Sei sulla pagina 1di 4

INTRODUO

O objetivo deste trabalho esclarecer o que a AIDS, como se contagia, como a vida dos portadores e mostrar o preconceito sofrido por eles.

A AIDS

A AIDS a sigla em ingls da sndrome da imunodeficincia adquirida. causada pelo HIV, vrus que ataca as clulas de defesa do nosso corpo. Com o sistema imunolgico comprometido, o organismo fica mais vulnervel a diversas doenas, um simples resfriado ou infeces mais graves como tuberculose e cncer. O prprio tratamento dessas doenas, chamadas oportunistas, fica prejudicado. A AIDS o estgio mais avanado da infeco pelo HIV. Uma pessoa pode passar muitos anos com o vrus sem apresentar sintoma algum. A durao desse perodo depende da sade e dos cuidados do soropositivo com o corpo e alimentao. H alguns anos, receber o diagnstico de AIDS era quase uma sentena de morte. Atualmente, porm, a doena pode ser considerada uma doena de perfil crnico. Isto significa que uma doena que no tem cura, mas tem tratamento e uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vrus por um longo perodo, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possvel graas aos avanos tecnolgicos e s pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, tambm, experincia obtida ao longo dos anos por profissionais de sade. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vrus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade; porm quanto mais cedo a infeco for descoberta, melhor, para dar inicio ao tratamento. Atualmente no existe mais os chamados grupos de riscos. No comeo da epidemia, pelo fato da AIDS atingir, principalmente, os homens homossexuais, os usurios de drogas injetveis e os hemoflicos, eles eram, na poca, considerados grupos de risco. Atualmente, fala-se em comportamento de risco e no mais em grupo de risco, pois o vrus passou a se espalhar de forma geral, no mais se concentrando apenas nesses grupos especficos. Por exemplo, o nmero de heterossexuais infectados por HIV tem aumentado proporcionalmente com a epidemia nos ltimos anos, principalmente entre mulheres. Os chamados comportamentos de riscos provm de relao sexual (homo ou heterossexual) com pessoa infectada, sem o uso de preservativos; compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetveis; transfuso de sangue

contaminado pelo HIV; reutilizao de objetos perfuro-cortantes com presena de sangue ou fluidos contaminados pelo HIV. O PRECONCEITO Em pesquisa feita pelo IBGE aponta que cerca de 20% dos portadores do HIV perderam emprego em decorrncia da descoberta da infeco pelo vrus, entre 1.246 pacientes de AIDS de todo o pas, 20,6% dizem ter perdido o emprego em decorrncia da descoberta da infeco pelo HIV; 58% dos homens que tiveram diagnstico da doena no trabalham, enquanto a proporo masculina de desempregados na populao em geral de 33%. Devemos considerar que a pobreza, a desigualdade social e econmica e o desemprego aumentam a falta de acesso preveno, tratamento, ateno e apoio, elevando o risco de transmisso do HIV; e aumentam a vulnerabilidade dos trabalhadores HIV positivos, prejudicando o seu direito a benefcios sociais; Hoje com todas as inovaes da medicina, e com toda a informao disponibilizada pela mdia, as pessoas tm muito medo do portador do HIV; agem como se a doena fosse transmitida atravs do toque, do simples ato de cumprimentar, abraar. Precisamos ter a conscincia de que no se pega atravs do abrao e carinho. A concepo de que as pessoas que so portadoras da doena esto fadadas a esperar pela morte, uma inverdade, pois atualmente os medicamentos anti-retrovirais prolongam a vida do paciente e lhe do qualidade de vida. A doena apesar de no ter cura, tratvel e se o portador se cuidar e tomar a medicao de forma correta viver muitos anos. O portador tem direito de serem respeitados pela sociedade, pois so pessoas capazes de levarem a sua vida de forma normal como qualquer outro cidado que no seja portador da doena.

CONCLUSO

O Brasil apesar de todas as adversidades que possui, um pas modelo quanto ao fornecimento de medicao para a doena. Precisamos ter em mente que ter um pr-conceito sobre algum por apenas ser portador do HIV algo que est dentro de ns, o preconceito eu mesmo criamos, e somos ns que precisamos nos livrar dele. Anexamos ao trabalho alguns questionrios realizados a alguns portadores.

Potrebbero piacerti anche