Sei sulla pagina 1di 7

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

Conceitos genricos de segurana

2003

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

Manuseamento seguro de garrafas de gs sob presso 1. Introduo Estas instrues de segurana contm recomendaes para um seguro armazenamento, transporte interno de garrafas e quadros, cheios e vazios. Elas complementam, mas no substituem a regulamentao aplicvel, sendo baseadas na experincia prtica adquirida a partir de incidentes e acidentes ocorridos. So vlidas para garrafas e quadros, e numa certa extenso para todos os recipientes ditos sob presso. 2. Como armazenar garrafas Princpios bsicos: - Proteger a garrafa de forma a prevenir proximidade de calor excessivo, fogo, corroso perigosa, danos mecnicos ou uso por pessoal no autorizado. - No permitir o seu armazenamento em acessos inadequados (ex. corredores, escadas, portas) ou de fuga.

Armazenagem em salas: - O local tem de ser construdo com materiais resistentes ao fogo, e possuir ventilao mecnica ou natural, no devendo ser usado para outras actividades. - Manter uma distncia de cerca de 2 m entre garrafas de gases inflamveis (ex: Acetileno) e gases estimulantes do fogo (ex. Oxignio). O espao intermdio pode no entanto ser cheio com garrafas de gases inertes (ex. Azoto). - No armazenar garrafas de gs em locais abaixo do solo, em ou aps escadas, corredores, passagens ou garagens (so possveis excepes se a regulamentao nacional o permitir). Armazenagem ao ar livre: - Manter uma distncia de segurana para reduzir os riscos provenientes do meio envolvente (fogo, danos mecnicos). - No necessria proteco especial do sol. Armazenagem em salas e ar livre: - Podem ser armazenados conjuntamente todos os tipos de gs. - No armazenar garrafas de gs juntamente com outros materiais inflamveis. - Armazenar garrafas de gs com gases liquefeitos, em posio vertical - Fixe as garrafas de gs de forma a prevenir quedas. No so necessrias medidas especiais se as garrafas forem suficientemente estveis em virtude do seu projecto de construo, (ex. Propano), tipo de armazenagem (ex. Paletes) ou armazenagem em grupo.

Pg. 2

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

3. Como transportar garrafas de gs de forma segura Informaes prticas de transporte seguro em vias pblicas, devem contemplar as seguintes consideraes. Transporte interno com veculos: - Em paletes, usando empilhadores ou porta-paletes, - Em paletes, usando uma grua (a proteco da vlvula e a vlvula so inadequadas como pontos de fixao para o transporte com grua), - Com o acessrio prprio, - Em veculo, com a garrafa de gs fixa de forma a prevenir quedas. - Antes de mover uma garrafa de gs do seu ponto de uso, assegurar-se de que a vlvula est fechada e no existem fugas. Transporte manual em pequenas distncias: - Antes de mover uma garrafa segurando a proteco da vlvula, verificar se esta est seguramente fixa. A perda da proteco um risco de acidente. - Rolar no cho as garrafas de maior capacidade, segurando-as com uma mo na proteco da vlvula, guiando a garrafa, e a outra puxando a garrafa para o exterior. - Movimentar as garrafas pequenas que no tm proteco da vlvula, de forma a que no possam cair e a vlvula abrir-se acidentalmente. recomendado o transporte numa estrutura. A forma ideal de transportar quadros de garrafas com um empilhador, mas ter em ateno antes de mover os quadros, que este se encontra desconectado. Para transportar quadros com uma grua, fixar uma anilha (mosqueto) a cada ponto de fixao e passar um cabo adequado ao peso.

