Sei sulla pagina 1di 4

INSTITUTO SUPERIOR DA AMAZONIA -IESA FACULDADE MARTHA FALCO CURSO DE PSICOLOGIA LABORATRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Disciplina: Analise Experimental do Comportamento Professor: Diego Cavalcante

ROTEIRO PARA ELABORAO DO RELATRIO CIENTFICO

A elaborao deste relatrio se dar conforme as orientaes do professor, pois todos os alunos recebero orientaes do professor quanto produo de textos e realizao das atividades prticas. mister ressaltar que para o sucesso das atividades (tericas e prticas) desenvolvidas nesta disciplina so imprescindveis a efetiva participao e engajamento do aluno.

Ressalta que toda pesquisa (ainda que acadmica) reclama um questionamento, uma problemtica, apresentando as prticas do laboratrio na forma de pergunta (problema da pesquisa) que deve ser respondida experimentalmente. O relatrio o ponto final e principal do trabalho do pesquisador, objetivando que seja conhecido por outros pesquisadores, nele deve conter os resultados obtidos de forma

ESTRUTURA DO RELATRIO

O relatrio deve ter margens de esquerda e superior - 3 cm direita e embaixo 2 cm, isso para todas as sees em espao duplo. Lembre-se voc esta relatando o que j aconteceu, portanto use os verbos no tempo passado em todas as sees. Em geral deve ser escrito com expresso Impessoal, usando o verbo no infinitivo. Ex. Pode-se observar que existe uma reao inversa...

As sees devero apresentar-se na seguinte forma:

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

1. CAPA: no numerada que deve conter (na ordem): Instituio a que o relatrio esta sendo apresentado ou vinculado; Nome (s) do (s) pesquisador (es); Ttulo do relatrio; Ms e ano.

2. CONTRA CAPA: pgina tambm no enumerada que deve conter (na ordem) Instituio a que o relatrio esta sendo apresentado ou vinculado; Nome (s) do (s) pesquisador (es); Ttulo do relatrio; Indicao do objetivo do relatrio; Ms e ano.

3. RESUMO E PALAVRAS-CHAVE: O resumo s pode ser feito por ltimo, pois s poder ser confeccionado quando o texto (relatrio) j estiver pronto. Devem conter de forma sucinta o Assunto, Objetivos, Mtodo, Resultados e Concluses. Mnimo 15 e mximo de 20 linhas; Espaamento entre linhas Simples; Palavra chave deve vir logo aps o resumo (saltar uma linha) Deve conter ao menos 3 palavras chaves.

4. SUMRIO: pgina na qual se inicia a numerao. Por ser um pr-texto numera-se em nmeros romanos minsculos, indicaes das principais partes e tpicos do relatrio.

5. INTRODUO: Descrever o objetivo do relatrio; Descrever problemtica e hipteses; Levantamento da literatura para o marco terico; Concluir a introduo fazendo meno aos prximos tpicos do relatrio cientfico.

Obs: No esquecer de fazer referncia importncia da pesquisa com animais, bem como os estudos da Analise do Comportamento para entendimento do comportamento humano.

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

5.1. Origens histricas da psicologia experimental/cientfica (breve descrio)

5.2. O impulso do Behaviorismo para a psicologia cientfica: Behaviorismo Metodolgico e Behaviorismo Radical: Analise do Comportamento: cincia do comportamento; Analise Experimental do Comportamento; Analise Aplicada ao Comportamento; Tarefas do Analista do Comportamento.

5.3. Princpios da Analise do Comportamento: Princpios do Condicionamento Reflexo de Ivan P. Pavlov; Princpios do condicionamento Operante de B. F. Skinner. Esta seo deve descrever os principais conceitos estudados sobre cada proposta de anlise do comportamento: unidade de anlise do comportamento reflexo, unidade do condicionamento operante, etc.

5.4.Observaes importantes para a produo: a) O texto deve ser corrido, no sendo necessrio subdividi-lo em tpicos, deve ser coeso e todos devem estar associados entre si; b) O texto deve conter as devidas referencias bibliogrfica (direta ou indireta); c) Deve evitar retirar textos da internet, pois temos em mos bibliografias suficientes para a produo de um texto original; d) Todo o relatrio deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT.

6. METODOLOGIA: Aqui ser informado como o experimento foi realizado, apresentando todas as informaes necessrias e suficientes para que o leitor de seu trabalho possa entender como ele foi feito.

6.1. Sujeito Experimental: Alm da identificao do sujeito experimental quanto raa, ao sexo, a idade na data do inicio da experimentao, esquema de privao (condies ideais para experimentao) princpios ticos da pesquisa com animais.

6.2. Equipamentos: Descrever detalhadamente a estrutura da Caixa de Skinner, bem como as funes desta e demais equipamentos;

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

6.3. Ambiente Experimental: Descrio detalhada da estrutura fsica do laboratrio (sala experimental) e do biotrio; esta descrio deve permitir ao leitor visualizar os ambientes em necessariamente ter estado no local; deve-se apresentar as dimenses aproximadas dos ambientes e de alguns equipamentos; deve-se abordar a rotina de cuidados do animais no biotrio e a rotina de funcionamento do laboratrio.

6.4. Procedimentos das Atividades Experimentais: Apresentar os procedimentos de cada atividade em sub-tpico descrever brevemente o objetivo de cada atividade e os procedimentos, este ultimo deve ser de acordo com o material apresentado, devendo ser um texto corrido, coeso e original.

7. ANALISE DOS RESULTADOS: dever ser feita de acordo com a bibliografia indicada, demonstrando o que se obteve com a manipulao proposta pelo procedimento: descrio dos dados coletados, freqncia de respostas; tabelas e grficos.

8. DISCUSSO: Analisar os resultados e de que forma esto relacionados com o problema proposto; relacionado-os com a teoria que fundamenta a pesquisa: os pressupostos da Anlise experimental do Comportamento (AEC); deve-se fazer uma relao entre os diversos experimentos realizados; deve-se fazer meno ao problema e hipteses apresentadas na introduo; este texto deve ser o mais original possvel, demonstrando domnio terico por parte do aluno.

9. REFERENCIAS BIBLIOGRFICA: So a listagem dos autores efetivamente utilizados no estudo e suas respectivas produes (livros, artigos, teses etc.), que foram citados em um ou mais momentos do relatrio.

10. ANEXOS: relato corrido, folha de resposta de cada exerccio; fotografias (opcionais).

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Potrebbero piacerti anche