Sei sulla pagina 1di 24

PREVENO DE ACIDENTES: APLICAES DE TCNICAS DE BIOSSEGURANA EM ACUPUNTURA

Graciela Mendona da Silva de Medeiros


Enfermeira especialista em Acupuntura, professora do CIEPH e UNISUL

Resumo

O presente estudo visa uma abordagem de tcnicas de biossegurana para controle e preveno de acidentes na prtica da Acupuntura. Por ser uma tcnica ainda de pesquisa e estudo no Brasil, a acupuntura vem ganhando espao nas mos de muitos profissionais, garantindo eficcia quando bem selecionados e aplicados seus pontos. Assim, muitos com conhecimento

aprofundado em anatomia e normas de biossegurana, garantem um trabalho de menos riscos ao homem, porm no o necessrio para a boa prtica.

Introduo

A Acupuntura uma terapia importante da Medicina Tradicional Chinesa. Baseada na aplicao de agulhas em pontos especficos dos meridianos de energia, distribudos por todo o corpo humano, uma tcnica curiosa aos olhos dos ocidentais. Com um fundamento terico-prtico e filosfico muito complexo, a Acupuntura passou a ser alvo de estudos para a prtica da Medicina Ocidental. Como nada tem a ver com esta ltima, muitos interessados pelos efeitos milagrosos da Medicinal Oriental, em especial da Acupuntura, passaram a estuda-la e se especializarem no seu contexto. Porm, muitos profissionais hoje, fazem o uso da Acupuntura no Brasil, e muitos portanto, fazem sem cuidados considerados importantes para a preveno de acidentes, seja ele orgnico, ou seja ele de higiene, levando o ser humano a exposio de doenas infecto-contagiosas.

Considerando que muitos tcnicos da arte, no tem conhecimento aprofundado da anatomia, fisiologia e at cuidados bsicos de higiene, podem progredir em nocivos acidentes de contaminao ao corpo humano. Alm da Acupuntura em si, existem outras tcnicas que so associadas teraputica, que tambm exigem cuidados bsicos para prevenir eventuais traumas ao organismo. Portanto, observando que existem profissionais preocupados e outros pouco cuidadosos com o uso mais seguro e eficaz da Acupuntura, surgiu a proposta de realizar um estudo que pudesse fortalecer o uso da tcnica no Brasil, de forma que pudesse garantir a eficcia da teraputica partindo de princpios bsicos de biossegurana, para fortalecer o trabalho e promover segurana aos que fazem uso desta prtica. abordado muito, que a tcnica na China utilizada at nas ruas, mas deve se considerar que a prtica tambm tem seus cuidados de aplicao por l. Aqui no Brasil, a Acupuntura veio como uma avalanche de informaes, e todas surpreendentes, deixando os curiosos da rea embasbacados com seus efeitos. Assim, o sensacionalismo foi muito grande, de forma que muitos visaram a prtica e no os cuidados da prtica. Sendo uma tcnica ainda muito recente no Brasil, no se sabe de literaturas especficas sobre biossegurana na prtica de Acupuntura. Para tanto, necessrio destacar que as especificidades sobre a tcnica, foram extradas a partir da prtica da Clnica Escola de Terapias Naturais Santa Clara do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (CIEPH). Assim, por fazer parte de mais um desafio de pesquisa, proposto o presente trabalho para apreciao de estudiosos interessados em trabalho seguro e buscando prevenir acidentes biolgicos. Porm, declaro que como a cincia evolui constantemente em pesquisas e conceitos, o contexto sofrer alteraes necessrias sempre que se perceber necessidade. Afinal, somos parte de um mundo que cresce a todo momento, e fazer parte desta histria ser contemplado com a busca constante do crescimento profissional e pessoal.

Biossegurana em Acupuntura

Conceito

A BIOSSEGURANA um conjunto de aes voltadas para a preveno, minimizao ou eliminao de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produo, ensino, desenvolvimento tecnolgico e prestao de servios, riscos que podem comprometer a sade do homem, dos animais, do meio-ambiente ou da qualidade de vida dos trabalhos desenvolvidos. (Comisso de Biossegurana da Fiocruz)

Partindo deste contexto, observa-se que o processo de biossegurana no se limita apenas ao profissional de sade, mas tambm ao ambiente e aos seres vivos de mbito geral. Refletindo sobre o prprio termo BIOSSEGURANA, percebemos que evidente o seu objetivo. BIOS compreende VIDA, SEGURANA a proteo. Dada a relevncia do assunto, a busca em explicitar os mtodos que auxiliam no processo de biossegurana, considera-se fundamental para as prticas que envolvem o SER VIVO. A finalidade de abordar conceitos e discriminar os mtodos favorveis para contemplar a biossegurana, passa por todo um repertrio de decodificao da tcnica, e isto, para Enfermeiros, EDUCAO em Sade. O Artigo publicado na revista Proteo,1999, conceitua que Biossegurana uma ao educativa, e como tal pode ser representada por um sistema de ensino de aprendizagem. Neste sentido podemos entende-la como processo de aquisio de contedos e habilidades, com o objetivo de preservao da sade do homem e do meio-ambiente. A anlise dos conceitos, permite esclarecer que a finalidade da biossegurana de prevenir a propagao de doenas infecciosas, sendo necessrio e importante saber que envolve de fato conhecimento da realidade de seu

