Sei sulla pagina 1di 19

Simulado LXXVII para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Questes visando o provvel edital futuro. Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno / Wellington Alves / ngelo Arago / Guilherme Rocha Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno / Wellington Alves / ngelo Arago / Guilherme Rocha Bons Estudos e Rumo ANP!

Conhecimentos Bsicos

Julgue os itens a seguir, em que o uso das estruturas lingusticas esto devidamente justificados. 1 - O emprego do modo subjuntivo em tenha (l.4) sintaticamente exigido pela orao subordinada iniciada pelo pronome relativo que (l.1). Errado O que no pronome relativo e sim conjuno subordinativa integrante. Portanto, no existe orao subordinada adjetiva. 2 - O uso do sinal indicativo de crase em sua volta (l.6) e s informaes (l.6-7) indica que tais expresses so dois complementos do predicado iniciado pelo verbo vislumbrar. Errado O verbo vislumbrar transitivo direto, portanto no admite complemento. No primeiro exemplo de acento de crase, ocorre porque sua volta adjunto adverbial feminino. J no segundo, o termo s informaes objeto indireto do verbo d. 3 - O uso da flexo de singular em sabe (l.10) deve-se impessoalidade do verbo haver, na mesma orao. Errado A flexo de singular do verbo sabe no tem relao alguma com a presena do verbo haver.

4 - Na linha 11, a flexo de plural em omitem e distorcem deve-se concordncia desses verbos com o sujeito da forma verbal venceram. Errado O sujeito da forma verbal venceram o pronome relativo que- que refere a os da orao anterior. O termo registros histricos oficiais o sujeito de omitem e distorcem. 5 - A colocao do pronome tono antes do verbo, em se transmite (l.14-15), obrigatria devido presena do pronome relativo que no incio da orao subordinada. Correto Item correto. De acordo com argumentao do texto, julgue os itens quanto aos possveis complementos que poderia acontecer na sentena: nas interrelaes pessoais, cada indivduo tem sua prpria verso dos fatos (l.2), porque (...). 6 - avalia a realidade em consonncia com a prpria experincia de ser nico. Correto No texto existe uma orao conformativa na sequncia. Logo o termo consonncia, que apresenta esse carter de conformidade com algo, substitui corretamente essa ideia. E o termo experincia de ser nico abrange o aspecto da acumulao de experincia prprio ao longo da vida. 7 - tenciona registrar um conhecimento confivel para as prximas geraes. Errado O autor no texto em epgrafe no faz nenhuma aluso sobre confiabilidade do conhecimento. 8 - tem a iluso de exercer sua posio de vencedor nos fatos histricos. Errado Essa ideia est no contexto do segundo pargrafo. 9 - visa perpetuar conceitos acumulados ao longo de sua existncia. Errado No somente perpetuar conceitos, pois o primado atribuir informaes prprias sobre determinado assunto. 10 - objetiva imitar a arte ao reinventar a realidade. Errado No o objetivo do termo prpria verso dos fatos. Julgue os itens segundo possveis formas de reescrita que preserva as relaes semnticas entre os elementos da seguinte orao do texto: cuja confiabilidade relativa (l.21-22). 11 - de confiabilidade relativa. Correto Reescrita correta.

12 - para confiabilidade relativa. Errado O termo para confere ideia de finalidade, alterando o sentido original. 13 - em que confiabilidade relativa. Errado Reescrita incorreta. 14 - no qual tem relativa confiabilidade. Errado O pronome relativo teria que concordar em gnero e nmero com o antecendente ideias. 15 - dos quais tm confiabilidade relativa. Errado Esse pronome no plural inviabiliza sua concordncia com o ncleo um difusor. Sobre as regras de redao oficial, julgue os prximos itens. 16 Fica dispensado o emprego do superlativo ilustrssimo para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares Correto suficiente usar senhor. 17 Excludas as comunicaes assinadas pelo Presidente da Repblica, todas as demais comunicaes oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. Correto De acordo com as regras oficiais. 18 Todos os tipos de documentos do Padro Ofcio devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm. Correto De acordo com o Manual de Redao da Presidncia.

