Sei sulla pagina 1di 28

ARQUIVO ATUALIZADO AT 31/12/2010 Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ)

001 Quem est obrigado a apresentar Declarao de Informaes Econmico-Fiscais


da Pessoa Jurdica (DIPJ)?
Todas as pessoas jurdicas de direito privado domiciliadas no Pas, registradas ou no, sejam quais forem seus fins e nacionalidade, inclusive as a elas equiparadas, as filiais, sucursais ou representaes, no Pas, das pessoas jurdicas com sede no exterior, estejam ou no sujeitas ao pagamento do imposto de renda. Incluem-se tambm nesta obrigao: as sociedades em conta de participao, as administradoras de consrcios para aquisio de bens, as instituies imunes e isentas, as sociedades cooperativas, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, bem como suas subsidirias, o representante comercial que exerce atividades por conta prpria. Notas:
Sociedade em conta de participao (SCP): Compete ao scio ostensivo a responsabilidade pela apurao dos resultados, apresentao da declarao e recolhimento do imposto devido pela SCP. O lucro real ou o lucro presumido da SCP (opo autorizada a partir de 1/01/2001, conforme IN SRF n 31, de 2001, art. 1) deve ser informado na declarao do scio ostensivo. Liquidao extrajudicial e falncia: As entidades submetidas aos regimes de liquidao extrajudicial e de falncia (massa falida) sujeitam-se s mesmas regras de incidncia dos impostos e contribuies aplicveis s pessoas jurdicas em geral, inclusive no que se refere obrigatoriedade de apresentao da declarao. Fundos de investimento imobilirio: O fundo que aplicar recursos em empreendimento imobilirio e que tenha como incorporador, construtor ou scio, quotista possuidor, isoladamente ou em conjunto com pessoa a ele ligada, mais de 25% (vinte e cinco por cento) das quotas do Fundo, por estar sujeito tributao aplicvel s demais pessoas jurdicas, deve apresentar DIPJ com o nmero de inscrio no Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas (CNPJ) prprio, vedada sua incluso na declarao da administradora.

Optantes pelo Simples Nacional e Inativas: As microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP) optantes pela sistemtica do Simples Nacional e as pessoas jurdicas Inativas apresentaro declaraes especficas.

Normativo:

Lei n 9.430, de 1996, art. 60; Lei n 9.779, de 1999, art. 2; RIR/1999, arts. 146 a 150; IN SRF n 179, de 1987, itens 2 e 5; IN SRF n 31, de 2001, art. 1; PN CST n 15, de 1986; e AD SRF n 2, de 2000.

002

Que pessoas jurdicas esto desobrigadas de apresentar a DIPJ

Esto desobrigadas de apresentar a DIPJ: I - as pessoas jurdicas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, institudo pela Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006 (Simples Nacional), por estarem obrigadas apresentao de Declarao especfica do Simples Nacional; Ateno: A pessoa jurdica cuja excluso do Simples Nacional produziu efeitos dentro do ano-calendrio fica obrigada a entregar duas declaraes: a declarao simplificada, referente ao perodo em que esteve enquadrada no Simples Nacional e a DIPJ, referente ao perodo restante do ano-calendrio. II - as pessoas jurdicas inativas, por estarem obrigadas apresentao da Declarao de Inatividade; III - os rgos pblicos, as autarquias e as fundaes pblicas.

003 Quem no deve apresentar a DIPJ?


No devem apresentar a DIPJ, ainda que se encontrem inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) ou que tenham seus atos constitutivos registrados em Cartrio ou Juntas Comerciais: a) o consrcio constitudo com finalidade de concorrer licitao para contratao de obras e servios de engenharia, bem como todos aqueles constitudos na forma da Lei n 6.404 de 1976, arts. 278 e 279; b) a pessoa fsica que, individualmente, exera profisso ou explore atividade sem vnculo empregatcio, prestando servios profissionais, mesmo quando possua estabelecimento em que desenvolva suas atividades e empregue auxiliares; c) a pessoa fsica que explore, individualmente, contratos de empreitada unicamente de mo-deobra, sem o concurso de profissionais qualificados ou especializados; d) a pessoa fsica que individualmente exera atividade de recepo de apostas da Loteria Esportiva e da Loteria de Nmeros (Loto, Sena, Megasena, etc) credenciada pela Caixa Econmica Federal, ainda que, para atender exigncia do rgo credenciador, esteja registrada como pessoa jurdica, desde que no explore, no mesmo local, outra atividade comercial; e) o condomnio de edificaes; f) os fundos em condomnio e clubes de investimento, exceto aqueles de investimento imobilirio de que trata a Lei n 9.779, de 1999, art. 2; g) a Sociedade em Conta de Participao (SCP), cujo resultado deve estar includo na declarao da pessoa jurdica do scio ostensivo; h) as pessoas jurdicas domiciliadas no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro pblico; i) o representante comercial, corretor, leiloeiro, despachante etc, que exera exclusivamente a mediao para a realizao de negcios mercantis, como definido pela Lei n 4.886, de 1965, art. 1, desde que no a tenha praticado por conta prpria; j) as pessoas fsicas que, individualmente, exeram as profisses ou explorem atividades,

consoante os termos do RIR/1999, art. 150, 2, como por exemplo: serventurio de justia, tabelio.

Normativo:

Lei n 4.886, de 1965, art. 1; Lei n 6.404 de 1976, arts. 278 e 279; Lei n 9.779, de 1999, art. 2; RIR/1999, art. 150, 2, I e III, e arts. 214 e 215; PN CST n 76, de 1971; PN CST n 5, de 1976; PN CST n 25, de 1976; PN CST n 80, de 1976; e ADN CST n 25, de 1989; .

