Sei sulla pagina 1di 16

A INFLUNCIA DA PROTAGONISTA DAS PRINCIPAIS OBRAS DE RACHEL DE QUEIROZ EM SALA DE AULA

Elis Regina Eufrsio Barbosa Francisca Geruza Gadelha** RESUMO

Este trabalho detm-se na anlise da protagonista das obras O Quinze (1930) e Memorial de Maria Moura (1992), com o objetivo de entender a construo dessas personagens e a influencia dessas obras em sala de aula, alm de expor a importncia do trabalho de Rachel de Queiroz para a difuso de uma nova percepo da mulher na sociedade. No podendo esquecer, da valorizao da literatura nordestina, destacando a autora cearense que mais bem retratou a realidade do serto. Utilizando-se de uma pesquisa de cunho bibliogrfico, o presente artigo qualifica tais obras como uma proposta de incentivo a leitura e traz reflexes a respeitos das ideias repassadas atravs das protagonistas: Conceio e Moura. Sugere-se essas obras como um ponto de partida para se trabalhar em sala de aula as temticas que envolvem esses enredos, como por exemplo, o feminismo, a histria, a geografia dos sertes entre outros temas tambm presentes. Palavras chave: Protagonistas. Leitura. Sala de aula. Feminismo.

Aluna do Curso de Licenciatura Especfica em Lngua Portuguesa da Universidade Estadual Vale do Acara ** Professora Orientadora Especialista em Lngua Inglesa e Psicopedagogia.

INTRODUO
Este artigo busca analisar a protagonista dos romances O Quinze (1930) e Memorial de Maria Moura (1992), ambos da celebre escritora nordestina Rachel de Queiroz, e compreender a influncia dessas obras para uma nova percepo da mulher na sociedade. Desde o livro O Quinze (1930) percebe-se o interesse de Rachel de Queiroz em apresentar nas suas obras uma protagonista que aborda a questo feminina em seus diversos aspectos, refletindo as suas ideias sobre a posio da mulher na sociedade. Tendo como pano de fundo o serto nordestino castigado pela seca e no contexto a sociedade do sculo XX, com seus preconceitos e regras sociais. No romance O Quinze (1930) temos Conceio, protagonista que divide com a famlia de retirantes de Chico Bento, o enredo de um livro que causou na poca grande polmica, devido ter sido escrito por uma mulher, uma jovem de 19 anos, idade que a autora tinha na poca. O que diferencia o Quinze dos demais livros escritos que tem a seca nordestina como cenrio atuante na vida dos personagens que esta obra foi escrita do ponto de vista feminino sobre o assunto, em uma poca que os homens dominavam o movimento literrio. Essa preocupao social de Rachel com a mulher e classes menos favorecidas repetiu-se em seus livros seguintes, e teve sua coroao na obra Memorial de Maria Moura (1992) na qual mergulha-se em uma trama de aventuras protagonizadas por Moura, personagem inspirada em mulheres nobres e guerreiras. Segundo Barbosa (1999, pg.11): Maria Moura uma personagem-afirmao, uma vez que as etapas percorridas pelas protagonistas anteriores tm em Moura seu coroamento. Fugindo totalmente do padro romntico das mocinhas e mulheres sofridas dominadas pelo amor, aceito pela sociedade, essas mulheres fortes mostravam autonomia e buscavam a realizao pessoal, descartando o relacionamento amoroso como forma de felicidade. Sendo obras Modernistas uma das caractersticas que a tornam singulares a objetividade e simplicidade, da qual compartilham desse perodo. Rachel de Queiroz carrega a bandeira do Modernismo na preocupao com a simplicidade, buscando o despojamento, a depurao. Fugindo do enftico e do oratrio, aproximando, desta forma, a linguagem literria da falada. (TAMARU, 2004, pg. 129).

Ainda, percebe-se o forte regionalismo caracterstico dos romances de 30 e as manifestaes da cultura popular expressas nos livros:
notria a tematizao de elementos da cultura popular, nas obras de Rachel de Queiroz, presentes como forma de legitimar a tradio nordestina. No s no imaginrio (lendas, tradies, memrias), no comportamento (cangao, fanatismo) e na linguagem (oralidade, uso de expresses coloquiais e ditados populares) esto o reavivamento desta cultura, mas tambm em formas de expresses artsticas (cordel, poesia, dana, msica e espetculo mambembe). Na elaborao das suas personagens, eminentemente femininas, opera com experincias sociais fundamentais e tpicas da regio, capazes de promover a identificao do leitor. (TAMARU, 2004, pg. 20)

