Sei sulla pagina 1di 11

Juliana Hernandez

A funo paterna na neurose*

O objetivo deste artigo demarcar a funo do pai na psicanlise, ao mesmo tempo em que se ressalta seu lugar de encruzilhada na estruturao do sujeito no caso, a estruturao neurtica e tambm na estruturao da vida civilizada (e de seus derivados, como a religio). Percorrem-se, dentro da obra freudiana, as diversas formulaes a respeito do pai o pai sedutor, o pai no complexo de dipo e sua relao com a instncia superegica, o pai e a formao da cultura. Em seguida, a funo paterna enfocada dentro do Campo Lacaniano. > Palavras-chave: Psicanlise, Freud, Lacan, funo paterna The aim of this article is to locate the function of the father in psychoanalysis and to highlight his position as a crossroads in the structuring of the subject in fact, a neurotic structuring as well as the structuring of civilized life (and its derivatives, such as religion). The article discusses the different formulations concerning the father found in Freuds work the father seducer, the father in the Oedipus Complex and his relation with the superego, the father and the formation of culture. The function of the father from the Lacanian point of view is then discussed. > Key words: Psychoanalysis. Freud, Lacan, fathers function

Lacan (1956/1957) coloca, em seu Seminrio A relao de objeto, que a pergunta o que o pai uma questo no resolvida no

centro da experincia analtica (Lacan, p. 383). Trata-se, pois, de um enigma que, segundo Michel Silvestre, permaneceu im-

*> Este artigo parte do trabalho de monografia realizada no Curso de Especializao


em Psicologia Clnica do COGEAE, em 1999.

pulsional > revista de psicanlise > artigos > p. 41-51 ano XVII, n. 178, junho/2004

>41

penetrvel para Freud at o fim de sua vida, assim como o enigma o que quer uma mulher. De fato, a obra de Freud toda marcada por tentativas de resposta a esse enigma e por sua importncia na constituio prpria do psiquismo. o prprio Lacan (1938) quem nos faz lembrar em seu texto Os complexos familiares que o nascimento da psicanlise tem uma relao estreita com um declnio da imagem paterna na Viena de ento (p. 60). Por que estudar a funo paterna na neurose? A funo do pai foi com maior incidncia pensada na questo da psicose, o que eclipsou o estudo da forma operante dessa funo nas outras estruturas clnicas. Neste caso, pens-la sob o ponto de vista da neurose pode ser interessante, j que no deixa de ser um desafio falar de funo paterna sem falar na psicose e forcluso. Erik Porge (1998) escreveu:
a sorte do significante Nome-do-Pai permanecer ligada, no pensamento da maior parte dos leitores, da forcluso e da psicose. ao mesmo tempo uma abertura para a compreenso da psicose e um fechamento para a do Nome-do-Pai. Se a ao deste se acantona na psicose, a astcia da razo chega a forcluir novamente este significante em todos os outros casos onde ele tem o seu lugar. (p. 35)

lgica das neuroses. Em suas investigaes, se apercebe de que tal sexualidade referiase especificamente a uma seduo, predominantemente do adulto para a criana. Concluiu que os pais eram perversos e seduziam as crianas, chegando a associar a idade delas no momento da seduo com o futuro desenvolvimento da histeria. Sua teoria da seduo aponta para um pai pervertido. Entretanto, Freud percebe que as cenas infantis relatadas no decorrer da anlise nem sempre eram uma realidade, mas sim uma fantasia inconsciente de seduo, o que derruba a causalidade factual na explicao etiolgica da neurose. o que ele escreve a Fliess quando lhe diz que no acredita mais em sua neurtica. Sabemos tambm que esse momento de virada coincide com uma mudana na sua prpria anlise, momento em que reconhece e pode libertar-se da prpria seduo de Fliess.
numa reviravolta de sua prpria anlise, e no prprio momento em que ele se descobre, assim como a histrica, ter sido objeto de manobras de seduo pelo Outro, que Freud conduzido a reformular de outra maneira a relao com o pai, e a colocar este como uma funo central para o sujeito. (Andr, 1986, p. 68)

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

artigos

O pai na psicanlise eis o que iremos abordar.


