Sei sulla pagina 1di 3

de Dora Salto Ruas

GLOSSRIO DE TERMOS EM SEGURANA E HIGIENE NO TRABALHO1


ACIDENTE DE TRABALHO Acontecimento no intencionalmente provocado, de carcter anormal, sbito e inesperado, que se verifica no local e tempo de trabalho ou ao servio do empregador, produzido, directa ou indirectamente, leso corporal, perturbao funcional ou doena de que resulte morte ou reduo na capacidade de trabalho ou de ganho. Processo de identificar, estimar (quantitativa ou qualitativamente) e valorar o risco para a sade e segurana dos trabalhadores. Este processo visa obter a informao necessria tomada de deciso relativa s aces preventivas a adoptar.

AVALIAO DO RISCO

COMISSO DE SEGURANA E SADE Comisso integrada pelos representantes dos trabalhadores para as questes de segurana e sade e por representantes dos empregadores que foi estabelecida e desempenha as suas funes ao nvel da organizao, em conformidade com a legislao e as prticas nacionais. CUSTOS DOS ACIDENTES Consequncias dos acidentes de trabalho, geralmente classificados em dois tipos: custos directos e custos indirectos. Doena em que se prova a relao causa-efeito entre a exposio a factores de risco existentes no local de trabalho e o seu efeito nocivo na sade do trabalhador, constando do diploma legal da Lista de Doenas Profissionais. Leso corporal, perturbao funcional ou doena que determine reduo na capacidade de trabalho ou de ganho ou a morte do trabalhador resultante, directa ou indirectamente, de acidente de trabalho. PROTECO Todo o equipamento, bem como qualquer complemento ou acessrio, destinado a ser utilizado pelo trabalhador para se proteger dos riscos, para a sua segurana e para a sua sade.

DOENA PROFISSIONAL

DANO

EQUIPAMENTO DE INDIVIDUAL (EPI)

1(com base em textos do Instituto para a Segurana, Higiene e Sade no Trabalho e demais legislao da rea)

SeguranaeHigienenoTrabalhoQualidadeeSeguranaAlimentarFormao
Urb. Vistas Atlntico, lote 46 Escaravilheira 2560-717 S. Pedro da Cadeira Tel: 261 856 919 Tlm:967 883 904 e-mail: qonforme@clinerg-qonforme.com

Pag. 1 de 3 Setembro 2007

de Dora Salto Ruas

ERGONOMIA

Cincia que estuda e projecta os postos e lugares de trabalho de modo a adaptar o trabalho ao homem, permitindo a conjugao da melhoria do nvel de sade, segurana, conforto e produtividade. Consiste na identificao e quantificao dos vrios factores de risco e consequente avaliao e controlo das condies de trabalho, nomeadamente na preveno da doena relacionada com o trabalho (Higiene) e na preveno do acidente de trabalho (Segurana). Ocorrncia instantnea e no desejada que, ao contrrio do acidente de trabalho, no provoca leses ou danos para alm dos resultantes da alterao normal da actividade. Nmero de acidentes de trabalho por milho de horas trabalhadas. Nmero de dias de trabalho perdidos devido a acidentes de trabalho por mil horas trabalhadas. Todo o lugar em que o trabalhador se encontra, ou donde ou para onde deve dirigir-se em virtude do seu trabalho, e em que esteja, directa ou indirectamente, sujeito ao controlo do empregador. Especialidade da medicina cujo objectivo prevenir riscos para a sade do trabalhador, vigiando e controlando directamente o seu estado de sade.

HIGIENE E SEGURANA

INCIDENTE

NDICE DE FREQUNCIA NDICE DE GRAVIDADE LOCAL DE TRABALHO

MEDICINA DO TRABALHO

MEDIDAS DE PREVENO DE RISCOS Conjunto de aces de ordem construtiva, tcnica ou organizacional que tm como objectivo evitar ou minimizar os riscos profissionais, ou seja proteger os trabalhadores na sua integridade fsica e moral. Como medidas de preveno mais vulgarmente utilizadas destacam-se a sinalizao de segurana e os equipamentos de proteco colectiva e individual, bem como as aces de formao e sensibilizao dos trabalhadores. PERIGO Situao que excede o limite do risco aceitvel. Propriedade intrnseca de um objecto ou organismo capaz de produzir danos ou leses.

SeguranaeHigienenoTrabalhoQualidadeeSeguranaAlimentarFormao
Urb. Vistas Atlntico, lote 46 Escaravilheira 2560-717 S. Pedro da Cadeira Tel: 261 856 919 Tlm:967 883 904 e-mail: qonforme@clinerg-qonforme.com

Pag. 2 de 3 Setembro 2007

de Dora Salto Ruas

PREVENO

Aco de evitar ou diminuir os riscos profissionais atravs de um conjunto de disposies ou medidas que devam ser tomadas no licenciamento e em todas as fases de actividade da empresa, do estabelecimento ou do servio. Conjunto de equipamentos e medidas que tm por finalidade evitar acidentes de trabalho ou doenas profissionais, protegendo no um trabalhador especfico mas sim um conjunto ou a totalidade dos trabalhadores da instalao. Dentro destas proteces, consideram-se as normas de segurana e a sinalizao. Tcnica de proteco relativamente a um ou mais riscos, em que se aplica ao trabalhador a respectiva proteco. Combinao da probabilidade (P) da ocorrncia de um fenmeno perigoso com a gravidade (G) das leses ou danos para a sade que tal fenmeno possa causar. Probabilidade de algo afectar negativamente a sade dos trabalhadores. Os que decorrem da evoluo socioeconmica e das transformaes do mundo do trabalho, os riscos psicossociais englobam o stress, a depresso e a ansiedade, o assdio moral, a intimidao e a violncia. Pem em risco o bem-estar no trabalho na sua dimenso fsica, moral e social. Abordagem que integra, alm da vigilncia mdica, o controlo dos elementos fsicos e mentais que possam afectar a sade dos trabalhadores, representando uma considervel evoluo face s metodologias tradicionais da medicina do trabalho. DA Conjunto de elementos interrelacionados ou NO interactivos que tm por objecto estabelecer uma poltica e objectivos de SST, e alcanar tais objectivos.

PROTECO COLECTIVA

PROTECO INDIVIDUAL

RISCO (R = P x G)

RISCO PROFISSIONAL RISCOS PSICOSSOCIAIS

SADE NO TRABALHO

SISTEMA DE SEGURANA E TRABALHO

GESTO SADE

SeguranaeHigienenoTrabalhoQualidadeeSeguranaAlimentarFormao
Urb. Vistas Atlntico, lote 46 Escaravilheira 2560-717 S. Pedro da Cadeira Tel: 261 856 919 Tlm:967 883 904 e-mail: qonforme@clinerg-qonforme.com

Pag. 3 de 3 Setembro 2007

Potrebbero piacerti anche