Sei sulla pagina 1di 12

A Pele

A pele forma por duas camadas. A camada de cima da pele, formada pelo tecido epitelial, a epiderme. Ela apresenta vrias camadas de clulas, como se fossem
1

vrios tapetes dispostos uns sobre os outros. Essa unio e arrumao de clulas garante uma das funes mais importantes da pele: a proteo do corpo. A camada mais externa da epiderme formada por clulas mortas com grande quantidade de um tipo de protena no citoplasma: a queratina. A queratina uma protena que impermeabiliza o corpo. Ela evita a perda de gua e o protege contra a desidratao - um risco constante para os animais terrestres. Tambm protege o corpo contra a ao de bactrias e outros microrganismos. Em locais sujeitos a muito atrito, como a sola do p, a camada de queratina bastante grossa. E pode tornar ainda mais grossa, e at formar calos, com o roar constante da pele nos sapatos. A cada dia, milhes de clulas mortas, cheias de queratina, se desprendem da epiderme - perdemos cerca de 15 gramas de clulas epiteliais por dia. Mas as clulas vivas das camadas mais profundas da epiderme esto constantemente se dividindo e substituindo as que foram perdidas, de modo que nossa pele est sempre se renovando. Nas camadas mais profundas, encontramos tambm clulas que fabricam a melanina (os melancitos), uma substncia escura que protege a pele contra os raios ultravioleta do sol e d cor pele. Quanto mais melanina uma pessoa tiver, mais escura ser sua pele e maior sua proteo contra os raios ultravioleta. A exposio ao sol aumenta a produo de melanina na pele. Algumas pessoas, chamadas albinas, no produzem melanina, por isso a pele e os cabelos delas so muito claros. Trata-se de uma deficincia gentica, isto , essas pessoas no tm o gene responsvel pela produo de melanina. E assim fica menos protegidas contra o sol. Seus cabelos so muito claros por causa da incapacidade de os melancitos da base do pelo produzirem melanina. A derme um tipo de tecido conjuntivo que fica embaixo da epiderme. formada por clulas mergulhadas em uma substncia gelatinosa que contm fios de protenas, as fibras. Uma dessas fibras feita de uma protena chamada colgeno. As fibras do resistncia e elasticidade pele. A derme possui tambm vasos sanguneos, nervos e clulas que defendem o organismo contra os micrbios invasores. Embaixo da derme h uma camada de outro tipo de tecido conjuntivo, a hipoderme, com muitas clulas cheias de gordura, denominadas clulas adiposas. O conjunto de clulas adiposas forma o tecido adiposo. A hipoderme liga a pele aos outros rgos e contm cerca de metade das reservas de gordura do corpo. Alm de servir de reserva energtica, o tecido adiposo protege o corpo contra choques e ajuda na manuteno da temperatura do corpo. As glndulas sudorparas produzem o suor, que formado por gua, sais, ureia e outras substncias. Embora elimine um pouco de ureia, a principal funo do suor impedir que a temperatura do corpo aumente muito.

Sistema sseo e o esqueleto em geral.


2

Est t i t que sustent o corpo humano, formada de ossos, articulaes e cartilagens. Junto com o sistema muscular estriado, compe o aparelho locomotor, pois fornece o apoio necessrio aos msculos para a movimentao do corpo. A locomoo acontece quando o sistema muscular, ligado aos ossos diretamente ou por meio de tendes, aciona os ossos e as articulaes. O sistema esquel tico tambm serve para a proteo de diversos rgos vitais, como o crebro - alojado na cai a craniana -, o corao e os pulmes - guardados pela cai a torcica. Alm dessas funes de natureza fsica e mecnica, vrios ossos desempenham papel na formao do sangue, alojando a medula vermelha, que produz os glbulos vermelhos (hemcias) e brancos (leuccitos). O esqueleto adulto possui 206 ossos e dividido em duas partes: axial e apendicular. A axial constituda dos ossos da cabea e do tronco. Inclui a caixa craniana - que abriga o crebro e a regio anterior do tubo - e a coluna vertebral, composta de vrtebras interligadas de maneira articulada. a articulao entre as vrtebras que determina a grande flexibilidade da coluna vertebral. A parte apendicular forrmada pelos ossos dos membros inferiores e superiores e pelos envolvidos no processo de locomoo, como os da bacia, pernas e ps. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouv ido mdio. O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na plvis, cujo formato favorece a sada de um beb do ventre da me .

