Sei sulla pagina 1di 10

BACTRIAS

Os procariotos so os menores organismos e os mais simples estruturalmente. Em termos evolutivos, eles so tambm os mais antigos organismos da Terra (foram encontrados fsseis de cerca de 3,5 bilhes de anos). E, consistem de duas linhagens distintas: Bacteria (ou eubactria) e Archea.
EUBACTRIAS - Maior grupo ARQUEOBACTRIAS - Menor grupo

- Inclue todos os procariotos de importncia na medicina

- At agora no se conhece nenhuma espcie de importncia na medicina - Habitam o solo, superfcie das - Alta proporo habita guas e tecidos de outros ambientes em condies organismos (vivos ou em extremas: halfilas (Mar Morto), decomposio). Pequeno termoacidfilas (60 a 80C, nmero de espcies que sulfobactrias) e metanognicas habitam ambientes de condies (pntanos, interior do tubo extremas. digestivo de insetos (cupins) e herbvoros) - Algumas espcies so - Nenhuma espcie fotossintticas fotossinttica - Nenhuma espcie produz - Todas as espcies so metano produtoras de metano por reduo do CO 2.

Os procariotos no possuem ncleo organizado nem organelas celulares envoltas por membranas. A maior parte de seu material gentico est incorporada em uma nica molcula circular de DNA de fita dupla, freqentemente, fragmentos adicionas de DNA circular, conhecidos como plasmdeos, tambm esto presentes.

Figura 01: Estrutura bacteriana.

No citoplasma, alm de sais minerais, aminocidos, pequenas molculas, protenas, acares ainda so encontradas partculas de ribossomos, grnulos de material de reserva (amido, glicognio, lipdeos ou fosfatos). Exceto os micoplasmas, todos os procariotos tm paredes celulares rgidas. Nas Bacteria, esta parede celular composta principalmente de peptidioglicanos. As bactrias Gram-negativas, com parede celular que no fixa o corante cristal -violeta. Possuem uma camada externa de lipopolissacardeos e protenas, sobre a camada de peptideoglicano, denominada cpsula, encontrada principalmente nas bactrias patognicas, protegendo -as contra a fagocitose.

.Figura 02: Paredes celulares bacterianas

As clulas procariticas no apresentam vacolos, porm podem acumular substncias de reserva sob a forma de grnulos constitudos de polmeros insolveis. So comuns polmeros de glicose (amido e glicognio), cido -hidroxibutrico e fosfato.

Figura 03: Grnulos de reserva.

As clulas de procariotos podem ter forma de esfera (coco), de basto (bacilos) ou de espiral (espirila). Todos os procariotos so unicelulares, mas se a clula no se separa completamente aps a diviso celular, as clulas filhas ficam grudadas em grupos finos, filamentos ou massas slidas.

Figura 04: Morfologias da clula bacteriana.

As clulas bacterianas so pequenas e medidas em micrmetros (m), 1m equivale 0,001mm. A menor bactria tem 0,2 m ( Chlamydia), h clulas de Spirochaeta com 250 m de comprimento. A maior bactria conhecida a Epulopiscium fishelsoni que foi encontrada no Mar Vermelho e na costa da Austrlia no intestino de um peixe com mais de 600 m de comprimento. Na maioria das vezes o tamanho mdio de uma bactria de 1-10 m. Muitos procariotos possuem um flagelo e, portanto, so mveis; a rotao do flagelo movimenta as clulas atravs do meio. As bactrias que apresentam um nico flagelo so denominadas monotrquias e bactrias com inmeros flagelos so denominad as peritrquias.

Figura 05: Flagelos bacterianos

Procariotos podem ainda possuir fmbrias ou pili. As fmbrias ou pili so estruturas curtas e finas que muitas bactrias gram -negativas apresentam em sua superfcie, esto relacionadas com a capacidade d e

adeso. H a fmbria sexual, necessria para que bactria possa transferir material gentico no processo denominado conjugao.

Figura 06: Micrografia de fmbrias ou pili.

Certas espcies de bactrias tem a capacidade de formar endsporos, altamente resistentes ao calor, dessecao e outros agentes fsicos e qumicos, capaz de permanecer em estado latente por longos perodos e de germinar dando incio a nova clula vegetativa. Isso permitem que a clula sobreviva em condies desfavorveis.

Figura 07: Seqncia de micrografias mostrando a formao de um endosporo.

