Sei sulla pagina 1di 4

Como Lidar Biblicamente com o Passado

Steve Viars

Handling the Past Biblically, publicado em The Biblical Counselor, March 1997, p. 2-3. Original em NANC Resourse Library. Traduo: Conexo Conselho Bblico.
8

Srie The Biblical Counselor - NANC

1. Como outros servos de Deus enfrentaram tempos difceis e lidaram com situaes semelhantes? 2. Como posso usar esta provao como oportunidade para me tornar mais semelhante a Cristo? 3. O que este acontecimento pode me ensinar sobre a soberania de Deus na minha vida? assado um assunto que desperta o interesse. Crentes e incrdulos falam sobre as feridas do passado, os abusos do passado e as memrias dolorosas do passado. Lderes cristos, psiclogos, a mdia, e at os astros do cinema, parecem centrar a ateno em como lidar com esta rea da vida para benefcio prprio ou de outros. Entre aqueles que participam da discusso sobre o passado, muitos buscam em fontes alheias palavra suficiente de Deus, a Bblia, as respostas para essa rea que diz respeito ao homem interior. Eles contribuem para aumentar a confuso no meio cristo. Neste artigo, buscamos apresentar respostas bblicas concisas para quatro perguntas importantes a respeito do passado.

O fato que a Bblia contm muitas verdades sobre a questo do passado, mas imperativo dividirmos nosso passado em categorias bblicas antes de aplicarmos a ele a Verdade.

Como devo falar do meu passado?


Mostramos aqui que o passado de uma pessoa pode ser uma ajuda ou um obstculo para o seu crescimento cristo. A chave para lidar com o passado biblicamente envolve dois aspectos. Primeiro, o crente deve procurar tirar o melhor proveito possvel daquilo que Deus quer usar para ajud-lo a crescer no que diz respeito ao passado, isso inclui as lies aprendidas sobre Deus, sobre si mesmo e os outros, bem como os aspectos de benefcio espiritual listados na pgina anterior. O crente no deve ignorar esta ajuda importante que Deus proporciona para o processo de santificao. Segundo, ele deve fazer tudo quanto estiver ao seu alcance para romper todos aqueles laos do passado que impedem a santificao. Isso inclui os pecados no confessados, as restituies deixadas para trs, a amargura e o descuido no aprendizado das lies que Deus quer ensinar a partir das circunstncias tanto do passado em que fomos culpados como do passado em que sofremos quando inocentes.

O meu passado afeta o presente e o futuro?


Conquanto o mundo ao nosso redor erre em dizer que o passado tudo, a Igreja no deve assumir a posio de que o passado nada. A Palavra de Deus revela-nos com clareza que o passado de uma pessoa pode afetar profundamente seu presente e futuro. A Bblia usa, no mnimo, trs maneiras para nos esclarecer acerca do passado. Primeiro, a Bblia fala por meio de afirmaes diretas. Glatas 6.7 diz: No vos enganeis: de Deus no se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso tambm ceifar.

a) alegrar-se no perdo de Deus (Sl 40.1-3); b) aproveitar a aula de teologia: usar a situao como uma oportunidade para crescer no entendimento do carter de Deus; c) prosseguir em lugar de continuar a se espojar no prprio pecado (Fp 3.13; Sl 103.12).

Segundo, a Palavra de Deus revela por meio de princpios claros que o passado de uma pessoa pode afetar seu futuro. O livro de Provrbios, por exemplo, argumenta repetidamente que se uma pessoa fizer tal coisa agora (no presente, que mais adiante ser o seu passado), tal coisa acontecer no futuro. Por uma prostituta o mximo que se paga um pedao de po, mas a adltera anda caa de vida preciosa. (Pv 6.26) Por ltimo, a Bblia fala do passado por meio de narrativas. As vrias narrativas que encontramos nas Escrituras permitem ter uma viso panormica da vida de personagens bblicos e perceber como as escolhas e aes do passado afetam o futuro. Sem dvida, a Palavra de Deus ensina que o passado de uma pessoa afeta o seu presente e futuro. No podemos chegar a concluses semelhantes s do mundo ao nosso redor, mas tambm no devemos ignorar a importncia do passado e suas implicaes para o processo de santificao.

