Sei sulla pagina 1di 14

Manual de Instrues dos Aquecedores

H i d ro 2 S u p e r H i d ro 2
Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Ateno: para sua segurana e melhor aproveitamento no uso deste produto, antes de executar a instalao, leia atentamente este Manual de Instrues.

Ateno
Para que voc faa o melhor uso deste produto, leia atentamente este Manual de Instrues. Aps a instalao, guarde-o, pois ele um guia para esclarecer suas dvidas. Conserve-o com a respectiva Nota Fiscal de Compra para futuras consultas. Por tratar-se de um produto tcnico, o mesmo dever ser instalado por pessoas qualificadas.

Apresentao
Os Aquecedores de Hidromassagem, Hidro 2 e Super Hidro 2, so o resultado de vrios anos de pesquisa e constante busca de aperfeioamento para tornar seu banho ainda mais confortvel. Exclusivamente desenvolvidos para pr-aquecer, e ainda, elevar e manter a temperatura da gua da banheira de hidromassagem pelo tempo necessrio, mesmo em banhos prolongados.

Caractersticas
sistema de pr-aquecimento. Permite encher a banheira com gua quente, diminuindo o tempo de espera para o banho de hidromassagem. Painel de Comando de fcil operao. Em uma nica chave eltrica possibilita o acionamento da Bomba e do sistema de aquecimento quantas vezes forem necessrias e conforme a necessidade. Mais comodidade. Painel de comando de fcil acesso, permitindo que voc comande todo o sistema de hidromassagem sem sair de sua banheira. Mais proteo. Painel de Comando (0 Volt) com dupla isolao que fornece total segurana contra choques eltricos. Resistncia de aquecimento anti-choque. Na verso blindada, fabricada com blindagem em cobre e elemento de aquecimento na mais pura liga, garantindo segurana e maior durabilidade. Sistema By-Pass. No reduz a presso da hidromassagem, pois no obstrui a passagem de gua da Bomba. Chave de fluxo. Protege o Aquecedor, no permitindo que entre em funcionamento se no houver gua na banheira. Conforto. Temperatura da gua de acordo com o seu gosto, tanto no inverno, quanto no vero. Verstil e de instalao simplificada. Suas pequenas dimenses permitem que seja instalado embaixo da banheira e ao lado da Bomba. Maior segurana. Compatibilidade no funcionamento com interruptor diferencial residual de alta sensibilidade (Dispositivo DR - IN 0,03 A). Este produto tem seu desempenho aprovado pelo INMETRO e est em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE.

Exclusivo

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

ndice
Instalao - Preparativos Preliminares.................................................................................................................1 Aterramento.........................................................................................................................................................3 Instalao Hidrulica............................................................................................................................................3 Instalao Eltrica................................................................................................................................................5 Instalao do Painel de Comando........................................................................................................................6 Uso do Sistema de Pr-Aquecimento..................................................................................................................8 Uso do Sistema de Hidromassagem....................................................................................................................8 Manuteno.........................................................................................................................................................9 Antes de chamar a Assistncia Tcnica..............................................................................................................10 Especificaes Tcnicas......................................................................................................................................10 Acessrios.........................................................................................................................................................11 Termo de Garantia...............................................................................................................................................12

Instalao - Preparativos Preliminares


Siga rigorosamente todas as recomendaes contidas neste Manual de Instrues. Antes de retirar seu novo Aquecedor da embalagem, voc precisa examinar alguns pontos de sua futura instalao. 1 - Verifique se a voltagem de seu Aquecedor e da Bomba de sua banheira correspondem voltagem da rede eltrica a qual sero ligados, ou disponvel em sua casa ou apartamento (127 V ou 220 V).

- Ateno: o Aquecedor e o motor da Bomba devero ser da mesma voltagem. 2 - Determine a correta posio da banheira de hidromassagem em seu banheiro. - Ateno: siga as recomendaes do fabricante de sua banheira para a correta instalao. 3 - Verifique se o ponto de alimentao de gua para a banheira j est determinado. Atravs das figuras 1 e 4 apresentamos uma sugesto para instalao do ponto de espera de gua na parede, que dever estar localizado o mais prximo possvel da Bomba e do Aquecedor que sero instalados embaixo da banheira. - Importante:
para que o sistema de pr-aquecimento do Aquecedor seja ativado no momento de abastecimento da banheira, a presso de gua mnima de funcionamento necessria, ou seja, a altura do ponto de sada de gua, embaixo da banheira, ao fundo da caixa de gua dever ser de no mnimo 1 metro.
Figura 1
Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Condute 25 mm ( ref. 3/4) 127 V / 220 V Terra Registro de Presso

