Sei sulla pagina 1di 14

Republica Velha

A Repblica Velha (1889-1930) foi um perodo de grande instabilidade poltica. A difcil situao econmica dos pobres e a insatisfao com o domnio das oligarquias geraram vrios movimentos populares. o perodo que iniciou-se com a Proclamao da Repblica em 1889 e terminou com o movimento de 1930 que deps o presidente Washington Luis. Durante esse perodo as oligarquias consolidaram-se no poder, apoiadas em sua riqueza, mas tambm em uma estrutura poltica tpica, desenvolvida pelas elites. No entanto, no podemos imaginar que, apesar de controlarem o poder de forma hegemnica durante mais de 30 anos, essa tenha sido uma tarefa fcil. Os trabalhadores, marginalizados politicamente e explorados economicamente rebelaram-se diversas vezes contra o poder das oligarquias, tanto nas cidades como no campo. Desde o final do perodo monrquico as cidades conheceram um crescimento acentuado, apesar de o pas preservar uma estrutura econmica essencialmente rural. A atividade financeira e industrial contriburam para essa urbanizao, assim como a abolio da escravido. Nesse sentido o crescimento foi acompanhado pela formao da classe operria e de uma camada de trabalhadores braais desqualificados, negros e mulatos, marginalizados ainda pelo preconceito racial. O crescimento desordenado das cidades, em especial o Rio de Janeiro capital do pas - foi acompanhado pela marginalizao, com as camadas pobres da populao ocupando a periferia da cidade, as reas baixas, sem as mnimas condies de saneamento. A pobreza era bastante acentuada, fato que contribuiu para a ecloso de movimentos que passaram a contestar a ordem estabelecida.

Revolta Urbanas Revolta da Chibata


A Revolta da Chibata ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca, em 1910. Foi um levante de cunho social, realizado em subdivises da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era por fim s punies fsicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento. Os marinheiros requeriam tambm uma alimentao mais saudvel e que fosse colocada em prtica a lei de reajuste de seus honorrios, j votada pelo Congresso. De todos os pedidos requeridos, o que mais afligia os marujos eram os constantes castigos a que eram sujeitos. Esta situao revoltou os marinheiros, que eram obrigados, por seus comandantes, a assistir a todas as punies aplicadas, para que elas servissem de exemplo. Os soldados se juntavam e ao

estampido de tambores traziam o rebelado, despido na parte de cima e com as mos atadas, iniciando o castigo. A sublevao deu-se quando um marinheiro de nome Marcelino Rodrigues levou 250 chicotadas por ter machucado um companheiro da Marinha no interior do navio de guerra denominado Minas Gerais, que se encontrava a caminho do Rio de Janeiro. Os rebelados assassinaram o capito do navio e mais trs militares. Enquanto isso, na Baa de Guanabara, os insurgentes conseguiram a adeso dos marujos da nau So Paulo. O condutor da insurreio, Joo Cndido o clebre Almirante Negro , foi o responsvel por escrever a missiva com as solicitaes exigidas para o fim da revolta. O presidente Hermes da Fonseca percebeu que no se tratava de um blefe e decidiu ceder diante do ultimato dos insurgentes. Os marinheiros confiaram no presidente, entregaram as armas e os navios rebelados, mas com o trmino do conflito o governante no cumpriu com a sua palavra e baniu alguns marinheiros que haviam feito parte do motim. Os marinheiros no se omitiram diante deste fato, estourando outro levante na Ilha das Cobras, o qual foi severamente abafado pelas tropas do governo. Muitos marujos morreram, outros tantos foram banidos da Marinha. Quanto a Joo Cndido, foi aprisionado e atirado em um calabouo na Ilha das Cobras. Quando se livrou da priso, encontrava-se emocionalmente amargurado, considerado at mesmo meio alucinado. Em 1912 ele foi julgado e considerado inocente. Historicamente ficou conhecido como o Almirante Negro, aquele que aboliu o uso da chibata na Marinha brasileira.

Revolta da Vacina
A chamada Revolta da Vacina ocorreu de 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. O incio do perodo republicano no Brasil foi marcado por vrios conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou esta foi a campanha de vacinao obrigatria, imposta pelo governo federal, contra a varola. No inicio do sculo XX, a cidade do Rio de Janeiro, como capital da Repblica, apesar de possuir belos palacetes e casares, tinha graves problemas urbanos: rede insuficiente de gua e esgoto, coleta de resduos precria e cortios super povoados e muitas das chamadas favelas. Nesse ambiente proliferavam muitas doenas, como a tuberculose, o sarampo, o tifo e a hansenase. Alastravam-se, sobretudo, grandes epidemias de febre amarela, varola e peste bubnica. Decidido a sanear e modernizar a cidade, o ento presidente da Repblica Rodrigues Alves (1902-1906) deu plenos poderes ao prefeito Pereira Passos e ao mdico Dr. Oswaldo Cruz para executarem um grande projeto sanitrio. O prefeito ps em prtica uma ampla reforma urbana, que ficou conhecida como bota abaixo, em razo das demolies dos velhos prdios e cortios, que deram lugar a grandes avenidas, edifcios e jardins. Milhares de pessoas pobres foram desalojadas fora, sendo obrigadas a morar nos morros e na periferia. Oswaldo Cruz, convidado a assumir a Direo Geral da Sade Pblica, criou as Brigadas Mata Mosquitos, grupos de funcionrios do Servio Sanitrio que invadiam as casas para desinfeco e extermnio dos mosquitos transmissores da febre amarela. Iniciou tambm a campanha de extermnio de ratos considerados os principais transmissores da peste bubnica, espalhando raticidas pela cidade e mandando o povo recolher os resduos.