O que nos levou a considerar o Quinze e Memorial de Maria Moura, principais obras de Rachel, foi principalmente a relao entre as personagens. Com 64 anos de diferena esses dois romances apresentam uma essncia nica, O Quinze (1930) tem o carter inaugurador de uma jovem escritora e Memorial traz a experincia de Rachel voltada para fixar o leitor naquela trama to bem elaborada. H em comum nesses romances caractersticas das protagonistas que por mais distintas que sejam, aproximam-se por uma anlise a partir da conduta dessas mulheres. Vemos em seus romances uma extenso do seu ser, suas ideias e lembranas, isso pode ser considerado como um elo de aproximao entre essas duas mulheres: Conceio e Moura. Sendo est pesquisa um estudo terico, objetivamos contribuir para uma nova compreenso do valor dessas obras e a riqueza cultural presente em ambas, bem como a representao da cultura e da mulher nordestina, utilizando da pesquisa em livros, jornais, revistas e internet. Com o presente trabalho apresentamos as reflexes a respeito do tema como resultado, e uma maneira de us-las em sala de aula, aproveitando os seus valores histricos, sociais para estimular nossos alunos a ler a literatura brasileira e principalmente a cearense. Alm disso, o resgate em sala de aula do valor da mulher nordestina, da nossa natureza e cultura.

RACHEL E SUAS OBRAS


No se consegue falar dos romances de Rachel sem antes conhecer a sua vida, e os fatos pessoais que tanto marcaram suas obras. Nasceu em Fortaleza, no dia 17 de novembro de 1910, viveu sua infncia na cidade de Quixad. Filha de Daniel de Queiroz e Clotilde Franklin de Queiroz, a qual descendente de Jos de Alencar sendo que a av de

Clotilde participava das sesses de leitura dos romances de Jos de Alencar para a famlia, sendo assim Rachel carrega em sua gentica o talento da produo literria. Desde criana teve contato com grandes obras de valor universal, sua famlia dispunha de uma biblioteca famosa pela variedade, na qual Rachel mergulhava nos livros, a presena dos pais na educao foi de fundamental importncia para o seu sucesso. Precoce, aos 17 anos era colaboradora do Jornal do Cear, onde publica seus primeiros textos literrios, de inicio adotou o pseudnimo de Rita Queluz, mas em 1929 quando escreveu seu primeiro romance O Quinze publicado em 1930, no excitou em assinar seu nome. Alm de escritora, Rachel foi jornalista, tradutora, dramaturga e poeta, em suas declaraes polmicas afirmava que considerava-se mais jornalista que escritora. Inicia-se a partir de O Quinze (1930) sua rica produo literria, essa primeira obra causou grande admirao, e lhe rendeu boas crticas que a tornaram famosa no meio intelectual e literrio brasileiro. Frequentou os crculos intelectuais da poca, na ento capital brasileira Rio de Janeiro, e ingressou no movimento comunista, fazendo contatos com a liderana do partido e chegando a ser a secretria do Partido Comunista na Regio cearense e uma das fundadoras do Partido Comunista Cearense. Com 22 anos, casou-se com o poeta Jos Auto da Cruz Oliveira, diferentemente das outras mulheres da poca Rachel no permitiu que o casamento reduzisse a sua vida poltica e intelectual, a ser mais uma dona de casa. Seu segundo romance, Joo Miguel (1932) conta o drama de um operrio simples que sob o efeito do lcool assassina um companheiro e vai para a cadeia. O romance narra a sua vida de sofrimento na priso, e a traio de sua companheira que se envolve com um cabo do presdio. Joo Miguel (1932) no aprovado pelo Partido Comunista que nega o imprimatu, a Rachel e lhe sugere mudanas na histria, desagradando a autora que rompe temporariamente com o Partido e publica o romance sem nenhuma alterao. Aps esse desapontamento Rachel volta-se mais para a sua vida familiar, pois felizmente em 1933 engravida e d a luz a Clotilde sua primeira e nica filha. Devido ao emprego do marido a famlia Queiroz muda-se vrias vezes, e foi em Macei que sofreram a perda de sua filha de apenas um ano e meio. Sofrimento este, marca sua vida, e se reflete em suas protagonistas, as quais no tiveram na maternidade a fonte de amor e felicidade comum s demais mulheres. Rachel tambm sofreu as represses polticas da Ditadura, chegando at a ser presa e ter seus romances incinerados, um deles foi a obra de cunho comunista Caminho de Pedras (1937) que aborda a organizao partidria no Cear, tendo como protagonista Noemi,

