Sei sulla pagina 1di 17

Linux Caixa Mgica 14 Como Gravar um Live CD

http://www.caixamagica.pt Julho 2009 Verso 1.1

ndice
1. Introduo......................................................................................................3 2. Gravar um Live CD em sistemas Linux........................................................3 2.1. Verificao da Integridade da Imagem ISO.........................................3 2.2. Gravao em CD-ROM.........................................................................5 2.3. Gravao em pendrive USB.................................................................6 3. Gravar um Live CD em sistemas Windows................................................12 3.1. Verificao da Integridade da Imagem ISO.......................................12 3.2. Gravao em CD-ROM......................................................................14

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

1.

Introduo

Um sistema Live um sistema Linux Caixa Mgica que pode ser testado sem necessidade de instalao no disco rgido do computador. Este sistema executado a partir de um dispositivo como um CD, um DVD ou uma Pen. Pelo facto de no escrever no disco, tem uma utilizao mais limitada. O sistema Live pode correr a partir de :

CD Pen USB

Neste documento apresentam-se sugestes para a criao do sistema Live em Linux e em Windows.

2.

Gravar um Live CD em sistemas Linux

Vamos comear por abordar a gravao de Live CDs em sistemas Linux, com base no gestor de janelas Gnome.

2.1. Verificao da Integridade da Imagem ISO


Num primeiro passo deve descarregar a imagem ISO de um Live CD disponibilizado no site Caixa Mgica no seguinte link: http://www.caixamagica.pt/pag/b_down00.php Ou ento aceder ao servidor FTP onde tambm pode encontrar todas as imagens ISO da Caixa Mgica 14: 12,40cm3

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

http://ftp.caixamagica.pt/14/oficial/iso/ Aps descarregar o ficheiro da imagem ISO do Live CD pretendido aconselhvel verificar a integridade do mesmo, isto , verificar se no ocorreram erros durante este processo. Para isso existe em cada um destes links acima referidos informao sobre o MD5 de cada ficheiro de imagem ISO, ou seja, um conjunto de caracteres a que se d o nome de hash permite garantir que o ficheiro no foi alterado ou no est danificado. Para verificar ento se o MD5 do ficheiro descarregado corresponde ao indicado nos links abra uma linha de comandos e execute comando, substituindo o campo nome_da_imagem_ISO pela imagem que descarregou: md5sum nome_da_imagem_ISO Aps algum tempo (dependendo do tamanho) mostrado o hash desse ficheiro. No caso do ficheiro de imagem ISO da Caixa Mgica, se for igual ao hash escrito dentro do ficheiro .md5 que estava junto com a imagem, ento a imagem descarregada est boa. Se no for igual, ento a imagem descarregada est corrompida e necessrio descarreg-la novamente.

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

2.2. Gravao em CD-ROM


Para gravar o Live CD comece por inserir um CD virgem no gravador. Depois clique com o boto direito do rato sobre o cone do ficheiro de imagem ISO e escolha a opo Abrir com Gravador de Discos.

Depois s carregar em Gravar para gravar a imagem ISO.

No final da gravao carregue em Fechar, reinicie o computador e arranque com o Live CD. 12,40cm5

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

Aps reiniciar o computador ir visualizar um ecr de arranque como o indicado na imagem abaixo, seleccione a opo Arrancar o Linux Caixa Mgica 14.

2.3. Gravao em pendrive USB


Os Live CDs esto preparados para tambm poderem ser gravados para uma pendrive USB ou carto de memria (dispositivos de memria flash) e arrancados a partir da. Ateno que todo o contedo do dispositivo ser usado independentemente do seu tamanho. Para fazer isso basta descarregar o ficheiro "ISO" da verso que pretende e em Linux seguir os seguintes passos: A maneira mais simples descarregar e usar o pacote "usb-imagewriter".

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

Para isso instale o pacote atravs do gestor de pacotes Synaptic:

De seguida abra aplicao instalada, seleccione a imagem ISO no campo Gravar Imagem e o dispositivo para onde pretende gravar no campo para.

