Sei sulla pagina 1di 8

DIREITO ADMINISTRATIVO Curso de Direito 2 ano 2010/2011

TRABALHO INDIVIDUAL Tema : TIPOLOGIA DO ACTO ADMINISTRATIVO

_____________________________________________________________ Ana M

Realizei este trabalho no mbito da cadeira do Direito Administrativo do 2 semestre com objectivo de falar no tema que escolhi a "tipologia dos actos administrativo". Qualquer um dos temas de grande importancia nesta disciplina Escolhi este tema por, independentemente de gostar e considerar que a matria lesionada sobre a tipologia do acto administrativa de grande importancia, no deixa de ser uma forma de me preparar para o teste. Neste trabalho comearei por falar do conceito do acto administrativo, dos tipos de actos administrativo e da sua classificao. Consultei para o efeitos os meus apontamentos e a bibliografio do Professor Freitas do Amaral vol II. Assim sendo, vou tentar resumir o que entendi por Tipologia do Acto Administrativo ...

14 de Maio de 2011

TIPOLOGIAS DOS ACTOS ADMINISTRATIVOS

O Acto administrativo um acto jurdico, ou seja, uma conduta voluntria produtora de efeitos jurdicos. Dentro dos factos jurdicos em sentido amplo figuram vrias realidades e, nomeadamente, os actos jurdicos. O acto administrativo um acto jurdico. Sendo ele um acto jurdico, so em regra aplicveis ao acto administrativo os Princpios Gerais de Direito referentes aos actos jurdicos em geral. Por outro lado, e uma vez que o acto administrativo um acto jurdico em sentido prprio, isso significa que ficam de fora do conceito, sob este aspecto (n. 5, Art 2 do CPA) Os actos administrativos dividem-se em dois grandes grupos: os actos primrios e os actos secundrios. So actos primrios, aqueles que versam pela primeira vez sobre uma determinada situao da vida ; os actos secundrios, por seu turno, so aqueles que versam sobre um acto primrio anteriormente praticado: tm por objecto um acto primrio preexistente, ou ento versam sobre uma situao que j tinha sido regulada atravs de um acto primrio. Dentro dos actos primrios, h que distinguir, basicamente, entre actos impositivos, actos permissivos e meros actos administrativos. Dentro dos actos primarios temos os : Actos Impositivos aqueles que impem a algum uma determinada conduta ou sujeio a determinados efeitos jurdicos que se distinguem em 4 tipos ou seja : . Actos de comando que so os que impem a um particular a adopo de uma conduta positiva ou negativa, ou seja, se impem uma conduta positiva, chamam-se ordens ; se impem uma conduta negativa chama-se proibies. . Actos punitivos: so aqueles que impem uma sano a algum; . Actos ablativos: so aqueles que impem o sacrifcio de um direito; . Juzos: so os actos pelos quais um rgo da Administrao qualifica, segundo critrios de justia, pessoas, coisas, ou actos submetidos sua apreciao. Actos Permissivos estes so os que possibilitam a algum a adopo de uma conduta ou omisso de um comportamento que de outro modo lhe estariam vedados. Estes distribuem-se por dois grandes grupos sendo o primeiro grupo os actos que conferem ou ampliam vantagens:

. A autorizao: o acto pelo qual um rgo da Administrao permite a algum o exerccio de um direito ou de uma competncia preexistente; . A licena: o acto pelo qual um rgo da Administrao atribui a algum o direito de exercer uma actividade que por lei relativamente proibida; . A subveno: pela qual um rgo da Administrao Pblica atribui a um particular uma quantia em dinheiro destinada a custear a prossecuo de um interesse pblico especfico; . d) A concesso: o acto pelo qual um rgo da Administrao transfere para a entidade privada o exerccio de uma actividade pblica, que o concessionrio desempenhar por sua conta e risco, mas no interesse geral; . e) A delegao: o acto pelo qual um rgo da Administrao, normalmente competente em determinada matria, permite, de acordo com a lei, que outro rgo ou agente pratiquem actos administrativos sobre a mesma matria; . f) A admisso: aquela pelo qual um rgo da Administrao pblica investe um particular numa determinada categoria legal, de que decorre a atribuio de certos direitos e deveres. - O segundo grupo so os actos que eliminam ou reduzem encargos: . a) A dispensa: o acto administrativo que permite a algum, nos termos da lei, o no cumprimento de uma obrigao geral, seja em ateno a outro interesse pblico (iseno), seja como forma de procurar garantir o respeito pelo princpio da imparcialidade da Administrao Pblica (escusa); b) A renncia: que consiste no acto pelo qual um rgo da Administrao se despoja da titularidade de um direito legalmente disponvel. As pr-decises No que respeita especialmente a certas espcies de actos permissivos ampliadores de vantagens (a autorizao e a licena) vem a doutrina administrativista aludindo ao conceito de pr-decises, o qual abarca duas realidades distintas ou seja, os actos prvios (que so actos administrativos pelos quais a Administrao resolve questes isoladas de que depende a posterior deciso da pretenso autorizatria ou licenciatria formulada pelo particular) e os actos parciais (os actos administrativos pelos quais a Administrao decide antecipadamente uma parte da questo final a decidir em relao a um acto permissivo). Fazendo uma brvia comparao, vimos que no acto prvio, a deciso da Administrao, debruando-se sobre questes prvias, no tem qualquer efeito permissivo ; por exemplo, no caso de uma autorizao, o particular no pode ainda exercer o seu direito antes que seja tomada a deciso final enquanto que no acto parcial, a deciso da Administrao j uma deciso definitiva sobre uma parte do que foi requerido e tem, pois, desde logo, efeito permissivo, contanto que limitado apenas a parte do que o particular pretende obter. Falando nos meros Actos Administrativos, vimos que so actos que no traduzem uma afirmao de vontade, mas apenas simples declaraes de conhecimento ou de inteligncia e que tm duas categorias:

- As declaraes de conhecimento que so actos pelos quais um rgo da Administrao exprime oficialmente o conhecimento que tem de certos factos ou situaes. temos como exemplo, as participaes, certificados, certides, atestados, informaes prestadas ao pblico ; - Os Actos opinativos estas so actos pelos quais um rgo da Administrao emite o seu ponto de vista acerca de uma questo tcnica ou jurdica. Dentro destes, distinguir-se trs modalidades: as informaes burocrticas so as opinies prestadas pelos servios ao superior hierrquico competente para decidir; as recomendaes so actos pelos quais se emite uma opinio, consubstanciando um apelo a que o rgo competente decida daquela maneira, mas que o no obrigam a tal; e os pareceres, so actos opinativos elaborados por peritos especializados em certos ramos do saber, ou por rgos colegiais denatureza consultiva. Actos secundrios estes versam directamente sobre um acto primrio e s indirectamente sobre a situao real subjacente ao acto primrio. Os actos secundrios distinguem-se em trs categorias: actos integrativos, actos saneadores, actos desintegradores, mas agora s vamos referir os actos integrativos. Actos integrativos que visam completar actos administrativos anteriores, cinco categorias: - A homologao: o acto administrativo que absorve os fundamentos e concluses de uma proposta ou de uma parecer apresentados por outro rgo; - A aprovao: o acto pelo qual um rgo da Administrao exprime a sua concordncia com um acto definitivo praticado por outro rgo administrativo, e lhe confere executoriedade; - O visto: no um acto substancialmente diferente da aprovao. A nica diferena que existe que, enquanto a aprovao praticada por um rgo activo, o visto praticado por um rgo de controlo; - A confirmao: o acto administrativo pelo qual um rgo da Administrao reitera e mantm em vigor um acto administrativo anterior; - A ratificao confirmativa: o acto pelo qual o rgo normalmente competente para dispor sobre certa matria exprime a sua concordncia relativamente aos actos praticados, em circunstncias extraordinrias, por um rgo excepcionalmente competente. Actos instrumentais Consideremos agora a categoria dos actos instrumentais que, como j dissemos acima, identifica aquelas pronncias administrativas que no envolvem uma deciso de autoridade, antes so auxiliares relativamente a actos administrativos decisrios (passe o pleonasmo). Quer dizer, a sua contribuio para a realizao das tarefas administrativas processa-se atravs de um acto administrativo cuja produo condicionam de modo diverso ou cuja efectiva operatividade condicionam.