membro da organizao, casada e me de um garoto referido no livro como guri, envolve-se com Roberto, personagem que vem do sul para dar apoio ao partido. O filho de Noemi morre, Roberto preso, e ao final a protagonista est grvida, abandonada, sozinha e desempregada. Segundo sua ideia, neste romance o relacionamento amoroso no a realizao feminina. Aps ser libertada, Rachel muda o foco de seus romances e adormece seus ideais polticos voltando-se agora para uma escrita de carter biogrfico. As Trs Marias (1939), traz ao pblico as Memrias de Rachel no seu tempo de interna do Colgio Imaculada Conceio. Inovador, esse romance destaca-se pela escrita em primeira pessoa, contando a histria de Maria Jos, Maria Augusta e Maria da Glria, garotas que se conhecem e convivem em um colgio de freiras e anseiam por ver o mundo, ao sarem cada uma segue um rumo diferente. Guta a personagem central, independente, rebelde, anseia conhecer o mundo a fora, o desenrolar da trama se d em narrar a sua vida. Em 1939, ano de As Trs Marias, Rachel separa-se do marido e muda-se para o Rio de Janeiro, momento tranquilo de sua vida, trabalha como jornalista e reconhecida no meio social da capital. Conquista sua independncia financeira e diferentemente das mulheres da poca livre e emancipada, chegando at a morar sozinha. Ocasionalmente conhece o mdico Oyama Macedo, pelo qual nutriu um grande amor e tornou-se seu companheiro de vida, separados somente pela morte de Oyama em 1982. Um longo perodo de 36 anos separa os seus trs primeiros romances de Dra Doralina (1975), obra significativa que chegou at as telas do cinema. Dra, uma jovem que no inicio da trama oprimida por sua me, chamada de Senhora, casa-se, mas infeliz no matrimonio, pois sua me mantm um relacionamento secreto com seu marido. Aps o falecimento de Laurindo, Dra vai embora da fazenda Soledade, e a acompanha um grupo de teatro mambembe. Apaixona-se por um comandante e fica com ele at o falecimento deste, no final volta para a fazenda e ocupa o lugar que era de sua me. Suas atividades eram intensas, dividia-se muito bem entre o jornalismo, as crnicas e o teatro, no ano de 1977, Rachel entra para a Academia Brasileira de Letras, sendo a 1 mulher a ingressar em uma instituio at ento masculina em sua totalidade. Memorial de Maria Moura encerra a produo dos romances de Rachel, fechando em grande estilo a sua galeria de protagonistas. Este ltimo livro traz uma histria de aventuras no serto, onde um bando liderado por Moura inicia uma busca pelas as terras herdadas da personagem.

No dia 04 de novembro 2003, aos 92 anos, Rachel se despede deste mundo e parte para a eternidade, deixando tristeza e saudade a amigos e fs. Coincidentemente, este fatdico dia deveria ser comemorado, pois completava exatamente 26 anos de sua posse na ABL. CONCEIO notvel a preocupao da autora em tratar a questo feminina nas suas obras. Conceio estria essa abordagem temtica, delineando um perfil que seria seguido por Rachel nas suas produes futuras, alm da histria de Conceio e Vicente, O Quinze trs tambm a saga da famlia de retirantes de Chico Bento, que lutam contra a fome a sede e morte para sobreviver e ir embora para onde seria a salvao da famlia, o norte. A jovem Conceio foi educada por sua av D. Incia, mulher religiosa e devotadas aos seus santos catlicos, a obra menciona apenas que sua me havia morrido e sua av lhe criara desde o ocorrido. Mulher culta, inteligente e que tinha a leitura como companheira no aceitava as imposies sociais, tendo uma grande influncia do av, livre pensador, maon e heri do Paraguai Queiroz, (1930), do qual herdou as ideias liberais e o gosto pela leitura. De acordo com Barbosa (1999, pg. 21): A ausncia de pais e a formao liberal sob a tutela do av parecem ter sido fundamentais para a autonomia e poder de deciso da personagem. O narrador ainda ressalta: Acostumada a pensar por si, a viver isolada, criar para o seu uso ideias e preconceitos prprios, s vezes largos, as vezes ousados e que pecavam pela excessiva marca de casa. Queiroz, (1930, pg. 14). Marca esta, seriam as ideias liberais do av. Tais ideias a faziam muito diferente, que se distinguia de todas as outras moas da poca, o casamento no era para Conceio a opo escolhida e desejada ansiosamente. Com 22 anos havia desistido de tentar um envolvimento com seu primo Vicente. De inicio os dois nutriam um pelo outro uma admirao e esperana de dar certo o romance, mas com o tempo e os acontecimentos da seca, bem como, as ideias de Conceio, impossibilitaram esse amor. A mulher do inicio do sculo XX bem caracterizada por Basiole-Alves (2000, pg. 235): No final do sculo XIX e inicio do XX a mulher escolhida ao mesmo tempo em que comandada. Moa com muitos pretendentes tinha seus pais e irmos para direcionarem (com brandura ou imposio) com quem deveria se casar. E, por isso, no precisava estudar...

