Sei sulla pagina 1di 17

CENTRO UNIVERSITRIO DE RIO PRETO UNIRP CURSO DE ENFERMAGEM

Vagner Marcio Martines Junior Elizandra Macyel Simone Neto Vieira

A importncia do aleitamento materno para o beb e para a me

So Jos do Rio Preto 2009

A importncia do aleitamento materno para o beb e para a me

Docente: Prof Agdamar Suffredini

So Jos do Rio Preto 2009

SUMRIO

1 INTRODUO .......................................................................................... 03 2 REVISO DA LITERATURA.................................................................... 05 2.1 Benefcios para o beb..................................................................... 05 2.2 Benefcios para a me...................................................................... 07 3 A IMPORTNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO............................. 08 3.1 Evita mortes infantis......................................................................... 08 3.2 Evita diarria.................................................................................... 09 3.3 Evita infeco respiratria................................................................ 10 3.4 Diminui risco de alergias................................................................. 10 3.5 Diminui o risco de hipertenso, colesterol alto e diabetes............... 10 3.6 Reduz a chance de obesidade.......................................................... 11 3.7 Melhor nutrio................................................................................ 11 3.8 Efeito positivo na inteligncia.......................................................... 11 3.9 Melhor desenvolvimento da cavidade bucal.................................... 12 3.10 Proteo contra cncer de mama.................................................... 12 3.11 Evita nova gravidez........................................................................ 12 3.12 Menores custos financeiros............................................................ 12 3.13 Promoo do vnculo afetivo entre me e filho.............................. 13 3.14 Melhor qualidade de vida............................................................... 13 4 DURAO DA AMAMENTAO.......................................................... 13 5 O PAPEL DO PAI NA AMAMENTAO................................................ 14 6 REFERNCIAS......................................................................................... 15

1 INTRODUO Amamentar muito mais do que nutrir a criana. um processo que envolve interao profunda entre me e filho, com repercusses no estado nutricional da criana, em sua habilidade de se defender de infeces, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, alm de ter implicaes na sade fsica e psquica da me (MINISTRIO DA SADE, 2009). A amamentao oferece inmeros benefcios para a sade da criana, sendo a melhor maneira capaz de promover seu desenvolvimento integral, pois o leite materno fornece os nutrientes necessrios para a criana iniciar uma vida saudvel e se modifica conforme seu crescimento para continuar atendendo s suas necessidades. Por isso, o alimento ideal no somente para recm-nascidos a termo, como tambm o mais indicado para prematuros (ALMEIDA, 2008). muito importante conhecer e utilizar as definies de aleitamento materno adotadas pela Organizao Mundial da Sade (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro. Assim, o aleitamento materno costuma ser classificado em: Aleitamento materno exclusivo quando a criana recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros lquidos ou slidos, com exceo de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratao oral, suplementos minerais ou medicamentos. Aleitamento materno predominante quando a criana recebe, alm do leite materno, gua ou bebidas base de gua (gua adocicada, chs, infuses), sucos de frutas e fluidos rituais. Aleitamento materno quando a criana recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou no outros alimentos. Aleitamento materno complementado quando a criana recebe, alm do leite materno, qualquer alimento slido ou semi-slido com a finalidade de complement-lo, e no de substitu-lo. Nessa categoria a criana pode receber, alm do leite materno, outro tipo de leite, mas este no considerado alimento complementar. Aleitamento materno complementado quando a criana recebe leite materno e outros tipos de leite (MINISTRIO DA SADE, 2009).

