Sei sulla pagina 1di 26

MANUAL DE FISCALIZAO DE CONTRATOS

1. Apresentao Este manual tem como objetivo instruir a atuao do fiscal de contrato do TRE/RJ, atravs de orientaes prticas e especficas, com a finalidade de uniformizar os procedimentos de fiscalizao contratual e assim promover o maior comprometimento dos contratados e qualidade nos resultados.

Na sua aplicao devero ser respeitados os princpios da legalidade, isonomia, moralidade, impessoalidade, probidade administrativa, publicidade, eficincia, eficcia e economicidade.

2. O fiscal de contrato

Importncia e exigncia legal da fiscalizao de contratos

A fiscalizao de contratos est prevista nos artigos 58, inciso III, 66 e 67 da Lei n 8.666/93.

O manual identifica as atividades tpicas do fiscal de contrato, que tm foco na execuo das obrigaes contratuais. O planejamento e a administrao do contrato so inerentes atividade de gesto, o que no objeto deste.

Nomeao do fiscal e suplente

Os contratos administrativos firmados pelo TRE/RJ sero fiscalizados por servidores especialmente designados para tal atividade, os quais se incumbiro das atribuies arroladas neste Manual de Fiscalizao de Contratos.

O fiscal e seu suplente, se houver, sero nomeados formalmente, em documento prprio que identificar o(s) contrato(s) sob sua responsabilidade, preferencialmente entre servidores que atuem diretamente no setor demandante do servio ou produto contratado.

No dever ser nomeado fiscal de contrato aquele que: a) exercer funo incompatvel com a fiscalizao de contratos; b) possuir relao de parentesco com a administrao da empresa contratada.

O fiscal, ao identificar alguma necessidade de treinamento especfico para o exerccio desta atribuio, dever solicit-lo formalmente, bem como, se for o caso, a disponibilizao de outros tcnicos, do rgo ou no, para auxili-lo, inclusive atravs de contratao de terceiro, cuja convenincia ser objeto de anlise e deciso da autoridade competente.

Responsabilidades do fiscal de contrato

O fiscal de contrato tem responsabilidade administrativa/funcional, civil e penal sobre os atos que praticar.

Para evitar eventuais responsabilizaes, o fiscal dever observar a Lei, respeitar as normas procedimentais aplicveis e o teor do contrato. informar, autoridade superior, qualquer registro de Deve ou

dificuldade

impossibilidade para o cumprimento de suas obrigaes, com identificao dos elementos impeditivos do exerccio da atividade, alm das providncias e sugestes que porventura entender cabveis.

Atribuies do fiscal de contrato

So atribuies do fiscal de contrato: I providenciar a autuao de protocolo de fiscalizao imediatamente aps o recebimento do processo de contratao; II juntar ao protocolo de fiscalizao, em ordem cronolgica, todos os registros pertinentes fiscalizao, tais como aes, documentaes, anotaes, atas de reunies, registro de telefonemas, mensagens por correio eletrnico e outros documentos necessrios ao bom acompanhamento do contrato; III conhecer condies contratuais, prazos de execuo e de entrega, cronogramas, sanes, obrigaes das partes, casos de resciso, aditamento e demais condies avenadas;

IV fazer cumprir fielmente as clusulas contratuais firmadas, de forma que a execuo, tanto na prestao de servios quanto no fornecimento de material e na execuo de obras, atenda plenamente as especificaes, prazos, valores, condies da proposta e demais condies avenadas; V acompanhar e controlar os prazos constantes no contrato, concernentes entrega de bens, execuo de servios, medies legais, assim como a autorizao de desembolsos financeiros, se for o caso, oferecendo alerta ao fornecedor quanto aos limites temporais do contrato; VI verificar a qualidade dos materiais e/ou dos servios entregues, podendo exigir sua substituio ou refazimento quando no atenderem aos termos do que foi contratado; VII informar unidade gestora, com cincia do superior hierrquico, o descumprimento de prazo de entrega de material ou realizao de servios ou etapas de servios, com a finalidade de subsidiar a tomada de deciso da Administrao quanto ao adimplemento contratual, inclusive a agilizao de penalidades vinculadas s obrigaes da contratada; VIII comunicar por escrito empresa contratada a constatao de falhas, estabelecendo prazo para sua soluo; IX comunicar, de forma documentada, unidade gestora, com cincia do superior hierrquico, as pendncias no solucionadas, aps esgotados recursos e tratativas de sua competncia; X atestar a regularidade dos servios prestados e/ou dos produtos entregues pelo fornecedor, para fins de liquidao de parte ou da totalidade de obrigao financeira assumida pelo Tribunal, anexando no protocolo de fiscalizao cpia da nota fiscal de cobrana enviada para pagamento, acompanhada das documentaes que subsidiaram a emisso da nota fiscal; XI cabe ao fiscal de contrato formalizar instruo unidade gestora, relatando a execuo contratual e sugerindo, caso considere pertinente, alteraes nas contrataes futuras, na hiptese de no prorrogao do contrato; XII atuar de forma articulada com a unidade gestora e os demais setores do Tribunal envolvidos com o contrato, desenvolvendo trabalho em equipe; XIII atuar sempre de forma preventiva; XIV atuar em conformidade com o disposto no presente Manual de Fiscalizao de Contratos; XV praticar demais atos inerentes funo.