Nossa protagonista vem contrariando tudo o que foi dito acima, sem a presena dos pais, Conceio no escutava a av Dona Incia, e nem era comandada por ela e sim a comandava devido idade da Senhora. Em relao ao casamento Conceio dizia alegremente que nascer solteirona, em seguida ouvia a reprovao da av mulher que no casa um aleijo... A partir dai temos uma proposta para a sala de aula, a anlise comparativa entre a mulher padro da poca, a personagem Conceio e a mulher atual, vemos que Rachel antecipava em seus livros a mulher moderna, em que o casamento no o projeto de vida perfeito. Alm de recusar o casamento, Conceio tinha dificuldades de aceitar as imposies de comportamento da sociedade, enquanto as jovens de sua idade saiam somente acompanhadas ela circulava em ambientes masculinos, lia obras de cunho poltico e religioso, escrevia poemas e at um livro sobre pedagogia. O que fez de inicio Conceio tornar-se to avessa ao casamento foi o fato de no aceitar as infidelidades masculinas, embora no tivesse nenhum envolvimento concreto com o primo, eles mantinham uma relao de admirao, que podada pelo suposto envolvimento de Vicente com uma moa do serto. Houve nesse momento uma contradio na personagem, tais comentrios despertam na jovem de ideias liberais e a frente de seu tempo, um preconceito em relao outra classe social, e principalmente racial, afirmamos isso com o trecho a seguir: Uma cabra, uma cunh -toa, de cabelo pixaim e dente podre!... (QUEIROZ,1930). A Conceio que antes ajudava os necessitados e combatia com a misria da seca, era agora tomada por uma raiva que aflora os seus sentimentos mais medocres, o preconceito pelo prprio povo do serto, povo que ela mesma ajudava a no morrer de fome. A figura assistencialista representada por Conceio tem inspirao na matriarca familiar D. Rachel, av da escritora, que dedicou sua vida a ajudar os flagelados da seca. Pode-se entender como o reconhecimento da desigualdade entre classes, e a tomada de conscincia da necessidade de ajudar aos menos favorecidos, e o desenvolvimento de uma postura solidaria. Conceio passou ento a pensar nas diferenas existentes entre ela e o primo, na educao cultural da qual ele no desfrutou, do modo de vida de ambos e da submisso a qual ela passaria sendo casada. Sempre atendendo as regras sociais, de que uma mulher no sai sozinha, aceita as traies do marido, prepara-se somente para o casamento, essas ideias no a agradavam, e ela sabia que Vicente era quem concordava com tudo isso. O que mais lhe feria

era a incompatibilidade intelectual, a falta de instruo que os faziam to distantes um do outro e que somente agora depois de tanto alimentar esse sentimento de amor ela percebeu:
Mas nas horas de tempestade abandono e solido onde iria buscar o seguro companheiro que entende e ensina, e completa o pensamento incompleto, e discute as ideias que vm vindo, e compreende s invenes que a mente vagabunda vai criando? Pensou no esquisito casal que seria o deles, quando noite, nos seres da fazenda, ela sublinhasse num livro querido um pensamento feliz e quisesse repartir com algum impresso recebida. Talvez Vicente levantasse a vista e lhe murmurasse um distrado por detrs do jornal... Mas naturalmente a que distncia e com quanta indiferena... (QUEIROZ, 1930, pg. 85)

O Quinze (1930) possibilita o desenvolvimento de vrias temticas na sala de aula, podemos partir da protagonista que transmite uma mensagem de convico, mostrando uma determinao nas suas escolhas de vida. Identificamos atravs da pesquisa feita as dificuldades enfrentadas pelos professores para formar leitores competentes, isso pode ser superado utilizando da busca de temas atuais dentro de obras da literatura brasileira. Mesmo sendo uma obra antiga, O Quinze (1930) no perdeu o seu valor, continua retratando a realidade, como a indstria da seca, a represso feminina e o preconceito social. o que afirma Francischetto et all (2000, pg.10): O Quinze com os seus 75 anos, no atingiu a senilidade, pelo contrrio, podemos dizer no tangente da sua temtica, que ele uma criana, infelizmente, pois os temas abordados foram, so e continuaro atuais, possibilitando muitas outras leituras.