trabalho, busca de conceitos e princpios de sua formao, viso crtica da realidade, permitindo a flexibilidade terico-prtica coerente com as mudanas. O profissional deve ser consciente, capaz de conciliar a preparao acadmica com a prtica aplicada. Baseado na proteo a vida, a pesquisa presente se restringe a BIOSSEGURANA EM ACUPUNTURA. Com a utilizao de agulhas especiais e tcnicas associadas ao processo teraputico, a acupuntura tambm exige normas de BIOSSEGURANA que salientam a eficcia da prtica sem limitar-se qualquer fato que infrinja a segurana de sua prtica.

Riscos no contexto da prtica da acupuntura.

Conceito Risco uma ou mais condies de uma varivel com o potencial necessrio para causar danos. Estes danos podem ser entendidos como leses a pessoas, danos em equipamentos e instalaes, danos ao meio-ambiente, perda de material em processo, ou reduo da capacidade de produo. (Ministrio da Sade, 1995).

Classificao Os riscos na prtica da Acupuntura, podem ser classificados em: Riscos fsicos, qumicos, mecnicos, ergonmicos e biolgicos.

Formas de disseminao de patgenos Direta, indireta e a distncia.

importante o conhecimento das forma de disseminao de patgenos e conceito de patogenicidade pois assim podemos garantir o compromisso no controle de infeco.

Aplicabilidade de rotinas de biosegurana para controle de infeces e preveno de acidentes em acupuntura.

Um dos objetivos da aplicao de tcnicas de biosegurana o controle de infeces.

O objetivo do controle de infeco impedir a penetrao de microorganismos em locais onde eles no existam previamente, bem como evitar a carga de novos agentes rea j contaminada garantido segurana a todos os pacientes e equipe. (Ministrio da Sade).

Rotinas para o controle de infeco / Biossegurana em Acupuntura

1) 2) 3) 4) 5) 6)

Lavagem das mos; Cuidados com a manipulao de materiais biolgicos( uso de EPIs); Precaues essenciais na prtica da acupuntura e tcnicas associadas; Cuidados com equipamentos e superfcies; Descarte e destino de materiais perfuro-cortantes / infectantes; Preveno e manejo da exposio biolgica e ocupacional;

1)

LAVAGEM

DAS

MOS:

objetiva

reduzir

transmisso

de

microorganismos pelas mos, prevenindo infeces em pacientes, profissionais de sade e acompanhantes. Padres para lavagens das mos. (Portaria no 2616 Gabinete do Ministrio da Sade, 12/05/98): Lavagem das mos a frico manual vigorosa de toda a superfcie das mos e punhos, utilizando-se sabo/detergente, seguida de enxge abundante em gua corrente. A lavagem das mos , isoladamente, a ao mais importante para a preveno de controle das infeces em servios de sade.

O uso das luvas no dispensa a lavagem das mos antes e aps contatos que envolvam mucosas, sangue ou outros fludos corpreos, secrees ou excrees. A lavagem das mos deve ser realizada tantas vezes quanto necessrias, durante a assistncia a um nico paciente, sempre que envolver diversos stios corporais, entre cada uma das atividades. A lavagem e antissepsia cirrgica das mos realizada sempre antes dos procedimentos cirrgicos. (em caso de acompanhamento de uma cirurgia.). A deciso para lavagem das mos com uso de antissptico deve considerar o tipo de contato, grau de contaminao, condies do paciente e o procedimento a ser realizado. A lavagem das mos com antissptico recomendada em realizao de procedimentos invasivos, contato direto com feridas, lceras etc.

Lavagem bsica das mos:

a) Abra a torneira, molhe as mos sem encostar na pia para no contaminar a sua roupa; b) Coloque em torno de 3 a 5 ml de sabo nas mos; c) Ensaboe as mos por um perodo de mais ou menos 10 a 25 segundos, friccionando-as em todas as duas faces, nos espaos interdigitais, nas articulaes, nas unhas e nas extremidades dos dedos; d) Enxge as mos em gua corrente, retirando totalmente a espuma e os resduos de sabo, sem respingar gua na roupa e no piso; e) Enxugue-as com papel toalha descartvel (duas folhas) e, com o mesmo papel toalha, feche a torneira desprezando-o no lixo.

2)

CUIDADOS COM A MANIPULAO DE MATERIAIS BIOLGICOS

(EPIs): visam evitar a exposio da equipe de trabalho a materiais orgnicos potencialmente contaminados. Para isso descrevemos abaixo os equipamentos de proteo individual (EPIs), suas indicaes e os cuidados necessrios que se deve ter para o uso adequado deste material.

