Sei sulla pagina 1di 48

O 7CNP E A FES 2010 / O 7CNP E A FES 2010 / O 7CNP E A FES 2010 / O 7CNP E A FES 2010 / O 7CNP E A FES 2010

/ O 7CNP E A FES 2010 / O 7CNP E A FES 2010 / O 7CNP E A FES 2010

ELEMENTOS PARA A DISCUSSO PRELIMINAR DA

INTEGRAO DOS PROCESSOS DO 7 CNP E DA FES 2010 (Estrinha do 7 CNP)

Engenheiro eletricista Edison Flavio Macedo Braslia, 25 de janeiro de 2010

SOBRE A ESTRINHA
Antes de cada Congresso Nacional de Profissionais, visando contextualizar os temas centrais aprovados, sempre escrevemos fices despretenciosas, denominadas de estrinhas. Isso aconteceu por ocasio do 3 CNP, realizado em Natal/RN, em 1999; do 4 CNP, realizado em Fz do Iguau/PR, em 2001; do 5 CNP, realizado em So Luiz/MA, em 2004; e do 6 CNP, realizado no Rio de Janeiro/RJ, em 2007. Agora chegou a vez do 7 CNP, que pautado para a discusso do tema: CONSTRUINDO UMA AGENDA ESTRATGICA PARA O SISTEMA PROFISSIONAL: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E VISO DE FUTURO, realizar sua primeira etapa em Cuiab, em agosto, e a segunda em Braslia, em novembro E como sempre foi dito nas ocasies anteriores, agora, no 7 CNP, a estria outra, tambm uma fico, porm com enredo adaptado s novas preocupaes e demandas, no s dos profissionais de nosso sistema como tambm dos cidados brasileiros. Nesse novo enredo, um grupo de lderes nacionais se rene, em regime de total imerso, para discutir a integrao que se faz necessria, e urgente, de dois dos principais processos capazes de dar sustentao Agenda Estratgica que, de forma participativa, pretende-se construir em 2010: o processo dos Congressos Profissionais (CNP/CEPs) e o processo da Formulao Estratgica do Sistema Profissional (FES). Os personagens so igualmente fictcios lideranas atuantes nas vrias organizaes integradas ao sistema profissional e qualquer semelhana que possa existir com fatos e pessoas reais ser, como de praxe, uma mera coincidncia.
3

Edison Flavio Macedo

ELEMENTOS PARA A DISCUSSO PRELIMINAR DA INTEGRAO DOS PROCESSOS DO 7 CNP E DA FES 2010 A ESTRINHA DO 7 CNP
Personagens:
profissionais representantes dos rgos consultivos do Confea e das Comisses Organizadoras Estaduais dos CEPs: conselheiro federal Francisco Ximenes coordenador estadual Adelmar Marcondes coordenador estadual Raimundo Telles coordenadora estadual Geovnia Antunes presidente de Crea Pedro Saturnino presidente de entidade nacional Z Mario Petrnio presidente de entidade nacional Josaph Rgo Pires coordenadora de cmara especializada Carla Santiago facilitador da reunio Mongas Parjin

Local do evento: Pousada do Novo Horizonte, localizada no municpio de


Luzinia/Gois

Objetivo do evento: reunir um grupo de representantes das diferentes


organizaes profissionais para, em regime de imerso, discutir os desafios e as oportunidades associados realizao, em 2010, do 7 CNP Congresso Nacional de Profissionais e da FES Formulaes Estratgicas do Sistema .

Os contextos: profissionais (entidades e instituies de ensino, os


conselhos, as cooperativas, as organizaes de assistncia aos profissionais, etc), scio-econmicos (as empresas, as organizaes pblicas e privadas, as ongs e oscips, etc), polticos (os poderes pblicos nos vrios nveis, as representaes democrticas, a sociedade civil organizada, etc), internacionais (o Mercosul, a Alca, os desafios e oportunidades da scioeconomia internacional no ps-crise, etc), e a viso de futuro que se construiu curto e mdio prazo.

As Cenas:
Cena Cena Cena Cena Cena Cena Cena Cena inicial: no Aeroporto de Braslia um: a chegada na Pousada dois: a jornada da manh trs: o perodo da tarde do primeiro dia quatro: o final dos trabalhos do primeiro dia cinco: a manh do segundo dia seis: a coisa comea a esquentar sete: uma oportuna analogia 5

- Cena oito: a composio dos Congressos - Cena nove: o auxlio financeiro do Confea - Cena dez: o enquadramento nos critrios - Cena final: voltando ao Aeroporto CENA INICIAL: NO AEROPORTO DE BRASLIA Oriundos de diferentes Estados, os participantes do grupo reuniram-se no Aeroporto de Braslia, em torno de uma simptica recepcionista que acenava com um cartazete com a inscrio CONFEA Reunio do 7 CNP. Exatamente as 14h apareceu, e apresentou-se, Mongas Parjin, membro da CON Comisso Organizadora Nacional do 7 CNP e que, no evento da Pousada, faria as vezes de Facilitador. - Bom dia colegas, disse Parjin num cumprimento geral. O evento para o qual foram convidados comea neste momento. Como j foi mencionado em nossa carta-convite, a partir de agora, tudo o que fizermos ou dissermos dever estar, direta ou indiretamente, relacionado com o objetivo de nosso encontro. muito importante que no percamos o foco. Ao convocarmos o grupo tivemos uma preocupao inicial sobre a sua dimenso: nem pequeno demais, restringindo o volume das contribuies, nem grande demais para dispers-las. Optamos por oito, pensando em aloj-los dois a dois e, antes das reunies conjuntas, agrup-los informalmente quatro a quatro durante o caf da manh, almoo e jantar. E sempre em grupos diferentes, conforme um quadro de distribuio que forneceremos. Ou seja, os times iro pouco a pouco se organizando, adquirindo a chamada unidade na diversidade, e devendo apresentar o melhor de suas formas fsica, ttica e tcnica quando essas reunies recomearem. E para conter a metralha indagatria que provavelmente sucederia a essa metafrica abertura, Parjin levantou a mo, como a sinalizar um PARE, e complementou: - Antes de qualquer pergunta sugiro uma introspeco, uma reflexo e uma conferncia da programao de nosso evento. No esquecendo a leitura prvia, que supomos tenha sido feita por cada um, dos textos que enviamos:
1) o quadro Quem Quem e Quem Faz o Que no Sistema Confea/Crea; 2) o documento bsico do Planejamento Estratgico do Sistema Profissional, no ALGUMAS horizonte 2009/2014; LEITURAS 3) o Tema Central do 7 CNP e os Textos PRVIAS Referenciais elaborados para estimular a discusso nacional; RECOMENDADAS 4) o Calendrio de Eventos dos congressos estaduais e nacional de 2010; 5) as minutas-sugestoos dos Regimentos Internos dos CEPs e do CNP; 6) o Relatrio sobre as Propostas aprovadas no 6 CNP .

A leitura desses textos pr-requisito do nivelamento necessrio participao proativa que se deseja de todos. E a medida que o processo dos congressos for se desenvolvendo, outros textos mais se juntaro a essa relao. Mas, por enquanto, sem uma leitura desses elementos, mesmo que superficial no primeiro momento, faltaro as referncias indispensveis ao trabalho que pretendemos desenvolver nos prximos dias, de organizar esse processo e incorporar ao mesmo, pelo menos, 50 mil lideranas mobilizadoras de nosso universo profissional. Chegou a VAN, e a turma imediatamente a ocupou. Todos ainda impactados pela sinalizao do PARE, abortando o que seria um verdadeiro turbilho de indagaes que, de forma ainda indisciplinada, procuravam vir luz nos intelectos premeditadamente provocados. A reao imediata de cada um, e isso l com seus botes, foi tentar relembrar os textos mencionados e encaminhados, a mais de uma semana, pelo facilitador. Porque, certamente, logo seriam questionados sobre os mesmos. E como sempre acontece nessas situaes, alguns sequer abriram o Sedex, outros apenas passaram uma vista dolhos geral e outros j conseguiram adquirir um razovel conhecimento da estrutura metodolgica e temtica proposta. Dessa forma os nossos personagens poderiam ser enquadrados nas categorias de angustiados (sempre correndo atrs do prejuzo e sempre se perguntando o que estou fazendo aqui?), de deslumbrados (j muito impressionados com o pouco que viram) e os iniciados (conscientes dos desafios e das oportunidades da nova tarefa). Por isso mesmo, durante o trajeto Aeroporto-Pousada, foi pouca a conversao entre eles sobre o evento e seus provveis desdobramentos. Mas muito, muito mesmo, motivados pelos recentes escndalos de Braslia, sobre a corrupo que grassa no pas. E tambm sobre os pfios resultados da recente COP15, a reunio realizada em Copenhague sobre o clima planetrio. De resto, a pequena viagem 55 km impressionou a todos pelo congestionamento que, quela hora, j se formava na entrada/sada de Braslia. O que ser disto dentro de 2 ou 3 anos, perguntou um. Somente em 2009 foram mais de 100 mil novos licenciamentos e o transporte pblico no evolui altura da demanda, completou outro (o facilitador no deixou de registrar mentalmente essas, e outras, consideraes, afinal todas elas integram, direta ou indiretamente, os temas que o 7 CNP colocar em debate: modelo de desenvolvimento, mobilidade urbana, mudanas climticas, etc).

CENA UM: A CHEGADA NA POUSADA A organizao do evento, sabedora da costumeira disperso que acontece nas reunies realizadas em meio ao turbilho urbano, nos ambientes 7

tcnico-administrativos conectados a todos os tipos de mdia, decidiu reunir o grupo em local minimamente protegido de interferncias outras que no fossem o cantar dos galos nas madrugadas, o gorgear dos pssaros ao longo dos dias e o coaxar dos sapos ao anoitecer. Optou-se ento pela Pousada do Novo Horizonte, prxima de Braslia, formada por um conjunto de cabanas dispostas em torno de um pequeno, mas bem aparelhado, Centro de Eventos, piscina, restaurante e algumas quadras esportivas. Tudo entremeado e cercado por muitas rvores, bambuzais, flores e gramados. Uma paisagem muito agradvel ao olhar e de efeitos altamente relaxantes, principalmente para aqueles que vivenciavam o stress das grandes cidades. Ah, e tem mais, localizada numa microrregio considerada como um ponto cego da telefonia celular. Nada, portanto, de interrupes a toda hora (condio essa comunicada antecipadamente aos participantes). Na gerncia da Pousada um telefone fixo, localizado na tradicional cabine, poderia atender a qualquer emergncia que houvesse. O alojamento da turma foi planejado com duas pessoas em cada cabana (a estratgia de integrao progressiva, como informou o facilitador, previu a formao de grupos iniciais com dois participantes, depois com quatro, e finalmente as plenrias com todos os 8 participantes). Ao chegar s cabanas, cada um encontrou sobre sua cama uma pasta contendo todos os textos mencionados pelo facilitador, e capeando a mesma uma nota dizendo:
CARO COLEGA: SE VOC J FEZ A LIO DE CASA, APROFUNDE-A. SE NO FEZ, A OPORTUNIDADE SER AMANH DE MANH. APS O CAF, DAS 8H30 S 12H, OS TEXTOS BSICOS DEVERO SER (RE)DISCUTIDOS. DESSA FORMA, QUANDO DE NOSSA PRIMEIRA REUNIO CONJUNTA, DAS 14 S 18H, NINGUM SER UM PEIXE FORA DGUA. E LEMBRE-SE, DAS LIDERANAS NACIONAIS QUE CADA UM REPRESENTA, NO SE ESPERA MENOS DO QUE PROATIVIDADE E COMPROMETIMENTO, DOS QUAIS RESULTEM AS PROPOSTAS DE MUDANA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL DO SISTEMA, DA SOCIEDADE E DO PRPRIO PLANETA. DURMAM BEM.