MARIA MOURA
Memorial de Maria Moura (1992) retrata a metamorfose de uma jovem do serto em lder de um bando errante. Esse ltimo romance de Rachel de Queiroz foi publicado em 1992, mas situado nos meados do sculo XIX, cada captulo recebe como ttulo o nome do personagem responsvel por contar aquela parte da histria, assim o tecido narrativo vai sendo construdo. O fato de passar-se no sculo passado que possibilita a protagonista a efetivar suas aes, sendo que nessa poca ainda havia o domnio dos coronis no serto, onde quem tinha mais posses tinha mais poder, essa busca pelo poder, reconhecimento, respeito e afirmao que fazem deste romance uma narrativa que desenvolve o tema da busca. Segundo Northop Frye (1973) apud Barbosa (1999, pg. 28), a forma perfeita da

histria romanesca , claramente, a procura bem sucedida em seus trs estdios principais: a jornada perigosa, a luta e o reconhecimento do heri. A orfandade para Moura foi a libertao, com ela sentiu-se livre para tornar-se dona de si, enquanto a sua me era viva, tinha vrios cuidados com a nica filha e a orientava a ficar longe dos meninos, a vida pacata e tediosa da fazenda, sem amigos e sem sair daquele ambiente a faziam sonhar com o mundo cheio de aventuras, todo esse cuidado e solido foram decisivos para a formao do carter aventureiro de Moura: o fato dela aparecer no romance, j rf, fundamental para formao da herona que, desta maneira, age por conta e risco prprios, tendo ocasio para sair de situaes difceis e romper os comportamentos de boa moa e as amarras que a prendem no espao acanhado e reduzido do distrito de Vargem da Cruz. (TAMARU, 2004) Rachel buscou inspiraes profundas para compor essa personagem, tendo como nobre inspirao a Rainha Elizabeth I, a quem dedicou a obra, alm dessa, houve tambm a influencia de mulheres fortes do serto, matriarcas que se destacam pela fora, independncia e comando de si mesmas, da famlia e dos bens, entre elas destacamos: Brbara Alencar Araripe, parenta de Rachel, Federalina de Lavras e Marica Macedo da cidade Misso Velha, famosas por se envolverem em questes polticas como Brbara, e assumirem o posto dos maridos. O cangao tambm foi fonte de inspirao para Rachel, pois, foi com Maria Moura que surgiu a ideia de criar uma espcie de Lampiona, que viesse a impor suas vontades. Tamaru (2004, pg. 79), afirma que: Dessa forma, Maria Moura recebe inspirao externa da Rainha Elizabeth I, da sua herana moura e das heronas guerreiras; e inspirao local de velhas matriarcas, de personagem literria cearense e das cangaceiras. A aventura inicia-se aps a morte de sua me, Moura fica a ss com o seu padrasto e passam a ter um envolvimento amoroso e perigoso para ela, que se sente ameaada por Liberato querer apossar-se de seus bens, principalmente quando suas desconfianas a respeito do marido da me so confirmadas, pois ele foi quem a assassinou. A Fazenda do Limoeiro ambiente inicial dessa histria o motivo de questes com os primos por herana e da ambio do padrasto. A primeira prova de sua capacidade maquiavlica so os assassinatos ocorridos na fazenda, nenhum dos dois teve sua participao direta, mas foram planejados pela jovem e articulados atravs de uma manipulao emocional dos assassinos. Estando sozinha, incendeia sua fazenda e forma um bando, que parte em busca de firmar um outro paradeiro, onde pudessem dar inicio a fundao da Casa forte, que seria nas terras herdadas por ela, na Serra dos Padres, local falado e descrito diversas vezes pelo pai e o av de Moura, que figuram no livro como influncia para a busca e posse das terras. O pai de

