a Psicologia alcanasse o status de cincia, rompendo definitivamente com sua tradio filosfica. De acordo com KELLER F. S. 1970, importante esclarecer que o Behaviorismo, apesar de colocar o comportamento como o objeto da Psicologia, considera que quando comea a relacionar os aspectos do comportamento com os do meio, h a possibilidade de existir uma psicologia cientfica. Por isso, o Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento na relao que se mantm com o meio ambiente. Mas como comportamento e meio so termos muito amplos para uma anlise descritiva nesta cincia, os psiclogos desta tendncia chegaram aos conceitos de estmulo e resposta.

6 Portanto, o estmulo e resposta passam a ser as unidades bsicas da descrio e o ponto de partida para uma cincia do comportamento. O homem comea a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infncia, bem como um produto das associaes estabelecidas durante sua vida inteira entre os estmulos do meio e respostas, no caso manifestaes comportamentais (brasilescola.com.br, 04/2011).

3.0 BEHAVIORISMO CLASSICO OU METODOLGICO O behaviorismo clssico tem como principal terico John B. Watson, que prope que a psicologia deveria se ater em dados da cincia que pudessem ser observados, ou seja, a psicologia deveria ater-se ao estudo do comportamento, tendo como mtodos a observao com ou sem instrumento, testes, relato verbal e o mtodo do reflexo condicionado. Porm, apesar de apresentar mais de um mtodo de estudo, a observao a base para qualquer outro. Watson considerava os elementos do comportamento objeto de estudo da psicologia, ou seja, movimentos musculares do corpo e secrees glandulares. Como pensava em uma psicologia objetiva, no admitia a idia de haver subjetividade ou mentalismo. Trabalhava com estmuloresposta (E-R) e com trs temas principais: instinto, que mais tarde foi eliminado por ele mesmo, emoo, que seriam simples respostas fisiolgicas a estmulos especficos e pensamento, que seria um comportamento motor implcito.

4.0 BEHAVIORISMO RADICAL Seu principal terico foi B. F. Skinner, que props que a psicologia deveria se focar em apenas dois objetivos: a previso e o controle do comportamento, onde inclui uma descrio completa do comportamento, do ambiente e das conseqncias imediatas desses comportamentos. Aplicava-se tanto em animais quanto em humanos. Skinner levava em considerao que existem capacidades comportamentais inatas do indivduo, porm voltou sua ateno em como esses comportamentos so modelados pelo ambiente.

7 5.0 COMPORTAMENTOS OPERANTES E RESPONDENTES Comportamentos respondentes so comportamentos no voluntrios, que independem da nossa vontade. Incluem todas as respostas dos seres humanos e de organismos, que so eliciadas por modificaes de estmulos antecedentes do ambiente. No so aprendidos, so universais. Interaes entre sujeito-ambiente, estmulo-resposta. Podemos citar como comportamentos respondentes ou reflexos, o arrepiar da pele por causa do vento gelado, o contrair das pupilas por conta das diferentes iluminaes, o salivar da boca provocado por alimentos cidos, etc. Interaes deste tipo tambm podem ser provocadas por estmulos neutro que primeiramente no eliciam respostas, mas quando os estmulos neutros so pareados com os estmulos no-condicionados ocorre a aprendizagem, aos estmulos aprendidos chamamos de condicionados. Esses estmulos so associados a condies como medo, antecipao e satisfao. Quando estmulos neutros so pareados com estmulos eliciadores, podem eliciar respostas semelhantes a esses e a essa interao chamamos de reflexos. A relao entre estmulo condicionado e resposta conhecida como reflexo condicionado. Como exemplo de reflexo condicionado, podemos citar a seguinte situao: Um indivduo come um limo e a acidez do alimento faz sua boca salivar. O mesmo indivduo come este limo por dez vezes repetidas em intervalos de cinco minutos, e toda vez em que come uma luz vermelha se ascende em sua frente. Logo, toda vez em que a luz vermelha acender, o mesmo ir salivar mesmo sem comer o limo, pois estar condicionado a eliciar a resposta de salivao sempre que receber o estmulo da luz vermelha. Neste caso, a salivao eliciada pela acidez do limo uma resposta incondicionada e a salivao eliciada pela luz vermelha condicionada, pois precisou ser aprendida, a acidez do limo um estmulo incondicionado e a luz vermelha um estmulo condicionado. Os movimentos de um organismo que operam e geram efeitos sobre o mundo que o cerca, direta ou indiretamente, chamamos de comportamento operante. No comportamento operante a aprendizagem est na relao entre uma ao e seu efeito, a ao do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. O condicionamento operante um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar a necessidade ao. Um exemplo disso a

