Sei sulla pagina 1di 4

4.

REVISO BIBLIOGRFICA

A eroso hdrica do solo um processo fsico de desagregao, transporte e deposio de partculas do solo provocado pela ao da gua das chuvas e do escoamento superficial e afetada pela ao antrpica (CASSOL; LIMA, 2003), sendo essa ao, um dos principais fatores de desequilbrio e degradao do ecossistema. A eroso hdrica um processo complexo que se manifesta em intensidade varivel, dependendo da importncia relativa do clima, solo, topografia, vegetao e uso do solo, prticas conservacionistas complementares e atividade do homem. Dessa forma, a cobertura do solo o fator isolado de maior significncia (FOSTER, 1982). As perdas de solo e gua provocadas pela eroso hdrica constituem fatores de grande importncia na diminuio da capacidade produtiva do solo, em virtude da remoo de nutrientes e CO adsorvidos aos sedimentos minerais e orgnicos e solubilizados na gua da enxurrada (BERTOL et al, 2004). Segundo Bertoni & Lombardi Neto (1999) a eroso causada por foras ativas, como as caractersticas da chuva, a declividade e comprimento do declive do terreno e a capacidade que tem o solo de absorver gua e, por foras passivas, como a resistncia que exerce o solo ao erosiva da gua e a densidade da cobertura vegetal. De acordo com Reichardt (1996), o processo de infiltrao de importncia prtica, pois, muitas vezes, determina o balano de gua na zona das razes e o deflvio superficial, responsvel pelo fenmeno da eroso durante precipitaes pluviais. A infiltrao reduzida pela formao ou presena do selamento superficial ocasionado devido a sua sensibilidade ao impacto das gotas de chuva, que contribui para uma reduo na camada superficial do solo. De acordo com Silva et al (1997), a potencialidade das chuvas em provocar eroso constitui, um dos fatores mais importantes para a avaliao da eroso hdrica dos solos atravs de modelos de predio. Em seu trabalho Cavalho et al (2002), constatou que para as diferentes condies de chuva natural, quanto para chuva simulada ou irrigao, as gotas de gua de diferentes

tamanhos podem alcanar diferentes velocidades de queda, fazendo com que a superfcie do solo fique sujeita ao impacto de gotas com energia de diferentes magnitudes. O impacto ocasionado pelas gotas de chuva associado ao escoamento superficial, constituem os fatores responsveis pela eroso entressulcos. Os trabalhos de perdas de solo e gua, utilizando aparelhos simuladores de chuvas, uma maneira de apressar a obteno de dados importantes a respeito de prticas de manejo do solo e culturas, considerando a conservao do solo e da gua (ELTZ, 2001). De acordo com Bernardo (1995), a utilizao de simuladores de chuva um mtodo muito empregado por adaptar-se a quase todos os tipos de cultura e topografia do terreno. E seu trabalho Montebeller (2001), constatou que simuladores de chuva para estudos de eroso em laboratrio, reglados para produzir gotas de dimetro mdio similar da chuva natural, apresentam desempenhos satisfatrios. O modelo mais conhecido e mundialmente utilizado para a predio da eroso hdrica a USLE (Universal Soil Loss Equation), onde a erodibilidade do solo representada pelo fator K (WISCHMEIER & SMITH, 1978). De acordo com Nunes (2006), mesmo de grande importncia, a USLE baseada em observaes experimentais, necessitando de dados de vrios anos. Essa equao no considera a forma do declive e a origem e deposio dos sedimentos. Muitos outros modelos de simuladores de eroso hdrica foram desenvolvidos, dentre esses modelos, o WEPP "Water Erosion Prediction Project", que surgiu com o objetivo de substituir o USLE. um dos mais conhecidos e separa o processo de eroso hdrica em eroso em entressulcos e eroso em sulcos (NUNES, 2006). De acordo com Meyer & Harmon (1979) para se considerar a importncia destes equipamentos nos estudos descritos, eles devem, para isso, produzir gotas de dimetro mdio similar quela da chuva natural, apresentar velocidade de impacto das gotas no solo o mais prximo possvel da velocidade terminal das gotas de chuva, produzir precipitaes com energia cintica prxima da chuva natural e promover distribuio uniforme da precipitao sobre a parcela experimental em estudo. As condies da superfcie, existncia de vegetao ou cobertura do solo, afetam significativamente os padres de eroso.

