Sei sulla pagina 1di 9

AGRO -

EMENTAS AGRONOMIA
1o semestre Anatomia e Fisiologia Comparada dos Animais Domsticos (30 h) Introduo a anatomia e a fisiologia. Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Anatomia e fisiologia do sistema respiratrio. Anatomia e fisiologia do aparelho genitourinrio e do sistema digestrio. Anatomia e fisiologia do aparelho locomotor. Pele e anexos. Botnica I (60h) Organografia. Coleta de plantas e herborizao. Organizao de herbrios e outras colees. Taxonomia Vegetal. Nomenclatura botnica e estrutura taxonmica. Especiao. Pteridfitas. Gimnospermas. Angiospermas. Estudo particular de famlias de mono e dicotiledneas. Construo e uso de chaves analticas. Qumica Orgnica (75 h) O tomo de carbono. Funes orgnicas. Isomeria. Efeitos indutivos e mesomrico. Previso de acidez e basicidade dos compostos orgnicos. Reaes orgnicas. Propriedades da funes mais importantes. Desenho I (60 h) Materiais de desenho e suas utilizaes. Geometria descritiva (ponto, reta e plano). Escalas numrica e grfica simples. Vistas ortogonais principais. Desenho arquitetnico. Normas da ABNT. Zoologia (45 h) Sistemtica (taxonomia zoolgica), protozorios, introduo aos metazorios, platelmintos, nematelmintos, introduo aos celomados, moluscos, introduo aos metamricos, aneldeos (oligoqueta), artrpodes (aracndeos, crustceos, quilpodes e diplpodes), cordados (peixes sseos e cartilaginosos, anfbios, rpteis, aves e mamferos). Clculo I (60 h) Conjuntos numricos. Nmeros reais. Desigualdades. Tpicos de geometria analtica: retas e cnicas. Funes: definies e aplicaes. Matrizes. Determinantes e sistemas de equaes lineares. Informtica Bsica (45 h) Introduo Informtica. Sistemas componentes de um computador: hardware e software. Sistema operacional e ambiente de trabalho com interface grfica. Utilizao de editores de texto. Utilizao de planilhas eletrnicas. Noes de algoritmo e linguagem de programao. Rede mundial de computadores. 2o semestre Qumica Analtica (60 h) Solues. Equilbrio qumico. pH Soluo Tampo. Anlise Volumtrica. Volumetria de neutralizao. Volumetria de precipitao. Volumetria de complexao. Erros.

AGRO -

AGRO Bioqumica (75 h) Carboidratos, lipdeos, aminocidos e protenas, cidos nuclicos e seus componentes, enzimas, vitaminas e ecoenzimas, bioenergtica. Consideraes gerais sobre metabolismo, metabolismo anaerbico dos carboidratos, via das pentoses, ciclo do cido tricarboxlico, cadeia de transporte de eltrons, fosforilao oxidativa, oxidao de lipdeos, aminocidos e protenas, biosntese de carboidratos lipdeos e protenas Topografia (60 h) Introduo ao estudo da Topografia. Planimetria. Altimetria. Estradas de rodagem. Terraplanagem. Fotogrametria e fotointerpretao. Sistematizao e nivelamento de terrenos. Clculo II (60 h) Limite e continuidade de funes. A derivada: conceitos e teoremas; interpretao geomtrica; propriedades e operaes; aplicaes das derivadas. A integral: conceitos e teoremas; propriedades e desigualdades; integrais imprprias; tcnicas de integrao: substituio, por partes e fraes parciais; aplicaes das integrais: comprimentos de curvas, clculo de reas e volumes de revoluo. Estatstica (60 h) Estatstica Descritiva. Conjuntos e Probabilidade. Variveis Aleatrias. Distribuies de Probabilidade. Distribuies Especiais de Probabilidade. Teoria da Amostragem. Teoria da Estimao. Teste de Hipteses. Regresso Linear e Correlao. Entomologia e Parasitologia I (60 h) Morfologia geral dos insetos. Anatomia Interna e fisiologia dos insetos. Biologia geral dos insetos. Cor e mimetismo. Taxonomia geral dos insetos. Principais Ordens da super classe Insecta. Noes sobre acarologia. 3o semestre Filosofia da Cincia e Metodologia Cientfica (60 h) Filosofia da cincia. Deontologia cientfica. Pesquisa cientfica. Mtodo cientfico. Pesquisa emprica. Pesquisa bibliogrfica. Projeto de pesquisa. Fases da pesquisa. Redao tcnica. Apresentao de trabalhos cientficos. Botnica II (75h) A Clula Vegetal, Os tecidos e os principais rgos das plantas superiores. Anatomia da raiz, caule, folha e rgos da reproduo. Economia hdrica, absoro de ons, fotossntese, translocao de solutos, respirao e crescimento vegetal. Prtica de uso de instrumental cientfico e introduo ao estudo das tcnicas do cultivo de tecidos vegetais in vitro. Fsica I (60 h) Unidades. Grandezas fsicas e vetores. Equilbrio de uma partcula. Movimento retilneo. Segunda lei de Newton e gravitao. Movimento plano. Trabalho e energia. Impulso e momento linear. Equilbrio torque. Rotao.