vedado ao fiscal autorizar a realizao de servios (ex. horas suplementares e deslocamentos) que impliquem despesas, sem prvio empenho para tal finalidade.

Devero ser observadas pelo fiscal, em especial, as disposies contidas nos artigos 66 a 76 da Lei n 8.666/93.

3. Procedimentos anteriores execuo do contrato

Anlise documental

Disponibilizado o processo de contratao ao fiscal, ele dever, no prazo de 3 (trs) dias, adotar as seguintes medidas: 1. retirar as cpias dos documentos essenciais que o integram para instruir o protocolo de fiscalizao, certificando tal medida no processo de contratao, conforme Anexo I; 2. encaminhar os autos Secretaria de Oramento e Finanas para o lanamento contbil do contrato.

As cpias devero ser protocolizadas, podendo ser utilizado o modelo constante no Anexo II para encaminhamento ao protocolo do Tribunal.

Para os contratos em andamento na poca da publicao do manual, poder ser utilizado o modelo constante no Anexo III.

Integram obrigatoriamente o protocolo de execuo, os seguintes documentos, anexados por cpia: 1 edital e anexos; 2 proposta e planilha de custos, quando houver; 3 ata da licitao; 4 nota de empenho; 5 contrato; 6 designao do fiscal e suplente, se houver; e 7 o Manual de Fiscalizao de Contratos.

Os itens 1 e 3 sero substitudos pela planilha de servios ou requisio de material (1) e pelo despacho autorizativo (3), no caso de contrataes por dispensa ou inexigibilidade de licitao.

Termos aditivos contratuais tero suas cpias anexadas ao protocolo de fiscalizao e sofrero os mesmos controles dispensados ao contrato original.

Na eventualidade de o suplente assumir, dever ficar registrado no protocolo de fiscalizao o perodo e a motivao do afastamento/impedimento do titular.

Reunio inicial

O fiscal de contrato dever promover reunio inicial, devidamente registrada em Ata, com o esclarecimento das obrigaes contratuais.

Para esta reunio devero ser convocados: a) o(s) representante(s) legal(is) da contratada, incluindo o preposto; b) o(s) responsvel(is) tcnico(s) da contratada, quando pertinente; c) representante(s) da unidade solicitante; d) outros envolvidos no processo de contratao, em especial tcnicos que tenham participado da elaborao do termo de referncia ou projeto bsico.

Na reunio, devero ser esclarecidos todos os detalhes e metodologia(s) da execuo, alm dos objetivos da contratao. Caso haja alguma lacuna,

ambigidade, contradio ou dificuldade de compreenso das obrigaes contratuais, tais itens sero definidos de forma clara, atravs da incluso, na ata de reunio, de disposies operacionais que vincularo as partes. No

permitida a reduo e/ou ampliao de obrigaes das partes, previstas no contrato.

Dever ser obrigatoriamente fornecida contratada a relao de documentos exigida para a liberao da nota fiscal, conforme discriminado neste manual.

recomendvel que seja definido na reunio inicial, caso seja constatada a necessidade de reunies peridicas, cronograma ordinrio para reunies de acompanhamento, sem prejuzo da convocao de reunies extraordinrias.

A reunio inicial obrigatria nos contratos de obras e servios contnuos, podendo ser dispensada nos demais casos, a critrio do fiscal.

