Sei sulla pagina 1di 9

SOBRE O GNERO DISCURSIVO CRNICA HUMORSTICA OBJETIVOS

identificar a crnica como gnero; reconhecer e identificar os elementos da estrutura narrativa presentes na crnica; analisar e produzir uma crnica humorstica

DURAO DAS ATIVIDADES


04 aulas de 50 minutos cada

CONHECIMENTOS PRVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO



Habilidade bsicas de leitura estratgias, tais como: identificao da estrutura textual, antecipao/ constatao e refutao de hipteses. Estrutura bsica da narrativa.

ESTRATGIAS E RECURSOS DA AULA



utilizao do laboratrio de informtica e sala de vdeo; atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos; utilizao de charges, crnicas e vdeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos) A crnica um gnero da ordem do narrar que valoriza as situaes corriqueiras do dia a dia que so narradas de forma simples e descontrada - s vezes divertida, s vezes crtica, s vezes potica. Apresenta, portanto, os mesmo elementos da narrativa: personagem enredo, tempo, espao e narrador. Nessa aula, vamos abordar a crnica humorstica. O humor pode ser desenvolvido a partir de situaes do cotidiano e tambm como forma de criticar situaes sociais e polticas. Muitas vezes, retirado de pequenos detalhes que, quando bem combinados, mostram-se divertidos. Atividade I - Para apresentar aos alunos o humor como uma estratgia do dizer que, alm de criticar situaes sociais e polticas, tambm ameniza a convivncia do ser humano com os males da vida moderna, o professor dever reproduzir para eles a cpia das charges seguintes.

Disponvel em: http://hostiliocaio.blog.uol.com.br/arch2009-01-11_2009-01-17.html

Disponvel em: http://polissemiadasaude.blogspot.com/2010/07/lei-8080-de-19-de-setembro-de-1990.html

Disponvel em: http://2.bp.blogspot.com/_iVcTKyYyh_s/SdfeNSsT-lI/AAAAAAAAA_A/Dw21R5cZYhk/s1600-h/charges3.jpg

Disponvel em: http://polissemiadasaude.blogspot.com/2010/07/lei-8080-de-19-de-setembro-de-1990.html

II- Na sequncia, passar no quadro ou entregar xerox das questes a serem trabalhadas sobre as Charges 1. A charge uma ilustrao cmica que satiriza de forma crtica os acontecimentos sociais e polticos. O que est sendo criticado em cada uma das charges? 2. Geralmente, em uma charge, relata-se um fato ocorrido em uma poca definida, dentro de um determinado contexto cultural, econmico e social especfico. Esse contexto precisa ser conhecido para que se entenda a charge. Por apresentar essa caracterstica, a charge tem um papel importantssimo como registro histrico. a. Qual o contexto em que se insere cada uma das charges? b. Qual o conhecimento prvio que o leitor precisa para entender cada uma delas? 3. Alm da linguagem verbal qual linguagem contribui para a construo do sentido nas charges analisadas? Comente. 4. Ironia uma estratgia do dizer por meio da qual diz-se uma coisa para significar outra. a. H ironia nas charges analisadas? b. Pode-se dizer que a ironia gera humor? 5. Como voc avalia o sistema educacional e da sade em nosso pas?

Importante: Ao corrigir as questes respondidas pelos alunos, o professor dever promover um debate, em crculos, os alunos tero a oportunidade de concordar ou discordar das respostas dos colegas.

Aula 02 ( 50 minutos) Atividade I- O professor dever reproduzir para os alunos a cpia da crnica O flagelo do vestibular de Luis Fernando Verssimo.

