Sei sulla pagina 1di 5

ASBEA GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE. RECOMENDAES BSICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA .

INTRODUO O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA, s vsperas de completar seu primeiro ano de existncia, e tendo recm-adquirido um status de diretoria, decidiu reunir, num texto simples e sucinto, os pontos entendidos como bsicos na conceituao do que uma obra sustentvel, bem como os procedimentos mais rudimentares que levaro a uma ao em prol da reduo do impacto ambiental causado pelas obras civis. A partir da troca de conhecimentos, debates, interao com pessoas e entidades com diferentes experincias, conseguimos acumular um pequeno conhecimento que, esperamos, seja extremamente til para os escritrios associados. Outros trabalhos esto em andamento como o Programa para Neutralizao de carbono das obras civis, o plano para a criao de uma associao para a construo do ambiente sustentvel, a pasta de catlogos de materiais com bom desempenho ambiental. A inteno da AsBEA atuar como o mais importante interlocutor entre a sociedade, os poderes pblicos, a universidade para a construo das diretrizes que nortearo os novos procedimentos da construo civil na era da sustentabilidade. Alguns conceitos bsicos devem nortear a elaborao de um projeto de arquitetura na busca de melhores condies de sustentabilidade. So eles: 1. A sustentabilidade no um objetivo a ser alcanado, no uma situao estanque, mas sim um processo, um caminho a ser seguido. Advm da que a expresso correta a ser utilizada deve ser a de um projeto mais sustentvel. Todo o trabalho nesta rea feito a partir de intenes, que so renovadas continuamente e progressivamente. Intenes estas genunas, que devem estar verdadeiramente compromissadas com os valores do Cliente, a saber, o contratante, o usurio e a comunidade onde a obra esta inserida. Conhecer os valores do Cliente, e entender que projeto o exerccio de intenes e decises (desgnio conforme j ensinava o Professor Artigas), resulta em sustentabilidade . esta a demanda da sociedade atual. 2. A sustentabilidade, baseada que em trs aspectos: o ambiental, o econmico e o social, tem que mant-los em equilbrio. Como estes aspectos representam variveis independentes, as escolhas resultantes sero diferentes em cada situao apresentada. No existindo, portanto, receita nem calculo absoluto que determine o que deve ser feito ou no para que um projeto caminhe na direo de uma maior sustentabilidade, sendo a proposta de cada projeto fruto de escolhas especficas, nicas e originais.

3. A busca pelo caminho da maior sustentabilidade cabe a todos os envolvidos no projeto e execuo do ambiente edificado. um trabalho coletivo (em rede) onde todos devem fazer a sua parte e ao mesmo tempo incentivar os demais a faz-lo. As decises devem ser uma ao orquestrada com os demais projetistas, gerenciadores, consultores, fornecedores, executores e usurios, na medida em que a influncia desta escolha pode condicionar aes a serem efetivadas pelos demais. 4. A certificao entra neste processo como um reconhecimento a um trabalho desenvolvido, sem, no entanto, ser sua representao fiel. Um motivo para esta dicotomia a no existncia de processo adequado s condies regionais culturais, econmicas e fsicas que permitam uma real avaliao do resultado obtido pelo esforo de tornar uma edificao mais sustentvel. Os critrios de certificao, portanto, devem ser utilizados como referncias auxiliares mas no determinantes na escolha de materiais e sistemas construtivos. 5. Os princpios bsicos de uma construo sustentvel esto ligados s questes de: Qualidade ambiental interna e externa Reduo do consumo energtico Reduo dos resduos Reduo do consumo de gua Aproveitamento de condies naturais locais Implantao e Anlise do Entorno Reciclar,reutilizar e reduzir os resduos slidos Inovao A relao de procedimentos aqui apresentada pretende ser uma orientao para os escritrios de arquitetura que tenham inteno de adotar a sustentabilidade como um critrio de projeto, e visa demonstrar quais aes bsicas podem ser importantes na busca de um resultado mais sustentvel, sem onerarem significativamente o custo da obra.

Elaborar um projeto de arquitetura com melhor desempenho ambiental projetar levando-se em conta o uso eficiente da energia, da gua, de materiais certificados e renovveis, o aproveitamento de condies naturais locais, qualidade ambiental interna e externa dos edifcios, utilizao consciente dos equipamentos e do edifcio pelo usurio. USO EFICIENTE DA ENERGIA

1- Especificao de equipamentos com menor consumo e melhor eficincia possvel na utilizao do gs natural para todos os fins; 2- Automatizao de transporte vertical com otimizao de carga e menor consumo energtico possvel; 3- Iluminao de baixo consumo energtico em todo o edifcio nas reas comuns de uso contnuo e iluminao incandescente com acionadores por sensor de presena nas reas de uso espordico ou intermitente. Este princpio, com maior tolerncia, tambm vlido para as unidades privadas;

