Sei sulla pagina 1di 11

Guitarra clssica

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Nota: Este artigo somente sobre a guitarra clssica ou violo. Para outros tipos,

veja Guitarra.

Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia (desde maro de 2010) . Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as de rodap. Encontre fontes: Google notcias, livros, acadmico Scirus

no corpo do texto por meio de notas

A guitarra clssica, (no Brasil conhecido como violo e em Portugal como viola), uma guitarra acstica com cordas de nylon ou ao, concebida inicialmente para a interpretao de peas de msica erudita. O corpo oco e feito de vrias madeiras diferentes. O brao possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As verses mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas h violes com outras configuraes, como o violo de sete cordas e o violo baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violo.

editar]Caractersticas gerais
A sua configurao moderna e desenho foram confeccionados naEspanha. Presente hoje em quase todos os gneros musicais populares, sua abrangncia s se compara do piano. Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evolues e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execuo. Entre os gneros que mais utilizam a guitarra clssica esto a msica erudita, o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano, as rancheras mexicanas, a MPB, o fado portugus, amodinha, a morna, o choro, a bossa nova, as gaitas, entre outros.

[editar]Sobre

o nome

Na lngua portuguesa, o nome "guitarra" se aplica ao instrumento acstico ou eltrico indistintamente. No Brasil e em Cabo Verde manteve-se a designao mais comum violo para a guitarra clssica. Acredita-se que o nome derive diretamente do termo "viola", que designa vrios instrumentos portugueses, da qual a viola caipira brasileira uma evoluo. Embora possua vrias diferenas de timbre e de nmero de cordas, a viola muito semelhante em formato guitarra, apenas menor. compreensvel que, para um leigo, uma guitarra seja apenas uma viola grande. Assim, apesar de referir-se ao mesmo instrumento que a guitarra, a origem lingustica do nome "violo" foi o termo "viola", acrescido da desinncia de grau "o". Mesmo originando-se de um equvoco, o nome violo hoje faz parte do vocabulrio de todos os brasileiros e designa de forma inequvoca a guitarra clssica. Muitos compositores e estudiosos tentaram, sem sucesso, fazer com que o termo guitarra voltasse a ser utilizado no Brasil para unificar a nomenclatura a todas as outras lnguas. Apenas no sculo XX o nome

guitarra retornou ao vocabulrio corrente dos brasileiros, mas apenas para designar a verso eletrificada.

[editar]Uso

na msica popular

Diversas caractersticas do violo o tornam propcio ao acompanhamento do canto. Entre elas, a extenso, o volume sonoro, a relativa riqueza harmnica, o baixo custo e o peso reduzido. Isso tambm o torna o instrumento preferido de alguns intrpretes. Como fcil de transportar, comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violo em festas, bares, praias, estdios, estaes de trem ou outros locais ou situaes em que as pessoas se agrupam. A execuo puramente harmnica para o acompanhamento do canto facilmente dominada e as revistas com cifras e tablaturasdos sucessos musicais do momento so facilmente encontrveis em qualquer quiosque de jornais. Poucos instrumentos so to presentes no cotidiano, executados por msicos amadores tanto quanto por profissionais. No Brasil, apresentaes com "um banquinho e um violo", em pequenos espaos, com um cantor se acompanhando ao violo so comuns na bossa nova e na MPB. A despeito desse valor gregrio, em muitas canes, o violo descrito como o nico companheiro das horas de solido. Os versos de Caetano Velosoem "Tigresa" descrevem um desses momentos: "E eu corri pra o violo num lamento E a manh nasceu azul Como bom poder tocar um instrumento". Em outros momentos, o violo descrito como um item essencial sem o qual a vida no teria sentido. Na letra de "Cho de Estrelas",Orestes Barbosa diz que "() a ventura desta vida a cabrocha, o luar e o violo". No verso final de "Acorda amor" (Julinho da Adelaide, pseudnimo de Chico Buarque) o marido em fuga pede sua esposa que no se esquea de colocar na mala os itens de primeira necessidade: "No esquea a escova, o sabonete e o violo". Em Cabo Verde, o violo o instrumento-rei para acompanhar gneros musicais locais, tais como a coladeira, a mazurca e a morna, e pode ocasionalmente ser usada em outros gneros. Para alm de instrumento de acompanhamento tambm utilizado como instrumento solista. Em Portugal, para alm de ser usado em vrios gneros musicais, o principal instrumento de acompanhamento para o fado (sendo, neste caso, chamado pelos msicos de "viola"), onde a parte meldica feita na guitarra portuguesa e o baixo feito no violo baixo.

