Sei sulla pagina 1di 5

Parte superior do formulrio Parte inferior do formulrio

Acelerando a Memria RAM

Por Ana Paula Sedrez de Souza Pereira Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2008 Como acelerar sua memria RAM para aumentar o desempenho do processador Primeiramente, RAM a Memria de Acesso Aleatrio (do ingls Random Access Memory) um tipo de memria utilizada como memria primria que possibilita leitura e escrita. Acesso aleatrio porque ela possui capacidade de acessar qualquer posio quando necessrio, no precisando seguir uma seqncia para obter dados. como se ela soubesse o endereo do local no qual precisa chegar, seguindo diretamente at ele ao invs de ficar parando de casa em casa at achar o destinatrio ou remetente dos dados que necessita. A memria RAM exerce influncia de forma indireta sobre a velocidade de desempenho do processador instalado em seu computador. No que ela por si s faa com que ele trabalhe mais rpido, porm o processador busca as instrues previamente armazenadas nela para uma execuo mais rpida.

Logo, se estas informaes no estiverem ali (normalmente por falta de espao) necessitaro ser transferidas do disco rgido, CD, Zip disk, pendrive, etc. at a memria RAM, tomando mais tempo nesse processo. Dessa forma, quanto maior quantidade de memria RAM mais instrues podem ser armazenadas e programas maiores podero ser carregados de uma s vez e em menos tempo. Quando voc recebe um aviso do Sistema Operacional indicando Memria Insuficiente ou Memria Virtual Insuficiente, este se deve ao fato de um programa que foi solicitada a abertura e ele no caber na memria RAM por falta espao nela. Alguns truques podem ser feitos para aumentar o espao da RAM de forma a obter um maior aproveitamento dela e assim melhorar a agilidade no processamento de seus dados, otimizando, de forma indireta, a velocidade de seu computador. Abaixo seguem algumas dicas. Primeiro, para saber quanto de memria RAM est instalada, acesse o Painel de Controle e Sistema. Na Guia Geral so exibidas juntamente com informaes do Sistema Operacional e processador, as informaes de Memria.

Uma forma de acelerar a memria RAM se faz aumentando a paginao da Memria Virtual, fazendo com que este espao fique menos fragmentado cada vez que o Windows precisar ocup-lo para carregar documentos. Este um truque particularmente funcional especialmente para mquinas mais antigas. Para isto, acesse o Painel de Controle, Sistema e entre na guia Avanado. Na opo Desempenho, clique em Configuraes e acesse a guia Avanado e na opo Memria Virtual clique no boto Alterar.

Ento, selecione a unidade na qual sero aplicadas as novas configuraes.Para definir a sua paginao arquivo corretamente, necessrio seguir alguns padres. Primeiramente, esta paginao pode ser criada em uma partio diferente da qual o Sistema Operacional est contido, de forma que ela no tenha que competir por espao com a pasta do Sistema que acessada sempre que h uma requisio de I/O (entrada/sada). Da mesma forma, no h problema algum em cri-la na mesma partio e inclusive pode ser mais aconselhvel se voc armazena muitos dados importantes em seu computador para evitar inconvenientes no caso de falhas crticas (a famosa tela azul), pois o Windows utiliza esta paginao para escrever o arquivo de depurao de informaes (debug). O ideal , nos campos de valores, definir o tamanho inicial e mximo de 1,5 vezes a quantidade de RAM que voc tem. Outra forma de reduzir a fragmentao da paginao arquivo para definir o tamanho inicial e mximo para o mesmo nmero.

Este ltimo procedimento faz com que o arquivo no fique mudando seu tamanho e reduza o percentual de fragmentao. No entanto, voc deve desfragmentar o disco rgido antes de fazer isso para garantir a paginao arquivo seja feita com o espao otimizado. Alm disto, outro procedimento que pode ser aplicado liberar o espao da Memria RAM que no est mais sendo utilizado pelo Sistema. Por padro, o Windows no possui o costume de devolver o espao que utilizou mesmo aps no precisar mais dele. Ento, o que pode acontecer que aps algum tempo de uso, sua memria RAM est inteiramente ocupada por programas que nem estejam sendo mais utilizados naquele momento, fazendo com que o computador fique mais lento e mais propenso a falhas. Para efetuar este servio, voc pode contar com a ajuda de programas disponveis para liberar este espao, sendo alguns deles, inclusive, totalmente gratuitos. Abaixo, seguem alguns exemplos: Rambooster

O Rambooster, um programa leve, gratuito e de fcil operao e, tambm, ele conta com grficos mostrando o uso da memria. Ele pode ser executado sempre que o Windows for carregado. Para isso, basta habilitar a caixa "Launch automatically at startup" existente na opo Preferences do menu Edit. Voc tambm pode habilitar a caixa "Start minimized" existente na mesma tela para o programa ser iniciado minimizado. Atravs do campo "Memory Control" voc configura a quantidade de memria RAM que voc precisa liberar e clicando em Optimize aps essa configurao, o programa tentar liberar o mximo de memria RAM possvel at que alcance o maior valor possvel prximo ao valor configurado. Voc pode ainda clicar em Send to Tray para deixar o programa operando em segundo plano a partir da barra de ferramentas do Window. Ele tambm possui uma opo para acionar um alarme quando houver pouca memria RAM livre (esse valor pode ser alterado conforme desejado). Ou seja, quando houver menos memria do que o selecionado disponvel, o programa acionado e limpa a memria RAM automaticamente. Para que esta configurao tenha efeito, o programa precisa estar ativado na barra de ferramentas. RAM Medic Assim como o O Rambooster, um programa leve, gratuito e tambm opera com grficos mostrando o uso da memria. Atravs de uma barra, voc configura a quantidade de memria RAM que voc precisa liberar e clicando em Free Now! aps essa configurao, o programa tentar liberar o mximo de memria RAM possvel at que alcance o maior valor possvel prximo ao valor configurado. Com o RAM Medic, ainda possvel gerenciar os processos, decidindo quais deles devem ter prioridade para usar maiores recursos de memria. O programa tambm conta com atalhos de teclado, os quais lhe permitem livrar de 10 a 70% de memria RAM.

Potrebbero piacerti anche