004 Pessoa

fsica

que

explora

atividade

de

transporte

de passageiros ou de carga considerada pessoa jurdica para efeito da legislao do imposto de renda, estando obrigada a apresentar a DIPJ?
A caracterizao dessa atividade como de pessoa jurdica depende das condies em que so auferidos os rendimentos, independentemente do meio utilizado. Assim, se os rendimentos auferidos forem provenientes do trabalho individual do transportador de carga ou de passageiros, em veculo prprio ou locado, ainda que o mesmo contrate empregados, como ajudantes ou auxiliares, tais rendimentos submetem-se incidncia do imposto de renda na fonte quando prestados a pessoas jurdicas, ou esto sujeitos ao recolhimento mensal obrigatrio (carn-leo) quando prestados a pessoas fsicas, mediante a utilizao da tabela progressiva aplicvel s pessoas fsicas e esto sujeitos ao ajuste na Declarao Anual da pessoa fsica. Se, entretanto, for contratado profissional para dirigir o veculo descaracteriza-se a explorao individual da atividade, ficando a pessoa fsica equiparada a pessoa jurdica. O mesmo ocorre nos casos de explorao conjunta da atividade, haja ou no co-propriedade do veculo, porque passa de individual para social o exerccio da atividade econmica, devendo a sociedade de fato resultante ser tributada como pessoa jurdica. A aplicao dos critrios acima expostos, independe do veculo utilizado (caminho, nibus, avio,

barco etc). Normativo:


RIR/1999, arts. 47 e 150, 1, II; PN CST n 122, de 1974.

005

Pessoa fsica que explora atividade de representante comercial, devidamente cadastrado no CNPJ, est dispensada de apresentar a DIPJ?

O representante comercial que exerce individualmente a atividade por conta de terceiros no se caracteriza como pessoa jurdica, no obstante ser inscrito no CNPJ, devendo seus rendimentos ser tributados na pessoa fsica, ficando dispensado da apresentao da DIPJ. Contudo, caso seja a atividade exercida por conta prpria, na condio de empresrio, ele ser considerado comerciante, ficando, desta forma, obrigado a apresentao da DIPJ. Normativo:
ADN CST n 25, de 1989.

006 As associaes sem fins lucrativos, igrejas e partidos polticos devero


apresentar a DIPJ, tendo em vista serem consideradas entidades isentas ou imunes?
Todas as entidades consideradas como imunes e isentas esto obrigadas a apresentao da DIPJ. Somente encontram-se desobrigadas de apresentao da DIPJ as entidades relacionadas nas perguntas 002 e 003. Veja ainda: Dispensa de apresentao da DIPJ: Pergunta 002 e 003 deste captulo.

007 Os

cartrios,

cujos

responsveis

so

remunerados

por

meio de emolumentos e que, por disposio legal, so inscritos no CNPJ, esto obrigados a apresentar a DIPJ?
No obstante serem inscritos no CNPJ, os cartrios no se caracterizam como pessoa jurdica, devendo os emolumentos recebidos pelo seu responsvel ser tributados na pessoa fsica.

008 Os Conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas esto obrigados a


apresentar a DIPJ?
Tendo em vista que a mudana da natureza jurdica dessas entidades, de autarquias dotadas de personalidade jurdica de direito pblico para pessoa jurdica de direito privado, Lei n 9.649, de 1998, art. 58, foi considerada inconstitucional pelo STF (ADI-1717), essas entidades esto desobrigadas apresentao da DIPJ.

Normativo: Lei n 9.649, de 1998, art. 58.

Declarao da Pessoa Jurdica Inativa


009 A partir de quando existe a obrigatoriedade de apresentar a declarao
simplificada pela pessoa jurdica inativa?
A partir do exerccio subsequente quele em que for constituda, a pessoa jurdica deve apresentar declarao simplificada, enquanto se mantiver na condio de inativa.

010 Qual o conceito de inatividade adotado pela legislao tributria que obriga a
apresentao da declarao simplificada?

Considera-se pessoa jurdica inativa aquela que no tenha efetuado qualquer atividade operacional, no-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicao no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendrio. Notas:
O pagamento, no ano-calendrio a que se referir a declarao, de tributo relativo a anos-calendrio anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigao acessria no descaracterizam a pessoa jurdica como inativa no ano-calendrio.

Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais

011

Quem est obrigado a apresentar mensalmente a Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais (DCTF)?

A partir de 1 de janeiro de 2011, as pessoas jurdicas de direito privado em geral, inclusive as equiparadas, as imunes e as isentas, de forma centralizada, pela matriz, as autarquias e fundaes institudas e mantidas pela administrao pblica e os rgos pblicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, desde que se constituam em unidades gestoras de oramento (considera-se unidade gestora de oramento aquela autorizada a executar parcela do oramento dos estados, do Distrito Federal e dos municpios) e os consrcios que realizem negcios jurdicos em nome prprio, inclusive na contratao de pessoas jurdicas e fsicas, com ou sem vnculo empregatcio.

Notas:

Para a apresentao da DCTF, obrigatria a assinatura digital da declarao mediante utilizao de certificado digital vlido.

Veja ainda: Dispensa de apresentao da DCTF: Pergunta 012 deste captulo.

Normativo:

Instruo Normativa RFB n 1.110, de 24 de dezembro de 2010.