O pai sedutor

Em A psicoterapia da histeria, Freud (1895) deixa claro o ponto de vista de que a sexualidade estava no centro da explicao etio-

Octave Mannoni (1994) coloca que a teoria da seduo, apesar da distoro que continha, abria alas para o complexo de dipo quando preconizava a violao da proibio do incesto como fator etiolgico das neuroses, apesar de, naquele momento, ainda ser considerada real. ... essa hiptese etiolgica no era seno a resistncia que o protegia do conhecimento dos desejos edipianos inconscientes (p. 65).

>42

Roudinesco (1998) nos lembra que a passagem da teoria da seduo para teoria da fantasia inconsciente colocou Freud, pessoalmente, em xeque: ao lanar dvidas sobre o pai, tambm o fez sobre Jakob Freud, seu pai, e sobre ele mesmo com relao s suas filhas. Um ano depois da morte de seu pai, Jakob, Freud formula a teoria do complexo de dipo. Lembremos que ele escreve a Fliess uma carta relatando um sonho que teve perto do dia do funeral de seu pai: viu, em local pblico, o aviso pede-se que voc feche os olhos. Freud interpreta tal sonho como:
... cada um deve cumprir seu dever para com os mortos (um pedido de desculpas, como se eu no o tivesse feito e estivesse precisando de clemncia. (Masson, 1986, p. 203)

A que Freud precisava fechar os olhos? generalizao do Complexo de dipo?


O pai no complexo de dipo

A autoridade do pai ou dos pais introjetada

no ego e a forma o ncleo do superego, que assume a severidade do pai e perpetua a proibio deste contra o incesto, defendendo assim o ego do retorno da catexia libidinal. (Freud, 1924, p. 196)

>43

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

Mais uma vez buscando em si prprio as respostas aos enigmas em que esbarrava, Freud chega ao complexo de dipo. Em sua anlise original reconhece seus sentimentos de amor com relao sua me e seu conflito de sentimentos em relao ao pai cime e amor (ibid., p. 273). Em O ego e o id Freud (1923a) descreve o que seria o dipo no menino: amor pela me, hostilidade pelo pai, ambivalncia emocional. Em Organizao genital infantil, Freud (1923b) apresenta a idia de que para ambos os sexos h apenas o rgo genital masculino, o que permite dizer que h primazia no dos rgos genitais, mas do falo. A crena do menino a de que todos tm pipi e a descoberta, atravs de uma pesquisa, de que nem todos o tm, necessita explicao.

Inicialmente pensa que ele crescer e, mais tarde, atribui a falta a uma castrao. A criana no generaliza tal concluso, deixando para o grupo dos castrados apenas pessoas desprezveis do sexo feminino () mulheres que, com toda probabilidade, foram culpadas de impulsos inadmissveis semelhantes ao seu prprio (p. 160). Neste caso, a me preservada, no-castrada. Assim, h duas possibilidades, aponta Freud: possuir o rgo genital masculino ou ser castrado. No ano seguinte, em A dissoluo do complexo de dipo, Freud (1924) se pergunta sobre o que ocasionaria sua dissoluo, fazendo-o sucumbir ao recalque. A resposta fundada na ameaa de castrao. Freud logo aponta que isto no se d de uma s vez, havendo experincias que preparam para perda de partes altamente valorizadas do corpo (p. 195). Refere-se a perdas parciais seio, fezes... Mas a experincia que faz essa ameaa mais poderosa a viso dos rgos genitais femininos, pois torna concreta a perda do prprio pnis, e a ameaa de castrao ganha seu efeito adiado (p. 195). Freud conclui que o interesse narcsico do menino triunfa frente ao seu investimento libidinal no objeto parental e o ego da criana volta as costas ao complexo de dipo (p. 196). O investimento de objetos substitudo por identificaes, diz Freud. O supereu se forma.

