Sei sulla pagina 1di 19

sobre gnero e subjetividade em Judith Butler*

Mrcia Arn** Carlos Augusto Peixoto Jnior***

Subverses do desejo:

Resumo

A partir da sugesto de Judith Butler de que o gnero uma norma, ou seja, uma construo social histrica e contingente, o presente trabalho procura fazer uma anlise crtica dos conceitos de identificao e sexuao na psicanlise, oriundos de uma concepo estruturalista do sujeito e da diferena sexual. Parte-se do princpio de que, embora gnero e subjetivao sejam reiteraes da norma sexual, na prpria instabilidade da repetio do mesmo possvel vislumbrar a positividade da subjetivao como resistncia, singularidade e produo de diferena.

Palavras-chave: Gnero, Sexualidade, Desejo, Subjetividade.

* **

Recebido para publicao em fevereiro de 2007, aceito em abril de 2007.

Professora Visitante do Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. marciaaran@terra.com.br
***

Professor do Programa de Ps-graduao em Psicologia Clnica da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro/PUC-RJ. cpeixotojr@terra.com.br.

cadernos pagu (28), janeiro-junho de 2007:129-147.

Subverses do desejo

Subversions of Desire: on Gender and Subjectivity in Judith Butler

Abstract

From Judith Butlers suggestion that gender is a norm, that is, a historical and contingent social construction, this work intends a critical analysis of the concepts of identification and sexuation in psychoanalysis, derived from a structuralist conception of the subject and the sexual difference. We start from the principle that even if gender and subjectivation are reiterations of the sexual norm, in the instability itself of the repetition of the same it is possible to glimpse the positivity of the subjectivation as resistance, singularity and production of difference.

Keywords: Gender, Sexuality, Desire, Subjectivity.

130

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto

No de hoje que Judith Butler vem trabalhando de forma rigorosa temas como gnero, sexualidade, poder e subjetividade. Desde um de seus primeiros livros, intitulado Sujeitos do desejo (Butler, 1999), que a autora vem levantando questes extremamente importantes neste campo. Se l ela se apropriava do pensamento francs contemporneo para colocar certos problemas a propsito das relaes entre desejo e subjetividade, nos trabalhos subseqentes sua abordagem crtica de temas como gnero, identidade e diferena sexual foi se tornando cada vez mais incisiva. Com isso foram se radicalizando tambm suas crticas a uma certa ortodoxia psicanaltica, principalmente lacaniana, que, centrada na primazia do simblico do dipo e da castrao, acabou por restringir cada vez mais a abordagem dos processos de subjetivao a dicotomias opositivas binrias, evidentemente fundadas no poder coercitivo dos referentes transcendentes com sua pretenso de universalidade. Neste artigo, portanto, aproveitamos algumas de suas reflexes sobre esses temas para avanar um pouco mais nas crticas a esta tradio psicanaltica que, insistindo em ignorar questes como a multiplicidade da diferena, a singularidade e as contingncias scio-histricas da subjetivao, acabou perdendo grande parte do seu potencial subversivo de questionamento. Assim, partindo de um problematizao a respeito da normatividade prpria s matrizes de gnero, que se impuseram desde a modernidade, procuramos em seguida formular uma crtica concepo de simblico fundada no estruturalismo, buscando alternativas de anlise dos processos de subjetivao que contemplem formas de existncia nos domnios do desejo e da sexualidade at ento consideradas impossveis de serem abordadas.

