Sei sulla pagina 1di 19

Princpios dos Eletrodos Soederberg

A figura 1 mostra o escopo simplificado de um eletrodo Soederberg. A finalidade do eletrodo conduzir corrente eltrica para dentro do forno. A pasta carregada , durante a operao, gradualmente transferida para um condutor slido com boas propriedades eltricas e mecnicas. O eletrodo pode ser definido em zonas: - acima do nvel de pasta fluida Novas sees de camisa so soldadas. Pasta slida carregada. Temperatura aumenta, a pasta flui e enche por inteiro a camisa; - pasta fluida acima das placas de contato A pasta ligeiramente aquecida; - A regio das placas e contato A corrente passa no eletrodo via costelas e transforma a pasta em um condutor eltrico de alta resistncia mecnica. A matria voltil evola, passa para baixo atravs do eletrodo poroso, e adequada no trajeto em carbono e hidrognio. O carbono depositado melhora a resistncia mecnica. - entre placas de contato e superfcie da carga A temperatura aumenta em seguida e a camisa de ao funde; - abaixo da superfcie da carga A temperatura aumenta ao mximo. O consumo de eletrodo tem lugar. A corrente deixa o eletrodo. As costelas da camisa tm duas funes, sendo uma eltrica e a outra mecnica. Elas conduzem corrente para o interior do eletrodo, portanto atuando como elemento de aquecimento. Durante cozimento o carbono do eletrodo contrai e destaca-se da camisa, e as costelas devem suportar a maior parte do peso do eletrodo cozido. Para precaver-se contra o deslizamento entre o carbono e as costelas de ao, aberturas so nelas estampadas para obter uma maior aderncia. 1.3 Balano de Energia e Distribuio de Temperatura Ser analisado o balano de energia para um eletrodo de grande dimetro ( = 1550mm), em um forno de ferro-silicio, com uma corrente de 112kA e uma taxa de deslizamento de 20mm/h. A figura 2 mostra esquematicamente o balano de energia para o mencionado eletrodo, conforme Arnesen et alii (1).

Figura 1
Camisa Plac as de Contato

Alestas (Coselas)

Briquetes

Camisa 80C Pasta Fluida Condutor 200C Plac a de Contato


500C

Z ona de Calc ina o 1200C Calc in ado

2000C

Carga do Forno

2500C

Esbo o Simplificado do Eletrodo Soederberg

A maior parte da energia envolvida gerada pela corrente eltrica. A pequena parcela requerida para aquecer e fundir a pasta transferida dos arredores. A energia total gerada compreende uma potencia de 739kW no interior do eletrodo, mais 155kW devido resistncia de contato, porm esta ultima imediatamente absorvida pela gua de refrigerao das placas e no esta includa no balano. O calor latente usado para aquecimento do eletrodo relativamente pequeno. O fluxo vertical de calor tambm pequeno, alcanando um mximo na extremidade mais baixa das placas, a maior parte do calor gerado deixa portanto o eletrodo pelo flanco. O balano de energia antes de tudo determinado pela corrente do eletrodo. Contudo, a distribuio de temperatura tambm afetada pela temperatura dos arredores e taxa de deslizamento, os quais por outro lado so fortemente influenciados pelo processo. A figura 3, mostra para o caso em estudo os correspondentes perfis de temperatura, segundo Arnesen et alii (1). Especial ateno deve ser dada posio isotrmica de 500C. Nesta temperatura a pasta foi cozida para um eletrodo forte e slido. Devido grande diferena em condutividade entre o material da placa e o eletrodo, a maior parte de corrente introduzida no eletrodo na extremidade mais baixa das placas. A presso da placa tambm influencia esta distribuio devido ao seu efeito sobre a resistncia de contato. A temperatura nesta rea comparativamente baixa e a resistividade do carbono correspondentemente alta. A gerao de calor portanto grande por unidade de volume. As placas refrigeradas gua removem uma grande quantidade de calor, elevao de temperatura rpida e a zona de cozimento tende a permanecer dentro da rea da placa. O efeito de refrigerao das placas e a tendncia da corrente passar para o eletrodo mais em baixo, levam a zona de cozimento tambm para baixo. O resultado que mesmo sob condies muito variveis de operao a zona de cozimento na superfcie do eletrodo, est situada um pouco acima da extremidade mais baixo das placas. Isto muito importante porque o eletrodo deve ser formado dentro da rea das placas, sem o que no seria possvel oper-lo adequadamente. Altas intensidades de corrente no eletrodo e baixas taxas de deslizamento elevam a posio da zona de cozimento. Efeitos menores so causados por projetos das camisas, temperatura da gua de refrigerao e presso das placas. A figura 4 mostra exemplos da forma da zona de cozimento atravs do dimetro do eletrodo, na posio normal e os efeitos de altas correntes e altas taxas de deslizamento. A curvatura negativa na parte central considerada perigosa, porque a retrao tem lugar para fora criando tenses anormais no eletrodo.