8 famosa caixa de Skinner, onde o rato aprende que ao pressionar uma barra que h na caixa, ir conseguir gua, que saciar sua sede. O comportamento operante modelado a partir de nosso repertrio inato. A resposta gera uma conseqncia e esta conseqncia afeta a sua probabilidade de ocorrer novamente. Se a conseqncia diminuir a probabilidade de sua ocorrncia chamada de punitiva, se aumentar chamada de reforadora. A punitiva alm de diminuir a ocorrncia tambm pode gerar outros efeitos colaterais. O reforo pode ser positivo, quando h a adio de um estmulo no ambiente que resulte no aumento da freqncia da resposta que o gerou, ou negativo quando a resposta emitida remove algum estmulo aversivo, ou seja, que a pessoa tende a evitar, do ambiente.

6.0 REFORAMENTO OPERANTE Chamamos de reforamento a toda conseqncia que seguindo uma resposta, altera a probabilidade futura da ocorrncia dessa resposta. O reforo um tipo de conseqncia do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. Este reforo pode ser positivo quando o comportamento se mantm ou aumenta de frequncia. Quando o comportamento desejado alcanado, um elemento de recompensa adicionado, as pessoas preferem aprender atravs dele, assim o melhor mtodo e o mais agradvel para a aprendizagem. J o reforo negativo aumenta a probabilidade deste comportamento para que ele se remova ou atenua. Nele, um elemento punitivo adicionado ao ambiente e quando o comportamento desejado alcanado, este retirado. No reforamento negativo, dois processos importantes merecem destaque: a esquiva e a fuga.

9 Na esquiva: a pessoa nem entra em contato com o estimulo, faz algo antes para que o mesmo no aparea. Na fuga: o comportamento reforado aquele que termina com um estmulo aversivo j em andamento, a pessoa entra em contato com o estmulo e faz algo para eliminar. No reforo nem tudo que reforador para um individuo reforador para outro, isso vai depender de todo um contexto. Entretanto existem alguns eventos que so reforadores para toda a espcie, como receber alimento ou ser aliviado de um choque eltrico so intrinsicamente satisfatrios estes so chamados de reforos primrios, j os reforos secundrios so aqueles aprendidos. 6.1 Extino A extino um outro processo da anlise experimental. A extino acontece quando uma resposta deixa de ser reforada, assim sendo a resposta diminuira de frequncia e at mesmo pode deixar de ser emitida. A extino pode ocorrer por dois motivos: Quando no h mais reforamento ou quando a menos reforamento que um outro possvel. O tempo que essa resposta deixa de ser emitida vai depender de todo o contexto da histria e do valor do reforamento. Quanto mais tempo o comportamento continua a ser emitido sem ser reforado maior ser a resistncia extino. Quanto menos tempo o comportamento continua sendo emitido sem ser reforado, menor ser a resistncia extino. Resistncia extino: -Nmero de reforamento anteriores: quanto mais um comportamento reforado mais resistente ele ser extino. -Custo da resposta: aquilo que mais trabalhoso dezisto mais fcil. -Esquema de reforamento: se sou reforado s vezes sim e outras no, mais fcil a extino.

10 6.2 Punio A punio envolve consequenciao de uma resposta quando h apresentao de um estmulo aversivo ou remoo de reforador positivo presente. Ela refere-se a um desprazer (estmulo) que se faz presente aps um determinado comportamento no pretendido por aquele que a aplica. A punio muitas vezes confundida com o reforo negativo, pois o elemento punitivo encontra-se inserido neste. Porm, ao contrrio do reforamento negativo, o objetivo da punio levar extino do comportamento, ou seja, com o passar do tempo, a probabilidade de ele ocorrer novamente diminui. O reforamento negativo, passa a idia de uma obrigao: um rato pode puxar uma alavanca (comportamento) para desligar uma corrente eltrica que o esteja infligindo um desconforto. Punio positiva: diminui a probabilidade do comportamento ocorrer pela adio de um estmulo aversivo. Punio negativa: diminui a probabilidade do comportamento ocorrer pela retirada do estmulo reforador. A superao do comportamento punido s definida se a punio for extremamente intensa, isso porque as razes que levam a ao que se pune no so alteradas com a punio. A resposta da punio questionada at mesmo pelo Behaviorismo esta deveria exercer sobre o comportamento do sujeito a reduo da frequncia da resposta, mas na prtica com os indivduos esse comportamento questionado, pois muitas vezes a resposta da punio temporria, ou at mesmo existe uma recuperao da resposta quando no h a presena do agente punidor. O resultado da punio mais rpido e no precisa ver se esta reforadora para o individuo ou no.

