Sei sulla pagina 1di 11

1

Captulo 16
Eu acabava de sentar Adam na parte de trs do Furgo, quando noto que algum lhe tocava o ombro. Virou-se e viu Tommy, que, guiado por um ultrapassado sentimento de cavalheirismo, sempre subia por ultimo. Ol Phoebe. Disse. Adam. Phoebe hesitou, e Adam tentou cumpriment-lo com a mo no reduzido espao do Furgo. Conseguiu fazer o movimento do brao, mesmo que o pulso e os dedos ainda no se dobrassem. J alguma coisa, pensou Phoebe. Posso..., falar com voc? Tommy perguntou. A ss? Acrescentou, sinalizando os bancos que havia atrs do motorista. Ela olhou para Adam, esperando que o garoto sacudisse a cabea ou tentasse pegar sua mo, mas ele se limitou a concordar. Ok. Ela disse, agachando para entrar no assento diante de Tommy. Ele teve que se apoiar nela para que os outros alunos pudessem subir, e Phoebe teve muita conscincia de sua pulsao contra ele. Tommy era slido e inflexvel, seu brao parecia uma rocha. Tenho pensado no que voc disse..., Phoebe. Comeou depois de deixar Kevin passar. Ah sim? Respondeu ela, olhando para trs, para o restante da classe, que se acomodava nos bancos. Coava-lhe a pele na parte em que Tommy havia se apoiado. Karen tinha se sentado onde Phoebe ia sentar, ao lado de Adam e sussurrava-lhe algo, que o fez esboar o fantasma de um sorriso.

Tenho pensado..., em muitas coisas. Tommy continuou. Eu quero que..., voc saiba..., que..., continuo sentindo..., algo por voc. Tommy. Ela o advertiu, virando-se para olh-lo no rosto, justo quando o Furgo andava. Aqui no, est bem? Thorny e Margi queixavam-se em voz alta, de uma experincia que tinha sado errado em sua aula de biologia. O riso agudo de Colette ouvia-se por todo o veiculo. Serei..., breve. Ele respondeu. Estava sussurrando, pelo menos. Ainda assim, Phoebe no pode evitar se arriscar a virar os olhos para trs. Karen continuava falando com Adam, contudo ele olhava para Phoebe. Eu s queria..., te agradecer. A mim? percebeu que Tommy no havia tirado os olhos de cima dela. Se lhe incomodava, que ela estivesse faltando em outras coisas, no demonstrou. Por tentar. Comigo. Foi..., uma deciso..., muito corajosa... No foi um ato de caridade, Tommy. Ela respondeu, elevando a voz. Foi como qualquer... No terminou a frase, j que Thorny gritou a Tommy, da ultima fileira do Furgo: Ei Tommy! O que voc acha? Voc nos deixaria te dissecar para uma aula de Diferente Fator Bitipo? Por que..., no? Ele respondeu, tentando sorrir. Vocs aprenderiam mais do que com..., um feto..., de porco. Phoebe colocou-se a olhar pela janela, para admirar as arvores, cujas folhas amarelas e vermelhas comeavam a ficar marrons. No demorariam a cair. No ano anterior, as tempestades de meados de outubro tinham arrancado todas as folhas; lembrava-se de t-las

varrido para recolh-las em montes unidos, lamentando que os caprichosos ventos de Nova Inglaterra, tivessem acabado com sua estao favorita do ano. Adam a olhava, querendo saber em que ela estava pensando. O Furgo chegou junto a um barulhento carro pequeno, que os seguiu ao redor da mudana de sentido que havia diante da Fundao. Phoebe via Melissa no banco do passageiro, usava o coque to alto que roava o teto do carro. A garota virou-se para o Furgo, e Phoebe viu que usava uma expresso diferente, tambm em branco, mas com um ligeiro sorriso. O carro parou e o motorista saiu do veiculo, ainda andando, para ajud-la a sair. Era o padre Fitzpatrick, o padre catlico que havia celebrado o funeral de Evan Talbot. Ela teria gostado de cumpriment-lo, mas, quando terminou de tirar Adam do Furgo, o homem j estava se afastando apressadamente em seu carro. Deve ter almas para salvar, pensou Phoebe. Melissa a cumprimentou com o brao, segurando a lousa branca diante dela, como um escudo. Ol Melissa. Disse; a garota se balanava de um lado a outro em seu caminho at as portas. O padre Fitzpatrick tinha chegado tarde, porque normalmente, Melissa j estava sentada quando eles entravam na classe. A garota caminhava com grande dificuldade; no cimento, a perna esquerda no parecia querer se mover no ritmo adequado, nem se dobrar no angulo correto. Adam arrastou um p para frente, e Phoebe tentou fazer todo o possvel para ajud-lo a manter o equilbrio. Bom trabalho Adam. Disse a ele. Ele a olhou com uma expresso indecifrvel.