Calor k , W
Gerado Consumido

Fluxo de Calor kW , V ertical

Radial

0,20,6

1,0

0,6

2,2
33

3,0

65 252 422

27
11

72

17
20

213 415

16

Figura 2 - Balano de energia de um eletrodo de 1550mm de dimetro na produo de ferro silcio

H, naturalmente, um limite para os fatores que estabilizam a zona de cozimento dentro da rea das placas. Nos fornos com relativamente grande eletrodos e baixa densidade de corrente, a zona de cozimento esta situada mais distante para baixo e a camisa tem de ser feita espessa e forte para suportar toda corrente. Rupturas na parte fluida ocorrem quando a zona de cozimento vem abaixo das placas e a camisa no pode suportar a corrente. A parte slida do eletrodo atinge temperaturas crescentes para baixo. Tenses trmicas tm lugar, porem a opinio comum que durante a descida lenta, estas tenses so em uma grande extenso absorvidas pelas mudanas estruturais. Porem mudanas abruptas de temperatura em operao no estacionaria pode conduzir a uma ruptura na parte slida. Possvel segregao na pasta fluida reduziria a resistncia mecnica do eletrodo e aumentaria a tendncia para rupturas na parte slida.

100C

C 100

2
500 10 C 00 C 15

Figura 3 - Distribuio de temperatura em um eletrodo de 1550mm de dimetro na produo de FeSi 1.4 Carregamento e Aquecimento da Pasta de Eletrodo A pasta pode ser carregada em uma variedade de formas como briquetes, blocos, cilindros e prismas, bem como pasta fluida. A temperatura agora raras vezes usada. O uso de fornos menores, especialmente briquetes, tem vantagens prticas em algumas usinas, porm a estocagem em clima quente e a contaminao podem causar problemas. Na operao do eletrodo, a principal desvantagem que os operadores no podem determinar o nvel de pasta fluida. Outro problema a ser assimilado que durante o cozimento, a pasta contrai e se ela agarra firmemente camisa mais acima, um espao oco pode ser formado e gradualmente ele cresce. portanto recomendado baixar o nvel de pasta de tempo em tempo quando briquetes e pastas fluidas so carregados.

C 00

C C 00 00 20 0C 240

Placa de Contanto

Extremidade da Costela

Alta Corrente do Eletrodo Condies Normais

Alta T axa de Deslizamento

Figura 4 - Posio da Zona de Cozimento em diferentes condies de operao

O problema mencionado completamente evitado quando grandes cilindros ou primas so carregados. Esta forma tambm permite medidas do nvel de pasta fluida, o qual sob condies normais de operao deve ser controlada para uma altura de 2-3m acima das placas. Esta reserva necessria em caso de grandes deslizamentos e com a finalidade de forar a evolao de gases para baixo. Por outro lado, um alto nvel de pasta fluida e condies desfavorveis de temperatura aumentam o risco de segregao. A coluna de pasta no fundida deve sempre estar presente no sistema. Carregamento de pasta em cilindros ou primas de grandes dimenses, empilhados no extremo superior de cada outro do centro dos eletrodos, possibilita as melhores condies para a fuso controlada da pasta. Ar soprado atrs do manto de suspenso, com um escape ocorrendo no nvel das placas. Isto evita a entrada de gases quentes do forno, os quais do origem a condies incontrolveis de aquecimento. Pode ser necessrio aquecer o ar para suprir a necessria quantidade de calor e, em outros casos, ser necessrio retirar o excesso de calor gerado por correntes parasitas no manto de suspenso. Para um controle adequado por efeito mximo de 36kW so fontes comuns de calor para eletrodos de dimetros mdios e grandes. Cobrir a coluna do eletrodo no topo pode ser til para manter adequada fuso embaixo e conservar o p fora. Se gases de alcatro evolam, devem ser dado nfase a uma boa ventilao antes da soldagem.