Muitos procariotos se reproduzem assesuadamente por simples diviso, tambm denominada fisso binria, onde uma clula, divide -se ao meio, dando origem a duas clulas -filhas iguais. Porm existem tambm formas de reproduo sexuada:

1. Na conjugao bacteriana, duas bactrias unem -se temporariamente atravs de uma ponte citoplasmtica. Uma das clulas, denominada doadora, duplica parte do cromossomo e passa para outra clul a, denominada receptora,

unindo-se ao cromossomo dessa clula. A clula ficar com constituio gentica diferente daquela das duas clulas iniciais. 2. A transduo acontece atravs da contaminao de uma bactria por algum vrus. Este pode incorporar ao seu DNA partes do DNA da bactria e quando infectar outra bactria e esta sobreviver a contaminao apresentar novas caractersticas. 3. A transformao ocorre quando uma bactria incorpora molculas de DNA existentes em seu meio e esta passa a ter novas caractersticas.
y

Mutaes combinadas com o curto tempo de gerao dos procariotos so responsveis por sua extraordinria adaptabilidade. Adaptabilidade adicional conferida pelas recombinaes genticas que ocorrem como resultado das formas de reprodu o sexuada.

Nutrio

Sua estrutura formada por diferentes macromolculas. Todos os tipos de clulas so constitudos de cerca de 70% de gua. Devido presena da parede celular rgida que envolve toda a membrana celular, as bactrias se nutrem apenas de material em soluo (TRABULSI, 1999). Para a construo novos componentes celulares ou para a obteno de energia so utilizadas substncias chamadas nutrientes, que so divididos em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes so necessr ios em grandes quantidades por serem os principais constituintes dos compostos orgnicos celulares e tambm so utilizados como combustvel. So formados por C, O, H, N e S e totalizam cerca de 90% da composio celular. Os outros 10% so os micronutriente s como o K, Ca, Fe, Mn, etc As bactrias podem ser auttrofas, capazes de produzir seu prprio alimento, ou hetertrofas, quando se alimentam de uma fonte externa. As bactrias auttrofas podem ser fotossintetizantes (realizam fotossntese utilizando a energia luminosa) ou quimiossintetizantes (aquelas que utilizam a energia liberada em reaes de oxi -reduo, para produzir seu alimento). As bactrias hetertrofas podem se alimentar de matria orgnica morta (saprfitos) ou de animais e plantas (patogni cas) (TRABULSI, 1999).

Bactrias e doenas

As maiorias das doenas causadas por bactrias so transmitidas atravs de alimentos ou gua contaminadas por bactrias (clera, febre tifide), mas podem ocorrer casos de transmisso pelo ar (pneumonia, tuber culose). O causador da sfilis uma bactria espiralada, Treponema pallidum. A umidade contnua essencial sobrevivncia das bactrias, por isso elas se propagam principalmente pelos fluidos do corpo. Fora do corpo, em lugar mido e escuro, vivem no mximo duas horas. A tuberculose transmitida pelas bactrias Mycobacterium tuberculosis e M. bovis. Sua presena maior nas cidades, devido aglomerao humana em ms condies de higiene, habitao e sade. A tuberculose uma infeco comum na infncia. Pode ocorrer transmisso pelo leite de vaca (contaminado por M. bovis) e pelo contato com alguma pessoa infectada. A coqueluche uma infeco bacteriana provocada pelo Bordetella pertussis. transmitida atravs de gotculas eliminadas pela fala, toss e e espirro dos doentes.

Importncia ecolgica e econmica das bactrias

As bactrias so decompositores aps morrerem, animais, plantas e outros seres estes so decompostos por fungos e bactrias. No s o corpo sem vida pode ser decomposto, mas tambm dejetos e secrees como urina, fezes so processados por bactrias. Estes organismos degradam a matria orgnica sem vida em molculas simples que so liberadas no ambiente e podem ser novamente utilizadas por outros seres (TRABULSI, 1999).