Alm das pastas, em cada cabana foi colocado um Flip-chart, com pincis atmicos de diferentes cores. E a primeira folha j preenchida com a programao do evento. A reao dos participantes foi unnime. Olharam-se e disseram-se: olha colega, a coisa parece estar muito bem organizada, ao que tudo indica iremos realizar um excelente trabalho nos prximos dias. verdade, mas agora j tarde, vamos jantar e depois dormir, recuperar as energias consumidas cruzando o pas.

CENA DOIS: A JORNADA DA MANH 8

Dormiram ouvindo o dueto de grilos e sapos, e acordaram com os acordes, ao que parecia, de uma orquestra de galos (um dos colegas lembrou que nos atuais centros urbanos conurbados - j se perdeu a memria desses tipos de sons que embalaram nossas infncias, anulados que foram pelo crescente nvel de rudos das cidades). Correram, literalmente, para o caf da manh, cuja fama nas hospedarias goianas j era conhecida. Mais de 28 diferentes ofertas, entre doces e salgados, sucos, cafs e chs. Ah, havia uma mesa, na outra ponta do salo, para o pessoal da dieta (a Pousada tambm servia de SPA) que, diga-se de passagem, no foi freqentada por nenhum dos participantes do nosso grupo. Durante o caf a conversa foi sobre o prprio, tal a impresso que aquelas ofertas lhes causaram. E somente na sada eles se aperceberam de um cartaz colocado junto entrada que dizia:
ATENO TURMA DO SISTEMA: DAS 8H30 S 12H, EM SEUS PRPRIOS ALOJAMENTOS, ACONTECERO AS REUNIES DOS GRUPOS DE DOIS, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL REVISITAR OS TEXTOS BSICOS. COMO PROVOCAO, LEMBREM-SE DO QUE DIZIA VOLTAIRE: POSSO DISCUTIR QUALQUER ASSUNTO, DESDE QUE, PRELIMINARMENTE, SEJAM DEFINIDOS OS TERMOS.

Bom, vamos ao trabalho, disseram-se. E rumaram para as cabanas. Abriram as pastas e l estavam os textos: 1) Quem Quem ...; 2) Planejamento Estratgico do Sistema ...; 3) os Textos Referenciais ...; 4) o Calendrio dos Eventos Estaduais e Nacionais ...; 5) as minutas de Regimentos Internos ...; 6) Relatrios das Propostas do 6 CNP; e 7) o quadro dos Resultados Almejados do 7 CNP e da FES 2010. Cada um deles acompanhados de formulrios-padro, para que os mini-grupos pudessem organizar, em seus possveis desdobramentos, o rol dos desafios e das oportunidades visualizados para depois, a partir dele, consensarem as primeiras sugestes de mudanas (isso dentro do amplo espectro que tem incio no individual e, sem exagero, pode impactar os limites do planetrio). Ah, o documento Quem Quem e quem Faz o Qu no Sistema Confea/Crea foi editado sob a forma de um enorme poster, e a todos foi solicitado que o afixassem numa das paredes para pudesse servir, a todo momento, de referncia sobre os diferentes papis das organizaes profissionais.

Voc j conhece o Poster:

QUEM QUEM E QUEM FAZ O QUE NO SISTEMA CONFEA/CREA ?

Mas, no vamos descrever aqui o trabalho realizado na primeira manh, vamos apenas registrar que, pelo brilho incomum que se percebeu nos olhos de todos, quando se apresentaram para o almoo, pde-se concluir que o mesmo foi muito satisfatrio e motivador, alm de proporcionar o nivelamento e o alinhamento indispensveis ao maior rendimento das etapas seguintes. 9

CENA TRES: O PERODO DA TARDE DO PRIMEIRO DIA No almoo apenas amenidades. Pudera, suas ofertas transformaram-se no foco das atenes e dos comentrios. Conseguiram o milagre de polarizar as conversaes e inspiraram nos mais prospectivos estranhas vises do que poderia ser servido no jantar, verdadeiros devaneios gastronmicos, e riso frouxo. Regime? S quando voltar para casa! Com todos presentes, e vidos para apresentar servio, as 14h em ponto o facilitador Parjin assumiu a palavra e disse: - Colegas, vamos comear a apreciao de cada um dos itens de nossa Pauta, que pretende abordar o conjunto de temas que ser objeto das atenes, discusses e proposies de nossas lideranas ao longo do processo de realizao dos congressos profissionais de 2010~. E o primeiro item dessa pauta refere-se, justamente, ao Sistema Confea/Crea ao qual estamos todos integrados. No , Giovnia? - Acredito que sim, respondeu a coordenadora estadual Giovnia. Aprendemos que um sistema um conjunto de partes que interagem visando atingir determinados objetivos, e que sofrem transformaes ao longo do tempo. E o Sistema Confea/Crea - SCC atende muito bem a essa definio, sob vrios ngulos e enquadramentos possveis. Por exemplo, as partes podem ser os profissionais, numa determinada abordagem, ou as organizaes, noutra. Os objetivos podem se referir tanto qualidade dos servios prestados e aos produtos oferecidos pelos profissionais como excelncia dos servios prestados aos profissionais e sociedade pelas organizaes, ou ainda, como a defesa dos interesses sociais e humanos relacionados ao exerccio das profisses integradas. As transformaes consideradas podero ser as internas, no sistema, e/ou as externas, na sociedade e sempre relacionadas s expectativas de futuro. E o tempo? Este estar sendo considerado tanto no curto como no mdio e no longo prazo. Querem saber como adquirir uma viso sistmica disso que foi dito? simples, basta examinar com ateno o primeiro documento da pasta de bondades (como ficou conhecido o conjunto de textos disponibilizados pelo facilitador): Quem Quem e Quem Faz o Qu. Ele est sob a forma de pster e foi logo afixado parede de nossa cabana. Mostrando invulgar alinhamento com a fala de Giovnia, (Coordenadora Nacional de Cmaras Especializadas) ps-se a falar: Carla

- Na manh de hoje eu e a Giovnia discutimos muito sobre nosso sistema profissional sua identidade e seus papis - e isso foi feito simplesmente esquadrinhando o pster citado. Ali est praticamente tudo o que se precisa conhecer do todo e de suas partes. Entendo que 10

todos os sistemas de maior complexidade - como so os sistemas polticos, sociais e econmicos necessitam dotar-se de adequadas estruturas de trabalho e desenvolver competentes processos de planejamento para que possam de forma mais eficiente, eficaz e efetiva propiciar uma maior interao dessas partes e, no tempo certo, uma melhor consecuo de seus objetivos. E justamente isto que est em discusso no Sistema Confea/Crea. Somos um sistema profissional (e tambm social) dinmico, atuando no mbito de sistemas maiores e ainda mais complexos (o nacional, o internacional e o planetrio) e desdobrando-se em sistemas menores (das jurisdies estaduais, das entidades de classe e instituies de ensino, dos rgos consultivos, das organizaes assistenciais e cooperativas, etc). E ento? - E ento, acudiu o facilitador, e ento que o Sistema Confea/Crea, por meio de suas lideranas e das entidades representativas que o integram, decidiu criar um frum especial para discutir de forma sistemtica e permanente essa O HISTRICO DOS CNPs: questo. Criou o CNP Congresso Nacional de Profissionais - 1993 - 1 CNP - guas de precedido pelos CEPs Congressos Lindia/SP Estaduais de Profissionais, e estes por um conjunto de eventos - 1996 2 CNP Fortaleza/CE microrregionais precursores. Esse - 1999 3 CNP Natal/RN processo pode ser assemelhado ao processo de oxigenao que acontece - 2001 4 CNP Foz do nas rvores. Nestas, as folhas Iguau/PR (profissionais) cumprem seu papel absorvendo o oxignio do ar (dados, - 2004 5 CNP So Luiz/MA informaes e conhecimentos) e o - 2007 6 CNP Rio de remetem, via pequenos ramos Janeiro/RJ (entidades de classe), at os ramos mdios (inspetorias ou regionais), que por sua vez fazem convergir suas contribuies aos ramos maiores (CEPs) que se desdobram do tronco principal da rvore. Este tronco (CNP) desempenha relevante papel de oxigenar as razes extensa e profundamente fincadas no solo frtil da nao. E, ainda metaforicamente falando, uma nao sustentada no tempo e no espao por uma infinidade dessas rvores, que sendo de diferentes espcies diferentemente contribuem para o desenvolvimento sustentvel por todos almejados. A empolgao do facilitador foi interrompida por um aplauso geral e espontneo. E algum perguntou se a reunio estava sendo gravada, pois queria poder reconstituir com preciso essa metfora em suas reunies regionais. Isso vinha confirmar a tese de que no processo dos congressos no apenas o racional, mas tambm o emocional deveria ser trabalhado. Nesse momento Pedro Saturnino, que j tinha sido conselheiro federal, e agora presidia um Crea, pediu para falar. 11

- Colegas, j tendo participado de outros Congressos profissionais, e das atividades do Sistema Confea/Crea por quase uma dcada, posso dizer alguma coisa sobre os processos estratgicosa que nossa pauta se refere. E de como, na minha opinio, eles podero conduzir consecuo da Misso e realizao da Viso, ambas referenciadas aos Princpios e Valores definidos na Identidade do Sistema Confea/Crea. E so trs esses processos, que na sequncia iremos colocar numa ordem, vamos dizer assim, didtica. O primeiro deles o da FES - Formulao Estratgica do Sistema Profissional, que busca estabelecer os Objetivos Estratgicos do Sistema, como um todo, estruturados sobre os pilares de um consistente diagnstico geral, de uma ampla anlise estratgica (matriz SWOT), de um extenso mapeamento dos fatos portadores de futuro e, ao seu final, de uma validao desses elementos por um grupo de reconhecida representatividade no Sistema.

- E que grupo esse? indagou Josaf, um presidente de Entidade Nacional. - Depende de como o Sistema foi definido. Se as partes consideradas forem as organizaes, o grupo validador ser constitudo pela representao das mesmas: Confea, Colgio de Presidentes, Colgio das Entidades Nacionais, Coordenadorias de Cmaras Especializadas dos Creas e Mtua. Tambm integram esse grupo representantes de algumas organizaes extra-sistema, pblicas e privadas. Se as partes consideradas forem os profissionais, teremos as opes de buscar as representaes dos diferentes segmentos profissionais nas categorias (em nmero de trs), ou nas modalidades

12

(em nmero de nove) ou ainda nas especialidades (atualmente em nmero de trezentos e cinco), e em todos os nveis de formao. Pela sempre presente necessidade de simplificao de um processo que por natureza complexo, tem-se procurado sua validao por meio do consenso dos representantes das organizaes. O segundo processo, continuou Saturnino a expor, o do PEO Planejamento Estratgico das Organizaes que, simplificando, consiste no trabalho de cada uma das organizaes do Sistema visando a definio das Metas prprias e Projetos estruturantes, ambos associados aos Objetivos Estratgicos do Sistema OES estabelecidos na fase da FES. H quem diga que a Formulao tem espectro amplo e recobre o mdio e longo prazo das expectativas e aes do Sistema, geralmente superior a cinco anos. E que o Planejamento tem espectro estreito e recobre apenas o curto prazo, geralmente inferior a cinco anos.

Processo do

CNP

Propostas dos Profissionais

Integrao dos processos

PEO CON/COEs / SPP/GPG OE SS

OO EO
Resultados dos processos

Processo da

FES

Propostas das Organizaes

13

- Vo

- Vou dar um exemplo, adiantou-se o conselheiro federal Ximenes. No Confea, com base nos Objetivos Estratgicos do Sistema estabelecidos pela Formulao de 2007 (FES - 2007), foi desencadeado um processo de planejamento (PE) desdobrado em trs diferenciadas partes:
1) a definio e implementao das Metas Associadas, que ficaram a cargo do GPD Gerenciamento Pelas Diretrizes; 2) a definio e implementao dos Projetos Estruturantes, que ficaram a cargo do GP Gerenciamento de Projetos; e 3) para tratar de forma organizada as questes e processos operacionais o planejamento previu e implantou um GRD Gerenciamento das Rotinas Dirias.