O Flagelo do Vestibular No tenho curso superior. O que eu sei foi a vida que me ensinou, e como eu no prestava muita ateno e faltava muito, aprendi pouco. Sei o essencial, que amarrar os sapatos, algumas tabuadas e como distinguir um bom Beaujolais pelo rtulo. E tenho um certo jeito como comprova este exemplo para usar frases entre travesses, o que me garante o sustento. No caso de alguma dvida maior, recorro ao bom senso. Que sempre me responde da mesma maneira? "Olha na enciclopdia, p!" Este naco de autobiografia apenas para dizer que nunca tive que passar pelo martrio de um vestibular. uma experincia que jamais vou ter, como a dor do parto. Mas isto no impede que todos os anos, por esta poca, eu sofra com o padecimento de amigos que se submetem terrvel prova, ou at de estranhos que vejo pelos jornais chegando um minuto atrasados, tendo insolaes e tonturas, roendo metade do lpis durante o exame e no fim olhando para o infinito com aquele ar de sobreviventes da Marcha da Morte de Batan. Enfim, os flagelados do unificado. S lhes posso oferecer a minha simpatia. Como ofereci a uma conhecida nossa que este ano esteve no inferno. Calma, calma. Voc pode parar de roer as unhas. O pior j passou. No consigo. Vou levar duas semanas para me acalmar. Bom, ento roa as suas prprias unhas. Essas so as minhas... Ah, desculpe. Foi terrvel. A incerteza, as noites sem sono. Eu estava de um jeito que calmante me excitava. E quanto conseguia dormir, sonhava com escolhas mltiplas, a) fracasso, b) vexame, c) desiluso. E acordava gritando, NENHUMA DESTAS! NENHUMA DESTAS! Foi horrvel. S no compreendo porque voc inventou de fazer vestibular a esta altura da vida... Mas quem que fez vestibular? Foi meu filho! E o cretino est na praia enquanto eu fico aqui, beira do colapso. Me de vestibulando. Os casos mais dolorosos. O inconsciente do filho s vezes nem t, diz pra coroa que cravou coluna do meio em tudo e est matematicamente garantido. E ela ali, desdobrando fila por fila do gabarito. No haveria um jeito mais humano de fazer a seleo para as universidades? Por exemplo, largar todos os candidatos no ponto mais remoto da floresta amaznica e os que voltassem civilizao estariam automaticamente classificados? Afinal, o Brasil precisa de desbravadores. E as mes dos reprovados, quando indagadas sobre a sorte do filho, poderiam enxugar uma lgrima e dizer com altivez: Ele foi um dos que no voltaram... Em vez de: um burro! Os candidatos Engenharia no Rio de Janeiro poderiam ser postos a trabalhar no Metr dia e noite, quem pedisse gua seria desclassificado. O Estado acabaria com poucos

engenheiros novos alis, uma segurana para a populao mas as obras do Metr progrediriam como nunca. Na direo errada, mas que diabo. O certo que do jeito que est no pode continuar. E ainda por cima, h os cursinhos pr-vestibulares. Em So Paulo os cursinhos esto usando helicpteros na guerra pela preferncia dos vestibulandos que tero que repetir tudo no ano que vem. Da para o napalm, o bombardeio estratgico, o desembarque anfbio e, pior, uma visita do Kissinger para negociar a paz, um pulo. Em So Paulo h cursinhos to grandes que o professor, para se comunicar com as filas de trs, tem que usar o correio. Se todos os alunos de cursinhos no centro de So Paulo sassem para a rua ao mesmo tempo, ia ter gente caindo no mar em Santos. O vestibular virou indstria. E os robs que saem das usinas pr-vestibulares s tem dois movimentos: marcar cruzinha e rezar. O filho da nossa nervosa amiga chegou em casa meio pessimista com uma das provas. Sei no. Acho que tubulei. O Ingls no estava mole. Mas meu filho, hoje no era ingls! Era Fsica e Matemtica! Oba! Ento acho que fui bem. Disponvel em: http://a-neurose.blogspot.com/2010/01/cronica-lfv-o-flagelo-do-vestibular.html II - Apresentar tambm informaes sobre o autor: Luis Fernando Verssimo nasceu em 26 de setembro 1936, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Filho do grande escritor rico Verssimo, iniciou seus estudos no Instituto Porto Alegre, tendo passado por escolas nos Estados Unidos quando morou l, em virtude de seu pai ter ido lecionar em uma universidade da Califrnia, por dois anos. Voltou a morar nos EUA quando tinha 16 anos, tendo cursado a Roosevelt High School de Washington, onde tambm estudou msica, sendo at hoje inseparvel de seu saxofone.[...] Disponvel em: http://www.releituras.com/lfverissimo_bio.asp II O professor dever fazer a leitura oral do texto para os alunos, fornecendo a eles informaes sobre as palavras e expresses abaixo relacionadas - que so empregadas no texto. Marcha da Morte de Bataan- o nome como ficou conhecido um dos maiores crimes de guerra da II Guerra Mundial, ocorrido no incio da Guerra do Pacfico, contra prisioneiros norte-americanos e filipinos derrotados pelas foras japonesas aps a Batalha de Bataan, parte da Batalha das Filipinas, ocorrida entre dezembro de 1941 e abril de 1942. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_da_Morte_de_Bataan Napalm - um conjunto de lquidos inflamveis base de gasolina gelificada, utilizados como armamento militar. O napalm na realidade o agente espessante de tais