Equipamentos de proteo individual (EPIs) da prtica de Acupuntura

LUVAS: protegem, pelo mecanismo de barreira, profissionais que se expuserem a microorganismos atravs de acidentes prfuro-cortantes em at 50%. Protegem, ainda, a equipe da exposio contnua a patgenos encontrados nos fluidos orgnicos.

MSCARA: Seu uso visa evitar ou diminuir o risco a que esto expostos profissionais de sade, pacientes e acompanhantes, em contrair doenas por vias areas.

PROTETOR OCULAR: tem por finalidade proteger a mucosa ocular de acidentes com agente biolgicos contaminantes, agentes mecnicos e agentes qumicos.

AVENTAL: sua utilizao objetiva diminuir os riscos de contaminao da vestimenta bem como pessoas que mantenham contato. TOUCA: visa evitar a deposio de aerossis contaminados no cabelo da equipe de enfermagem, bem como de transmiti-los aos prximos clientes.

OBS: Todos os equipamentos de proteo individual mencionados, podem ou no ser usados em atividades prticas de acupuntura. O uso dos equipamentos depender da sua prtica de trabalho, ambiente, especificidade e objetivo.

3)

PRECAUES ESSENCIAIS NA PRTICA DA ACUPUNTURA E

TCNICAS ASSOCIADAS:

Considerando que existem poucas literaturas que abordam padres de biossegurana na prtica da acupuntura julgamos necessrio a abordagem de alguns tpicos importantes que fazem a diferena na assistncia mais segura para a preveno de acidentes nesta prtica.

Precaues Essenciais na Prtica da Acupuntura.

Quanto ao diagnstico retardado ou erro de diagnstico: Considera-se significativo as habilidade de diagnstico dos profissionais acupunturistas pois dvidas ou atraso no diagnstico podem interferir na credibilidade do profissional com sua tcnica como tambm podem ser fatais a inabilidade da avaliao de quadros clnicos emergnciais. Quanto a deteriorao da doena sob tratamento: deve-se tomar cuidado com relao as orientaes ao cliente. Jamais deve-se orienta-lo a desprezar a medicao (uso controlado), para realizar apenas acupuntura como mtodo teraputico. Quanto a dor: j esperam sentir dor durante a aplicao, porm deve ser orientado ao cliente quanto a caracterstica do sintoma (dor) que dever sentir, para saber que chegamos ao De Qi. Quanto a qualidade das agulhas e esterilizao: As agulhas de acupuntura devem ser feitas de material da alta qualidade de preferencia de ao inoxidvel, usualmente de calibre 28-32 mm. Na impossibilidade do uso de agulhas descartveis, elas devem ser submetidas as tcnicas padronizadas de esterilizao. Se as agulhas forem reservadas no tubo de ensaio com algodo e uma pastilha de formol, prestar bem a ateno se o bisel est sendo reservado em contato com o algodo, pois um fato que o contato com a borracha permite que a agulha fique com a ponta romba e, o outro fato que a esterilizao acontea por um perodo mais longo.

Na conduta das tcnicas de assepsia: A pele deve ser limpa e esfregada vigorosamente com uma preparao anti-sptica aprovadas antes de inserir as agulhas esterilizadas. Alguns livros recomendam que os dedos dever ser usados para dirigir a agulha, especialmente as longas que so usadas em grandes massas musculares. Essa prtica deve ser evitada, a no ser com o uso de luvas ou de chumao de algodo estril ou de um mandril. Ao manusear o algodo na regio do corpo que desejamos a assepsia, importante gir-lo, de forma de a face utilizada na primeira assepsia no entre em contato novamente com a pele. Episdio agulhas presas: Esta uma condio anormal em que depois da insero e reteno no local torna-se difcil ou impossvel de manipular, tanto para girar, retirar ou empurrar. Se a agulha estiver presa, maneje-a de acordo com a sua causa. Se a agulha presa for devido a espasmo muscular no local, faa o paciente relaxar, deixe a agulha no local por um momento retire-a girando ou massageando a pele perto do ponto ou inserindo outra agulha para relaxar o estado do espasmo muscular. Se a agulha presa for causada por rotao excessiva em uma direo, a condio ser superada quando for rodada na direo oposta para afrouxar as fibras presas no msculo e depois retirada suavemente. Agulha quebradas ou tortuosas: Isto pode resultar de uma manipulao muito forte aps a insero, de forte espasmo muscular, ou de movimento repentino do paciente quando a agulha estiver no lugar, especialmente devido m qualidade da agulha ou de eroso da raiz da agulha. Quando acontecer quebra da agulha o Acupunturista deve manter-se calmo e pedir ao paciente para no se mover a fim de que a agulha quebrada penetre mais fundo no corpo. Se a parte quebrada irromper da pele, deve ser removida com uma pina. Se a parte quebrada estiver no mesmo nvel da pele, ou um pouco abaixo dela, pressione em volta do local com o dedo polegar ou indicador de uma mo, at que a ponta quebrada fique exposta, remova com uma pina segura com a outra mo. Se a parte quebrada estiver completamente aprofundada na pele, deve-se recorrer a cirurgia. Em caso de agulhas tortuosas despreze-as. Esquecimento de remoo de agulhas: O acupunturista pode esquecer de remover alguma agulha, e isso um assunto menos grave,