1.5 Camisa de Eletrodo A camisa para o eletrodo Soedergerg feito de um envoltrio externo e costelas radiais. Ela fabricada de chapa de ao, usualmente entre 1 e 3mm de espessura e um reforo muitas vezes soldado ao longo da extremidade interna das costelas em grandes eletrodos. As sees das camisas so normalmente fabricadas com dois metros de comprimento e elas so soldadas sobre o topo da outra que lhe antecede, quando p consumo de eletrodo tem lugar. muito importante que as costelas superpostas sejam adequadamente soldadas uma na outra ou se a solda difcil, as costelas devem ser alongadas para ultrapassar 300400mm as costelas de baixo. O envoltrio externo age como uma frma para a pasta fluida at a temperatura de 500C, onde a pasta torna-se um eletrodo slido. A partir da zona de cozimento e mais distante para baixo as costelas so parte mais importante da comisa. O papel das costelas, segundo Arnesen et alii(1): - conduzir a corrente para o interior do eletrodo de carbono; - agir como elemento de aquecimento para cozimento do eletrodo; - suportar o peso do eletrodo cozido. necessrio estampar aberturas nas costelas com a finalidade de obter um sustentao para o eletrodo cozido. O tamanho das aberturas na direo radial deve ser relativamente pequeno para manter alta condutibilidade e resistncia mecnica. Aberturas retangulares com uma altura 2 a 2,5 vezes a largura so comumente usadas e colocadas no meio das costelas. O eletrodo um sistema de dois componentes, ou seja, pasta e camisa de ao. A seo transversal de um eletrodo com 1550mm de dimetro para a produo de ferro silcio tem a relao ao para a pasta ao redor de 1 para 25. Como a finalidade do eletrodo conduzir uma elevada corrente, a condutividade eltrica uma importante propriedade e sob este aspecto os dois materiais se completam. Quando a temperatura aumenta a condutividade eltrica reduzida no ao, porem aumentada no carbono, conforme mostrado na figura 5, original de Arnesen et alii(1).Com a relao ao pasta mencionada, a camisa de ao e o material carbnico possuem igual condutividade em uma temperatura em torno de 750C. Com o aumento da temperatura, o carbono conduzir cada vez mais corrente. A camisa de ao funde a uma temperatura de 1200C a 1400C, porm o carbono j se tornou um bom condutor e est capacitado a conduzir sozinho a corrente. Quando a zona de cozimento est abaixo da regio das placas durante a operao normal, a camisa deve ser projetada para conduzir e manter a corrente total e tambm suficiente resistncia mecnica. A experincia tem mostrado que a camisa pode conduzir 2, 4-2, 7 A/mm de seo transversal de ao e que 2,5 A/mm seguro em muitos dos casos. No calculo a seo transversal, deve-se levar em conta a rea perdido pelas aberturas estampadas nas costelas. Figura 5

1.6 Deslizamento dos Eletrodos O consumo de eletrodo difere para vrios processos de fuso redutora e ele pode ser tambm afetado pelas condies de operao. Para manter o comprimento correto, o eletrodo deslizado atravs do conjunto de sustentao (Electrode Holder). Num eletrodo Soederberg normal a zona de cozimento deve ser localizada bem acima da extremidade mais baixa das placas de contato, para evitar rupturas na regio de pasta fluida. Conforme mencionado, a corrente do eletrodo e a taxa de deslizamento so os mais importantes fatores para determinar sua posio. A resistncia eltrica (R) em um eletrodo, segundo Arnesen et alii (1) pode ser considerada mais ou menos constante, e o calor gerado (W) ser proporcional ao quadrado da corrente do eletrodo (I), isto W = I R Neste caso, importante inserir a taxa de deslizamento mxima como uma funo da corrente. Na maioria dos casos no necessrio fazer uso da taxa mxima de deslizamento e pode portanto ser recomendado operar com uma taxa de deslizamento segura e somente usar a taxa de deslizamento mxima em conexo com operao irregular do forno. A figura 6 mostra ambas curvas para um eletrodo de 1550mm de diamentro. O eletrodo deve ser deslizado frequentemente e em pequenos segmentos, preferencialmente no mais que 10mm cada vez. Isto especialmente importante quando a taxa de deslizamento alta. O consumo pode muitas vezes ser to alto que mesmo a taxa mxima de deslizamento no bastante. No caso quando um eletrodo tem-se tornado muito curto, recomendado aumentar seu comprimento por meio de um deslizamento forado. A corrente ento reduzida ao nvel mximo para a camisa somente, e o deslizamento aumentando para 3 a 4 vezes a taxa mxima de deslizamento, os outros eletrodos podem ser operador prximos das condies normais mantendo uma relativamente alta potncia do forno, apesar do desequilbrio. Outro caminho para aumentar o comprimento de um eletrodo curto um grande e simples deslizamento do eletrodo, combinado com uma reduo na corrente do eletrodo. Este procedimento normal para pequenos eletrodos.