Identificao do preposto da contratada

A contratada dever indicar formalmente o seu preposto como responsvel pela execuo do contrato, nos casos de obras ou servios, que necessariamente dever estar presente na reunio inicial.

O preposto nomeado pela contratada dever ter condies de coordenar a execuo do contrato e ter poderes expressos para represent-la em todos os atos do contrato, especialmente em atas de reunies, termos de recebimento ou recusa de objeto a ser entregue, notificaes, ofcios e todos os demais atos relacionados execuo do contrato.

Esta designao ser escrita, assinada pelo representante da contratada outorgante e pelo prprio preposto indicado e deve constar na ata da reunio inicial ou em termo separado.

O preposto a que se refere o art. 68 da Lei n 8.666/93 no se confunde com a figura do encarregado/supervisor, prevista em determinadas convenes coletivas de categorias profissionais.

4. Procedimentos de acompanhamento da execuo do contrato

4.1. Identificao dos recursos empregados

4.1.1 Recursos materiais e equipamentos

Cabe ao fiscal de contrato: a) verificar se as obrigaes contratuais sob sua responsabilidade foram atendidas, conforme condies previstas em edital, na proposta da contratada e no contrato firmado com a Administrao;

b) observar se as exigncias editalcias e contratuais foram atendidas, como, exemplificativamente, instalaes de canteiro de trabalho, mquinas, materiais de consumo e equipamentos especificados.

4.1.2 Recursos Humanos

O fiscal exigir da contratada a apresentao dos seguintes documentos relacionados mo-de-obra diretamente empregada na prestao dos servios por alocao de postos de trabalho: a) Nas atividades realizadas em ambiente da contratante local de propriedade ou posse da contratante ou onde a contratante tenha direito a determinar atividades para ali serem executadas, o fiscal de contrato exigir relao nominal de todos os profissionais utilizados pela contratada, abrangendo empregados, scios executores, empregados de subcontratadas e

estagirios, se houver.

A listagem exigida da contratada que pode ser por meio fsico ou eletrnico deve conter toda a mo-de-obra diretamente envolvida na execuo do contrato, dividida em listas diversas quando utilizada mo-de-obra de terceiros (subcontratao), contendo para cada empregado, no mnimo, as seguintes informaes: Nome completo; Nmero do CPF; Identidade; Funo exercida; Alocao no objeto contratado.

As listagens devero ser atualizadas pela contratada sempre que ocorrerem modificaes.

Dever ser encaminhada cpia da relao inicial e das respectivas atualizaes ao titular da secretaria qual se encontra subordinado o fiscal de contrato para os fins previstos na Resoluo n 102/09, do Conselho Nacional de Justia.

O fiscal poder autorizar, excepcionalmente, a prestao do servio por profissional no relacionado previamente pela empresa, desde que devidamente identificado por documentao hbil.

Em caso de subcontratao, a listagem dever ser subdividida por cada grupo de empregados por subcontratada devidamente identificada no relatrio.

b) Cpia da carteira de trabalho de todos os empregados diretamente envolvidos na prestao do servio, com a respectiva anotao do emprego; c) Ficha de registro dos empregados; d) Comprovante de escolaridade e capacidade tcnica dos trabalhadores alocados no objeto contratual, quando especificado no edital de licitao; e) Cpia de atestado de sade ocupacional atualizado; f) Consultar eventuais obrigaes adicionais das normas coletivas que as contratadas devem cumprir.

Em casos excepcionais e justificados, ficar a critrio do fiscal de contrato solicitar outros documentos que julgar necessrios para uma fiscalizao eficiente.

4.2

Avaliao do ambiente de trabalho

4.2.1. Condies operacionais para obteno dos resultados

O fiscal de contrato verificar se os elementos indispensveis ao incio da obra, servio ou fornecimento, sob responsabilidade da Administrao, encontram-se disponveis, no prazo determinado no contrato. Caso haja

qualquer impedimento ou indisponibilidade, dever comunicar imediatamente unidade gestora.

Verificar, tambm, se os recursos, sob responsabilidade da contratada (humanos, materiais e equipamentos), previstos contratualmente, encontramse quantitativa e qualitativamente em plenas condies operacionais, conforme previsto no contrato. Caso contrrio, notificar a empresa para

sanar a pendncia encontrada, com prazo determinado.

O fiscal dever certificar-se do cumprimento pela contratada das exigncias legais quanto ao fornecimento de equipamentos de proteo, conforme estabelecido no edital/contrato.