porque o prprio paciente descobre o erro e remove a agulha. Isso pode ser evitado se o acupunturista anota cuidadosamente todos os pontos usados e checa o nmero de agulhas utilizadas na sesso. Sinais como Sncope, nusea e vmito: certos acupontos, especialmente aqueles em reas circunjacentes a troncos nervosos (Higu, Renzhong, e os pontos digitais), certos pontos da face e da orelhas, tem efeitos poderosos sobre o sistema nervoso autnomo. Os livros textos padres de acupuntura alertam contra a superestimulao deste pontos e discutem as medidas a serem tomadas quando ocorrem problemas. Em mos competentes, estes efeitos ocorrem em 10% dos casos e geralmente s na primeira sesso, e, so facilmente evitados se o paciente atendido deitado. Porm deve-se dar ateno especial a episdio de Sncope e Torpor. Acupunturar pontos do trax ou msculos do ombro: evitar as perfuraes das cavidades e rgos vitais. As agulhas devem ser to curtas quanto possvel e inseridas em um ngulo de 45 graus nos locais onde a pele seja fina. O paciente deve ser alertado para no tossir durante a insero ou avisar se a tosse for iminente. Se estes princpios forem seguidos, no haver a possibilidade da ocorrncia de pneumotrax, peritonite, tamponamento cardaco como complicaes da acupuntura. Indubitavelmente, estas

complicaes devem ocorrer com bem menos frequncia do que por exemplo: morte sbita durante exames de rotina de puno de LCR em clnicas ou servios de neurologia. Nenhum acupunturista no seu juzo perfeito, utilizaria uma agulha longa o bastante para alcanar o corao quando inserida sobre a rea cardaca. Similarmente, a perfurao dos rins ou das adrenais durante uma sesso de acupuntura, aconteceria com a mesma frequencia em que um mdico poderia administrar uma dose convulsiva de estricnina (confundindo-a com um sedativo) a uma criana com convulses. Tcnicas de auricoloterapia: se as tcnicas asspticas bsicas so usadas, e se a agulha for inserida subcutaneamente evitando a cartilagem, dificilmente causara uma condrite. Embora alguns textos recomendem a penetrao na cartilagem, e alguns praticantes coloquem agulhas especiais semi-permanentes, estas tcnicas dever ser evitadas, usando

preferencialmente sementes de esferas (de ouro ou de prata).

Casos de aborto: Os mdicos ocidentais no so sabedores do fato que uma forte estimulao com agulhas em certos pontos (Hegu, Sanyinjiao, Zusanli, pontos abdominais, lombares e vrios outros) podem causar fortes contraes uterinas e expulso do feto. A acupuntura pode ser utilizada para induzir o parto ou para causar o aborto em at 19 semanas de gravidez. Os livros textos alertam contra o uso deste pontos em mulheres grvidas ou aconselham cuidados especiais e gentileza se for necessrio serem usados para outros propsitos teraputicos. Tratamento de espasmos musculares: No tratamento de

espasmos musculares uma forte estimulao da agulha ou eletroestimulao na rea do espasmo, pode precipitar um espasmo mais forte. Se isso ocorrer a estimulao deve ser detida, e o espasmo deve ser aliviado atravs das tcnicas de massagem e da remoo das agulhas. Deve-se tomar cuidado com esse paciente nas sesses subsequentes estimulando a rea problemtica com cuidados e gentileza. Percepo de mau-estar do cliente: A exarcebao dos sintomas podem ocorrer aps a primeira sesso, e os paciente devem ser avisados que isto pode acontecer e que no significa uma piora de sua situao. Em outros casos, a sensao de estar drogado pode aparecer, provavelmente devido a liberao de endorfinas. Nestes casos o paciente deve descansar pelo menos vinte minutos antes de sair a rua ou dirigir. Casos de edema sbito ou neurite: Geralmente quando

acidentalmente um vaso sanguneo atingido, sendo transficcionado ou no a sensao de queimao ou dor relatada pelo paciente, neste caso a remoo rpida necessria. Se posteriormente edemiciar e formar hematoma na regio, oriente o processo para o paciente, pois geralmente no sabe o que acontece e conclui que sua tcnica foi errada. Uma neurite pode ocorrer devido a uma leso direta de algum nervo, mas muito raro se as tcnicas e mtodos de insero e estimulao forem usadas corretamente e se os mesmos pontos no forem estimulados vigorosamente e nem frequentemente. Nas alergias e ou paralisias: A paralisia ps-analgesia pode ocorrer em rarssimas ocasies, quando o paciente for submetido a uma cirurgia sob anestesia com acupuntura. Este fenmeno pode local ou espinhal,