131

Subverses do desejo A contingncia das normas de gnero

No texto Regulaes de gnero, Judith Butler (2006: 5773) considera que vrios trabalhos realizados no campo dos estudos feministas ou dos estudos de gays e lsbicas partem do pressuposto de que o gnero uma forma de regulao social. Dispositivos especficos de regulao legais, institucionais, militares, educacionais, sociais, psicolgicos e psiquitricos so evocados no intuito de refletir sobre a maneira pela qual tais regulaes so engendradas e impostas aos sujeitos. Em geral, tende-se a pensar que existe uma separao entre o poder da regulao entendido como uma estrutura unificada e autnoma e o prprio gnero, como se o primeiro agisse reprimindo e moldando os sujeitos sexuados, transformando-os em masculinos ou femininos. No entanto, para a autora, o problema mais sutil. No haveria uma regulao anterior ou autnoma em relao ao gnero, pois, ao contrrio, o sujeito gendrado s passa a existir na medida de sua prpria sujeio s regulaes (Butler, 1997:1-31). Esta concepo deriva fundamentalmente da teoria de poder formulada por Michel Foucault, na qual o poder no atua simplesmente oprimindo ou dominando as subjetividades, mas opera de forma imediata na sua construo. Assim, o carter formativo ou produtivo do poder estaria totalmente vinculado aos mecanismos de regulao e disciplina que ele instaura e procura conservar (Peixoto Jnior, 2004). O que faz com que os discursos reguladores que formam o sujeito do gnero sejam os mesmos responsveis pela produo da sujeio. Com efeito, ao propor uma analtica do poder, Foucault considera que a partir da era moderna, o poder no pode mais ser tomado como um fenmeno de dominao macio e hegemnico de um indivduo sobre os outros ou de um grupo sobre os outros, tal como se pode constatar no modelo da Soberania. O poder problematizado como biopoder seria, antes, algo que circula, que funciona em rede, fazendo com que o indivduo no seja o outro do poder, mas um dos seus primeiros efeitos. A principal forma de
132

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto

exerccio do poder, que aparece na passagem do sc. XVIII para o sculo XIX, a do regime disciplinar, o qual produz um discurso que no o da lei ou da regra jurdica, mas aquele das cincias humanas que se constituir enquanto norma (Foucault, 1992:183). Esta normatividade opera de forma imanente s prticas histricas e sociais, produzindo efeitos duradouros de territorializao no campo subjetivo. Atuando como ideal regulador, ela estabelece fronteiras entre determinadas prticas tidas como inteligveis, lcitas e reconhecveis e outras consideradas ininteligveis, ilcitas e abjetas, as quais constituem o territrio dos anormais (Foucault, 1999). Porm, diferentemente de Foucault, Butler considera que as regulaes de gnero no so apenas mais um exemplo das formas de regulamentao de um poder mais extenso, mas constituem uma modalidade de regulao especfica que tem efeitos constitutivos sobre a subjetividade. As regras que governam a identidade inteligvel so parcialmente estruturadas a partir de uma matriz que estabelece a um s tempo uma hierarquia entre masculino e feminino e uma heterossexualidade compulsria. Nestes termos o gnero no nem a expresso de uma essncia interna, nem mesmo um simples artefato de uma construo social. O sujeito gendrado seria, antes, o resultado de repeties constitutivas que impem efeitos substancializantes. Com base nestas definies, a autora chega a afirmar que o gnero ele prprio uma norma (Butler, 2006:58).
Sujeitado ao gnero, mas subjetivado pelo gnero, o eu nem precede, nem segue o processo dessa criao de um gnero, mas apenas emerge no mbito e como a matriz das relaes de gnero propriamente ditas (Butler, 1993:7).

Um dos exemplos mais notveis da naturalizao dos processos de construo da identidade decorrentes da repetio das normas constitutivas seria a interpelao mdica. Nesse caso, atravs do procedimento da ultra-sonografia, transforma-se o

133

Subverses do desejo

beb antes mesmo de nascer em ele ou ela, na medida em que se torna possvel um enunciado performativo do tipo: uma menina! A partir desta nomeao, a menina feminizada e, com isso, inserida nos domnios inteligveis da linguagem e do parentesco atravs da determinao de seu sexo. Entretanto, essa feminizao da menina no adquire uma significao estvel e permanente. Ao contrrio, essa interpelao ter que ser reiterada atravs do tempo com o intuito de reforar esse efeito naturalizante. Certamente seria estranho, diante da imagem de um beb numa ultra-sonografia, afirmar que se trata de uma lsbica. Como este enunciado no faz parte de nossa inteligibilidade cultural, ele serve antes de tudo para demonstrar de maneira muito precisa como o ato de nomear , ao mesmo tempo, a repetio de uma norma e o estabelecimento de uma fronteira. Dessa forma, a nomeao do sexo um ato performativo de dominao e coero que institui uma realidade social atravs da construo de uma percepo da corporeidade bastante especfica. A partir dessa perspectiva pode-se entender que o gnero uma identidade tenuamente construda atravs do tempo por meio de uma repetio incorporada atravs de gestos, movimentos e estilos (Butler, 2003:200). Porm, se os atributos de gnero so performativos e no uma identidade pr-existente, a postulao de um verdadeiro sexo (Foucault, 1994) ou de uma verdade sobre o gnero revela antes uma fico reguladora. Alm disso, se para que essa fico permanea necessrio uma repetio reiterativa, podemos pensar que a aproximao de um ideal de gnero masculino ou feminino nunca de fato completa, e que os corpos nunca obedecem totalmente s normas pelas quais sua materializao fabricada. Nesse sentido, justamente pelo fato de a instabilidade das normas gnero estarem abertas necessidade de repetio do mesmo que a lei reguladora pode ser reaproveitada numa repetio diferencial. Assim, afirma Butler:

134

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto O gnero o mecanismo pelo quais as noes de masculino e feminino so produzidas e naturalizadas, mas ele poderia ser muito bem o dispositivo pelo qual estes termos so decontrudos e desnaturalizados (Butler, 2006:59).

Essa tenso paradoxal permite compreender que se o gnero uma norma, ele tambm pode ser fonte de resistncia. Mais uma vez com Foucault que podemos nos aproximar da hiptese formulada por Butler sobre a contingncia das normas de gnero. Em Sujeito e poder, Foucault (1995) procura desenvolver e aprofundar como exatamente se constituem as relaes de poder implicadas na produo de subjetividades. O que se destaca de sua anlise mais precisamente este aspecto: na prpria engrenagem do poder estaria implicada uma fora de resistncia com um notvel potencial de transformao. Para o autor, no centro das relaes de poder, agindo como condio imanente de sua possibilidade, h uma insubmisso constitutiva que permite uma inverso eventual das estratgias empregadas nesse diagrama de foras. Poder e resistncia constituem assim, reciprocamente, uma espcie de limite permanente de ponte de inverso possvel (Id. ib.:248). Como se pode notar, justamente essa co-participao indissolvel que impede a reduo das mltiplas foras em jogo nesse campo a um modelo de poder negativo no que diz respeito s lutas libertrias. importante reafirmar que, para Foucault, o poder tem um carter positivo e produtivo. Dessa forma, no seria fundamentalmente contra o poder que nascem as possibilidades de resistncia, seja ela singular ou coletiva, mas contra certos efeitos de poder num espao paradoxalmente aberto na prpria estratgia de sua constituio. Se o gnero uma norma, no podemos deixar de lembrar o que h de frgil na sua incorporao pelas subjetividades. H sempre uma possibilidade de deslocamento que inerente repetio do binarismo masculino-feminino. No toa que,

135

Subverses do desejo

como afirma Butler, expresses tais como problemas de Gnero, gender blending, transgneros e cross-gender j sugerem o ultrapassamento deste binarismo naturalizado (Butler, 2006:60). Ainda assim, para formular uma nova concepo de subjetivao que acompanhe a reelaborao das normas de gnero, importante salientar a diferena entre uma interpretao estruturalista da subjetividade que pressupe a permanncia da hierarquia, do binarismo, da heterossexualidade e da diferena sexual como condio da cultura , e uma concepo histrica e contingente, que permita pressupor a ultrapassagem subversiva dessas fronteiras normativas. Mesmo que se queira mant-las numa relao de tenso, importante no perder de vista a necessidade de uma leitura crtica mais apurada dos pontos de vista sobre gnero e desejo fundados numa perspectiva estrutural.
A crtica ao simblico estruturalista

No debate sobre poltica, sexualidade e novas formas de subjetivao na cultura contempornea tem sido recorrente a utilizao da categoria de simblico como estratgia poltica de sedimentao do campo social. No mbito da psicanlise, alguns tericos de inspirao lacaniana, herdeiros do estruturalismo de Claude Lvi-Strauss, sustentam que as normas de gnero no seriam apenas construes histrico-sociais e, nesse sentido, contingentes, mas posies ditas sexuadas que necessariamente ocupam um lugar pr-determinado pelo simblico. Um excelente exemplo desse embate poltico pode ser encontrado no debate ocorrido na Frana por ocasio da aprovao do Pacto Civil de Solidariedade (Pacte Civil de Solidarit, Pacs1), em 1999, que colocou na ordem do dia a necessidade de uma problematizao das noes de diferena sexual, parentesco e filiao. Neste
1