lquidos, que quando misturado com gasolina a transforma num gel pegajoso e incendirio. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Napalm Henry Alfred Kissinger (nascido Heinz Alfred Kissinger; Frth, 27 de maio de 1923) um diplomata estado-unidense, de origem judaica, que teve um papel importante na poltica estrangeira dos Estados Unidos entre 1968 e 1976. Disponvel em: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1W1SUNC_ptBR&defl=pt&q=define:Kissinger&sa=X&ei=CYCTTOKaLML68AahvtWMDA&ved= 0CBUQkAE II - Aps a leitura do texto, os alunos, em grupo, devero responder s questes propostas na sequncia. 1. Uma crnica humorstica visa basicamente o riso, com certo registro irnico dos costumes. A crnica lida pode ser considerada humorstica. Por qu? 2. O que significa flagelo? Por que o vestibular pode ser considerado um flagelo? 3. A crnica O flagelo do vestibular escrita em primeira pessoa. Transcreva do segundo pargrafo do texto, uma expresso que comprove que o narrador o prprio autor, isto , o autor fala de si mesmo. 4. O autor inicia a crnica dizendo que no tem curso superior. a. Ele lamenta esse fato? Justifique sua resposta. b. No ter cursado uma universidade faz falta a ele? Justifique sua resposta. 5. Apesar de no enfrentado um vestibular o autor sofre junto com amigos que tem filhos vestibulandos. a. A que ele compara o vestibular? b. A opinio do autor sobre o vestibular positiva ou negativa? Explique. 6. Observe esta passagem do texto: "E quanto conseguia dormir, sonhava com escolhas mltiplas, a) fracasso, b) vexame, c) desiluso. E acordava gritando, NENHUMA DESTAS! NENHUMA DESTAS! Foi horrvel. Qual o conhecimento prvio necessrio ao leitor para compreender este trecho do texto? 7. O inconsciente do filho s vezes nem t, diz pra coroa que cravou coluna do meio em tudo e est matematicamente garantido. Explique o que se pode deduzir da expresso em destaque.

8. Observe esta passagem do texto: "No haveria um jeito mais humano de fazer a seleo para as universidades? Por exemplo, largar todos os candidatos no ponto mais remoto da floresta amaznica e os que voltassem civilizao estariam automaticamente classificados? Afinal, o Brasil precisa de desbravadores. O que se pode inferir da sugesto irnica do autor para o processo seletivo para as universidades? 9. Assinale a(s) alternativas em que constam estratgias lingusticas responsveis pelo humor da crnica. D um exemplo do texto para cada alternativa marcada. ( ) As comparaes, os exageros, os paradoxos so explorados em seu aspecto mais original para divertir o leitor. ( ) O autor utiliza a ironia para criticar o vestibular no Brasil, assim a indstria dos cursinhos pr-vestibulares. 10. Discuta com os colegas e responda: a. O processo seletivo de ingresso universidade o vestibular- injusto? Por que? Vocs concordam com o autor? b. O humor uma estratgia para criticar a realidade? Justifique.

