Sei sulla pagina 1di 4

CHECK LIST

Dados Gerais: a) Nome da empresa: b) Endereo e dados de contato: c) Data da avaliao: d) Avaliadores: e) Avaliados empresa: f) Principais instalaes: g) Comentrios sobre a empresa (tempo operao, histrico, gama de atividades, destaques, rea de atuao, etc.): 1. Localizao da empresa: 1.1 Verificar se a empresa est localizada prxima a escolas, hospitais, reas residenciais, corpos dgua ou quaisquer outros locais crticos.

2. Situao Legal: 2.1 Verificar as licenas de instalao e de funcionamento da empresa em questo (emitidas pela Prefeitura, rgo Fiscalizador Ambiental, Corpo Bombeiros, Vigilncia Sanitria). Listar os documentos disponveis e respectivas datas de emisso e validade.

3. Poltica de Segurana, Sade e Meio Ambiente: 3.1. Verificar se a empresa possui uma poltica de Segurana, Sade e Meio Ambiente por escrito e divulgada a todos os funcionrios.

3.2. Verificar se existem metas gerenciais relacionadas reduo de acidentes e doenas ocupacionais, minimizao e/ou eliminao da gerao de poluentes (do ar, solo e gua) e reduo de consumo energia. Relacionar as metas e comentar sua evoluo.

3.3 Verificar a existncia de um setor especfico para cuidar dos assuntos ambientais e de segurana industrial ou SESMT ou CIPA. Listar estrutura existente.

4. Certificaes e Controle Ambiental: 4.1.Verificar se a empresa possui algum Programa de Gesto Ambiental ou alguma certificao ISO. Relacionar os certificados, rgos certificadores e datas de emisso / validade.

5. Poluio do ar: 5.1. Verificar as fontes geradoras de emisses atmosfricas, incluindo o uso de combustveis (vapores, gases, material particulado).

5.2. H o monitoramento destas emisses? Qual sua periodicidade e parmetros analisados? 5.3. H equipamentos para o controle desta poluio?

CHECK LIST

6. Poluio das guas: 6.1 Verificar se os efluentes lquidos gerados no processo industrial da empresa recebem algum tipo de tratamento.

6.2 Qual o tratamento empregado?

6.3. Qual sua disposio final? (corpos dgua, rede de esgoto, etc.)

6.4. H o monitoramento do descarte destes efluentes?

6.5. Qual a periodicidade e quais os parmetros analisados?

6.6. H estoque de produtos qumicos perigosos em tanques enterrados?

6.7. As reas de operao possuem superfcies seladas?

6.8. Existe preveno de contaminao da rede drenagem pluvial por contaminantes oriundos da estocagem, manuseio, operao de produtos qumicos perigosos?

7. Resduos slidos: 7.1 H gerao de resduos slidos perigosos (Classe I, segundo a norma ABNT NBR 10004)?

7.2 Qual a estocagem e destinao final dos resduos?

7.3 O que feito com as embalagens vazias de matrias-primas?

8. Condies gerais de operao (EPIs, equipamentos, instalaes): 8.1 Verificar o estado e a periodicidade de manuteno dos equipamentos.

8.2 Verificar adequao das instalaes eltricas e classificao de reas.

CHECK LIST
8.3 Verificar controle e inspeo de equipamentos sob presso (NR 13).

8.4 Verificar a existncia e o cumprimento de procedimentos operacionais formais para o desenvolvimento das atividades, prevendo o que fazer em situaes normais e fora de rotina (parada de emergncia, anomalias de processo, etc.).

8.5 Verificar se existem procedimentos para realizao de trabalhos de risco (altura, fogo, local confinado, etc.).

8.6 Verificar se as fichas de segurana (MSDS) dos materiais envolvidos no processo esto disponveis e so do conhecimento dos funcionrios.

8.7 Verificar se os materiais manuseados tem sinalizao de risco e indicao de uso de EPIs .

8.8 Verificar se os EPIs utilizados pelos funcionrios so adequados, apresentam boas condies de uso e h controle de entrega e uso.

8.9 Verificar a postura dos funcionrios da empresa com relao a segurana no desenvolvimento de suas atividades, e a utilizao de uniformes e EPIs, verificando tambm as condies dos mesmos.

9. Situaes de Emergncia: 9.1 Verificar a existncia de um plano de emergncia definido.

9.2 Verificar se existe brigada treinada para conduzir os procedimentos e usar os recursos de emergncia.

9.3 Verificar se existe brigada de socorristas treinada para conduzir os primeiros socorros em caso acidentes. 9.4 Indicar localizao e distncia (aproximada) de bombeiros, hospitais, polcia.

9.5 Verificar a existncia de equipamentos de emergncia disponveis nas diversas reas da empresa (alarme de emergncia, extintores, sprinklers, hidrantes, maca, ambulncia, etc.).

9.6 Verificar se os depsitos e tanques estocagem de produtos perigosos possuem sistemas de conteno secundria.

CHECK LIST

10. Acidentes e doenas ocupacionais: 10.1 Avaliar o histrico de acidentes e doenas ocupacionais desde a ltima avaliao.

10.2 Avaliar como so registrados, investigados e estabelecidos aes preventivas referentes aos acidentes e doenas ocupacionais.

10.3 Verificar se o PPRA e o PCMSO da empresa atendem as exigncias das NR 07 e NR 09 da Portaria 3214 do Min. Trabalho (exames mdicos peridicos, monitoramento de higiene industrial, etc.).

11. Ambiente de trabalho: 11.1 A empresa apresenta boas condies de Housekeeping?

12. Segurana Patrimonial: 12.1 Avaliar o sistema de segurana patrimonial quanto recursos existentes, vulnerabilidades, histricos, etc.

13. Recursos Humanos: 13.1 Avaliar se existe um programa de treinamento definido e como implementado.

13.2 Relacionar os principais treinamentos realizados.

13.3 Avaliar se a estrutura (organograma / efetivo), turnover e qualificao da equipe de superviso e tcnicos so compatveis com os riscos envolvidos

13.4 Qual o regime de trabalho operacional 14. Observaes e comentrios adicionais:

15. Recomendaes e Concluses:

Potrebbero piacerti anche