A Organizao Mundial de Sade (OMS) preconiza a amamentao exclusiva e sob livre demanda at os seis meses de idade, e sua manuteno, acrescida de outras fontes nutricionais, at os vinte e quatro meses ou mais (ALMEIDA, 2008). O aleitamento materno reduz a morbi-mortalidade infantil, fornece uma nutrio ideal ao lactente, favorecendo seu adequado crescimento, possibilita valiosa economia de recursos, para as famlias, a sociedade, e propicia maior interao me-filho. Essas vantagens so especialmente significativas nos pases em desenvolvimento, dada a escassez de recursos e a exposio freqente a agentes infecciosos. Ademais, o aleitamento materno apontado como um fator determinante para o desenvolvimento craniofacial adequado, por promover intenso exerccio da musculatura orofacial, estimulando favoravelmente as funes da respirao, mastigao, deglutio e fonao (PEDRAS, 2008). A importncia natural tem sido abordada, principalmente sob o ponto de vista nutricional, imunolgico e psicossocial; portanto, um assunto de interesse multiprofissional envolvendo dentistas, mdicos, fonoaudilogos, enfermeiros, nutricionistas e psiclogos (ANTUNES, 2008). Apesar do reconhecimento da importncia do aleitamento, os ndices de aleitamento exclusivo (AME), ainda so muito baixos e a durao do aleitamento insatisfatria na maioria dos pases (SILVA, 2008). A amamentao uma opo materna que envolve uma complexa interao de fatores socioeconmicos, culturais e psicolgicos (CALDEIRA, 2008). Desse modo, a presente reviso de literatura objetiva argumentar, atravs de informaes atuais e esclarecedoras, a importncia da amamentao para a me e o beb, dando estmulo formulao de polticas e aes que priorizem a prtica da amamentao atravs do seu estabelecimento como meta.

2 REVISO DA LITERATURA 2.1 Benefcios para o beb O ato de amamentao propicia o contato fsico entre me e beb, estimulando pele e sentidos. Se a amamentao feita com amor e carinho, sem pressa, o beb no s sente o conforto de ver suas necessidades satisfeitas, mas tambm sente o prazer de ser segurado pelos braos de sua me, de ouvir sua voz, sentir seu cheiro, perceber seus embalos e carcias. Logo, ao estabelecer esse vnculo entre me e filho, h compensao do vazio decorrente da separao repentina e bruta que ocorre ps-parto, corrigindo fantasias prematuras frustrantes que o parto possa lhe ter causado como abandono, agresso, ataque e fome. Os aspectos psicolgicos do aleitamento materno esto relacionados ao desenvolvimento da personalidade do indivduo. As crianas que mamam no peito tendem a ser mais tranqilas e fceis de socializar-se durante a infncia. As experincias vivenciadas na primeira infncia so extremamente importantes para determinar carter do indivduo quando adulto. A suco, deglutio e respirao, funes primrias do beb, so desenvolvidas atravs de uma correta forma de amamentao, devendo constituir um sistema equilibrado. Mamar no supre apenas a necessidade de alimentao, satisfazendo duas fomes: a fome de se nutrir, de se sentir alimentado, como tambm a fome de suco, que envolve componentes emocionais psicolgicos e orgnicos. Essas duas fomes devem estar em equilbrio, caso contrrio, a necessidade de suco pode no se alcanada, causando uma insatisfao emocional, e assim a criana buscar substitutos como dedo, chupeta, ou objetos, adquirindo hbitos deletrios. No ato de amamentar, a criana estimula um exerccio fsico contnuo que propicia o desenvolvimento da musculatura e ossatura bucal, proporcionando o desenvolvimento facial harmnico. Isso direciona o crescimento de estruturas importantes, como seio maxilar para respirao e fonao, desenvolvimento de tnus muscular, crescimento ntero-posterior dos ramos mandibulares, anulando o retrognatismo mandibular. Alm disso, ele impede alteraes no sistema estomatogntico, a saber: prognatismo mandibular, musculatura labial superior hipotnica, musculatura labial inferior hipertnica, atresia de palato, interposio de lngua e atresia do arco superior e evita malocluses, como mordida aberta anterior, mordida cruzada posterior e aumento de sobressalincia.