AGRO -

AGRO Microbiologia Agrcola (60h) Introduo Microbiologia. Estudo das Bactrias: morfologia e ultra-estrutura, cultivo de bactrias, reproduo e crescimento, metabolismo bacteriano. Estudo de Fungos: importncia, caractersticas, morfologia e classificao, cultivo de fungos, reproduo e modo de vida. Estudo de vrus, histrico, caractersticas gerais de vrus vegetais e de insetos. Gentica (60h) Importncia do Estudo da Gentica e Evoluo. Biologia e Fisiologia Celular. Identificao do Material Gentico. Transmisso e Distribuio do Material Gentico. Gentica Quantitativa e de Populaes. Modo de Ao dos Genes. Princpios de Evoluo Orgnica. Estatstica Experimental (60h) Princpios Bsicos. Testes Mais Usuais. Anlise de Varincia. Delineamentos Experimentais. Experimentos Fatoriais. 4o semestre Manejo e Gesto Ambiental (60 h) Ecologia e cincias do ambiente. Clima e meio ambiente. Ecologia de ecossistemas. Problemas ambientais de origem antrpica. Economia e meio ambiente. Poltica de desenvolvimento integrado e suas caractersticas. Insero do meio ambiente no planejamento econmico. Noes de direito ambiental. Gesto de resduos. Avaliao de impactos ambientais. Instrumentos de gesto e suas implementaes: conceitos e prtica. Geologia e Mineralogia (45h) Introduo a Geologia. Estudo do planeta terra. As transformaes terrestres: agentes e processos gelogicos, ciclo geolgico. Noes de dinmica interna: Tectnica Global, Magmatismo e Plutonismo. Rochas sedimentares. Introduo Dinmica Externa: eroso, transporte e sedimentologia, Intemperismo. Minerais primrios e secundrios do solo. Ao da gua: ciclo hidrolgico, eroso pluvial, gua subterranea. Formas e evoluo do relevo. Prtica: minerais formadores de rochas e principais rochas. Aplicao da geologia a problemas ambientais. Fsica do Solo (45 h) Fundamentos de Mineralogia de Argilas. Importncia agrcola dos minerais de argila e colides orgnicos. Conceituao de solo Propriedades do solo e sua importncia para a agricultura. Interpretao das anlises de solo Hidrulica (60 h) Escoamento atravs de orifcios e vertedores. Escoamento em condutos forados. Perdas de carga localizada. Sifes. Sistemas elevatrios. Escoamento em superfcie livre. Medidores de vazo. Estruturas hidrulicas. Climatologia (60 h) Relaes Terra-Sol. Radiao solar e terrestre. Temperatura do ar e do solo. Umidade do ar. Presso atmosfrica. Estudo dos ventos. Condensao e precipitao pluviomtrica. Evaporao, evapotranspirao e coeficiente de cultivo. Balano hdrico do solo. Classificaes climticas. Estaes e equipamentos meteorolgicos. Sensoriamento remoto.