e acontece devido a excessiva estimulao do nervo. Muitos deste casos respondem a massagem na rea e a acupuntura dos pontos prximos. Cuidados com a Moxabusto: O calor provocado por esta teraputica, se no for bem monitorado, pode levar o paciente a leses de queimaduras de 1o e 2o ou at 3o grau. Neste procedimento importante orientar bem o paciente sobre os paos da terapeutica e enfatizar que assim que ele sentir que o calor para o seu corpo no mais suportvel, bom avisar ao terapeuta para condutas posteriores. Cuidados com Craniopuntura: Com relao a proximidade dos cabelos evidente uma anti-sepsia rigorosa local e consequentemente cuidadosa manipulao para evitar desconforto maior do que a tcnica assegura. Alm disso, o profissional deve ser um bom conhecedor muito consciente da tcnica, devendo ser capaz de saber o limite da introduo da agulha e os locais para evitar acidentes de percurso. Cuidados com a ventosaterapia: Por ser um material e tcnica que entra em contato direto com os tecidos moles, deve-se ter conscincia que h liberao de clulas mortas e resduos de pele com o auxlio da manipulao, portanto importante aps o procedimento lavar o material em gua e sabo em gua corrente e passar lcool 70% provendo assim a desinfeco do aparelho. Caso a ventosa seja utilizada para auxiliar no processo de sangria, calce luvas como estabelece a rotina do Ministrio da Sade para lavagem de qualquer material e proceda a atividade com a imerso do material em produtos esterelizantes, assim reserve um local adequado para utilizao posterior. A tcnica de sangria: Utilizando um instrumento prfuro-cortante (sangrador, lanceta, agulha), este procedimento necessita habilidade do profissional para execuo da tcnica e auto-cuidado. Porm deve ser consciente que a utilizao de luvas de procedimento ou esterelizadas, conforme a situao, imprescindvel. Aps a perfurao no se deve ser recapado a lanceta ou agulha, evitando assim acidentes. Proceda com os cuidados necessrios com o local perfurado e aps o trmino da tcnica o material utilizado deve ser despejado em local adequado. Quiroacupuntura: Tcnica que permite a manipulao das agulhas nas mos exige tambm anti-sepsia adequada no local, pois devemos

considerar que a mo est em contato com tudo, o tempo todo, porm critrios com sua higiene diminuem o risco de a mo ser mais um vetor de doenas. Aps a realizao da tcnica o processo de anti-sepsia posterior tambm deve ser realizada, assegurando preveno de riscos e segurana ao paciente. Magnetoterapia: Por ser uma tcnica que no rompe a integridade cutneo mucosa, menos arriscada por contaminaes posteriores mas, por estar em contato direto com a pele, a presso exagerada para a fixao pode provocar leses leves capazes de gerar infeces. Alm disso, o papel terapeutico de alto potencial, permitindo uma troca de energia muito grande, com o corpo de contato, portanto, ou despreze em local adequado ou esterilize e faa uma limpeza energtica do mesmo. Massoterapia: Nesta tambm h liberao de clulas mortas (resduos orgnicos), sendo portanto, necessria a limpeza das mos antes e aps o procedimento. Quanto a infeces bacterianas e virais devem ser observados todas as tcnicas, sua metodologia de trabalho, pois estes cuidados no fogem aos padres ocidentais de biossegurana. Laser: Fundamental a preciso diagnostica pois o mesmo tem efeitos muito mais rpidos do que com a agulha. Cabe ressaltar o cuidado em consultrios com espelhos. Eletroacupuntura: Seria prudente no aplicar a eletroacupuntura em pacientes com marcapasso. Tcnica Okibari (agulhas permanentes): no faa uso de tcnicas pouco conhecidas, tanto em efeitos teraputicos quanto em prtica da tcnica. Cuidado com tcnicas ocidentalizadas.

4)

CUIDADOS

COM

INSTRUMENTAL,

EQUIPAMENTOS

SUPERFCIES:

Classificao de artigos

Os artigos utilizados em servios de sade classificam-se em crticos, semicrticos e no-crticos. De acordo com o Ministrio da Sade (1985, p86), so artigos crticos aqueles que penetram nos tecidos subepteliais, no sistema vascular e em outros rgos isentos de flora microbiana prpria, bem como todos os que estejam diretamente conectados a eles. So artigos semi-crticos aqueles que entram em contato apenas com a mucosa ntegra, capaz de impedir a invaso dos tecidos subepteliais, e, finalmente, so artigos no-crticos aqueles que entram e contato com a pele ntegra e ainda os que no entram em contato com a pele do paciente.