A amamentao proporciona criana uma respirao correta, mantendo uma boa relao entre as estruturas duras e moles do aparelho estomatogntico E proporciona uma adequada postural de lngua e vedamento de lbios. Alm disso, associada ao mecanismo de suco, desenvolve os rgos fonoarticulatrios e a articulao dos sons das palavras, reduzindo a presena de maus hbitos orais e tambm de patologias fonoaudiolgicas. O desenvolvimento da articulao temporomandibular (ATM) durante o perodo em que os dentes ainda no erupcionaram tambm est relacionado amamentao. Essa articulao fica prejudicada se houver um menor esforo muscular para extrair alimento, como na amamentao artificial, causando uma anulao da excitao da ATM e da musculatura mastigatria do recm-nascido. A me considerada a principal fonte de microorganismos importantes para o estabelecimento da microbiota digestiva da flora do recm-nascido tanto no parto quanto na amamentao, atravs do colostro e do leite humano, que oferece condies nutricionais (fatores de crescimento) favorveis para essa implantao. A fase de colonizao crtica, pois uma implantao anormal pode acarretar uma microbiota menos eficiente nas suas funes. Esse fato pode estar correlacionado formao de fezes menos consistentes atravs do crescimento de microorganismos, como os lactobacilos, que ajudam na digestibilidade de lipdeos e fermentam acar do leite materno no intestino, fato que vem impedir a instalao de outras bactrias que atuariam evitando diarria e conseqente desnutrio. As propriedades antiinfectivas do colostro e do leite materno manifestam-se atravs dos componentes solveis (IgA, IgM, IgG, IgD, IgE, lisozimas, lactobacilos e outras substncias imunoreguladoras) e componentes celulares (macrfagos, linfcitos, granulcitos, neutrfilos e clulas epiteliais). As infeces comumente evitadas so: diarria, pneumonia, broquites, gripe, paralisia infantil, infeces urinrias, otite, infeco no trato intestinal. Alm disso, a amamentao no primeiro ano de vida pode ser a estratgia mais exeqvel de reduo da mortalidade ps-neonatal oriunda das infeces. O leite materno propicia criana ferro em alta biodisponibilidade e proteo contra infeces, condies essas protetoras da anemia. Independentemente das causas que determinam o estado anmico, associa-se ao mesmo graves prejuzos para o desenvolvimento cognitivo e motor da criana e para o seu futuro aproveitamento escolar. Alm disso, h interferncia nos processos de crescimento e desenvolvimento mental, motor e de linguagem; alteraes comportamentais e psicolgicas como falta de ateno, fadiga, insegurana e diminuio da atividade fsica.

A ictercia precoce, por discreta imaturidade do fgado, pode ocorrer em neonatos, onde a alta concentrao de leite e colostro ajuda eliminar o mecnio pelas primeiras fezes estimulando o desaparecimento da cor. As doenas atpicas como alergias podem ser desencadeadas pelo contato com o leite de vaca. Logo, crianas que possuem esse risco hereditrio buscam atravs de dietas restritivas e outras medidas preventivas, como o aleitamento natural, fazer uma profilaxia da doena. Os benefcios da amamentao natural no atingem a criana apenas quando beb, podendo as vantagens se estender para a sade futura. Crianas amamentadas por certo perodo de tempo tm taxa de infeco por parasitas reduzidas, viso melhor aos 4 meses e aos 36 meses e trs vezes menos a presena de xeroftalmia. Na fase adulta, a presena de amamentao quando beb est relacionada diminuio de risco para doenas cardiovasculares, reduo ou adiamento do surgimento de diabetes em indivduos susceptveis, risco reduzido de desenvolver cncer antes dos 15 anos por ao imunomoduladora fornecida pelo leite e metade do risco de disfuno neurolgica. Um pequeno, porm detectvel aumento na habilidade cognitiva e desempenho escolar da criana est associado ao aleitamento natural, fato esse concludo em 70% de estudos sobre esse tema. Isto est associado presena marcante de cidos graxos de cadeia longa no leite materno. Eles so essenciais ao desenvolvimento cognitivo de crianas que nasceram prematuras, as quais apresentaram QI mais elevado que quando comparados quelas que se alimentavam de frmulas. 2.2 Benefcios para a me Para a mulher, a amamentao tem papel importante sob vrios aspectos. Ao amamentar, o instinto maternal satisfeito e supre a separao abrupta ocorrida no momento do parto, que pode causar at depresso, amenizada pela formao de um cordo psquico duradouro at o desmame progressivo. A satisfao no instinto sexual da me tem sido relacionada a esse ato devido a respostas da lactao serem semelhantes s do coito na estimulao da contratibilidade uterina e ao aumento do interesse sexual ps-parto. A reduo de estresse e mau humor tem sido relatada por mes aps as mamadas. Este efeito mediado pelo hormnio ocitocina, que liberado na corrente sangunea durante a amamentao em altos nveis. Alm disso, a sensao de bem estar referida pela lactante no