Pacto civil de solidariedade que pode ser concludo por duas pessoas fsicas, independentemente do seu sexo para organizar sua vida comum. 136

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto

debate, no foram os argumentos biolgicos ou psicolgicos, mesmo os mais comuns, que serviram de base para a argumentao poltico-cientfica contra o casamento homossexual, e sim aqueles que falavam da necessidade de uma preservao simblica da sociedade e da cultura (Arn, 2005). Tal argumentao fundava-se na hiptese de que mudanas na maneira de se conceber a diferena entre os sexos nos levaria a uma suposta dessimbolizao cultural, provocada por uma poltica de indiferenciao, resultante do apagamento da inscrio da diferena sexual no simblico (Borrillo e Fassin, 2001). Neste sentido, com o objetivo de preservar o simblico, a trade heterossexualidade-casamento-filiao foi de imediato evocada como guardi da sociabilidade, fazendo do casamento homossexual algo impensvel e, conseqentemente, indesejvel. Uma das teses mais insistentemente defendidas nesta ocasio partia da polmica afirmao de Franoise Hritier, considerada uma das principais seguidoras de Lvi-Strauss, de que nenhuma sociedade admite o parentesco homossexual, ou ainda, de que pensar antes de tudo classificar, classificar, antes de tudo discriminar, e a discriminao fundamental baseada na diferena de sexos (apud Id. ib.:106). Com efeito, em seu livro Masculin/fminin. La pense de la diffrence (Hritier, 1996), analisando as relaes de parentesco, aliana, diviso sexual do trabalho e as representaes sobre fecundao em diversas culturas, a autora afirma que a observao primeira da diferena entre os sexos funda a estrutura do pensamento. Nessas condies, o corpo humano como lugar privilegiado de observao, principalmente na sua funo reprodutiva, daria suporte a uma oposio conceitual essencial: aquela que ope a identidade diferena. Assim, Hritier considera que a prpria estrutura do pensamento construda a partir de um sistema hierrquico que se constitui por categorias binrias. Seguindo essa linha de raciocnio, certa interpretao do pensamento psicanaltico, derivada da concepo estruturalista da sociabilidade evocada neste debate, faz dos complexos de dipo e
137

Subverses do desejo

de castrao uma matriz normativa para a sexualidade. Nesse caso, o primado genital, travestido de simblico, torna-se o telos em relao ao qual a homossexualidade s pode ser pensada como narcisismo ou perverso. Porm, mais do que apenas refletir sobre as relaes de parentesco, a psicanlise lacaniana acabou por atribuir a esta concepo da sociabilidade o estatuto de fundamento originrio da linguagem e da prpria subjetividade. A partir da recuperao da tese da lei da interdio do incesto como fundamento da cultura, Lacan foi levado a descrever o recalque primrio como fundador do sujeito do inconsciente. Com isso, ficaria do lado de fora, como exterioridade inacessvel, a Coisa materna, que s se faria presente como nostalgia de um objeto para sempre perdido. A lei do pai, fora constitutiva do recalque originrio, operador transcendente do processo de subjetivao, faria do desejo humano uma incondicionalidade que tende a afirmar-se a qualquer preo. Essa passagem para a cultura ser elaborada detalhadamente na formulao dos trs tempos do dipo estrutural, onde o autor procura demonstrar como a mesma lei responsvel pela a interdio do incesto far da diferena sexual a causa significante do desejo (Arn, 2005). Muitos psicanalistas argumentam que impossvel prescindir da centralidade dos conceitos de castrao e de simblico para abordar os processos de subjetivao, talvez pelo fato de que para muitos deles se encontre a a nica possibilidade de pensar a alteridade.2 Mas seria realmente esta a alternativa que nos resta ou ainda seria possvel pensar de maneira diferente em psicanlise? Para melhor compreender esse tipo de aproximao entre cultura, subjetividade e heterossexualidade, vale a pena recuperar de forma sucinta a sua configurao bsica em Freud e Lacan. Segundo o vocabulrio de Laplanche e Pontalis o complexo de castrao :