AGRO -

AGRO Melhoramento Vegetal (60h) Tcnicas Experimentais Aplicadas ao Melhoramento Gentico de Plantas. Elaborao de Projetos de Melhoramento Genticos de Plantas. Implicaes da Biologia reprodutiva no melhoramento. Princpios Bsicos do melhoramento. Mtodos de Plantas Autgamas. Mtodos de Algamas. Mtodos de Plantas propagadas Vegetativamente. Tcnicas Especiais de Melhoramento. Biotecnologia Vegetal (45 h) Histrico e Conceitos. Estrutura do DNA, Replicao e Traduo. Estrutura dos Cromossomos e Bandeamento Cromossmico. Sequenciamento de Genes. Projeto Genoma. Marcadores Moleculares. Uso de Marcadores no Melhoramento de Plantas. Cultura de Tecidos. Di-haploides. Cultura de Anteras. Resgate de Embrio. Cruzamento Inter-especfico e Hibridao somtica. Transformao Gnica. 5o semestre Relao Solo-gua-Planta-Atmosfera (45 h) Sistema solo-gua-planta-atmosfera. A gua. A planta. O solo. A atmosfera. Estado energtico da gua no sistema solo-planta-atmaosfera. Relaes gua-solo. Relaes guaplanta. Relaes planta-atmosfera. Sistema gua-atmosfera. Evaporao e evapotranspirao. Balano hdrico do solo. Necessidade hdrica das culturas. A gua na produo agrcola. Gnese, Morfologia e Classificao do Solo (60h) Fatores de formao do solo. Processos de formao do solo. Determinao de propriedades fsico-morfolgicas do solo. Horizontes diagnsticos do solo. Sistema de classificao de solo. Mapeamento de solos. Sociologia Rural (60 h) Sociologia conceitos bsicos, objetivos e fases tericas. Sociedade capitalista e seu desenvolvimento na agricultura brasileira. Estrutura fundiria no Brasil. Aspectos sociais da reforma agrria. Organizaes sociais no campo (rural). Zootecnia Geral (60h) Introduo ao estudo da Zootecnia, Zootecnia arte e cincia de criar, origem e domesticao dos animais, classificao das espcies domesticas, raas e outros grupos zootcnicos, caracteres raciais e econmicos, estudo do exterior, zoometria, barimetria e ndices zootcnicos, principais raas de animais domsticos. Qumica e Fertilidade do Solo (60 h) Equilbrio no sistema solo. Dinmica de nutrientes no sistema solo-planta-atmosfera. Evoluo dos conceitos em fertilidade do solo. A prtica da adubao. Riscos de salinizao em ambientes de clima semi-rido. Prticas de reduo e de convivncia com os desvios da fertilidade do solo. Mquinas e Mecanizao Agrcola (60 h) Mecnica Aplicada as mquinas agrcolas. Motores Empregados na Agricultura. Fontes de Potencia na agricultura. Tratores agrcolas. Mquinas e implementos agrcolas. Uso e manuteno das mquinas agrcolas. Projetos de mecanizao agrcola./