012 Quem est dispensado de apresentar DCTF?


Esto dispensadas de apresentao da DCTF: I - as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) enquadradas no Regime Especial Unificado de Arrecadao de Tributos e Contribuies devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional), institudo pela Lei Complementar n 123, de 14 de dezembro de 2006, relativamente aos perodos abrangidos por esse sistema; II - as pessoas jurdicas que se mantiverem inativas durante todo o ano-calendrio ou durante todo o perodo compreendido entre a data de incio de atividades e 31 de dezembro do ano-calendrio a que se referirem as DCTF; III - os rgos pblicos da administrao direta da Unio, em relao aos fatos geradores que ocorrerem at junho de 2011; IV - as autarquias e as fundaes pblicas federais institudas e mantidas pela administrao pblica federal, em relao aos fatos geradores que ocorrerem at junho de 2011; e V - as pessoas jurdicas que no tenham dbito a declarar. So tambm dispensadas de apresentao da DCTF, ainda que se encontrem inscritas no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ) ou que tenham seus atos constitutivos registrados em Cartrio

ou Juntas Comerciais: I - os condomnios edilcios; II - os grupos de sociedades, constitudos na forma do art. 265 da Lei n 6.404, de 15 de dezembro de 1976; III - os consrcios, desde que no realizem negcios jurdicos em nome prprio, inclusive na contratao de pessoas jurdicas e fsicas, com ou sem vnculo empregatcio; IV - os clubes de investimento registrados em Bolsa de Valores, segundo as normas fixadas pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM) ou pelo Banco Central do Brasil (Bacen); V - os fundos de investimento imobilirio, que no se enquadrem no disposto no art. 2 da Lei n 9.779, de 19 de janeiro de 1999; VI - os fundos mtuos de investimento mobilirio, sujeitos s normas do Bacen ou da CVM; VII - as embaixadas, misses, delegaes permanentes, consulados-gerais, consulados, viceconsulados, consulados honorrios e as unidades especficas do governo brasileiro no exterior; VIII - as representaes permanentes de organizaes internacionais; IX - os servios notariais e registrais (cartrios), de que trata a Lei n 6.015, de 31 de dezembro de 1973; X - os fundos especiais de natureza contbil ou financeira, no dotados de personalidade jurdica, criados no mbito de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como dos Ministrios Pblicos e dos Tribunais de Contas; XI - os candidatos a cargos polticos eletivos e os comits financeiros dos partidos polticos nos termos da legislao especfica; XII - as incorporaes imobilirias objeto de opo pelo Regime Especial de Tributao (RET), de que trata a Lei n 10.931, de 2 de agosto de 2004; XIII - as empresas, fundaes ou associaes domiciliadas no exterior que possuam no Brasil bens e direitos sujeitos a registro de propriedade ou posse perante rgos pblicos, localizados ou

utilizados no Brasil; XIV - as comisses, sem personalidade jurdica, criadas por ato internacional celebrado pela repblica Federativa do Brasil e um ou mais pases, para fins diversos; e XV - as comisses de conciliao prvia de que trata o art. 1 da Lei n 9.958, de 12 de janeiro de 2000.

Notas:
No esto dispensadas de apresentao da DCTF, as pessoas jurdicas (PJ): I - excludas do Simples Nacional, quanto s DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso produzir efeitos; II as pessoas jurdicas inativas, a partir do perodo, inclusive, em que praticarem qualquer atividade operacional, no-operacional, financeira ou patrimonial; III - as pessoas jurdicas que no tenham dbito a declarar a) em relao DCTF referente ao ms de dezembro de cada ano-calendrio, na qual dever indicar os meses em que no teve dbitos a declarar; b) em relao DCTF referente ao ms de ocorrncia do evento, nos casos de extino, incorporao, fuso e ciso total ou parcial; e c) em relao DCTF referente ao ltimo ms de cada trimestre do ano-calendrio, quando tenha sido informado, no trimestre anterior, que o dbito de Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurdicas (IRPJ) ou de Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL) foi dividido em quotas. Na hiptese de PJ excluda do Simples Nacional, no devero ser informados na DCTF os valores apurados pelo Simples Nacional. As pessoas jurdicas que passarem condio de inativa no curso do ano-calendrio somente estaro dispensadas de apresentao da DCTF a partir do 1 (primeiro) perodo do ano-calendrio subsequente, observado o inciso III desta Nota. Considera-se pessoa jurdica inativa aquela que no tenha efetuado qualquer atividade operacional, no-operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicao no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendrio. O pagamento, no ano-calendrio a que se referir a declarao, de tributo relativo a anos-calendrios anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigao acessria no descaracterizam a pessoa jurdica como inativa no ano-calendrio. As pessoas jurdicas que passarem a se enquadrar no Simples Nacional devem apresentar as DCTF

10

referentes aos perodos anteriores a sua incluso, ainda no apresentadas.

Os rgos pblicos da administrao direta da Unio e as autarquias e fundaes pblicas federais institudas e mantidas pela administrao pblica federal, devero apresentar a DCTF,
mensalmente, em relao aos fatos geradores que ocorrerem a partir de 1 de julho de 2011.

Normativo:

Instruo Normativa RFB n 1.110, de 24 de dezembro de 2010.

013

Quais impostos e contribuies devem ser informados na DCTF?