Com relao s operaes que podem ser realizadas em uma tabela no Word 2007, julgue os itens a seguir. 19 - As linhas das bordas da tabela podem ser duplas e a cor da linha pode ser escolhida de acordo com a paleta de cores do Word. Correto O Word podemos formatar as tabelas de diversas maneiras. 20 - Em uma tabela no Word, a insero de um objeto do tipo imagem tem restrio quanto extenso para formato jpg. Os demais formatos podem ser inseridos no corpo do documento. Errado No h essa restrio. Acerca dos sistemas operacionais Windows XP Professional e Linux, julgue os itens que se seguem. 21 - No Linux, por padro, o aplicativo Grub usado para enviar um correio eletrnico para destinatrio na Internet. Errado O Grub o gerenciador de boot do sistema operacional Linux. 22 - No Windows XP Professional, o tamanho da BIOS do computador influencia o particionamento do disco quando o sistema instalado. Errado Para particionar o disco devemos escolher essa opo quando estamos instalando o Windows ou usando um software especfico. Considere que, em uma intranet exista um sistema de correio eletrnico e que o usurio utilize um cliente webmail como interface de acesso, por meio de um navegador. Com base nessas informaes, julgue os itens subsequentes. 23 - Caso se deseje mais segurana do que a convencional, o uso do HTTPS no servidor webmail indicado para conferir confidencialidade aos dados trafegados. Correto O protocolo HTTPS utilizado, em regra, quando se deseja evitar que a informao transmitida entre o cliente e o servidor seja visualizada por terceiros, como por exemplo no caso de compras online. 24 - No caso em questo, o navegador deve suportar o protocolo HTTP, uma vez que a interface de acesso do tipo webmail . Correto Caso o navegador no utilize o protocolo HTTP o acesso a internet no ser possvel.

Considerando que um usurio tenha criado um conjunto de arquivos e pastas em um sistema operacional Windows XP, julgue os itens seguintes. 25 - Se o usurio movimentar o arquivo para dentro de uma pasta criada previamente, a hora de criao do arquivo ser modificada para a mesma hora de criao da pasta. Errado Quando mudamos um arquivo de uma pasta para outra, o mesmo continua com a hora e data de criao/modificao. Com relao s estruturas lgicas, julgue os seguintes itens. 26 Correto 2 formas de fazer: 1 pela tabela-verdade: P V V F F Q V F V F P ento Q V F ( Fora) V V P e (no Q) F F F

2: Pode considerar que a negao de um o outro: No (P implica Q) .......... equivale a P e (no Q). 27 Errado Um negao do outro, portanto no so equivalentes: ~(P implica (~Q) equivale a P e Q (I). Q implica (~P) equivale a ~Q ou ~P(II). ~I=II 28 -

Errado A negao de proposio com conectivo ou d uma proposio com conectivo e. Portanto, somente pela manuteno do conectivo j torna item errado.

29

Errado Observando novamente s os conectivos, sabemos que a negao de uma proposio condicional d uma preposio com o conectivo e. Portanto, o item est incorreto. 30 -

Errado A negao dessa proposio categrica seria: nenhum promotor de justia do MPE/TO tem 30 anos ou mais. O termo nem todoseria o mesmo que dizesse algum, portanto, diferente. A respeito do Direito Constitucional, avalie os prximos itens. 31 - A Unio nunca intervir nos Estados nem no Distrito Federal, por dispositivo constitucional. Errado A CF estabelece condies em que isso pode ocorrer por exemplo, para manter a integridade nacional. 32 - No Distrito Federal, o rgo de representao do Poder Legislativo a Cmara Legislativa do Distrito Federal. Correto Certa informao. 33 - A Constituio Federal pode ser emendada mediante proposta do Presidente da Repblica. Correto De acordo com a CF. 34 - A elegibilidade mnima para quaisquer cargos de vinte e um anos. Errado H faixas de idade diferentes para os vrios cargos (como 18 para vereador e 30 para governador, por exemplo). 35 - A soberania popular exercida mediante voto, plebiscito, referendo popular e iniciativa popular. Correto De acordo com o regramento constitucional.