- Isso mesmo. Bom exemplo. Agradeo a contribuio. E prosseguiu Saturnino: o terceiro processo estratgico , simultaneamente, causa e conseqncia dos demais: o processo de realizao dos Congressos Profissionais (CNP, CEPs e EMRs). Carla pediu um aparte para colocar mais uma indagao: - Afinal Saturnino, qual a relao existente entre o CNP, que j vai para a sua stima edio, e a FES, que vai para a sua quarta? E que histria essa, que se fala, da integrao entre esses dois processos em 2010? - boa pergunta, e bastante oportuna nesta altura de nossa reunio. Vamos respond-la partindo da prpria definio dos CNPs, conforme dispe o artigo 1 da Resoluo n 1.013/2005, do Confea, que regulamentou a matria.
O Congresso Nacional de Profissionais CNP um forum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor polticas, estratgias e programas de atuao, visando participao dos profissionais das reas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integrao com a sociedade e entidades governamentais.

Podemos reconhecer nesse artigo duas diferenciadas disposies: uma expressa no prprio texto, clara, direta, teleologicamente estruturada, que remete o Sistema ao cumprimento O TEXTO de sua destinao social e o compele crescente E O CONTEXTO integrao com as organizaes pblicas e privadas; DA LEI: outra implcita, mas identificvel nos contextos da AMBOS SO Resoluo supracitada e da lei que a autoriza, que IMPORTANTES condiciona o alcance da primeira realizao de um 14

gerenciamento eficiente e eficaz por parte das organizaes que o integram e exige o desempenho das atividades profissionais com tica e qualidade. Como se pode entender, essas duas disposies devem caminhar juntas, tanto nas suas aes como na apropriao de seus resultados. Uma no pode existir sem a outra, so a cara e a coroa de uma mesma moeda. - E a podemos identificar - manifestou-se Carla, denotando convico uma das principais caractersticas dos lderes: eles conseguem ir alm do textual e procuram a legitimidade e os desdobramentos que o contextual pode propiciar. E tem mais, eles alm de demonstrar invulgar proatividade na identificao das relaes entre um e outro, so muito criativos na proposio de novas relaes capazes de ampliar o sinergismo dos sistemas e, com isso, obter melhores resultados. Vocs tem alguma duvida disso? Efetivamente, ater-se estritamente ao texto, letra fria da disposio, como se diz, demasiadamente burocrtico e emburrecedor. Cogitar dos contextos, existentes em qualquer circunstncia, indo at os limites dos permissivos legais, um potencializador dos recursos de todas as ordens que podem ser alocados. - Certo Carla, por isso vamos deixar, desde j, perfeitamente esclarecido entre ns que os processos de que falamos o dos congressos profissionais e o da FES passam a interagir dinamicamente, tanto pelas implicaes sistmicas, que reconhecemos, como por razes estratgicas e gerenciais, que estabelecemos. Assim sendo, quando falarmos em congressos profissionais estar sempre presente a indagao e como esto transcorrendo os processos da FES e do PEO que lhes correspondem? E por outro lado, ao descrevermos as experincias de planejamento (FES e PEO) estaremos sempre associando a elas os resultados pretendidos dos CNPs, ou seja, as polticas, estratgias e programas de atuao definidas pelo sistema profissional e, sempre, voltadas para o desenvolvimento sustentvel.

CENA QUATRO: O FINAL DOS TRABALHOS DO PRIMEIRO DIA O facilitador retoma a palavra e diz: - Bem pessoal, terminamos a primeira das quatros etapas de nosso encontro. E podemos dizer que avanamos bastante, na realidade fomos alm do esperado. Seno vejamos: revisitamos o quadro QQQFQ no Sistema Confea/Crea e discutimos a dinmica interna e externa de nossos processos estratgicos.

15

Era hora de passar s atividades ldicas, comeando por um exerccio conjunto de hidroginstica, na piscina trmica. Continuando com um jantar degustao, com vrios pratos feitos base do famoso pequi goiano, acompanhados de uma taa (para no exagerar) de um BERNARDINHO impressionante malbec da Patagnia . Depois do jantar EO seria projetada uma mini-conferncia em vdeo, bem SUCESSO light, sobre a importncia do trabalho em equipe, proferida em evento sobre A excelncia gerencial e pessoal, pelo Bernardinho, tcnico da seleo brasileira de voleibol. Aps levar nossa seleo aos pdios do campeonato mundial, do grand prix internacional e das olimpadas Bernardinho virou expositor de sucesso, ou melhor dizendo, especialista nas questes relacionadas ao sucesso. - Amanh recomearemos resgatando os processos e os resultados obtidos nas seis edies anteriores dos congressos profissionais, e na sequncia discutindo e propondo formas de aperfeioamento para o 7 CNP, da ampla mobilizao do universo profissional obteno de melhores resultados para o sistema e para a sociedade.

CENA CINCO: A MANH DO SEGUNDO DIA O facilitador comeou dizendo que um autor, cujo nome no lhe ocorria naquele momento, definiu a diferena das idias quando no plano individual, ou psicolgico, e quando no plano coletivo, ou sociolgico. No primeiro caso a pessoa domina a idia, a prope, e faz dela o instrumento de sua vontade e de seus interesses. No segundo caso a idia que domina as pessoas, que cooptadas por elas passam a reconhecer uma vontade coletiva e admitir a prevalncia dos interesses comuns que delas decorrem. No psicolgico o homem usa a idia. No sociolgico a idia move o homem. E continuou: as lideranas so, justamente, os agentes transformadores que, sensveis aos interesses comuns, garimpam, renem, conjugam as idias individuais capazes de se alinharem, ou de representarem, as aspiraes e necessidades coletivas. Analogamente, vemos a movimentao das idias e dos ideais ao longo do processo dos congressos. Surgem no mago das conscincias individuais dos cidados-profissionais, l so explicitadas aps a intensa catarse que nelas tem curso. Depois extravasam esses limites, que no mais as podem conter, e ganham vida e corpo nos ambientes profissional e social onde, a maior parte delas, ganha fora, agrega valor, funde-se a outras. E nesse dinmico processo, se de um lado perdem-se ou diluem-se as autorias originais de outro so validadas na expresso coletiva, ganhando maior representatividade.

16

- Em vista do exposto, diga-nos Petrnio, como voc aplicaria esses conceitos s idias que tero curso no processo de realizao dos congressos de 2010? - Agora, caro Parjin, ficou mais fcil de entender, e consequentemente, como se diz, de customizar. O chamado processo dos congressos de 2010 o 7 CNP precedido pelos CEPs e estes por centenas de encontros microrregionais na verdade j est nas ruas e tem como objetivos gerais os seguintes:
1) sensibilizar o universo profissional (mais de 800 mil profissionais registrados nos Creas) sobre os pressupostos e os resultados almejados pelo 7 CNP; 2) mobilizar pelo menos 50 mil lideranas, como multiplicadores dedicados, em todas as jurisdies; 3) realizar perto de 500 encontros microrregionais precursores dos CEPs, tendo como diretriz a discusso dos objetivos estratgicos do sistema profissional explicitados pela FES 2009; 4) realizar os 27 CEPs, neles eleger os delegados ao 7 CNP e aprovar as propostas estaduais (PEs); 5) sistematizar as propostas estaduais e submet-las discusso no 7 CNP, inicialmente na 1 etapa, em Cuiab, e finalmente na 2 etapa, em Braslia. O processo de realizao dos congressos, tal qual foi descrito, culminar com a aprovao das propostas dos profissionais.

Fez uma pequena pausa, olhou ao redor, e disse: - Pelo que entendi, as propostas dos profissionais, oriundas do processo de realizao do 7 CNP, e as propostas das organizaes, oriundas das FES 2010, sero os blocos de construo a serem utilizados para o estabelecimento, agora no horizonte 2011 a 2022, dos (novos) objetivos estratgicos do Sistema (OES).

17

Processo do

CNP

Propostas dos Profissionais

Integrao dos processos

PEO CON/COEs / SPP/GPG OE SS

OO EO
Resultados dos processos

Processo da

FES

Propostas das Organizaes

Aps essas preliminares, agora podemos responder sua indagao, por partes: 1) a partir de suas bases operacionais, localizadas nos mais de 2 mil municpios onde as entidades associativas plantaram as suas razes, e motivado pelos textos referenciais e outros estmulos, o universo profissional saber gerar (este o termo) as proposies individuais desencadeadoras do processo de realizao dos congressos de 2010; 2) a transformao dessas proposies iniciais ter incio quando, no ambiente associativo em que devero necessariamente transitar, surgirem as primeiras crticas e contribuies. E sairo dessas reunies, seno com diferentes estruturas propositivas, pelo menos com ampliado alcance e apropriado alinhamento aos eixos, dimenses e objetivos da FES 2009 (que, conforme a metodologia adotada, devem balizar todo o processo de discusso). Ai est, colegas, a importncia tantas vezes mencionada das leituras prvias, eis que nunca se poder perder de vista os referenciais, em qualquer que seja a jornada, fsica ou intelectual; 3) ganhando corpo e alcance, as proposies avanaro mais um degrau, e j com nova roupagem iro bater s portas dos encontros de inspetorias (que so multiassociativas e 18

microrregionais) ou ainda, no caso das jurisdies maiores, submetem-se nova rodada de discusses nas chamadas Regionais ou Regies Administrativas (que agrupam vrias Inspetorias). A idia da bola de neve serve muito bem ao nosso caso: vai ganhando massa crescente medida em que se desloca; 4) Quando aportarem nos congressos estaduais as proposies j tero, como se diz, cabea, tronco e membro, ou seja, seus contedos sero expresso de entendimentos coletivamente construdo e suas formataes obedecero s normas prestabelecidas. E tem mais, ao longo desse priplo e trabalhando com um nmero to expressivo de proposies (ainda mais agora que se pretende estimular a proatividade dos colegas), haver que estabelecer dois critrios de seleo, e prioridade: um qualitativo e outro quantitativo.

O facilitador, percebendo manifestar, indagou:

que

um

dos

participantes

desejava

se

- Adelmar, voc deseja acrescentar alguma coisa fala de Petrnio?

- Sim, disse Adelmar, gostaria de manifestar meu entendimento sobre o significado dessa seleo e prioridade. Nos congressos profissionais de que j participei elas no aconteciam da forma organizada como agora se pretende. Ora, seleo e prioridade requerem o prvio estabelecimento de um processo de sistematizao ao longo de todo esse priplo, que tenha por base, justamente, esses critrios qualitativos e quantitativos aos quais o Petrnio se referiu.

19

FATORES CRTICOS DO SUCESSO Comprometimento das Lideranas Organizao de competente equipe de trabalho Conhecimento do processo de integrao CNP/FES Adequada internalizao da metodologia e dos materiais disponibilizados; Adequada formulao das propostas; Adequado processo de sistematizao Delegados representativos e proativos

Adequada viso de futuro

Qualitativamente as proposies devero, em primeiro lugar, ater-se ao tema central do 7 CNP Construindo uma Agenda Estratgica do Sistema Confea/Crea: desafios, oportunidades e viso de futuro - e considerar que a abordagem desse tema dever seguir a metodologia apresentada no documento Planejamento Estratgico do Sistema Profissional 2009/2014, considerados os eixos, dimenses, viso de futuro e objetivos estratgicos dele constantes. Afinal, esse foi o tema especialmente escolhido pelas lideranas profissionais para ser discutido no processo dos congressos do ano de 2010. E, indiscutivelmente, o no estabelecimento de um foco adequado face aos contextos profissional e scio-econmico poder constituir-se num elemento de disperso das proposies e de diluio dos esforos dos participantes. O contrrio disso, ou seja, a concentrao e a potencializao, o que se pretende fixar como requisito bsico do critrio qualitativo. E achamos tambm que o nosso universo profissional j atingiu o suficiente nvel de maturidade para propor com qualidade, diferenciar causas e efeitos, reconhecer os interesses sociais e humanos presentes na realizao dos empreendimentos prprios de cada uma de suas profisses e, com base nisso, acompanhar criticamente a discusso das polticas pblicas relacionadas, bem como a implementao dos planos de governo que procuram dar-lhes conseqncia. Nunca demais lembrar que, em congressos anteriores, quando no se aplicaram estes critrios, proposies exticas e pontuais foram discutidas at na etapa do CNP, como, por exemplo: 1) a defesa das mulheres do Afeganisto; 2) a solidariedade a um movimento grevista que acontecia em determinado Estado; 3) a solicitao de providncias 20

junto ao DNIT relacionadas conservao de determinadas estradas federais; etc.

