Sei sulla pagina 1di 3

Didtica Geral INTRODUO At hoje, primeira dcada do sculo XXI, em muitos pases, a Pedagogia questionada como cincia independente,

, e a Didtica considerada, no melhor dos casos, como uma disciplina ou ramo dela. Por que essa situao, ainda, persiste ao longo dos tempos? Ser que tem a ver com a considerao histrica de confundir os termos de educao x instruo, educao x ensino e instruo x ensino? Algum se refere Fsica ou Qumica como ramos ou disciplinas matemticas? possvel o desenvolvimento de estudos e pesquisas na Fsica ou na Qumica sem o auxilio da matemtica? No obstante, dessa dependncia, os cientistas, professores, pesquisadores, no consideram uma a disciplina ou o ramo da outra. claro que a cincia no tem fronteiras, nem divises; o consenso dos estudiosos, pesquisadores, cientistas que a dividem para poder aprofundar no complexo mundo cientfico-tecnolgico. Essa taxonomia necessria, no h dvida disso. Mas, por que uma considerao funciona para uns e no para outros? Esse breve questionamento, utilizando essas perguntas retricas, tem a finalidade de provocar uma reflexo sobre a constante referncia da Didtica como disciplina da Pedagogia, quando a relao entre ambas muitas vezes forada, ambgua e artificial. Para dar respostas, ou ao menos tentar satisfazer aos leitores com reflexes adequadas sobre o assunto, este trabalho abordar, em primeiro lugar, as origens da Pedagogia e da Didtica. Podendo perceber que ainda com aspectos comuns, elas no tm a mesma origem, como cincias particulares. A Pedagogia surge como cincia particular, a partir do sculo XIX, enquanto, a Didtica esperaria mais um sculo. A seguir, se procura desvendar o porqu dessa "quase" obrigatria relao direta entre a Pedagogia e a Didtica. Uma forma encontrada analisar as tergiversaes a partir dos conceitos educao, ensino e instruo. O objetivo fundamental aqui considerar a diferena entre educao e ensino e valorar a falsa unidade entre educao e instruo. Para poder aprofundar nas diferenas, se aborda, por um lado, a Pedagogia, seu objeto de estudo, seu sistema de conhecimentos cientficos: expressados, fundamentalmente em categorias, leis e princpios, e os principais mtodos de pesquisa, que sustentam a cientificidade desses conhecimentos. Logo a seguir, faz-se o mesmo com a Didtica, abordando-se seu objeto de estudo, sistema de conhecimentos cientficos, mtodos de pesquisa e se conclui com as Consideraes Finais, destacando-se a importncia prtica da necessria independncia destas cincias.

ORIGENS DA PEDAGOGIA E DA DIDTICA Diferente da Pedagogia que tem seu reconhecimento como cincia particular a partir do sculo XIX, a Didtica em muitos pases, ainda no reconhecida como cincia independente. considerada, erroneamente, uma disciplina tcnica da Pedagogia, ou como ramo desta. No obstante, felizmente, so muitas as comunidades cientficas que a partir do sculo XX, deram luz verde Didtica como cincia particular. A seguir uma breve referncia s origens destas duas cincias em questo. Origem da Pedagogia A Pedagogia, como cincia, tem uma longa histria. Os seus primeiros estudos e aportes emergiram, com a origem e o desenvolvimento da prpria civilizao. Como tambm aconteceu com outras cincias, a Pedagogia viu seus primeiros grandes estudos nas obras dos clssicos da antiguidade: Plato (427-347), Aristteles (384-322), entre outros. Seu surgimento sustenta-se a partir da definio de seu objeto de estudo: a educao. O progresso da educao no poderia se fundamentar s com experincias do dia-a-dia e conjecturas dos pensadores. Era necessrio o surgimento de uma cincia que desse a esse objeto de estudo, uma sustentao cientfico-tecnolgico. As obras de Comenius, Rousseau, Kant, Hegel, Herbart, Chernichevski, Pestalozzi, Diesterweg e Ushinski, entre outros intelectuais, ajudaram independncia da Pedagogia como cincia particular. Os clssicos do Materialismo-Histrico e Dialtico, Marx e Engels, elaboraram os fundamentos que permitiram sustentar a cientificidade desta. Dessa forma, aos poucos, a Pedagogia vai-se diferenciando, como resultado de um longo perodo e processo histrico, da Teologia e da Filosofia. A seguir uma citao da interessante obra Pedagogia de um coletivo de autores alemes que sintetiza a origem da cincia da educao, e confirmam assim, de forma sucinta, que a Pedagogia surgiu como cincia particular a partir do sculo XIX. A Pedagogia tem uma longa histria. Surge como cincia no momento dela ser um reflexo da manifestao social objetiva da educao. Na Antigidade, ela tem sido encerrada em complexas apreciaes sobre o mundo e o homem (Por exemplo, em Aristteles). No Feudalismo e no Capitalismo, a Pedagogia vai-se diferenciando paulatinamente, em correspondncia com a necessidade social, da Teologia e da Filosofia. No sculo XVI e no sculo XVII, nasce o primeiro sistema pedaggico como resultado da diviso, do at ento estreito vnculo entre a Teologia e a Filosofia. Esta a expresso e o resultado da luta da burguesia florescente contra o Feudalismo. No obstante, a Pedagogia continua sua relao com a filosofia, como por exemplos: Rousseau, Kant, Hegel, Herbart e Chernichevski, ela se erige cada vez mais, como uma cincia independente, nos sculos XVIII e XIX, aproximadamente com Pestalozzi, Diesterweg e Ushinski, entre outros. (NEUNER,G. et al, 1981, p. 100).

Pedagogia e didtica: prtica educativa; A democratizao do ensino na didtica; Teorias da instruo e do ensino na didtica; Os princpios fundamentais do processo de ensino nas escolas; Processo de ensino e estudo ativo; Didtica: objetivos gerais, objetivos especficos.

Potrebbero piacerti anche