4.3.

Incio da execuo

O fiscal de contrato dever registrar, no protocolo de fiscalizao, o incio da execuo do contrato sob sua responsabilidade e manter o mesmo padro de registro para todas as ocorrncias relativas execuo contratual. 4.4. Verificaes de cumprimento

4.4.1. Servios por alocao de postos de trabalho

O fiscal de contrato dever acompanhar a execuo do contrato e realizar constantes avaliaes de cumprimento das obrigaes contratuais, como as descritas a seguir:

4.4.1.1.

Dirias

O fiscal de contrato fiscalizar diariamente os servios prestados pela contratada a fim de obter melhores resultados. A Fiscalizao se dar da seguinte forma: a. Avaliar se a qualidade do servio prestado est de acordo com as exigncias especificadas no contrato; caso contrrio, dever notificar a contratada para regularizao do(s) servio(s), sem prejuzo de possveis penalizaes; b. Comparar a listagem dos recursos humanos alocados e aqueles que esto efetivamente prestando os servios e em quais funes; c. Verificar se os empregados da contratada cumprem a jornada de trabalho pactuada. As faltas ou horas trabalhadas a menor devero ser consolidadas em demonstrativo a ser encaminhado pela empresa junto com as documentaes mensais para anlise; d. Exigir, por escrito, a manuteno das condies previamente pactuadas, se houver alterao da forma de execuo dos servios. Eventuais modificaes no modo de cumprir o contrato somente

podero ser implementadas sob a orientao do fiscal do contrato, mediante alterao contratual formal e competente autorizao superior.

4.4.1.2.

Mensais

O fiscal de contrato exigir e conferir os seguintes documentos da contratada, referentes ao ms de competncia da nota fiscal: a. Medio dos servios com a relao nominal de todos os envolvidos na execuo do contrato resumo de frequncia; b. Folha de ponto de todos os empregados da contratada, utilizados diretamente na execuo do contrato; c. Folha de pagamento dos profissionais que participaram diretamente da execuo do contrato; d. Contracheque dos profissionais que participaram diretamente da execuo do contrato; e. Comprovante de pagamento dos benefcios e gratificaes (valestransporte, auxlio alimentao e etc.) a todos os empregados na execuo do contrato; f. Cpia do Protocolo de Envio de Arquivos, emitido pela Conectividade Social SEFIP, de todos os empregados utilizados diretamente na execuo do contrato; g. Cpia autenticada de Recolhimento do FGTS GRF com a autenticao mecnica ou acompanhada do comprovante de recolhimento bancrio ou o comprovante emitido quando o

recolhimento for efetuado pela Internet dos empregados diretamente utilizados na execuo do contrato; h. Cpia da Relao de Tomadores/Obras RET; i. Cpia da Relao dos Trabalhadores Constantes do Arquivo SEFIP, dos empregados utilizados diretamente na execuo do contrato; j. Cpia autenticada da Guia da Previdncia Social GPS com a autenticao mecnica ou acompanhada de recolhimento bancrio ou o comprovante emitido quando o recolhimento for efetuado pela Internet dos empregados utilizados diretamente na execuo do contrato; k. Comprovante de Regularidade perante o FGTS e o INSS.

A documentao acima exigida poder sofrer alterao, em cumprimento legislao trabalhista ou previdenciria.

O fiscal, verificando a correo documental das exigncias mensais, providenciar organizado. o encaminhamento destes documentos de modo

Constatada divergncia contbil entre a previso contratual e a efetiva execuo do contrato, o fiscal registrar a ocorrncia no protocolo de execuo, solicitando contratada os ajustes necessrios. Sanada a

pendncia, encaminhar toda a documentao unidade gestora para prosseguimento. Exemplos: falta de empregados, horas trabalhadas a maior ou a menor, desvio de funo, entre outros.

Na hiptese de substituio do posto de trabalho, a empresa dever declarar a realocao da mo-de-obra ou apresentar a respectiva quitao rescisria, na forma descrita no subitem 6.1.3.2. deste manual.

O fiscal conferir se os valores dos salrios e dos benefcios definidos contratualmente e nas normas coletivas foram incorporados

remunerao dos empregados da contratada, inclusive nos casos de reajuste ou repactuao.

Verificar, ainda, a escala de frias informada pela empresa, de forma a constatar o efetivo gozo legal de frias e respectivas substituies.