4. Como usar garrafas de gs de forma segura Antes de usar uma garrafa de gs, assegurar-se de que contm o tipo de gs correcto. A nica fonte de informao segura do tipo de gs o rtulo, que deve existir em todas as garrafas. Gravaes como "Gs de teste" e a cor da garrafa, nem sempre fornecem informaes correctas sobre o tipo de gs. Nunca utilizar uma garrafa de gs quando existem dvidas do seu contedo, ou suspeitas de danos (queimaduras, sinais de impactos mecnicos). Tais garrafas devem ser claramente identificadas e devolvidas ao fornecedor. Todas as inspeces peridicas so responsabilidade do fornecedor, no tendo o utilizador de se preocupar com estes aspectos, podendo utilizar uma garrafa mesmo depois de expirada a data de teste.

Pg. 3

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

Comear/ terminar um trabalho: - No local de utilizao, as garrafas devem estar fixas de forma a prevenir quedas. - Desenroscar o capacete (caso exista) manualmente, assegurando-se de que este no sai torto, de tal forma que a vlvula se possa abrir acidentalmente. Ao invs de um capacete pode existir uma tulipa que serve de proteco permanente da vlvula e no pode ser removida. - A breve abertura da vlvula para verificar a presso da garrafa no necessria e deve ser evitada. Esta aco perigosa nas situaes de garrafas com vlvulas de abertura rpida (ex: Garrafas de Dixido de Carbono ou Azoto para sistemas de extino de incndios), uma vez que a garrafa pode mover-se de forma descontrolada devido fora repulsiva produzida pela sada do gs. - O equipamento para consumo, ex. regulador de presso, adaptador ou flexvel de alta presso, tem de ser adequado presso de trabalho da garrafa (ex. 300 bar). - Abrir a vlvula da garrafa com a mo, sem recorrer a quaisquer ferramentas. - Regular a presso de trabalho desejada no regulador de presso e abrir a vlvula de sada. - Verificar que no existem fugas na conexo entre a garrafa e o regulador de presso. - Fechar a vlvula da garrafa durante quaisquer paragens no trabalho e no final deste, de forma a prevenir qualquer sada de gs descontrolada. - Consumir o gs de forma a que fique uma presso residual, para prevenir a entrada de quaisquer substncias para o interior da garrafa. - Quando a garrafa estiver vazia e apenas com uma presso residual, primeiro fechar a vlvula da garrafa e depois desenroscar o equipamento de fornecimento. A ordem inversa pode ser perigosa, uma vez que uma garrafa aparentemente vazia, essencialmente de gases liquefeitos pressurizados, pode ainda conter gs sob presso. - Enroscar o capacete, e a garrafa est pronta para ser devolvida ao fornecedor. 5. Outras informaes Quando utilizar gases liquefeitos pressurizados, observar o seguinte: Alguns gases podem ser liquefeitos simplesmente por compresso, como por ex Propano e Dixido de Carbono, que se encontram em garrafas de gs como gases liquefeitos pressurizados. Estes gases podem ser consumidos no estado gasoso, a partir do topo da garrafa, ou no estado lquido, atravs de um tubo submerso (sifo) no fundo da garrafa. As garrafas com um tubo submerso tm a mesma cor e vlvula que as garrafas sem tubo, podendo apenas ser diferenciadas atravs da indicao no rtulo com sifo. Se desejar consumir o gs no estado gasoso, usar garrafas sem sifo e um regulador de presso, devendo a garrafa estar em posio vertical. O consumo da fase gasosa requer calor para a vaporizao, que se consegue a partir do lquido que se vai tornando mais frio. Como resultado, a taxa de vaporizao diminui, de tal forma que o fluxo de gs pode parar aps ser retirada grande quantidade de gs, mesmo que a garrafa esteja cheia e a vlvula aberta.
Pg. 4