- Diga-me, indagou Telles denotando preocupao, quer dizer ento que somente poderemos propor questes rigorosamente alinhadas aos eixos referenciais e aos objetivos estratgicos que lhes correspondem? E quanto s questes conjunturais, e circunstanciais, nos vrios nveis, tais como a corrupo endmica, as mudanas climticas e o processo eleitoral de 2010, como ficam?

A interveno de Telles mexeu com todos, vez que os demais tambm entendiam ser necessrio no processo dos congressos a existncia de espao prprio para manifestaes desse gnero. O facilitador tambm concordou com isso e disse que, ainda neste encontro, voltariam a discutir essa questo, e com relao exposio de Adelmar limitou-se a dizer que tendo foco e mtodo, tudo poder ser mais fcil! O riso foi geral. Afinal, de que se riam? Das prticas passadas ou do que se estava propondo para substitu-las? Em meio a essa descontrao o facilitador chamou um intervalo. 15 minutos para um cafezinho goiana, sempre acompanhado de docinhos caseiros e sucos naturais.

CENA SEIS: A COISA COMEA A ESQUENTAR Vamos recomear, e a palavra continua com Adelmar, disse o facilitador. - O critrio quantitativo tambm muito importante. Mesmo que dispusssemos de propostas focadas e de qualidade, no poderamos discutir com a necessria ateno e cuidado um nmero excessivo delas. Afinal, em nenhum dos eventos programados iremos ter o tempo suficiente para examinar mais do que um determinado nmero delas. Nesse sentido, e por oportuno, vou citar aqui um trecho da reportagem da Revista Exame (n 23/2009) sobre o consultor Vicente Falconi, com o ttulo O Guru do Brasil. A certa altura a matria apresenta um dos princpios do consultor: 4. Quem tem muitas prioridades acaba por no ter nenhuma. Segundo Falconi, importante definir entre trs e cinco metas prioritrias para perseguir e acompanhar. Nunca mais do que isso, afirma. Do contrrio, pode existir uma confuso sobre o que de fato importa o que compromete o sucesso do segundo passo do mtodo, a execuo.

21

A anlise das experincias dos congressos anteriores, aliada s recomendaes dos especialistas quanto gesto de processos, conduziu os organizadores do 7 CNP elaborao A IMPORTNCIA de instrues relacionadas: primeiro, formatao DA FORMATAO das propostas, quer as individuais quer as coletivas E DA e, segundo, sistematizao das mesmas, SISTEMATIZAO considerando um nmero pr-estabelecido e DAS PROPOSTAS compatvel com a durao prevista dos eventos. Como diria Falconi, embora seja muito grande a capacidade propositiva de nossos colegas, em momento algum poderemos esquecer a importncia do estabelecimento de prioridades e do nosso compromisso com a execuo, bem como com os pr-requisitos desta. Assim sendo, embora se deseje estimular a gerao de milhares de proposies individuais, medida em que elas forem transitando pelo coletivo profissional iro se fundindo, agregando-se, ou ento se excluindo, eliminando-se mutuamente. E de tal forma orientada isso dever acontecer que pouco mais de uma centena delas aportar nos atracadouros dos 27 CEPs. E a grande misso desses congressos ser, resguardados os aspectos qualitativos indispensveis, indicar para o CNP as contribuies de suas jurisdies, ou seja, o conjunto das propostas estaduais (PEs), selecionadas com base nos parmetros prestabelecidos. Por solicitao do prprio, a palavra foi concedida para o colega Telles, que representava as Coordenadorias Nacionais de Cmaras Especializadas no encontro. - Pelo que sei, esse aspecto quantitativo ficou assim definido pela CON:
1) os elementos estruturadores da FES 2009 (eixos referenciais, dimenses, viso de futuro e objetivos estratgicos) sero utilizados para o embasamento dos trabalhos do processo dos congressos de 2010; 2) sendo cinco esses eixos e treze esses objetivos, em relao a esses elementos que ser estabelecido o limite das proposies em cada etapa do processo; 3) para os CEPs, admitir-se- um limite de 26 propostas estaduais, isso na hiptese de ser considerado como parmetro o nmero de objetivos estratgicos, que 13 (duas propostas por objetivo); e um limite de 15 PEs, na hiptese de ser considerado como parmetro o nmero de eixos referenciais, que 5 (cinco propostas por eixo); 4) na primeira hiptese sero encaminhadas ao CNP 702 propostas estaduais (ou seja, 26x27), e na segunda hiptese o nmero dessas propostas estaduais ser de 405 (ou seja, 15x27); 5) para a discusso na primeira etapa do CNP, em Cuiab, caso o parmetro escolhido seja o dos objetivos estratgicos, essas 702 PEs sero, pelos critrios de sistematizao e prioridade, reduzidas a 65

22

propostas nacionais (ou seja, 13x5); e no caso de se optar pelo parmetro dos eixos referenciais, essas 405 PEs sero reduzidas a 25 (ou seja, 5x5); 6) objetivamente, poderemos dizer que o tempo disponibilizado para a discusso de cada uma das propostas nacionais, na primeira hiptese, seria de 20 minutos, aproximadamente; e de 48 minutos na segunda hiptese.

Em vista disso, pergunto: qual o tempo mnimo que deveremos conceder aos quase 500 delegados ao CNP para a considerao de um conjunto de propostas que, emergentes da conscincia cidad e profissional de nossos colegas, impuseram-se como prioridades finais de um longo e rico processo de discusso nacional? Obviamente que no os 60 segundos disponveis para a discusso de cada uma das 443 propostas sistematizadas no 4 CNP, nem os 16 minutos disponveis no 5 CNP para essa discusso, talvez os 20 minutos correspondentes ao rateio do 6 CNP. Assim, os 20 minutos da primeira hiptese acima aventada nos parecem razoveis, e melhor ainda seriam os 48 minutos da segunda hiptese. Teramos assim, menor nmero de propostas finais, maior possibilidade de concentrao de foco, mais tempo para o estabelecimento dos indispensveis consensos e, ainda como diria Vicente Falconi, a possibilidade da maior concentrao de esforos na fase executiva. Carla acenou para Adelmar, que ainda no terminara as suas consideraes, e disse-lhe que tambm queria contribuir nesta parte da discusso. - Muitos congressos, disse Carla, so declaradamente ATENO AO monotemticos. Programam-se para a discusso de um nico assunto, e somente em seu mbito CONTEDO permitem que se apresentem e discutam proposies. INOVADOR No Sistema Confea/Crea, entretanto, nos DAS PROPOSTAS acostumamos a pautar questes de amplo espectro NACIONAIS e por isso abord-las apenas de forma superficial, nunca cogitando das implicaes maiores dessas questes, e menos ainda tratando das relaes sistmicas sempre existentes, tanto no contexto profissional como no scio-econmico. Na minha opinio, ao invs de tratar as questes do trivial variado de nosso sistema profissional, porque isso j fazemos em nosso dia-a-dia (reunies de Cmaras, de Comisses, de Plenrios, de rgo consultivos, de congressos setoriais, etc), nossos CNPs/CEPs deveriam notabilizarem-se pela discusso de temas contextual e conjunturalmente determinados e sempre concluir posicionando as organizaes profissionais face s solues consistentemente identificadas. 23

E por assim pensar, quero posicionar-me favoravelmente segunda hiptese mencionada pelo colega Telles, ou seja, referenciar as propostas estaduais, e depois as nacionais, aos 5 eixos temticos e no aos 13 objetivos estratgicos que dele se desdobram. A diferena est em podermos dispor de mais tempo para discutir as questes por elas pautadas: 48 minutos ao invs de 20. Para aqueles que acharem que temas mais gerais, at mesmo especficos ou emergenciais, tambm devero encontrar nos congressos algum espao para suas apreciaes, lembramos do mecanismo ou recurso da moo, j previsto nos regimentos dos CEPs e do CNP e que poder ser acionado por ocasio das plenrias finais desses congressos. O facilitador assumiu a palavra por entender que a questo proposta pelo Telles - referente a outros assuntos, de reconhecida importncia porm sem ligaes diretas com nossos eixos referenciais e objetivos estratgicos deveria ser agora retomada. E ele mesmo passou a encaminhar a discusso, comeando dizendo que nos congressos profissionais alm do instrumento administrativo denominado proposta est previsto outro, agora apontado pelo mesmo Telles, denominado moo. - As propostas so definidas na Resoluo 1.013/2005 como sendo: Art. 17 Para efeito destas normas, considera-se proposta o instrumento administrativo, necessariamente fundamentado, que prope estudos e medidas capazes de gerar a edio de normas, procedimentos, aes e tomada de providncias tcnico-administrativas. 1 - As propostas devem contemplar, obrigatoriamente, os seguintes requisitos: I situao existente; II proposio; III justificativa; IV fundamentao legal; e V sugesto de mecanismos para implementao. J vimos atrs como as mesmas, que iro instrumentar os participantes dos congressos profissionais, devero atender aos requisitos qualitativos e quantitativos que acabam de ser apresentados. Vamos ver agora como o nico do art. 47 da Resoluo 1.013 define a moo, um outro instrumento que podero se valer esses participantes:

DIFERENA ENTRE PROPOSTAS E MOES

moes so instrumentos administrativos que objetivam expressar opinio a respeito de determinados atos ou fatos

24

Ora, os determinados atos e fatos que demandam o posicionamento opinativo dos profissionais ganham diferentes dimenses nos vrios nveis em que se aplicam: local, microrregional, estadual e nacional. Efetivamente, todos os eventos realizados nesses nveis devem sempre discutir propostas fundamentadas e/ou, quando for o caso, expressar opinies. Sendo as propostas, sempre referenciadas temtica geral dos congressos, resultados finais de um processo que perpassa todos esses nveis. E as moes, por sua vez, manifestaes oportunas ditadas pelas condies conjunturais e circunstanciais do conjunto de eventos de cada nvel. - Deixe-me entender melhor, pediu Adelmar. As propostas surgem l na base, como proposies individuais que vo, pouco a pouco, se socializando, at chegarem ao CNP, sistematizadas e priorizadas como se viu. E seu espao de proposio limitado s matrias em nosso caso abrigadas nos eixos referenciais e consubstanciadas nos objetivos estratgicos. - Isso mesmo, exatamente, confirmou o facilitador. - E as moes, continuou Adelmar, diferentemente das propostas que permeiam os eventos, so instrumentos apresentados, discutidos e aprovados no mbito de cada um desses eventos, e expresso a opinio dos participantes sobre questes no diretamente relacionadas com esses eixos e objetivos. As moes iro oportunizar em cada um dos nveis geogrficos da realizao dos eventos manifestaes sobre questes pontuais ou gerais, conjunturais ou circunstanciais, locais ou planetrias. Podemos dizer que elas representam de certa forma uma vlvula de escape do formalismo da metodologia adotada para o desenvolvimento das propostas. - Isso mesmo, voc construiu uma boa figura, disse o facilitador. Acho que agora, esclarecida essa diferena, podemos retornar ao assunto que estvamos discutindo. As colocaes feitas por Carla foram muito bem recebidas por todos e motivaram mais uma interveno do facilitador, que elogiando a clareza da mesma disse que a presente reunio estava atingindo os seus objetivos e, alm de informar sobre a organizao e a dinmica esperada dos congressos, j comeava a apresentar sugestes para o aperfeioamento dos mesmos. E continuou: - Vimos a importncia de considerar, sob o crivo dos critrios de qualidade e de quantidade, o grande nmero de propostas que fluiro ao longo dos eventos precursores dos CEPs, nestes mesmo e depois nas duas etapas do 7 CNP. A esse crivo chamaremos de processo de sistematizao das propostas que desdobrar-se-, pelo menos, nas seguintes fases:

O CRIVO DOS CRITRIOS DE QUALIDADE E QUANTIDADE

25

1) uma grande sistematizao estadual, que organizar o conjunto de propostas oriundas dos eventos precursores para discusso nos CEPs; 2) a sistematizao no transcurso dos prprios CEPs, tendo em vista limitar o nmero de propostas estaduais a serem enviadas ao CNP (26 PEs, no caso da primeira hiptese, e 15 PEs, no caso da segunda hiptese); 3) a grande sistematizao nacional, que considerar o somatrio das PEs (702 ou 405) organizar o conjunto de propostas nacionais a ser discutido na primeira etapa do 7 CNP (ou sero 65 ou 25, conforme j foi explicado). A partir da no haver mais sistematizao, apenas aprovao ou rejeio de unidades desse conjunto. Este processo de sistematizao, que estamos apresentando e discutindo, ainda est por ser definido operacionalmente em suas diferentes frentes de trabalho e desdobramentos. Mas a discusso at aqui realizada j serviu para esclarecer sua necessidade e importncia. Suas principais ferramentas e mecanismos de funcionamento viro na sequncia. - Mas tem um ponto ainda que gostaria muito que ficasse mais esclarecido entre ns, disse o facilitador em tom srio: a ateno que foi dada pelas lideranas profissionais, no perodo 2007 a 2009, s 49 propostas aprovadas no 6 CNP. O Relatrio do que pde ser feito foi includo na pasta de documentos que distribumos a vocs, provavelmente j o devem ter lido. Em funo das demandas contidas nessas propostas, bem como as implicaes legais, regulamentares, administrativas e comportamentais, as mesmas receberam diferenciados tratamentos por parte dessas lideranas. O relatrio citado auto-explicativo e est disposio de todos no site do Confea. A principal importncia, entretanto, de termos bem presente o conjunto dessas propostas que, salvo melhor juzo, no teria sentido repeti-las nos trabalhos do 7 CNP. Eis que, como NO H propostas representativas do universo profissional NECESSIDADE continuaro obrigando as lideranas a viabilizarem DE REPETIR AS suas implementaes, mesmo que no sejam reapresentadas em futuros congressos. Por isso, seria PROPOSTAS DO muito bom que em 2010 pudssemos somar quelas 6 CNP outras propostas mais, recobrindo maior rea ainda no espao de possibilidades aberto pelos congressos para a consecuo dos objetivos estratgicos estabelecidos.

26

Nesse momento aparece o maitre chamando para o almoo. E, como sempre, vale o ditado: cessa tudo o que a antiga musa conta, eis que um valor maior se alevanta. Nem foi preciso chamar a segunda vez. O facilitador havia encomendado um cardpio frugal, para no comprometer muito a capacidade intelectual que todos deveriam usar na reunio da tarde.

CENA SETE: UMA OPORTUNA ANALOGIA Durante o almoo, num dos grupos de quatro montados pelo facilitador aconteceu o seguinte dilogo: - Estou gostando muito da reunio, principalmente porque comecei a entender um pouco mais da dinmica da integrao entre os processos do CNP e da FES, disse Giovnia. E quanto a vocs? - Acho que a partir de agora, respondeu Saturnino, o nosso maior problema ser o de transferir para os colegas de nossos Estados no apenas os conhecimentos que adquirimos mas tambm esse importante estmulo que ele est produzindo. - Olha pessoal, no meu Estado no vai ser nada fcil, disse Petrnio, e prosseguiu: acho que sem um trabalho prvio e intenso de comunicao os profissionais das cidades do interior tero enormes dificuldades de participar proativamente, como se deseja, dos eventos locais e microrregionais. - De fato, concordou Telles, sem comunicao adequada no iremos muito longe. Num sistema como o nosso, to plural, num pas como o nosso, to diversificado, no mundo que vivemos, to desigual, precisamos muito de uma comunicao inteligente e abrangente, capaz de remover aqueles que, para mim, so nossos maiores problemas nessa rea: primeiro a desinformao generalizada sobre o sistema, sua identidade e seus papis; segundo a m formao poltico-profissional de muitos, geralmente decorrente de uma insuficiente, e mesmo destorcida, base de dados, informaes e conhecimentos. - A verdade que num sistema como o nosso, e especialmente em relao ao processo dos congressos que pretendemos desenvolver em 2010, a comunicao no poder ser improvisada. Por isso vejo com muito bons olhos o trabalho que est sendo planejado nessa rea, arrematou Giovnia. A conversa prosseguiu nesse diapaso at a sobremesa, e quem conseguiu conter-se no almoo no resistiu a uma farta fatia de queijo goiano, acompanhado por generosas colheradas de doce de mamo verde ou de doce de leite. 27

14h, em ponto, registrou o facilitador (e apesar do prazeiroso almoo todos retornaram aparentando grande disposio para enfrentar os trabalhos finais. Agora j no era mais possvel evitar que, s refeies, os grupos de quatro discutissem as questes ainda pouco esclarecidas), e continuou: temos os seguintes pontos a vencer em nossa pauta: 1) a integrao dos processos dos congressos de 2010 com os processos da FES 2010; 2) a difuso desses processos; 3) a definio de metodologia para a conduo dos eventos locais e microrregionais; e 4) uma discusso prvia sobre os regimentos internos dos CEPs e do CNP. Vamos convidar os colegas Petrnio e Giovnia, que participaram dos trabalhos da FES 2009 para apresentar o primeiro assunto. - Vamos comear com um pequeno histrico, disse Petrnio e projetou um slide ilustrativo, para o qual pediu ateno e acompanhamento. O Confea, em 2007, implantou AS MUDANAS uma nova estrutura organizacional, do tipo NA funcional-matricial, e adotou novos modelos de gerenciamento e de planejamento. Na prtica do ORGANIZAO DO CONFEA novo modelo de planejamento o planejamento estratgico de cada uma das organizaes do Sistema Confea/Crea precedido por um processo mais amplo denominado de FE Formulao Estratgica, desenvolvido no nvel do sistema (o todo) e no no nvel das organizaes (as partes), e que culmina com o estabelecimento consensual dos Objetivos Estratgicos do Sistema.
P E IO LNR

C M S E PR A E TS O IS S E M N N E C M D A A IA E O IT E VL O A T UA R IC L O - CA A C M S E E P C IS O IS S S E IA

O V O IAN C N L U ID R A IO A -OA NC -

C N EH D EO O S L O IR T R P E ID N E RS E T

-C D

A D O IAD U IT R O S TM IS E A -A D UI

G B E ED A IN T A P E ID N IA RS C - GB AI P O U A O IA R C RD R J R IC U D A -PO RJ C NR LD R O T O A O IA IN E N TR A -C T IN

A S S O IA SES R P RA E T R A L MN A -AA PR A S S O IAD SES R E P A EA E T L N J MNO -AL PA -

S p rin n c d u e te d n ia e P g m se ro ra a P je s ro to -SP P

S p rin n c d u e te d n ia e In g od te ra o S te a is m - S IS -

S p rin n c u e te d n ia A m is tiv e d in tra a F a c ira in n e -SF A L IT O IC A (C L , P P ge e re o iro E u ed A o q ip e p io ) G s od e t e Psos es a

S p rin n c d u e te d n ia e C mn a e o u ic o M rk tin a e g -S M C

GC A

GI R

GM T

GI F

GC O

G IE

GO C

GE M

Gs rd P g m e to e ro ra a A Gs rd P g m e to e ro ra a B Gs rd P g m e to e ro ra a C Gs rd P g m e to e ro ra a D Gs rd P g m e to e ro ra a E Gs rd P g m e to e ro ra a ... N

CEs RA

/MT A U

/ E T A E D CAS N ID D S E L S E

/ IN T U SD E S O S IT I E E N IN

Esses objetivos representaram a base conceitual e programtica pactuada sobre a qual as organizaes iro elaborar seus respectivos planos ou agendas estratgicas, e nestas definir suas metas 28

associadas e seus projetos estruturantes. Para tanto, vamos repetir para melhor fixar, foram utilizadas as metodologias do GPD Gerenciamento Pelas Diretrizes, para desenvolver e acompanhar os Planos de Ao de cada uma dessas metas, do GP Gerenciamento de Projetos, para acompanhar o desenvolvimento e o controle dos projetos integrantes do Porflio aprovado. Enquanto isso, no dia a dia das organizaes, outra metodologia era aplicada em apoio s primeiras, a do GRD Gerenciamento das Rotinas Dirias.

OES

PEOO

Apropriao dos OES p/ Organizae

GPD / Metas Associad GP / as Projetos Estrutura ntes GRD / Rotinas

CONFEA AA MTUA
Mecanismos e Instrumentos dos processos estratgicos

CP (CREAS)
CDEN

(EC)
CCEC Outras

- Deixe que eu continuo daqui, pediu Giovnia, vida por contribuir. Esse processo da formulao estratgica do sistema (FES), seguida pelo planejamento estratgico das organizaes (PEO), como j foi dito, comeou em 2007. E nesse ano desenvolveu-se de forma independente dos trabalhos do 6 CNP que, tendo por tema o Pacto Profissional e Social, estruturou-se, vamos dizer assim, por conta prpria. Assim, enquanto, nesse ano, sob o comando de um Comit de Planejamento Estratgico do Sistema, a FES realizava seus 29

workshops e seminrios, com equipe prpria e representaes das organizaes profissionais, o 6 CNP desenvolvia seus eventos precursores, CEPs e CNP, sob o comando de uma CON Comisso Organizadora Nacional, com diferentes equipes e contando em seus trabalhos com as representaes dos prprios profissionais. Como resultados desses processos obtivemos: - da FES, os Objetivos Estratgicos do Sistema Profissional, pactuados e projetados para o horizonte 2008/2011; - do 6 CNP, as 49 propostas nacionais aprovadas e, depois, implementadas pelas organizaes responsveis, conforme nos d conta o Relatrio do 6 CNP . Assim aconteceu em 2007, os dois processos praticamente em compartimentos estanques. Em 2008 e 2009 EMENTA DO PROJETO CDaconteceram a segunda e a terceira edies da 01: FES, que um processo de ciclo anual. Quanto FORMULAO DO ao CNP, que um processo de ciclo trienal, no PROCESSO DE aconteceram edies do mesmo nesses anos. PLANEJAMENTO Em 2010 ambos se realizaro e a deciso das ESTRATGICO DO SISTEMA CONFEA/CREA lideranas profissionais com assento na CON, COM BASE NOS CNPs depois homologada pelo Plenrio do Confea, foi de integrar esses processos, para isso resgatando o Projeto CD-01, constante do Plano de Aes Estratgicas/ CONFEA 2000 (e transformando os compartimentos estanques em sistema vasos comunicantes). Dessa maneira, a FES 2010, ao invs de realizar pr-oficinas, oficinas, pr-seminrios e seminrios para desenvolver seus trabalhos, como aconteceu nas edies anteriores, se valer agora, com muito mais abrangncia e penetrao, dos eventos do processo dos congressos profissionais, tanto estaduais como nacionais. E na dinmica dessa integrao os eventos dos congressos desenvolver-se-o fundamentados nos resultados das FES j realizadas, passando a contar, portanto, com informaes mais completas sobre o sistema e seus componentes. Registre-se ainda, por sua importncia, que a FES 2009 colocou disposio dos delegados ao 7 CNP uma viso de futuro j estruturada para o perodo 2010 a 2014 (que na FES 2010 dever ser ampliada para o horizonte 2011 a 2022). Agora fcil entender como essa integrao ser capaz de potencializar ambos os processos e permitir que o Sistema Confea/Crea possa, em 2010, dar um salto de qualidade no gerenciamento de suas metas, projeto e rotinas dirias, alm de conduzir de forma mais consistente seus relacionamentos internos e externos. Acho que nos alongamos muito na discusso dessa integrao, disse o facilitador, mas, verdade que, se no entendermos bem a lgica do 30