Caso identifique alguma irregularidade, dever registr-la e encaminhar unidade gestora para providncias cabveis, aps esgotada(s) tentativa(s) prvia(s) de resoluo.

4.4.1.3.

Objeto entregue

Para proceder ao recebimento do objeto, ao final de cada etapa da fiscalizao (mensal), o fiscal de contrato verificar se os servios executados esto de acordo com o contrato, devendo exigir a adequao

do

objeto

aos

termos

contratuais

legais,

caso

constatadas

irregularidades que impeam o seu recebimento.

4.4.2. Demais servios

O fiscal de contrato dever acompanhar a execuo do contrato e realizar constantes avaliaes de cumprimento das obrigaes contratuais, com o objetivo de: a. Avaliar se a qualidade do servio prestado est de acordo com as exigncias especificadas no contrato; caso contrrio, dever notificar a contratada para regularizao do(s) servio(s), sem prejuzo de possveis penalizaes; b. Exigir, por escrito, a manuteno das condies previamente pactuadas, se houver alterao da forma de execuo dos servios. Eventuais modificaes no modo de cumprir o contrato somente podero ser implementadas sob a orientao do fiscal do contrato, mediante alterao contratual formal e competente autorizao superior.

A periodicidade das verificaes de cumprimento dever obedecer ao disposto no edital/contrato.

Aplica-se o disposto no subitem 4.4.1.3. objeto entregue para o recebimento do objeto, com a ressalva de que as etapas de fiscalizao sero aquelas estabelecidas no edital/contrato.

4.4.3. Obras e servios de engenharia

4.4.3.1.

Especificao do objeto

Dever o fiscal de contrato verificar a adequao dos servios realizados com as especificaes da planilha de servio, os projetos e detalhes construtivos, os itens da planilha oramentria, o cronograma e a metodologia de execuo. Especial ateno dever ser dada aos materiais empregados, que devero ser de qualidade e caractersticas compatveis com as

especificadas ou indicadas no oramento analtico (se houver) do projeto bsico. Verificada a necessidade de alterao do projeto ou de alguma especificao, ou da adoo de soluo tcnica diversa da que subsidiou a elaborao do projeto bsico, dever ser consultada a unidade responsvel pela elaborao dos projetos e submetida a alterao aprovao superior.

4.4.3.2.

Documentao

Dever ser dada nfase na exigncia do dirio de obras, atualizado e preenchido com todas as informaes relevantes para futuras anlises do desempenho da contratada, tais como: condies do tempo; nmero de trabalhadores por categoria e/ou tipo de servio executado; discriminao de todos os servios realizados no perodo, com indicao dos locais; equipamentos utilizados; assinatura do profissional

responsvel pela obra; relato de fatos relevantes que tenham influncia sobre a execuo do objeto. A verificao do dirio dever ser feita em toda visita feita ao local da obra ou do servio de engenharia, devendo o fiscal registrar orientaes tcnicas sobre os servios realizados.

4.4.3.3.

Acompanhamento da execuo

As visitas ao local da obra devero ser feitas pelo prprio fiscal, evitandose sua substituio por estagirios ou servidores no designados para a fiscalizao. A entrega de relatrios com fotografias ou o envio de mensagens de correio eletrnico sobre o andamento da obra pela contratada no substituem a vistoria realizada pelo prprio fiscal. A periodicidade das visitas realizadas pelo fiscal deve ser compatvel com a distncia entre o local de sua lotao e o da obra. Quanto mais prximo for o local da obra e/ou maior for sua complexidade, maior dever ser a periodicidade das vistorias. Todas as medies de servios devem ser supervisionadas no local pelo fiscal, principalmente daqueles que sero de difcil aferio aps a

realizao de etapa posterior (por exemplo, instalaes eltricas e hidrulicas antes da execuo dos revestimentos, armaes antes da concretagem, fundaes antes do reaterro etc).

4.4.3.4.