Para uma anlise crtica destes pressupostos, ver Arn, 2001. 138

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto o complexo centrado na fantasia de castrao, que vem trazer uma resposta ao enigma da diferena de sexos (presena ou ausncia de pnis): esta diferena atribuda a um corte do pnis da criana do sexo feminino... A estrutura e os efeitos do complexo de castrao so diferentes no rapaz e na menina. O rapaz teme a castrao como realizao de uma ameaa paterna em resposta s atividades sexuais, do que lhe advm uma intensa angstia de castrao. Na menina, a ausncia de pnis sentida como dano sofrido que ela procura negar, compensar ou reparar... O complexo de castrao est em estreita relao com o complexo de dipo, e mais especialmente com a sua funo interditora e normativa (Laplanche & Pontalis,
1983:111).

Nesta breve passagem, podemos observar como esta tese est fortemente relacionada primazia do masculino. Com efeito, desde Freud, a teoria psicanaltica oficial oscila entre a tentativa de descrever a sexualidade feminina a partir da dialtica do ter ou no o pnis-falo onde necessariamente a mulher s pode ser concebida como um sujeito marcado por sua inferioridade e a suposio de que a mulher no existe (Arn, 2001). Porm, a angstia de castrao tambm foi associada por Freud a um conjunto de experincias traumatizantes de perda de um objeto investido de forma narcsica: perda do pnis, seio, fezes ou mesmo da criana durante o parto. Ainda assim, se essas experincias podem indicar outras formas de separao, o complexo de castrao est diretamente relacionado idia de ameaa e punio, e s faz sentido quando associado ao carter nuclear do complexo de dipo. Dessa forma, na ameaa de castrao que promove a proibio do incesto vem encarnar-se a funo da lei enquanto instituinte da ordem humana. Momento em que, ao abandonar o investimento narcsico na me, a criana torna-se menino ou menina e passa necessariamente a desejar o outro sexo. Para Butler, essa operao de excluso recproca entre identificao e desejo resultante da proibio seria um dos

139

Subverses do desejo

principais efeitos de reiterao da norma sexual reforada pela psicanlise. A partir desta elaborao, a teoria lacaniana define a castrao como uma operao simblica que determina a estrutura subjetiva. Segundo Roland Chemama, para Lacan,
a castrao se faz sobre o falo enquanto objeto no real, mas imaginrio A criana, menino ou menina, quer ser o falo para captar o desejo de sua me ( o primeiro tempo do dipo). A interdio do incesto (o segundo tempo) deve desalojar-lhe desta posio de ideal do falo materno. Esta interdio provm do fato de que o pai simblico, ou seja, uma lei, deve ser assegurado pelo discurso da me. Mas ela no visa somente a criana, ela visa igualmente a me e, por esta razo, ela compreendida pela criana como sendo tambm castrada. No terceiro tempo intervm o pai real, aquele que tem o falo (mais exatamente, aquele que a criana supe que o tenha), aquele que, em todo caso o usa e se faz preferir pela me. O menino que renunciou a ser o falo vai poder se identificar com o pai e ele ter ento no bolso os ttulos necessrios para se servir dele no futuro. Quanto menina, este terceiro tempo lhe ensina para que lado ela dever se voltar para ter o falo
(Chemama, 1993:39-40).

Mais uma vez, podemos constatar como a diferena sexual na psicanlise segue o modelo da dominao masculina caucionada na norma heterossexual. Cabe salientar que mesmo que haja uma diferena considervel entre as teorias formuladas por Freud e Lacan, nota-se que essa forma de subjetivao, ou mesmo de sociabilidade que resulta de uma castrao estrutural, est totalmente adstrita a um dilema narcsico do sujeito, que acaba cedendo lei do pai em funo de uma ameaa integridade do seu eu. No que no existam fantasias de castrao, mas, como afirma Michel Tort, essas fantasias so objeto de uma anlise e no o seu objetivo. Ou seja,

140

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto uma coisa o conjunto de representaes, que para os dois sexos, gravita em torno da castrao, outra coisa fazer da castrao a natureza do processo de simbolizao destas representaes (Tort, 1990:10).