A resistncia popular, quase um golpe militar, teve o apoio de positivistas e dos cadetes da Escola Militar. Os acontecimentos, que tiveram incio no dia 10 de novembro de 1904, com uma manifestao estudantil, cresceram consideravelmente no dia 12, quando a passeata de manifestantes dirigia-se ao Palcio do Catete, sede do Governo Federal. A populao estava alarmada. No domingo, dia 13, o centro do Rio de Janeiro transforma-se em campo de batalha: era a rejeio popular vacina contra a varola que ficou conhecida como a Revolta da Vacina, mas que foi muito alm do que isto. Para erradicar a varola, o sanitarista convenceu o Congresso a aprovar a Lei da Vacina Obrigatria (31 de Outubro de 1904), que permitia que brigadas sanitrias, acompanhadas por policiais, entrassem nas casas para aplicar a vacina fora. A populao estava confusa e descontente. A cidade parecia em runas, muitos perdiam suas casas e outros tantos tiveram seus lares invadidos pelos mata-mosquitos, que agiam acompanhados por policiais. Jornais da oposio criticavam a ao do governo e falavam de supostos perigos causados pela vacina. Alm disso, o boato de que a vacina teria de ser aplicada nas "partes ntimas" do corpo (as mulheres teriam que se despir diante dos vacinadores) agravou a ira da populao, que se rebelou. A aprovao da Lei da Vacina foi o estopim da revolta: no dia 5 de novembro, a oposio criava a Liga contra a Vacina Obrigatria. Entre os dias 10 e 16 de novembro, a cidade virou um campo de guerra. A populao exaltada depredou lojas, virou e incendiou bondes, fez barricadas, arrancou trilhos, quebrou postes e atacou as foras da polcia com pedras, paus e pedaos de ferro. No dia 14, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha tambm se sublevaram contra as medidas baixadas pelo Governo Federal. A reao popular levou o governo a suspender a obrigatoriedade da vacina e a declarar estado de stio (16 de Novembro). A rebelio foi contida, deixando 50 mortos e 110 feridos. Centenas de pessoas foram presas e, muitas delas, deportadas para o Acre. Ao reassumir o controle da situao, o processo de vacinao foi reiniciado, tendo a varola, em pouco tempo, sido erradicada da capital.

Revoltas Messinicas
Durante a chamada Repblica da Espada, que foi a primeira fase da Repblica Velha e tambm na Repblica Oligrquica se desenvolveram vrios conflitos armados de carter messinico. Essas revoltas foram ameaas srias estabilidade do novo regime republicano nascente e estava relacionado com o descontentamento da populao das regies mais distantes do serto nordestino e regies de colonizao recente como Paran e Oeste catarinense com a Repblica, pois esta populao era predominantemente catlica e no aceitou com bons olhos a Repblica que surgia totalmente dominada por ideais manicos como a separao da Igreja do Estado.

Revolta de Canudos

A Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, tambm chamada de Guerra dos Canudos, foi o confronto entre o Exrcito Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo scio-religioso liderado por