Ao quadro luz

Ao reservatrio

Registro de Gaveta

Alvenaria de sustentao da banheira

Distr gua ibuio pont para ou de os d o ba tros nheir o


60 cm o mnim

4 - Importante: dever ser prevista a instalao de um ralo (Fig.4, n17), embaixo da banheira e prximo Bomba, de forma que seja escoada a gua de eventuais vazamentos da instalao hidrulica da banheira. 5 - Providencie a instalao de uma caixa de luz ref. 4x2 (Fig.1, n1), o mais prximo possvel da Bomba e do Aquecedor, que sero instalados embaixo da banheira. Aquecedor e a Bomba devero ser instalados de forma a serem facilmente acessveis aps a instalao da banheira. Para tanto, dever existir uma tampa de inspeo (Fig.1, n2) na alvenaria, que suportar a banheira de forma a facilitar o acesso ao Aquecedor e Bomba sem a necessidade de remoo da banheira de hidromassagem aps sua instalao. Esta tampa de inspeo dever ter pelo menos 60 cm de largura por 40 cm de altura. 6 - Providencie a instalao da tubulao eltrica, do quadro de distribuio at a caixa de luz (Fig. 1, n1).

-O

- Utilize - Utilize

condute rgido ou flexvel, dimetro nominal 25 mm (ref. ). a menor quantidade de curvas, para facilitar a passagem dos fios pela tubulao.

40 cm mnimo

7 - Verifique se h disponibilidade de Condutor de Proteo (Fio Terra) no local da instalao. Se no houver, providencie. O Fio Terra importante para sua segurana e a segurana de sua instalao, pois ele evitar riscos de choques eltricos. 8 - Execute a passagem do fio terra e dos fios de alimentao do sistema Bomba/Aquecedor, pela tubulao eltrica (Fig.1), em circuito independente, e instale um disjuntor e um dispositivo DR no quadro de distribuio de acordo com as indicaes a seguir: Modelo Hidro 2 Super Hidro 2 Tenso Nominal 127 V ~ 220 V ~ 220 V ~ Potncia Nominal 5100 W 5200 W 8200 W Fiao
(at 30 m)

Fiao
(acima de 30 m)

Disjuntor 50 A 30 A 50 A

10 mm 4 mm 10 mm

16 mm 6 mm 16 mm

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

bitola da fiao de alimentao depende da distncia do Aquecedor ao quadro de distribuio. bitola da fiao de entrada que alimenta o quadro de distribuio, bem como os respectivos dispositivos de proteo dependem da carga geral da casa ou apartamento. Neste caso, o projeto e a instalao devero estar em conformidade com a NBR 5410. - Utilize disjuntor bipolar, se sua rede eltrica for de 220 V no sistema Fase-Fase (Figura 2A) ou disjuntor unipolar, no caso de redes eltricas 127 V ou 220 V no sistema Fase-Neutro (Figura 2B). - Importante: conforme determina a NBR 5410, deve ser instalado tambm um interruptor diferencial residual de alta sensibilidade (Dispositivo DR - IN 0,03 A) exclusivo para o circuito de alimentao do Aquecedor, para se evitar choques eltricos. - Esta rede eltrica alimentar o Aquecedor e a Bomba de sua banheira de hidromassagem. - Nas redes eltricas 127 V e em algumas 220 V, encontramos uma instalao tpica Fase-Neutro. Para o condutor Neutro, use isolao cor Azul, para uma fcil identificao, no final da instalao eltrica. - No devero existir emendas de fios no circuito de alimentao do sistema Bomba/Aquecedor. - Deixe pelo menos 30 cm de sobra nas extremidades da fiao, para facilitar a conexo eltrica do disjuntor no quadro de distribuio e do Aquecedor embaixo da banheira. - Importante: para os fios de alimentao e de retorno do sistema bomba/aquecedor, procure deixar sobra no comprimento dos fios para ficar mais fcil levar o painel de comando at a borda da banheira.

-A -A

- Caso a instalao j existente seja diferente das indicaes acima, providencie uma nova instalao
eltrica para o seu Aquecedor, pois a sua segurana, a segurana da instalao e o bom funcionamento do produto dependem desses fatores.
Figura 2
DC-1= Disjuntor de corrente unipolar; DC-2= Disjuntor de corrente bipolar; IDR= Interruptor diferencial residual (Dispositivo DR); DG= Disjuntor Geral. (B) FASE-NEUTRO

(A) FASE-FASE

DG

DG TERRA NEUTRO DC-1

TERRA

NEUTRO

DC-2

IDR
AO BANHEIRO

IDR

AO BANHEIRO

Aterramento
O sistema de aterramento a maneira mais segura de se evitar choques eltricos. Para tanto, necessrio que seja feito corretamente por pessoas qualificadas. sua instalao no dispe de Fio Terra, providencie. - Nunca conecte o Fio Terra do Aquecedor diretamente ao Neutro da instalao. - O Neutro de sua instalao eltrica no pode ser utilizado diretamente como Fio Terra. Para utiliz-lo deve ser aterrado e construdo conforme as normas da concessionria e a NBR 5410 Instalaes Eltricas de Baixa Tenso - Procedimento. Um bom sistema de aterramento pode ser obtido atravs da colocao de uma ou vrias hastes metlicas no solo e/ou da utilizao das ferragens das fundaes da construo (Figura 3), de forma a se obter, conforme determina a NBR 5410, uma impedncia mxima de 1 Ohm.