Cooper Wilson, Alish e ngela j estavam sentados quando os alunos comearam com o ritual de recolher os deveres e os cadernos, abastecendo-se de material e, no caso de poucos garotos Fator Bitipo Tradicional; servir-se de alguns aperitivos da mesa de trs. ngela tentou se fazer ouvir sobre o burburinho. Cooper nos pediu parte do tempo da aula. Ele gostaria de lhes contar a historia do incndio de Dickinson House. Eu estava..., esperando uma oportunidade..., para contar..., esta historia. Disse Cooper, que conseguiu parecer tmido enquanto afastava um pouco do cabelo preto dos olhos. Para algum..., que realmente..., ouvisse. Melissa que levava o brao coberto com um tecido verde solto, que acabava em um punho apertado ao redor do pulso, levantou a mo. Sim, Melissa? A garota escreveu em sua lousa com toda a velocidade que conseguia. Vocs podem me desculpar? Importa-se em me dizer por qu? ngela perguntou. Mel. Cooper interveio. Voc tem que..., saber. Por isso..., viemos aqui. Ele era alto, magro como um palito e parecia estar sempre com um meio sorriso nos lbios, mas Phoebe notava que suas palhaadas escondiam uma natureza mais sria. A presena de Melissa no cmodo era muito importante para ele. A garota balanou a cabea e o cabelo moveu-se de um lado para outro enquanto ela apagava e escrevia. Mel...

No posso. ngela disse-lhe que podia ir embora. Eu entendo Melissa e com certeza todos os seus amigos tambm entendem. Voc pode trabalhar em meu escritrio por agora, se quiser. Irei at l no intervalo. Melissa levantou-se com esforo e arrastou os ps sobre o assoalho para sair pela porta. Cooper no pareceu entender. Ela deveria..., ouvir..., isto. Ele disse a ngela. Ela no esta preparada. Do que..., ela tem medo? Ele insistiu. J esta..., morta. Cooper. ngela retrucou, como todo o tom de reprovao de que era capaz. Ok..., ok. Dickinson House. Disse ele, e todos ficaram abobalhados. Algumas semanas atrs, Tommy tinha lido um artigo que havia encontrado sobre o incndio de Dickinson House, que era um santurio para os garotos com DFB, parecido com a misso de Sr. Jude, mesmo sendo secular. Pelo que dizia o artigo, o fogo tinha destrudo sete Zumbis e dois empregados vivos. O artigo que..., vocs viram..., era um monte de..., merda. Cooper comeou. Quase nada..., estava..., certo, exceto que..., houve um incndio. O numero de..., cadveres..., por exemplo. Dez Zumbis..., morreram..., queimados..., pela segunda vez. Nenhum..., nenhum..., Tradicional..., morreu. Amos Burke..., era o porteiro..., alcolatra..., e o nico que..., falou com..., a imprensa. Como o fogo comeou? Tommy perguntou.

Ah! Sim. Esta foi a..., outra coisa..., que colocaram certo. Ns vimos..., Furges brancos. Phoebe surpreendeu-se um pouco, tinha ouvido falar muito recentemente, dos Furges brancos, mas, sem provas reais, at que ela tinha comeado a pensar que era uma obcesso conspiratria pessoal de Tommy, como a teoria do nico atirador de Kennedy ou as autopsias extraterrestres de Rowell. Eu sei..., que as pessoas..., acreditam que voc esta..., louco. Cooper disse a Tommy. Inclusive os Zumbis... Tenho visto..., que te chamam de louco..., em sua prpria..., web..., mas verdade. Se algum esperava que Tommy parecesse cheio de si mesmo ou satisfeito por ter razo, tinha ficado decepcionado. Estava concentrado e srio, talvez triste, mas Cooper estava certo: viram algumas caras de surpresa no quatro, incluindo, durante um segundo, a de ngela. Diga-nos o que voc viu Cooper. Disse a mulher, disfarando. Eu estava dentro..., da casa porque eu no tinha..., vontade de..., danar. Deve ter percebido os olhares de perplexidade, porque fechou os olhos e continuou falando. Havia..., um baile. A Senhorita..., Mary..., uma voluntaria..., da Universidade..., que passava..., muito..., tempo..., conosco..., o havia organizado. A Senhorita Mary nos trazia..., material de desenho..., marionetes..., e roteiros de..., teatro. Sempre estava..., tentando-nos..., divertir. Pelo menos, segundo seu conceito de diverso. Ele falava com voz morta, contudo Phoebe pareceu notar algo de tristeza.