Antnio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na ento comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil. A regio, historicamente caracterizada por latifndios improdutivos, secas cclicas e desemprego crnico, passava por uma grave crise econmica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antnio Conselheiro, unidos na crena numa salvao milagrosa que pouparia os humildes habitantes do serto dos flagelos do clima e da excluso econmica e social. Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o sculo XVIII nos arredores da Fazenda Canudos, s margens do rio Vaza-Barris. Com a chegada de Antnio Conselheiro em 1893 passou a crescer vertiginosamente, em poucos anos chegando a contar por volta de 25 000 habitantes. Antnio Conselheiro rebatizou o local de Belo Monte, apesar de estar situado num vale, entre colinas. A imprensa, o clero e os latifundirios da regio incomodaram-se com a nova cidade independente e com a constante migrao de pessoas e valores para aquele novo local. Aos poucos, construiu-se uma imagem de Antnio Conselheiro como "perigoso monarquista" a servio de potncias estrangeiras, querendo restaurar no pas o regime imperial. Difundida atravs da imprensa, esta imagem manipulada ganhou o apoio da opinio pblica do pas para justificar a guerra movida contra os habitantes do arraial de Canudos. O governo da Repblica recm-instaurada precisava de dinheiro para materializar seus planos, e s se fazia presente no Serto pela cobrana de impostos. A escravido havia acabado poucos anos antes no pas, e pelas estradas e sertes, grupos de ex-escravos vagavam, excludos do acesso terra e com reduzidas oportunidades de trabalho. Assim como os caboclos sertanejos, essa gente pauprrima agrupou-se em torno do discurso do peregrino Antnio Conselheiro, acreditando que ele poderia libert-los da situao de extrema pobreza ou garantir-lhes a salvao eterna na outra vida. O estopim e a primeira expedio Outubro de 1896 Ocorre o episdio que desencadeia a Guerra de Canudos. Antnio Conselheiro havia encomendado uma remessa de madeira, vinda de Juazeiro, para a construo da igreja nova, mas a madeira no foi entregue, apesar de ter sido paga. Surgem ento rumores de que os conselheiristas viriam buscar a madeira fora, o que leva as autoridades de Juazeiro a enviar um pedido de assistncia ao governo estadual baiano, que manda um destacamento policial de cem praas, sob comando do Tenente Manuel da Silva Pires Ferreira. Aps vrios dias de espera em Juazeiro, vendo que o rumor era falso, o destacamento policial decide partir em direo de Canudos, em 24 de novembro. Mas a tropa surpreendida durante a madrugada em Uau pelos seguidores de Antnio Conselheiro, que estavam sob o comando de Paje e Joo Abade. Aps uma luta corpo-a-corpo so contados mais de cento e cinquenta cadveres de conselheiristas. Do lado do exrcito morreram oito militares e dois guias. Estas perdas, embora consideradas "insignificantes quanto ao nmero" nas palavras do comandante, ocasionaram o retiro das tropas. A segunda expedio Janeiro de 1897 - Enquanto aguardavam uma nova investida do governo, os jagunos fortificavam os acessos ao arraial. Comandada pelo major Febrnio de Brito, depois de atravessar a serra do Cambaio, uma segunda expedio militar contra Canudos foi atacada no dia 18 e repelida com pesadas baixas pelos conselheiristas, que se abasteciam com as armas

abandonadas ou tomadas tropa. Os sertanejos mostravam grande coragem e habilidade militar, enquanto Antnio Conselheiro ocupava-se da esfera civil e religiosa. A terceira expedio Maro de 1897 - Na capital do pas, diante das perdas e a presso de polticos florianistas que viam em Canudos um perigoso foco monarquista, o governo federal assumiu a represso, preparando a primeira expedio regular, cujo comando confiou ao coronel Antnio Moreira Csar, considerado pelos militares um heri do exrcito brasileiro, e popularmente conhecido como "corta-cabeas" por ter mandado executar mais de cem pessoas a sangue frio na represso Revoluo Federalista em Santa Catarina. A notcia da chegada de tropas militares regio atraiu para l grande nmero de pessoas, que partiam de vrias reas do Nordeste e iam em defesa do "homem Santo". Em 2 de maro, depois de ter sofrido pesadas baixas, causadas pela guerra de guerrilhas na travessia das serras, a fora, que inicialmente se compunha de 1.300 homens, assaltou o arraial. Moreira Csar foi morto em combate, tendo o comando sido passado para o coronel Pedro Nunes Batista Ferreira Tamarindo, que tambm tombou no mesmo dia. Abalada, a expedio foi obrigada a retroceder. Entre os chefes militares sertanejos destacaramse Paje, Pedro, que depois comandou os conselheiristas na travessia de Cocorob, Joaquim Macambira e Joo Abade, brao direito de Antnio Conselheiro, que comandou os jagunos em Uau. A quarta expedio Abril de 1897 - No Rio de Janeiro, a repercusso da derrota foi enorme, principalmente porque se atribua ao Conselheiro a inteno de restaurar a monarquia. Jornais monarquistas foram empastelados e Gentil Jos de Castro, gerente de dois deles, assassinado. Em abril de 1897, o ministro da Guerra, marechal Carlos Machado Bittencourt preparou uma expedio, sob o comando do general Artur Oscar de Andrade Guimares, composta de duas colunas, comandadas pelos generais Joo da Silva Barbosa e Cludio do Amaral Savaget, ambas com mais de quatro mil soldados equipados com as mais modernas armas da poca. Junho de 1897 - O primeiro combate verificou-se em Cocorob, em 25 de junho, com a coluna Savaget. No dia 27, depois de sofrerem perdas considerveis, os atacantes chegaram a Canudos. Durante os primeiros meses, as tropas conseguem pouco resultado. Os sertanejos esto bem armados com armas abandonadas pela expedio anterior, e o exrcito no tem a infra-estrutura necessria para alimentar suas tropas, que passam fome. Agosto de 1897 - O prprio ministro da Guerra, marechal Carlos Machado Bittencourt, seguiu para o serto baiano e se instalou em Monte Santo, com o intuito de colocar um fim ao caos em que estava o abastecimento das tropas. Monte Santo se torna base das operaes. Setembro de 1897 - Aps vrias batalhas, a tropa conseguiu fechar o cerco sobre o arraial. Antnio Conselheiro morreu em 22 de setembro, supostamente em decorrncia de uma disenteria. Aps receber promessas de que a Repblica lhes garantiria a vida, uma parte da populao sobrevivente se rendeu com bandeira branca, enquanto um ltimo reduto resistia na praa central do povoado. Apesar das promessas, todos os homens presos, e tambm grupos de mulheres e crianas acabaram sendo degolados - uma execuo sumria que se apelidou de "gravata vermelha".