Isso quer dizer que a castrao no pode servir sempre de modelo ou matriz universal que dever moldar todas as subjetividades. Existem outras formas de simbolizao, irredutveis a essas pretenses totalizantes e totalitrias, as quais tambm s podem ser concebidas a partir de um outro referencial terico. Porm, o que importa destacar que, para Lacan, o pai simblico ou o Nome-do-pai considerado uma instncia irredutvel s metamorfoses do social concernentes s figuras paternas reais e imaginrias. Se o pai imaginrio pode vir a ser afetado de forma mais incisiva pelas contingncias sciohistricas, sua funo estrutural simblica mostra-se praticamente imune a elas. Essas formulaes tericas permitem que o autor chegue a derivar da uma diferena fundamental entre a heterossexualidade e a homossexualidade. Referindo-se homossexualidade masculina, Lacan afirma que:
no momento em que a interveno proibidora do pai deveria se identificar com o falo, o sujeito encontra na estrutura da me, ao contrrio, o suporte, o reforo que faz com que esta crise no ocorra (Lacan, 1999:215).

Vale ressaltar ainda que, segundo Elisabeth Roudinesco


(2003), Lacan, ao contrrio de Freud, faz da homossexualidade

uma perverso em si: no uma prtica sexual perversa, mas a manifestao de um desejo perverso comum aos dois sexos. Assim, de acordo com o pensamento lacaniano, o homossexual seria uma espcie de perverso sublime da civilizao obrigado a endossar a identidade infame a ele atribuda pelo discurso normativo. Nesse sentido, como notou Butler, para que a norma heterossexual permanea intacta como uma forma social distinta,

141

Subverses do desejo

ela exige a produo da homossexualidade como desvio, tornando-a culturalmente ininteligvel (Butler, 203:116). No entanto, no so poucos os trabalhos que demonstraram como o modelo tradicional, ao qual se recorre para pensar a diferena entre os sexos na psicanlise, o modelo historicamente construdo nos sculos XVIII e XIX da hierarquia entre o masculino e o feminino e da excluso da homossexualidade (Arn, 2001). Nesse sentido, levar em conta a historicidade do sexual no apenas uma questo tica e poltica, mas, sobretudo, uma questo terica da maior importncia. Se existe um territrio sexual fora ou excludo do simblico, em relao ao qual o prprio simblico se constitui, fundamental reconhecer como as contingncias histricas e polticas podem promover neste mesmo territrio deslocamentos subjetivos, ampliando as possibilidades existenciais. No difcil perceber que a fixidez da lei estruturalista estabelece as posies consideradas legtimas atravs da imposio de uma matriz heterossexual. Todo o resto, ento, torna-se incompreensvel, caso no corresponda a um esquema binrio hierrquico, e permanece como um excesso impossvel de ser inscrito no mbito simblico. Os conceitos de identificao e sexuao na psicanlise esto de tal forma adstritos a uma lei estabelecida a priori, que acabam por fixar e restringir as manifestaes das sexualidades a duas posies normativas: masculino e feminino:
Deve haver uma ligao entre esse processo de assuno de um sexo, a questo da identificao e os meios discursivos pelos quais o imperativo heterossexual capacita certas identificaes de sexo e foraclui e/ou des-reconhece outras identificaes (Butler, 1993:3).

Se compreendermos a lei como uma estrutura anterior e transcendente s manifestaes sociais, polticas e, necessariamente, histricas, o simblico ser apresentado como

142

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto

uma fora que no poder ser modificada e subvertida sem a ameaa da psicose ou da perverso. Ao contrrio, se compreendermos a lei como algo que vivido e constantemente reiterado de forma imanente s relaes de poder, as possibilidades de modificao e subverso, inclusive do simblico, no necessariamente significaro uma ameaa cultura e civilizao (Arn, 2006; Peixoto Jnior, 2004a). preciso, portanto, um certo estremecimento dessas fronteiras excessivamente rgidas e fixas da identificao e do desejo para que outras formas de construo do gnero possam habitar o mundo vivel da sexuao e sair do espectro da abjeo. A partir do que foi dito antes, podemos perceber como o registro simblico tem se caracterizado como um limite s tentativas de reconfigurao das relaes sociais. E, ainda, com um agravante: na medida em que os lacanianos elevam as estruturas de parentesco ao papel de operadores lingsticos fundamentais, certas posies simblicas so apresentadas como condio da prpria linguagem. Porm, de acordo com Butler, o que o estruturalismo apresenta como uma posio na linguagem ou no parentesco no a mesma coisa que uma norma. Como vimos anteriormente, a norma e as relaes de poder por serem produzidas socialmente so sempre suscetveis a variaes. Por isso, Butler procura mostrar
que a distino entre a lei simblica e a lei social no pode mais ser mantida, que o prprio simblico a sedimentao de prticas socais e que as alteraes radicais do parentesco demandam uma reformulao dos pressupostos estruturalistas da psicanlise, j que nos levam a nos deslocar a um ps-estruturalismo queer da psique (Butler, 2006:62).