O passado em que fomos inocentes Aqui nos referimos s situaes do nosso passado nas quais outros pecaram diretamente contra ns ou quando sofremos os resultados de viver em um mundo pecaminoso. A pergunta esclarecedora : Algum esteve diretamente envolvido?. A resposta nos orienta na escolha de quais princpios bblicos precisam ser aplicados. Se a resposta for Sim, ento hora de considerar vrias perguntas adicionais: 1. Minha memria perfeitamente confivel? 2. Sou de fato inocente? 3. Eu respondi devidamente? 4. Devo confrontar a pessoa? Se sim, j dei passos nesta direo? 5. Se a pessoa se arrependeu, eu concedi perdo? Se no h outra pessoa envolvida, ou se os passos acima j foram completados, o Senhor pode usar as situaes do passado em que fomos inocentes como uma oportunidade notvel de crescimento. Estas so algumas perguntas que o crente deve considerar:

Eu no estaria melhor sem lembrar o meu passado?


Quando algum levanta o assunto passado, geralmente o faz de maneira negativa. O passado apresentado como turbulento, doloroso, ligado a estragos e feridas, quase como se Deus tivesse sido cruel para conosco dando-nos a capacidade de lembrar. Por aquilo que alguns dizem, a soluo ideal parece ser uma enorme mquina pela qual os crentes pudessem passar e ter a memria completamente apagada. O passado visto como um grande peso, um inimigo cruel, um capataz malvado. A perspectiva bblica completamente diferente. A memria um dom do Criador. O Senhor criou seus filhos especificamente com a capacidade de lembrar, e o passado pode ser de grande benefcio espiritual para ns. Veja alguns exemplos:

(1) O passado nos ajuda a enfrentar os desafios com fora e confiana. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leo e das do urso; ele me livrar das mos deste filisteu. Ento, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. (1Sm 17.37) (2) O passado nos ajuda a lidar com as provaes. ...temos recebido o bem de Deus e no receberamos tambm o mal?(J 2.10) (3) O passado nos ajuda em direo ao arrependimento. Lembra-te, pois, de onde caste, arrepende-te e volta prtica das primeiras obras; e, se no, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso no te arrependas. (Ap 2.5) (4) O passado nos mantm humildes. Lembrai-vos e no vos esqueais de que muito provocastes ira o SENHOR, vosso Deus, no deserto; desde o dia em que sastes do Egito at que chegastes a este lugar, rebeldes fostes contra o SENHOR. (Dt 9.7) (5) O passado nos ajuda a perdoar. Ento, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dvida toda porque me suplicaste; no devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como tambm eu me compadeci de ti?(Mt 18.32-33) O fato que enquanto o mundo ao nosso redor costuma falar sobre o passado de um ponto de vista negativo, as Escrituras
4

mostram de vrias maneiras que o passado pode ser de grande ajuda no processo de crescimento que Deus est operando em ns.

Devo olhar para o meu passado como um grande todo?


Embora o passado de uma pessoa possa ser de grande benefcio para o processo de santificao, ele tambm pode ser bastante prejudicial se no for tratado biblicamente. Boa parte da confuso origina-se em falharmos na diviso deste assunto em categorias bblicas. Quando falamos no passado, uma das perguntas fundamentais deve ser: Voc est falando sobre o passado em que foi culpado ou inocente?. A Bblia tem respostas para ambas as categorias, mas aplicar um conjunto de respostas categoria errada pode levar a um grande engano.

O passado em que fomos culpados Aqui nos referimos parte do nosso passado em que ns pecamos contra Deus e outras pessoas. A pergunta fundamental a ser feita : O pecado foi confessado?. Se a resposta for No, o crente deve dar os seguintes passos: a) confessar o pecado a Deus (1 Jo 1.9); b) pedir perdo s pessoas envolvidas (Mt 5.24); c) restituir, se necessrio (Lc 19.1-9). A razo por que muitos crentes so perseguidos pelo passado que no lidaram com sua culpa. Mesmo em situaes em que a outra pessoa tambm pecou ou talvez at tenha sido a primeira a pecar, o crente deve lidar com a sua parte de culpa no problema. Se o pecado foi confessado, ento ele tem agora algumas responsabilidades:
5

Potrebbero piacerti anche