Sei sulla pagina 1di 8

Composies Lricas Mgicas e religiosas: Oraes e responsos

Anjo da Guarda Anjo da minha guarda, Semelhana do meu Senhor, Para mim foste criado, Bom amparo guardador. Peo-bos, anjo bendito, Pela graa e poder Dos laos do demnio, Me haveis de defender. Anjo da minha guarda, Meu celeste companheiro, No me desampareis Pelas minhas grandes ingratides, Ilustrai-me com santas inspiraes, Para que eu no seja mais ingrata Ao meu Deus que me criou. Santo Anjo do Senhor, Meu zeloso guardador, S a ti me confiou A piedade divina Hoje e sempre me reja, guarde, goberne, ilumine. men. Reza-se um Pai-nosso e uma Ave-maria.
Ndia Costa, 67 anos, Quint

So Bartolomeu So Bartolomeu me disse Que descansasse e dormisse E que nenhum medo me tocasse,

Nem de ar, nem de sombra, Nem de peso de mo pesada. Quatro cantos tem a casa, So Lucas, So Marcos, So Mateus E bs, meu dibino Deus.
Maria de Lassalete, 64 anos, Quint

Santa Brbara Santa Brbara bendita, Que no cu est escrita, Com papel e gua benta, Pedindo a Nosso Senhor Que nos abrande esta tormenta.
Isaura Costa, 52 anos, Quint

Ao lavar a cara de manh Alma de Cristo santificai-me, Corpo de Cristo salvai-me, Sangue de Cristo inebriai-me, gua de l de Cristo lavai-me, Paixo de Cristo confortai-me, meu bom Jesus, ouvi-me, Dentro das vossas chagas escondei-me, Do inimigo maligno defendei-me, Na hora da minha morte chamai-me E mandai-me ir para vs, para que vos louve com os vossos santos. Por todos os sculos dos sculos. men.

Ndia Costa, 67 anos, Quint

Ao deitar Com Deus me deito, Com Deus me alebanto, Com a graa de Deus e do dibino Esprito Chanto, A Chenhora que me cubra com o cheu manto. Che eu co ele coberta for, No terei medo nem temor, Quanto deste mundo for. Chenhor, eu dormir quero. Che eu morrer, alumiai-me Co as onze mil candeias da Chantssima Trindade. Santssima Trindade me acompanhe, O Esprito Santo me d a luz, Encomendai a minha alma Ao chanto nome de Jesus.
Maria Lisete Costa, 66 anos, Quint

Na sepultura da vida me deito, No sei se dela me boltarei a lebantar, Se a morte me bier buscar, Tenho os meus pecados por confessar. Confesso-os a bs, meu Deus, Que sabeis quantos eles so. Dai-mos por perdoados E botai-me a absolbio, Enquanto eu fao um acto de contrio.
Edite Costa, 52 anos, Quint

Entrego ao Jesus E santssima cruz E ao Santssimo Sacramento E s relquias que tem dentro E s trs missas de Natal, Para que nada nos faa mal. O Anjo da Guarda e a Birgem Maria Nos faa companhia, Padre-nosso e Ave-maria.
Maria Celeste Costa, 82 anos, Maria Lisete Costa, 66 anos, Edite Costa, 52 anos, Quint

Senhor do horto Senhor do horto, Foste preso, foste morto, Perdoai os meus pecados, Que so tantos e to perlongados. Fui aos ps do confechor, No os pude confechar, Mas confecho a bs, Chenhor, Que chabeis quantos eles cho: Esquecidos e lembrados, Conhecidos e desconhecidos, Confechados e por confechar. Ai meu Deus, de tudo bos peo perdo. Dai-me neste mundo a contrio E no outro a chalbao.
Maria Lisete Costa, 66 anos, Quinta

Bno do po So Mamede te levede, So Vicente te acrescente, So Joo te faa bom po.


Maria de Lassalete, 64 anos, Quint

Responso a Santo Antnio Santo Antnio se bestiu e se calou, Sua cajatinha pegou, A seu caminho andou, Jesus Cristo encontrou, Jesus Cristo lhe perguntou: - Antnio, onde vais? - Eu ao cu me vou. - Tu ao cu no irs, Tu na terra ficars. Quando as coisas se perderem, Todas tu encontrars; Quantas missas se disserem, A todas tu ajudars.
Edite Costa, 52 anos, Quint

Santo Antnio che bestiu e che calou, Ao caminho se botou, Jesus Cristo encontrou, Jesus Cristo lhe perguntou: - Antnio, onde bais?

- Ao cu bou. - Tu ao cu no irs, Tu na terra ficars. Quantas michas che rezarem, Quantas tu ajudars; Quantas coijas che perderem, Todas tu encontrars.
Maria Lisete Costa, 66 anos, Quint

Composies Lricas Ensalmos

Cortar o bicho Corto-te, Cobra, cobro, Sapo, sapo, Aranha, aranho, Lagarto, lagartixa, Todo o bicho peonhento, Que no cresa nem abea, Nem junte o rabo com a cabea. Em louvor de So Simo, Pa trs sim, pa frente no.
Isaura Costa, 52 anos, Quint

Potrebbero piacerti anche