Terminal de Neutro (Quadro de Distribuio)

Terminal de Aterramento (Quadro de Distribuio)

Figura 3
Ao Aquecedor

- Se

Condutor Neutro (Ao Terminal de Neutro no Quadro de Distribuio)

Condutor de Proteo - Fio Terra Condutor de Proteo Principal (Ao Terminal de Aterramento no Quadro de Distribuio)

Neutro da Concessionria

Ligao Equipotencial (Tubulao de gua) Barramento de Equipotencializao Principal Condutor de Aterramento Poo de Inspeo

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Equipotencial feitas. (Estrutura) - O Fio Terra, ou Condutor de Proteo, dever Estrutura da Construo Condutor N sempre ser conectado no Terminal de Aterramento do quadro de distribuio. Em caso de dvidas, entre em contato com a concessionria de energia eltrica de sua regio.

- Se houverem emendas, devero ser eletricamente bem

Ligao

Haste

Instalao Hidrulica
Este Aquecedor de Hidromassagem foi projetado para ser instalado:

- no

ramal de alimentao da banheira, proporcionando o Pr-Aquecimento da gua enquanto a banheira abastecida, e - tambm, em sistema By-Pass com a Bomba, para manter e elevar a temperatura da gua da banheira durante o banho, de forma que no reduz a presso da hidromassagem pois, o Aquecedor no obstrui a passagem de gua da Bomba.

Instalao hidrulica do ramal de alimentao da banheira.


Acompanhe pelas figuras 1 e 4 a sugesto para a correta instalao do ramal de alimentao da banheira que servir ao sistema de pr- aquecimento de seu Aquecedor. 1 - Observaes importantes: sada de gua do Aquecedor pode causar danos irreparveis ao produto e a instalao hidrulica. - O ramal hidrulico, que alimenta o Aquecedor, deve ser de preferncia instalado na prumada do reservatrio. 2 - A tubulao ou prumada que sai da caixa de gua e vai at o registro de gaveta (registro geral do banheiro) dever ter no mnimo o dimetro nominal de 50 mm (ref. 1) e poder ser de PVC. Esta indicao refere-se somente instalaes de baixa presso. caso de instalaes prediais dever ser feito projeto conforme norma NBR 5626 Instalaes prediais de gua fria. - Utilizar a menor quantidade possvel de curvas e cotovelos. 3 - Do registro de gaveta (Figura 1) ao ponto de espera na parede que alimentar a banheira, podero ser utilizados tubos e conexes de PVC com dimetro nominal de 25 mm (ref. 3/4), reduzindo-se para uma luva com rosca fmea BSP (Fig.4, n13), para a conexo da entrada de gua do Aquecedor (Figura 4).

- A resistividade da gua fornecida ao Aquecedor no deve ser inferior a 1300 .cm. - A instalao de qualquer registro, pea, parte ou componente acessrio no original

- No

da banheira. - As roscas devero ser compatveis entre os registros e conexes de sua instalao. - Estas roscas devero ser vedadas com fita veda rosca e estar bem apertadas. 4 - Aps a instalao do ramal hidrulico de alimentao da banheira, abra o registro geral e o registro de presso (Fig.4, n14) do ponto de espera e deixe correr gua livremente pela tubulao por alguns minutos, para que qualquer resduo existente (material de vedao, cimento, etc.) seja eliminado.

- Instalar tambm neste ramal um registro de presso para controle de vazo de alimentao de gua

Instalao hidrulica do Aquecedor


Acompanhe pela figura 4 uma sugesto de montagem para a correta instalao hidrulica do Aquecedor.
Figura 4
1 - T soldvel 2 - Bucha de reduo soldvel longa 3 - Bucha de reduo soldvel curta 4 - Tubo de PVC 5 - Adaptador soldvel com rosca macho 6 - Engate (em material isolante eltrico) 7 - Entrada superior de gua do Aquecedor 8 - Sada de gua do Aquecedor 9 - Entrada da Bomba (Suco) 10 - Sada da Bomba (Recalque) 11 - Caixa de luz 12 - Entrada inferior de gua do Aquecedor 13 - Luva soldvel e com rosca 14 - Registro de presso 15 - Ladro 16 - Cap ou plug com rosca (bica de alimentao) 17 - Ralo

14 12

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

2 3 4 5 6
8 7 6 5 1 1 17 5 10 4 16 15

13

12

1 - A bica de alimentao da banheira dever ser fechada utilizando um cap ou plugue com rosca (Fig.4, n16). 2 - Importante: o Aquecedor de Hidromassagem dever ser instalado no MXIMO a 50 cm abaixo da borda da banheira conforme a figura 5. 3 - Utilizando conexes, em dois Ts (Fig.4, n1), um equivalente ao tubo de suco (entrada) e o outro ao tubo de recalque (sada) da Bomba, reduza na bolsa central de cada um deles para rosca macho BSP.