Exemplos de artigos crticos, semi-crticos e no-crticos da sade:

Artigos crticos Artigos semi-crticos Agulhas Seringas Lancetas Espelho clnico odontolgico Endoscpio

Artigos no-crticos Roupas Pinas Lupa

Limpeza, Desinfeco e Esterilizao de Artigos e Superfcies

Limpeza: consiste na remoo de resduos e sujidades presentes em superfcies e instrumentos. O processo d-se atravs de lavagem com gua e sabo ou atravs do uso de detergentes/desincrostantes, para remoo prvia de matria orgnica. Desinfeco: definida como a eliminao de microorganismos na forma vegetativas das superfcies fixas e artigos. O processo d-se atravs de submerso de artigos previamente limpos a solues desinfetantes. Alguns desinfetantes demandam frico. As solues devem ter concentrao ideal e o tempo para desinfeco deve ser rigorosamente obedecido. Exemplos de solues desinfetantes recomendadas para uso em

estabelecimento de sade de acordo com o Ministrio de Sade (1994):

Hipoclorito de sdio a 1% (frico/imerso), lcool etlico a 70% (frico em 3 etapas ou por 30) e glutaraldedo a 2% (imerso). A novidade no mercado brasileiro o lcool paractico com perxido de hidrognio (imerso), o qual promete esterilizao em 1 hora e toxidade nula. Observaes importantes: o hipoclorito de sdio a 1% altamente corrosivo para metais e, portanto, no dever ser eleito para a desinfeco do instrumental cirrgico. O lcool etlico a 70 % promove desinfeco de nvel mdio, enquanto o glutaraldedo a 2% ou o cido paractico, atuando no instrumental por 30 minutos, promovem uma desinfeco de nvel alto. De acordo com Teixeira e Santos (1999), as solues qumicas desinfectantes apresentam as seguintes limitaes: So sensveis as alteraes de suas concentraes ideais; Perdem suas propriedades na presena de material biolgico; A temperatura ambiente uma varivel importante para o tempo de ao; No so disponveis indicadores biolgicos para monitorizao da eficcia; Os autores ressaltam, ainda, os seguintes cuidados que devemos ter na utilizao de desinfetantes qumicos: Imergir o instrumental por completo, sem reteno de bolhas e totalmente seco, para no alterar a concentrao final; Manter recipiente fechado para no haver evaporao da soluo e contaminao do ambiente com vapores txicos; Os artigos devero ter sido previamente limpos e secos para que a soluo tenha condies de agir; Em hiptese alguma deve-se misturar desinfectantes diferentes, sob o risco de serem inativados; obrigatrio o uso de EPIs para a manipulao de desinfectantes, pois alm de irritantes de pele e mucosas, alguns so mutagnicos e carcinognicos; Devemos seguir as recomendaes do fabricante para diluio, ativao, prazo de validade, estocagem... e utilizar apenas produtos inscritos e aprovados pelo Ministrio da Sade.

Esterilizao: a eliminao completa de todas as formas de vida microbiana presente em artigos. A esterilizao pode ocorrer atravs de meios fsico, qumico liquido e qumico gasoso (como as mais utilizadas). Fsico: autoclave (calor mido sob presso), estufa (calor seco) e radiao gama. Qumico liquido: glutaraldedos, cido peractico e fomaldedo (em desuso). Qumico gasoso: gs de xido de etileno.

Empacotamento: Logo aps o processo de limpeza, os artigos que sero submetidos esterilizao por calor mido ou seco, devero ser devidamente embalados em caixas metlicas, papel crepado, papel grau cirrgico ou campos de tecido em algodo. Os papis tipo kraft, amplamente utilizado at pouco tempo, hoje desaconselhado devido a sua alta porosidade e a comprovao recente de que liberam substancias txicas durante o processo de esterilizao, as quais tambm se aderem ao material estril. J as vantagens do papel crepado so: aumento do tempo da validade da esterilizao (30 dias), repelncia a gua e resistncia a umidade, porosidade controlada, resistncia a ruptura, atxico, biodegradvel, e descartvel (e portanto no demanda processo de confeco, lavagem, calandragem,

inspeo). Do mesmo modo que o papel kraft, no indicado para uso em estufa devido ao risco de combusto. Identificao: Aps embalados os instrumentais, os pacotes ou caixas devero receber rtulos de identificao com data de esterilizao, data de validade, o contedo do pacote / caixa, o no do lote (quando houver central de esterilizao), a identificao da autoclave ou estufa e a assinatura do responsvel, na fita termossensvel. Armazenamento e prazo de validade: Os pacotes devem ser ntegros e secos, resfriados naturalmente na autoclave. Os pacotes da estufa podero ser retirados quentes, porm indicado que profissional se proteja com luvas de amianto. Estocar em armrios fechados, exclusivos e de acesso restrito, longe de umidade, como por exemplo nunca debaixo de pias.