Recebimento

a. Aceitao provisria: Estando o objeto executado de forma a poder ser utilizado pelo TRE, mesmo com pendncias de pequena monta, poder ser aceito provisoriamente pelo prprio fiscal da execuo, mediante comunicao oficial da contratada e termo circunstanciado no qual sejam relacionadas todas as pendncias, devero ser sanadas no prazo fixado pela fiscalizao. b. Recebimento definitivo: Aps a aceitao provisria, o fiscal dever comunicar nos autos a sua expedio e solicitar a designao de comisso especfica para o recebimento definitivo. Qualquer fiscal da execuo do objeto do contrato poder integrar oficialmente a comisso e, mesmo no o sendo, dever colaborar com o trabalho da comisso, prestando diligentemente todas as informaes

necessrias ao esclarecimento de dvidas acerca da execuo.

4.4.4. Compras

4.4.4.1.

Especificao do objeto

fiscal

de

contrato

dever

identificar

todos

os

elementos

caracterizadores do objeto contratual, conferindo a descrio contida na requisio de material e na nota de empenho com o material entregue. Se houver divergncia, o fiscal no poder fazer o recebimento do objeto enquanto no for regularizada a situao.

4.4.4.2.

Documentao

Alm de verificar a correo das especificaes tcnicas do bem, o fiscal de contrato dever identificar os documentos que devem acompanhar o objeto e se os mesmos foram entregues, tais como manuais, certificado de garantia etc.

Constatada qualquer falta, o fiscal dever recusar o recebimento, que somente ir ocorrer aps a regularizao.

4.4.4.3.

Recebimento do Objeto

O fiscal de contrato dever efetuar a conferncia do material entregue, item por item, se for o caso, para realizar o recebimento formal do objeto mediante Atesto. Havendo divergncia entre a especificao tcnica exigida em edital e o objeto fornecido, dever exigir a adequao do objeto aos termos contratuais, sem a qual no poder receber o material entregue.

4.5.

Constatao de descumprimento contratual

Identificada a existncia de irregularidade(s) na execuo do contrato, o fiscal de contrato dever comunic-la(s) contratada formalmente para que as condies contratuais sejam restabelecidas imediatamente ou para que apresente justificativa por escrito, com prazo determinado.

Mantida a irregularidade, o fiscal a submeter unidade gestora, acompanhada de documentos que comprovem o fato, tais como: a) Reclamaes escritas das unidades que recebem o objeto contratual; b) Registro das ocorrncias assinado pelo fiscal de contrato; c) Mensagem eletrnica enviada com comprovao de recebimento ou concordncia da contratada com identificao de origem/remetente; d) Mensagem eletrnica recebida com identificao de origem/remetente.

Podero ser utilizadas outras formas de comprovao do fato ocorrido (exemplo: fotografias).

Dever ser anexada ao protocolo de execuo cpia da documentao encaminhada unidade gestora.

4.6.

Solicitao de ajuste contratual

O fiscal de contrato dever proceder constante avaliao das condies de execuo e objetivos do contrato.

Ao constatar potencial risco de no atendimento das necessidades originais por conta de carncias qualitativas e quantitativas do objeto contratado, dever solicitar, de forma justificada, os ajustes que entenda adequados.

Qualquer solicitao de ajuste contratual dever ser submetida unidade gestora para anlise e demais providncias cabveis.

4.6.1. Alterao quantitativa

As solicitaes de ajuste de quantitativos do objeto contratual devero respeitar o impacto mximo de 25% do valor inicial atualizado do contrato, para mais ou para menos, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% exclusivamente para acrscimos.

O fiscal, ao constatar que o acrscimo pretendido supera os percentuais acima, dever indicar, justificadamente, o quantitativo exato para o atendimento da necessidade, submetendo unidade gestora para as providncias cabveis.

4.6.2. Alterao qualitativa

O fiscal, ao constatar que a alterao pretendida se refere s especificaes qualitativas do objeto contratado, dever indicar justificadamente o ajuste necessrio para o atendimento da necessidade e encaminhar autoridade competente para anlise e providncias cabveis.

4.6.3. Modificao de prazo

O fiscal dever informar unidade gestora a necessidade de modificao dos prazos contratuais, para mais ou para menos, durante a vigncia contratual, quando ocorrer situaes que a evidenciem, tais como:

a) Alterao qualitativa do projeto ou de suas especificaes pela Administrao;

b) Acontecimento de fato excepcional ou imprevisvel, se previsvel de conseqncias incalculveis, alheio vontade das partes, e que altere fundamentalmente as condies de execuo do contrato; c) Atraso na expedio da autorizao para a prestao do servio; d) Interrupo da execuo do contrato, reduo ou aumento do ritmo do trabalho; e) Aumento ou reduo das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites legais; f) Impedimento, total ou parcial, da execuo do contrato por fato ou ato de terceiro;

g) Omisso ou atraso de providncias a cargo da Administrao, quanto disponibilizao dos elementos indispensveis ao incio da obra, servio ou fornecimento de que resulte impedimento ou retardamento na execuo do contrato.