artigos

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

No caso da menina, a dissoluo do dipo se d por outra via, por uma troca simblica entre pnis e beb. Com a no realizao de tal desejo, o complexo de dipo abandonado (ibid., p. 198). Lacan divide o complexo de dipo em trs tempos e localiza o pai nesse contexto. No primeiro momento, a criana se identifica com o que objeto de desejo da me, aquilo que se chamou falo. Em um segundo tempo, o pai intervm como privador duplo: priva a criana do objeto de seu desejo e a me de seu objeto flico. Sauret (1998) usa uma imagem para demarcar a funo paterna aqui: diz que o pai real pode intervir como privador fazendo a cama para o pai simblico. E ento ele acrescenta algo importante: o pai simblico deita-se nesta cama se a me o invocou como mediador. A questo toda est situada, ento, em se localizar quem o pai para a me, quem ela reconhece como importante, a quem ela refere como seu objeto de desejo. Assim, o pai vem na palavra da me, em seu discurso, ele simblico. Em um terceiro tempo, o pai intervm como aquele que tem o falo e no como aquele que o . Com isto, a criana percebe que h algo que a me deseja no pai, o falo, e ento no se trata de ser privador. neste lugar de quem tem, que o pai aparece para a criana como algum a se espelhar, como o ideal do eu, pela via da identificao. Da teremos o declnio do complexo de dipo, que deixar um recalcamento originrio como marca e o supereu como herdeiro. Michel Silvestre (1996) nos ajuda a entender qual o lugar do pai na configurao edpica ao falar que a dissoluo do complexo de dipo implica a morte do pai:

a entrada no dipo desencadeada pelo pai, desencadeamento que sucessivamente denominado de obstculo, deteno, interdio, ameaa, dirigidos tanto me quanto masturbao. A sada do dipo, seu declnio, tem uma nica significao: a morte do pai, ou, mais precisamente, a entrada em cena do pai morto. (p. 90)

A funo simblica do pai a do pai morto, j que como morto que ele pode ser equivalente a puro significante. E por isto que o pai, o pai simblico, se relaciona com a lei.
Para que haja alguma coisa que faz com que a lei seja fundada no pai, preciso haver o assassinato do pai. As duas coisas esto estreitamente ligadas o pai como aquele que promulga a lei o pai morto, isto , o smbolo do pai. O pai morto o Nome-do-Pai, que se constri a sobre o contedo. (Lacan, 1957-1958, p. 152)

A teoria edpica aponta para um pai simblico, possvel pela morte do pai, por sua falta. Lacan (ibid.), no Seminrio 5 As formaes do inconsciente, diz que o pai no complexo de dipo uma metfora:
Que o pai? () A questo toda saber o que ele no complexo de dipo. Pois bem, o pai a no um objeto real, mesmo que tenha de intervir como objeto real para dar corpo castrao. () Ele tampouco unicamente um objeto ideal O que lhes trago hoje, justamente, d um pouco mais de exatido idia de pai simblico. isto: o pai uma metfora. (p. 180)

artigos

Da soluo edpica resta o supereu como instncia que internalizou a lei do pai, o que nos convida a tentar articular o que isso tem de relao com a funo do pai.

>44

O supereu e a funo do pai

Voc deveria ser assim (como o seu pai). Ela tambm compreende a proibio: Voc no pode ser assim (como o seu pai), isto , voc no pode fazer tudo o que ele faz; certas coisas so prerrogativas dele. (p. 47)

Em O mal-estar na civilizao, Freud (1930)