Figura 5

neste ponto um adaptador macho de PVC BSP (Fig.4, n4). - A montagem de adaptao da tubulao poder ser feita como sugerido na figura 4, ou de outra forma, devendo-se finalizar a montagem somente com rosca macho BSP. 4 - Corte e instale, tanto na tubulao de suco (entrada) como na de recalque (sada) da Bomba, os respectivos Ts (Fig.4, n1).

- Utilize

MXIMO a 50 cm

5 - Instale o engates flexveis (Fig.4,n6), um na entrada inferior (Fig.4, n12) e o outro na entrada superior (Fig.4, n7) de gua do Aquecedor. que acompanham os engates. - Utilize ferramentas para apertar as porcas dos engates, certificando-se da vedao. 6 - Conecte a outra extremidade do engate, da entrada superior (Fig.4, n7) do aquecedor no adaptador macho da tubulao de recalque (sada) da bomba, utilizando ferramenta para apertar a porca e certifique-se da vedao. 7 - Conecte o engate de sada de gua quente (Fig.4, n8) do aquecedor no adaptador macho da tubulao de suco (entrada) da bomba, utilizando ferramentas para apertar a porca e certifique-se da vedao.

- As roscas das duas entradas de gua do Aquecedor sero vedadas atravs de arruelas de borracha

- Ateno: a entrada de gua superior do Aquecedor deve ser conectada tubulao de recalque (sada) da Bomba e, a sada do Aquecedor tubulao de suco (entrada) da Bomba (Figura 4). - Importante: o Aquecedor dever ser instalado na posio horizontal, com sua sada de gua voltada para cima, conforme a figura 4. 8 - Finalize a instalao hidrulica de sua banheira no local definitivo conectando a outra extremidade do engate da entrada inferior (Fig.4, n12) de gua do Aquecedor ao ponto de espera na parede que alimentar a banheira, utilizando um prolongamento (Fig.4, n4) composto de tubo, conexes e adaptadores macho de PVC. -A
montagem de adaptao do prolongamento do ponto de espera ao Aquecedor poder ser feita como sugerido na figura 4, ou de outra forma devendo-se finalizar a montagem somente com rosca macho BSP. - Nos casos onde o sistema de pr-aquecimento do Aquecedor no for utilizado, a entrada inferior de gua do Aquecedor (Fig.4, n12) dever ser fechada utilizando um cap com rosca BSP.

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Instalao Eltrica
Estando o banheiro j completamente acabado e a banheira j instalada em seu local definitivo, pode-se iniciar a instalao eltrica de seu sistema de hidromassagem. Importante: no use nenhum tipo de plugue ou tomada.
Figura 6
RA - Retorno do Painel de Comando para o Aqueceor. RB - Retorno do Painel de Comando para a Bomba. AB - Alimentao da Bomba. TB - Terra Bomba.

1 - Remova a tampa de inspeo (Fig.1, n2) existente na alvenaria que suporta sua banheira. 2 - Abra o registro geral e o registro de alimentao de gua da banheira e deixe correr gua livremente por alguns minutos, de forma a ser eliminado qualquer resduo na tubulao. Feche o registro de alimentao.

3 - Desligue o disjuntor geral, o disjuntor e o dispositivo DR do circuito que alimentar o Aquecedor. 4 - Conecte o Fio Terra de sua instalao (Fig.6, n6): - ao Fio Verde do Aquecedor e, - qualquer parte metlica ou terminal de aterramento da Bomba de sua banheira utilizando um Fio de Terra TB . 5 - Nas redes eltricas 127 Volts e em algumas 220 Volts, encontramos uma instalao tpica Fase-Neutro. Neste caso, conecte o Fio Fase de sua instalao ao Fio Vermelho do Aquecedor (Fig.6, n2) e o Fio Neutro ao Fio Vermelho do painel de comando (Fig.6, n1). - Nas instalaes tpicas Fase-Fase com 220 Volts, conecte uma das Fases ao Fio Vermelho do Aquecedor (Fig.6, n2) e a outra Fase ao Fio Vermelho do painel de comando (Fig.6, n1). 6 - Conecte o Fio Azul do Aquecedor (Fig.6, n5) ao Fio Azul do painel de comando (Fig.6, n3), usando um Fio de Retorno RA. - Utilize um fio com a mesma bitola que o fio fase, indicada na tabela da pgina 2 item 8, para o retorno eltrico do Aquecedor. 7 - Conecte o fio de isolao Marrom do painel de comando (Fig.6, n4) um dos fios de alimentao da Bomba (Fig.6, n7), usando um Fio de Retorno RB. 8 - Conecte o outro fio de alimentao da Bomba (Fig.6, n 8) ao Fio de isolao Marrom do Aquecedor (Fig.6, n9), utilizando um Fio de Alimentao AB. - Utilize um fio com bitola de 2,5 mm2 para a alimentao e retorno eltrico da Bomba. - Ateno: certifique-se que a voltagem do motor da Bomba seja a mesma do Aquecedor (127V ou 220V).
Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