processo integrado teremos depois muitas dificuldades em lhe dar curso adequado em nossas jurisdies. Mas a questo agora passa a ser outra: discutir, depois de t-las conhecido, como iremos transmitir essas metodologias ou, simplesmente, como as iremos troc-las em midos para os nossos colegas? Pensando nisso, e tendo em vista a experincia que ele acumulou como Presidente de Crea - e, portanto, conhecedor do ambiente profissional e das reaes do mesmo a esses processos - pedi a Josaf que desenvolvesse para ns esse tema. - Colegas, Josaf comeou a falar com muita tranquilidade, permitamme iniciar com um pensamento, pois tudo o que foi dito pelos que me antecederam, e bem dito, me levou convico de sua procedncia. Dizia Einstein que muito mais importante que o conhecimento a ao. verdade, afinal, de que valer todo um belssimo arcabouo terico, um inventrio completo dos processos envolvidos e o estabelecimento do instrumental metodolgico para que se possa explicitar metas e projetos se no formos, na prtica, minimamente capazes de implementar as aes decorrentes e obter os resultados almejados? Por isso impe-se, antes de qualquer sofisticao desse arcabouo, que atentemos para as recomendaes de Vicente Falconi sobre a execuo e passemos fase do fazejamento, sempre de olho nos resultados almejados, agora os de 2010. E com relao a esse fazejamento, tudo comear (na realidade j comeou) com a campanha de divulgao que, como suas primeiras metas, pretende sensibilizar o universo profissional e mobilizar, pelo menos, 50 mil lideranas multiplicadoras. Mas no vamos nos deter nela aqui. As aes nessa rea so da competncia da ACOM, do Confea, e das Assessorias de Comunicao, dos Creas e da Mtua. indispensvel que esses rgos especializados no apenas acompanhem nosso trabalho, para divulg-lo, como tambm nos mantenham permanentemente informados sobre os pr-requisitos da boa comunicao.

RESULTADOS ESPERADOS sensibilizar o universo profissional 850 mil mobilizar as lideranas 50 mil comunicar para integrar universo profissional e sociedade redefinir os Fundamentos da FES 2009 (I, D, AE, VF e OE) aperfeioar a viso de futuro (horizonte 2011/22) estabelecer os Novos Objetivos Estratgicos do Sistema NOES orientar o PE das Organizaes (PEO) metas associadas e projetos estruturantes - discutir as Polticas Pblicas e acompanhar criticamente os Planos de Governo que se propem a implement-las integrao ao processo 31

eleitoral de 2010 - contribuir para a formulao de um Projeto de Desenvolvimento Sustentvel para o Pas (e para os Estados e Municpios) - implantar o modelo de excelncia gerencial nas organizaes profissionais - Valorizar os Profissionais e Fortalecer suas Organizaes
Nessa linha geral, podemos dizer que os profissionais devero ser sensibilizados para participar do processo dos congressos de 2010 e motivados a desempenharem nele um papel proativo, quer apresentando teses alinhadas aos eixos referenciais e aos objetivos estratgicos da FES 2009, quer participando dos trabalhos de suas entidades representativas e nelas colaborando na construo solidria de proposies coletivas. Tambm os cidados (sociedade) devero tomar conhecimento desses congressos e de seus objetivos, afinal o desenvolvimento sustentvel a grande plataforma que lhes d apoio e o reconhecimento social buscado pelo Sistema para poder realizar a Viso constante de sua Identidade. Esse startar do processo nas entidades da maior importncia, fundamental, em vista do que no poder ser improvisado, lanado sem maiores cuidados e depois deixado prpria sorte, mal liderado. A ampla divulgao dos contedos j produzidos nas edies anteriores das FES (2007/2008/2009) tambm uma condio indispensvel, e crtica, para conseguir uma melhor qualidade de participao dos profissionais nos eventos da fase estadual do processo dos congressos de 2010. - Me permite um aparte, solicitou Ximenes. Desculpem-me se no o acompanho no raciocnio, mas que contedos so esses aos quais o co se refere? - Desculpas peo eu, disse Josaf, por no ter sido mais claro e, talvez, um pouco mais didtico. Vou explicar melhor. A FES, como j foi mencionado no dia de ontem, um dos processos estratgicos de que se valem o Confea, o Sistema Confea/Crea e as demais organizaes para melhor cumprir seus diferenciados, porm integrados, papis institucionais. No passa de uma metodologia que a estratgia fornece para, partindo de um nmero adequado de elementos (parmetros, indicadores e informaes), poder estabelecer os objetivos comuns a serem perseguidos dentro de um horizonte temporal e a partir de uma viso de futuro consensada. E para deixar mais completa a resposta direi que os elementos desse contedo so:
1) um diagnstico preliminar da situao dos sistema e de suas organizaes;

32

2)

uma anlise estratgica para a identificao dos pontos fortes e fracos (internamente) e das ameaas e oportunidades (externamente); 3) um exerccio destinado ao estabelecimento de uma consistente viso de futuro referente ao sistema e seu ambiente; e 4) o estabelecimento consensual dos objetivos estratgicos do sistema profissional, indicadores do norte a ser alcanado por um outro processo estratgico, o do planejamento estratgico.

Acresce dizer que na primeira edio da FES, em 2007, foi desenvolvido um trabalho que, podemos dizer, serviu de fundaes para o que veio depois: o estabelecimento das Identidades, que, pela vez primeira, colocou diante dos profissionais a necessidade de explicitar o negcio, a misso, a viso e os princpios e valores do sistema e de cada uma das suas organizaes. A est, portanto, o verdadeiro acervo que atrs denominamos contedos j produzidos nas edies anteriores da FES.

- Mas esses contedos esto mais para elementos doutrinrios e programticos do que para instrumentadores das aes mais operacionais reclamadas, principalmente, pelos eventos da fase estadual, que estaro mais distantes de Braslia e da CON, comentou ainda Ximenes. E arrematou: com somente esses elementos no poderemos desencadear nos Estados o processo que se almeja e passar ao fazejamento.

33

- Voc teria toda razo, Ximenes, se os contedos parassem por ai. Mas eles abrangem outros elementos, que ainda no tnhamos apresentado, e agora o faremos. Alm do material indicado para leitura prvia outros mais sero fornecidos, tanto pela CON como pelas COEs, tais como:
1) um vdeo, de 10 a 15 minutos de durao, resultado de um excelente produo ( o que se espera), abordando de forma sucinta e clara o significado e a importncia dos congressos profissionais e dos processos de formulao e planejamento estratgico para ser apresentado na abertura dos eventos precursores; 2) uma Cartilha de Orientao, destinada, principalmente s lideranas que faro as vezes de facilitadores locais, e tendo por finalidade orientar esses profissionais na organizao e no desenvolvimento dos encontros microrregionais, por meio de um passo-a-passo simplificado e visando a obteno dos melhores resultados possveis nessas etapas; 3) Cadernos com Viso Geral da Estratgia que, tratando de material mais denso de contedos, ser destinados s lideranas que conduziro os processos nas etapas estaduais e nacional, e que devero usar esses materiais para fundamentar e conduzir as discusses; 4) os Textos Referenciais, os nacionais j disponveis no site do Confea e os estaduais que sero elaborados sob o comando das COEs; e 5) os Portais do Confea, dos Creas e da Mtua, que devero disponibilizar todos os materiais anteriormente citados, incluindo o acesso ao Vdeo, Cartilha, aos Cadernos e aos Textos Referenciais e constituir-se num canal dinmico de comunicao entre, principalmente, os membros da CON e os coordenadores estaduais dos CEPs.

- Ateno Colegas, interferiu decididamente o facilitador Mongas Parjin, j preocupado com o rumo que estavam tomando as discusses, quero lembrar-lhes que no objetivo desta reunio descer a detalhes, esgotar questes operacionais (a verdade que, a medida em que os temas vo desfilando diante de ns, novas indagaes se apresentam e com elas a desesperada busca por respostas). Por isso vamos parar por aqui na caracterizao e difuso do processo integrado do 7 CNP e da FES 2010. Pela mesma razo no discutiremos a Metodologia para a Conduo das Reunies Locais e Microrregionais. A CON distribuir um manual autoexplicativosobre essa matria. - Me permite continuar, solicitou Ximenes, que ainda no havia concludo a sua fala. Como estamos agora DADOS, empenhados na integrao de processos que INFORMAES E antes desenvolviam-se de forma independente, e como j falamos muito a respeito dos eventos do CONHECIMENTOS processo dos congressos profissionais, pergunto como devero transcorrer agora os processo da FES 2010? 34

Pelo que depreendi do que j foi dito, o pessoal do planejamento estratgico do Confea (SPP/GPG) vai subsidiar o processo dos congressos com os dados, informaes e conhecimentos gerados pelas FES anteriores (2007/08/09). E quanto FES 2010, como acontecer? - uma questo muito oportuna, disse o facilitador, e aps olhar fixamente no semblante de cada um perguntou: algum se habilita para respond-la? - Pode deixar comigo, apresentou-se Pedro Saturnino. A integrao de processos no significa o sacrifcio de um deles em benefcio do outro, em mera cooptao, em apoio incondicional ou, como se diz popularmente, em despir um santo para vestir outro. Fala-se, isto sim, em interao sistmica de partes estratgicas do Sistema (os CNPs e as FES) que desenvolvem funes afins e, ambos, de vital importncia para a boa sadedo organismo maior do qual fazem parte. A integrao repele o parasitismo, quando uma parte vive s custas de outra, mas procura promover a simbiose, quando as partes mutuamente se beneficiam. Sempre a cargo de Comisses Organizadoras Nacionais (CON) especialmente constitudas, os CNPs - existentes desde 1993, e encaminhando-se agora para a sua stima edio - MUITAS VEZES fizeram por merecer a posio de destaque que ora MAIS VALE ocupam no amplo espao poltico-profissional de nosso O PROCESSO Sistema, notabilizando-se como o seu maior e mais DO QUE O importante frum. E embora muitos digam que as PRODUTO propostas aprovadas, em todas as suas edies, no receberam por parte das lideranas do Sistema a ateno merecida, o prprio fato delas terem acontecido, viabilizando entendimentos consensuais e promovendo intensas mobilizaes regionais e nacionais, justificam para ns a procedncia do argumento de que muitas vezes mais vale o processo do que o produto. A FES, por sua vez, encaminha-se para a sua quarta edio em 2010, e o gerenciamento de suas atividades sempre esteve cargo das unidades gerenciais do Confea dedicadas s funes de planejamento: inicialmente a Assessoria de Planejamento APLA e atualmente a Gerncia de Planejamento e Gesto GPG da Superintendncia de Planejamento, Gesto, Programas e Projetos SPP. Como se v, a integrao dos processos citados est diretamente relacionada com a integrao, tambm, de seus rgos gerenciadores: CON/COEs e SPP/GPG. Bom, j vimos o que das FES interessa aos congressos profissionais. Vamos ver agora o que desses congressos interessar FES 2010. Ora: 35

1) o processo de formulao estratgica do sistema profissional (FES), que se prope a manter sempre atualizado um diagnstico das organizaes do sistema, ir buscar muitos dos dados e informaes de que necessita junto aos participantes dos eventos da fase estadual desses congresso; 2) nesses mesmos eventos sero consultadas as opinies das lideranas sobre o que consideram como sendo os pontos fortes e os pontos fracos do ambiente interno e as ameaas e oportunidades do ambiente externo, possibilitando, dessa forma, a atualizao da anlise estratgica realizada na edio anterior da FES; 3) tambm o Cenrio Mais Provvel disponibilizado pela FES 2009 ser reavaliado, agora por meio de pesquisa a ser realizada junto aos delegados aos congressos estaduais e nacional e destinada a prospectar novos fatos portadores de futuro, agora no horizonte mais amplo de 2011 a 2022; 4) a partir desses novos elementos (diagnstico, anlise estratgica e viso de futuro) poder-se- estabelecer, ento, os novos objetivos estratgicos do sistema profissional com base nos quais as organizaes do sistema procurando cumprir suas misses e realizar suas vises, sob o balizamento de seus princpios e valores desenvolvero seus respectivos processos de planejamento estratgico (com suas metas associadas e projetos estruturantes).