A DCTF deve conter informaes relativas aos valores devidos (dbitos) e os respectivos valores utilizados para sua quitao (crditos), dos seguintes impostos e contribuies federais: I - Imposto de Renda das Pessoas Jurdicas (IRPJ); II - Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF); III - Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); IV - Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou Relativas a Ttulos ou Valores Mobilirios (IOF); V - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (CSLL); VI - Contribuio para o PIS/Pasep; VII - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins); VIII - Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira (CPMF), at 31 de dezembro de 2007; IX - Contribuio de Interveno no Domnio Econmico incidente sobre a importao e a comercializao de petrleo e seus derivados, gs natural e seus derivados e lcool etlico combustvel (Cide-Combustvel);

11

X - Contribuio de Interveno no Domnio Econmico destinada a financiar o Programa de Estmulo Interao Universidade-Empresa para o Apoio Inovao (Cide-Remessa); e XI - Contribuio do Plano de Seguridade do Servidor Pblico (PSS). Notas:
Quanto aos valores: No devem ser informados na DCTF os valores de impostos e contribuies exigidos em lanamento de ofcio. Devero ser informados, por estabelecimento, na DCTF apresentada pela matriz os valores referentes ao IPI e Cide-Combustvel. Devem ser informados na DCTF da pessoa jurdica incorporadora, por incorporao imobiliria, no grupo RET/Patrimnio de Afetao. Os valores relativos ao IRPJ, CSLL, Contribuio para o PIS/Pasep e Cofins pagos na forma do caput do art. 4 da Lei n 10.931, de 2004. Devem ser informados na DCTF no grupo Contribuies Sociais Retidas na Fonte (CSRF), os valores referentes CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep retidos na fonte pelas pessoas jurdicas de direito privado na forma do art. 30 da Lei n 10.833, de 29 de dezembro de 2003, e os valores relativos Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep retidos na forma do 3 do art. 3 da Lei n 10.485, de 3 de julho de 2002, alterado pelo art. 42 da Lei n 11.196, de 21 de novembro de 2005. Devem ser informados na DCTF no grupo Contribuies Sociais e Imposto de Renda Retidos na Fonte (COSIRF), os valores referentes ao IRPJ, CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep retidos na fonte pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e demais entidades na forma do inciso III do art. 34 da Lei n 10.833, de 2003. Devem ser informados na DCTF no grupo COSIRF, os valores referentes CSLL, Cofins e Contribuio para o PIS/Pasep retidos pelos rgos, autarquias e fundaes dos Estados, Distrito Federal e Municpios, que tenham celebrado convnio com a RFB nos termos do art. 33 da Lei n 10.833, de 2003. No devem ser informados na DCTF, os valores relativos ao IRRF incidente sobre rendimentos pagos a qualquer ttulo pelos Estados, Distrito Federal e Municpios, bem como Autarquias e Fundaes por eles institudas ou mantidas. Devero ser informados na DCTF apresentada pelo administrador, os valores referentes ao IRRF retido pelos fundos de investimento, que no se enquadrem no disposto no art. 2 da Lei n 9.779, de 1999. Na hiptese de tornarem-se exigveis a Contribuio para o PIS/Pasep e a Cofins em decorrncia do descumprimento das condies que ensejaram a aquisio de bens e servios com suspenso dessas contribuies, a pessoa jurdica adquirente dever retificar a DCTF referente ao perodo de aquisio no mercado interno dos bens ou dos servios para incluso, na condio de responsvel, dos valores relativos s contribuies no pagas em decorrncia da suspenso. Na hiptese de tornarem-se exigveis a Contribuio para o PIS/Pasep-Importao e a Cofins-

12

Importao em decorrncia do descumprimento das condies que ensejaram a importao de servios com suspenso dessas contribuies, a pessoa jurdica importadora dever retificar a DCTF referente ao perodo de importao dos servios para incluso dos valores relativos s contribuies no pagas em decorrncia da suspenso.a DCTF DCTF Retificadoras: A alterao das informaes prestadas em DCTF, nas hipteses em que admitida, ser efetuada mediante apresentao de DCTF retificadora, elaborada com observncia das mesmas normas estabelecidas para a declarao retificada. A DCTF retificadora ter a mesma natureza da declarao originariamente apresentada e servir para declarar novos dbitos, aumentar ou reduzir os valores de dbitos j informados ou efetivar qualquer alterao nos crditos vinculados. A retificao no produzir efeitos quando tiver por objeto: I - reduzir os dbitos relativos a impostos e contribuies: a) cujos saldos a pagar j tenham sido enviados Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrio em DAU, nos casos em que importe alterao desses saldos; b) cujos valores apurados em procedimentos de auditoria interna, relativos s informaes indevidas ou no comprovadas prestadas na DCTF, sobre pagamento, parcelamento, compensao ou suspenso de exigibilidade, j tenham sido enviados PGFN para inscrio em DAU; ou c) que tenham sido objeto de exame em procedimento de fiscalizao. II - alterar os dbitos de impostos e contribuies em relao aos quais a pessoa jurdica tenha sido intimada de incio de procedimento fiscal. A retificao de valores informados na DCTF, que resulte em reduo do montante do dbito j enviado PGFN para inscrio em DAU ou do dbito que tenha sido objeto de exame em procedimento de fiscalizao, somente poder ser efetuada pela RFB nos casos em que houver prova inequvoca da ocorrncia de erro de fato no preenchimento da declarao. Na hiptese de alterar dbitos de impostos e contribuies em relao aos quais a pessoa jurdica tenha sido intimada de incio de procedimento fiscal, havendo recolhimento anterior ao incio do procedimento fiscal, em valor superior ao declarado, a pessoa jurdica poder apresentar declarao retificadora, em atendimento a intimao fiscal e nos termos desta, para sanar erro de fato, sem prejuzo das penalidades cabveis. O direito de o contribuinte pleitear a retificao da DCTF extingue-se em 5 (cinco) anos contados a partir do 1 (primeiro) dia do exerccio seguinte ao qual se refere a declarao. A pessoa jurdica que apresentar DCTF retificadora, alterando valores que tenham sido informados: I - na Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ), dever apresentar, tambm, DIPJ retificadora; e

13

II - no Demonstrativo de Apurao de Contribuies Sociais (Dacon), dever apresentar, tambm, Dacon retificador.