>45

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

Uma vez que o supereu a instncia diferenciada do eu, com uma funo censora, o representante da lei, como podemos articul-lo com a funo do pai, na psicanlise? Desavisadamente poderamos supor que um seria o avano do outro, j que o supereu o representante da lei do pai internalizada, e o Nome-do-Pai o significante da funo paterna. Vejamos o percurso feito por Freud acerca desse conceito e, em seguida, as contribuies de Lacan, para podermos ento voltar questo. J em Sobre o narcisismo: uma introduo Freud (1914) fala de um agente psquico especial que teria por finalidade observar o eu atual avaliando-o em relao a um ideal do eu. Esse agente especial constitui o germe do que mais tarde nomeou supereu. Diz que a formao do ideal do eu tem origem na influncia crtica dos pais, transmitida a ele por intermdio da voz (p. 102), o que j aponta para a idia de que o supereu seja uma instncia como abertura acstica. Em O ego e o id Freud (1923a) vai aprofundar essa questo. Colocar que o supereu uma instncia diferenciada do eu, resultante do dipo, consistente de duas identificaes, materna e paterna. Os ditames do supereu contm um aspecto duplo o ideal e a proibio.

pensa a formao do supereu incluindo o conceito de pulso de morte. A renncia satisfao das pulses (exigida para vida civilizada) se d a princpio pela fora externa, pelo medo de ser agredido, castrado, por uma autoridade que, aos poucos, vai sendo internalizada. Ocorre que, medida que essa autoridade se pe como obstruindo a satisfao pulsional, ela gera, em contrapartida, agressividade para com a figura privadora. A pulso agressiva, entretanto, tambm precisa ser renunciada, pois tambm incompatvel com o mundo civilizado. Como sada identifica-se com a autoridade, os pais, incorpora a si a autoridade inatacvel. E assim se forma essa instncia que carrega a agressividade que outrora fora sentida contra a autoridade (p. 127). a agressividade que foi dirigida ao outro que lhe interditou primeiramente a me, que faz parte constituinte do supereu. Na XXXI Conferncia, Freud (1933) chamar o supereu de o advogado de um esforo tendente perfeio (p. 72). Seu papel desempenhado por um poder externo, pela autoridade dos pais. Mais tarde, aquilo que externo vai sendo internalizado, formando a instncia parental. A idia a de que houve uma identificao, que Freud classifica como tendo sido bem-sucedida, com a instncia parental, quando os investimentos objetais que a criana depositou nos pais precisaram ser renunciados, com o declnio do complexo de dipo. A intensa identificao com os pais que se segue uma compensao pela sua perda como objeto. Outra caracterstica importante da formao do supereu sublinhada por Freud nessa Conferncia a de que ele se forma no ima-

artigos

gem dos pais, mas sim do supereu de seus pais, o que faz com que ele seja o veculo das tradies e valores passados de gerao em gerao. Aquilo que Freud descreveu como obedecer aos mandatos do id,1 Lacan (1972-1973) no Seminrio 20 Mais, Ainda radicaliza, colocando que o supereu imperativo do gozo Goza! (p. 11). Assim, o supereu aparece como ligado ao gozo e pulso de morte. Eis aqui sua faceta tirnica, severa. O supereu seria uma
inscrio arcaica de uma imagem materna onipotente que marca o fracasso ou o limite do processo de simbolizao. Nessas condies, o supereu encarna a falha da funo paterna e essa, por conseguinte, situada do lado do ideal do eu (Roudinesco & Plon, 1998, p. 746, grifo meu).

sada em relao funo do pai, mas no como similar. So talvez inversamente proporcionais.
Formao da cultura e sua relao com a funo do pai

Freud tambm tratou da questo do pai pensando-o em relao formao da cultura. No mito Totem e tabu, Freud (1913) coloca que a relao dos povos para com seus totens so prottipos das relaes dos filhos com os pais. O mito parte de um momento pr-histrico hipottico no qual no haveria lugar para o totemismo: havia, em suas palavras),
... um pai violento e ciumento que guarda todas as fmeas para si prprio e expulsa os filhos medida que crescem. () Certo dia, os irmos que tinham sido expulsos retornaram juntos, mataram e devoraram o pai, colocando assim um fim horda patriarcal () O violento pai primevo fora sem dvida o temido e invejado modelo de cada um do grupo de irmos: e pelo ato de devor-lo, realizavam a identificao com ele... A refeio totmica, que talvez o mais antigo festival da humanidade, seria assim uma repetio, e uma comemorao desse ato memorvel e criminoso, que foi o comeo de tantas coisas: da organizao social, das restries morais e da religio. (p. 145, grifo meu)