[6]

Com isto, a Guerra de Canudos acabou se constituindo num dos maiores crimes j praticados em territrio brasileiro. Outubro de 1897 - O arraial resistiu at 5 de outubro de 1897, quando morreram os quatro derradeiros defensores. O cadver de Antnio Conselheiro foi exumado e sua cabea decepada a faca. No dia 6, quando o arraial foi arrasado e incendiado, o Exrcito registrou ter contado 5.200 casebres. O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze mil soldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribudos em quatro expedies militares. Em 1897, na quarta incurso, os militares incendiaram o arraial, mataram grande parte da populao e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruio total da povoao.

Revolta do Contestado
A Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a populao cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa regio rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paran e de Santa Catarina. A regio fronteiria entre os estados do Paran e Santa Catarina recebeu o nome de Contestado devido ao fato de que os agricultores contestaram a doao que o governo brasileiro fez aos madeireiros e Southern Brazil Lumber & Colonization Company. Como foi uma regio de muitos conflitos, ficou conhecida como Contestado, justamente por ser uma regio de disputas de limites entre os dois estados brasileiros. Aps a concluso das obras do trecho catarinense da Estrada de Ferro So Paulo-Rio Grande]], a companhia Brazil Railway Company, que recebeu do governo 15 km de cada lado da ferrovia,iniciou a desapropriao de 6.696 km de terras (equivalentes a 276.694 alqueires) ocupadas j h muito tempo por posseiros que viviam na regio entre o Paran e Santa Catarina. O governo brasileiro, ao firmar o contrato com a Brazil Railway Company, declarou a rea como devoluta, ou seja, como se ningum ocupasse aquelas terras."A rea total assim obtida deveria ser escolhida e demarcada, sem levar em conta sesmarias nem posses, dentro de uma zona de trinta quilmetros, ou seja, quinze para cada lado"..Isso, e at mesmo a prpria outorga da concesso feita Brazil Railway Company, contrariava a chamada Lei de Terras de 1850. No obstante, o governo do

Paran reconheceu os direitos da ferrovia; atuou na questo, como advogado da Brazil Railway, Affonso Camargo, ento vice-presidente do estado. Esses camponeses que viram o direito s terras que ocupavam ser usurpado, e os trabalhadores que foram demitidos pela companhia (1910), decidiram ento ouvir a voz do monge Jos Maria, sob o comando do qual organizaram uma comunidade. Resultando infrutferas quaisquer tentativas de retomada das terras - que foram declaradas "terras devolutas" pelo governo brasileiro no contrato firmado com a ferrovia - cada vez mais passou-se a contestar a legalidade da desapropriao. Uniram-se ao grupo diversos fazendeiros que, por conta da concesso, estavam perdendo terras para o grupo de Farquhar, bem como para os coronis manda-chuvas da regio. A unio destas pessoas em torno de um ideal, levou organizao do grupo armado, com funes distribudas entre si. O messianismo adquiria corpo. A vida era comunitria, com locais de culto e procisses, denominados redutos. Tudo pertencia a todos. O comrcio convencional foi abolido, sendo apenas permitidas trocas. Segundo as pregaes do lder, o mundo no duraria mais 1000 anos e o paraso estava prximo. Ningum deveria ter medo de morrer porque ressuscitaria aps o combate final. de destacar a importncia atribuda s mulheres nesta sociedade. A virgindade era particularmente valorizada. O "santo monge" Jos Maria rebelou-se, ento, contra a recm formada repblica brasileira e decidiu dar status de governo independente comunidade que comandava. Para ele, a Repblica era a "lei do diabo". Nomeou "Imperador do Brasil" um fazendeiro analfabeto, nomeou a comunidade de "Quadro Santo" e criou uma guarda de honra constituda por 24 cavaleiros que intitulou de "Doze Pares de Frana", numa aluso cavalaria de Carlos Magno na Idade Mdia. Os camponeses uniram-se a este, fundando alguns povoados, cada qual com seu santo. Cada povoado seria como uma "Monarquia Celeste", com ordem prpria, semelhana do que Antnio Conselheiro fizera em Canudos. Convidado a participar da festa do Senhor do Bom Jesus, na localidade de Taquaruu (municpio de Curitibanos), o monge vai acompanhado de cerca de 300 fiis, e l permanece por vrias semanas, atendendo aos doentes e prescrevendo remdios. Desconfiado com o que acontecia, e com medo de perder o mando da situao local em Curitibanos, o coronel Francisco de Albuquerque, rival do coronel Almeida, enviou um telegrama para a capital do estado pedindo auxlio contra "rebeldes que proclamaram a monarquia em Taquaruu"'. O governo brasileiro, ento comandado pelo Marechal Hermes da Fonseca, responsvel pela "Poltica das Salvaes", caracterizada por intervenes poltico-militares que em diversos Estados do pas pretendiam eliminar seus adversrios polticos, sentiu indcios de insurreio neste movimento e decidiu reprimi-lo, enviando tropas para "acalmar" os nimos. Antevendo o que estava por vir, Jos Maria parte imediatamente para a localidade de Irani com todo o seu carente squito. A localidade nesta poca pertencia a Palmas, cidade que estava na jurisdio do Paran, e que tinha com Santa Catarina questes jurdicas no resolvidas por conta de divisas territoriais, e acabou vendo nessa grande movimentao uma estratgia de ocupao daquelas terras.