editar]Construo
Para as caractersticas comuns a toda a famlia de instrumentos, ver o artigo guitarra A guitarra clssica possui diversas caractersticas em comum com todas as outras guitarras. A principal diferena em relao s outras o fato de usar cordas de nylon, a

cabea possuir carrilhesem vez de cravelhas, o brao mais largo e o tipo de madeiras usadas. A guitarra clssica pode ser eletrificada mediante o uso de microfones externos ou colocados junto s cordas. A figura abaixo mostra as partes de uma guitarra clssica. A cabea (1) da guitarra clssica geralmente feita da mesma madeira do brao e em alguns casos entalhada no mesmo bloco de madeira. fixada na extremidade do brao formando um pequeno ngulo para facilitar o posicionamento das cordas sobre a pestana (feita de osso ou plstico). Os carrilhes dos instrumentos modernos so feitos de ao com abas de plstico, osso ou madreprola. Na maior parte das guitarras acsticas h trs carrilhes de cada lado da cabea. Outras configuraes so possveis, como 4+2, 4+3 em violes de 7 cordas e 2+2 para violes baixo. O brao (7) do violo mais largo que o de outras guitarras acsticas, como por exemplo, a guitarra folk. composto basicamente de uma barra macia e rgida de madeira fixada ao corpo. Madeiras de grande resistncia trao so preferveis, as mais usadas so o mogno e o cedro. O brao colado ao corpo com o auxlio de um reforo estrutural, o trculo (8), em geral entalhado na mesma pea do brao, mas que tambm pode ser uma parte separada e colada ao brao e ao corpo. Feita de uma madeira diferente do resto do brao, como bano, a escala (20) montada sobre o brao para fixar os trastes e servir de apoio aos dedos do executante. As guitarras clssicas geralmente no apresentam elementos decorativos sobre a escala. Os violes modernos so construdos com os trastes posicionados para proporcionar intervalos iguais em todos os semitons (temperamento igual). Em geral, a parte livre do brao mais curta que nos instrumentos eltricos, com doze trastes da pestana at a juno com o corpo.

[editar]Corpo
Em todos os tipos de violo o corpo (9) tem as funes de caixa de ressonncia e de fixao das cordas. A combinao de madeiras utilizadas no meramente decorativa . Cada madeira escolhida devido s suas caractersticas fsicas, tais como flexibilidade, resistncia trao e absoro de umidade. As caractersticas combinadas de cada madeira permitem construir instrumentos com a sonoridade desejada, bem como garantem que o instrumento ter afinaoe timbre estveis em condies diferentes de temperatura, umidade e tenso das cordas. Devido ao formato caracterstico do corpo do violo, costuma-se dizer que ele tem as mesmas propores de um corpo feminino. Por analogia tambm diz-se de mulheres que tm a cintura acentuada, que tm um "corpo de violo".