Acerca do Direito Penal, julgue os prximos itens. 36 Funcionrio pblico encarregado do Centro de Processamento de Dados - CPD modifica o sistema de informaes do rgo sem autorizao ou solicitao da autoridade competente. Assim agindo, ele comete crime de insero de dados falsos em sistema de informao. Errado Comete crime de modificao ou alterao no autorizada de sistema de informaes 37 Fbio induziu Marlia, portadora de desenvolvimento mental retardado sndrome de Down a praticar suicdio. Posteriormente, aps Marlia ter aderido idia, Fbio emprestou-lhe um revlver, vindo ela a se matar. Nessa situao, Fbio responder por homicdio. Correto Pelas condies do sujeito passivo, no se fala em instigamento ao suicdio e sim homicdio realmente. 38 Pedro e Paulo, um sem saber da conduta do outro, atiraram em Leonardo, com inteno de mat-lo, o que veio efetivamente a ocorrer. A percia no conseguiu descobrir qual deles produziu o resultado. Nessa situao, Pedro e Paulo respondero por tentativa de homicdio. Correto A autoria incerta uma espcie de autoria colateral. 39 So elementos do crime, apenas a antijuridicidade e a punibilidade. Errado No esse o entendimento majoritrio. 40 Em face da adoo, em nosso Cdigo Penal, da teoria monista, aquele que auxilia a gestante a praticar aborto, responder, em concurso material com ela, pelo mesmo crime, qual seja: art. 124 do CP (provocar aborto em si mesma ou consentir que outrem lho provoque). Errado Para o aborto em especial se adota a teoria pluralista. Com relao ao Direito Processual Penal, analise os itens a seguir. 41 So caractersticas do inqurito policial: ser um procedimento escrito, oficiosidade, oficialidade, discricionariedade e disponibilidade. Errado O certo indisponibilidade. 42 No caso de inobservncia de formalidades, ou no caso de omisses, obscuridades ou contradies, a autoridade judiciria mandar suprir a formalidade, complementar ou esclarecer o laudo, sob pena de nulidade do IP. Errado No h nulidade no IP.

43 O juiz competente para determinar interceptaes telefnicas aquele que tiver competncia para o processo e julgamento da ao principal. Correto Este o entendimento dominante. 44 O perito dar-se- por suspeito, e, se no o fizer, poder ser recusado por qualquer das partes se tiver aconselhado qualquer das partes. Correto Esta regra vlida para os peritos por analogia com os juzes, de acordo com o CPP. 45 Laudos complementares so aqueles resultantes das percias realizadas em momento posterior percia principal e que devem ser realizados, sempre, pelos prprios experts que fizeram o primeiro exame. Errado No necessrio ser feito pelos mesmos experts, embora recomendado. Sobre o Direito Administrativo, avalie os itens subsequentes. 46 Segundo a lei e a doutrina majoritria, motivo, forma, finalidade, competncia e objeto integram o ato administrativo. Correto Certa afirmao. 47 Denomina-se encampao a retomada do servio concedido pelo poder concedente, durante o prazo de concesso, por motivo de interesse pblico. Correto Certa definio. 48 O poder de polcia autoriza que a administrao, em prol do interesse pblico ou do Estado, restrinja o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais. Correto Este poder permite a administrao zelar pelos bens pblicos, deixando que no ocorra favorecimento de alguns apenas. 49 A exigibilidade do ato administrativo decorre, tambm, da posio de supremacia da Administrao na relao com os particulares. Correto este o motivo dessa caracterstica do ato administrativo. 50 Para ser investido em cargo pblico necessria a comprovao da ausncia de condenao penal. Errado Este no um requisito presente na legislao que trata da investidura.

Conhecimentos Especficos
A figura abaixo mostra o comportamento de um fluido em diversas condies.

Acerca da figura e dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens. 51 Trata-se de um gs ideal. Errado No, pois h uma regio de existncia de lquido, que no existe para gs ideal. 52 A parte A representa um vapor. Errado Representa um fluido supercrtico. 53 A parte B representa slido, na figura. Errado Representa a fase lquida. 54 A parte D representa vapor. Correto Correta identificao. 55 A parte C ilustra coexistncia entre vapor e lquido. Correto Exatamente isto. 56 O nmero de graus de liberdade em C 2. Errado Como h 1 substncia e duas fases temos que o nmero de graus de liberdade 1 2 + 2 = 1.