- Ateno: em Bomba bivolt, certifique-se da correta ligao dos fios dos enrolamentos para que o motor seja alimentado com a mesma voltagem do Aquecedor (127V ou 220V). Em caso de dvidas, siga as recomendaes do fabricante de sua banheira. 9 - Execute a conexo eltrica do circuito de alimentao do sistema Bomba/Aquecedor ao interruptor diferencial residual (Dispositivo DR), deste ao disjuntor de corrente e deste ao disjuntor geral (Figura 2). 10 - Certifique-se que os parafusos que fixam os fios estejam devidamente apertados, para garantirem um bom contato eltrico. Ento, isole todas as conexes eltricas com fita isolante.

Instalao do Painel de Comando


1 - Certifique-se que as conexes estejam devidamente isoladas eletricamente. 2 - Acomode da melhor forma todos os fios de maneira que as conexes e isolaes no se desfaam. Acompanhe pela figura 8, a seqncia de montagem do Painel de Comando.
Figura 7

- Ateno: tome cuidado para que os fios no fiquem totalmente esticados, podendo desfazer as conexes e isolaes. Furando a borda da banheira
1 - Dentro do limite da caixa de inspeo, escolha o melhor local, na borda da banheira, para a instalao do painel de comando. - O local deve ter uma superfcie plana para o melhor assentamento do painel de acabamento (Fig.7, n1) no final da instalao. 2 - Execute o furo principal (Fig.7, n2) na borda da banheira no local que voc j determinou. - Ateno: observar a correta localizao da tubulao da banheira de forma que no seja perfurada e no obstrua a instalao do Painel de Comando. - O furo principal deve ser feito com serra copo de 16 mm. - Elimine a rebarba do furo para permitir um perfeito assentamento do conjunto no final da instalao.
Figura 8

3 - Utilizando o painel de acabamento (Fig.7, n1) como gabarito, encaixe-o no furo principal (Fig.7, n2) e posicione-o de forma que as indicaes fiquem ideais para o comando de dentro da banheira (Figura 8). 4 - Faa a marcao de dois furos que serviro para a fixao do conjunto na borda da banheira (Figura 8). - Apesar de o conjunto possuir quatro furos, no se preocupe, basta utilizar apenas dois parafusos para o conjunto ficar bem fixo na borda da banheira. 5 - Aps marcado os dois furos (Figura 8), retire o painel de acabamento (Fig.7, n1). 6 - Execute os dois furos, utilizando uma broca de 4 mm. - Ateno: observar a correta localizao da tubulao da banheira de forma que no seja perfurada. - Tenha cuidado durante a furao para evitar que a broca deslize, alterando a posio do furo ou danificando a borda da banheira.

Fixao do Painel de Comando


1 - Insira o eixo plstico (Fig.9, n1) no furo principal (Fig.9, n2) de forma que coincidem as furaes. 2 - Coloque o painel de acabamento (Fig.10, n1) sobre o eixo (Fig.10, n2) de forma que os furos do painel de comando, da banheira e do painel de acabamento coincidam. 3 - Tomando como certo que o comando ser feito de dentro da banheira, gire o eixo plstico no sentido antihorrio de forma que a parte plana do chanfro fique voltada para a esquerda (desligado) (Fig.10, n2). 4 - Fixe o painel de acabamento e o painel de comando na borda da banheira atravs dos parafusos (Fig.11, n3). 5 - Encaixe o boto de regulagem (Fig.11, n4) no eixo plstico (Fig.11, n5) at encostar a sua base no painel (Fig.11, n1), observando a correta posio do chanfro do eixo com a lmina de trava que se encontra dentro do boto. - Dependendo da espessura da borda da banheira, ser necessrio que voc corte o excedente do eixo plstico para que o mesmo encoste no painel. Se for o seu caso, retire o boto (Fig.11, n4) e corte o excesso do eixo plstico, utilizando um alicate e elimine a rebarba para permitir um perfeito encaixe do boto. 6 - Verifique se o registro geral do banheiro est aberto e religue o disjuntor geral, o disjuntor e o dispositivo DR no quadro de distribuio. 7 - Proceda ao 1 funcionamento da banheira como descrito no item Uso do Sistema de Hidromassagem. 8 - Verifique se no existe nenhum vazamento nas conexes da instalao hidrulica de sua banheira. 9 - No havendo nenhum vazamento, esvazie a banheira e recoloque a tampa de inspeo na alvenaria.
Figura 9