[editar]Faixas laterais (16)

Feitas de madeiras resistentes trao. A madeira preferida para esta parte do corpo o jacarand da Bahia. Como esta rvore est em risco de extino, apenas luthiers que possuem estoques antigos utilizam essa madeira. Uma alternativa o jacarand da ndia, tambm chamado Rosewood. Tambm pode ser usado o mogno ou algumas outras madeiras. As finas lminas, de no mximo 3 mm de espessura e com cerca de 3 a 5 cm de largura, so molhadas e moldadas no formato desejado do instrumento (normalmente no formato aproximado de um 8) com a ajuda de moldes de madeira e grampos. Aps alguns dias as faixas adquirem a forma definitivamente. Vrias peas de madeira em forma de "L" so coladas ao longo de toda a parte interna das faixas. Estas peas serviro para colar o fundo e o tampo.

[editar]Fundo (14)
Construdo da mesma madeira que as faixas, o fundo tambm uma lmina fina de madeira, cortada para preencher exatamente o contorno definido pelas faixas. Na verdade, no constitudo de uma nica chapa, mas de duas partes simtricas fixadas no meio a um estrutura que se estende longitudinalmente ao corpo. O resultado um fundo que no plano, mas levemente curvo em direo ao exterior. Essa montagem permite a dilatao e faz com que alteraes da madeira decorrentes de variaes de temperatura ou umidade sejam absorvidas sem danos s lminas.

[editar]Tampo (15)
Esta a principal parte do corpo do violo. Como as cordas so fixadas ao tampo, quando elas vibram todo o tampo vibra solidariamente. Este efeito responsvel pela maior parte da amplificao acstica. Como deve agir como uma membrana, o tampo deve ser construdo de uma lmina fina (em geral menos espessa que o fund e laterais) o de uma madeira altamente flexvel, mas ainda assim resistente o suficiente para suportar a trao ocasionada pelas cordas. A madeira preferencial para o tampo o cedro, mas vrias outras madeiras podem ser usadas. Os melhores instrumentos so obtidos de rvores com pelo menos 200 anos, que possuem veios praticamente paralelos. Assim como o fundo, o tampo obtido de uma nica chapa de pinho dividida em duas metades unidas ao meio e colado aos suportes em "L". No ponto de juno entre as faixas e o tampo, um friso colado como elemento decorativo e tambm como reforo estrutural do conjunto. Aproximadamente no centro do tampo, uma abertura, a boca (17) serve para permitir a passagem do ar em vibrao. Em geral, um mosaico feito em marchetaria decora e protege as bordas das aberturas. O desenho utilizado caracterstico de cada luthier. Na parte interna do tampo, uma complexa estrutura de barras ou ripas de madeira construda para "disciplinar" a vibrao do tampo. Chamada de leque, esta estrutura fundamental para permitir o reforo de determinados harmnicos e a absoro de rudos

indesejveis. Em geral o nmero de barras e o desenho utilizado caracterstico de cada luthier ou de cada modelo. Abaixo da boca colado o cavalete (12), usado para fixar as cordas ao corpo. O cavalete possui furos para a fixao das cordas e sobre ele montado o rastilho (19), uma barra de osso ou plstico que serve para apoiar e distanciar as cordas do corpo e da escala, alm de transmitir a vibrao das cordas ao tampo.

[editar] Encordoamento
As guitarras clssicas utilizam exclusivamente cordas (18) de nylon; a construo deste tipo de instrumento no suporta a tenso maior proporcionada pelas cordas de ao. As cordas mais finas, chamadas de primas ou agudas, so feitas de polmero monofilamento (um fio nico), de nylon ou compostos utilizando carbono e titnio. As mais grossas, chamadas de bordes ou baixos, consistem de um ncleo composto por multifilamentos de fios de nylon, enrolados em espiral por um fio metlico. Este fio feito geralmente de cobre (puro ou suas ligas), cobre banhado a prata, ou mesmo de prata pura, tratado com revestimento antioxidante. Esta construo permite maior resistncia trao, maior estabilidade de afinao e maior flexibilidade do que seria possvel caso se usassem fios de cobre tambm nas cordas mais grossas.

editar] Execuo
clssica

[editar]Msica

Este instrumento originou um ramo da msica clssica composta por obras escritas especialmente para tirar partido das possibilidades expressivas do violo, geralmente preldios, sonatas econcertos, embora qualquer forma de composio musical possa ser utilizada. O violo tocado sem o uso de palhetas, utilizando-se as unhas (normalmente da mo direita). As unhas devem estar bem polidas para um som mais perfeito. Ao contrrio da msica popular a execuo mais freqente de uma linha meldica tocada nas cordas agudas e linhas de baixo, escalas e harpejos so tocados simultaneamente melodia principal.

