Sei sulla pagina 1di 3

FICHA N 10 MOVIMENTO DE QUEDA, NA VERTICAL, COM EFEITO DE RESISTNCIA DO AR

QUEDA DO PRA-QUEDISTA

Inicialmente o pra-quedista est sujeito, apenas, aco da fora gravticaque a Terra exerce sobre ele. Desce praticamente em queda livre e o seu movimento praticamente rectilneo uniformemente acelerado

Aps um pequeno intervalo de tempo, o ar oferece resistncia ao movimento do pra-quedista A fora de resistncia do ar aumenta com a velocidade Como a intensidade da fora gravtica superior, o movimento acelerado.

medida que a velocidade do pra-quedista aumenta, aumenta tambm a fora de resistncia do ar e a partir de um certo instante, a resultante das foras que actuam no pra-quedista nula. O movimento de queda do pra-quedista rectilneo uniforme. A sua velocidade constante ( 1 velocidade terminal) e aproximadamente igual a 200km/h

Quando o pra-quedas se abre, o ar oferece uma grande resistncia ao movimento Como a intensidade da resistncia do ar superior da fora gravtica, a resultante das foras que actuam no sistema aponta para cima A velocidade diminui acentuadamente e o movimento retardado.

medida que a velocidade diminui, a fora de resistncia do ar tambm diminui A partir de um certo instante, a fora gravtica iguala a fora de resistncia do ar A velocidade passa a ser constante ( 2 velocidade terminal) e aproximadamente igual a 20km/h

1 1.1 1.2 1.3 1.4

Uma bola de basquetebol com a massa de 250g, atinge a velocidade mxima terminal, em queda vertical, de 20ms-1. Determine a intensidade mxima da fora de resistncia do ar que actua na bola. Se a bola de basquete for atirada verticalmente para cima, tambm atinge uma velocidade terminal na subida? Justifique. Durante a subida da bola de esperar que ela suba com uma acelerao maior ou menor do que a acelerao da gravidade? Justifique. E na descida da bola, o valor da acelerao do movimento constante? Se no, como varia? Justifique a resposta. Um objecto abandonado do cimo de um arranha-cus com a altura de 200m, atingindo o solo com velocidade de mdulo 55ms-1. Prove que a resistncia do ar no desprezvel nesta situao.

O esquema representa quatro instantes do movimento de um pra-quedista. A figura A representa o incio da queda; a figura B, o instante em que o pra-quedista atinge a primeira velocidade terminal; a figura C, o instante em que o pra-quedista abre o pra-quedas; a figura D, o instante em que o pra-quedista atinge a segunda velocidade terminal.

3.1 Represente em cada um dos instantes os vectores fora que actuam no pra-quedista. 3.2 Seleccione o grfico que pode representar a variao do valor algbrico da velocidade do pra-quedista em funo do tempo ( considere como positivo o sentido ascendente)

3.3 Seleccione o grfico que pode representar a variao da posio do pra-quedista em funo do tempo

Um pra-quedista, com a massa de 80kg, salta de um avio que voa a baixa velocidade e atinge a velocidade constante de 50ms-1 . Nesta situao: 4.1 qual o valor da acelerao sentida pelo pra-quedista? 4.2 qual o valor da fora de resistncia do ar? 4.3 Explique por que motivo o valor da velocidade do pra-quedista diminui quando este abre o pra-quedas.

5 Depois de atingir a velocidade terminal de 31ms-1 , uma bola de tnis desce durante 4,0s. 5.1 Calcule a distncia percorrida pela bola neste intervalo de tempo. 5.2 Se a bola tivesse percorrido aquela distncia em queda livre, aps ter sido largada, com que valor de velocidade atingiria o solo?

O grfico traduz a variao da velocidade em funo do tempo de um pra-quedidsta que se lanou do cimo de uma montanha 6.1 Indique em que segmento(s) do grfico se verifica a) P = Far b) P Far IV c) P Far 6.2 Indique, justificando, em que troo(s) do grfico se I III verifica a Lei da Inrcia.

7 Uma gota de chuva esfrica de massa 0,14g cai verticalmente II sendo travada pela resistncia do ar cujo mdulo dado por -3 2 Rar = 2,12x10 v (SI) 7.1 Qual o mdulo da velocidade terminal da gota ? 7.2 Qual a acelerao da gota ao atigir essa velocidade? 7.3 Escreva a expresso x(t) para o movimento da gota a partir do instante em que atingiu a velocidade terminal. Um pra-quedista cai no solo com uma velocidade terminal de de cerca de 20kmh -1, que a sua segunda velocidade terminal. 8.1 Quando que se atinge a velocidade terminal? Que movimento se passa a ter aps se atingir essa velocidade? 8.2 Seria possivel fazer pra-quedismo na Lua, tal como na Terra?

1.1 Fa= 2,5N ; 1.2- no; a fora de atrito e o peso tm a mesma direco e sentido; 1.3- menor em mdulo; 1.4- no; diminui at atingir a velocidade terminal; 3.2 A 3.3 B 4.1 0ms-2 4.2 800N 4.3 a fora de resistncia do ar maior que o peso e por isso aponta para cima. A acelerao tem sentido oposto velocidade. 5.1 124m 5.2 - 49,8ms-1 6.1 a) II, IV b) I c) III 6.2 II e IV 7.1 0,8ms-1 7.2 nula 7.3 x = 0,8t (SI)
SOLUES

Potrebbero piacerti anche