Moura serve como um marco referencial para ela, sendo que ao formar seu bando faz exigncias, uma delas ser chamada de Dona, como sinal de respeito, alm disso, cortou os seus longos cabelos, vestiu as roupas do pai, e montou no cavalo deixado por ele, transfigurando-se na donzela guerreira padro, afirmando enfaticamente:
No sei que que tinha na minha voz, na minha cara, mas eles concordaram. A eu me levantei do cho, pedi a faca de Joo Rufo, amolada feito uma navalha - puxei meu cabelo que me descia pelas costas feito numa trana grossa; encostei o lado cego da faca em minha nuca e, de mecha em mecha, fui cortando o cabelo na altura do pescoo. (...) Agora se acabou a Sinhazinha do Limoeiro. Quem est aqui a Maria Moura, chefe de vocs, herdeira de uma data na sesmaria da Fidalga Brites, na Serra dos Padres. Vamos l, arreiem os animais. (QUEIROZ,1992 p. 84)

A respeito da transfigurao da donzela guerreira, Holanda (2007) descreve o significado do corte do cabelo, que marca a passagem para uma nova identidade, mudando assim sua condio de vida:
A simbologia do cabelo contrria quando relacionada oposio sexual entre homens e mulheres. Como tudo que cresce no homem emblema de energia vital, a extensa cabeleira masculina smbolo de poder; se subtrada, ele entrar em degradao, perdendo a fora, observando-se para isso o esteretipo de Sanso. No entanto, na mulher ocorre o contrrio: livrar-se do que cresce em seu corpo, em vez de representar castrao e perda, representa aquisio de coragem. atravs da aniquilao dos cabelos que a donzela guerreira concebe sua valentia. Esse sacrifcio revestido como um rito de passagem, de circunciso, onde ela abdica da especificidade e sexualidade feminina, acolhendo os valores fsicos e morais masculinos. O corte dos cabelos desvenda um ritual onde ela anuncia uma nova categoria social, eliminando sua antiga condio. Ao cortar os cabelos entre seus cabras, Maria Moura abandona o passado, proclamando uma nova identidade. (HOLANDA, 2007, pg. 130).

At este ponto, sentimos a personalidade forte que estava escondida por trs da menina Maria Moura, que com os acontecimentos fatais em sua vida, deu lugar a uma mulher at ento sentida somente por ela. Moura realiza seus objetivos, conclui com sucesso a sua busca, mas como as outras protagonistas de Rachel, a sua infelicidade se d no mbito amoroso. Aps ter conquistado a Serra dos Padres, a casa forte, dinheiro, terras, gado, jias (apesar de no us-las, gostava de t-las), reconhecimento, poder, fama, mas no aspecto amoroso passa a sentir um vazio em sua vida. A vontade de um companheiro no somente para matar a solido, mais para saciar o seu desejo carnal, o qual ela no sentia culpa por ter, a fez construir um lao afetivo como primo Duarte, que logo em seguida foi desfeito com a chegada de Cirino, rapaz que

chega a Casa Forte para pedir refgio. Nem imaginava ela que a chegada desse rapaz bonito e de boa famlia seria o comeo do seu sofrimento, em pouco tempo Cirino a seduziu, ela deixara Duarte de lado, mas mesmo assim, ele ainda lhe era leal. Uma nova relao estava construindo-se, Moura amava Cirino, mesmo que de inicio no admita isso, ela sabe que o envolvimento com ele no lhe favorvel administrao de seus planos, pois ela depende da racionalidade para dominar e no deixar ser dominada. No demora muito para que Cirino prove quem realmente , trai Moura e a coloca em grande perigo. A pior luta de Moura foi a que ela travou com o seu prprio corao, mesmo amando Cirino, teve que arquitetar a sua morte e presenci-la:
Ele atravessou a porta em passo rpido, atravessou a sala, o alpendre, desceu o degrau, atravessou o terreiro. Quando ia chegando ao porto, eu, que tinha vindo atrs dele at ao alpendre, tive de fechar a boca com fora para impedir de gritar, avisando do perigo que estava espera. E a ouvi a voz de Valentim como se gritasse em meu lugar: Cirino! Me apoiei no portal para no cair. No escutei o baque da queda de Cirino o cho l fora era de areia. Fechei os olhos, esperei um pouco, deixando passar a tonteira. Abri de novo os olhos ao ouvir a voz de Duarte que passava por mim: __ Vou pra l. Parece que tudo correu certo. O resto deixe comigo. (QUEIROZ, 1992, pg. 469)