final do tempo da mamada deve-se tambm liberao endgena de beta-endorfina no organismo materno. O incio da liberao da ocitocina comea na hora do parto para a promoo da contrao uterina. Sua ao continuada e potencializada no ato da amamentao pela estimulao que a suco causa sobre a hipfise. A descarga de hormnio que ocorre reduz o tamanho do tero, libera a placenta, diminui o sangramento ps-parto, causa atraso da menstruao e conseqente preveno anemia. No perodo em que no comea a menstruao, enquanto a mulher amamenta exclusivamente, a proteo quanto gravidez fica em torno de 98% nos primeiros seis meses e depois cai para 96%. Nesse perodo, as mulheres esto aplicando uma tcnica de planejamento familiar extremamente segura chamada LAM Mtodo de Amenorria Lactacional que assegura o espaamento entre gestaes desde que a amamentao seja exclusiva e em livre demanda. Os benefcios relacionados mulher aps a amamentao so vrios: a forma fsica retorna ao peso pr-gestacional, menor risco de desenvolver artrite reumatide, risco reduzido de osteoporose aos 65 anos e menor probabilidade de desenvolver esclerose mltipla. Em relao aos diversos tipos de cncer, amamentar por no mnimo dois meses reduz o risco de cncer no epitlio ovariano em 25%; de 3 meses a 24 meses um dos principais fatores protetores do cncer de mama que ocorre antes da menopausa, alm de estabilizar o progresso da endometriose materna diminuindo o risco de cncer endometrial e de ovrio (ANTUNES, 2008). 3 A IMPORTNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO J est devidamente comprovada, por estudos cientficos, a superioridade do leite materno sobre os leites de outras espcies. So vrios os argumentos em favor do aleitamento materno: 3.1 Evita mortes infantis Graas aos inmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infeces, ocorrem menos mortes entre as crianas amamentadas. Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianas menores de 5 anos em todo o mundo, por causas prevenveis. Nenhuma outra estratgia isolada alcana o impacto que a amamentao tem na reduo das mortes de crianas menores de 5 anos. Segundo a Organizao Mundial

10

da Sade (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhes de vidas de crianas esto sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentao exclusiva. No Brasil, em 14 municpios da Grande So Paulo, a estimativa mdia de impacto da amamentao sobre o Coeficiente de Mortalidade Infantil foi de 9,3%, com variaes entre os municpios de 3,6% a 13%. A proteo do leite materno contra mortes infantis maior quanto menor a criana. Assim, a mortalidade por doenas infecciosas seis vezes maior em crianas menores de 2 meses no amamentadas, diminuindo medida que a criana cresce, porm ainda o dobro no segundo ano de vida. importante ressaltar que, enquanto a proteo contra mortes por diarria diminui com a idade, a proteo contra mortes por infeces respiratrias se mantm constante nos primeiros dois anos de vida. Em Pelotas (RS), as crianas menores de 2 meses que no recebiam leite materno tiveram uma chance quase 25 vezes maior de morrer por diarria e 3,3 vezes maior de morrer por doena respiratria, quando comparadas com as crianas em aleitamento materno que no recebiam outro tipo de leite. Esses riscos foram menores, mas ainda significativos (3,5 e 2 vezes, respectivamente) para as crianas entre 2 e 12 meses. A amamentao previne mais mortes entre as crianas de menor nvel socioeconmico. Enquanto para os bebs de mes com maior escolaridade o risco de morrerem no primeiro ano de vida era 3,5 vezes maior em crianas no amamentadas, quando comparadas com as amamentadas, para as crianas de mes com menor escolaridade, esse risco era 7,6 vezes maior. Mas mesmo nos pases mais desenvolvidos o aleitamento materno previne mortes infantis. Nos Estados Unidos, por exemplo, calcula-se que o aleitamento materno poderia evitar, a cada ano, 720 mortes de crianas menores de um ano. Um estudo demonstrou que a amamentao na primeira hora de vida pode ser um fator de proteo contra mortes neonatais. 3.2 Evita diarria H fortes evidncias de que o leite materno protege contra a diarria, principalmente em crianas mais pobres. importante destacar que essa proteo pode diminuir quando o aleitamento materno deixa de ser exclusivo. Oferecer criana amamentada gua ou chs, prtica considerada inofensiva at pouco tempo atrs, pode dobrar o risco de diarria nos primeiros seis meses.