artigos pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

Desta forma, o supereu tirnico est inversamente proporcional incidncia da funo paterna quanto mais essa operou, menos podemos reconhec-lo. Com tudo isto podemos dizer que o supereu no encarna a lei, mas um simulacro de lei, uma lei furada. isto que Lacan (1953-1954) afirma no seu Seminrio 1 Os escritos tcnicos de Freud:
O supereu tem uma relao com a lei, e ao mesmo tempo, uma lei insensata, que chega at a ser o desconhecimento da lei.(...) O supereu , a um s tempo, a lei e sua destruio. (p. 123)

Em suma, entendemos que essa instncia diferenciada do eu, o supereu, pode ser pen-

Segundo Freud, esse ato criminoso seria o comeo da organizao social em funo do que decorre dele: a ambivalncia emocional dos filhos para com o pai (amavam-no e

1> Em O ego e o id (1923a) Freud assim escreve: Enquanto o ego essencialmente o representante do mundo externo, o superego coloca-se, em contraste com ele, como representante do mundo interno do id. (p. 49)

>46

2> Freud relaciona intimamente o sistema totmico com a religio. Diz: ... o totemismo um sistema que ocupa o lugar da religio entre certos povos primitivos da Austrlia, da Amrica e da frica e prov a base de sua organizao social (p. 109).

>47

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

odiavam-no) tem satisfeita um de seus plos ao assassin-lo o dio e ento o amor advm sob forma de remorso e de culpa. para aplacar esse sentimento que os filhos interditam a morte do substituto do totem e renunciam s mulheres. Instituem a lei do incesto e, assim, salvaguardam a organizao que os fortaleceu (p. 147). Freud diz que a lei do pai tornou-se mais forte e eficaz depois que ele foi assassinado. Ela no precisa mais ser mantida pela fora, posto que est colocada internamente, em cada um dos membros da horda. Se antes do assassinato havia somente um tirano, depois de morto, h um pai. O pai morto torna-se simblico, um representante simblico de uma proibio, de uma restrio ao gozo esse o estatuto do pai na psicanlise. A funo paterna eminentemente simblica. por isto que no preciso que haja um pai para que sua lei seja efetiva, ou seja, no basta ter um pai encarnado para haver uma funo estruturante em operao. O pacto dos irmos poderia assim ser descrito: o significante desejo da me substitudo pelo significante Nome-do-Pai. Esta substituio metafrica feita pelo recalque, um recalque originrio que ser plo de atrao aos demais. Essa operao funda o inconsciente (no caso do sujeito) e a cultura. O ato memorvel e criminoso tambm foi o comeo da religio. Em Totem e tabu, Freud nos mostra como o sistema totmico2 herdeiro de um sentimento de culpa pela morte do pai. Nasce como pai substituto que

permitiria uma reconciliao com o pai morto. Para Freud, Deus uma figura posterior ao assassinato do pai primitivo, ele deste um substituto nostlgico, o signo de uma tentativa de expiao do assassinato primordial (Porge, 1998, p. 27). Em O futuro de uma iluso, Freud (1927) explicar o fenmeno da religio como um conforto e proteo do homem para seu desamparo original, fazendo uso de um prottipo infantil de relao com o pai. Diante do desamparo, impotncia e fragilidade humanas, o homem se v tentado a buscar um pai que o proteja, reeditando um prottipo infantil no qual, ao mesmo tempo em que se temia ao pai, nele era possvel encontrar proteo contra os perigos. Esse pai que a criana recorre encontra correlato, para os adultos, no Deus-Pai, na religio. Paradoxalmente ao pai temido e odiado por impor restries e proibies que se recorre quando o desamparo original do homem retorna. no sentimento ambivalente de ser subjugado, ao mesmo tempo que protegido, que a religio se coloca como o correlato infantil do pai (Freud, 1927, p. 33). A religio, tal como o pai, exerce uma funo protetora da cultura e da civilizao na medida em que refora e mantm a obedincia s restries e que, ao mesmo tempo, coloca-se ao indivduo como porto seguro nos momentos de fragilidade e desamparo. E Freud facilmente traa um paralelo entre a coero externa necessria para que as proibies da cultura sejam obedecidas e o