11 6.3 Controle de estmulos O ambiente est sempre exercendo controle sobre ns, sobre nosso comportamento. Estudar este controle poder acarretar em um maior entendimento de como estes estmulos agem. Alguns eventos antecedentes podem alterar a probabilidade de um comportamento ser gerado. No momento em que a freqncia ou a forma de resposta agir diferente sob estmulos desiguais, este est sob controle de estmulos. Exemplo: Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2002, p. 53) se o motorista de um nibus para ou acelera no cruzamento de ruas onde h semforos, que conseqentemente ora esta verde e ora vermelho, este comportamento de dirigir est sob controle de estmulos. 6.4 Discriminao quando uma resposta se mantm em determinado estmulo e desaparea ou extingue-se na aparncia de outro. Ou seja, so estmulos que se aparecerem anterior ao comportamento podem manipular, controlar um acontecimento. Voltando ao exemplo do motorista, esperamos que o semforo na cor vermelha seja um estmulo discriminativa para ele, de modo que ele pare quando o veja. Outro exemplo que poderamos estar citando so as festas produzidas pela sociedade, onde existem normas e regras de conduta, como cumprimentar pessoas que chegam, entre outras. Ms estas festas tambm podem se diferenciar uma das outras, de padro mais formal, chique ou mais informal, derivando-se com o propsito de quem a escolhe e planeja. Discriminao Operante: - O reforamento diferencial a causa da discriminao - Fazemos diariamente muitas discriminaes Discriminao Pavloviana: Quando dois estmulos produzem a mesma resposta reflexa e um deles comparado com um reflexo diferente ou um estmulo neutro, responderemos diferente para cada estmulo produzido.

12 6.5 Generalizao A generalizao geralmente depende de elementos comuns a dois ou mais estmulos. O semforo, por exemplo, se possusse as cores vermelha para parar e rosa para prosseguir, o mesmo poderia confundir, generalizar os estmulos, por serem cores semelhantes. Ou seja, respondemos igualmente, ou aproximadamente parecido, para um conjunto de estmulos designados semelhantes. Outro exemplo que poderia ser citado de que o que aprendemos na escola, como ler, escrever, fazer contas, pode ser generalizado no nosso cotidiano em forma de aprendizagem a outras tarefas exercidas diariamente, como saber dar o troco nas vendas, escrever cartas e bilhetes, entre outros. A aprendizagem de normas e regras torna-se generalizado na vida rotineira, nos comportando de maneira diferente para situaes diferentes. Generalizao Operante: onde os estmulos semelhantes a um inicial reforado comeam a controlar sua resposta. - Nele h semelhana com os estmulos novos. - Seu gradiente de generalizao depende: * da histria passada de condicionamento. * da natureza dos estmulos. Sua vantagem de que nunca repetimos os mesmos estmulos designadas as uma situao na qual nossas respostas foram aprendidas. Generalizao Pavloviana: Os estmulos que so parecidos aos condicionados comeam a produzir respostas tambm parecidas.