A guerra do Contestado inicia-se neste ponto: em defesa de suas terras, vrias tropas do Regimento de Segurana do Paran so enviadas para o local, a fim de obrigar os invasores a voltar para Santa Catarina. Estamos em outubro de 1912. Mas as coisas ocorrem bem diferente do planejado. Tem incio um confronto sangrento entre tropas do governo e fiis do Contestado no lugar chamado "Banhado Grande". Ao trmino da luta, esto sem vida dezenas de pessoas, de ambos os lados. Morreram no confronto o coronel Joo Gualberto, que comandava as tropas, e tambm o monge Jos Maria, mas os partidrios do contestado tinham conseguido a sua primeira vitria. Em 8 de fevereiro de 1914, numa ao conjunta de Santa Catarina, Paran e governo federal, foi enviado a Taquaruu um efetivo de 700 soldados, apoiados por peas de artilharia e metralhadoras. Estes logram xito na empreitada, incendeiam completamente o acampamento dos jagunos, mas sem muitas perdas humanas, j que os caboclos e fiis da causa do Contestado se refugiaram em Caraguat, local de difcil acesso e onde j viviam cerca de 20.000 pessoas. Os fiis que mudaram para Caraguat, interior do atual municpio de Lebon Rgis, eram chefiadas por Maria Rosa, uma jovem com 15 anos de idade, considerada pelos historiadores como uma Joana D'Arc do serto, j que "combatia montada em um cavalo branco com arreios forrados de veludo, vestida de branco, com flores nos cabelos e no fuzil". Aps a morte de Jos Maria, Maria Rosa afirmava receber, espiritualmente, ordens do mesmo, o que a fez assumir a liderana espiritual e militar de todos os revoltosos, ento cerca de 6.000 homens. De maro a maio outras expedies foram realizadas, porm todas sem sucesso. Em 9 de maro de 1914, embaladas pela vitria de Taquaruu, que tinham destrudo completamente, as tropas cercam e atacam Caraguat, mas a o desastre total. Fogem em pnico perseguidos pelos revoltosos. Esta nova vitria enche os contestadores de nimo. O fato repercute em todo o interior, trazendo para o reduto ainda mais pessoas com interesses afins, mas tambm atinge em cheio ao governo e aos rgos legalmente constitudos. Como cada vez mais pessoas engajavam-se abertamente ao movimento, piquetes foram formados pelos fiis para o arrebanhamento de animais da regio a fim de suprir as necessidades alimentcias do ncleo de Caraguat. So ento fundados os redutos de Bom Sossego e So Sebastio. S neste ltimo se aglomeravam cerca de 2.000 pessoas. Alm de colocar em prtica tcnicas de guerrilha para a defesa dos ataques do governo, os fanticos passaram ao contra-ataque. Em 2 de setembro, lanaram um documento que intitulouse "Manifesto Monarquista", deflagrando-se, a partir de ento, o que chamavam de a Guerra Santa, caracterizada por saques e invases de propriedades de coronis e por um discurso que exigia pobreza e cobrava explorao ao mximo da Repblica. Invadiam as fazendas dos coronis tomando para si tudo o que precisavam para suprir as necessidades do reduto. Alm disso, amparados nas vitrias que tiveram, atacaram vrias cidades, como foi o caso de Curitibanos, onde os alvos eram invariavelmente os cartrios, locais onde se encontravam os registros das terras que antes a eles pertenciam. No bastasse isso, num outro ataque na localidade de Calmon, destruram completamente a segunda serraria da Lumber, uma das empresas que vieram de fora para explorar a madeira da faixa de terra de 30 quilmetros (15 quilmetros de cada lado) s margens da ferrovia. Com a ordem social cada vez mais catica na regio, o governo central designa o general Carlos Frederico de Mesquita, veterano de Canudos, para comandar uma ao contra os rebeldes. Inicialmente tenta, sem xito, um acordo para dispensar os revoltosos; a seguir ataca duramente Santo Antnio, obrigando os rebeldes a fugir. O reduto de Caraguat, que antes vira as tropas do governo fugirem perseguidas por revoltosos, tem agora de ser abandonada s pressas pelos mesmos revoltosos devido a uma grande epidemia de tifo. Considerando, equivocadamente, dispersos os revoltosos, o general Mesquita d a luta por encerrada. Mas a calmaria terminaria logo. Os revoltosos rapidamente se reagrupam e se organizam na localidade de Santa Maria, interior norte do municpio de Lebon Rgis, intensificando os ataques: tomam e incendeiam a estao de Calmon; dizimam a vila de So Joo (Matos Costa),