Assim, por tudo o que foi dito, ocorreu-me que a integrao que se deseja para esses dois processos tanto demanda e permeia como determina e obriga as organizaes que os gerenciam, ou seja, as CON/COEs frente dos congressos do 7 CNP e a SPP/GPG frente da FES 2010.

CENA OITO: A COMPOSIO DOS CONGRESSOS - Caro facilitador, disse Giovnia, acho que a primeira parte da sua demanda foi atendida, no? Outros pontos que precisam ser melhor esclarecidos referem-se composio dos CEPs e do CNP e o auxlio que o Confea dar aos Creas para a realizao dos eventos em suas jurisdies. - Foi muito boa a interveno de Ximenes, disse o facilitador. E oportuna a sua colocao sobre A integrao e a conduo desses processos. Da porque solicitei a Adelmar e ao Telles que preparassem contribuies baseadas nos documentos bsicos que distribumos. Vamos comear pelo Adelmar. - Bom, em relao composio do CNP, seguindo o rito vigente, uma proposta da CON nesse sentido foi encaminhada CAIS (Comisso Permanente do Confea responsvel pelo acompanhamento do CNP), que aps analis-la emitiu uma Deliberao e a submeteu considerao do Plenrio Federal. E este, cumprindo a competncia

36

que lhe foi atribuda pela Resoluo 1.013/2005, aprovou a Deciso PL-.../2009 que estabeleceu a seguinte composio:
- 91 delegados delegados institucionais, sendo 28 presidentes do Confea e dos Creas, 21 conselheiros federais, 28 presidentes das entidades nacionais do CDEN, 9 coordenadores nacionais de Cmaras Especializadas e 5 diretores da Mtua; - 288 delegados estaduais, eleitos nos CEPs, sendo 192 profissionais sem mandato 96 profissionais com mandato, (conforme quadro abaixo); - 27 delegados coordenadores das COEs, especialmente eleitos nos Plenrios Regionais; - 81 delegados convidados, sendo dois indicados em cada Plenrio Regional e 21 indicados pelo Plenrio Federal. - com base nesses nmeros, o total de delegados ao 7 CNP de 487.

7 C P N D N E JU ISD R I O (M . de 6 e m n x
A composio dos CEPs outra estria. Ela ser estabelecida pelos regimentos internos que sero aprovados em cada um dos Plenrios Regionais e, portanto, estar sujeita, de um lado, experincia histrica acumulada por esses Regionais na organizao dos CEPs anteriores; e de outro lado, pelas legtimas presses relativas ao trato das questes de representatividade poltico-profissional num sistema multiprofissional e multinvel, como o Sistema Confea/Crea. Apesar dessa autonomia regional, foi grande a insistncia de inmeros coordenadores estaduais junto a CON para que fosse elaborado um regimento de referncia, um modelo. Por isso, mesmo no querendo interferir nessa autonomia, e diante da grande diversidade das situaes estaduais, a CON elaborou esse modelo, baseado principalmente na letra e no esprito da Resoluo 1.013/2005, o qual recomenda e/ou determina:
- determina a eleio do coordenador do CEP, que ser um dos delegados estaduais junto ao CNP, pelo Plenrio Regional;

N IVEIS 1

FA

717 A 1
37

- recomenda ao Plenrio Regional a eleio de dois delegados estaduais na categoria de delegados estaduais convidados; - determina a eleio pelo CEP dos delegados estaduais para o CNP, conforme o nmero constante das tabelas aprovadas pelo Conselho Federal (quadro anterior), e na proporo de dois delegados sem mandato para cada delegado com mandato;

Especificamente em relao aos CEPs, esse regimento referncia sugere a seguinte composio, cujos quantitativos finais sero ajustados em funo das caractersticas de cada jurisdio:
- como delegados natos aos CEPs: o presidente do Crea e os conselheiros regionais, os presidentes de entidades de classe, os inspetores-chefes, o diretor eleito da Caixa de Assistncia, o conselheiro federal da jurisdio, se houver, o coordenador nacional de Cmaras especializadas residente na jurisdio, se houver; - como delegados eleitos nos eventos precursores: o estabelecimento de um nmero proporcional populao profissional da rea abrangida pelos eventos; - a orientao no sentido de ser preservada a relao 1:2 dos delegados com e sem mandato; - o balanceamento das representaes microrregionais, a fim de que o congresso tambm abrigue a representatividade das regies da jurisdio (que poder ser viabilizada com a prpria localizao dos eventos precursores; - o balanceamento das categorias, ou das modalidades, nessas representaes; - a garantia das representaes mnimas relativas aos tecnlogos e tcnicos.

SUGESTES PARA OS REGIMENTOS DOS CEPS

Enfim, um desafio poltico e representativo muito grande, para cujo enfrentamento as lideranas estaduais contam, como se disse, com a experincia acumulada no transcurso das seis edies anteriores dos CNP e dos CEPs (em alguns estados o nmero de CEPs realizado excede o nmero dos CNPs). Mas, no nos esqueamos que, em se tratando de congressos estaduais, a palavra est com as Comisses Organizadoras Estaduais COEs e, finalmente, com os Plenrios Regionais. Entre as vrias frases que se criou no transcurso de nossas reunies profissionais est a de que o homem um motorzinho feijo e tambm a de que o cafezinho desencadeia decises. Ambas certamente procedentes, em especial a segunda, invocada agora pelo facilitador para chamar um intervalo.

38

CENA NOVE: O AUXLIO FINANCEIRO DO CONFEA - Telles, indagou o facilitador, voc est preparado para responder segunda indagao da colega Giovnia, referente ao auxlio que o Confea dar aos Creaspara a realizao da parte estadual dos congressos? - Acho que sim, disse Telles, e continuou: em sua Sesso Plenria n 1.364, de 10/11/2009, o Confea aprovou a Deciso PL-1.625/2009 que teve a seguinte ementa: Aprova a Proposta n 018/2009 da CON da 67 SOEAA e do 7 CNP, de recomendaes aos Creas para a realizao dos Congressos Estaduais de Profissionais CEPs, bem como critrios de aporte financeiro aos Creas e Entidades. Nesse documento esto quase todas as respostas indagao da colega. - Mas, voltou a colega a indagar, trocando em midos, como ficaro as coisas? Muitos Creas consideram esse aporte como a mais importante condio para o xito dos eventos estaduais. - Ento vamos l. A PL dividiu suas disposies em quatro blocos, que abordarei na sequncia: - o primeiro bloco refere-se recomendao de medidas imediatas de organizao do processo, que remete os Plenrios Regionais e as COEs dos CEPs: a) a observarem as disposies da Resoluo 1.013/2005, que aprova as normas para a organizao e o funcionamento das SOEAAs e dos CNPs; b) a realizarem eventos pr-congressos estaduais (encontros locais e microrregionais); c) a constiturem as COEs, garantindo nelas a participao das entidades regionais; e d) a promoverem a eleio dos coordenadores dos CEPs (que passaro a ser delegados estaduais junto ao 7 CNP); - o segundo bloco aplica-se integrao do trabalho das COEs com a CON, e: a) ao calendrio de reunies organizado pela CON, bem como a Matriz de Responsabilidades INTEGRAO que dever ser organizada para definir os DA CON diferentes papis e encargos, tanto da CON e das COEs como das unidades gerenciais do Confea e COM AS dos Creas e, tambm, das contribuies dos COEs rgos consultivos do Confea (CP, CDEN, CCEC) e da Mtua; b), c) , e d) ao processo de sistematizao das propostas dos encontros locais at a primeira etapa do CNP - e que, no mbito dessa sistematizao, ter como balizadores os objetivos estratgicos do sistema profissional (OES) explicitados pela FES 2009; e) as COEs e a CON indicaro aos respectivos Plenrios nomes de profissionais que concorrero s vagas de delegados convidados, de acordo com os perfis estabelecidos e o nmero de vagas previsto; f) as COEs organizaro, nos CEPs, o 39

processo de eleio dos delegados estaduais ao 7 CNP; g) a CON procurar viabilizar a participao de palestrantes ncoras nos CEPs; h) a CON e as COEs disponibilizaro textos referenciais, nacionais e estaduais, com o propsito de mobilizar o universo profissional e melhor capacitar suas lideranas para a discusso dos temas pautados nos congressos; O terceiro bloco define a sistemtica de apoio do Confea aos Creas e dispe das seguintes maneiras os quantitativos e formas de repasse: a) a quantia bsica de R$ 30 mil, condicionada realizao do CEP e de, pelo menos, 5 (cinco) eventos precursores, locais e/ou microrregionais; b) a importncia adicional de R$ 3 mil para cada evento alm dos cinco anteriores, limitada a R$ 45 mil, ou seja, a mais 15 eventos locais e/ou microrregionais; c) a importncia suplementar de R$ 2 mil, para cada evento alm dos vinte anteriormente citados, limitada ao valor de R$ 30 mil. O quarto bloco refere-se ao apoio que ser dado, no ano da realizao do 7 CNP, s entidades nacionais integradas ao CDEN Colgio das Entidades Nacionais: somente os eventos que contemplem em suas programaes a discusso dos temas pautados para os congressos podero acessar os recursos do Confea, j previstos no oramento de 2010. Em vista disso essas entidades nacionais devero elaborar suas programaes de forma compatvel com o calendrios de eventos do processo dos congressos.

40

41

Fazendo um pequeno resumo dessa distribuio, poderemos dizer que: um pequeno Crea que realize seu CEP precedido por 5 eventos locais e/ou microrregionais receber do Confea um auxlio de R$ 30 mil. Um Crea mdio que alm desses 5 eventos realize outros 15, receber um auxilio de R$ 75 mil. Um Crea de grande porte que alm desses 20 eventos realize mais 15, receber um auxlio de R$ 105 mil. Considerando esses limites, somente para esse tipo de auxlio, o Confea estar disponibilizando aos Creas um montante de, aproximadamente R$ 2 milhes.