Figura 6

1.7 Paralisaes da Marcha do Forno Durante perodos de paralisao podem surgir gradientes indesejveis de temperatura no eletrodo, e o material est exposto ento a tenses trmicas, tornando-se um problema. Em regras gerais para a operao do eletrodo durante paralisaes os procedimentos variam de um processo para outro, com o projeto do forno, tamanho e operao. Particularmente, o dimetro do eletrodo e a intensidade de corrente so importantes. A discusso que se segue ser restringida procedimento para o previamente mencionado eletrodo de 1550mm de dimetro. O exemplo pode, entretanto, ser de importncia tambm com guia para outros eletrodos. O limite entre paralisaes curtas e longas ser considerado como dez horas, porem ressalvando que discriminao depender das condies de operao. As paralisaes de menos que 3-4 horas de durao normalmente no causariam problema algum nos eletrodos. Esforos devem portanto ser feitos para conservar perodos de parada to curtos quanto possveis. Para todas paralisaes at 10 horas recomendada cortar a corrente abruptamente e aument-la rapidamente aps a parada, preferencialmente em menos da metade do perodo de parada. A figura 7 sugere a variao de correntes versus tempo para uma paralisao de 6 horas segundo Arnesen et alii (1), Estes procedimentos objetiva em mudana mnimas possveis nas temperaturas e tenses do eletrodo comparadas s condio estvel. A lenta reduo da corrente antes de deslizar e o longo tempo para elevar a corrente, so equivalente a um prolongado perodo de resfriamento e deve ser evitado. Para paradas longas, excedendo 10 horas, quando os eletrodos tornam-se relativamente frios, a corrente deve preferivelmente ser reduzida lentamente, bom como, lentamente aumenta aps a parada. A figura 7 mostra um procedimento recomendado para 12 horas de parada. Durante longas paradas tenses trmicas severas podem ocorrer com uma considervel tendncia para a ruptura. As mudanas lentas propostas na operao dariam, porem mais tempo para aliviar estas foras. Sendo que a gerao de calor proporcional a I , dois teros da corrente normal do eletrodo corresponde a somente 44% do calor a plena carga. Mudanas cuidadosas no so consideradas importantes abaixo desta carga como mostrado na figura 7. A experincia com a operao do forno que ruptura na parte slida ocorreu mais frequentemente ao nvel de carga do forno. Aqui, existem mudanas bruscas nas condies trmicas. Isolamento trmico do comprimento livre do eletrodo, durante paradas, ajudaria. A extremidade inferior das placas considerada uma outra rea critica. Aps paralisaes um grande deslizamento, por exemplo 100 200mm, e uma reduo na gua de refrigerao so alternativas para melhores condies. Figura 8

2. Eletrodo de Auto-Cozimento no convencional, segundo Di Stasi(2)


O eletrodo Soederberg tem sido aplicado em escala crescente para fornos de ferro ligas, gusa, carbureto de clcio, clulas eletrolticas, etc. Ele apresenta considerveis vantagens quando se trata de processos que requerem eletrodos de grande dimetro e nos quais ser toleradas as impurezas por ele introduzidas no produto. Na construo convencional do eletrodo Soederberg, na parte interna da camisa so soldados um grande numero de aletas ou costelas com janelas visando o aumento da aderncia entre a pasta de eletrodo e a camisa, para estabelecer um ligao entre a pasta de eletrodo cozida e aquela verde, e segundo numerosas opinies, para melhorar a distribuio de corrente e calor no centro dos eletrodos. Diversas modificaes tem sido propostas para a estrutura clssica do eletrodo Soederberg visando evitar a introduo de ferro nos produtos (camisa de alumnio, inoxidvel, etc.), para melhorar a resistncia mecnica da coluna de eletrodo, para baixar o preo da construo do eletrodo ou para atender em alguma extenso necessidades de produtos particulares. De Stasi et alii (2) sugeriram h alguns anos, modificaes na estrutura clssica do eletrodo Soederberg, visando menor introduo de ferro no produto e economia no custo do eletrodo. Para isto, realizaram uma analise do ponto de vista trmico e eltrico do fluxo e do cozimento de pasta do eletrodo, concluindo que nos Fornos Eltricos de Reduo, o cozimento devido essencialmente ao calor transmitido atravs do eletrodo e no devido ao efeito joule. Este fato permite a mudana da estrutura empregada do tipo convencional, substituindo as costelas por uma estrutura a qual se situa no zona central do eletrodo e no tem conexo com a camisa, conforme esquema da figura 8. Esta estrutura portanto protegida de superaquecimento a qual pode acontecer na construo convencional quando o processo de cozimento tem lugar em baixa temperatura. O Sistema Di Stasi (2), equipado com wisdom- Bands. O invlucro exterior destes eletrodos, feito em costelas; as duas tiras de suspenso so transferidas do lado de fora do eletrodo para o seu interior e esto numa posio simtrica em relao ao eixo do eletrodo, interligadas uma com a outra por pecas angulares e estas constituindo a ancoragem do eletrodo; esta estrutura ligada uma camisa exterior somente na extremidade de cada elemento da camisa adicionada, isto objetivando exclusivamente a centralizao da camisa em relao estrutura interna. A construo do eletrodo tem sido portanto consideravelmente simplificada; economias de ao para construo do eletrodo propriamente dito so da ordem de 24%. Este sistema na convencional tendo sido adotado para fornos de menor porte, com dimetro de eletrodos menores que 1m.