Normativo:

Instruo Normativa RFB n 1.110, de 24 de dezembro de 2010.

014 Qual o prazo para apresentao da DCTF?


As pessoas jurdicas devem apresentar a DCTF at o 15 (dcimo quinto) dia til do 2 (segundo) ms subsequente ao ms de ocorrncia dos fatos geradores, inclusive nos casos de extino, incorporao, fuso e ciso total ou parcial. Essa obrigatoriedade de apresentao no se aplica, para a incorporadora, nos casos em que as pessoas jurdicas, incorporadora e incorporada, estejam sob o mesmo controle societrio desde o ano-calendrio anterior ao do evento.

Notas:
Tendo em vista a existncia de processos no julgados referentes matria, devero ser observados os seguintes procedimentos no caso de excluso do Simples, em virtude de: I - constatao de situao excludente prevista nos incisos I e II do art. 9 da Lei n 9.317, de 5 de dezembro de 1996, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos perodos dos anoscalendrio subsequentes quele em que foi ultrapassado o limite de receita bruta; II - constatao de situao excludente prevista nos incisos III a XIV e XVII a XIX do art. 9 da Lei n 9.317, de 1996, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso produzir efeitos; III - constatao de situao excludente prevista nos incisos XV e XVI do art. 9 da Lei n 9.317, de 1996, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar a DCTF a partir do ano-calendrio subsequente ao da cincia do ato declaratrio de excluso; IV - constatao de situao excludente prevista nos incisos II a VII do art. 14 da Lei n 9.317, de 1996, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que o ato declaratrio de excluso produzir efeitos;

14

V - ter ultrapassado, no ano-calendrio de incio de atividade, o limite de receita bruta proporcional ao nmero de meses de funcionamento nesse ano-calendrio, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos desde o incio de atividade; ou VI - constatao de situao excludente decorrente de resciso de parcelamento do Simples, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que o ato declaratrio de excluso produzir efeitos. No caso de excluso do Simples Nacional, em virtude de: I - constatao de situao excludente prevista no 9 do art. 3 da Lei Complementar n 123, de 2006, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos perodos dos anos-calendrio subsequentes quele em que foi ultrapassado o limite de receita bruta; II - constatao de situao excludente prevista no 4 do art. 3 e incisos I a III e VI a XIV do art. 17 da Lei Complementar n 123, de 2006, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso produzir efeitos; III - constatao de situao excludente prevista no inciso V do caput do art. 17, da Lei Complementar n 123, de 2006, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar a DCTF a partir do ano-calendrio subsequente ao da cincia da comunicao da excluso do Simples Nacional, exceto na hiptese prevista no 2 do art. 31 da referida Lei; IV - constatao de situao excludente prevista nos incisos I a XII do caput do art. 29 da Lei Complementar n 123, de 2006, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso do Simples Nacional produzir efeitos; V - ter ultrapassado, no ano-calendrio de incio de atividade, em mais de 20% (vinte por cento), o limite de receita bruta proporcional ao nmero de meses de funcionamento nesse ano-calendrio, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos desde o incio de atividade; VI - ter ultrapassado, no ano-calendrio de incio de atividade, em at 20% (vinte por cento), o limite de receita bruta proporcional ao nmero de meses de funcionamento nesse ano-calendrio, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos perodos dos anos-calendrio subsequentes quele em que foi ultrapassado o limite de receita bruta; VII - constatao de situao excludente decorrente de resciso de parcelamento do Simples Nacional, a pessoa jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso produzir efeitos. O disposto nos inciso V aplica-se, inclusive, pessoa jurdica optante que, no ano-calendrio de incio de atividade, tenha ultrapassado o limite de receita bruta proporcional ao nmero de meses de funcionamento, hiptese em que dever apresentar as DCTF, relativas aos fatos geradores ocorridos a partir do incio de atividade, at o ltimo dia til do ms subsequente quele em que for ultrapassado o limite de receita bruta, e comunicar a sua excluso do sistema. No caso de comunicao de excluso por opo da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, a pessoa

15

jurdica fica obrigada a apresentar as DCTF relativas aos fatos geradores ocorridos a partir da data em que a excluso produzir efeitos.

Normativo:

Instruo Normativa RFB n 1.110, de 24 de dezembro de 2010.

Perodo de Apurao do IRPJ, Prazos e Formas de Apresentao da DIPJ


015 O
que se entende por perodo-base de apurao do

imposto de renda?
o perodo de tempo delimitado pela legislao tributria (ms, trimestre ou ano), compreendido em um ano-calendrio, durante o qual so apurados os resultados das pessoas jurdicas e calculados os impostos e contribuies. Notas:
Ano-calendrio o perodo de doze meses consecutivos,

contados de 1 de janeiro a 31 de dezembro.

016 A

alterao

pela

pessoa

jurdica

da

data

do

trmino

do exerccio social ou a apurao dos resultados em perodo diferente do determinado pela legislao fiscal pode provocar a no obrigatoriedade da apresentao da declarao (DIPJ) em algum perodo?

