Sei sulla pagina 1di 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA DISCIPLINA DE TRANSFERNCIA DE CALOR-2011/1

QUESTES 1. A superfcie externa da parede superior de uma estufa, de 0,5 m por 0,5 m, encontra-se em um meio quiescente (ar ambiente) temperatura de 17 oC. A temperatura do ar no interior da estufa de 150 oC. A transferncia de calor atravs da parede superior da estufa de 40 W. a) Apresentar um circuito trmico, envolvendo a parede superior da estufa. b) Calcular a temperatura da superfcie externa da parede superior da estufa. c) Admitindo uma grande vizinhana em torno da estufa tambm a 17 oC, quais seriam, respectivamente, os coeficientes de transferncia de calor por conveco (natural) e por radiao relativos superfcie externa (admitida como uma sup. cinzenta, e ==0.15)? d) Admitindo um isolante com uma condutividade trmica de 0,043 W/mK e uma espessura de 25 mm, e desprezando as resistncias trmicas das chapas metlicas (muito finas), determinar a temperatura interna da parede superior.

T=17 C
0,5 m 0,5 m

Superfcie superior da estufa

AR

Chapa metlica

Chapa metlica

Isolante

AR da estufa, Ti Temp. do ar na estufa:Ti

= 150 oC

0,5 m

Por questes de segurana, decidiu-se soprar ar ambiente sobre a parede superior da estufa, a velocidade ( u ) de 20 m/s. Admitindo-se que as condies trmicas no interior da estufa no se alterem, como ficariam, nesta nova condio, e) o fluxo de calor atravs da parede superior da estufa, f) a temperatura da superfcie externa da parede superior, g) a temperatura da superfcie interna da parede superior? 2. Atravs de um fio metlico delgado, de permetro P e de seo reta reta A, passa uma corrente eltrica, aquecendo-o uniformemente at a temperatura T0. Em seguida, o fio puxado, a uma velocidade constante v, em um banho de arrefecimento, de comprimento L e temperatura constante Tb. Considerando um coeficiente convectivo entre o fio e o banho uniforme e constante, as propriedades termofsicas do fio constantes e uniformes, a conduo axial desprezvel e o problema radialmente concentrado, apresentar: a) um esboo do problema fsico; b) suas hipteses e consideraes simplificadoras; c) um volume de controle para modelagem do problema, justificar sua escolha; d) um balano de energia para o volume de controle definido; e) o problema matemtico para a temperatura do fio ao longo da posio (eq. dif. e cond. inicial); f) a soluo matemtica para o problema em forma normalizada; g) a temperatura do fio ao longo do banho, graficamente, em forma normalizada. h) a dimenso caracterstica para o sistema, explicando-a; i) dados ou valores prticos para o problema acima e repetir o item g). 3. Uma barra retangular, de comprimento L e espessura t, com uma razo de aspecto de L/t = 4 transfere calor, em regime permanente, de uma parede isotrmica, a Ts , para um ambiente, a T . Admitir material homogneo e isotrpico, coeficiente de transferncia de calor por conveco uniforme e constante em todas as superfcies da barra, efeitos de extremidade na direo z (profundidade) desprezveis. Para clculo do no. de Biot, adotar a relao Bit (L/t)2 = 1. a) Formular suas hipteses e consideraes simplificadoras b) Apresentar o volume de controle, indicando todos os fluxos de calor c) Efetuar um balano de energia detalhado. d) Apresentar o problema difusivo resultante (EDP, C.C.) para T(x,y). e) Reescrever o problema em forma adimensional f) Formular o problema numericamente, adotando o Mtodo das y T , h Diferenas Finitas, com uma malha nodal 10x3. x T(x,y) g) Representar, graficamente, a distribuio de temperaturas na t superfcie da barra (y = t/2) e na linha central (y = 0) ao longo do L comprimento (direo x). h) Incluir, no grfico, a soluo unidimensional em regime permanente T1D(x), relativa distribuio de temperatura ao longo de x. Quais suas concluses?

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA DISCIPLINA DE TRANSFERNCIA DE CALOR-2011/1

4. Considere um reservatrio de lquido aquecido, cf. figura abaixo. Todo o conjunto (lquido + reservatrio) encontravase a temperatura T0, quando teve incio uma perda de calor para o ambiente, este a temperatura, uniforme e constante, Tamb < T0. O histrico trmico do sistema pode ser descrito por um sistema de equaes diferenciais, a partir de balanos de energia para o lquido e para a parede do reservatrio. Adotando formulao concentrada para o lquido e para a parede, deduzir um modelo matemtico para as temperaturas do lquido e da parede do reservatrio (eq. dif. e condies iniciais) ao longo do tempo. Apresentar e representar, graficamente, a soluo para as temperaturas do lquido e do reservatrio ao longo do tempo. Coef. transf. de calor convectivo lquido-parede h1, constante e uniforme rea de transf. de calor A1 Coef. transf. de calor convectivo parede-ambiente h2,, cte e uniforme rea de transf. de calor A2 T1 R1=1/(h1A1) C1=m1c1 C2=m2c2 T2 R2=1/(h2A2)

T0

Lquido a T1

Parede a T2 Meio ambiente a T3 5.

T3
Circuito trmico para o problema.

6.

Uma placa plana horizontal, em concreto, com 20 cm de espessura, encontra-se, inicialmente, temperatura (uniforme) de 25 oC. A partir de dado instante, a face inferior da placa passa a receber um fluxo de calor, constante e uniforme, de 600 W/m2. Considerando as propriedades termofsicas do material constantes e uniformes, estimar o tempo em que o efeito do aquecimento da placa atinge sua face superior e a quantidade de energia, por unidade de rea, armazenada nesse perodo de tempo. (Sugesto: propriedades termofsicas para o concreto podem ser obtidas no livro-texto) Considere a aleta radial da figura abaixo, disposta em torno de um tubo, no qual escoa um fluido quente, e imersa em um ambiente a T. A base da aleta (juno aleta-tubo) est a T0. Deduzir a equao diferencial da conduo trmica unidimensional permanente ( T(r) ) e estabelecer as condies de contorno. Qual a natureza da eq. dif. resultante?

Fluido quente

h , T T0 t

ri

r0

Potrebbero piacerti anche