artigos

supereu como instncia internalizada da lei do pai. Em O ego e o id Freud deixa claro que a formao da religio e a do supereu so prximas (1923a, p. 50). Do relacionamento com o pai, do complexo de dipo, sobra a neurose do indivduo, enquanto da relao com o Deus-Pai (a religio) resta a neurose universal da humanidade.
Em lugar de servir-se da psicanlise e do dipo para situar Deus, como Freud faz, Lacan, inversamente, importa para a psicanlise um termo religioso para a seguir analisar o dipo. Para Freud, Deus uma figura posterior ao assassinato do pai primitivo, ele deste um substituto nostlgico, o signo de uma tentativa de expiao do assassinato primordial. (Porge, 1998, p. 27) A funo do pai no campo lacaniano Os Nomes-do-Pai

bido, inacessvel. E por faltar algo que se pode desej-lo. O pai simblico, morto, abre o sujeito para o campo do desejo. O conceito de Nome-do-Pai forjado por Lacan, a partir de Freud, para designar o significante da funo paterna. Em 1963, em meio s crises institucionais psicanalticas, Lacan interrompe um de seus seminrios, aquele que seria destinado justamente a tratar da questo dos Nomes-do-Pai, ali apresentados no plural. Segue-se ento um perodo em que ele no aborda o tema, a no ser para fazer lembrar que seu seminrio havia sido interrompido. Porge (1998) salienta que esse hiato nos seminrios de Lacan ainda mais no seminrio cujo tema seria os Nomes-do-Pai no se faz toa. Demonstra que ele, inexistente como foi, serviu de reordenador para toda a obra lacaniana, vista em seu conjunto.4
O seminrio interrompido de 1963 aparece como ponto zero a partir do qual a contagem se ordena (e no comea). (p. 90) o seminrio engolido como a letra cuja ausncia faz funcionar as outras. A criao de Lacan exige o sacrifcio de um seminrio. (p. 103)

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

Freud (1913) no mito hipottico Totem e tabu vai buscar o pai primordial, aquele que no teve ele prprio um pai, aquele que seria a origem da lei o pai no castrado. No mito, tanto o tirano como os filhos gozam: o tirano possui todas as mulheres e os filhos gozam, posto que se mantm em um lugar de submisso. 3 Depois do assassinato do pai, percebem que no ser possvel a nenhum outro ocupar tal lugar, o gozo barrado. Uma lei estabelecida: ningum ter tudo. H algo que lhes ser sempre interdito, proi-

artigos

Ser um ponto ordenador dentro da prpria obra est na ordem do dia com o sentido terico do Nome-do-Pai e com sua funo estruturante do sujeito. O buraco no toa. Diz Porge (1998):
No correr dos anos parece que este seminrio no-dito toma um lugar particular, aquele de

3> A definio de gozo dada por Plon e Roudinesco implica a idia de uma transgresso da lei: desafio, submisso ou escrnio. 4> Sobre isto, ver Erik Porge, 1998, p. 88-91, onde ele demonstra com detalhes toda a seqncia dos trabalhos de Lacan.