Depois disso, entregasse a dias de tristeza que so findados com um novo desafio, o de enfrentar um bando superior ao seu. Correndo risco de morte, Moura organiza e planeja tudo, o final desta histria fica suspenso, possivelmente um fim trgico com a morte de Moura, talvez fosse realmente isso que ela queria, acabar com a sua vida, encerrar a dor conflitante que sentia, morrer para ela no importava naquele momento:
Afinal, como que eu ia acabar com Cirino sem acabar tambm comigo? Como que eu posso abrir a arca do peito e arrancar o corao pra fora? Ningum pode fazer isso e continuar vivo. (...) E se eu no agentar, pacincia; se o sangue pisado aqui dentro me matar envenenada pois bem, eu morro! Vou morrer um dia, afinal. Todo mundo morre. Mas quero morrer na minha grandeza. (QUEIROZ, 1992, pg. 428 e 429)

Era essa a forma de ocultar a sua dor, entregando-se a uma aventura onde sabia do risco de perder a prpria vida, o que para ela j no tinha mais sentido, essa era a forma de grandeza encontrada por Moura para morrer. Rachel nos fornece uma obra que pode ser usada como eficaz ferramenta em sala de aula, partindo da temtica da obra pode-se fazer abordagens interessantes para estimular o aluno a ler, o primeiro aspecto o da aventura presente no livro, que prende o leitor a

descobrir o final da histria. Alm da aventura, temos uma protagonista de personalidade forte, que compartilha com Conceio as opinies decididas, a persistncia e a intolerncia a traio, a vontade de ultrapassar limites e buscar a autorrealizao: Maria Moura, a guerreira intrpida, foi capaz das maiores transgresses para tornar-se independente, livre das imposies sociais que funcionam como peias, para, palmilhando o caminho do risco, ir em busca de sua verdade interior, da autorealizao. (BARBOSA, 1999, pg.102) A sexualidade de Moura um ponto de partida para o debate desse tema em sala de aula, pois a personagem demonstra no ter vergonha de manter relaes exclusivamente por prazer, nem de no ser mais virgem, considerando a poca em que a obra se passa, h um choque nesse sentido. Memorial de Maria Moura (1992) um romance rico em abordagens temticas que devem ser extradas para estimular nossos alunos do ensino mdio a ler, a trajetria de Moura e suas tentativas de crescer superando os limites e buscando e seu espao na sociedade, repassa uma mensagem de determinao, visto que cada vez mais as mulheres tm procurado uma nova compreenso do seu papel na sociedade.

CONSIDERAES FINAIS
Agora nos perguntamos: qual a influencia dessas obras em sala de aula? Sabemos da carncia cultural que nossos jovens chegam ao Ensino Mdio, aonde o primeiro contato com obras de valor cultural se d nesse mbito. A disciplina de literatura brasileira uma forma de estimular e iniciar culturalmente esses jovens, sendo ela a fonte viva do passado e a ligao com o presente que as fazem ser de fato interessante para todos os apreciadores. A leitura perpassa a simples compreenso, lendo o leitor envolve-se na vida dos personagens, conhece outros mundos e se essa realidade j conhecida, a v de outro ponto de vista. A leitura educa e alm de tudo isso transforma, influencia. Lajolo (2004) conclui:
Lendo o leitor esquece da sua vida e envolve-se na vida dos personagens que participam da histria. Em alguns romances, o leitor se enfronha em cenrios e aes diferentes de seu cotidiano o leitor vive o que j conhece, mas de um outro ponto de vista. Por isso o romance diverte. E tambm por isso educa. Educa no varejo e no atacado, nos sentidos maiores e menores da palavra educao. (LAJOLO, 2004, pg. 30)

claro que no esperamos que ao ler os romances, os alunos copiem a conduta das protagonistas, objetivamos que haja uma reflexo, uma anlise das obras a partir dessas personagens elaboradas minuciosamente, para que a partir da entendam a evoluo social, a

histria de determinada poca, a condio do homem, a relao homem X meio e despertem o interesse pela leitura de clssicos brasileiros.
Nesse mundo de palavras, nessa combinatria de signos, o leitor vai se alfabetizar, vai ler o mundo e decifrar a sua existncia. Nos olhos de ressaca de Capitu, assim como na ambigidade de Diadorim e Riobaldo, o leitor vai perseguindo, palavra a palavra, trao a trao, uma construo que, pelo seu encadeamento particular, garante a sua prpria existncia, a sua independncia, criando os seus referentes e abrindo um mundo de leituras. Mas, se a construo de uma personagem, o conjunto dos traos que compem a sua totalidade permite inmeras leituras, dependendo da perspectiva assumida pelo receptor, dos cdigos utilizados em determinados momentos para a viabilizao dessas leituras, isso no significa que a dimenso da personagem seja ditada unicamente pela capacidade de anlise e interpretao do leitor. (BRAIT, 1985, pg 66)