No, pois, conforme o disposto na legislao fiscal, Lei n 7.450, de 1985, art. 16, para efeito de apurao do imposto de renda das pessoas jurdicas, o perodo-base (mensal, trimestral ou anual)

16

deve estar, necessariamente, compreendido no ano-calendrio, assim entendido o perodo de doze meses contados de 1 de janeiro a 31 de dezembro. A apurao dos resultados ser efetuada com observncia da legislao vigente poca de ocorrncia dos respectivos fatos geradores. Normativo:
Lei n 7.450, de 1985, art. 16; RIR/1999, art. 221.

017 Atualmente,

qual

perodo

de

apurao

do

imposto

de renda para as pessoas jurdicas?


Para os fatos geradores ocorridos a partir de 1 de janeiro de 1997, o perodo de apurao dos resultados da pessoa jurdica trimestral (lucro real, presumido ou arbitrado). Contudo, a pessoa jurdica que optar pelo pagamento mensal com base na estimativa, balano ou balancete de suspenso ou reduo, fica sujeita apurao pelo lucro real anual, a ser feita em 31 de dezembro do ano-calendrio, ou na data do evento, nos casos de fuso, ciso, incorporao e extino. Normativo:
RIR/1999, arts. 220 e 221.

018 O que se considera data do evento nas hipteses de ciso, fuso, incorporao
ou extino da pessoa jurdica?
Considera-se data do evento aquela em que houve a deliberao que aprovou a ciso, incorporao ou fuso. No caso de extino a data que ultimar a liquidao da pessoa jurdica. Notas:
Os Documentos devem ser registrados dentro de 30 (trinta) dias contados de sua assinatura.

Normativo:

Lei n 8.934, de 1994, arts. 32 e 36

17

019

Qual a forma de apresentao da DIPJ e quais documentos devem ser anexados?

A partir de 1/01/1999, ano-calendrio de 1998, a Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ), inclusive retificadora, deve ser apresentada Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) exclusivamente em meio magntico, mediante utilizao do Programa Gerador da Declarao (PGD), disponvel na internet no endereo <http://www.receita.fazenda.gov.br>. vedada a remessa da DIPJ por via postal. A declarao relativa a evento de extino, ciso, fuso ou incorporao tambm deve ser apresentada via Internet. Na transmisso da declarao por meio da Internet, o Recibo de Recepo emitido na concluso do envio, podendo ser impresso pelo prprio contribuinte, como comprovante da recepo.

Normativo:

RIR/1999, art. 809.

020

De que formas sero apresentadas as declaraes de exerccios anteriores?

As declaraes de exerccios anteriores, quando apresentadas em atraso, devem ser entregues de acordo com as regras fixadas para cada exerccio, utilizando o programa aplicvel a cada exerccio, disponibilizado pela RFB.

18

Retificao da DIPJ
021 Como
proceder quando, aps a entrega da declarao,

a pessoa jurdica constatar que houve falhas ou incorrees nos dados fornecidos?
A declarao anteriormente entregue poder ser retificada, nas hipteses em que admitida, independentemente de autorizao da autoridade administrativa e ter a mesma natureza da declarao originariamente apresentada. Notas:
A pessoa jurdica que entregar DIPJ retificadora alterando valores que tenham sido informados na DCTF, dever providenciar acerto dos valores informados nesta declarao. Ser considerada intempestiva a DIPJ retificadora com base no lucro real, entregue aps o prazo previsto, ainda que a pessoa jurdica tenha entregue, dentro do prazo, declarao com base no lucro presumido, quando vedada por disposio legal a opo por este regime de tributao.

Veja ainda:

Forma de apresentao da DIPJ: Perguntas 19 e 20 deste captulo.

Normativo:

MP n 2.189-49, de 2001, art.18; e IN SRF n 166, de 1999, arts. 1 e 4.

022 Qual

prazo

para

retificao

da

declarao

da

pessoa jurdica?
O prazo de 5 (cinco) anos, conforme os artigos 150 e 173 do CTN.

023 Em que hipteses no ser admitida a declarao retificadora?


Nas seguintes hipteses:

19

a) quando iniciado procedimento de ofcio; e b) quando tiver por objetivo alterar o regime de tributao anteriormente adotado, salvo nos casos determinados pela legislao, para fins de determinao do lucro arbitrado. Normativo: RIR/1999, art. 832; e
IN SRF n 166, de 1999, art. 4.

024

Quais os efeitos tributrios no caso de a declarao retificadora apresentar valores a ttulo de IRPJ e de CSLL diferentes daqueles inicialmente apresentados na declarao retificada?

Quando a retificao da declarao apresentar imposto maior que o da declarao retificada, a diferena apurada ser devida com os acrscimos correspondentes. Quando a retificao da declarao apresentar imposto menor que o da declarao retificada, a diferena apurada, desde que paga, poder ser compensada ou restituda. Sobre o montante a ser compensado ou restitudo incidiro juros equivalentes taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic), at o ms anterior ao da restituio ou compensao, adicionado de 1% (um por cento) no ms da restituio ou compensao. Normativo:
IN SRF n166, de 1999, arts. 3 e 4; e IN SRF n 900, de 2008, art. 72.