11

Alm de evitar a diarria, a amamentao tambm exerce influncia na gravidade dessa doena. Crianas no amamentadas tm um risco trs vezes maior de desidratarem e de morrerem por diarria quando comparadas com as amamentadas. 3.3 Evita infeco respiratria A proteo do leite materno contra infeces respiratrias foi demonstrada em vrios estudos realizados em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. Assim como ocorre com a diarria, a proteo maior quando a amamentao exclusiva nos primeiros seis meses. Alm disso, a amamentao diminui a gravidade dos episdios de infeco respiratria. Em Pelotas (RS), a chance de uma criana no amamentada internar por pneumonia nos primeiros trs meses foi 61 vezes maior do que em crianas amamentadas exclusivamente (CESAR et al., 1999). J o risco de hospitalizao por bronquiolite foi sete vezes maior em crianas amamentadas por menos de um ms. O aleitamento materno tambm previne otites. 15 3.4 Diminui o risco de alergias Estudos mostram que a amamentao exclusiva nos primeiros meses de vida diminui o risco de alergia protena do leite de vaca, de dermatite atpica e de outros tipos de alergias, incluindo asma e sibilos recorrentes. Assim, retardar a introduo de outros alimentos na dieta da criana pode prevenir o aparecimento de alergias, principalmente naquelas com histrico familiar positivo para essas doenas. A exposio a pequenas doses de leite de vaca nos primeiros dias de vida parece aumentar o risco de alergia ao leite de vaca. Por isso importante evitar o uso desnecessrio de frmulas lcteas nas maternidades. 3.5 Diminui o risco de hipertenso, colesterol alto e diabetes H evidncias sugerindo que o aleitamento materno apresenta benefcios em longo prazo. A OMS publicou importante reviso sobre evidncias desse efeito. Essa reviso concluiu que os indivduos amamentados apresentaram presses sistlica e diastlica mais baixas (-1,2mmHg e -0,5mmHg, respectivamente), nveis menores de colesterol total (0,18mmol/L) e risco 37% menor de apresentar diabetes tipo 2. No s o indivduo que amamentado adquire proteo contra diabetes, mas tambm a mulher que amamenta. Foi descrita uma reduo de 15% na incidncia de diabetes tipo 2 para cada ano de lactao. Atribui-se essa proteo a uma melhor homeostase da glicose em mulheres que amamentam.

12

A exposio precoce ao leite de vaca (antes dos quatro meses) considerada um importante determinante do Diabetes mellitus Tipo I, podendo aumentar o risco de seu aparecimento em 50%. Estima-se que 30% dos casos poderiam ser prevenidos se 90% das crianas at trs meses no recebessem leite de vaca. 3.6 Reduz a chance de obesidade A maioria dos estudos que avaliaram a relao entre obesidade em crianas maiores de 3 anos e tipo de alimentao no incio da vida constatou menor freqncia de sobrepeso/obesidade em crianas que haviam sido amamentadas. Na reviso da OMS sobre evidncias do efeito do aleitamento materno em longo prazo, os indivduos amamentados tiveram uma chance 22% menor de vir a apresentar sobrepeso/obesidade. possvel tambm que haja uma relao dose/resposta com a durao do aleitamento materno, ou seja, quanto maior o tempo em que o indivduo foi amamentado, menor ser a chance de ele vir a apresentar sobrepeso/obesidade. Entre os possveis mecanismos implicados a essa proteo, encontram-se um melhor desenvolvimento da auto-regulao de ingesto de alimentos das crianas amamentadas e a composio nica do leite materno participando no processo de programao metablica, alterando, por exemplo, o nmero e/ou tamanho das clulas gordurosas ou induzindo o fenmeno de diferenciao metablica. Foi constatado que o leite de vaca altera a taxa metablica durante o sono de crianas amamentadas, podendo esse fato estar associado com a programao metablica e o desenvolvimento de obesidade. 16 3.7 Melhor nutrio Por ser da mesma espcie, o leite materno contm todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento timos da criana pequena, alm de ser mais bem digerido, quando comparado com leites de outras espcies. O leite materno capaz de suprir sozinho as necessidades nutricionais da criana nos primeiros seis meses e continua sendo uma importante fonte de nutrientes no segundo ano de vida, especialmente de protenas, gorduras e vitaminas. 3.8 Efeito positivo na inteligncia H evidncias de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo. A maioria dos estudos conclui que as crianas amamentadas apresentam vantagem nesse aspecto quando comparadas com as no amamentadas, principalmente as com baixo peso de nascimento. Essa vantagem foi observada em diferentes idades, inclusive em adultos.