3. Eletrodo com Camisa de Alumnio


Diversas companhias tm experimentado camisas de alumnio, porem este sistema no tem conseguido uso comum, indicando problemas. O baixo ponto de fuso e a baixa resistncia mecnica do alumnio obviamente podem e devem trazer dificuldades. Como exceo, duas companhias tm marchado com este sistema durante um longo tempo, porm elas guardam seu know-how e h muito pouca informao a seu respeito. A Nippon Denko no Japo, tem dois fornos de 6,5 e 10 MVA, com eletrodos de dimetro 800mm e 900mm, respectivamente. Eles usam placas de contato mais altas que o normal e um dispositivo especial de frico. A Trentine, em Calisco DAdda, usa camisa de alumnio em dois fornos de 6 MVA, com eletrodos de 800mm de dimetro. As constelas so de ao. Os informes anteriores indicam que o processo difcil, porque outras companhias tentaram e desistiram, porem possvel ou vivel, conforme demonstrado pelos resultados da Nippon Denko e Trentine. Basicamente, o processo se fundamenta nos seguintes fatos: - a camisa apenas um molde ou envoltrio da pasta fluida; - as costelas internas so elementos de transporte de energia necessrias coqueificao da pasta e exercem o papel de elemento de sustentao do eletrodo coqueificado. - os pontos crticos so os fatos que o ponto de amolecimento do alumnio situa-se a cerca de 200C ou pouco mais e sua fuso a cerca de 630C, temperatura esta muito prxima daquela de coqueificao da pasta, em torno de 500C, para taxas de deslizamentos normais. Com vistas ao exposto, possvel definir algumas regras bsicas para a utilizao da camisa de alumnio: - ela deve possuir espessura capaz de suportar o transporte de corrente sem que qualquer amolecimento importante da camisa possa suceder. A camisa de alumnio devera portanto ser espessa; - as costelas devero suportar o peso do eletrodo, independentemente da camisa, sem que contaminao importante de sucata se suceda. Isto sugere que embora a costela deva ser de ao, este dever ser resistente ao calor e com propriedades superiores as do ao carbono, visando menor espessura das costelas; - como o alumnio funde a 630C e a pasta se solidifica a cerca de 500C ou um pouco mais, h necessidade de um separao ntida das isotermas na zona de cozimento seqncia de arriamentos, os quais independentes da pasta estar slida ou no, devem ser feitos apara compensar o consumo. portanto importante que esta coqueificao suceda integralmente at o nvel de 500C, ou seja, que ela ocorra antes que o nvel de temperatura da camisa atinja 630C, ponto de fuso do alumnio.

Para isto, sugere-se placas de contato mais altas, na expectativa de se contornar o mencionado inconveniente, atravs de um maior tempo de residncia da pasta a coqueificar, em cada nvel de temperatura. A manuteno de 100-200C no nvel superior das placas e 500-600C em seu nvel inferior asseguraria uma mudana de temperatura gradual e lenta da pasta na zona de cozimento; Estreito controle da operao do eletrodo, com constantes e pequenos deslizamentos, envolvendo uma correta operao do forno, com matrias-primas bem preparadas; - a camisa de alumnio s ser usada para fornos com pequenos dimetros de eletrodo, 800mm ou 900mm mximo; - ter em mente um plano de mudana para camisa de ao novamente sempre que problemas maiores surgirem e marchar produzindo ferro silcio at que as condies operacionais normais sejam restabelecidas; - o forno deve passar por uma reviso prvia antes de ser colocado em marcha, visando evitar todo e qualquer tipo de paralisao, as quais so extremamente prejudiciais produo de silcio metlico e a este tipo de eletrodo. Os problemas maiores com a utilizao de camisa de alumnio localizam-se na regio das placas de contato e so agravados pelas condies anormais de deslizamento da coluna e pela qualidade da carga no interior do forno. O excesso de presso das placas deforma as camisas dificultando o seu deslizamento posterior e provocando paralelamente o seu amolecimento, pela elevao da zona de cozimento. A insuficincia de presso das placas ocasiona o arco entre a placa-camisa, provocando sei amolecimento e vazamento de pasta. Com deslizamentos insuficientes e/ou eletrodos em fim de curso, torna-se extremamente severas as condies na regio da placas conforme ilustrado esquematicamente na figura 9, como conseqncia ocorrer o amolecimento da camisa em zonas criticas e poder suceder a ruptura do eletrodo. Com camisas de alumnio e costelas de ao resistente ao calor, ser possvel obter-se com pasta de coque de petrleo, baixa cinza, porcentagens de ferro no silcio som torno de 0,30%. Figura 9.