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Figura 11

Figura 10

Uso do Sistema de Pr-Aquecimento


Pronto. Terminado tudo ao que se refere instalao, voc pode testar o funcionamento de seu Aquecedor de Hidromassagem. 1 - Acione o boto do Painel de Comando para a posio PR (Figura12). 2 - Abra o registro e regule a vazo de gua de acordo com o desejado. 3 - Regule a temperatura da gua de acordo com seu gosto, aumentando ou diminuindo a vazo de gua atravs do registro de controle (Figura 13). com o registro totalmente aberto, a temperatura da gua pode estar acima daquela adequada ao uso. Neste caso, encha a banheira parte com gua quente, parte com gua fria, desligando o pr-aquecimento atravs do Painel de Comando (posio DESL.) 4 - Quando a banheira estiver com o nvel de gua desejado, feche o registro e acione o boto para a posio DESL..
Figura 12

- Mesmo

- Observe que a banheira dever ser abastecida sempre com um nvel de gua superior aos dispositivos
de hidromassagem e de suco da banheira.
Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Figura 13

CURVA-VAZO x ELEVAO DE TEMPERATURA


8200W/220V 5200W/220V 5100W/127V

T(C) 40 30 20 10 0 0 1 2 3 4 5 6 7

Vazo (l/min.)

Uso do Sistema de Hidromassagem


1 - Verifique se o boto do Painel de Comando est na posio DESL.(Figura 12). 2 - Abastea a banheira com um nvel de gua superior aos dispositivos de hidromassagem e de suco, utilizando o sistema de pr- aquecimento. 3 - Acione o boto para a posio BOMBA. Repare que o sistema de hidromassagem comea a operar. 4 - Acione o boto para a posio AQUEC.. Repare que o sistema de hidromassagem permanece operando e que a temperatura da gua comea a se elevar instantaneamente indicando que o Aquecedor est em funcionamento. 5 - Alcanada a temperatura desejada, retorne o boto do Painel de Comando posio BOMBA. 6 - Durante seu banho, caso a temperatura da gua diminua, repita os itens 4 e 5 novamente. 7 - Caso deseje apenas um banho de imerso, sem o acionamento da Bomba e/ou do Aquecedor, acione o boto para a posio DESL..

- Ateno: este Aquecedor pode aquecer a gua a uma temperatura acima daquela adequada ao uso podendo causar queimaduras. As crianas e as pessoas de idade, doentes ou fisicamente/mentalmente debilitadas devem ser supervisionadas quando usarem gua quente. Para tanto, durante o uso devese tomar precaues especiais de forma a regular adequadamente a temperatura da gua.

- Importante: imprescindvel o controle da temperatura da gua para que atinja no mximo 38C, pois um banho de imerso acima de 40C perigoso sade. Para monitorar a temperatura da gua da banheira, use um termmetro comum, do tipo de medir febre. - Importante: no ingira bebidas alcolicas, drogas ou medicamentos antes ou durante o banho de hidromassagem. Isto pode levar o usurio ao estado de inconscincia com perigo de vida. - Importante: mulheres grvidas, pessoas obesas ou com histrico de problemas cardacos, problemas no sistema circulatrio, alta e baixa presso sangnea ou diabetes devem consultar um mdico antes de utilizar o sistema de hidromassagem.
Oriente todos os seus familiares a respeito destes cuidados.
Figura 14
CURVA DE RENDIMENTO - Estes valores so apenas de referncia, pois podem variar com as condies ambientais e com o volume de gua da banheira.

ELEVAO DE TEMPERATURA (C)

45

SUPER HIDRO 2 8200 W / 220 V

HIDRO 2 5200 W / 220 V


ELEVAO MDIA DE TEMPERATURA

HIDRO 2 5100 W / 127 V

8200 W / 220 V - 11, 7OC PARA CADA 100 LITROS A CADA 10 MINUTOS. 5200 W / 220 V - 7,4OC PARA CADA 100 LITROS A CADA 10 MINUTOS. 5100 W / 127 V - 7,3OC PARA CADA 100 LITROS A CADA 10 MINUTOS

35
Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

25

10

20

30

40

50

60

TEMPO ( min. )