13

Os mecanismos envolvidos na possvel associao entre aleitamento materno e melhor desenvolvimento cognitivo ainda no so totalmente conhecidos. Alguns defendem a presena de substncias no leite materno que otimizam o desenvolvimento cerebral; outros acreditam que fatores comportamentais ligados ao ato de amamentar e escolha do modo como alimentar a criana so os responsveis. 3.9 Melhor desenvolvimento da cavidade bucal O exerccio que a criana faz para retirar o leite da mama muito importante para o desenvolvimento adequado de sua cavidade oral, propiciando uma melhor conformao do palato duro, o que fundamental para o alinhamento correto dos dentes e uma boa ocluso dentria. Quando o palato empurrado para cima, o que ocorre com o uso de chupetas e mamadeiras, o assoalho da cavidade nasal se eleva, com diminuio do tamanho do espao reservado para a passagem do ar, prejudicando a respirao nasal. Assim, o desmame precoce pode levar ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, podendo prejudicar as funes de mastigao, deglutio, respirao e articulao dos sons da fala, ocasionar m-ocluso dentria, respirao bucal e alterao motora-oral. 3.10 Proteo contra cncer de mama J est bem estabelecida a associao entre aleitamento materno e reduo na prevalncia de cncer de mama. Estima-se que o risco de contrair a doena diminua 4,3% a cada 12 meses de durao de amamentao. Essa proteo independe de idade, etnia, paridade e presena ou no de menopausa. 3.11 Evita nova gravidez A amamentao um excelente mtodo anticoncepcional nos primeiros seis meses aps o parto (98% de eficcia), desde que a me esteja amamentando exclusiva ou predominantemente e ainda no tenha menstruado. Estudos comprovam que a ovulao nos primeiros seis meses aps o parto est relacionada com o nmero de mamadas; assim, as mulheres que ovulam antes do sexto ms aps o parto em geral amamentam menos vezes por dia que as demais. 3.12 Menores custos financeiros No amamentar pode significar sacrifcios para uma famlia com pouca renda. Em

14

2004, o gasto mdio mensal com a compra de leite para alimentar um beb nos primeiros seis meses de vida no Brasil variou de 38% a 133% do salrio-mnimo, dependendo da marca da frmula infantil. A esse gasto devem-se acrescentar custos com mamadeiras, bicos e gs de cozinha, alm de eventuais gastos decorrentes de doenas, que so mais comuns em crianas no amamentadas. 18 3.13 Promoo do vnculo afetivo entre me e filho Acredita-se que a amamentao traga benefcios psicolgicos para a criana e para a me. Uma amamentao prazerosa, os olhos nos olhos e o contato contnuo entre me e filho certamente fortalecem os laos afetivos entre eles, oportunizando intimidade, troca de afeto e sentimentos de segurana e de proteo na criana e de autoconfiana e de realizao na mulher. Amamentao uma forma muito especial de comunicao entre a me e o beb e uma oportunidade de a criana aprender muito cedo a se comunicar com afeto e confiana. 3.14 Melhor qualidade de vida O aleitamento materno pode melhorar a qualidade de vida das famlias, uma vez que as crianas amamentadas adoecem menos, necessitam de menos atendimento mdico, hospitalizaes e medicamentos, o que pode implicar menos faltas ao trabalho dos pais, bem como menos gastos e situaes estressantes. Alm disso, quando a amamentao bem sucedida, mes e crianas podem estar mais felizes, com repercusso nas relaes familiares e, conseqentemente, na qualidade de vida dessas famlias. 4 DURAO DA AMAMENTAO Vrios estudos sugerem que a durao da amamentao na espcie humana seja, em mdia, de dois a trs anos, idade em que costuma ocorrer o desmame naturalmente. A Organizao Mundial da Sade (OMS) e o Ministrio da Sade recomendam aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado at os dois anos ou mais. No h vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuzos sade da criana, pois a introduo precoce de outros alimentos est associada a: Maior nmero de episdios de diarria; Maior nmero de hospitalizaes por doena respiratria;