CENA DEZ: O ENQUADRAMENTO NOS CRITRIOS - Petrnio no conseguiu conter a sua impacincia, e sem esperar que a palavra lhe fosse concedida foi logo falando: o que acaba de ser dito trouxe-me, ao lado dos esclarecimentos, algumas preocupaes, que me apresso em apresent-las. Quais seriam as condies a serem atendidas por esses eventos precursores para poderem ser aceitos como tal pelo Confea, e consequentemente se enquadrarem nos critrios estabelecidos? Bastaria, simplesmente, que uma entidade de classe local convocasse seus associados para uma assemblia pautada sobre a temtica dos congressos para que isso fosse aceito para os efeitos previstos na PL 1.625? De que forma esses eventos poderiam ser previamente organizados para poderem se alinhar sistemtica dos congressos, e contribuir para o alcance dos resultados almejados? - Achei de tal forma interessantes as suas preocupaes, disse o facilitador para Petrnio, que desejo fazer um comentrio antes de transferir a palavra para o colega Telles. o seguinte: nosso sistema profissional completou 76 de existncia e, durante esse perodo, consciente de seu importante papel na sociedade brasileira, conseguiu construir-se legal, doutrinria, programtica e operacionalmente. E nunca ser demais repetir que o desenvolvimento dessa sociedade est, direta e indiretamente, na dependncia das aes que diariamente praticadas pelos quase um milho de profissionais integrados ao Sistema Confea/Crea. Estudos macroeconmico informam que mais de 70% do PIB resulta desse conjunto de aes, e aos duvidam desta assertiva bastar pedir que olhem em torno e indiquem o que de obras, projetos e produtos no resultou do trabalho desses profissionais. E por que estou dizendo isto? Porque num sistema como o nosso, com a organizao que possui, com a penetrao capilar na socioeconomia brasileira e com o nvel de maturidade j alcanado por suas lideranas, no poderemos sequer admitir PENETRAO que algum possa forjar simulacros de eventos para

CAPILAR NA 42 SOCIECONOMIA

obter alguns trocados a mais. Entretanto, acredito que vo aparecer, na prtica, algumas dificuldades maiores ou menores, decorrentes tanto do gigantismo da extenso jurisdicional de alguns Creas como das condies financeiras por que esto passando. Por outro lado, nunca ser demais lembrar o que estabelece o artigo 7 de nosso Cdigo de tica Profissional, que d a indispensvel sustentao formal s nossas palavras:
As entidades, instituies e conselhos integrantes da organizao profissional so igualmente permeados pelos preceitos ticos das profisses e participantes solidrios em sua permanente construo, adoo, divulgao e aplicao.

Ora, o processo dos congressos (CNP, os CEPs e seus eventos precursores), que se realiza a cada trs anos, de tal forma importante que as lideranas procuram melhor preparar-se para neles exercitar seus principais papis. Numa linguagem figurada poderamos assemelhar esse processo a um terreno frtil onde as lideranas no apenas lanam sementes de mudanas como tambm colhem os frutos do reconhecimento geral. E por isso devem permanentemente empenhar-se, mesmo que no houvesse o auxlio do Confea. E tem mais, ser na prpria dinmica do processo dos congressos que o Sistema se realiza como sistema. No fossem O IMPORTANTE eles, os congressos e suas dinmicas, o sistema se PAPEL DOS reduziria dimenso meramente estatal dos CONGRESSOS Conselhos Profissionais, conforme a previso constante do texto da lei ou, como alguns PROFISSIONAIS preferem, da letra fria da lei, agindo apenas cartorialmente e, como se costuma dizer, de forma policialesca. Efetivamente, aos congressos cabe o expressivo papel de, estendendo suas aes tambm ao contexto da lei, abrir as amplas perspectivas da interao dos profissionais, e de suas organizaes, com as necessidades e aspiraes da sociedade. E, a partir da, caracterizar esses profissionais como, antes de tudo, agentes do desenvolvimento sustentvel. Outra coisa, entretanto, a sistemtica contbil e administrativa a ser observada no gerenciamento desses auxlios e repasses. Nestes casos, por se tratar de transferncias de recursos pblicos, mesmo que entre entidades pblicas Confea e Creas todas uma processualstica prpria dever ser estritamente seguida: apresentao da programao dos eventos a serem realizados, a estrutura de trabalho montada para implementa-los, o oramento detalhado, a assinatura do competente convnio, o relatrio das atividades desenvolvidas, a prestao de contas, etc. Disso no h como fugir, como tem acontecido em todos os CNPs. Desculpe se me alonguei, disse o facilitador, foi o entusiasmo! 43

- Esse entusiasmo foi contagiante, respondeu Telles, imediatamente retomando a palavra. Tambm acredito que na base de tudo devem estar a conscincia tica e cidad de nossas lideranas e o intenso desejo de participar ativamente do processo dos congressos de 2010, usando para isso o melhor de sua proatividade, procurando encontrar os meios para viabiliz-los financeiramente e esforando-se para a consecuo dos resultados almejados. Essas condies so indispensveis e os registros histricos informam que nas jurisdies onde elas floresceram os processo prosperaram e produziram resultados admirveis. Quanto formatao dos eventos, como condio mnima estabelecida pela PL 1.625, elas devero comprovar a discusso indispensvel do temrio do 7 CNP, comprovar a presena em seus trabalhos de, pelo menos, 5% dos profissionais domiciliados na jurisdio microrregional (Inspetoria) e, bvio, APRESENTAR RESULTADOS, ou seja, proposies microrregionais a serem encaminhadas s prximas etapas da sequncia de eventos. E tais condies constaro, expressamente, dos Convnios a serem firmados entre o Confea e os Creas. Quanto viabilizao financeira, como sempre acontece nesses casos, so de, pelo menos, trs as fontes disponveis, ou a disponibilizar: 1) o auxlio do Confea, que no se restringe quele j definido e dimensionado pela citada PL 1.625 e destinado realizao dos eventos estaduais; alm desse o Confea contribuir de vrias outras formas, tais como, o pagamento de passagens e dirias aos delegados estaduais que participaro das etapas do 7 CNP, a viabilizao de palestrantes-ncoras para os CEPs, a disponibilizao de recursos para as entidades nacionais realizarem eventos pautados dentro da temtica do 7 CNP, a campanha de divulgao nacional, a realizao de reunies visando a integrao da CON com as COEs etc; 2) os recursos prprios, que devero ser alocados pelos Creas, compatveis, claro, com as possibilidades oramentrias de cada um, mas proporcionais tambm ao intenso desejo das lideranas estaduais de participar ativamente do processo dos congressos de 2010, e sabe-se muito bem que nem sempre a abundncia dos recurso disponveis que garante o sucesso de um empreendimento; 3) os patrocnios a serem obtidos junto s organizaes pblicas e privadas, s empresas e aos profissionais, tanto em espcie como em materiais de todos os tipos, em ajudas de transporte e alimentao, em disponibilizao de espaos para os eventos, em comunicao de todas as formas, etc. a esses recursos somem44

se aqueles, intangveis, correspondentes imensurvel contribuio de cada um dos profissionais sensibilizados e mobilizados representada pela doao de suas foras de trabalho e tempo. Adelmar pediu a palavra, ou melhor seria dizer: tomou-a resolutamente. Eis que, como coordenador estadual que era, sua principal preocupao nesse incio de servio era a oramentria. E assim comeou: - No quero ser pessimista, disse Adelmar, mas no vejo boas perspectivas quanto aos patrocnios e quanto aos recursos estaduais prprios que possam ser alocados. No caso especfico do meu Crea, muito pequena a sua capacidade financeira. Acho que somente poderemos nos valer dos auxlios do Confea que, mesmo assim, so insuficientes diante das demandas dos eventos que pretendemos realizar. - Caro Adelmar, respondeu Telles, todos temos nossas limitaes, inclusive o Confea, por isso nosso esforo deve ser muito grande para conseguir o melhor que as circunstncias permitam e, principalmente, procurando evitar qualquer tipo de sub HORA DE ou de superdimensionamentos. Na realidade, como MOSTRAR aconteceu nos CNPs anteriores, todos fizeram o que foi possvel. E pelos registros que temos, esse possvel foi PROATIVIDADE muito alm do imaginado. Entretanto, se de um lado belssimos eventos foram realizados em Estados que superaram amplamente as dificuldades inicialmente identificadas, de outro lado em alguns Estados onde as possibilidades eram maiores as coisas no aconteceram como se esperava. Por que teria acontecido isso? Sem dvida por questes de gerenciamento poltico-profissional e tcnicoadministrativo da etapa estadual desses congressos, provavelmente aliadas ao pequeno grau de adeso dos profissionais a esse processo, talvez porque a comunicao tivesse sido deficiente, talvez ..., talvez .... ficamos por aqui. Na verdade, embora o Confea participe com recursos substanciosos, as peculiaridade regionais e as diferenas de gerenciamento iro configurar um quadro nacional de caracterizada assimetria. E o que cumpre CON e s COEs, face s suas indeclinveis e convergentes funes coordenadoras , se no eliminar de todo essa assimetria, pelo menos mant-la dentro dos limites da razoabilidade. Mas vale dizer, os resultados mdios obtidos tem melhorado em cada nova edio desses congressos, e nesse sentido que iremos trabalhar. o que podemos fazer. E quanto mais quisermos, mais e melhor faremos. Nesse momento o facilitador interrompeu a sesso para mais um intervalo, o ltimo cafezinho, agora acompanhado de um brinde da 45

Pousada: um pacote de broinhas de polvilho que, como comentou o gerente era para levar para casa. E no retorno aos trabalhos ele assim se manifestou: - Bem sei que deixamos de abordar inmeras questes. E como sempre acontece, iremos nos lembrar de vrias delas quando estivermos, na VAN ou no avio, retornando s nossas bases. verdade que, se tivssemos mais tempo, at mesmo os temas especficos de cada um dos eixos referenciais discutiramos. O processo mental-intelectual funciona assim mesmo, muito dinmico, e uma vez desencadeado no para mais. Quanto discusso sobre os contedos gerais desses eixos (e seus desdobramentos em dimenses e objetivos) dever ser matria obrigatria no incio dos trabalhos de cada evento. Mas o principal foi feito nestes dois dias de intensa concentrao: 1) o resgate do histrico de nossos congressos (CNPs/CEPs) e dos processos de formulao estratgica do sistema profissional (FES); 2) a idia e o plano de integrao dos congressos e das formulaes; 3) a revisita aos eixos referenciais e aos objetivos estratgicos da FES 2009; 4) a releitura conjunta dos principais documentos relacionados ao trabalho que desenvolveremos conjuntamente em 2010. E ainda mais, sem precedentes nas ocasies anteriores; 5) a abertura de um amplo canal de comunicao entre ns, e entre ns e os demais parceiros da jornada que empreenderemos. Efetivamente, alm da previso de um intenso calendrio de reunies, presenciais e distncia, entre CON/COEs/SPP/ACOM, contaremos com a utilizao de todos os portais operados pelas organizaes do Sistema Confea/Crea e manteremos um grupo de discusso no site da YAHOO (para o qual o coordenador desse grupo dever convidar individualmente os participantes). - Caro facilitador, notei que nossos trabalhos estavam sendo gravados, disse Giovnia. Seria muito bom que se fizesse uma VAMOS degravao, seguida de edio dos mesmos. O texto DIVULGAR poderia enviado a cada um de ns para reviso e, talvez, ESTA a sugesto de notas complementares de rodap. Depois poderamos fazer uma impresso e distribu-la, pelo REUNIO! menos para os membros das Comisses Organizadoras Estaduais, presidentes de Creas, Conselheiros Federais, dirigentes do CDEN e coordenadores nacionais de Cmaras Especializadas.. - Voc acertou na mosca, Giovnia. Ser isso mesmo que faremos. Agora peo que faam os seus preparativos finais para deixar a Pousada e rumar para o Aeroporto de Braslia.

46

CENA FINAL: VOLTANDO AO AEROPORTO E l se foram eles, satisfeitos e at cantarolando uma msica de Gonzaguinha que chama o povo luta e que, de tanto repetida pelo representante baiano, ficou gravada no subconsciente coletivo. Ah, se pudssemos descrever a intensa movimentao de neurnios dos colegas na viagem de volta, e desenhar sobre uma tela suas trajetrias multicoloridas, inicialmente com movimentao randmica e depois convergindo para focos consensualmente estabelecidos. E se pudssemos comparar as disposies do antes vamos com calma - e as de agora a pressa em regressar para poder por mos obra. - Tenham uma boa viagem, nos veremos muito em breve, disse o facilitador ao despedir-se. - Valeu, disseram satisfeitos e em unssono.

Para o fechamento desta estrinha deixamos a imagem sntese da integrao pretendida, entre o processo de realizao dos congressos profissionais e o processo de realizao da formulao estratgica do sistema profissional.

47

48

Potrebbero piacerti anche