atacam Curitibanos e ameaam Porto Unio da Vitria, cuja populao abandona a cidade em desespero. Com o passar do tempo, general Fernando Setembrino de Carvalho adotou uma nova postura de guerra, evitando o combate direto, que era o que os revoltosos esperavam e para o que estavam se preparando, optando, pelo contrrio, por cercar o reduto dos fanticos com tropas por todos os lados, evitando que entrassem ou sassem da regio onde estavam. Para isto, o general dividiu seu efetivo em quatro alas com nomes dos quatro pontos cardeais e, gradativamente, foi avanando e destruindo qualquer resistncia que encontrasse pelo caminho. Com esta nova estratgia, rapidamente comeou a faltar comida nos acampamentos dos revoltosos. Isto teve como consequncia imediata a rendio de dezenas de caboclos. Contudo, a maioria dos que se entregavam eram velhos, mulheres e crianas - talvez uma contraestratgia dos fiis para que sobrasse mais comida aos combatentes que ficaram para trs e que ainda defenderiam a causa. Neste ponto da guerra do Contestado, comea a se destacar a figura de Deodato Manuel Ramos, vulgo "Adeodato", considerado pelos historiadores como o ltimo lder dos Contestadores. Adeodato transfere o ncleo dos revoltosos para o vale de Santa Maria, que contava ainda com cerca de 50.000 homens. S que a, medida que ia faltando o alimento, Adeodato passa a revelar-se cada vez mais autoritrio, no aceitando a rendio. Aos que se entregavam, aplicava sem d a Pena de morte. Em dezembro de 1915 o ltimo dos redutos dos revoltosos foi devastado pelas tropas de Setembrino. Adeodato fugiu, vagando com tropas no seu encalo. Conseguiu, no entanto, escapar de seus perseguidores e, como foragido, ficou ainda 8 meses escondendo-se pelas matas da regio. Mas a fome e o cansao, alm de uma perseguio sem trgua, fizeram com que Adeodato se rendesse. Encerrava-se ento, em agosto de 1916, com a priso de Adeodato, a Guerra do Contestado. Adeodato foi capturado e condenado a 30 anos de priso. Entretanto, em 1923, 7 anos aps ter sido preso, Adeodato morto pelo prprio diretor da cadeia numa tentativa de fuga.

Cangao
Cangao foi um fenmeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do sculo XIX ao incio do sculo XX. O cangao tem suas origens em questes sociais e fundirias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por aes violentas de grupos ou indivduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazns. No tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo serto, praticando tais crimes, fugindo e se escondendo. O Cangao pode ser dividido em trs subgrupos: os que prestavam servios espordicos para os latifundirios; os "polticos", expresso de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com caractersticas de banditismo. Os cangaceiros conheciam a caatinga e o territrio nordestino muito bem, e por isso, era to difcil serem capturados pelas autoridades. Estavam sempre preparados para enfrentar todo o tipo de situao. Conheciam as plantas medicinais, as fontes de gua, locais com alimento, rotas de fuga e lugares de difcil acesso. O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuno Alves de Melo Calado, "Jesuno Brilhante", que agiu por volta de 1870. E o ltimo foi de "Corisco" (Cristino Gomes da Silva Cleto), que foi assassinado em 25 de maio de 1940.