Nos trouxe..., um rdio..., alguns CDs e pendurou..., fitas coloridas..., no celeiro. Para os outros..., empregados..., no parecia certo. Nem ela..., nem ns. Estvamos l..., para trabalhar. Na..., fazenda. Eu..., no ia..., danar. Mas Melissa..., foi aos..., quartos dos..., Zumbis..., e me..., pediu. Eu disse que..., ia pensar. Li..., uma revista em quadrinhos. Batman. Depois..., eu subi..., ao outro piso. Vi os Furges. Dois Furges brancos. Quatro homens..., os homens..., usavam culos de sol e roupas brancas..., roupas de Tivek. Dois tinham espingardas como..., Burke... Disse. Eu os vi atirar..., no celeiro. Os demais tinham..., espingardas de gua..., e no..., lana chamas. Espingardas de gua? Thorny perguntou. Cheias de..., gasolina. Pulverizaram..., no interior..., do celeiro. Eu no pude ver..., o interior..., de onde estava, mas..., a Senhorita Mary..., saiu. Ela estava..., gritando, coberta de..., gasolina. Um dos homens disse a ela..., que se calasse..., se no quisesse..., arder..., com os mortos. No se dizia nada dela no artigo. Thorny comentou. Conspirao. Cooper respondeu, esboando uma espcie de sorriso forado. Os outros..., empregados..., haviam desaparecido..., misteriosamente. Um dos homens..., deu-lhe um murro..., no estomago e a..., jogou no cho. Depois seu..., amigo..., jogou..., a garrafa..., com o pedao de pano..., para dentro. Tudo queimou..., muito depressa. Ento, o que queimou foi..., o celeiro, e no a casa? Tommy perguntou. A casa..., continua l. Cooper respondeu. Sem..., Zumbis. O que aconteceu depois?

Os assassinos..., observaram. As chamas..., projetaram..., sombras..., sobre a varanda e eu ouvi..., o silencio. Nada mais do que o..., rugir..., do fogo. Meus amigos..., no gritaram. Olhou para o cho com o olhar perdido, como se contemplasse as cinzas de seus companheiros. Depois..., ouvi..., as sirenes. Os homens..., subiram..., em seus Furges. Como..., Melissa..., escapou? Tommy perguntou com voz sria, quase como um rosnado. Cooper o olhou durante um instante, e Phoebe sentiu como se passasse uma corrente eltrica entre eles. Ela..., no escapou. Com razo a pobrezinha no podia ficar, pensou Phoebe. Percebeu que estava cravando as unhas nas palmas de suas mos. A Senhorita Mary..., levantou-se. As chamas..., cobriam o..., celeiro como..., uma camada de pintura. Uma parte do..., telhado..., ruiu. Ela..., entrou correndo e..., usou sua jaqueta..., com Melissa. Eu a ajudei..., a tir-los. Nenhum..., dos..., outros..., conseguiu. O que..., a polcia fez? Tommy perguntou. Pegaram o..., depoimento..., da Senhorita Mary. E de..., Burke..., que havia..., desmaiado..., no quarto dos..., suprimentos. No falaram com voc? Thorny perguntou, sem poder acreditar. Um dos bombeiros disse... Eles..., deixaram um escapar. Como vocs chegaram..., a Fundao? A Senhorita Mary..., nos trouxe. Ela tinha..., medo..., de que tentassem..., nos matar..., outra vez. Para ela..., prenderam-na..., por nos ajudar.