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

As seguintes precaues podem ser teis: - Pode utilizar diversas garrafas do mesmo tipo em paralelo e consumilas simultaneamente. - Pode aquecer a garrafa num banho de gua, at uma temperatura mxima de 50 C. - Pode aumentar a presso na garrafa atravs da introduo de um gs inerte comprimido, que no reaja com o gs liquefeito (ex. Azoto). A presso apenas deve ser aumentada at um valor que no exceda a presso de teste da garrafa, ou a presso de rebentamento de um disco ou vlvula de segurana. O consumo de lquido apenas possvel a partir de uma garrafa com sifo. No usar regulador de presso. No consumo de lquido, o volume do fluxo bastante maior que no consumo de gs. Situaes perigosas podem ocorrer se uma garrafa com sifo for ligada por engano a um equipamento concebido para funcionar com gs. Por exemplo, um queimador de Propano concebido para trabalhar com Propano gasoso, pode tornar-se num lanachamas se receber Propano lquido, devido ao excessivo volume distribudo. Quando usar garrafas de Propano, deve ainda observar as seguintes informaes (por ex. na Alemanha): Retirar a conexo roscada entre a vlvula da garrafa e o regulador de presso, utilizando uma chave adequada, de forma a aliviar a presso. No caso de garrafas pequenas (6 ou 11 Kg de capacidade nominal), a chave encontrase acoplada garrafa. No caso de maiores capacidades (22 ou 33 kg de capacidade nominal) est no regulador de presso. Se um regulador de presso adequado para garrafas pequenas, estiver por engano conectado a uma garrafa de maior capacidade, faltar a chave. A conexo ter de estar sempre bem roscada de forma a no haja fugas. Quando utilizar Formiergs, tenha em considerao: As misturas de Formiergs so compostas de Hidrognio com Azoto ou Argon, sendo usadas como gases de proteco durante a soldadura. Dependendo do teor de Hidrognio, assim a mistura pode ser inflamvel ou no inflamvel. Estas garrafas so idnticas s de Hidrognio no que respeita cr e tipo de conexo da vlvula. Assim, existe o perigo de confundir o Formiergs no inflamvel com o inflamvel ou Hidrognio. Tal erro s pode ser evitado atravs da consulta do rtulo antes da utilizao. Quando usar gases no inflamveis, tenha em ateno (ex na Alemanha): Garrafa para diversos gases no inflamveis ou no txicos, tm a mesma conexo da vlvula, e podem ter a mesma cor. Tal ocorre por exemplo no Argon, Hlio e Dixido de Carbono, mas no com o Azoto. Confundir garrafas neste grupo de gases no parece ser um problema, uma vez que os gases tm propriedades qumicas semelhantes. No entanto, existem diferenas nas propriedades fsicas, como por ex. no seu comportamento quando pressurizados. Os referidos gases so cheios em garrafas at 300 bar no estado gasoso ou at 57 bar (Dixido de Carbono) ou 21 bar (Hexafluoreto de
Pg. 5