57 Quando um reagente adicionado a uma mistura em equilbrio, a reao tende a formar produtos. Correto Essa uma das relaes do princpio de Le Chatelier. 58 A constante de equilbrio da reao A(s) B(s) + C(s) igual a uma constante. Correto A constante de equilbrio para slidos sempre uma constante, pois os valores das concentraes no aparecem na relao de equilbrio. 59 Chama-se potencial qumico taxa de variao da energia livre de Gibbs, com respeito variao do nmero de moles de um componente em uma mistura (de mais componentes) em uma temperatura e presso fixas. Correto Certa definio. 60 A etapa determinante da velocidade de uma reao aquela que mais rpida. Errado A etapa mais lenta que a determinante no processo global. A respeitos dos conceitos da Qumica Inorgnica, avalie os prximos itens. 61 O irdio possui estado de oxidao +1 no complexo [IrCl(CO)(PPh 3)2]. Correto Os ligantes CO e PPh3 so doadores neutros de pares eletrnicos e no interferem no Nox. O Cl tem Nox 1 e como o composto neutro, ento o Ir precisa ter +1 de Nox. 62 Em geral os raios grandes de tomos ou ons do perodo 5 e 6 favorecem nmeros de coordenao mais altos para complexos destes elementos. Correto Isto decorre de efeitos estricos. 63 Complexos pentacoordenados assumem ou a forma de pirmide de base quadrada ou de bipirmide trigonal. Correto Questes estricas e foras repulsivas ditam quais dessas formas ocorrero na prtica. 64 Complexos so classificados como diamagnticos se so atrados por um campo magntico. Errado Se o complexo atrado ele paramagntico. Se repelido que diamagntico. 65 Complexos contendo ligantes polidentados coordenados possuem maior estabilidade do que complexos com o nmero equivalente de ligantes monodentados. Correto o chamado efeito quelato.

66 Se a configurao eletrnica fundamental de um complexo no-linear orbitalmente degenerada, o complexo distorcer para remover a degenerescncia e alcanar maior energia. Correto o que chama efeito Jahn-Teller. 67 A configurao do estado fundamental de um complexo reflete os valores relativos do parmetro de desdobramento de campo ligante e a energia de emparelhamento. Correto Adequado conceito. 68 A ligao H-OH mais polar do que ligao H-SH. Correto O enxofre tem uma eletronegatividade bem menor que o oxignio de maneira que ligao na gua realmente mais polar. Ainda sobre os conceitos da Qumica Inorgnica, julgue os itens abaixo. 69 tomos como enxofre, fsforo e cloro podem acomodar mais do que 8 eltrons em suas camadas de valncia. Correto So, assim, excees regra do octeto. 70 Uma combinao de orbitais atmicos que resulta em um aumento da energia total chamado orbital no-ligante. Errado chamado orbital antiligante. 71 O boro um metalide duro, com propriedades no-metlicas pronunciadas. Correto Certas caractersticas para esse elemento. 72 Um complexo octedrico com configurao t 2g eg de spin baixo. Errado 4 O complexo octadrico de spin baixo seria t2g nesse caso. 73 Na teoria da ligao de valncia, a funo de onda de um par de eltrons formada pela sobreposio das funes de onda para fragmentos separados da molcula. Correto Essa a forma de clculo dessa teoria. 74 Ligantes volumosos geralmente levam a complexos com altos nmeros de coordenao. Errado Levam, por efeitos estricos, a baixos nmeros de coordenao nos complexos.
3 1

75 Uma molcula que tenha 4 regies de densidade eletrnica ao redor do tomo central, geralmente tem o formato tetradrico. Correto Aplicao da teoria RPECV. A respeito das reaes abaixo mostradas, avalie os prximos itens.

76 O composto A um cido carboxlico. Errado uma cetona. 77 O composto B sal de magnsio orgnico. Errado um reagente de Grignard. 78 O composto A a butan-2-ona. Errado a pentan-2-ona. 79 O composto D um lcool tercirio. Correto Sim, pois est ligado a um carbono trissubstitudo. 80 A reao 1 uma reao de Grignard. Correto Exato nome para a reao.