Entidades Imunes ou Isentas do Imposto de Renda


025 Quais
pessoas imunes ao imposto de renda esto sujeitas

entrega da DIPJ?
So imunes ao imposto sobre a renda e esto obrigadas a DIPJ: a) os templos de qualquer culto;

20

b) os partidos polticos, inclusive suas fundaes, as entidades sindicais de trabalhadores, as instituies de educao e as de assistncia social, sem fins lucrativos, desde que observados os requisitos da Lei. Considera-se imune a instituio de educao ou de assistncia social que preste os servios para os quais houver sido instituda e os coloque disposio da populao em geral, em carter complementar s atividades do Estado, sem fins lucrativos. Define-se como entidade sem fins lucrativos, a instituio de educao e de assistncia social que no apresente supervit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exerccio, destine referido resultado integralmente manuteno e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais. Para o gozo da imunidade, as instituies citadas em b esto obrigadas a atender aos seguintes requisitos: a) no remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos servios prestados; b) aplicar integralmente no pas seus recursos na manuteno e desenvolvimento dos seus objetivos institucionais; c) manter escriturao completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatido; d) conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivao de suas despesas, bem assim a realizao de quaisquer outros atos ou operaes que venham a modificar sua situao patrimonial; e) apresentar, anualmente, a DIPJ, em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal do Brasil; f) recolher os tributos retidos sobre os rendimentos por elas pagos ou creditados e a contribuio para a seguridade social relativa aos empregados, bem assim cumprir as obrigaes acessrias da decorrentes; g) assegurar a destinao de seu patrimnio a outra instituio que atenda s condies para gozo da imunidade, no caso de incorporao, fuso, ciso ou de extino da pessoa jurdica, ou a rgo pblico;

21

h) no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo; i) outros requisitos, estabelecidos em lei especfica, relacionados com o funcionamento das entidades citadas.

Notas:
A condio e vedao de no remunerao de dirigentes pelos servios prestados no alcanam a hiptese de remunerao, em decorrncia de vnculo empregatcio, pelas Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), qualificadas segundo as normas estabelecidas na Lei n 9.790, de 1999, e pelas organizaes sociais (OS), qualificadas consoante os dispositivos da Lei n 9.637, de 1998. Esta exceo est condicionada a que a remunerao, em seu valor bruto, no seja superior ao limite estabelecido para a remunerao de servidores do Poder Executivo Federal, sendo aplicvel a partir de 1/01/2003.

Normativo:

CF/1988, art. 150, VI, b; c; CTN, art. 14; Lei Complementar n 104, de 2001; Lei n 9.532, de 1997, art.12 Lei n 9.637, de 1998; Lei n 9.790, de 1999; Lei n 10.637, de 2002, art. 34 e art. 68, III.

026 Quais so as entidades isentas pela finalidade ou objeto?


Consideram-se isentas as instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural e cientfico e as associaes civis que prestem os servios para os quais houverem sido institudas e os coloquem disposio do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos. Considera-se entidade sem fins lucrativos a que no apresente supervit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exerccio, destine referido resultado, integralmente, manuteno e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais. Notas:

22

1) As associaes de poupana e emprstimo contribuintes da CSLL.

esto isentas do imposto sobre a renda, mas so

2) As entidades fechadas de previdncia complementar, esto isentas do imposto sobre a renda e a partir de 1/01/2002 passaram a estar isentas tambm da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido.

Normativo: Lei n 9.532, de 1997, caput do art. 15 e 3 do art. 12;


RIR/1999, art. 177; Lei n 10.426, de 2002, art. 5.

027 Quais as condies determinadas pela legislao que devem ser observadas
pelas entidades enquadradas como isentas pela finalidade ou objeto?
As entidades consideradas isentas pela finalidade ou objeto devero atender aos seguintes requisitos: a) no remunerar por qualquer forma seus dirigentes pelos servios prestados; b) aplicar integralmente seus recursos na manuteno e desenvolvimento dos objetivos sociais; c) manter escriturao completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatido; d) conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contados da data da emisso, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivao de suas despesas, bem assim a realizao de quaisquer outros atos ou operaes que venham a modificar sua situao patrimonial; e) apresentar, anualmente, Declarao de Informaes Econmico-Fiscais da Pessoa Jurdica (DIPJ), em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Normativo: Lei n 9.532, de 1997, art. 15, 3 .

23

028 A

imunidade

iseno

aplica-se

toda

renda

obtida

pelas entidades citadas?


No. Estar fora do alcance da tributao somente o resultado relacionado com as finalidades essenciais destas entidades. Assim, os rendimentos e os ganhos de capital auferidos em aplicaes financeiras de renda fixa e varivel no esto abrangidos pela imunidade e pela iseno. Normativo: Lei n 9.532, de 1997, art. 15, 2.

029 As

instituies inciso

de VI,

educao alnea c,

e da

de

assistncia Constituio

social Federal)

(art. 150, financeiras?

esto sujeitas reteno do imposto de renda na fonte sobre suas aplicaes

Apesar de o 1 do art. 12 da Lei n 9.532, de 1997, dispor que no esto abrangidos pela imunidade os rendimentos e ganhos de capital auferidos em aplicaes financeiras de renda fixa ou de renda varivel auferidos por essas instituies, o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a vigncia desse dispositivo, por meio de medida liminar deferida na Ao Direta de Inconstitucionalidade n 1802-3 (em sesso de 27/8/1998). Normativo: STF - Ao Direta de Inconstitucionalidade n 1802-3.

030 A

prtica

de

atos

comuns

pessoas

jurdicas

com

fins lucrativos descaracteriza a iseno?


No pode haver a convivncia entre rendimentos decorrentes de atividade essencial, portanto imunes, com os rendimentos que no estejam de acordo com a finalidade essencial da entidade, rendimentos no imunes, sem descaracterizar a imunidade. Da mesma forma, no possvel a convivncia de rendimentos isentos com no isentos, tendo em vista no ser possvel o gozo de iseno pela metade, ou todos os rendimentos so isentos, se

24

cumpridos os requisitos da Lei n 9.532, de 1997, ou todos so submetidos tributao, se descumpridos os requisitos.