AGRO -

AGRO Construes Rurais (45 h) Materiais de construo. Estudo elementar de concreto. Instalaes hidrulicas rurais. Oramento. 6o semestre Sistemas de Irrigao (60 h) Generalidades. Planejamento da irrigao. Sistemas de irrigao por superfcie. Sistemas de irrigao por asperso. Sistemas de irrigao localizada. Avaliao de sistema de irrigao. Tecnologia de Sementes(45 h) Importncia da Semente. Formao da Semente. Composio Qumica. Caractersticas que Afetam a Qualidade das Sementes. Germinao, Dormncia. Deteriorao em Sementes. Vigor. Tecnologia de Produo. Maturao e Colheita. Fiscalizao de Campos de Sementes. Leis de Proteo de Cultivares. Beneficiamento de Sementes. Armazenamento. Embalagens. Patologia e Tratamento de Sementes. Manejo de Plantas Daninhas (45 h) Conceituao e Caracterizao: Efeitos sobre as Culturas. Grau de Interferncia. Plantas Daninhas e Conservao do Solo. Plantas Daninhas com Indicadoras. Mtodos de Controle e Convivncia: Cultural, Fsico, Mecnico, Biolgico e Qumico. Herbicidas: Classificaes, Modo e Mecanismo de Ao. Aplicao de Herbicidas. Efeitos Residuais e Impactos Ambientais Forragicultura I (60 h) Importncia scio-econmica das pastagens e das plantas forrageiras; Caractersticas morfolgicas e agronmicas das plantas forrageiras; introduo, seleo, cultivo e produo das plantas forrageiras, reas de pastagens do Brasil; formao, recuperao e manejo de pastagens; fatores climticos e princpios fisiolgicos do manejo de pastagens; noes sobre toxicologia e plantas txicas; alternativas tcnicas para alimentar os rebanhos no perodo crtico. Agricultura Geral (45 h) Escolha de uma Propriedade Agrcola. Adaptao dos Solos s Culturas e Exploraes. Preparo do Solo. Trao Animal e Motorizada. Capacidade Operacional de Implementos. Plantio Direto. Planejamento da Mecanizao em uma Propriedade. Manejo e Conservao dos Solos. Prticas Conservacionistas. Manejo Integrado dos Solos em Microbacias Hidrogrficas. Classificao das Terras por Capacidade de Uso e Aptido Agrcola. Entomologia e Parasitologia II (60 h) Introduo ao estudo da entomologia econmica. Ecologia dos insetos. Mtodos de controle de Insetos. Estudo dos Inseticidas. Importncia, caractersticas, local de ataque e sintomas das pragas das principais culturas.

AGRO -

AGRO Fitopatologia I (60 h) Introduo Fitopatologia. Histria da fitopatologia, importncia das doenas de plantas e natureza das doenas. Agentes Causais: Fungos, bactrias, vrus, protozorios, nematides e micoplasmas e espiroplasmas. Sintomatologia e Diagnose. Sintomas e diagnostico de doenas. Ciclo das relaes patgeno-hospedeiro: Ciclo primrio e ciclo secundrio, sobrevivncia do inoculo, disseminao, infeco, colonizao e reproduo e ciclos de doenas. Ambiente e doena. Fisiologia do Parasitismo: Fitopatgenos Arsenal enzimtico, fitoxinas e hormnios, Hospedeiro Alteraes Fisiolgicas induzidas por fitopatgenos e mecanismos de resistncia. Mecanismo de Variabilidade Gentica de Agentes Fitopatognicos. Epidemiologia: Conceito e objetivos. Controle e manejo: Princpios gerais de controle, controle cultural, controle biolgico, controle gentico, controle qumico e controle fsico. Grupos de Doenas: Classificao de doenas -Grupos de McNew 7o semestre Alimentos e Alimentao dos Animais Domsticos (60 h) Introduo ao estudo da alimentao animal, valor nutritivo, mtodos de avaliao, classificao, composio qumico - bromatolgica, exigncias nutricionais, principais ingredientes para formulao de raes, princpios de formulao de rao, alternativas alimentares para os animais domsticos, alimentao dos animais. Salinizao e Drenagem (45 h) Salinizao e sodificao dos solos irrigados. Qualidade da gua de irrigao. Manejo, preveno e recuperao de solos afetados por sais. Drenagem superficial. Drenagem do solo. Ps-Colheita de Frutos e Hortalias (45 h) Transformaes metablicas durante a maturao e amadurecimento de frutos e hortalias. Atividade respiratria de frutos e hortalias e fatores que a controlam: temperatura, CO 2, oxignio, etileno, hormnios e outros. Armazenamento de frutos e hortalias. Tecnologia pscolheita de frutos e hortalias. Qualidade de frutos e hortalias. Perdas ps-colheita. Fitopatologia II (60 h) Doenas das Principais Culturas de Importncia Regional. Inspeo de Produtos de Origem Vegetal. Resduos de Pesticidas em Produtos Vegetais. Tecnologia de Aplicao de Defensivos Agrcolas. Armazenamento e Descarte de Embalagens Vazias. Formulaes de Produtos Fitossanitrios. Qualidade de Aplicao de Produtos Fitossanitrios. Reconhecimento de Doenas no Campo. Calibragem e Tipos de Equipamentos de Pulverizao Horticultura (60 h) Consideraes Gerais. Caracterizao da Horticultura. Classificao das Plantas Hortculas. Propagao das Plantas. Instalao de Hortas e Pomares. Produtividade das Plantas Hortculas. Controle do Crescimento e Desenvolvimento da Planta Culturas: Abacaxi, Coco e Maracuj.