81 O composto E o cido benzico. Errado a acetofenona. 82 O composto F mais reativo em substituies eletroflicas aromticas que o benzeno. Errado No, pois o grupo CO2R desativador. 83 O composto E mais reativo em substituies eletroflicas aromticas que o benzeno. Errado No. Tambm o -COR desativador. 84 O composto G polar. Correto Sim, assim como o clorofrmio. 85 A reao 2 uma reao de halofrmio. Correto Esta uma reao geralmente usada para anlise qualitativa de metilcetonas. 86 O composto H mais reativo em substituies eletroflicas aromticas que o benzeno. Errado Os halognios so grupos desativadores. 87 O composto I o acrilato de metila. Correto Este o nome comum para esse composto. 88 O composto J apresenta isomeria. Correto Apresenta isomeria geomtrica, devido dupla ligao. 89 A reao 3 usa catalisador metlico. Correto o que est indicado no esquema. 90 A reao 3 uma reao de Heck. Correto Nome correto para essa reao.

Acerca dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os prximos itens. 91 cidos carboxlicos tm maior pKA do que os alcois correspondentes. Errado No, pois por efeito indutivo os cidos carboxlicos so mais cidos do que os alcois. 92 Aquecimento de lcool na presena de cidos fortes leva geralmente a formao de alcenos. Correto Essas so as chamadas reaes de eliminao. 93 Ao processo pelo qual enantimeros de uma mistura racmica so separados chamamos resoluo. Correto Certa definio. 94 Uma reao de substituio nucleoflica onde o nuclefilo so as prprias molculas do solvente chamamos de solvlise. Correto Outra correta definio. 95 Os nuclefilos carregados negativamente so normalmente mais reativos que os nuclefilos neutros. Correto Por isso, as reaes SN2 ocorrem preferencialmente em condies bsicas. Considerando os conceitos de qumica analtica, avalie os itens. 96 - Um erro grosseiro pode ser classificado como erro determinado ou erro sistemtico. Errado Os erros grosseiros diferem dos erros indeterminado e determinado. Ocorrem, normalmente, apenas de forma ocasional, so frequentemente grandes e podem causar resultados tanto altos quanto baixos. 97 - O vis, que representa o erro sistemtico, provm dos erros instrumentais, de mtodo e de pessoa e pode ser observado nos erros constantes, mas no nos erros proporcionais, que so observados nos erros aleatrios. Errado Erros constantes e proporcionais so observados em erros sistemticos, eles so os vieses que variam ou no com a amostra. 98 - Uma anlise qumica determinou as seguintes concentraes de Ferro: 3,5; 3,1; 3,1; 3,3; e 2,5 (g/mol). O desvio padro e o intervalo com 95% confiana para esta anlise so 0,37 e 0,90 respectivamente. Use t = 2,58 para 4 graus de liberdade. Errado x = 3,1; s = raiz ((3,5-3,1) + 2(3,1-3,1) + (3,3-3,1) + (2,5-3,1))/(5-1) = 0,37 IC = txs/raiz N = 2,58x0,37/raiz 5 = 0,45

99 - Macroanlise empregado para as amostras com massa superior a 0,1 g. Uma semi microanlise realizada em uma amostra na faixa de 0,01 a 0,1 g, enquanto as amostras -4 -2 para uma microanlise esto na faixa entre 10 e 10 g. Para amostras cuja massa menor -4 que 10 g, algumas vezes o termo ultramicroanlise empregado. Correto Estes so os termos utilizados. 100 - Um padro interno uma espcie de referncia, qumica ou fisicamente similar ao analito, que adicionada a amostras, padres e brancos. A razo entre as respostas do analito e a do padro interno representada em um grfico versus a concentrao do analito. Correto Adio de padro uma tcnica com objetivo semelhante, mas com procedimento diferente.

101 - O diagrama acima ilustra um HPLC acoplado a um espectrmetro de massa. Errado Isso no pode ser afirmado. 102 - As bombas recprocas so as mais utilizadas em HPLC e estes aparelhos trabalham a altas presses. Correto Caractersticas importantes de HPLC.