>48

sustentar uma enunciao de Lacan sobre o Nome-do-Pai que seja de ordem do semidito. A coisa se mostra tanto mais pertinente porque tudo no dizvel na natureza do Nomedo-Pai () No se trata somente de uma falha em falar do Nome-do-Pai. O Nome-do-Pai ele mesmo apresentado como o nome de uma falha; a falha faz parte do Nome-do-Pai. (p. 111)

tro que detenha completamente o saber, o que quer dizer que no h saber absoluto. Com isto se inscreve um furo no saber do sujeito suposto saber, o que Porge interpreta como a possibilidade de liberar a fala sobre os Nomes-do-Pai. Isso porque o prprio conceito de Nome-do-Pai implica a idia de que o Outro tambm faltante, barrado.
... esse sujeito suposto saber, esse Outro, esse lugar nico de onde o saber se conjugaria, seguro que no existe; que nada indica que o Outro seja Um, que ele no seja como o sujeito unicamente significvel pelo significante, em uma topologia particular que se resuma no que pertence ao objeto a. ) (Lacan, 4/6/1969, s/p., traduo minha)

Jacques-Alain Miller (1992) em Comentario del seminario inexistente j fizera uma anlise semelhante sobre essa ausncia. Diz que sua falta marca a impossibilidade de se saber tudo, marca a existncia de um segredo, segredo esse que o prprio ttulo, ao acrescentar o plural ao Nome-do-Pai, evidencia: o Nome-do-Pai como nico e absoluto no existe.
Pelo menos, que h mais de um. Mas que haja mais de um muda tudo, porque se passa do um ao mltiplo, e o efeito , claramente, uma relativizao do Nome-do-Pai. No mais absoluto, relativo; implica a idia de que h um Nomedo-Pai e tambm outro, e outro, etc. (p. 19, traduo do espanhol minha)

Miller nos lembra que o seminrio seguinte ao interrompido tem incio pelo relato da excomunho de Lacan e relaciona isto a um castigo que Lacan teria recebido por ousar tocar em temas sagrados. Assim escreve:
como se ele tivesse sido castigado por ter tocado no Nome-do-Pai, por ter posto em questo o Nome-do-Pai, por impiedade. Como se os herdeiros de Freud na IPA o tivessem castigado por ter tocado no pai construdo por Freud, e por ter tocado em Freud mesmo como o pai da psicanlise. (1992, p. 16)

A elaborao dos registros real, simblico e imaginrio no n borromeano feita por Lacan ajuda-o a situar melhor a questo do Nome-do-Pai quarta consistncia desse n. O furo do n borromeano sustentaria a articulao de RSI, que se nodulam sobre este um que vazio. A novidade a tarefa nomeante que o Nome-do-Pai exerce nome dado pelo pai, e no somente o nome dado ao pai. Porge (1998) aponta que, por exemplo, o complexo de dipo, dentro da teoria psicanaltica um Nome-do-Pai:
Esta verso que Freud inventa lhe permite notadamente no se considerar ele mesmo o pai de sua teoria. Sua teoria se sustenta por este nome de complexo de dipo, que ele certamente inventou, mas que, em retorno, d a esta teoria uma consistncia que no est ligada seno a seu nome. O complexo de dipo um Nome-do-Pai que funciona a onde justamente h um ponto em que a teoria no tem pai. Ele um Nome-do-Pai porque uma nomina-

Somente em 1969 Lacan retorna a falar do tema, quando elabora a noo de sujeito suposto saber. Reconhece que no h um Ou-

>49

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

artigos

o do pai nos dois sentidos do termo: nominao de uma funo do pai e nominao produzida por Freud, a quem se pode amputar ser o pai da psicanlise. Nomeando o complexo de dipo, Freud refere esta paternidade a um significante e a um ato de nominao. (p. 157)

O passo seguinte dado por Lacan foi o de alterar a noo de Nome-do-Pai para Nome de Nome de Nome, uma vez no haver o Um que o sustente. Diz que no h Nome que seja seu Nome-prprio. A idia a de que o Outro conteria todos os significantes, menos o significante dele prprio. Esse significante falta ao Outro. Assim sendo, alm de o Outro ganhar certa incompletude, esse lugar torna-se inconsistente. O que Miller nos mostra que o Nome-doPai nada mais do que uma rolha dessa falta, dessa falha, do buraco do Outro. Por isso no h um nome nico, to-somente trs expresses que podem se aproximar de seu sentido.
Oferece-nos trs verses do Nome-do-Pai atravs da multido de Nomes possveis do Pai. nessas trs frmulas que se trata de interrogar que, apesar de que no h Nome-Prprio do Pai, apesar de que no h Um s nome que o convenha, h no obstante trs expresses que Lacan emprega: o Nome do Nome do Nome, o Nome como ex-sistncia e o semblante. (Miller, 1992, p. 79)