Normativo: Lei n 9.532, de 1997; e


PN CST n 162, de 1974.

031 No fornecimento de bens e servios pelas entidades imunes e isentas a rgos,


autarquias e fundaes da administrao pblica federal, caber reteno de tributos e contribuies prevista no art. 64 da Lei n 9.430, de 1996?
No. O art. 3 da IN SRF n 480, de 2004, relaciona as hipteses de dispensa de reteno, entre as quais encontram-se os casos de imunidade e iseno. A referida norma dispe que nos pagamentos a instituies de educao e de assistncia social, bem como a instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural, cientfico e associaes de que tratam respectivamente os art. 12 e 15 da Lei n 9.532, de 1997, caber a estas entidades apresentar unidade pagadora declarao na forma do modelo aprovado por aquela Instruo Normativa (art. 4). Normativo:
Lei n 9.532, de 1997, arts. 12 e 15; e IN SRF n 480, de 2004, arts. 3 e 4, com alteraes posteriores.

032 Quais as consequncias tributrias imputadas s pessoas jurdicas que deixarem


de satisfazer s condies exigidas na legislao para o gozo da imunidade e da iseno?
Sem prejuzo das demais penalidades previstas na lei, a Secretaria da Receita Federal do Brasil suspender o gozo da iseno, relativamente aos anos-calendrio em que a pessoa jurdica houver praticado ou, por qualquer forma, houver contribudo para a prtica de ato que constitua infrao a dispositivo da legislao tributria, especialmente no caso de informar ou declarar falsamente, omitir ou simular o recebimento de doaes em bens ou em dinheiro, ou, de qualquer forma, cooperar para que terceiro sonegue tributos ou pratique ilcitos fiscais. Considera-se, tambm, infrao a dispositivo da legislao tributria o pagamento, pela instituio

25

isenta, em favor de seus associados ou dirigentes, ou, ainda, em favor de scios, acionistas ou dirigentes de pessoa jurdica a ela associada por qualquer forma, de despesas consideradas indedutveis na determinao da base de clculo do imposto sobre a renda ou da CSLL. Notas:
Os procedimentos a serem adotados pela fiscalizao tributria nas hipteses que ensejem a suspenso da iseno encontram-se disciplinados na Lei n 9.430, de 1996, art. 32, sendo referido dispositivo aplicvel tambm a fatos geradores ocorridos antes da sua vigncia, tendo em vista se tratar de norma de natureza meramente instrumental.

Normativo:

Lei n 9.430, de 1996, art. 32; e Lei n 9.532, de 1997, art. 13, pargrafo nico, art. 14 e art. 15, 3.

033 A

iseno

do

IRPJ

depende

de

prvio

reconhecimento

pela

Secretaria da Receita Federal do Brasil?


No. O benefcio da iseno do IRPJ independe do prvio reconhecimento pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. Normativo: RIR/1999, art. 181.

26

NDICE REMISSIVO CAPTULO I

Declaraes da Pessoa Jurdica (Captulo I) DCTF Impostos e Contribuies Informados [Pergunta 013], 11 Pessoas Jurdicas Dispensadas de Apresentar DCTF [Pergunta 012], 8 Pessoas Jurdicas Obrigadas a Apresentar DCTF [Pergunta 011], 7 Prazo (Apresentao) [Pergunta 014], 14 Declarao da Pessoa Jurdica Inativa Obrigao de Apresentar [Pergunta 009], 6 PJ Inativa, Conceito [Pergunta 010], 7 DIPJ Cartrios, Ausncia de Personalidade Jurdica [Pergunta 007], 6 Conselhos de Fiscalizao de Profisses Regulamentadas [Pergunta 008], 6 Entidades sem Fins Lucrativos [Pergunta 006], 5 Pessoas Jurdicas Desobrigadas a Apresentar DIPJ [Pergunta 002], 2 Pessoas Jurdicas Obrigadas a Apresentar DIPJ [Pergunta 001], 1 Pessoas Jurdicas que No Devem Apresentar DIPJ [Pergunta 003], 3 Representante Comercial, Pessoa Fsica [Pergunta 005], 5 Transportador, Pessoa Fsica [Pergunta 004], 4 Entidades Imunes ou Isentas do IRPJ Alcance da Imunidade e da Iseno [Pergunta 028], 24 Conceitos PJ Imune [Pergunta 025], 20 PJ Isenta [Pergunta 026], 22 Condies para Iseno Perda da Iseno, Efeitos [Pergunta 032], 25 Reconhecimento Prvio pela RFB, Desnecessidade [Pergunta 033], 26 Requisitos [Pergunta 027], 23 Prtica de Atos em Desacordo com a Finalidade (Perda da Iseno) [Pergunta 030], 24

27

Recebimento de rgos Pblicos, Dispensa de Reteno na Fonte [Pergunta 031], 25 Rendimentos e Ganhos em Aplicaes Financeiras Instituies de Educao e de Assistncia (STF ADIn 1.802-3) Reteno na Fonte [Pergunta 029], 24 Perodo de apurao do IRPJ vs. DIPJ [Perguntas 015 a 017], 16, 17 Prazos e Forma de apresentao das Declaraes Forma de Apresentao Declaraes de Exerccios Anteriores [Pergunta 020], 18 Meio Magntico [Pergunta 019], 18 Sucesso da PJ, Data do Evento [Pergunta 018], 17 Retificao da DIPJ [Perguntas 021 a 024], 19, 20

28

Potrebbero piacerti anche