13 7.0 BEHAVIORISMO E A PERSONALIDADE "Dem-me uma dzia de crianas sadias, bem constitudas e a espcie de mundo que preciso para as educar, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas, ao acaso, prepar-la-ei para se tornar um especialista que eu selecione: um mdico, um comerciante, um advogado e, sim, at um pedinte ou ladro, independentemente dos seus talentos, inclinaes, tendncias, aptides, assim como da profisso e da raa dos seus antepassados."(WATSON - Behaviorism) Watson descartava qualquer influncia da hereditariedade como responsvel pela personalidade do individuo, e atribua exclusivamente experincia e ao condicionamento do comportamento. O behaviorismo radical de Skinner por ter uma certa averso e desconfiana em relao as explicaes mentais subjetivas props formas distintas de entendimento e compreenso da personalidade .Ele rejeita a existncia de um "eu" interior que dirige a ao do outro. No entanto, na viso behaviorisra a personalidade moldada por elementos de ordem ambiental, ou seja, uma coleo de padres de comportamento onde estmulos diferentes produzem diversos tipos de respostas. Essa nova definio entre a relao do Ambiente, histria de vida e Cultura se prope a mudar o paradigma de personalidade mentalista para um paradigma Behaviorista, onde o Inconsciente ignorado dando lugar a definio de Nveis de Seleo, fatores genticos (Filogenticos), ambientais (Ontogenticos) e Culturais como determinantes para a formao da personalidade e no mais como um eu interno inconsciente, mas como um conjunto de comportamentos que podem ser previstos e controlados. Em suma, nessa teoria a personalidade um conjunto, um sistema de hbitos condicionados atravs de reforos positivos e negativos. A maior importncia dada aos fatores ambientais e a hereditariedade deixada para segundo plano. Entretanto, os tericos mais recentes da aprendizagem social, que oferecem explicaes derivadas das verses de behaviorismo de Watson e Skinner,restituram personalidade alguma medida de conscincia.

14 8.0 ESTUDO DE CASO:

O FILME: EU, EU MESMO E IRENE Sinopse O filme apresenta Charlie Baileygates, um policial de Rhode Island que foi trado pela mulher e abandonado para cuidar sozinho dos trs filhos dela com o amante. Deste momento em diante, Charlie reprime violentamente suas emoes e passa a permitir que todos na cidade tirem vantagem dele. Com o passar do tempo, a raiva acumulada d origem ao surgimento de Hank, uma personalidade alternativa totalmente oposta de Charlie. O Filme e o Transtorno Dissociativo de Charlie. Os mdicos da fico examinam Charlie e diagnosticam Esquizofrenia Ilusria Avanada com Fria Narcisista Involuntria. Na verdade Charlie sofria de Transtorno Dissociativo de Identidade, uma condio mental onde um nico indivduo apresenta caractersticas de duas ou mais personalidades ou identidades distintas O mundo e composto por vrias realidades, o behaviorismo defende que o sujeito reflexo do meio, os estmulos que vem desse meio que ira dar as motivaes necessrias no organismo onde criara as respostas e onde criara a realidade do individuo. Como o cachorro de Pavlov onde o sino ira fazer ele babar, no behaviorismo no h a reflexo, h apenas respostas do comportamento ao meio. Indo nessa linha de pensamento Behaviorista, vemos que o personagem Charlie Baileygates foi constantemente modelado por esse meio ganhado constantes estmulos negativos e positivos, aonde criaram nele uma dupla personalidade. Essa dupla personalidade foi criada por estmulos neutros que primeiramente no eliciam respostas, mas quando os estmulos neutros so pareados com os estmulos no-condicionados ocorre a aprendizagem, aos estmulos aprendidos chamamos de condicionados. Esses estmulos so associados a condies como medo, antecipao e satisfao. Quando estmulos neutros so pareados com estmulos eliciadores, podem eliciar respostas semelhantes a esses que vimos no filme e a essa interao chamamos de reflexos condicionados.