O prazo de validade varia de acordo com o tipo de invlucro, o tipo de armazenamento e o tipo de esterilizao mas, basicamente, para as esterilizaes realizadas em estufa recomenda-se prazo de validade de 7 dias e para as realizadas em autoclave, em mdia, de 14 a 30 dias, em invlucros de tecido ou papel crepado, respectivamente. Indicadores biolgicos: Indicadores biolgicos so preparaes padronizadas de esporos bacterianos usualmente colocados em ampolas. Demonstram se a esterilizao foi alcanada, quando colocados dentro de pacotes-teste. Para autoclave utilizado o Bacillus stearothermophilus e para estufa, o Bacillus subtilis niger. Indicadores fsicos: Os indicadores fsicos so aqueles que fazem parte do equipamento como termmetros e manmetros e devem estar sempre regulados. Indicadores qumicos: Indicadores qumicos so indicadores que monitoram a esterilizao atravs da alterao da cor ou de estado fsico, quando submetido ao calor ou xido de etileno. O indicador qumico mais utilizado a fita-teste (termossensvel). Embora no garantam a esterilizao, servem como indicadores de falhas no equipamento e ajudam a identificar, com segurana, quais os materiais que passaram pelo processo de esterilizao.

Proteo de equipamentos e superfcies

Cho e bancadas: A deposio de sangue e demais matrias orgnicas no cho devem ser previamente descontaminadas com soluo de hipoclorito de sdio a 1%, por 10 minutos aps ser realizada a limpeza com gua e sabo. A limpeza do cho da rea crtica (sala do equipo odontolgico, UTI, CC, Laboratrio) deve ser realizada 3 vezes por dia com gua e sabo ou detergente e desinfetante, e sempre que necessrio. A limpeza do cho da rea semi-crtica (enfermarias, ambulatrio, banheiro...) deve ser realizada duas vezes ao dia e sempre que necessrio,

com gua e sabo. O desinfetante utilizado quando houver deposio de matria orgnica visvel. As bancadas metlicas devem ser desinfetadas com lcool 70% (frico 3 vezes ou por 30) e as no-metlicas com soluo de hipoclorito de sdio a 1%, sempre que contaminadas com matria orgnica.

Portanto: Ateno com mesa/suporte e maca

5)

DESCARTE E DESTINO FINAL DE RESDUOS PRFURO-

CORTANTES E INFECTANTES: O gerenciamento do lixo produzido pela prtica em sade constitui-se na etapa final do processo de biossegurana e da cadeia do controle de infeco. O lixo mais significativo gerados pelos procedimentos em estabelecimento de sade so os infectantes e os qumicos. Enfatizaremos, aqui, o lixo infectante. Segundo Nogueira (1999, p. 207), no h evidncias epidemiolgicas que indiquem que o lixo hospitalar/odontolgico imponha um risco maior para a sade pblica, que o lixo comum. Entretanto, o autor ressalta o risco que profissionais de sade e

processadores/manuseadores de lixo esto expostos atravs de artigos prfuro-cortantes. Para se evitar tais riscos, o autor sugere as seguintes medidas para o gerenciamento do lixo produzido pelos servios de sade:

Separao na fonte: O lixo infectante dever ser acondicionado em saco plstico branco leitoso (NBR 9190 ABNT). O lixo prfuro-cortante dever ser acondicionado em recipiente resistente perfurao, impermevel a lquidos e vedado. Segregao: a identificao de cada tipo. Para o lixo infectante, o padro de segregao o saco branco leitoso. Conteno: a manuteno da integridade do recipiente, que deve ser preenchido at 2/3 da sua capacidade para evitar riscos de acidentes. Dever ser lacrado e identificado, contendo tudo em seu interior, evitando vazamentos, extravasamentos...

Manuseio: deve ser livre de riscos do contato de seu interior com os manuseadores. O lixo, uma vez fechado, no deve ser aberto e no deve ser transferido de um recipiente para outro. Acumulao: a manuteno temporria, no mximo por 8 horas, de pequenas quantidades de lixo, prximo ao local de gerao e descarte. Armazenamento: a manuteno, por um tempo maior, de maiores quantidades de lixo, prximo ao local de tratamento, de embarque para transporte, ou de disposio final. H determinaes especficas para este tipo de rea. Transporte e disposio final: ser recolhido pela empresa municipal de coleta de lixo, rgo responsvel pela limpeza urbana. Os resduos infectantes dos servios de sade so geralmente despejados em valas spticas ou incineradores. Lixos qumicos e radioativos tem especificaes prprias a serem obedecidas para seu gerenciamento.

6)

PREVENO

MANEJO

DA

EXPOSIO

BIOLGICA

OCUPACIONAL: A preveno da exposio biolgica ocupacional pode ser sintetizada pelas seguintes medidas de biossegurana , tratadas anteriormente, tais como:

O uso indiscriminado de precaues-padres (luvas, mscara, avental, culos e touca), para todos os pacientes, conforme necessidade. A correta lavagem das mos antes e aps procedimentos, bem como antes de colocar e aps retirar as luvas, com sabo lquido e toalha descartvel. A troca de luvas sempre que o procedimento em um mesmo paciente exceder a 1 hora, ou antes, por motivo de furos ou rasgos. A limpeza, desinfeco e esterilizao de superfcies e materiais. O no recapeamento de agulhas ou lancetas. Optar por materiais descartveis sempre que possvel. O acondicionamento e descarte adequados dos lixos prfuro-cortantes e infectantes.