4- Planejamento do consumo energtico e utilizao de equipamentos para gerar energia em perodos de pico; 5- Melhor aproveitamento possvel da iluminao natural, levando em conta a necessidade do seu controle; 6- Melhor condio de conforto trmico evitando a incidncia da radiao solar direta atravs da adoo de solues arquitetnicas tipo brises-soleil, venezianas, telas termo-screen externas, prateleiras de luz, vidros especiais que dispensam o uso de brises, etc.; 7- Implementao e otimizao de ventilao natural; 8- Adoo preferencial de acabamentos claros nas reas de grande incidncia de luz solar; 9- Tratamento das coberturas do edifcio analisando a possibilidade de implementao de reas verdes ou, caso esta soluo no seja possvel, utilizar pinturas reflexivas para diminuir a absoro de calor para o edifcio; 10- Uso de solues alternativas de produo de energia como a elica ou a solar, de acordo com as condies locais. A indstria brasileira est se tornando cada vez mais forte na produo de equipamentos para estes fins, tornando viveis estes projetos. USO EFICIENTE DA GUA 1- Captao, armazenamento e tratamento de guas pluviais para reutilizao na irrigao, limpeza, refrigerao, sistema de combate a incndio e demais usos permitidos para gua no potvel; 2- Utilizao de bacias acopladas e vlvulas especiais com o fluxo opcional por descarga, ou de sistemas a vcuo; 3- Reaproveitamento das guas de lavagem, com tratamento local, para utilizao sanitria. 4- Utilizao de torneiras com acionamento eletrnico ou temporizador por presso em todas as aplicaes passveis. USO DE MATERIAIS CERTIFICADOS E RENOVVEIS 1- Maximizao na especificao de materiais sustentveis objetivando o maior volume possvel de utilizao de materiais certificados, de manejo sustentvel e reciclveis. 2- Planejamento para maior durabilidade possvel nas especificaes visando alta performance e evitando obsolescncia prematura. 3- Utilizao de materiais cujos processos de extrao de matrias primas, beneficiamento, produo, armazenamento e transporte causem menor ndice de danos ao meio ambiente nem estejam baseados em condies indignas para os trabalhadores.

QUALIDADE AMBIENTAL INTERNA E EXTERNA 1- Projetar utilizando tcnicas que permitam uma construo mais econmica, menos poluente e que impacte de forma menos agressiva o meio ambiente; 2- Evitar ao mximo a impermeabilizao do solo; 3- Evitar, danos a fauna, flora, eco-sistema local e ao meio ambiente; 4- Planejar toda a obra e futura operao do edifcio procurando minimizar a gerao de lixo e resduos; 5- Evitar todo e qualquer tipo de contaminao, degradao e poluio de qualquer natureza, visual, sonora, ar, luminosa, etc; 6- Promover a segurana interna e externa do edifcio e seus usurios; 7- Implantao e otimizao de todos os recursos para a correta coleta seletiva do lixo visando a reciclagem de materiais e a menor gerao de resduos descartveis; 8- Evitar grandes movimentos de terra, preservando sempre que possvel a conformao original do terreno; 9- Elaborar um plano eficiente de drenagem do solo para durante e aps a execuo das obras, evitando-se danos como eroso ou rebaixamento de lenol fretico. UTILIZAO CONSCIENTE DOS EQUIPAMENTOS E DO EDIFCIO PELO USURIO.

1- O arquiteto deve procurar elaborar o projeto sempre com o apoio de quem ir operar o edifcio, criando espaos e sistemas racionalizados, de baixo custo operacional e com mnimo impacto ambiental. Quando se entrega uma obra, no importa a escala ,esta deveria ser acompanhada de Manual de Operao , Gesto e Manuteno; 2- Orientar a criao e promover o curso de gestor ambiental do edifcio; 3- Amparar todo corpo de funcionrios com treinamento adequado visando a educao, desenvolvimento intelectual e criatividade; 4- Difuso para o corpo de funcionrios e todos os usurios do edifcio dos princpios de sustentabilidade e conservao do meio ambiente. SOLUES QUE PERMITAM FLEXIBILIDADE e DURABILIDADE

1- Adotar solues construtivas que permitam maior flexibilidade na construo, permitindo a fcil adaptao s mudanas de uso do ambiente ou de usurio, no decorrer do tempo, evitando reformas que causem grande impacto ambiental pela produo do entulho; 2- Adoo de materiais que sejam durveis no somente pelas suas caractersticas tcnicas, mas tambm em funo do seu desempenho e comportamento ao longo do tempo resultando em longevidade para o edifcio.

CONSIDERAES FINAIS 1- Ilustrar e difundir que a implementao das aes descritas neste documento, alm dos ganhos ambientais implicaro em menor custo operacional, economia de recursos e extenso da vida til do edifcio. 2- Estes fatores, alm de cumprir sua funo ambiental podero constituir importante fator diferencial mercadolgico no apenas do ponto de vista de marketing, mas tambm como processo de endo-marketing, conscientizando e disciplinando seus usurios no sentido de respeito ao meio ambiente e na sua contribuio para com as geraes futuras.

Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA: Ana Lucia Siciliano Benedito Abbud Eloise Amado Guinter Parschalk Marcio Porto Milene Sabbag Abla Scala Olegario Vasconcelos Paulo Lisboa So Paulo, 30 de maro de 2007

Potrebbero piacerti anche