A hiptese de Miller a de que os dois primeiros nomes se dariam da seguinte maneira: se o pai o Nome, o Nome-do-Pai o Nome de Nome. J a terceira vez ele explica pelo uso que se faz, no francs, da expresso Nome de Deus!: para no blasfemar o Nome de Deus, comum que se diga Nome de Nome!. Assim, o terceiro Nome se daria porque h algo que no se pode dizer.
porque tudo isso se refere a algo que no se pode dizer, como neste caso o Nome de Deus. E que em torno desse vazio central podem multiplicar-se ao infinito esses Nomes de Nomes de Nomes de Nomes... (ibid., p. 81)

A surpresa , ento, a de que o pai, tal como a mulher, no existe. somente o nome ex-siste e ademais insiste nessa infinitude (ibid.).
Agradeo a Caterina Koltai, pela orientao. A Silvana Rabello, pela leitura cuidadosa. Referncias FREUD, S. (1895). A psicoterapia da histeria. In: Edio Standard Brasileira das Obras Psicolgicas Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996. v. II. _____ (1913). Totem e tabu. In: E.S.B. Op. cit. v. XIII. _____ (1914). Sobre o narcisismo: uma introduo. In: E.S.B. Op. cit. v. XIV. _____ (1923). A organizao genital infantil: uma interpolao na teoria da sexualidade. In: E.S.B. Op. cit. v. XIX. _____ (1923a). O ego e o id. In: E.S.B. Op. cit. v. XIX. _____ (1924). A dissoluo do complexo de dipo. In: E.S.B. Op. cit. v. XIX.

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

artigos

Miller continua explicando que o semblante seria um nome ao qual nada responde. O Nome como ex-sistncia seria s o prprio nome, tal como o unicrnio, segundo analogia de Miller, que no existe, seno na linguagem, por meio de seu nome. J o Nome de Nome de Nome mereceria mais ateno, posto que aparece trs vezes.

>50

_____ (1927). O futuro de uma iluso. In: E.S.B. Op. cit. v. XXI. _____ (1930). O mal-estar na civilizao. In: E.S.B.Op. cit. v. XXI. _____ (1933). Conferncia XXXI: a dissecao da personalidade psquica. In: E.S.B. Op. cit. v. XXII. LACAN, J. Os complexos familiares na formao do indivduo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. (Campo Freudiano no Brasil) _____ (1953-54). O seminrio. Livro 1. Os escritos tcnicos de Freud. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. _____ (1956-57). O seminrio. Livro 4. A relao de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. _____ (1957-58). O seminrio. Livro 5. As Formaes do Inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. _____ (1969). Seminrio 16. De un outro al outro. Clase 22 del 4 de junio de 1969. Mimeo. _____ (1972-73). O seminrio. Livro 20. Mais, ainda. Op. cit. 1985.

MANNONI, Octave. Freud: uma biografia ilustrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. MASSON, J. M. A correspondncia completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess. Rio de Janeiro: Imago, 1986. 503 p. MILLER, Jacques-Alain (org.). Comentario del seminario inexistente. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 1992. 139 p. PORGE, Erik. Os Nomes-do-Pai em Jacques Lacan: pontuaes e problemticas. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 1998. ROUDINESCO, Elisabeth. e PLON, Michel. Dicionrio de psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. SAURET, Marie-Jean. O infantil e a estrutura. So Paulo: Escola Brasileira de Psicanlise, 1998. SILVESTRE, Michel. Amanh, a psicanlise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996 (Campo Freudiano no Brasil).

Artigo recebido em agosto de 2003 Aprovado para publicao em abril de 2004

pulsional > revista de psicanlise > ano XVII, n. 178, junho/2004

artigos

>51

Potrebbero piacerti anche