15

Risco de desnutrio se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos so muito diludos; Menor absoro de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco; Menor eficcia da lactao como mtodo anticoncepcional; Menor durao do aleitamento materno. No segundo ano de vida, o leite materno continua sendo importante fonte de nutrientes. Estima-se que dois copos (500ml) de leite materno no segundo ano de vida fornecem 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de protena e 31% do total de energia. Alm disso, o leite materno continua protegendo contra doenas infecciosas. Uma anlise de estudos realizados em trs continentes concluiu que quando as crianas no eram amamentadas no segundo ano de vida elas tinham uma chance quase duas vezes maior de morrer por doena infecciosa quando comparadas com crianas amamentadas (MINSTRIO DA SADE, 2009). 5 O PAPEL DO PAI NA AMAMENTAO Quando as coisas transcorrem normalmente, a criana vincula-se primeiro com a me e sua relao com o pai aparece um pouco mais tarde. Entretanto, isto no significa que o papel do pai na amamentao comece vrios meses depois do nascimento do filho, mas sim que sua participao nas etapas iniciais do processo diferente, porque consiste principalmente em compartilhar as experincias da esposa, dando-lhe apoio necessrio, primeiro para levar a gestao a um final feliz, e depois para estabelecer uma amamentao sem tropeos. A presena do pai e seu afeto so fundamentais para a manuteno do vnculo do trinmio me-filho-pai, tal apoio deixa a me mais segura e sua capacidade de alimentar o beb e confiante no seu relacionamento marido e mulher. Outro papel importante que o pai dever exercer o de evitar brigas, pois isto prejudica a secreo do leite, mesmo que seja difcil aceitar. Afinal, a amamentao um perodo passageiro e o sucesso desta fase depende, em grande parte, da atitude do parceiro (SANTANA, et al., 2008).

16

5 REFERNCIAS ALMEIDA, Gabriela Gracia de; SPIRI, Wilza Carla; JULIANI, Carmen Maria Casquel Monti and PAIVA, Bianca Sakamoto Ribeiro. Proteo, promoo e apoio ao aleitamento materno em um hospital universitrio. Cinc. sade coletiva [online]. 2008, vol.13, n.2, pp. 487-494. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13n2/a24v13n2.pdf>. Acesso em: 22/10/2009. ANTUNES, Leonardo dos Santos; ANTUNES, Lvia Azeredo Alves; CORVINO, Marcos Paulo Fonseca e MAIA, Lucianne Cople. Amamentao natural como fonte de preveno em sade. Cinc. sade coletiva [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 103-109. Disponvel em: <http://www.scielosp.org/pdf/csc/v13n1/14.pdf>. Acesso em: 22/10/2009. CALDEIRA, Antnio Prates; FAGUNDES, Gizele Carmem and AGUIAR, Gabriel Nobre de. Interveno educacional em equipes do Programa de Sade da Famlia para promoo da amamentao. Rev. Sade Pblica [online]. 2008, vol.42, n.6, pp. 1027-1233. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rsp/v42n6/6980.pdf>. Acesso em: 22/10/2009. MINISTRIO DA SUDE. Sade da Criana: Nutrio infantil. Braslia/DF. 2009. Pg. 11-18. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/cab.pdf>. Acesso em: 26/10/2009. PEDRAS, Cnthia Tiago Paes de Almeida; PINTO, Elizete Aparecida Lomazi da Costa and MEZZACAPPA, Maria Aparecida. Uso do copo e da mamadeira e o aleitamento materno em recm-nascidos prematuros e a termo: uma reviso sistemtica. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2008, vol.8, n.2, pp. 163-169. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v8n2/03.pdf>. Acesso em: 22/10/2009. SANTANA, Gilmara; MARTINES, Vagner; MONTANHANI, Vanessa e MONTEIRO Karina. Aleitamento Materno: Benefcios e Desmame Precoce. 2008. Pgs. 38-39. Trabalho de Concluso de Curso. UNIRP. Para obteno do grau de bacharel em Enfermagem. 2008.

17

SILVA, Mrian Barcellos da; ALBERNAZ, Elaine P.; MASCARENHAS, Maria L. W. and SILVEIRA, Regina B.da. Influncia do apoio amamentao sobre o aleitamento materno exclusivo dos bebs no primeiro ms de vida e nascidos na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. [online]. 2008, vol.8, n.3, pp. 275-284. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v8n3/a06v8n3.pdf>. Acesso em: 22/10/2009.

Potrebbero piacerti anche