Tipos de ossos Ossos longos: Tm o comprimento maior que a largura e a espessura. Ex: fmur, tbia, rdio, ulna. Ossos curtos: Tm equivalncia em todas as suas dimenses. Ex:ossos do carpo e ossos do tarso. Ossos sezamides: Todo o osso que se desenvolve no interior de alguns tendes. Ex: patela. Ossos laminares ou planos: Tm o comprimento e a largura maior que a espessura.Ex: escpula, ilaco, costelas, etc. Ossos irregulares: No tm equivalncia em nenhuma de suas dimenses. Ex: vrtebras, sacro, etc. Ossos pneumticos ou chatos: Todo o osso que tem ar em seu interior. Ex: crnio, frontal, esfenide, maxilar, etc. Os ossos j esto presentes desde as primeiras semanas de vida no tero materno e ficam completamente formados por volta dos 25 anos de idade, Ex: O beb tem 300 ossos, alguns deles unidos por cartilagem. J em um adulto existem 206, pois alguns dos primeiros ossos se unem formando uns ainda mais fortes. O osso de um quadril de um adulto, por exemplo, a unio de trs outros: o lio, o squio e o pube.

Coluna vertebral

A coluna vertebral dividida em quatro regies: Cervical, Torcica, Lombar e SacroCoccgea. So 7 vrtebras cervicais, 12 torcicas, 5 lombares, 5 sacrais e cerca de 4 coccgeas. Curvaturas da Coluna Vertebral Numa vista lateral, a coluna apresenta vrias curvaturas consideradas fisiolgicas. So elas: cervical (convexa ventralmente - LORDOSE), torcica (cncava ventralmente - CIFOSE), lombar (convexa ventralmente - LORDOSE) e plvica (cncava ventralmente - CIFOSE). Quando uma destas curvaturas est aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Regio dorsal e plvica) ou HIPERLORDOSE (Regio cervical e lombar). Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral no apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.
5

Sistema Muscular

O sistema muscular formado pelo conjunto de msculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 msculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa. Os msculos so capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestrio, promover a circulao do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar... A nossa capacidade de locomoo depende da ao conjunta de ossos, articulaes e msculo, sob a regulao do sistema nervoso. No corpo humano, existem msculos grandes, como os da coxa, e msculos pequenos, como certos msculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crnio, entre outros); ou fusiformes (como os do brao). O sistema muscular formado pelo conjunto de msculos do nosso corpo. Existem cerca de 600 msculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso
6

total de uma pessoa. Os msculos so capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestrio, promover a circulao do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar... A nossa capacidade de locomoo depende da ao conjunta de ossos, articulaes e msculo, sob a regulao do sistema nervoso. No corpo humano, existem msculos grandes, como os da coxa, e msculospequenos, como certos msculos da face. Eles podem ser arredondados (os orbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crnio, entre outros); ou fusiformes (como os do brao). Mas, de maneira geral, podemos reconhecer trs tipos de msculo no corpo hum ano: Msculo no estriado (msculo liso); Msculo estriado esqueltico; Msculo estriado cardaco. Os msculos no estriados tm contrao lenta e involuntria, isto , os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade.

Esses msculos so responsveis, por exemplo, pela ereo dos plos na pele (arrepio) e pelos movimentos de rgos como o esfago, o estmago, o intestino, as veias e as artrias, ou seja, msculos associados aos movimentos peristlticos e ao fluxo de sangue no organismo. Os msculos estriados esquelticos fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordes fibrosos, chamados tendes. Possuem contrao vigorosa e voluntria, isto , seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos: os msculos das pernas, dos ps, dos braos e das mos. O msculo estriado cardaco o miocrdio, o msculo do corao, que promove os batimentos cardacos. Sua contrao vigorosa e involuntria.