[editar]Principais compositores que escreveram para o instrumento [editar]Sculo XIX


Dionisio Aguado (1784 - 1849) Ferdinando Carulli (1770 - 1841) Fernando Sor (1778 - 1839) Francisco Trrega (1852 - 1909) Johann KasparMertz (1806 - 1856)

    

 

MatteoCarcassi (1832 - 1882) Mauro Giuliani (1781 - 1829)

[editar]Sculo XX
Manuel de Falla (1876 1946) OttorinoRespighi (1879 - 1936) Cyril Scott (1879 1970) Agustn Barrios Mangor (1885 - 1944) Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) Frank Martin (1890 - 1974) Frederico Moreno-Torroba (1891 - 1982) DariusMilhaud (1892 1974) Francisco Mignone (1897 - 1986) Leo Brouwer (1939 - ) Francis Poulenc (1899 1963) Joaqun Rodrigo (1901) - (1999) Antonio Jos (1902 - 1936) William Walton (1902 - 1983) Lennox Berkeley (1903 - 1989) Alan Rawsthorne (1905 - 1971) Hans Werner Henze (1926) Radams Gnattali (1906 - 1988) Mozart Camargo Guarnieri (1907 - 1993) Elliott Carter (1908 - ) Benjamin Britten (1913 - 1976) ToruTakemitsu (1926) - (1996) Peter Maxwell Davies (1934 - ) Ronaldo Miranda (1948 - ) Antero Martins (1928 - 2008)

                        

[editar]Msica

popular

Na msica popular as guitarras clssicas so utilizadas para acompanhamento do canto e a execuo freqentemente harmnica. Os acordes so montados com a mo esquerda e com os dedos da mo direita ou palhetas, so feitos diversos tipos de ritmos ou arpegios. Alguns gneros musicais permitem a utilizao de linhas meldicas em introdues e solos. No jazz podem ser utilizadas tcnicas mais elaboradas como o tapping e a execuo com harmnicos. Na msica popular comum a amplificao das guitarras clssicas com microfones dinmicos. Os amplificadores permitem ajustes

de tonalidade e mesmo algumas leves distores so tolerveis as vezes em alguns estilos populares.

[editar]Principais instrumentistas
A lista abaixo apresenta alguns dos maiores expoentes da guitarra clssica, chamados de guitarristas ou violonistas:

[editar]Brasil
Accio Oliveira Amrico Jacomino, Canhoto Alessandro Penezzi Badi Assad Baden Powell Dilermando Reis Djavan EdeltonGloeden Egberto Gismonti Fbio Zanon Henrique Pinto Helena Meirelles Isaas Svio Joo Alexandre Silveira Joo Pernambuco Eurico Pereira da Silva Filho Pedro Henrique Loureiro Laurindo de Almeida Rosinha de Valena Marcello Caminha Murillo Da Rs Nonato Luiz OlmirStocker (Alemo) Paulinho Nogueira Paulo Bellinati Pepeu Gomes Raphael Rabello Robson Miguel Srgio Abreu

                            

      

oquinho ur io Santos

Ventura amirez

Pestana, capotraste ou

ut

arrachas, cravelhas ou carrilhes rastes

abea, mo, alheta ou

Yamand

oninho

i Assad

i Azeredo orta

o sta

eadstock

     