A cobertura por resduos culturais e a rugosidade superficial induzida por mtodos de preparo constituem as condies fsicas de superfcie do solo mais importantes do ponto de vista de reduo da eroso hdrica (CASTRO et al, 2006). O preparo do solo pelo mtodo convencional mobiliza totalmente a superfcie e ocasiona rugosidade superficial relativamente elevada, aumentando a porosidade total da camada preparada (COGO, 1981), contribuindo para a formao do selamento superficial do solo. Quanto mais protegida pela cobertura vegetal estiver a superfcie do solo contra a ao da chuva menores sero as taxas de eroso e desagregao decorrentes do menor impacto das gotas de chuva na superfcie do solo, diminuindo, assim, a desagregao das partculas da camada superficial do solo, cabendo ao resduo em contato direto com o solo o aumento da rugosidade hidrulica e diminuio da ao da lmina do escoamento superficial (BEZERRA & CANTALICE, 2006). Segundo Lal et. al. (1980), o controle da eroso do solo por cobertura morta comprovado pela melhoria na sua estrutura, na infiltrao de gua, diminuio da disperso e eliminao de crostas superficiais. Pereira et al. (1991), estudando a quantidade de solo perdida por eroso devido ao impacto da gota de gua e ao escoamento superficial, em solo com e sem cobertura morta, concluram que a razo da perda varia com a cobertura contra o choque das gotas de chuva e que a ausncia do impacto das gotas de chuva no solo, com cobertura morta, diminuiu o fechamento dos poros mantendo uma taxa de infiltrao maior que no solo cobertura morta protetora. Lombardi Neto et al. (1988), conduziram estudo para determinar o efeito da quantidade de resduos culturais do milho nas perdas de solo e gua e concluram que as perdas so reduzidas com o aumento da quantidade de resduos espalhados uniformemente sobre o solo. Neste trabalho 2.000 kg.ha-1 reduziram em 50% as perdas de solo e em 40% as perdas de gua, enquanto que 8.000 kgha-1 foram suficientes para controlar em 90% as perdas de solo e em 80% as perdas de gua. Seus resultados indicam, tambm, que existe uma relao exponencial entre as perdas de solo e gua e a quantidade de resduos em cobertura morta, bem como maior controle nas perdas de solo do que nas de gua.

A cobertura vegetal a defesa natural de um terreno contra a eroso, pois protege contra o impacto direto das gotas de chuvas, causa o aumento da infiltrao da gua pela produo de poros no solo por ao das razes, aumento da capacidade de reteno de gua pela estruturao do solo atravs da incorporao da matria orgnica (BERTONI, 1985). Os resduos vegetais na superfcie do solo interceptam as gotas de chuva e dissipam a sua energia, evitando a desagregao das partculas e a formao de selo superficial. Tambm h reduo na velocidade da enxurrada com conseqentemente reduo na sua capacidade de desagregao e transporte de partculas do solo (CASSOL & LIMA, 2003). O tipo de cobertura vegetal, presente numa rea, tem grande influncia sobre o escoamento superficial e a produo de sedimentos. A vegetao presente no solo atenua o impacto das precipitaes, diminuindo a energia de impacto das gotas de gua no solo (TEIXEIRA E MISRA, 1997); tambm reduz a velocidade da gua no solo uma vez que se torna um obstculo. Os processos erosivos em reas de cultivo podem ser minimizados ou controlados com a aplicao de prticas conservacionistas, que tm por concepo fundamental garantir a mxima infiltrao e menor escoamento superficial das guas da chuva. So vrias as tcnicas de conservao do solo adotadas, podendo ser agrupadas em vegetativas, edficas e mecnicas. As tcnicas de carter vegetativo e edfico so de mais fcil aplicao, menos dispendiosas e mantm os terrenos cultivados em condies prximas ao seu estado natural, devendo, portanto, ser privilegiadas. Recomenda-se a adoo das tcnicas mecnicas em terrenos muito susceptveis eroso, em complementao s tcnicas vegetativas e edficas. (GUERRA, 1999).

Potrebbero piacerti anche