VOLUME DE GUA - 140 LITROS TEMPERATURA AMBIENTE - 25C

Manuteno
- No
retire, nem desmonte o Painel de Comando e o Aquecedor para limpeza, pois h risco de choque eltrico internamente. Havendo necessidade de manuteno interna, desligue o disjuntor ou o dispositivo DR do circuito que alimenta o sistema Bomba/Aquecedor e encaminhe o Aquecedor e o Painel de Comando a uma Assistncia Tcnica CARDAL. - Eventualmente, se for seu desejo, limpe o espelho de acabamento do Painel de Comando somente com pano seco. No utilize nenhum tipo de produto qumico, solvente, lquido polidor, abrasivos polidores tipo saponceo, esponja de ao ou dupla face, pois poder danificar o acabamento. -Pelo menos uma vez ao ms, coloque o seu Aquecedor em funcionamento com gua limpa. -Importante para evitar riscos de choques eltricos: em outras formas de instalao, no indicadas neste Manual de Instrues, onde exista a utilizao de ducha manual, usar com este, somente mangueira construda em material isolante eltrico. - Ateno: a substituio do cordo de alimentao deste produto dever ser executada somente por um dos Postos de Assistncia Tcnica Cardal. - Sempre que necessitar ou tiver alguma dvida, no hesite, entre em contato com um dos postos de Assistncia Tcnica CARDAL (Relao em anexo) ou com nosso SERVIO DE ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR: Ligao Gratuita: 0800 110105 Tel.: (11) 3339-1500 Fax: (11) 3339-1510 e-mail: sac@cardal.com.br ou ainda na Internet: www.cardal.com.br

Antes de chamar a Assistncia Tcnica


Verifique os seguintes pontos, caso voc tenha algum problema com seu Sistema de Hidromassagem: Problema O sistema Bomba/ Aquecedor no funciona. Causa Provvel Disjuntor e/ou dispositivo DR desligados. O boto do Painel de Comando encontra-se na posio DESL. ou PR. A Bomba no funciona. Motor da Bomba queimado ou com problemas. Enquanto a banheira estava sendo abastecida com gua, no foi acionado o sistema de pr- aquecimento atravs do Painel de Comando. Correo Religue o disjuntor e/ou dispositivo DR.

Acione o boto para a posio BOMBA (ver tpico Uso do Sistema de Hidromassagem). Contate a assistncia tcnica do fabricante de sua banheira de hidromassagem. Abastea a banheira com gua quente acionando o boto para a posio PR (ver tpico Uso do Sistema de PrAquecimento).

Temperatura da gua fria para iniciar o banho.

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Abastea a banheira com gua quente Volume de gua a ser aquecida na acionando o boto para a posio PR. banheira muito grande ou a tempera- Aguarde um tempo maior para iniciar tura ambiente e/ou da gua muito bai- seu banho, aps ter acionado o boto xa. de regulagem para a posio AQUEC. Demora para atingir a temperatura desejada de banho e hidromassagem fraca. Pea a um eletricista de sua confiana para verificar se a sua fiao est de acordo com este Manual de Instrues. Pea a um eletricista de sua confiana para verificar se a tenso est baixa. Caso afirmativo, contate a concessionria de energia eltrica de sua regio.

Fiao inadequada.

Tenso baixa.

Especificaes Tcnicas
Tipo: Aquecedor Eletro Automtico com Painel de Comando para Sistema de Hidromassagem . Modelo Tenso Nominal (Volts~) Potncia Nominal (Watts) Corrente Nominal* (Ampres) Resistncia Grau de Proteo do Invlucro Presso de Funcionamento (mn.) Presso Esttica da Instalao (mx.) Potncia da Bomba (mx.) Utilizao Hidro 2 127 5100 40,2 220 5200 23,6 Super Hidro 2 220 8200 37,3 Blindada IP24 10 kPa (1 m.c.a.) 400 kPa (40 m.c.a.) 1492 W (2HP) Banheiras de 150 a 400 litros
m.c.a.: metros de coluna de gua

Blindada IP24 10 kPa (1 m.c.a.) 400 kPa (40 m.c.a.) 746 W (1HP) 1492 W (2HP) Banheiras at 150 litros

* Somente valores nominais do Aquecedor, no sendo considerada a corrente do motor da Bomba.

10

Conexo Hidrulica: Pr-Aquecimento: - Entrada de gua: Rosca macho BSP Sistema By-Pass com a Bomba: - Entrada de gua: Rosca macho BSP - Sada de gua: Rosca fmea BSP Conexo Eltrica: Aquecedor - Fio Vermelho: Fase - Fio Azul: Interconexo Aquecedor/Painel de Comando - Fio Verde: Terra - Fio Marrom: Alimentao da Bomba Painel de Comando - Fio Vermelho: Neutro (Sistema Fase-Neutro 127 V ou 220 V) ou Fase - Fio Azul: Interconexo Painel de Comando/Fio Azul do Aquecedor - Fio Marrom: Interconexo Painel de Comando/Alimentao da Bomba Figura 15

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

Acessrios
Acompanham na embalagem os seguintes itens: Aquecedor de Hidromassagem com engate flexvel de 30 cm, 2 Engates flexveis de 30 cm, 1 Chave eltrica com dupla isolao, 1 Painel de Acabamento, 2 Parafusos de fixao, 1 Boto de acionamento, 1 Relao de Postos de Assistncia Tcnica e este Manual de Instrues. Podem ainda ser adquiridos em nossa Rede de Assistncia Tcnica Autorizada, alguns acessrios necessrios instalaes especficas.

