Sei sulla pagina 1di 3

Ecumenismo (ou eucumenismo) o processo de busca da unidade.

. O termo provm da palavra grega "oikos" (casa), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforos em favor da unidade entre igrejas crists; num sentido lato, pode designar a busca da unidade entre as religies ou, mesmo, da humanidade. Neste ltimo sentido, emprega-se tambm o termo "macro-ecumenismo". No mundo grego, ecumenismo significava "terra habitada", e tinha o sentido de "povo civilizado", de cultura aberta, tanto com uma perspectiva geogrfica, como de civilizao. Com as conquistas do imprio romano, o termo ganha mais uma conotao, a conotao poltica. J no cristianismo, a palavra utilizada numa perspectiva espiritual: a "terra habitada" passa a ser considerada obra de Deus, tornada habitvel pela colaborao humana. Assim, assume a conotao de uma tarefa a realizar[2].

Histria do movimento ecumnico


Em 1846, foi criada em Londres a Aliana Evanglica, com a finalidade de congregar as diversas igrejas diante da ameaa de fragmentao do Protestantismo. Durante a primeira reunio da Aliana Evanglica em Londres, o pastor calvinista francs Adolphe Monod ressalta o "esprito ecumnico" demonstrado pelos organizadores do evento[2]. Tipos de ecumenismoO ecumenismo tem uma face plural. As iniciativas e o dilogo ecumnico ocorrem em diferentes nveis e entre diferentes atores. Bosch [2] classifica estas iniciativas segundo:
y

y y

y y

Ecumenismo espiritual: o ecumenismo espiritual pressupe que a superao das diferenas humanamente insuperveis uma obra de Deus. Requer uma atitude orante e tambm uma atitude de dilogo que brota da convico de unidade espiritual entre aqueles que creem em Jesus Cristo. O Conclio Vaticano II afirma que "a orao a alma do ecumenismo" (UR 8). Ecumenismo institucional: aquele que ocorre ao nvel das instituies promotoras do ecumenismo, como o Conselho Mundial de Igrejas e o Pontifcio Conselho para a Unidade dos Cristos. Ecumenismo oficial: aquele que envolve as autoridades eclesisticas das diversas igrejas. Ecumenismo doutrinal: trata-se das iniciativas de dilogo sobre as diversas questes doutrinais que esto na raiz das divergncias. Busca-se atingir pontos de convergncia no que o essencial do cristianismo atravs de encontros, colquios e dilogos entre as diversas igrejas. Ecumenismo local: o ecumenismo local corresponde s iniciativas e aes comuns que ocorrem na base das igrejas. Ecumenismo secular: o ecumenismo secular uma corrente do movimento ecumnico representada por aqueles que, diante do impasse e da lentido das diversas instituies em realizar a unidade, creem que somente a aplicao do mtodo indutivo que parte da histria concreta em que se est inserido e da encarnao como tema central - poder levar adiante a tarefa ecumnica. Segundo os secularistas, o pensamento e a ao ecumnicas devem estar centradas no mundo secular, no servio do ser humano. Assim, o ecumenismo secular coloca-se na busca da justia, da paz, da ecologia e da luta contra a pobreza expressa nas diversas teologias da libertao.

A mesma palavra pode ter sentidos diferentes. O termo ecumenismo usado de maneiras diferentes em diversos contextos. Pode se referir aos movimentos que promovem ecumenismo cristo, fraternidade entre as religies chamadas crists. Algumas organizaes procuram relaes entre protestantes, outras entre catlicos e protestantes, etc. Um sentido mais abrangente, chamado, s vezes, de macroecumenismo, representa movimentos para paz, tolerncia e unio entre as diversas religies catlicos, protestantes, budistas, hindustas, judeus, muulmanos, etc. Estes movimentos envolvem vrios nveis ou aspectos. Manchetes falam de reunies entre lderes religiosos para promover a tolerncia e a compreenso. Vrias organizaes religiosas, s vezes, juntam foras para realizar obras sociais e culturais. Outras iniciativas buscam minimizar diferenas teolgicas e doutrinrias, dizendo que as diversas religies so boas e igualmente vlidas e que todas buscam os mesmos benefcios para os homens. Podemos ver um exemplo que ilustra o objetivo de tais iniciativas no trabalho do Centro Ecumnico de Servios Evangelizao e Educao Popular (CESEP). Conforme o site dela na Internet, esta organizao oferece um curso que inclui Panorama histrico de espiritualidade nas tradies religiosas: crist, islmica, budista, africana, indgena e wiccana com participao em celebraes religiosas....e participaes em celebraes religiosas nas tradies: hindusta e judaica. Um participante do curso recentemente escreveu: E como parte do dilogo, no qual eu acredito, podemos durante o curso participar de momentos celebrativos das diversas religies, entre elas: Umbanda, Candombl, Judasmo, Islamismo, Budismo e Hindusmo. Ele cita as regras do ecumenismo apresentadas no curso, uma delas dizendo: Eventualmente, cada participante do dilogo deveria ter uma experincia da religio do outro por dentro (Antnio Ryscak, da Igreja Anglicana). Parece uma coisa to bonita. Pessoas de religies diferentes convivendo em paz, fazendo encontros especiais, falando bem dos outros e das religies diferentes. Temas de paz, compreenso e amor ao prximo so bons e importantes. O discpulo de Cristo deve abraar os movimentos ecumnicos? Esta tendncia representa o caminho certo para servir a Deus no sculo XXI?

A histria do ecumenismo comeou a partir de uma tentativa de colar os cacos


e estilhaos em se que fragmentou o mundo Protestante, desde a prpria Reforma colocado ao sabor das foras centrfugas. O que era, por assim dizer, uma questo interna do Protestantismo, teve a sorte de ganhar outra dimenso ao coincidir com o alastramento de uma mentalidade servil tendncia de homogeneizao cosmopolita em detrimento aos valores culturais genuinamente nacionais, estes assentados sobre ensinamentos tico-religiosos precisos e insofismveis. O ecumenismo uma promiscuidade em pecado, j que pretende agremiar numa s confisso seitas cujo prprio surgimento e a "raison d'tre" so desvios do caminho reto da tradio crist original. uma tentativa inslita de se chegar Verdade atravs da aceitao simultnea de vrias deturpaes desta. A expresso "o Deus o mesmo," habitualmente usada por aqueles que defendem esta promiscuidade no tem sentido. Evidentemente, existe Um s Deus. O Criador do mundo, Que independe de qualquer definio. Porm, neste caso trata-se de Um Absoluto, "Deus absconditus" , - uma noo sem nenhum significado de valor tico. de se acreditar que o dito foi suficiente para tornar evidente a vacuidade espiritual do ecumenismo. No , pois, de se estranhar que cada vez mais, ele est perdendo os seus vnculos com o Cristianismo original, ou, - o que talvez seria mais correto, - com o prprio Cristianismo. Por outro lado o ecumenismo est contribuindo para tornar mais eficiente o processo da massificao dos seres humanos aniquilando o que chamamos sensu latu - de alma.

Potrebbero piacerti anche