AGRO -

AGRO Agroecologia (45 h) Modelos Convencionais de Agricultura: Princpios, Evoluo, Prticas Adotadas, Resultados, Problemas. Princpios Ecolgicos na Agricultura. Dinmica de Nutrientes da gua e Energia, Biologia do Solo, Biodiversidade. Base Ecolgica do Manejo de Pragas, Doenas e Plantas Invasoras. Ciclagem dos Nutrientes Atravs de Adubao Verde e Compostagem. Manejo Sustentvel dos Agrossistemas. Modelos Alternativos de Agricultura. Integrao de Atividades e Recursos numa Propriedade Agrcola. Desenvolvimento Econmico e Poltica Agrcola (60 h) Noes de desenvolvimento e crescimento econmico. Polticas econmicas e seus impactos na agropecuria. Instrumentos de poltica agrcola. Associativismo e cooperativismo. Evoluo e perspectivas do agronegcio na economia brasileira 8o semestre Silvicultura (45 h) Introduo e Conceitos. Biomas. Principais Usos da Madeira. Obteno de Sementes Melhoradas de Espcies Florestais. rea de Coleta de Sementes. rea de Produo de Sementes. Jardins Clonais. Teste de Prognie. Sementes: colheita, beneficiamento e armazenamento. Viveiros Florestais. Dendrometria. Clculo de Volume. Medio de Altura. Avaliao da Idade da Planta. Dendrologia. Reflorestamento. Manejo Sustentado da Caatinga. Sistemas Agro-florestais. Olericultura (60 h) Origem, Aspectos Econmicos; Importncia Alimentar e Industrial; Botnica e Cultivares; Exigncias Climticas; Solos e Preparos; Mtodos de Plantio; Tratos Culturais, Doenas e Pragas; Colheita, Classificao e Comercializao das Seguintes Culturas: Alho, Cebola, Cenoura, Alface, batata, Tomate, Pimento, Repolho e Curcubitceas Bovinocultura (45 h) Introduo bovinocultura, raas e tipos raciais utilizados na bovinocultura leiteira e de corte, sistemas de produo e instalaes para bovinos de corte e de leite, manejo do rebanho leiteiro nas diferentes categorias; ordenha; manejo do rebanho de corte nas diferentes fases do ciclo produtivo; abate; escriturao zootcnica e ndices produtivos; evoluo dos rebanhos. Produo de Aves e Sunos (60 h) Introduo avicultura comercial, raas e linhagens comerciais, sistemas de produo manejo de aves de corte e de postura, introduo suinocultura, ambincia, raas, sistemas de produo, instalaes, manejo produtivo e reprodutivo. Ovinocaprinocultura (45 h) A ovinocultura e a caprinocultura no Brasil e no mundo. Principais raas de ovinos e de caprinos. Produtos caprinos e ovinos. Aspectos ligados reproduo,manejo alimentar, produtivo,sanidade e instalaes para ovinos e caprinos, cadeia produtiva da ovinocaprinocultura de corte e da caprinocultura leiteira.