143

Subverses do desejo Subjetividades queer

Conforme acreditamos ter indicado, pressupor a instabilidade das normas de gnero permite afrouxar a relao entre a assuno do sexo e a escolha do objeto sexual. Nesse sentido, cabe perguntar o que acontece quando as proibies primrias contra o incesto produzem deslocamentos e substituies que no se ajustam aos modelos supostamente normais da sexuao. Segundo Butler, na realidade, uma mulher pode encontrar o resduo fantasmtico de seu pai em outra mulher ou substituir seu desejo pela me por um homem e, neste momento, se produz um certo entrecruzamento de desejos heterossexuais e homossexuais. Se admitirmos a suposio psicanaltica de que as proibies primrias no apenas produzem desvios do desejo sexual, mas tambm consolidam um sentido psquico de sexo e de diferena sexual, precisamos nos dar conta de uma conseqncia fundamental implcita neste ponto de vista. Da parece decorrer que os desvios coerentemente heterossexualizados requerem que as identificaes se efetuem sobre a base de corpos similarmente sexuados, e que o desejo se desvie atravs da diviso sexual para membros do sexo oposto. Mas, se um homem pode identificar-se com sua me e desejar partindo dessa identificao, de algum modo, ele j confundiu a descrio psquica do desenvolvimento de gnero estvel. E se esse mesmo homem deseja outro homem ou uma mulher, ser que o seu desejo homossexual, heterossexual ou mesmo lsbico? E o que significa restringir qualquer indivduo dado a uma nica identificao? (Butler, 1993:99). Se tais fantasias podem saturar um lugar de desejo, no estamos em posio de ou bem nos identificarmos com um sexo dado, ou bem desejar algum deste sexo; na realidade, de um modo mais geral, no estamos em posio de considerar que a identificao e o desejo sejam fenmenos reciprocamente excludentes. Identificar-se no opor-se ao desejo, afirma Butler. A identificao , ao mesmo tempo, uma trajetria fantasmtica,
144

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto

uma resoluo de desejo e uma assuno de lugar: trata-se da territorializao de um objeto que possibilita a identidade mediante a temporria resoluo do desejo, que ainda permanece sendo um desejo, mesmo sob a sua forma repudiada. A referncia da autora identificao mltipla no equivale a sugerir que todos se sintam compelidos a ser ou ter tal fluidez identificatria. A sexualidade to motivada pela fantasia de recuperar objetos perdidos quanto pelo desejo de permanecer protegido da ameaa de punio que tal recuperao poderia ocasionar. Tambm pode ocorrer que se estabeleam certas identificaes e afiliaes, certas conexes complacentes amplificadas, precisamente para instituir uma desidentificao com uma posio que parea excessivamente saturada de dor e agresso, posio que, em conseqncia, s poderia ser ocupada imaginando-se conjuntamente a perda de uma identidade vivel. As identificaes, portanto, podem proteger contra certos desejos ou atuar como veculos para o desejo; para facilitar certos desejos talvez seja necessrio proteger-se de outros: a identificao o lugar no qual ocorrem, de modo ambivalente, a proibio e a produo do desejo (Peixoto Jnior, 2005). Nesse contexto, a poltica queer torna-se emblemtica, j que condensa em si tanto uma degradao passada como uma afirmao presente, demonstrando de forma radical a contingncia das normas de gnero. A resignificao da sexualidade gay e lsbica atravs da abjeo e contra abjeo pde significar uma proliferao e uma subverso do prprio simblico, estendendo e alterando a normatividade dos seus termos. Ao introduzir as homossexualidades no terreno da simbolizao, novas formas de subjetivao, assim como novas formas de sociabilidade, tornaram-se possveis. Da a necessidade de continuarmos a repensar os parmetros a partir dos quais abordamos o desejo, a sexualidade e as subjetividades no mundo contemporneo. Nesse sentido, a subverso do desejo tambm uma abertura para novas possibilidades de existncia at hoje consideradas impensveis por certos autores.
145