Outra alternativa preventiva importante o programa de imunizao (medidas que objetivam aumentar a resistncia dos profissionais da sade, contra microorganismos patolgicos), as vacinas permitem um processo de

imunizao ativa, protegendo os profissionais e indiretamente, famlia e pacientes do risco de contaminao destes. So importantes: Hepatite B, Influenza, Sarampo, Caxumba, Rubola, Difteria, Varicela, Ttano, anti-pneumoccica.

O Ministrio da Sade esta adotando tcnicas anti-retrovirais imediatamente aps a exposio.

Alm do HIV, o HBV e o HCV, vrus das hepatites B e C, respectivamente, esto altamente relacionados infeco de profissionais da sade, psexposio ocupacional.

Observe a tabela: o risco associado, o tipo do vrus e o tipo de contato. VIRUS RISCO DE TRANSMISSO Acidente prfurocortante HBV HCV HIV 5 43 % 3 10 % 0,2 0,5 % Contato c/ pele lesada/mucosa No quantificado No quantificado Risco estimado em 0,1 % Fonte: adaptado de Couto & Pedrosa (1999) e Ministrio da Sade (1994).

CONSIDERAES FINAIS

A educao preventiva ainda a melhor forma de se obter e fornecer informaes sobre acidentes de trabalho. importante que o profissional cuide de seu manuseio com agulhas, planejando uma maneira de manipulao da mesma de forma que no corra o risco de perfurao da integridade cutnea mucosa. A pina pode ser um foco de infeco se no for desinfectada sempre na troca de pacientes. Portanto importante friccionar com lcool 70% 3 vezes ou durante 30, ou esteriliza-la c/n. A bandeja onde sero depositadas as agulhas, faa o mesmo processo da pina, permitindo a desinfeco do local e minimizao de riscos vida do homem. Ao atender o paciente no mesmo quarto, procure lavar as mos antes de proceder a tcnica no outro paciente. Procedendo desta forma voc evita de ser o vetor do agente patognico. Seja um bom Acupunturista, faa sua tcnica consciente da preveno, trabalhando com BIOSSEGURANA. Usar calcados fechados, Cabelos presos, Unhas curtas e limpas, No recapar agulhas ou lancetas, Cuidados com as agulhas reutilizadas tempo de exposio ao ambiente manuseio com pina exposio na bandeja

Manter janelas e portas fechadas no momento do procedimento, Cuidados com as superfcies e pisos, Informar ao paciente quanto a higiene corporal, principalmente os ps,

Biossegurana a arte de trabalhar com vida em prol da vida.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. BLOM, B. C; PEDROSA, T. M. G. Lavagem das mos. In: COUTO, R.C; PEDROSA, T. M. G.; NOGUEIRA, J. M. 1997. Infeco hospitalar: epidemiologia e controle. Rio de Janeiro: Medsi, 1997. p. 253-265.

2. BRASIL. Ministrio da Sade. Hepatites, AIDS e herpes na prtica odontolgica. Braslia. Programa Nacional DST/AIDS, 1994. p. 56.

3. BRASIL. Ministrio da Sade. Processamento de artigos e superfcies em estabelecimento de sade. 2 ed. Braslia. Coordenao de Controle de Infeco Hospitalar, 1994. p. 49.

4. BRASIL. Ministrio da Sade. Segurana no ambiente hospitalar. Braslia. Departamento de Normas Tcnicas. Sade e Tecnologia, 1995. p. 195.

5. COUTO, R. M. & PEDROSA, T. M. G. Guia prtico de infeco hospitalar. Rio de Janeiro: Medsi, 1999.

6. LEO, M. T. C.; GRINBAUM, R. S. Tcnicas de isolamento e precaues. In: RODRIGUES, E. A. C. et al. infeces hospitalares: preveno e controle. So Paulo: Savier, 1997. p. 373-384.

7. NOGUEIRA, J. M. Lixo hospitalar. In: COUTO, R. M. & PEDROSA, T. M. G. Guia prtico de infeco hospitalar. Rio de Janeiro: Medsi, 1999, p. 207-214.

8. SAMARANAYAKE, L. P.; SCHEUTZ, F.; COTTONE, J. A. Controle de infeco para a equipe odontolgica. 2 ed. Trad. Terezinha Oppido. So Paulo: Santos, 1995

9. SANTOS, N. Q. Infeco hospitalar: uma reflexo histrico-crtica. Florianpolis : Ed. da UFSC, 1997. p.144.

10. TEIXEIRA, M. & SANTOS, M. V. Responsabilidade no controle de infeco. Revista da APCD, So Paulo, v. 53, n. 3, mai./jun. 1999.

11. TEIXEIRA, P. & VALLE, S. Biossegurana: uma abordagem multidiciplinar. Rio de Janeiro : Fiocruz, 1996. p. 362.

Graciela Mendona da Silva de Medeiros Palhoa SC Fone: 048-2423114 / 99525722

Potrebbero piacerti anche