Aula 03 (50 minutos) Atividade I - O professor dever levar os alunos ao laboratrio de informtica para, em duplas, lerem outras crnicas humorsticas, quais sejam: a) Homem que homem Luis Fernando Verssimo Disponvel em: http://www.releituras.com/lfverissimo_hoqueeho.asp b) Comunicao Luis Fernando Verssimo Disponvel em: http://www.ofaj.com.br/disciplinas_conteudo.php?cod=13 II - Aps a leitura das crnicas pelos alunos, o professor mediar a discusso sobre os textos lidos, pontuando os seguintes aspectos. 1. Pode-se considerar as crnicas lidas como humorsticas? Por qu? 2. O que est sendo criticado pelo autor em cada texto? 3. Quais os recursos/estratgias foram utilizadas pelo autor para criar o efeito humorstico? 4. Esteretipo um tipo fixo, que no se altera, sempre igual, sem originalidade, isto , sem nada diferente. H a criao de esteretipos nos textos lidos? Qual?

5. O humor se estabelece quando o leitor se identifica com a situao apresentada ou quando ele identifica a situao com algum. Como humor dos textos lidos foram identificados por vocs? Por qu?

Aula 04 (50 minutos) Atividade PRODUO DE TEXTO 1. O professor dever reproduzir para os alunos a cpia da crnica O Brasil Descrio Fsica e Poltica - de Millr Fernandes O Brasil - Descrio Fsica e Poltica O Brasil um pas maior do que os menores e menor do que os maiores. um pas grande porque, medida sua extenso, verifica-se que no pequeno. Divide-se em trs zonas climticas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira, sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. As montanhas so consideravelmente mais altas que as plancies, estando sempre acima do nvel do mar. H muitas diferenas entre as vrias regies geogrficas do pas, mas a mais importante a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuria especializou-se na criao de gado. A populao toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas no nascidas no pas so, sem exceo, estrangeiras. Na indstria fabricam-se produtos industriais, sobretudo iguais e semelhantes, sem deixar-se de lado os diferentes. No campo da explorao dos minrios, o pas tem uma posio s inferior aos que lhe esto acima, sendo, porm, muito maior produtor do que todos os pases que no atingiram o seu nvel. Pode-se dizer que, excetuando seus concorrentes, o nico produtor de minrios no mundo inteiro. To privilegiada hoje a situao do pas, que os cientistas procuram apenas descobrir o que no est descoberto, deixando para a indstria tudo que j foi aprovado como industrializvel, e para o comrcio tudo o que vendvel. Na arte tambm no h cincia, reservando-se esta atividade exclusivamente para os artistas. Quanto aos escritores, so recrutados geralmente entre os intelectuais. , enfim, o pas do futuro, sendo que este se aproxima a cada dia que passa. Millr Fernandes Disponvel em: http://viniciusrodrigues.wordpress.com/2009/02/20/brasil-%E2%80%93-descricaofisica-e-politica/ 2. Aps a leitura do texto oral do texto pelos alunos, o professor dever observar com eles os seguinte aspectos em relao ao texto lido: a) No texto O Brasil Descrio Fsica e Poltica, Millor Fernandes cria o humor reproduzindo um modo de escrever que chamado de discurso vazio ou circular: aquele que fala e no diz nada. Isso acontece pela forma como as idias so apresentadas: lana-se uma ideia, mas no avana no raciocnio, pois repete a mesma idia com outras palavras. b) As caractersticas do discurso vazio devem ser evitadas em um texto, a no ser que, como Millor Fernandes o que se intenciona fazer uma pardia desse tipo de discurso para se provocar um efeito cmico. 3. O professor dever apresentar aos alunos a seguinte proposta de produo de texto:

Produza uma crnica humorstica sobre a educao no Brasil, utilizando como estratgia para se criar um efeito humorstico, o discurso vazio ou circular assim como o fez Millr Fernandes no texto - O Brasil Descrio Fsica e Poltica. O texto ser lido em sala de aula para ser apreciado pelo professor e pelos colegas. RECURSOS COMPLEMENTARES Para ampliar o conhecimento sobre estratgias para se criar o humor, o professor poder exibir para os alunos, o vdeo:
Homem que homem - adaptado da crnica de Luis Fernando Verssimo Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=yI_4xqP2J2I

AVALIAO Os alunos sero avaliados coletivamente durante a realizao das atividades de interpretao e anlise das charges e da crnica - O Flagelo do vestibular de Luis Fernando Verssimo e, individualmente, por meio da produo de uma crnica humorstica sobre a Educao no Brasil que dever ser corrigida pelo professor.

Potrebbero piacerti anche