4.7.

Resciso contratual

O fiscal de contrato poder requerer a resciso contratual, por julgar conveniente e oportuna, desde que encaminhe solicitao motivada, indique e comprove a ocorrncia de ao menos uma das seguintes situaes: a) Inexecuo ou descumprimento reiterado ou gravssimo das clusulas do contrato; b) Mora na execuo contratual, levando a Administrao a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, servio ou fornecimento, nos prazos estipulados; c) Desatendimento reiterado s determinaes regulares da fiscalizao ou da autoridade superior; d) Subcontratao do seu objeto, transferncia total ou parcial, no admitidas no edital e no contrato; e) Descumprimento da proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 (dezoito) anos e de qualquer trabalho a menores de 16 (dezesseis) anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, de que tenha conhecimento; f) Perecimento do objeto contratual, tornando impossvel o

prosseguimento da execuo;

g) Ocorrncia de caso fortuito ou de fora maior, regularmente comprovada, impeditiva da execuo do contrato.

Juntamente com o requerimento da resciso, o fiscal de contrato dever indicar alternativa(s) para a manuteno do atendimento s necessidades da Administrao.

5. Procedimentos para liberao de pagamento

5.1.

Recebimento da nota fiscal

O fiscal de contrato somente poder receber a nota fiscal aps verificar dois requisitos essenciais: adequao do objeto aos termos contratuais (anlise tcnica) e cumprimento das obrigaes da contratada (anlise documental), bem como qualquer outro evento contratual cuja ocorrncia esteja vinculada emisso de documento de cobrana.

5.2.

Verificao da composio da nota fiscal e demais documentos

O fiscal de contrato dever observar as instrues para verificao da nota fiscal e demais documentos necessrios liberao do pagamento disponibilizadas pela Secretaria de Oramento e Finanas, na intranet.

5.3.

Atesto

Atendidos todos os requisitos relativos anlise tcnica e demais obrigaes contratuais, bem como o recolhimento de todos os documentos, o fiscal de contrato dever atestar a nota fiscal.

Na hiptese de reajuste/repactuao/reequilbrio, o fiscal dever solicitar unidade gestora cpia do despacho que deferiu a alterao do valor contratual e demais documentos pertinentes para que possa realizar o atesto da fatura.

6. Procedimentos no encerramento do contrato

6.1.

Identificao de pendncias

6.1.1. Na execuo

O fiscal de contrato identificar se o objeto foi completamente entregue e se existe(m) pendncia(s) que exija(m) correo ou complementao. Caso exista(m) alguma(s) pendncia(s), o fiscal notificar

formalmente a contratada para que regularize o cumprimento contratual. Nesta situao, o fiscal identificar possvel necessidade de prorrogao da vigncia e de extenso da garantia.

6.1.2. Documentais

O fiscal de contrato identificar demais documentos que devem ser fornecidos junto ou aps a entrega do objeto, constantes do edital e do contrato. No tendo sido entregue(s), dever o fiscal exigir

formalmente da contratada o cumprimento destas obrigaes.

6.1.3. Preveno de responsabilidades trabalhistas

Tratando-se de contrato de prestao de servios continuados por alocao de postos de trabalho, o fiscal de contrato identificar o grupo de trabalhadores empregados de forma continuada e, ao trmino do contrato, verificar os subitens abaixo, antes de promover o encerramento formal.

6.1.3.1.

Realocao de pessoal noutro contrato

Para minimizar a ocorrncia de riscos trabalhistas e previdencirios, o fiscal exigir da contratada declarao de realocao de pessoal, daqueles que no estejam em processo demissional, conforme Anexo IV.

6.1.3.2.

Quitao rescisria

No havendo a realocao, exigir o fiscal que a contratada comprove o regular pagamento das verbas rescisrias, documentos: a) Cpia da baixa na carteira de trabalho; b) Termo de resciso do contrato de trabalho devidamente homologado; c) Recolhimento do FGTS, incluindo a multa rescisria em caso de demisso sem justa causa. mediante apresentao dos seguintes

6.2.