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

Enxofre) como lquidos. Se um sistema de fornecimento concebido para Dixido de Carbono conectado por engano a uma garrafa de Argon, pode explodir. Tais enganos podem ser evitados se se ler cuidadosamente as informaes do rtulo. Quando usar Azoto, tenha ainda em ateno o seguinte (por ex. na Alemanha): Garrafa de Azoto e Oxignio tm as suas prprias conexes das vlvulas de acordo com a norma DIN 477, sendo no entanto similares. A conexo da vlvula para Oxignio tem um dimetro exterior ligeiramente mais largo que a de Azoto, sendo a inclinao dos filetes da rosca igual em ambos os casos. Desta forma, tecnicamente possvel roscar um sistema de fornecimento de Oxignio numa garrafa de Azoto. No entanto, devido ao diferente dimetro dos filetes, no pode ser roscado o suficiente, podendo ser projectado com grande violncia. Evite este perigo atravs do uso dos dispositivos adequados para cada gs. Quando utilizar Oxignio, tenha em ateno o seguinte: Oxignio um gs estimulante do fogo, que pode reagir com todos os materiais inflamveis, mesmo os que no ardem com ar (ex. metais) causando um incndio violento. Esta propriedade do Oxignio tanto mais acentuada quanto mais pressurizado se encontra. A passagem de Oxignio de uma rea de alta presso para uma rea de baixa presso, pode originar a inflamao dos materiais adjacentes, devido ao enriquecimento repentino. Este processo agravado pela presena de traos de leo ou lubrificantes, podendo no entanto ocorrer sem a presena destes. So necessrias as seguintes precaues de segurana de forma a prevenir um incndio com Oxignio: - No permita que partes da instalao que esto em contacto com Oxignio, possam ter contacto com leos, lubrificantes ou outras substncias inflamveis. Se necessrio, limpar a instalao antes do seu arranque. - Verifique os sistemas de fornecimento redutores de presso ou tubagens de alta presso no que diz respeito resistncia ao fogo. - Quando trocar vedantes, por ex. num regulador de presso, utilize materiais originais que j foram testados quanto resistncia ao fogo. - Antes de abrir a vlvula de uma garrafa de Oxignio com um regulador de presso varivel, desenrosque totalmente o parafuso de ajuste da presso de trabalho. De seguida, abra a vlvula lentamente e ajuste no regulador a presso de trabalho desejada. Esta sequncia protege a membrana do regulador do risco de incndio, ao ser sujeita a um choque de presso sbito. - Abra as vlvulas das garrafas lentamente e de forma contnua, de forma a evitar choques de presso no sistema de fornecimento. Quando usar quadros de garrafas, tenha em ateno: - O gs normalmente retirado dos quadros de garrafas atravs de um flexvel de alta presso, que est fixo ao quadro com uma conexo roscada que deve ser manuseada mo e no com ferramentas. - No abra a vlvula de um quadro de garrafas, antes do flexvel estar ligado de forma segura em ambas as extremidades.
Pg. 6

Manuseamento de garrafas de gs sob presso

- Quadros preparados para uma presso de enchimento de 300 bar podem ter duas vlvulas de sada, uma para fornecer a presso mxima e outra limitando a presso de fornecimento a 100 bar. Ambas as vlvulas esto claramente identificadas, de forma a que o sistema de fornecimento seja ligado correctamente de acordo com a sua resistncia presso. Se o gs sair de forma descontrolada, tenha em ateno: As garrafas e quadros de garrafas cheios, encontram-se sem fugas quando saem de uma estao de enchimento. No entanto, em casos raros podem surgir durante a armazenagem ou transporte, fugas em redor da vlvula, num dispositivo de alvio de presso (disco de ruptura no caso de garrafas de Dixido de Carbono, ou vlvulas de segurana em garrafas de propano) ou numa tubagem (quadros). Os riscos existentes dependem do tipo de gs, da dimenso da fuga e das condies da instalao. Nunca aceite uma fuga. Repare-a assim que possvel, no sujeitando o material a presses ou apertos excessivos que possam partir o material, originando uma fuga descontrolada. A primeira e mais importante aco no caso de ocorrer uma fuga descontrolada, fechar a vlvula da garrafa ou quadro. Caso no seja possvel, proceder da seguinte forma: - Leve a garrafa ou quadros para um lugar seguro ao ar livre e esvazie-a cuidadosamente. - Se no os puder deslocar para o ar livre, e a fuga permanecer, ventile o local, abandone-o, feche-o, e assegure-se que ningum l entra inadvertidamente at que se comprove que a atmosfera respirvel, por exemplo atravs da medio da concentrao. - Se existir inflamao do gs e a fuga no puder ser interrompida atravs do fecho da vlvula da garrafa, deve deixar-se arder at que esta se extinga por si mesmo aps terminar o gs na garrafa. Se a chama tiver sido extinta com um agente extintor, pode haver a acumulao de gs combustvel na sala e originar uma exploso. - Se o gs se inflamar ao ar livre, extinga a chama e arrefea a garrafa ou quadro com gua, at que no existam vestgios de calor.

6. Concluso Garrafa e quadros de garrafas de gs, so equipamentos muito teis com diversas aplicaes. De forma a evitar riscos durante a armazenagem, transporte e utilizao, siga na prtica estes conselhos de segurana.

Pg. 7

Potrebbero piacerti anche