O cangaceiro mais famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampio, tambm denominado o "Senhor do Serto" e "O Rei do Cangao". Atuou durante as dcadas de 20 e 30 em praticamente todos os estados do nordeste brasileiro. Por parte das autoridades, Lampio simbolizava a brutalidade, o mal, uma doena que precisava ser cortada. Para uma parte da populao do serto, ele encarnou valores como a bravura, o herosmo e o senso da honra (semelhante ao que acontecia com o mexicano Pancho Villa). O cangao teve o seu fim a partir da deciso do ento Presidente da Repblica, Getlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o territrio nacional. O regime denominado Estado Novo incluiu Lampio e seus cangaceiros na categoria de extremistas. A sentena passou a ser matar todos os cangaceiros que no se rendessem. No dia 28 de julho de 1938, na localidade de Angicos, no estado de Sergipe, Lampio finalmente foi apanhado em uma emboscada das autoridades, onde foi morto junto com sua mulher, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros. Esta data veio a marcar o final do cangao, pois, a partir da repercusso da morte de Lampio, os chefes dos outros bandos existentes no nordeste brasileiro vieram a se entregar s autoridades policiais para no serem mortos. Consta que o primeiro homem a agir como cangaceiro teria sido o Cabeleira, como era chamado Jos Gomes. Nascido em 1751, em Glria do Goit, cidade da zona da mata pernambucana, ele aterrorizou sua regio, incluindo Recife. Mas foi somente no final do sculo XIX que o cangao ganhou fora e prestgio, principalmente com Antnio Silvino, Lampio e Corisco. Entre meados do sculo XIX e incio do sculo XX, o nordeste do Brasil viveu momentos difceis, atemorizado por grupos de homens que espalhavam o terror por onde andavam. Eles eram os cangaceiros, bandidos que abraaram a vida nmade e irregular de malfeitores por motivos diversos. Alguns deles foram impelidos pelo despotismo de homens poderosos. Um famoso cangaceiro foi Lampio. Os cangaceiros conseguiram dominar o serto durante muito tempo, porque eram protegidos de coronis, que se utilizavam dos cangaceiros para cobrana de dvidas, entre outros servios "sujos". Um caso particular foi o de Janurio Garcia Leal, o Sete Orelhas, que agiu no sudeste do Brasil, no incio do sculo XIX, tendo sido considerado justiceiro e honrado por uns e cangaceiro por outros. No serto, consolidou-se uma forma de relao entre os grandes proprietrios e seus vaqueiros. A base desta relao era a fidelidade dos vaqueiros aos fazendeiros. O vaqueiro se disponibilizava a defender (de armas na mo) os interesses do patro. Como as rivalidades polticas eram grandes, havia muitos conflitos entre as poderosas famlias. E estas famlias se cercavam de jagunos com o intuito de se defender, formando assim verdadeiros exrcitos. Porm, chegou o momento em que comearam a surgir os primeiros bandos armados, livres do controle dos fazendeiros. Os coronis no tinham poder suficiente para impedir a ao dos cangaceiros.

Movimento Tenentista
Tenentismo foi o nome dado ao movimento poltico-militar e srie de rebelies de jovens oficiais de baixa e mdia patente do Exrcito Brasileiro no incio da dcada de 1920, descontentes com a situao poltica do Brasil. No declaravam nenhuma ideologia, propunham reformas na estrutura de poder do pas, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto, instituio do voto secreto e a reforma na educao pblica. Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana em 1922, a Revoluo de 1924 e a Comuna de Manaus de 1924 e a Coluna Prestes.