AGRO -

AGRO Comunicao e Extenso Rural (60 h) Histrico da Extenso. Modelo de Extenso Rural no Brasil. Concepes Sociolgicas da Comunicao. Modelos de Comunicao.Comunicao e Publicidade. Comunicao de Massa e Comunicao Social. Comunicao e Efeitos. Metodologia de Extenso Rural. Assistncia Tcnica Pblica e Privada. Economia Rural (60 h) Economia como cincia social. A organizao da atividade econmica. Demanda de produtos agropecurios. Oferta de produtos agropecurios. O Equilbrio no mercado agropecurio. Teoria da produo. Teoria dos custos de produo. Cultivos Agrcolas I (60 h) Importncia; origem; sinonmia; histrico; situao da produo; valores nutritivo, comercial e industrial; Botnica; Ecofisiologia; Solo e seu preparo; Nutrio; Adubao; Prticas Culturais; Melhoramento; Noes de Pragas e de Doenas; Colheita, Armazenamento; Beneficiamento das Culturas: Mandioca, Milho, Feijo e Arroz 9o semestre Administrao Rural (60 h) Introduo Administrao Rural. A Empresa Rural. Avaliao Econmica da Empresa Rural. Administrao Financeira. Contabilidade Rural. Noes de Marketing. Custos de Produo na Agropecuria. Elaborao e Avaliao de Projetos Agropecurios. Cultivos Agrcolas II (60 h) Importncia; origem; sinonmia; histrico; situao da produo; valores nutritivo, comercial e industrial; Botnica; Ecofisiologia; Solo e seu preparo; Nutrio; Adubao; Prticas Culturais; Melhoramento; Noes de Pragas e de Doenas; Colheita, Armazenamento; Beneficiamento das Culturas: Batata-doce e Plantas Medicinais tica e Legislao (30 h) Doutrinas ticas fundamentais. Mudanas histrico-sociais. Moral e moralidade. Princpio da responsabilidade. Regulamentao do exerccio profissional. tica profissional e legislao. Tecnologia Agroindustrial (60 h) Estudos das alteraes dos alimentos. Importncia dos microorganismos na conservao de alimentos. Princpios gerais da conservao de alimentos. Principais mtodos empregados na preservao de alimentos. Tratamento e preservao do leite. Fraudes do leite e principais anlises para detecta-las.Industrializao do leite. Processamento de frutas. Processamento e conservao de hortalias. Cultivos Agrcolas III (60 h) Importncia; origem; sinonmia; histrico; situao da produo; valores nutritivo, comercial e industrial; Botnica; Ecofisiologia; Solo e seu preparo; Nutrio; Adubao; Prticas Culturais; Melhoramento; Noes de Pragas e de Doenas; Colheita, Armazenamento; Beneficiamento das Culturas: Cana-de-acar, Algodo, Mamona e Gergelim.

AGRO -

AGRO Comercializao de Produtos Agropecurios (60 h) Noes de sistema agroindustrial. Cadeia de produo. Agentes de comercializao. Canais de comercializao. Formas de compra e venda. Informaes de mercado. Acondicionamento e transporte na comercializao. Custos da comercializao. Introduo ao comrcio exterior. Estudos de casos. Fruticultura (75 h) Origem; Importncia Social, Econmica e Alimentar. Botnica; Melhoramento; Clima e Solo; Propagao, Instalao e Conduo dos Pomares; Pragas e Doenas; Colheita e Ps-colheita das seguintes Espcies Frutferas: Banana, Caju, Goiaba, Mamo e Manga. 10o SEMESTRE Estgio Supervisionado (360 ou 180 h) Atividade de aprendizagem social, profissional e cultural atravs da participao em situaes reais de vida e trabalho em Agronomia ou atravs de trabalhos de pesquisas orientados por docentes da instituio. Disciplinas Optativas (zero ou 180 h) Disciplinas ofertadas com o objetivo de proporcionar ao aluno uma especializao em rea de atuao profissional de seu interesse ou mesmo aumentar as oportunidades de trabalho a partir de uma formao mais ecltica.

AGRO -

Potrebbero piacerti anche