6 Elementos decorativos 7 Brao 8 Trculo 9 Corpo 12 Cavalete 14 Fundo 15 Tampo Dianteiro 16 Lateral, faixas ou ilhargas 17 Abertura ou boca 18 Cordas 19 Rastilho 20 Escala

A origem do Violo no muito clara, pois existem, segundo musiclogos, vrias hipteses para o seu aparecimento. As duas mais aceitas atualmente, e que Emlio Pujol cita na sua conferncia em Paris no dia 9 de Novembro de 1928 entitulada La guitarra y su Histria so: A primeira hiptese de que o Violo seria derivado da chamada Khetara grega, que com o domnio do Imprio Romano, passou a se chamar Ctara Romana, era tambm denominada de Fidcula. Teria chegado pennsula Ibrica por volta do sculo I d.C. com os romanos; este instrumento se assemelhava Lira e, posteriormente foram acontecendo as seguintes transformaes: os seus braos dispostos da forma da lira foram se unindo, formando uma caixa de ressonncia, a qual foi acrescentada um brao de

trs cravelhas e trs cordas, e a esse brao foram feitas divises transversais (trastes) para que se pudesse obter de uma mesma corda a ser tocado na posio horizontal, com o que ficam estabelecidas as principais caractersticas do Violo. A segunda hiptese de que o Violo seria derivado do antigo Alade rabe que foi levado para a pennsula Ibrica atravs das invases muulmanas, sob o comando de Tariz. Os mouros islamizados do Maghreb penetraram na Espanha no ano 711 e conseguiram vencer o rei visigodo Rodrigo, na batalha de Guadalete. A conquista da pennsula se deu em cerca de 711-718, sendo formado um emirado subordinado ao califado de Bagd. O Alade rabe que penetrou na pennsula na poca das invases, foi um instrumento que se adaptou perfeitamente s atividades culturais da poca e, em pouco tempo, fazia parte das atividades da corte. Acreditava-se que desde o sculo VIII tanto o instrumento de origem grega como o Alade rabe viveram mutuamente na Espanha. Isso se pode comprovar pelas descries feitas no sculo XIII, por Afonso, o sbio, rei de Castela e Leo (1221-1284), que era um trovador e escreveu clebres cantigas atravs das ilustraes descritas nas cantigas de Santa Maria, que se pode pela primeira vez comprovar que no sculo XIII existiram dois instrumentos distintos convivendo juntos. O primeiro era chamado de Guitarra Moura e era derivado do Alade rabe. Este instrumento possua trs pares de cordas e era tocado com um plectro (espcie de palheta); possua um som ruidoso. O outro era chamado de Guitarra Latina, derivado da Khetara Grega. Ele tinha o formato de oito com incrustaes laterais, o fundo era plano e possua quatro pares de cordas. Era tocado com os dedos e seu som era suave, sendo que o primeiro estava nas mos de um instrumentista rabe e o segundo, de um instrumentista romano. Isso mostra claramente as origens bem distintas dos instrumentos, uma rabe e a outra grega; que coexistiram nessa poca na Espanha. Observa-se, portanto, como a origem e a evoluo do Violo estiveram intimamente ligadas Espanha e a sua histria.

A origem do nome Violo Em outros pases de lngua no portuguesa o nome do Violo guitarra, como pode se ver em ingls (Guitar), francs (Guitare), alemo (Gitarre), italiano (Chitarra), espanhol (Guitarra). Aqui no Brasil especificamente quando se fala em guitarra quer se denominar o instrumento eltrico chamado Guitarra Eltrica. Isso ocorre porque os portugueses possuem um

instrumento que se assemelha muito ao Violo e que seria atualmente equivalente nossa Viola Caipira. A Viola portuguesa possui as mesmas formas e caractersticas do Violo, sendo apenas pouco menor, portanto, quando os portugueses se depararam com a guitarra (Espanhol), que era igual a sua viola sendo apenas maior, colocaram o nome do instrumento no aumentativo, ou seja, Viola para Violo.

Potrebbero piacerti anche