O movimento tenentista no conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura poltica do pas, j que nenhuma de suas tentativas teve sucesso, mas conseguiu manter viva a revolta contra o poder das oligarquias, representada na Poltica do caf com leite. No entanto, o tenentismo preparou o caminho para a Revoluo de 1930, que alterou definitivamente as estruturas de poder no pas. O Movimento Tenentista surgiu nos quartis espalhados em todo territrio nacional a partir da dcada de 1920. Segundo Paulo Assiz Pinheiro em "Estratgias da Iluso" em 5 de julho de 1922 ocorre a primeira revolta que tem uma forte influncia dos tenentes, conhecida como os 18 do Forte, que se opunha posse do presidente eleito Arthur Bernardes. Deste movimento participaram o Capito Hermes da Fonseca Filho, o Tenente Eduardo Gomes, o Tenente Siqueira Campos entre outros. Na Marinha do Brasil se destacaram os tenentes Protgenes Pereira Guimares, Ernani do Amaral Peixoto e Augusto do Amaral Peixoto. Debelada a revolta ressurge o movimento armado em 5 de julho de 1924 em So Paulo. O qual consegue dominar a capital do estado e dirigido pelo General Isidoro Dias Lopes. Essas tropas tenentistas retiram-se da capital de So Paulo, mas de armas na mo. Percorrem todo o interior do Brasil, no Rio Grande do Sul receberam a adeso de novos sublevados, como a do Capito Lus Carlos Prestes. Quando passaram pela Paraba enfrentaram as tropas do Padre Aristides Ferreira da Cruz, chefe poltico de Pianc, o qual derrotado e assassinado. A esta altura participam entre outros, Djalma Soares Dutra, Juarez Tvora, Cordeiro de Farias, Joo Alberto e Miguel Costa. Na sua maioria eram tenentes ou patentes mais graduadas. A Coluna Prestes, como passou a ser chamada, aps dois anos de luta enfrentando tropas governistas e tropas de Polcias Estaduais, alm de Provisrios armados s pressas no serto do nordeste. Passaram dois anos, sempre se deslocando de um lugar para outro e terminaram se internando na Bolvia. O Tenentismo passa a participar da Aliana Liberal em 1929 com exceo de Lus Carlos Prestes. A Aliana Liberal era formada pelos presidentes de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraba. A Aliana pregava a justia trabalhista, o voto secreto e o voto feminino. O Tenentismo em sua grande maioria apoiou este movimento e, depois da vitria e posse de Getlio Vargas, vrios tenentes se tornaram interventores. Lis Carlos Prestes no apoiou o movimento de 1930 pois aderira ao comunismo em maio daquele ano. Siqueira Campos que seria um dos lderes falecera em acidente areo tambm em 1930. Este foi o caso de Juracy Magalhes na Bahia, Landri Sales no Piau, Magalhes Almeida no Maranho e Magalhes Barata no Par, entre outros. O Tenentismo continua presente na vida pblica nacional, mas tem uma diviso nessa poca, uma minoria acompanha Lus Carlos Prestes e em 1937 a outra diviso no tenentismo, uma parte rompe com o Presidente Getlio Vargas e passa para a oposio, o caso de Juracy Magalhes, Juarez Tvora, Eduardo Gomes, que se distanciam do poder. Alguns deles como Newton de Andrade Cavalcanti e Ernesto Geisel participaram da deposio de Getlio Vargas em 1945. Aps a vitria da Revoluo de 1930, quase todos os governos dos estados brasileiros foram entregues aos tenentes, e a incapacidade dos tenentes de governar depois que assumiram o poder nos estados foi assim comentada pelo Joo Cabanas, um dos chefe da Revoluo de 1924 e revolucionrio de 1930, no seu livro "Fariseus da Revoluo", de 1932, que escreveu sobre o tenente Joo Alberto Lins de Barros, que governou So Paulo, e os demais tenentes: Joo Alberto serve como exemplo: Se, como militar, merece respeito, como homem pblico no faz juz ao menor elogio. Colocado, por inexplicveis manobras e por circunstncias ainda no esclarecidas, na chefia do mais importante estado do Brasil, revelou-se de uma extraordinria, de uma

Joo Caban

admirvel incompetncia, criando, em um s ano de governo, um dos mais trgicos confusionismos de que h memria na vida poltica do Brasil, dando tambm origem a um grave impasse econmico (dficit de 100.000 contos), e a mais profunda impopularidade contra a "Revoluo de Outubro".. e ter provocado no povo paulista, um estado de alma equvoco e perigoso. Nossa histria no registra outro perodo de fracasso to completo como o do "Tenentismo inexperiente"!.

as

No texto acima, escrito em fevereiro de 1932, na frase ter provocado no povo paulista, um estado de alma equvoco e perigoso, o tenente Joo Cabanas, praticamente prev a ecloso da Revoluo de 1932, ocorrida poucos meses aps o livro ter sido escrito. Em 1945, o tenentismo Anti-Getulista consegue depor o Ditador Getlio Vargas e lana a candidatura do Brigadeiro Eduardo Gomes, um nome ligado sempre ao tenentismo, ao contrrio do candidato vitorioso Eurico Gaspar Dutra, ex-ministro de Getlio Vargas e que, inclusive, j havia demonstrado interesse pela aproximao do Brasil com as potncias do Eixo [1]. Em 1950 volta Eduardo Gomes sendo derrotado por Getlio Vargas. E em 1955 o tenentismo disputa novamente com o nome do General Juarez Tvora, um dos expoentes do tenentismo. Em 1964, quase todos os comandantes militares do golpe militar de 1964 eram ex tenentes de 1930 como Cordeiro de Farias, Ernesto Geisel, Eduardo Gomes, Castelo Branco, Mdici, Juraci Magalhes e Juarez Tvora. O Tenentismo viveu at quando morreram os seus membros, ou seja, em torno de 1970.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rebeli%C3%B5es_na_Primeira_Rep %C3%BAblica_do_Brasil http://pt.wikipedia.org/wiki/Revoltas_Messi%C3%A2nicas http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Contestado http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-chibata/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Canga%C3%A7o http://pt.wikipedia.org/wiki/Tenentismo

Escola: E. E. Odete Valadares Alunos: Beatriz Oliveira Jessiane G. Andrade Maycon Edson Saul Serie: 3 5 Tema: As revoltas que ocorreram no perodo da Republica Velha.

Potrebbero piacerti anche