Encerramento do protocolo de fiscalizao

O fiscal de contrato dever encerrar, por termo, o protocolo de fiscalizao, conforme Anexo V.

Anexo I Certido de abertura do protocolo de fiscalizao

Considerando o disposto nos artigos 67, 1 e 113, da Lei 8666/93 que rezam, respectivamente, sobre a necessidade de registro prprio e de demonstrao da legalidade e regularidade da despesa e execuo do contrato perante o Tribunal de Contas da Unio, por parte deste representante da Administrao, certifico que, desde o incio do presente contrato, esto sendo efetuados registros paralelos das ocorrncias relativas ao mesmo atravs do protocolo n ........................... e que este se encontra sob a guarda deste fiscal de contrato.

Rio de Janeiro, ........ de ...............de 20.....

Fiscal do Contrato

Anexo II Formalizao do protocolo de fiscalizao - contratos iniciados aps a vigncia do Manual de Fiscalizao de Contratos

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ..... COORDENADORIA DE .... SEO DE ......

Protocolo do processo original no.: /20 Contrato n: /20 Objeto: Assunto: Formalizao do processo de acompanhamento do contrato por parte do Fiscal designado. Empresa Contratada: CNPJ: Insc. Estadual: Insc. Mun.: Fiscal Designado: RG: CPF: TRE/Zona Eleitoral: Observaes: 1- Considerando o disposto nos artigos 67, 1 e 113, da Lei 8666/93 que rezam, respectivamente, sobre a necessidade de registro prprio e de demonstrao da legalidade e regularidade da despesa e execuo do contrato perante o Tribunal de Contas da Unio, por parte deste representante da Administrao, informo que o citado contrato estar sendo acompanhado atravs de registros paralelos das ocorrncias relativas ao mesmo e que estes se encontraro sob a guarda deste Fiscal de Contrato, atravs deste protocolo.

Em .... de ....... de 20

Fiscal do Contrato

Anexo III Formalizao do protocolo de fiscalizao - contratos em andamento na publicao do Manual de Fiscalizao de Contratos

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ..... COORDENADORIA DE .... SEO DE ......

Protocolo do processo original no.: /20 Contrato n: /20 Objeto: Assunto: Formalizao do processo de acompanhamento do contrato por parte do Fiscal designado. Empresa Contratada: CNPJ: Insc. Estadual: Insc. Mun.: Fiscal Designado: RG: CPF: TRE/Zona Eleitoral: Observaes: 1- Considerando o disposto nos artigos 67, 1 e 113, da Lei 8666/93 que rezam, respectivamente, sobre a necessidade de registro prprio e de demonstrao da legalidade e regularidade da despesa e execuo do contrato perante o Tribunal de Contas da Unio, por parte deste representante da Administrao, informo que o citado contrato vinha sendo acompanhado atravs de registros paralelos das ocorrncias relativas ao mesmo e que estes se encontravam sob a guarda deste Fiscal de Contrato, sendo agora anexados a este protocolo, continuando, posteriormente, conforme orientao do Ato GP n /20 .

Em .... de ....... de 20 .

Fiscal do Contrato

Anexo IV Declarao de realocao de funcionrios (em papel timbrado da empresa)

DECLARAO

Declaro que a empresa XXXXXXXX, em virtude do trmino do Contrato n xxx/yyyy ou da substituio solicitada pela fiscalizao do contrato, promover a realocao do(s) funcionrio(s) abaixo, a partir de _____/_____/_____, segue: como se

NOME 1 2 3 4 5 6

FUNO

DESTINO

Rio de Janeiro, ____ de _________________ de 20__.

_________________________________________ nome cargo

Anexo V Termo de encerramento do protocolo de fiscalizao

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ..... COORDENADORIA DE .... SEO DE ......

Processo:

/20__

TERMO DE ENCERRAMENTO DE PROTOCOLO DE FISCALIZAO

Protocolo do processo original no.: Contrato n: ____/____/____ Objeto: Empresa Contratada: Fiscal(is): /200

/200 Vigncia: de _____/____/____ a

Pelo presente termo, declaro encerrado, nesta data, o processo em epgrafe, referente fiscalizao do contrato n /20__.

Em .... de ................... de 20__ .

Fiscal do Contrato

OBS.: cpia do termo deve ser juntada aos autos do processo principal.

Potrebbero piacerti anche