12,40cm7

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

Depois carregue em Escrever para dispositivo para gravar a imagem no dispositivo flash. Ateno, ao carregar no boto o dispositivo flash ser formatado apagando todo o seu contedo, por isso aconselhvel que faa cpias de segurana primeiro.

Quando a gravao da imagem ISO clique em OK. J pode fechar a aplicao e reiniciar o computador para experimentar o sistema Live a partir do dispositivo de memria flash.

Se preferir pode tambm fazer estes passos manualmente: 1. Ligue a pendrive funcionamento; 8 ou carto de memria num sistema em

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

2. Desmonte qualquer ponto de montagem que esteja montado na pendrive ou carto de memria;

3. Aceda uma linha de comandos e abra uma sesso como root:

12,40cm9

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

4. Como root execute o comando: dd if=caixamagica-linux-live-14-GNOME-int-cdrom-x86_64.iso bs=8M of=/dev/sdX

Em que "caixamagica-linux-live-14-GNOME-int-cdrom-x86_64.iso" o caminho completo para o ficheiro de imagem ISO que descarregou, /dev/sdX o caminho para o dispositivo da pendrive ou carto de memria e X s uma letra (no uma letra e um nmero). Por exemplo /dev/sdc ou /dev/sdd esto correctos, /dev/sdc1 ou /dev/sdd2 no esto correctos e no vo funcionar.

Ateno, a execuo deste comando ir formatar o dispositivo flash apagando todo o seu contedo, por isso aconselhvel que faa cpias de segurana primeiro. 4. Quando terminar corra o comando "sync";

10

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

5. Retire a pendrive ou o carto de memria; 6. Reinicie o sistema e insira a Pen-Drive ou carto de memria e arranque pelo dispositivo. Aps reiniciar o computador ir visualizar um ecr de arranque como o indicado na imagem abaixo, seleccione a opo Arrancar o Linux Caixa Mgica 14.

12,40cm11

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

3. Gravar Windows

um

Live

CD

em

sistemas

Neste segundo captulo iremos abordar a gravao de Live CDs com base no sistema Windows Vista.

3.1. Verificao da Integridade da Imagem ISO


Em sistemas Windows, para calcular o hash de um ficheiro podem usar o programa disponvel no seguinte link: http://digestit.kennethballard.com Aps instalar este programa, adicionada uma entrada no menu de contexto que se pode usar para calcular o hash de qualquer ficheiro.

12

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

Para isso clique com o boto direito do rato sobre o ficheiro da imagem ISO da Caixa Mgica que se descarregou para o PC e seleccione a opo Hash File.

Aguarde algum tempo at aparecer uma janela com o valor do hash.

Depois compare o valor deste hash com o correspondente ao ficheiro da imagem ISO que est no ficheiro .md5 (por exemplo o existente no site de FTP da Caixa Mgica). Se forem iguais, ento o ficheiro no PC est bom... e se for uma ISO pode-se gravar para CD/DVD. Se os valores forem diferentes, ento o ficheiro est corrompido e tem de se descarregar de novo.

12,40cm13

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

3.2. Gravao em CD-ROM


Para gravao da imagem ISO em Windows utilizmos uma ferramenta com o nome InfraRecorder, que poder descarregar no seguinte link: http://infrarecorder.org/ Aps a instalao desta aplicao, criado um menu em Todos os Programas, aceda a este menu e abra a aplicao. De seguida insira um CD virgem no leitor do seu computador e, na aplicao, clique no boto Write Image na parte central ou aceda ao menu Aces -> Gravar Imagem....

Ser aberta uma nova janela com opes de gravao do CD-ROM, seleccione o ficheiro da imagem ISO que pretende gravar.

14

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

De seguida carregue no boto OK para iniciar a gravao.

Quando a gravao do CD-ROM terminar carregue em OK e feche a aplicao.

12,40cm15

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

Por ltimo, reinicie o computador com o CD-ROM inserido no leitor para arrancar por este. Aps reiniciar o computador ir visualizar um ecr de arranque como o indicado na imagem abaixo, seleccione a opo Arrancar o Linux Caixa Mgica 14.

16

Linux Caixa Mgica 14 - Como Gravar um Live CD

12,40cm17

Potrebbero piacerti anche