-1

- Ateno: estes acessrios no acompanham o produto e so vendidos separadamente - AC 289: Painel de comando com 4 posies para instalao em uma caixa de luz 4x2 na parede - AC 241: Espelho de acabamento cromado - AC 245: Espelho de acabamento dourado - AC 243: Espelho de acabamento cromado com dourado - AC 242: Espelho de acabamento branco com dourado - AC 244: Espelho de acabamento nix com dourado - AC-041: Engate flexvel - 40 cm - AC-171: Engate flexvel - 60 cm

11

Termo de Garantia
Este produto foi projetado e fabricado procurando atender plenamente o consumidor, e para tanto, importante que sejam seguidas todas as recomendaes deste Manual de Instrues. Para ilustrar o presente Termo de Garantia ficam expressas as seguintes condies: 1 - A CARDAL ELETRO METALRGICA LTDA. assegura ao proprietrio consumidor deste produto, a garantia integral contra eventuais defeitos de fabricao pelo prazo de 01 (um) ano (estando includa neste perodo a garantia legal de 90 dias, estabelecida pela lei n8078 de 11/09/90), contado a partir da data de aquisio e comprovado pela apresentao da Nota Fiscal ou Cupom Fiscal de compra, que passa a fazer parte integrante deste certificado. 2 - Restringe-se nossa responsabilidade ao reparo ou substituio gratuita de peas defeituosas. 3 - No prazo de garantia, o reparo ou substituio gratuita das peas, eventualmente defeituosas, somente ser realizada em nossa Rede de Assistncia Tcnica Autorizada, conforme relao em anexo, pois somente estes esto autorizados a examinar e a reparar o produto no prazo de garantia. O proprietrio consumidor ser, portanto, o nico responsvel pelas despesas de servio domiclio ou de transporte do produto Assistncia Tcnica. 4 - Fica convencionado, que o presente Termo de Garantia perder totalmente a sua validade, caso ocorra uma das hipteses a seguir expressas: A - Se o produto sofrer qualquer dano provocado por: acidentais, acidentes devido a transporte, maus tratos, manuseio inadequado, erros de especificao, etc.; - Agentes da natureza: chuva ou respingos direto de gua, incidncia direta de raios solares, etc.; - Incidncia direta de respingos de gua; - Limpeza inadequada (produtos qumicos, solventes, lquidos polidores, abrasivos polidores do tipo saponceo, esponja de ao ou dupla face, etc.); - Ter sido instalado em local onde a gua considerada no potvel ou que contenha impurezas ou substncias estranhas que ocasione o mau funcionamento do produto; - Objetos estranhos no interior do produto (areia, cola, lubrificantes, detritos, fita veda rosca, estopa, etc.) que prejudiquem ou impossibilitem o seu funcionamento; - Ter sido instalado em rede hidrulica ou eltrica imprpria ou diversa da recomendao deste Manual de Instrues. B - Se qualquer pea, parte ou componente agregado ao produto no for original ou adequado, ou ainda adaptaes de partes e peas adicionais sem autorizao prvia do fabricante. C - Se o produto apresentar sinais de violao, ajustes ou conserto por pessoa no habilitada ou autorizada. 5 - Esto excludos desta garantia os eventuais defeitos decorrentes do desgaste natural do produto (vedantes, retentores, gaxetas, anis de vedao, guarnies, mecanismos de vedao, etc.) ou pela negligncia do proprietrio consumidor no descumprimento das instrues deste Manual de Instrues. 6 - Excluiu-se, igualmente, se o produto no for utilizado em servio domstico regular. 7- Esta garantia vlida apenas no Brasil.

- Quedas

Aquecedor Hidro 2 / Super Hidro 2 - IM174 - R07

CARDAL ELETRO METALRGICA LTDA. Rua dos Italianos, 867 - Bom Retiro - 01131-000 - So Paulo - SP - Brasil Telefone: (011) 3339-1500 - Fax: (011) 3339-1510 e-mail: cardal@cardal.com.br www.cardal.com.br (Os dados, i nformaes e imagens contidas neste Manual de Instrues so meramente orientativos e esto sujeitos a alteraes sem aviso prvio)

Potrebbero piacerti anche