Sistema Nervoso
O sistema nervoso um conjunto de estruturas neurolgicas e de rgos que, constituindo uma complexa rede de clulas nervosas, regula todas as actividades do nosso organismo, das mais simples as mais complexas. A unidade bsica deste sistema uma clula nervosa chamada neurnio. O neurnio conduz o impulso nervoso e composto por dendrites, corpo celular e axnio. As dendrites trazem sempre o impulso nervoso para o corpo celular, enquanto o axnio leva o impulso para fora do corpo celular

Existem no nosso organismo diversos tipos de nervos, em que todos eles transportam informaes atravs do sistema nervoso na forma de impulsos eletroqumicos. So trs os tipos de nervos: nervos sensoriais, nervos motores e nervos de conexo. Os nervos motores ou eferentes, transportam mensagens do encfalo e da espinal medula para outras partes do organismo, activam os msculos do corpo para que se produza a resposta a um estimulo.

Sistema respiratrio

Sistema respiratrio Sistema respiratrio o conjunto de rgos responsveis pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente ou seja a hematose pulmonar, possibilitando a respirao celular. Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratrio fundamentalmente formado por dois pulmes, como explicado abaixo. Mas nos animais aquticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brnquias, enquanto que nos artrpodes terrestres, a respirao assegurada por um sistema de traqueias. Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e celenterados, assim como nas plantas (no sentido da taxonomia de Lineu), no existe um verdadeiro sistema respiratrio, sendo a respirao celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as clulas do organismo e o meio ambiente.

Sistema digestrio

O aparelho digestivo ou digestrio ou ainda sistema digestrio o sistema que, nos humanos, responsvel por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessrios s diferentes funes do organismo, como crescimento, energia para reproduo, locomoo, etc. composto por um conjunto de rgos que tm por funo a realizao da digesto. A superfcie interna, ou mucosa, dessa regio, apresenta, alm de inmeros dobramentos maiores, milhes de pequenas dobras, chamadas vilosidades (aumenta a superfcie de absoro intestinal). As membranas das prprias clulas do epitlio intestinal apresentam, por sua vez, dobrinhas microscpicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado tambm absorve a gua ingerida, os ons e as vitaminas. Ele se divide em duodeno, jejuno e leo. Duodeno: Dividido em quatro partes com forma de C, no duodeno que o suco pancretico (neutraliza acidez do quimo e faz a digesto de protenas, de carboidratos e de gorduras) e a secreo biliar (emulsificao de gorduras) agem atacando a quimo e a transformando em quilo. Possu as glndulas de Brunner que secretam muco nas paredes do intestino delgado.
10

Jejuno: Comea a absoro dos nutrientes. Faz continuao ao duodeno, recebe este nome porque sempre que aberto se apresenta vazio. leo: o ltimo segmento do intestino delgado que faz continuao ao jejuno. Recebe este nome por relao com . mais estreito e suas tnicas so mais finas e menos vascularizadas que o jejuno.

Sistema circulatrio

Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatrio percorrido pelo sangue atravs das artrias, dos capilares e das veias. Este trajeto comea e termina no corao. O aparelho
11

circulatrio responsvel pelo fornecimento de oxignio, substncias nutritivas e hormnios aos tecidos; alm disso, tambm exerce a funo de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uria) at os rgos responsveis por sua eliminao. A circulao inicia-se no princpio da vida fetal. Calcula-se que uma poro determinada de sangue complete seu trajeto em um perodo aproximado de um minuto. Vasos Sanguneos Os vasos sanguneos so tubos pelo qual o sangue circula. H trs tipos principais: as artrias, que levam sangue do corao ao corpo; as veias, que o reconduzem ao corao; e os capilares, que ligam artrias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo corao duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmes. Corao (o centro funcional) O aparelho circulatrio formado por um sistema fechado de vasos sanguneos, cujo centro funcional o corao. O corao bombeia sangue para todo o corpo atravs de uma rede de vasos. O sangue transporta oxignio e substncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos. O corao formado por quatro cavidades; as aurculas direita e esquerda e os ventrculos direito e esquerdo. O lado direito do corao bombeia sangue carente de oxignio, procedente dos tecidos, para os pulmes, onde este oxigenado. O lado esquerdo do corao recebe o sangue oxigenado dos pulmes, impulsionando-os, atravs das artrias, para todos os tecidos do organismo. Circulao Pulmonar O sangue procedente de todo o organismo chega aurcula direita atravs de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurcula direita se contrai, impulsiona o sangue atravs de um orifcio at o ventrculo direito. A contrao deste ventrculo conduz o sangue para os pulmes, onde oxigenado. Depois, ele regressa ao corao na aurcula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrculo esquerdo e dali, para a aorta, graas contrao ventricular.

12

Potrebbero piacerti anche