Sei sulla pagina 1di 4

MENSAGEM (1934)

BENEDICTUS DOMINUS DEUS NOSTER QUI DEDIT NOBIS SIGNUM


(BENDITO DEUS NOSSO SENHOR QUE NOS DEU O SINAL)

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce (Parte I Braso O Infante) Fernando Pessoa foi sempre movido pela conscincia de ser o intermedirio entre o divino e a humanidade e que uma misso, recebida, lhe cumpria desempenhar ser um criador de mitos. Desejo ser um criador de mitos, que o mistrio mais alto que pode obrar algum da humanidade.
Fernando Pessoa

Em Mensagem, o cruzamento dos percursos espiritualistas, ocultistas e mticos de Fernando Pessoa renem-se para a apresentao proftica de um Portugal eleito por Deus, um Portugal decadente mas que dever constituir-se novamente como um Imprio no material ou territorial o Quinto Imprio - desta vez do esprito e da cultura. Para a regenerao de Portugal, para levantar o esprito da nao, Fernando Pessoa consciente do papel da difuso dos grandes mitos. Parte, ento, do mito de D. Sebastio, que, desaparecido no nevoeiro, haveria de regressar para que Portugal se cumprisse de novo.

SNTESE DA TEMTICA DA MENSAGEM


O mito tudo: sem ele a realidade no existe, pois dele que ela parte; Deus o agente da histria; ou seja, ele quem tem as vontades; ns somos os seus instrumentos que realizam a sua vontade. assim que a obra nasce e se atinge a perfeio; O sonho aquilo que d vida ao homem: sem ele a vida no tem sentido e limita-se mediocridade; A verdadeira grandeza est na alma; atravs do sonho e da vontade de lutar que se alcana a glria; Portugal encontra-se em estado de decadncia. Por isso, necessrio voltar a sonhar, voltar arriscar, de modo a que se possa construir um outro imprio que no se destri, por no ser material; o Quinto Imprio, o Imprio Civilizacional-Espiritual; D. Sebastio, alm de ser o exemplo a seguir (pois deixa-se levar pela loucura/sonho), tambm visto como o salvador, aquele que

trar de novo a glria ao povo portugus e que vir completar o sonho, cumprindo-se assim Portugal.

ESTRUTURA DA OBRA
A obra estrutura-se em trs partes: O Braso Bellum Sine Bello (Guerra sem Guerra) Conta a histria dos que formaram o Imprio os fundadores, ou o nascimento da nao, emissrios e heris ao servio da vontade e desgnio divinos. Percorre os campos, peas e figuras de um braso real do tipo do utilizado por D. Joo II, associando a cada elemento um trao marcante ou uma personalidade relevante da nossa histria. Estrutura-se como um braso portugus, que formado por: Dois campos: um apresenta sete castelos, o outro cinco quinas. No topo do braso, esto a coroa e o timbre, que apresenta o grifo, animal mitolgico que tem cabea de leo e asas de guia.

Assim se dividem os poemas desta parte, remetendo ao braso de Portugal. O Mar Portugus Possessio Maris (Posse do Mar) Aborda o percurso grandioso da pica aventura martima a realizao, a vida - a Idade das Descobertas, individualizante da histria portuguesa, bem como o preo a pagar por tantas conquistas a dualidade entre o preo a pagar e a recompensa, a conquista. No penltimo poema do ciclo (A ltima Nau) a poca de ouro encerrada com o desaparecimento de D. Sebastio e o poeta como que desperta de um sonho. Abre-se assim uma janela para um futuro em que O Desejado regressa para retomar o caminho interrompido para o Imprio Universal. No ltimo poema (Prece) Pessoa invoca a intercesso de Deus para reacender a Alma Lusitana para que de novo "conquiste a Distncia". Senhor, a noite veio e a alma vil. Tanta foi a tormenta e a vontade! Restam-nos hoje, no silncio hostil, O mar universal e a saudade Mas a chama, que a vida em ns criou Se ainda h vida ainda no finda. O frio morto em cinzas a ocultou. A mo do vento pode ergu-la ainda (Parte II- Prece) O Encoberto Pax in Excelsis (Paz nas alturas)

Trata-se do advento do Quinto Imprio do Mundo atravs da fora do mito, um imprio de cultura, paz e harmonia entre os povos que ser liderado por um portugus - O Encoberto, O Desejado, o Rei ou D. Sebastio, como indistintamente chamado. Nesta Parte vai entrecruzar profecias, mitos antigos, smbolos de vria origem, e factos histricos, sempre sob a orientao de trs vectores bsicos: Portugal que dorme e que tem que despertar; O Quinto Imprio que h-de seguramente ser estabelecido mas que depende desse despertar; O Desejado que realizar a viso do poeta. Os sinais profticos a morte, mas como renascimento... a hora!

SIMBOLISMO
Mensagem a expresso potica dos mitos, sendo o assunto de Mensagem a essncia de Portugal e a sua misso a cumprir. Da se interpretam as figuras dos reis nos poemas de Mensagem como heris mas, mais que isso, como smbolos, de diferentes significados. Em Mensagem manifesta-se igualmente o simbolismo esotrico: A estrutura de Mensagem, sendo a de um mito, numa teoria cclica, transfigura e repete a histria de uma ptria como o mito de um nascimento, vida e morte de um mundo (morte que ser seguida de um renascimento). Est simbolicamente tripartida (44 poemas divididos em 3 partes) Braso, Mar Portugus e O Encoberto. Desde logo, a estrutura tripartida da obra remete para o esoterismo, sendo, como sabido, o nmero trs um nmero carregado de simbolismo esotricos. No s a obra dividida em trs partes, como, por exemplo, a ltima parte (O Encoberto) ela mesma estruturada segundo este esquema ternrio (Os Smbolos, Os Avisos e Os tempos). As restantes subdivises da obra correspondem igualmente a uma estrutura numerolgica esotrica, atravs dos nmeros 5, 7 e 12. A primeira parte da obra (O Braso) subdividida em 5 partes, e cada uma subdividida num daqueles nmeros; a segunda parte (O Mar Portugus) formada por 12 poemas e na terceira parte, cada uma das trs subdivises j mencionadas , por seu turno, subdividida, respectivamente, em 5, 3 e 5 partes. Alm da numerologia, vrios smbolos esotricos se fazem notar ainda na obra: a tradio esotrica dos Templrios, bem como o simbolismo rosa-cruciano. A Mensagem recorre ao ocultismo para criar o heri O Encoberto que se apresenta como D. Sebastio. Tambm os nomes de cada subdiviso da obra esto associados a um forte simbolismo:

Braso: O passado inaltervel Campo: Espao de vida e de aco Castelo: Refgio e segurana Quinas: Chagas de Cristo dimenso espiritual Coroa: perfeio e poder Timbre: marca sagrao do heri para misso transcendente Grifo: terra e cu criao de uma obra terrestre e celeste Mar: vida e morte; ponto de partida; reflexo do cu; princpio masculino Terra: casa do homem; espelho do cu; paraso mtico; princpio feminino Padro: marco; sinal de presena; obra da civilizao crist Mostrengo: o desconhecido; as lendas do mar; os obstculos a vencer Nau: viagem; iniciao, aquisio de conhecimentos Ilha: refgio espiritual; espao de conquista; recompensa do sacrifcio Noite: morte; tempo de inrcia; tempo de germinao; certeza da vida Manh: luz; felicidade; vida; o novo mundo Nevoeiro: indefinio; promessa de vida; fora criadora; novo dia

Potrebbero piacerti anche