4. Eletrodo com Camisa de Ao Inoxidvel.


A finalidade diminuir a espessura do conjunto camisa-costela, visando-se a produo de silcio metlico, a partir do eletrodo Soederberg, com pasta de baixa porcentagem de cinza. Neste caso, as dificuldades do menores que no caso particular da camisa de alumnio.

5. Eletrodo Extrudado, segundo Mannesmann DEMAG (3)


Conforme relato da Mannesmann DEMAG(3), com a finalidade de reduzir os custos da produo de silcio metlico e elementar, os produtores partiram procura de uma alternativa para os usuais eletrodos de carbono amorfo que representem uma parte considervel dos custo de produo. Pioneiramente a INDEL iniciou em sua planta de Ospitale di Cadore a utilizao dos eletrodos de extruso. Trata-se praticamente de um eletrodo tipo Soederberg, formado por uma camisa fina de ao de alta resistncia. Esta camisa queima a uma velocidade muito lenta, unicamente porque o eletrodo desliza atravs e relativamente a esta camisa na velocidade requerida pelo processo. O eletrodo esta suspenso no centro por uma seo de perfil cruzado de ao inoxidvel de alta resistncia provido de aberturas para a sua melhor sustentao pelos tirantes. Este suporte de ao inoxidvel esta fixado a um prtico atravs de um cilindro hidrulico para o deslizamento do eletrodo. O prtico est conectado ao cilindro regular para movimento simultneo de sustentao e deslizamento de eletrodo e da camisa. Com a utilizao dos eletrodos de extruso com a pasta Soederberg de baixo teor de cinzas o fator de custos dos eletrodos poder ser reduzido consideravelmente sem exceder o valor permissvel de ferro no metal silcio elementar. A adio de Fe na produo do forno utilizando eletrodos de 45 ser de aproximadamente 0,18%. Este valor poder ser reduzido, considerando-se que cada eletrodo participa com 1/3 deste, para 0,11 ou 0,06% de Fe aplicando o eletrodo de extruso para apenas dois ou um eletrodo. Num forno fornecido com o equipamento para eletrodos de extruso, os eletrodos Soederberg ou os eletrodos de carbono podero ser utilizados tambm sem qualquer problema. possvel tambm utilizar ambos os tipos de eletrodo ao mesmo tempo. A mudana de eletrodos de carbono para eletrodos de extruso pode ser executada normalmente sem problemas e sem interrupo do forno. A mudana no sentido inverso requer uma preparao especial dos eletrodos de carbono permitindo a adio de pasta durante a troca. Em resumo, a Mannesmann DEMAG(3), informa ter sido constatado: - os custos com eletrodos podem ser reduzidos consideravelmente sem necessidade de custos de investimentos elevados no incio;

- utilizando a mesma matria-prima o contedo de ferro no silcio ser elevado em apenas 0,18% (com 3 eletrodos de extruso), 0,12% (2 eletrodos) ou 0,06% (1 eletrodo de extruso); - com referencia a possibilidade de quebra dos eletrodos, o eletrodo de extruso mais seguro e regular que o eletrodo de carbono, constatao feita aps muitos anos de experincia na planta INDEL. A figura 10 mostra o esquema do eletrodo extrudado. O Licensorgarante: - o consumo de pasta de eletrodo ser menos que 9,5kg po MWh; - a corrente no eletrodo pode ser elevada at 90kA para operao continua. - a porcentagem de ferro do produto aumentar menos de 0,06% por cada deslizamento de eletrodo; - o consumo de ao inoxidvel ser menor que 32kg por metro de eletrodo. Este consumo no afetara a qualidade do silcio metlico produzido. Estes valores seriam confirmando durante o teste de garantia de performance. Para o eletrodo de 50ou de 1270mm, a vantagem de custo para o eletrodo extrudado, comparativamente com o de carbono amorfo, por tonelada de silcio metlico, ser da ordem de DM163, o que sem duvida representa uma vantagem considervel. Aparentemente o processo exigir: - modificaes de projeto no forno, pelo Licensor, no apenas as relativas ao eletrodo estrudado proprimente dito; - pessoal especializado; - pasta de baixa porcentegam de cinza.