A autora despeja sobre suas personagens Conceio e Moura, sua forma de pensar, e atravs das tais, busca quebrar paradigmas constitudos pela sociedade, O Quinze (1930) faz essa primeira quebra, retratando essa mulher que diz no ao casamento, j em Memorial de Maria Moura (1992), a personagem avessa aos costumes da poca, foge totalmente do perfil de mulher submissa, demonstra toda sua fora em suas decises, alm de no se importar em seguir os padres de uma vida normal. Podemos identificar que hoje temos muitas Conceies e Mouras, que no casam, no tem filhos, mas que lutam pela sobrevivncia e impe suas opinies e no temem os julgamentos, o exemplo de coragem incentivador. interessante a abordagem de obras regionais, para que a partir delas, acontea um estimulo a leitura de outras produes, o que produtivo na verdade partir do que familiar ao nosso meio, O Quinze (1930) por exemplo, est contextualizado ao cenrio nordestino, afinal, qual o nordestino que no conheceu, ou passou por um perodo de seca, ou que pelo menos no tenha ouvido falar de determinado perodo. Em comparao ao romantismo, com influencias externas e suas inverossimilhanas o Modernismo veio ganhando cho com um retrato real do cotidiano e centrado no regionalismo, sendo que isso o torna mais interessante de se ler. A literatura cearense padece esquecida, com a pouca divulgao autores importantes como Tristo Gonalves, Jos de Alencar, Domingos Olimpio e Rachel so reduzidos s aulas de literatura e tm suas obras engavetadas, por falta at mesmo de incentivo a leitura. Temos que partir do que nosso, da nossa raiz, da valorizao do nosso povo to bem retratado por Rachel, por Jos de Alencar, e no somente ler por ler. A partir dessa leitura, pode-se suscitar reflexes, e atravs desses textos reconstruir o que foram

quelas pocas, como era a sociedade, e isso, seria uma forma de estudar lngua portuguesa, histria, geografia. Esses romances trazem na busca dessas mulheres, uma busca existencial, de sentido da vida, para elas o que realmente importa estar bem consigo mesmas. As vemos como uma proposta de leitura para nossos jovens do Ensino Mdio, e que a partir dessas possam surgir reflexes a cerca da amplitude temtica presente nas obras.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARBOSA, Maria de Lourdes Dias Leite. Protagonistas de Rachel de Queiroz: caminhos e descaminhos. So Paulo, Ed. Pontes, 1999. BIASOLE-ALVES, Zlia Maria Mendes. Continuidades e rupturas no papel da mulher brasileira no sculo XX. So Paulo, Universidade de So Paulo, Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol. 16, 2000. BRAIT, Beth. A personagem. 3 Edio, So Paulo, Ed. tica, 1985. FRANCISCHETTO, K. B. et all. O Quinze em anlise. Esprito Santo, Faculdade Capixaba de Nova Vencia, 2000. HOLLANDA, Heloisa Buarque. Rachel de Queiroz por Heloisa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro, Agir Editora, 2005. HOLANDA, Sarah Pinto. A transfigurao da mulher guerreira em Memorial de Maria Moura. Cear, Revista Humanidades, vol. 22, 2007. LAJOLO, Mariza. Como e por que ler o romance brasileiro. Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2004. QUEIROZ, Rachel de. Memorial de Maria Moura. 14 Ed., Rio de Janeiro, Ed. Jos Olimpio, 1992. QUEIROZ, Rachel de. O Quinze. 77 Ed., Rio de Janeiro, Ed. Jos Olmpio, 1930. TAMARU, Angela Harumi. A construo literria da mulher nordestina em Rachel de Queiroz. So Paulo, Universidade Estadual de Campinas, 2004.

Artigo apresentado Universidade Estadual Vale do Acara UVA, como requisito parcial para obteno do ttulo de graduada em Lngua Portuguesa.

_________________________________________________________ Elis Regina Eufrsio Barbosa

________________________________________________________ Prof Esp. em Lngua Inglesa e psicopedagogia Orientadora

Aprovado em ________/__________/__________

Banca examinadora ______________________________________________ _______________________________________________ _______________________________________________

Potrebbero piacerti anche