Nestes actos destacam-se duas modalidades principais: - As declaraes de conhecimento - so actos auxiliares pelos quais um rgo da Administrao exprime oficialmente o conhecimento que tem de certos factos ou situaes. Temos como exemplo as participaes (actos pelos quais um agente da autoridade participa um crime de que tomou conhecimento), dos certificados e das certides (actos pelos quais a Administrao declara ao pblico quais so os factos ou as situaes de que tem conhecimento oficial por se encontrarem documentados nos seus registos ou nos seus arquivos prprios); - Os actos opiniativos - so actos pelos quais um rgo da Administrao emite o seu ponto de vista acerca de uma questo tcnica ou jurdica. So, no fundo, opinies. Aqui a Administrao no resolve problemas, no toma decises, apenas emite opinies; da a designao de actos opiniativos. No se deve confundir estes actos com os actos opinativos referidos no n. 1 do artigo 186 do CPA : estes, correspondem a declaraes unilaterais de vontade jurdica da Administrao, muito embora, por serem proferidas no seio de relaes contratuais (em matria de sua interpretao e validade, e fora, portanto, dos casos em que, mesmo a, dado Administrao praticar actos administrativos), no vinculam a contraparte Ainda dentro desta categoria de actos, podemos distinguir trs modalidades: As informaes burocrticas ; As recomendaes ; Os pareceres. a) Informaes burocrticas so as opinies prestadas pelos servios ao superior hierrquico competente para decidir. indispensvel dizer informaes burocrticas, para as distinguir das informaes prestadas ao pblico, que fazem parte da categoria anterior, como declaraes de conhecimento. Uma coisa o acto pelo qual a Administrao presta certas informaes ao pblico, outra coisa o acto pelo qual o funcionrio estuda um processo e elabora uma informao que entrega ao superior hierrquico, para que este possa decidir da forma mais onforme lei e ao interesse pblico (por exemplo, que a construo de determinado edifcio, por se mostrar contrria s regras urbansticas aplicveis, deve ser embargada e deve ser ordenada a sua demolio); b) Recomendaes so actos pelos quais se emite uma opinio, consubstanciando um apelo a que o rgo competente decida de certa maneira, mas que o no obrigam a tal; c) Os pareceres, enfim, so actos opiniativos elaborados por peritos especializados em certos ramos do saber, ou por rgos colegiais de natureza consultiva. os pareceres so obrigatrios ou facultativos, conforme a lei imponha ou no a necessidade de eles serem emitidos (Arts 98 e 99 do CPA). Por outro lado, os pareceres so vinculativos ou no vinculativos, conforme a lei imponha ou no a necessidade de as suas concluses serem

seguidas pelo rgo activo competente. A regra geral no nosso Direito que, se a lei no disser o contrrio, os pareceres so obrigatrios, mas no vinculativos.

Classificao do acto administrativo Os Actos administrativos esto classificados quanto ao autor ; quanto aos destinatrios e quanto aos efeitos. - Quanto ao autor : decises (todos os actos administrativos que contenham a soluo de um determinado caso concreto) e deliberaes ( as decises tomadas por rgos colegiais) e os Actos simples (os que as decises tomadas por rgos colegiais) e complexos ( aqueles em cuja feitura intervm dois ou mais rgos administrativos. A complexidade do acto administrativo, neste sentido, pode ser igual ou desigual. Diz-se que h complexidade igual, quando o grau de participao dos vrios autores na prtica do acto o mesmo. A complexidade igual corresponde assim a noo de co-autoria. Diz-se que h complexidade desigual quando o grau de participao dos vrios intervenientes no o mesmo). - Quanto aos destinatrios : Estes podem ser, actos singulares, colectivos, plurais e gerais.

Potrebbero piacerti anche