6. Quebra de Eletrodo
A quebra do eletrodo, embora rara, pode ocorrer. A quebra causara um aumento de tenso entre o eletrodo e o fundo do forno. Quando operando sob controle automtico, o regulador compensar (este aumento) abaixando o eletrodo. Em casos extremos a proteo de carga assimtrica desligar o forno. As irregularidades podem ser notadas nos instrumentos de controle. O forno deve ser transferido para controle manual e a fora regulada para se adaptar a situao. Deve-se distinguir os trs tipos de quebra do eletrodo: 1 Quebra de Pasta Verde 2 Rachadura 3 Quebra de Pasta Cozida

6.1 Quebra da Pasta no Cozida (Quebra Mole) A camisa queima-se prxima a extremidade das placas de contato e o eletrodo pode ento, escorregar para fora do suporte. A razo pode ser um deslizamento excessivo, que teria trazido a zona de cozimento muito para baixo, ou ento, uma junta de camisas de baixa qualidade. As quebras podem tambm ser causadas por corrente eltrica excessiva aplicadas aos eletrodos com zonas de temperaturas erradas. O procedimento para incio de operao aps a quebra da pasta de eletrodo verde, depender da situao real. Em geral necessrio fazer-se novo eletrodo. Pode ser que a substituio da camisa de eletrodo danificada suficiente. A camisa deve, ento, ser aparelhada com uma seo cnica de inicio de operao. Pasta aquecida deve ser colocada na camisa, at um nvel cerca de 1500mm acima das placas de contato. As camisas do eletrodo abaixo das placas de contato devem ser adaptadas com orifcios de 3 a 4mm e cerca de 10 a 15cm de distncia de centro a centro, para permitir o escape de substancias volteis da pasta. A parte superior do banho deve se enchida de coque. O eletrodo abaixado at fazer contato com o coque e o cozimento do eletrodo pode comear. Observe que o nvel de pasta a qualquer hora de estar mais alto que as placas de contato. 6.2 Rachadura do Eletrodo O eletrodo desgasta dos lados e principalmente nas frentes junto s soldas, onde grandes cavidades podem ser formadas. O eletrodo racha e grandes pedaos desprendem-se. Este tipo de quebra resultado de m distribuio de calor no forno, normalmente relacionado a problemas de operao do forno. 6.3 Quebra na Pasta Cozida (Quebra Dura) Isto pode ocorrer em qualquer lugar na parte cozida do eletrodo, devido a uma combinao de vrias das seguintes razes: a) Choque Trmico A quebra normalmente acontecer durante a religao do forno aps uma paralisao de 3 4 horas ou mais, sendo que, em geral, a quebra ocorre prximo a extremidade do eletrodo ou no nvel de carga. So formadas fendas durante a paralisao. So recomendadas precaues para reduzir a velocidade de resfriamento (isto , reduzir gradiente de temperatura entre p centro e a parte perifrica do eletrodo) O deslizamento de 50 100mm, to logo o forno seja desligado para reparos reduzir o efeito do resfriamento nas placas de contato sobre as partes quentes do eletrodo. Isolamento trmico da parede do eletrodo por esteiras de l de vidro e carga do forno, tambm melhoraro as condies. Em particular, nos forno fechados, tais precaues so difceis de serem tomadas.

Reduo da potncia do forno para aproximadamente 50% cerca de trs horas antes da paralisao tambm melhorar as condies. b) Segregao Devido ao superaquecimento da pasta acima das placas de contato, o material seco abaixar, o que resultar em qualquer quantidade inferior do eletrodo. c) Condies do Forno de ocorrncia comum que a formao de crosta no forno cria problemas, com quebra dos eletrodos. Com a parte submersa do eletrodo estar algo afiliada, materiais da carga entre o eletrodo e a crosta podem causar extremas foras mecnicas no eletrodo quando ele abaixado.

7 Controle de Eletrodos
No consegui achar nada a respeito sobre os tipos de controle de eletrodos, apenas o efeito sobre dois deles, a seguir: Efeito de Interao O efeito de interao um fenmeno com origem no circuito eltrico de um forno, o que afeta em particular fornos com baixo fator de potencia. No circuito eltrico de um forno a arco submerso, o movimento de um eletrodo no afeta somente a corrente neste eletrodo, porem tambm as correntes nos dois outros eletrodos. Por outro lados, os efeitos de sobre estes outros dois eletrodos so desiguais. Este fenmeno chamado Efeito de Interao. H duas conseqncias para o efeito de interao, e ambos resultam do uso da corrente do eletrodo como base para decises concernentes ao movimento do eletrodo controle das condies eltricas do forno. 1 Conseqncia O controle automtico dos eletrodos interage um com o outro e causa desnecessrio movimento dos eletrodos. 2 Conseqncia Quando h um eletrodo curto no fonro, os outros dois so impelidos a um desequilbrio e isto ocasiona um transtorno permanente, com marcantes prejuzos para a performance do forno. As conseqncias para a operao metalrgica do forno so profundas, porem a correlao entre o efeito de interao e estas conseqncias no so obvias.