Bactrias e biotecnologia

A indstria de laticnios utiliza as bactrias Lactobacillus e Streptococcus para a produo de queijos, iogurtes e requeijo. Na fabricao de vinagre so usadas bactrias do gnero Acetobacter que transformam o etanol do vinho em cido actico. Bactrias do gnero Corynebacterium so utilizadas na produo do cido glutmico, substncia utilizada em temperos para acentuar o sabor dos alimentos. As bactrias so utilizadas para a produo de ant ibiticos e vitaminas. O antibitico neomicina produzido por clulas do gnero Streptomyces. A indstria qumica utiliza bactrias para produzir substncias como o metanol, butanol, acetona. A tecnologia do DNA recombinante, tambm denominada "Engenharia Gentica", tem permitido alterar geneticamente certas bactrias

produzindo substncias economicamente interessantes, como insulina humana produzida por estes organismos procariontes geneticamente modificados. As bactrias podem decompor aerbia ou anaero biamente matria orgnica. Quando em um lago ou rio existe uma grande quantidade de substncias orgnicas, como esgoto e no h suficiente oxigenao desta massa de gua, acontece a decomposio anaerbia ou putrefao. Pode -se promover a decomposio aerbia de matria orgnica em estaes de tratamento de esgoto, produzindo aerao do esgoto, aumentando a quantidade de oxignio dissolvido na gua, assim entram em ao as bactrias aerbias que causam o processo de biodegradao do esgoto, sistema conhecid o como "lodo ativado". As bactrias anaerbias metanognicas tambm podem ser utilizadas para a biodigesto de matria orgnica de esgotos e lixo domstico em tanques chamados biodigestores.

Bactrias e o ciclo do nitrognio

Muitas molculas importantes e indispensveis aos seres vivos possuem o elemento nitrognio. A captao do nitrognio e a sua incorporao cadeia alimentar feita pelas bactrias do solo e pelas cianobactrias. Estes organismos so os fixadores de nitrognio. Tais microorganismos procariontes absorvem o N2 que passa a fazer parte de substncias orgnicas de suas clulas. Quando morrem, estas bactrias liberam nitrognio ao ambiente sob a forma de amnia (NH 3). A amnia pode ser utilizada pelas plantas, ou pode ser processada por outras bactrias do solo, as bactrias nitrificantes. Estas liberam ao solo nitratos (NO 3-) como produto de sua atividade metablica. Os nitratos so a forma de nitrognio que melhor as plantas podem assimilar. As bactrias do gnero Rhizobium so fixadoras de nitrognio e se associam a vegetais da famlia das leguminosas (feijo, soja). Estas bactrias vivem em simbiose com as leguminosas, estas formam ndulos nas suas razes, onde dentro vivem as bactrias, que absorvem o nitrognio do ar e com este sintetizam substncias nitrogenadas, tambm utilizadas pela planta hospedeira. Em contrapartida, a leguminosa fornece acares e outros compostos orgnicos s bactrias de seus ndulos.

Figura 08: Ndulos formados em leguminosas.

Bactrias de interesse industrial

Pseudomonodaceae aeruginosa : tem um papel importante no ciclo do nitrognio. Pseudomonodaceae putida e P. fluorescens: oxidam uma grande variedade de compostos orgnicos. Xanthomonas campestris: secretam polissacardeos resistentes ao enzimtica. Azotobacter: fixa N2 no simbioticamente, cresce numa variedade de carboidratos, lcoois e cidos orgnicos. Nocardia, Micobacterium, Corynebacterium: sintetizam gorduras. Propionibacterium freudenreichii : utilizada na produo de vitamina B12, e cido propinico. Ralstonia eutropha: utilizada na sintese de polihidroxialcanoatos. Bacillus thuringiensis israelensis: utilizada na produo de bioinseticida. Leuconoctoc mesenteroides, Lactobacillus brevis, Lactobacillus plantarum: responsveis pela fermentao do chucrute, picles e azeitonas.

y y

y y

Referncias Bibliogrficas

BORZANI, Walter et al. Biotecnologia industrial . So Paulo, Edgard Blcher LTDA, v.1, 2001. <http://www.correcotia.com/vermes/pesquisa/capitulo7.htm>, acesso em 04 de julho de 2004. <http://www.bvbv.hpg.ig.com.br/acervo/bio/bio12.html>, acesso em cesso em 04 de julho de 2004. <http://www.biologiaviva.hpg.ig.com.br/bacteriasindustri.htm>, acesso em 04 de julho de 2004. < http://www.ficharionline.com/biologia/BACTeRIAS.php>, acesso em 04 de julho de 2004. < http://www.biomania.com.br/monera/caracteristicas.php>, acesso em 04 de julho de 2004. TRABULSI, Luiz Rachid et al. Microbiologia. 3.ed. So Paulo: Atheneu, 1999.

Potrebbero piacerti anche