15 A relao entre estmulo condicionado e resposta conhecida como reflexo condicionado. Esse reflexo condicionado era disparado sempre em frente de um estimulo aversivo e negativo para Charlie, criando um comportamento operante nele. No comportamento operante a aprendizagem est na relao entre uma ao e seu efeito, a ao do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. O condicionamento operante um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivduo at ele ficar condicionado a associar a necessidade ao. Um exemplo disso a famosa caixa de Skinner, onde o rato aprende que ao pressionar uma barra que h na caixa, ir conseguir gua, que saciar sua sede ou como no filme onde seu desejo de querer se expressar era constantemente reprimido por suas aes, ele guardou a vida inteira as humilhaes que sofreu com a populao da sua cidade, por ter sido trado por sua esposa. Como consequncia desses estmulos, ele desperta uma personalidade dentro dele, de traos rebeldes e violento para responder a esses estmulos que vem do meio. O meio cria fatos que ficam marcados na vida de uma pessoa como o caso Charlie, que acaba carregando consigo pelo resto de sua existncia. Isso vale tanto para as coisas boas que acabam resultando em uma personalidade mais segura e firme, enfim em uma pessoa pr-ativa, realizadora, quanto para coisas ruins que, se no forem devidamente, assimiladas, acabam gerando traumas muito profundos e difceis de serem resolvidos. Muitos deles geram doenas de personalidade. Uma delas como visto pelo personagem o transtorno de dupla personalidade, personalidade mltipla ou transtorno dissociativo de identidade. Porm, o conceito ou denominao mais aceita atualmente do Transtorno de Personalidade Mltipla Transtorno Dissociativo de Identidade, como preconiza o DSM-IV (manual de classificao dos transtornos mentais) desde 1994. , portanto, um tipo de Transtorno Dissociativo - aqueles nos quais h a perda total ou parcial de uma funo mental ou neurolgica, como memria, conscincia da prpria identidade, sensaes corporais, controle dos movimentos corporais, inclusive episdios histrinicos como, por exemplo, a incapacidade temporria de andar, falar ou enxergar, sem que haja uma causa orgnica para tal fato. Tambm relativamente comum a ocorrncia simultnea de outros sintomas, como depresso, episdios de pnico, fobias, transtornos alimentares, abuso de substncias psicoativas, cefaleias, ideia de suicdio, automutilao e disfuno sexual. O transtorno de dupla personalidade como vimos no filme trata-se de uma incapacidade de a pessoa se recordar de informaes e comportamentos pessoais ou tem sintomas de amnsia, o que

16 gera confuso quando faz certos relatos que eles cometeram e que dizem que foi cometido por outra pessoa ou personalidade coexistente. Seria como se diversas personalidades convivessem no mesmo corpo. Normalmente elas no tm plena conscincia de que coexiste com diversas personalidades. O tratamento para isso no behaviorismo moderno, trabalha com a Psicoterapia, onde visa reconectar o indivduo s suas diferentes identidades reconhecendo os estmulos que dispara o comportamentos dessas personalidades. Com o objetivo de lev-lo a restabelecer uma nica identidade funcional, possibilitar a expresso e o reprocessamento das memrias traumticas e dolorosas; apoiar e estimular sua reinsero social. Podendo ser trabalhadas tambm em Terapias familiares, onde objetivam orientar parentes a lidar e apoiar o portador do transtorno e a reconhecer os estmulos que dispara os comportamentos, assim como com conflitos gerados por ele e pelo distrbio em si. Possibilita ao paciente acessar, explorar e expressar de formas diversas seus sentimentos e pensamentos. Assim como vimos no filme onde Charlie s conseguiu se restabelecer quando reconhecer seus sentimentos por Irene.

17 9.0 CONCLUSO

Conclumos que para os behaviorismo radicais eles rejeitam a existncia de um "eu" interior que dirige a ao do outro. Reagem contra o pressuposto de que a personalidade um "eu" que responsvel pela ocorrncia de comportamentos Skinner, em uma linguagem behaviorista radical, pode-se definir o eu como um conjunto de respostas funcionalmente unificado o organismo se parece com um responding (um ser respondente) s condies (estmulos), produto de processos ambientais e internos. Watson mudou a viso antiga da psicologia, pois antes de Watson o objeto da Psicologia tinha sido at ento a alma, ou a conscincia, a mente. Com isso Watson e Skinner formularam que a personalidade para o behaviorista um conjunto, um sistema de hbitos condicionados atravs de reforos positivos e negativos. A maior importncia dada aos fatores ambientais e a hereditariedade relegada para segundo plano. Para o behaviorismo ou neobehaviorismo o ser humano produto do ambiente e essa afirmao valida no sentido bem radical.

18 10.0 BIBLIOGRAFIA

GOODWIN, C. James. Histria da Psicologia Moderna, Editora Cultrix, So Paulo, 2005. Schultz e Schultz, Duane P.; Ellen. Histria da Psicologia Moderna, Editora Cengage Cincia e comportamento humano. So Paulo: Martins Fontes, 1985. Original publicado DSM-V, Portal da Psicologia: Adorocinema link: http://www.adorocinema.com/filmes/eu-eumesmo-irene/ acesso em Administradores.com.br/produo-academica Brasilescola.com.br

Learning, So Paulo, 2005. em 1953. http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/dsm_cid/dsm.php acesso em 01/05/2011. 28/04/2011.

Potrebbero piacerti anche