Srio? Por ajud-los? Phoebe quase via como se moviam as engrenagens da mente de Tommy. A histria de Cooper o afetava em muitos nveis, e ele se sentiria impulsionado a escrever sobre todos eles e a agir a respeito. Talvez fosse ouvir a historia de primeira mo e no atravs do filtro de um monitor, o que fazia com que tivesse impacto maior. Isso e ver a prova da atrocidade; Melissa, com seus prprios olhos. Os proprietrios..., do celeiro..., afirmaram que ns ramos..., de sua propriedade. Um..., efetivo. Porque voc trabalhava l? Porque eles nos..., alojavam. Respondeu, olhando as mos. Nem sequer eu sei..., se meus amigos..., tentaram escapar. Nem se..., deixaram que a gasolina..., e depois as chamas..., os engolissem. No sei..., se tentaram. No afastou os olhos de Tommy enquanto falava. Melissa estava quase..., contente..., antes de chegarem. Eles s queriam..., danar. Nada..., de mais. ngela sugeriu que tivessem um intervalo depois de um momento de silencio. Tommy se ofereceu como voluntario para ir ver Melissa, e quando voltaram, dez minutos depois, Tommy a acompanhava com carinho, segurando-a pelo cotovelo. ngela iniciou um debate sobre um artigo que apareceu na revista Time sobre Slydellco e Aftherman, tentando valentemente, desviar a classe para uma direo mais animada. Funcionou durante um tempo, at que Tommy sinalizou que a revista havia dado o mesmo espao ao Reverendo Nathan Mathers. Melissa permaneceu em silencio durante toda a discusso, sem escrever nem uma nota em sua lousa. ngela interrompeu a aula quando restava apenas meia hora para terminar. Tommy. Disse com voz doce. No acha que deveria fazer seu anuncio antes que a sesso acabe?

10

Tommy olhou para ngela e Alish, parecia surpreso, tanto quanto um morto podia parecer. Eu vou..., deixar..., a classe. Disse. Todos ficaram em silncio durante um segundo, como depois de rezar em um funeral. O Senhor Williams. Alish explicou, apoiando-se em sua bengala enquanto limpava a garganta. Anunciou sua inteno de continuar com seus estudos em outra parte. Sorriu; teoricamente para reconfort-los, Phoebe presumiu. Trabalho de campo, por assim dizer. Vou embora do Instituto. Acrescentou Tommy. Eu..., vou partir. Oh, cara. Limitou-se a dizer Thorny o primeiro aluno a falar. Cara. Acrescentou Cooper. Estou..., feito p. Sou..., um..., admirador. Leio..., supostamente..., morto..., todos os..., dias..., mesmo antes..., de vir para c. Eu sinto muito. Tommy respondeu. Phoebe esta consciente de sua prpria respirao, do quo depressa estava. De..., verdade. Mas continuarei..., escrevendo. Kevin estava olhando para o cho, o mximo que podia fazer com sua cara morta para parecer cabisbaixo. Margi e Collete olhavam para Phoebe, temendo que fosse entra na onda. Mas ela ficou em silncio. Karen era outro assunto. Tommy. Disse em um tom agudo. Estou chateada. Ele inclinou a cabea como modo de resposta.

11

Estou..., muito..., chateada..., com voc. Ela continuou. Muito. Voc no acha que..., poderia faz-lo..., discutindo conosco? ..., a minha vida. Ele responder, fazendo uma boa imitao de sorriso sarcstico. Voc ..., muito mais..., do que isso..., e voc..., sabe. Karen, talvez no seja o melhor momento para discuti-lo. Interveio ngela. Os olhos de Karen flamejaram como se tivesse uma enxurrada de respostas raivosas, ardendo em seu interior. Desculpe-me? Disse. Posso ir ao banheiro? ngela suspirou e lhe deu permisso para ir. Phoebe viu sua minissaia azul, se agitar como uma bandeira no ar. Margi levantou a mo. Posso...? Claro que sim. ngela respondeu, mexendo as mos, frustrada. Talvez para os demais, interesse comear a falar sobre como a indstria de entretenimento representa as pessoas com Diferente Fator Bitipo. Parece-lhes bom? Alguns concordaram. Phoebe viu que Alish se dirigia a uma grande mesa quadrada onde os alunos podiam fazer seus deveres escritos. Sentou-se em uma das cadeiras acolchoadas e com rodas, apoiou a bengala na mesa e comeou a dar batidinhas na suave barbicha, com um dedo longo e enrugado.

Potrebbero piacerti anche