Subverses do desejo Referncias bibliogrficas ARN, Mrcia. A Transexualidade e a gramtica normativa do sistema sexo-gnero. Revista gora. Estudos em Teoria psicanaltica, vol. IX, n1, Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, janeiro-junho, 2006, pp.29-63. __________. Polticas do desejo na atualidade; o reconhecimento social e jurdico do casal homossexual. Lugar Comum, Estudos de Mdia, Cultura e Democracia Homossexual, ns 21-22, Rio de Janeiro, Editora da UFRJ, julho-dezembro, 2005, pp.73-90. __________. Sexualidade e poltica na cultura contempornea: as unies homossexuais. In: LOYLOLA, Maria Andra. (org.) Biotica, reproduo e gnero na sociedade contempornea. Rio de Janeiro/Braslia, ABEP/Letras livres, 2005, pp.211-229. __________. O Avesso do Avesso: Feminilidade e novas formas de subjetivao. Tese de Doutorado, Sade Coletiva, Instituto de Medicina Social da UERJ, 2001. BORRILLO, Daniel e FASSIN, Eric. Au-del du PaCS. Lexpertise familiale lpreuve de lhomosexualit. Paris, Puf, 2001. BUTLER, Judith. Dfaire le Genre. Paris, ditions Amsterdam, 2006. __________. Problemas de Gnero. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 2003. __________. Subjects of desire: Hegelian reflections on twentieth-century France. New York, Columbia University Press, 1999. __________. The psychic life of power theories in subjection. California, Stanford University Press, 1997. __________. Bodies that Matter. On the discursive limits of sex. New York, Routledge, 1993. CHEMAMA, Roland. Dictionnaire de la Psychanalyse. Paris, Larousse, 1993. FOUCAULT, Michel. Les anormaux, Cours au Collge de France (19741975). Paris, Gallimard, 1999. __________. Sujeito e poder. In: DREYFUS, Hubert & RABINOW, Paul. (orgs.) Michel Foucault Uma Trajetria Filosfica. Para alm do estruturalismo e da hermenutica. Rio de Janeiro, Forense Universitria, 1995, pp.231-249.

146

Mrcia Arn e Carlos Augusto Peixoto __________. Le vraie sexe [1980]. In: Dits et crits IV. Paris, Gallimard, 1994. __________. A Microfsica do Poder. Rio de Janeiro, Graal, 1992. HRITIER, Franoise. Masculin/Fminin. La pense de la diffrence. Paris, Editions Odile Jacob, 1996. LACAN, Jacques. Seminrio V. Formaes do Inconsciente (1957-1958). Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1999. LAPLANCHE, Jean & PONTALIS, Jean Baptiste. Vocabulrio da Psicanlise. Rio de Janeiro, Martins Fontes, 1983. PEIXOTO JNIOR, Carlos Augusto. Sexualidades em devir e subverso das identidades. Revista Ethica cadernos acadmicos, vol. 12, ns 1/2, Rio de Janeiro, UGF, 2005, pp.131-155. __________. Sujeio e singularidade nos processos de subjetivao. Revista gora estudos em teoria psicanaltica, vol. VII, n 1, Contracapa/UFRJ, 2004, pp.23-38. __________. A Lei do desejo e o desejo produtivo: transgresso da ordem ou afirmao da diferena? Physis. Revista de Sade Coletiva, vol. 14, n 1, Rio de Janeiro, IMS/UERJ/CEPESC, 2004a, pp.109127. ROUDINESCO, Elisabeth. A Famlia em desordem. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003. TORT, Michel. Le Diffrend. Psychanalystes Symboliser. Revue du Collge de Psychanalystes, n 33, Paris, 1990.

147

Potrebbero piacerti anche