103 - Nas eluies isocrticas sempre se trabalha com apenas um solvente. Errado Pode-se trabalhar com um mistura de solventes, desde que sua composio no seja mudada durante a eluio. 104 - Os detectores de fluorescncia so os mais sensveis em HPLC por isso so os mais utilizados. Errado Os detectores mais usados so os de absorbncia. 105 - Trabalha-se com fases mveis polares e fases estacionrias apolares em cromatografia de partio de fase reversa, onde o analito adsorvido fase estacionria. Correto Na cromatografia de fase reversa isso verdade. 106 - Como mostrado na figura, o hlio o gs de arraste, ou seja, fase mvel em HPLC. Errado Fase mvel gasosa em cromatografia lquida? rs. 107 - Na vlvula de mistura, os solventes da fase mvel so misturados proporcionalmente configurao feita no software do HPLC. Correto Nesses softwares que se controlam os parmetros da anlise. 108 - A coluna de HPLC apresenta comprimento na faixa de 10 a 30 cm e possuem dimetros internos entre 2 e 5 mm. Os recheios so tipicamente partculas de dimetros entre 3 e 10 -1 m. As colunas fornecem entre 40.000 a mais de 100.000 pratos m . Correto -1 Comumente se v colunas com mais de 100.000 pratos m . 109 - Em cromatografia por adsoro, os analitos so adsorvidos sobre a superfcie lquida de um recheio polar. Errado No h fase estacionria liquida nesse tipo de cromatografia. 110 - Quando CG e HPLC podem ser aplicadas, a cromatografia gs-lquido oferece a vantagem da velocidade e simplicidade do equipamento. Por outro lado, a cromatografia lquida de alta eficincia pode ser aplicada a substncias no-volteis (incluindo os ons inorgnicos) e a materiais termicamente instveis, enquanto a cromatografia gs-lquido no pode. Correto Geralmente os dois mtodos so complementares.

111 - A figura acima representa um plasma indutivamente acoplado, esta fonte gera ons e eltrons alm dos tomos neutros no ionizados. Sua aplicao limitada a espectrmetros de absoro atmica. Errado ICP utilizado em emisso e no absoro atmica. 112 - Se o detector estiver a 90 do da fonte de excitao, a sensibilidade de deteco melhorada. Errado Isso verificado em fluorescncia. No caso de emisso atmica, a deteco melhorada de quatro a dez vezes se o maarico estiver em 90 de forma alinhada horizontalmente com o sistema espectroscpico e o prprio plasma a fonte de excitao. 113 - A amostra pode ser nebulizada atravs de um jato de argnio e carregada para dentro do plasma. Amostras lquidas ou slidas podem ser introduzidas por vaporizao eletrotrmica, o problema que o forno usado, alm de vaporizar a amostra, pode a atomizar. Errado Fornos eletrotrmicos no atomizam as amostras, somente as vaporizam. 114 - Devido alta temperatura e grade concentrao de eltrons no ICP, a ionizao praticamente completa e com baixa interferncia. A ionizao ocorre em meio inerte, que aumenta o tempo de vida do analito. Correto A temperatura estvel do plasma evita a auto absoro e auto reverso. Isso d uma melhor curva de calibrao.

115 - Todos os elementos metlicos podem ser determinados pela espectroscopia de emisso atmica ICP. Para o boro, flor, fsforo, nitrognio, enxofre e carbono, utiliza-se espectrmetro a vcuo. Correto Isso ocorre porque suas linhas de emisso esto abaixo de 180nm para o boro, flor, fsforo, nitrognio, enxofre e carbono. 116 - A espectroscopia de absoro molecular se baseia em transies vibracionais e rotacionais, estas transies so bastante energticas e em muitos casos traz consigo o fenmeno de fluorescncia. Errado As transies so eletrnicas. Em IV, observam-se as transies vibracionais e rotacionais. 117 - O efeito batocrmico retrata a estabilidade dos compostos orgnicos atravs das suas conjugaes. Correto Assim, quanto mais conjugaes a molcula estiver, mais estvel ela ser e maior ser o em seu mximo de absoro. 118 - Laser de CO2 so fontes de radiao no IV. Correto So usadas para determinar poluentes atmosfricos absorventes em fase aquosa. 119 - Em anlises de IV para amostras gasosas, comumente se usa dixido de carbono junto amostra para facilitar o procedimento de absoro. Errado CO2, assim como qualquer molecular que apresente um momento de dipolo diferente de zero, atrapalha leituras no IV nesses casos. 120 - Duas bandas prximas a 3200 cm primarias.
-1

no IV so caractersticas de aminas ou amidas

Correto Se a amina ou amida for secundria, o espectro apresenta apenas uma banda.

Potrebbero piacerti anche