O Dr Roger Paul cita que o desnivelamento das extremidades dos eletrodos ocasionariam simultaneamente no forno, zonas de reao mais frias e zonas de reao mais quentes, figura.

FIGURA Esquema do aspecto interior do forno com o desequilbrio provocado pelo efeito de interao, segundo Dr Roger Paul. Como resultado das relativas altas intensidades de correntes baixas e tenses que caracterizam a fuso redutora no forno eltrico a arco submerso, a reatncia magntica tambm um significante componente do circuito eltrico do forno. Este fenmeno pode ser representado por trs reatncias independentes, em serie com os resistores do circuito estrela os trs eletrodos conectados com um circuito estrela dando origem ao diagrama de circuito mostrado na figura abaixo, ao qual se aplica as leis e/ou expresses de eletrotcnica vlidas para circuitos eltricos trifsicos de corrente alternada.

X3

R3

R2 X1 R1 X2

Figura Circuito Equivalente de um forno a Arco Submerso, segundo Dr. Roger Paul. Segundo este esquema, cada produto tem uma faixa caracterstica de funcionamento. Por exemplo: - FeMnAc/FeSiMn - FeSi 75% - FeCr 1,2 1,4 m 1,8 2,0 m 3,0 4,0 m

Este circuito, conforme Dr Roger Paul, para propsitos prticos, mais que adequado ao estudo de interao e suas conseqncias. Nas faixas de variaes encontradas em operao normal, as reatncias no variam muito, enquanto que os resistores podem variar amplamente, sendo afetados pela resistividade da carga e pelo posicionamento dos eletrodos. A analise do circuito mostrado na figura anterior, pode ser feito usando tcnicas de analise do circuito convencional para circuitos de correntes alternadas. Assim dado as trs tenses fase-fase, trs correntes nos eletrodos. O Sistema Minstral baseia-se neste circuito para efetuar seus clculos e colocar em disponibilidade o controle dos eletrodos baseado na resistncia ou impedncia, com a finalidade de evitar o efeito de interao. FLUTUAOES DA TENSAO DE FORNECIMENTO Para fornos a arco submerso, a seguinte relao define a dependncia da potencia com a tenso: P = 3 x V eletrodo-eletrodo I x Cos P = 3 I eletrodo x R Isto indica que se a tenso do fornecimento cais, a potencia deve cair e se a resistncia no muda ao mesmo tempo, ento a corrente deve cair tambm. Considere, por exemplo a hiptese onde o operador use um setpointda corrente do eletrodo em torno de 58kA. A potncia no forno seria aproximadamente 14,7MW. Considere que a tenso que chega cai devido a uma flutuao no fornecimento, como frequentemente acontece. A corrente do eletrodo cairia enquanto a resistncia permanece a mesma. O controlador automtico da corrente do eletrodo empurraria ento os eletrodos para baixo para manter a operao no setpoint da corrente. Neste instante a potencia ativa do forno tambm caiu consideravelmente, levando o operador a elevar o tap do transformador para alcanar a desejada potencia. A elevao da tenso do transformador, entretanto, causaria a elevao da corrente outra vez. Os eletrodos que os controladores originalmente baixaram, agora necessitam elevar outra vez para manter a operao no seu setpoint de corrente. A tenso de fornecimento se elevando outra vez, um ciclo similar de eventos ocorre. A soluo para este problema de comportamento cclico dos eletrodos a base do controle de eletrodos sobre um parmetro independente das flutuaes da tenso de fornecimento, tal como a resistncia.

Considere o caso onde o sistema de controle do eletrodo usa resistncia como a base de controle. Quando a queda de tenso de suprimento, a resistncia no muda e no haver razo para mover os eletrodos. Neste caso, o controlador simplesmente mudar o tap para cima, aumentando a tenso.

TECNICAS CONVENCIONAIS DE CONTROLE POR RESISTENCIA E IMPEDANCIA Usando resistncia como base para controle, desatrela-se os eletrodos individualmente um do outro bom como minimiza os efeitos negativos das flutuaes da tenso de fornecimento. Tcnicas de controle convencional por resistncia ou impedncia entretanto exige uma precisa medida das tenses eletrodo-banho. O afirmado no vlido quando tenses induzidas na medio de tenso conduz a grandes imprecises nas medies de resistncia. As medies realizadas sobre uma conexo eltrica confivel para o cadinho do forno, difcil de ser mantida na pratica.

Potrebbero piacerti anche